Brumado Notícias

Brumado Notícias

  • Câmara de Brumado não tem acessibilidade, aponta sindicalista

  • Conselho da juventude fará II conferência em Brumado

  • Brumado: Sindicatos apontam que prefeitura mente quanto a índice prudencial para reajustes e ganham apoio da câmara

  • Recanto da Villa: Para cuidar do seu patrimônio mais valioso, a sua família

Estudo revela que dormir pouco aumenta em mais de quatro vezes chance de ficar doente

01 Set 2015 - 18h30


Estudo revela que dormir pouco aumenta em mais de quatro vezes chance de ficar doente
Foto: Reprodução

Um novo estudo publicado na revista Sleep revelou que dormir pouco pode aumentar as chances de ficar doente. O professor de Psiquiatria na Universidade da Califórnia em San Francisco (UCSF) e líder do estudo, Aric Prather, disse que não dormir o suficiente afeta a saúde física e vai além de ficar apenas irritado. Os pesquisadores mostraram que pessoas que dormem seis horas ou menos por dia têm chance 4,2 vezes maior de pegar resfriados, com relação a quem dorme pelo menos sete horas. Para quem dorme por menos de cinco horas, a relação foi de 4,5 vezes. O estudo monitorou o padrão de sono de 164 voluntários com sensores que medem a duração e qualidade do sono, além de responderem entrevistas e questionários para avaliação de variáveis como estresse, temperamento e uso de álcool e tabaco.

Ipea: Vulnerabilidade social no Brasil cai 27% em dez anos

01 Set 2015 - 18h00


Ipea: Vulnerabilidade social no Brasil cai 27% em dez anos
Foto: Elza Fiúza/Agência Brasil

De acordo com dados divulgados pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), o Índice de Vulnerabilidade Social brasileiro caiu 27% no período de 2000 a 2010, fazendo com que o país passasse da faixa de alta vulnerabilidade social para a faixa de média vulnerabilidade social. Segundo a publicação Atlas da Vulnerabilidade Social nos Municípios Brasileiros, o número de cidades com alta ou muito alta vulnerabilidade social caiu de 3.610 no ano 2000 para 1.981 em 2010. Já o de municípios com baixa ou muito baixa vulnerabilidade social passou de 638 para 2.326 no mesmo período. De acordo com a Agência Brasil, a vulnerabilidade social indica a ausência ou insuficiência de recursos ou estruturas que deveriam estar à disposição de todo cidadão. A melhora, segundo o levantamento, foi mais nítida em alguns estados das regiões Centro-Oeste (como a faixa de fronteira de Mato Grosso do Sul), Norte (especialmente no Tocantins) e Nordeste (com destaque para o sul da Bahia, Ceará, Rio Grande do Norte e leste de Pernambuco). O Ipea ressaltou, entretanto, que o quadro de disparidades regionais no país permanece, com concentração de municípios na faixa de muito alta vulnerabilidade social no Norte e no Nordeste (principalmente no Maranhão, em Alagoas e em Pernambuco, além de porções do território baiano). O aspecto que mais influenciou a redução do índice de vulnerabilidade social no país é o que engloba renda e trabalho. Todos os indicadores que envolvem insegurança de renda e precariedade nas relações de trabalho tiveram melhora entre 2000 e 2010, refletindo, de acordo com o estudo, a redução da informalidade, do trabalho infantil e o aumento da ocupação.

Câmara de Brumado não tem acessibilidade, aponta sindicalista

01 Set 2015 - 17h30


Câmara de Brumado não tem acessibilidade, aponta sindicalista
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O presidente do sindicato dos servidores públicos de Brumado (Sindsemb), Edilson Costa, é portador de deficiência física e encontrou dificuldades para conseguir fazer seu pronunciamento na câmara de vereadores, na noite da última segunda-feira (31), devido a falta de acessibilidade no local, segundo ele. Antes do seu pronunciamento, o líder sindical apontou que a primeira falha foi a falta de sinalização para estacionamento privativo para deficientes na entrada do prédio. Por conta do problema, ele foi obrigado a estacionar o carro a metros de distância da casa da cidadania. Em seguida, Edilson teve ainda que contar com a ajuda do vereador Édio Pereira (PCdoB) para poder subir os degraus de acesso à tribuna livre. “Peço, por favor, aos senhores vereadores para que possam fazer adequações de acessibilidade, pois está é a casa da cidadania e tem que dar o exemplo aos demais órgãos públicos de nossa cidade”, disse ele.

Conselho da juventude fará II conferência em Brumado

01 Set 2015 - 17h00


Conselho da juventude fará II conferência em Brumado
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A presidente e o secretário do conselho da juventude de Brumado, Lavínia Carneiro Santana e Fabrício de Cássio Novais Silvas, respectivamente, fizeram uso da tribuna livre da câmara de vereadores na noite da última segunda-feira (31) para anunciar a II Conferência da Juventude. O evento será realizado às 14h da próxima quinta-feira (03), na Casa Legislativa, trazendo por tema: As Várias Formas de Mudar Brumado, a Bahia e o Brasil. Durante o evento será debatido o estatuto da juventude com as suas prerrogativas. Os conselheiros convocaram a juventude brumadense a “saírem da zona de conforto para assegurar seus direitos, participando das discussões e sugerindo propostas”.

Brumado: Sindicatos apontam que prefeitura mente quanto a índice prudencial para reajustes e ganham apoio da câmara

01 Set 2015 - 16h30


Brumado: Sindicatos apontam que prefeitura mente quanto a índice prudencial para reajustes e ganham apoio da câmara
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A prefeitura de Brumado insiste em ofertar apenas 4,5% de reajuste aos servidores públicos do município, alegando está próximo do índice prudencial limitado pela lei de responsabilidade fiscal. No entanto, técnicos sindicais apresentaram relatório apontando que o município tem condições de atender a pauta de reivindicações. Fazendo uso da tribuna livre da Câmara de Vereadores, na sessão realizada na noite da última segunda-feira (31), o presidente do sindicado dos servidores públicos do município de Brumado (Sindsemb), Edilson Costa, declarou que o servidor público é mal remunerado e pediu a união das categorias diante dos impasses nas negociações com a prefeitura. “Não queremos ver a repetição da novela do ano passado e também não queremos recorrer à greve, mas se precisar vamos mostrar nossa força na porta da prefeitura. Por isso pedimos a união das categorias, dos sindicatos e dos vereadores, pois os servidores públicos de Brumado são muito mal remunerados”, disse o sindicalista, sendo apoiado em seguida pela diretora da APLB sindicato, Vanúsia Pereira Lobo, que busca o reajuste de 13% para os profissionais da educação. “O argumento da prefeitura tem sido o mesmo, de que não há limite para o reajuste, mas tem o recurso. Técnicos da APLB apresentaram que há sim limites para o reajuste, que não afetaria o prudencial da lei de responsabilidade fiscal. A responsabilidade fiscal é na verdade a linha de defesa para não atender aos direitos dos servidores, enquanto que a prefeitura incha a folha com contratados”, argumentou Vanúsia, acrescentando que a administração tem agido fora da constitucionalidade por negar também o vale alimentação, o que não entra na folha e não afeta o limite prudencial. 

Brumado: Sindicatos apontam que prefeitura mente quanto a índice prudencial para reajustes e ganham apoio da câmara
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Os sindicalistas tiveram seus discursos fortalecidos com as declarações do primeiro secretário da câmara, Weliton Lopes (SD), e do presidente do legislativo, Alessandro Lôbo (PSL). Ambos destacaram que no ano anterior se sentiram enganados pelos números apresentados pela prefeitura e a câmara passou apuros por não atender aos apelos e aos índices apontados pelos sindicalistas. A palavra de ordem para as negociações do ano em curso, segundo os parlamentares, é a desconfiança, pois disseram não acreditar mais nos percentuais apresentados pela administração municipal. “Ano passado foram apresentados vários índices apontando que a prefeitura já estava à beira do limite, mas aí a prefeitura fechou o ano com folga. Não confio mais nos números oficiais do executivo. Vou confiar nos índices da PLB, pois passamos apuros ano passado. Quero que haja um confronto dos números, pois a certeza que tenho é de que com a matemática não há erros”, ressaltou Lopes, sendo reiterado pelo vereador Alessandro Lôbo, que cobrou maior transparência e honestidade com os números por parte da prefeitura. “Não podemos ser colocados numa situação de descrédito por conta de números da prefeitura. Ano passado enfrentei até problemas familiares por conta desses números que não nos foram passados. Não queremos descumprimento da responsabilidade fiscal, no entanto, a prefeitura tem que jogar limpo com os professores e conosco. Temos que negociar com a verdade”, concluiu ele.

Recanto da Villa: Para cuidar do seu patrimônio mais valioso, a sua família

01 Set 2015 - 16h00


Recanto da Villa: Para cuidar do seu patrimônio mais valioso, a sua família

Para cuidar do seu patrimônio mais valioso, a sua família, você precisa de um lugar que ofereça muita qualidade de vida. No Recanto da Villa, você encontra a paz e estrutura que precisa para cuidar da sua família. O empreendimento está localizado aos Pés da Serra das Éguas em Brumado, a 2 km do centro da cidade. O Recanto da Villa possui 124 lotes, a partir de 420m², em um condomínio fechado, que dispõe de toda segurança, incluindo guarita de segurança com monitoramento 24 horas e circuito interno de TV, para oferecer toda tranquilidade necessária para você e sua família. O empreendimento contará ainda com sistema completo de abastecimento de água encanada e de energia, além de toda tubulação preparada para interfone e internet. Sem contar com uma completa estrutura de lazer, com duas quadras de esporte cercadas e iluminadas com quiosque de apoio, clube completo com piscinas adulto e infantil, brinquedoteca, salão de festas, salão de jogos, espaço gourmet, parque infantil, fitness e muito mais. Agende agora mesmo uma visita através do telefone (77) 3453-1900 para conhecer melhor o empreendimento.

Prefeitos de Livramento e Paramirim e irmão de deputado têm bens bloqueados pela justiça

01 Set 2015 - 15h30


Prefeitos de Livramento e Paramirim e irmão de deputado têm bens bloqueados pela justiça
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Através da circular nº CGJ 357/15-SEC, publicada no Diário Oficial do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) do dia 20 de julho, foi oficializada a Indisponibilidade de Bens dos investigados na operação Águia de Haia, deflagrada pela Polícia Federal contra desvios de recursos federais do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação - Fundeb. Entre os investigados que tiveram os bens bloqueados estão os prefeitos Paulo César Cardoso de Azevedo (PRP), de Livramento de Nossa Senhora, e Júlio Bittencourt (PSD), de Paramirim. A relação revela ainda os nomes de André Leal (irmão do deputado estadual Nelson Leal (PSL) e filho do ex-prefeito de Livramento, Emerson Leal) e do presidente da Câmara de Vereadores de Livramento, Paulo Lessa (PP). Este foi mais um passo da operação da Polícia Federal em combate a um esquema que pode ter desviado um montante de 57 milhões de reais, que deveriam ser aplicados na educação.

Brumado: Prefeito anula obras aprovadas pela câmara e faz remanejamento de verbas de mais de R$ 23 milhões

01 Set 2015 - 15h00


Brumado: Prefeito anula obras aprovadas pela câmara e faz remanejamento de verbas de mais de R$ 23 milhões
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O ano foi de amplas discussões e aprovações de projetos na ordem de infraestrutura urbana e social no município de Brumado, o que em muitos casos levou os vereadores a debates acalorados quanto às aplicações dos recursos públicos. Para surpresa da casa legislativa, o prefeito Aguiberto Lima Dias (SD) assinou o diário oficial do município da última segunda-feira (31), publicando o remanejamento de recursos e anulando nove grandes obras aprovadas pelo parlamento local. Não satisfeito com a ação do executivo, o vereador Weliton Lopes (SD) fez severas críticas as medidas tomadas pela administração, bem como a Câmara por ter dado o “cheque em branco” ao prefeito para realizar 70% do remanejamento sem consultar os legisladores. 

Brumado: Prefeito anula obras aprovadas pela câmara e faz remanejamento de verbas de mais de R$ 23 milhões
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O gestor remanejou recursos que seriam destinados às obras da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), à construção de um centro cultural anexo ao mercado de artes, à pavimentação asfáltica da estrada vicinal que interliga a BR-030 à comunidade de Umburanas, à ampliação e reforma da biblioteca municipal, dentre outras. “Numa caneta só a prefeitura anulou sem nos consultar nove obras de suma importância para a nossa cidade, obras que foram aprovadas aqui na câmara. E os recursos foram destinados a ações de interesse da prefeitura. Mas a culpa é de todos nós que assinamos o cheque em branco autorizando ao prefeito fazer esse remanejamento da verba pública. Este ano temos que pensar melhor se será válido darmos esse cheque ao executivo, pois estamos perdendo nosso papel de agentes públicos de fiscalização”, disse Lopes.

Apostador de Brumado fatura quase R$ 200 mil na Loteca

01 Set 2015 - 14h30


Apostador de Brumado fatura quase R$ 200 mil na Loteca
Foto: Reprodução

Um apostador de Brumado ganhou R$ 197.576,61 no concurso 668 da Loteca. O sorteio foi realizado na última segunda-feira (31) e o vencedor foi um dos acertadores dos 14 jogos de futebol. Até o momento a Caixa Econômica Federal (CEF) não informou se o apostador já retirou a quantia do prêmio. Além da aposta vencedora da capital do minério, um morador de Salvador, capital do estado, também acertou os resultados e faturou o mesmo valor do brumadense.

Faça uma visita na Taigun Auto e conheça os modelos de automóveis em estoque

01 Set 2015 - 14h00


Faça uma visita na Taigun Auto e conheça os modelos de automóveis em estoque

Na Taigun Auto você encontra as melhores opções e modelos de automóveis. Além de qualidade e segurança, na concessionária você tem as melhores condições de pagamento para adquirir o seu carro 0 km. Faça uma visita na Taigun Auto, que fica localizada na Av. Centenário, 853, Novo Brumado. O telefone é (77) 3441-5551. No local, um vendedor estará a sua disposição para apresentar os modelos de automóveis da concessionária.

Município de Goiás será o primeiro do país a fazer a transição total para a TV digital

01 Set 2015 - 12h00


Município de Goiás será o primeiro do país a fazer a transição total para a TV digital
Foto: Reprodução

Faltam três meses para que o sinal analógico de televisão seja desligado na cidade de Rio Verde, em Goiás. O município será o primeiro do país a fazer a transição para a TV digital, no dia 29 de novembro. Propagandas em televisão, rádio, outdoors e painéis avisam aos moradores sobre o prazo para a mudança. O valor de um conversor digital em Rio Verde varia de R$ 180 a R$ 220. Segundo o Ministério das Comunicações, pessoas cadastradas no programa Bolsa Família vão receber o aparelho de graça. Já em Goiânia e mais 15 municípios de Goiás a transmissão digital começa daqui a um ano. Em abril do ano que vem, a mudança vai chegar a Brasília e outros nove municípios goianos.

Confrontos das quartas de final da Copa do Brasil são definidos

01 Set 2015 - 11h30


Confrontos das quartas de final da Copa do Brasil são definidos

O sorteio para definir os confrontos da quartas de final da Copa do Brasil foi realizado na última segunda-feira (31) pela CBF. Ao contrário das oitavas de final, não haverá nenhum clássico regional. Os confrontos são os seguintes: São Paulo x Vasco; Santos x Figueirense; Palmeiras x Internacional; e Grêmio x Fluminense. São Paulo, Figueirense, Internacional e Fluminense jogam a primeira partida em casa. Os confrontos de ida acontecem nos dias 23 e 24 de setembro. Os jogos de volta vão ser nos dias 30 de setembro e 1º de outubro. Nas semifinais, o vencedor de São Paulo e Vasco enfrenta o ganhador de Figueirense e Santos. Na outra semifinal, o ganhador de Palmeiras e Internacional joga contra o vitorioso do confronto entre Grêmio e Fluminense.

Nos primeiros meses deste ano, PAC investiu R$ 114,3 bilhões em projetos

01 Set 2015 - 11h00


Nos primeiros meses deste ano, PAC investiu R$ 114,3 bilhões em projetos
Foto: Agência Brasil

De janeiro a junho de 2015, o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) executou R$ 114,3 bilhões em projetos, o equivalente a 11% de R$ 1,05 trilhão previstos para serem investidos de 2015 a 2018. Segundo o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, até 15 de agosto, foram empenhados R$ 19,5 bilhões em orçamento para projetos. O volume equivale a 55,4% do total disponível para empenho (aplicação) este ano, que é R$ 35,2 bilhões. De acordo com a Agência Brasil, as obras concluídas no primeiro semestre somaram R$ 76 bilhões. Ao apresentar o Projeto de Lei do Orçamento Anual de 2016, Nelson Barbosa, titular da pasta, informou que no ano que vem serão disponibilizados R$ 42,4 bilhões para o PAC e que a prioridade do governo será concluir compromissos já assumidos. A partir deste balanço, os empreendimentos do PAC passam a ser divididos em três eixos: infraestrutura logística, infraestrutura energética e infraestrutura social e urbana. No eixo de infraestrutura e logística, são realizadas obras em rodovias, ferrovias, portos, aeroportos e hidrovias e as ações concluídas somam R$ 3 bilhões. Em infraestrutura energética, foram R$ 26 bilhões em ações concluídas. Por fim, em infraestrutura social e urbana, as obras concluídas somaram R$ 47 bilhões, segundo o Ministério do Planejamento.

Clientes do Oi Velox reclamam de queda de conexão e lentidão em Brumado

01 Set 2015 - 10h00


Clientes do Oi Velox reclamam de queda de conexão e lentidão em Brumado

Em Brumado, os clientes do Oi Velox estão insatisfeitos com o serviço de internet nos últimos dias devido à queda de conexão e lentidão. O serviço de internet da operadora Oi detém diversos clientes na cidade, dentre os quais empresas, que estão sendo prejudicadas com os problemas. Os usuários do Oi Velox disseram ao site Brumado Notícias que, embora tenham registrado queixas na central de atendimento da operadora, ainda continuam apresentando os mesmos problemas. A empresa ainda não emitiu nenhum comunicado oficial sobre o caso.

Brumado: Cadela da raça Yorkshire desaparece

01 Set 2015 - 09h30


Brumado: Cadela da raça Yorkshire desaparece

Uma cadela da raça Yorkshire, que atende pelo nome de Suame, desapareceu na última terça-feira (04), nas proximidades do Fórum Dr. Duarte Moniz, em Brumado. Os donos do animal pedem a quem encontrou ou encontrar que entre em contato através dos telefones (77) 3441-1513 ou (77) 9973-8868. A cadela faz uso de remédios controlados e precisa da medicação.

Brumado: Aguiberto deve ir para o PDT ou PL, caso seja criado, e garantir legenda para a reeleição

01 Set 2015 - 09h00


Brumado: Aguiberto deve ir para o PDT ou PL, caso seja criado, e garantir legenda para a reeleição
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O prefeito Aguiberto Lima Dias, atualmente filiado ao Partido Solidariedade (SD), está com os dias contados na sigla partidária. Isso porque conversas que vêm sendo conduzidas por ele junto ao deputado estadual Vitor Bonfim (PDT) pode selar nos próximos dias a ida do gestor para o Partido Democrático Trabalhista (PDT), caso o Partido Liberal (PL) não seja criado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A intenção da base aliada do prefeito é buscar o apoio do ex-prefeito Eduardo Vasconcelos (PSB), que ainda não confirmou publicamente a sua pretensão de se candidatar, mas já teria revelado a pessoas próximas a vontade de voltar a comandar o executivo. Apesar da crise financeira vivenciada em todo o país, que para muitos não deve ser parâmetro para algumas fragilidades administrativas da gestão, Aguiberto detém sua base eleitoral e vem realizando um governo democrático. Para muitos analistas políticos, o atual prefeito tem conseguido realizar obras pela cidade, mas precisa ter articulação política para melhorar o índice de aprovação popular.

Campanha de vacinação contra paralisia infantil é prorrogada na Bahia

01 Set 2015 - 08h30


Campanha de vacinação contra paralisia infantil é prorrogada na Bahia
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Paralisia Infantil, que seria encerrada na última segunda-feira (31) em todo Brasil, foi prorrogada na Bahia por mais duas semanas. Agora, a vacina ficará disponível até o dia 10 de setembro nos postos de saúde do estado, para crianças entre seis meses e menores de cinco anos que não receberam a dose contra a doença. Segundo a Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), o prazo foi ampliado para que a Bahia chegue à meta de vacinação, que é de 95% do público-alvo da campanha, o equivalente a 955.471 mil crianças. Desde o início da estratégia, em 10 de agosto, 594.639 mil crianças foram imunizadas no estado, número que corresponde a uma cobertura de apenas 62,24%.

Justiça Eleitoral: Servidores paralisam atividades na quarta-feira (2) em toda Bahia

01 Set 2015 - 08h00


Justiça Eleitoral: Servidores paralisam atividades na quarta-feira (2) em toda Bahia
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Mobilizados pela derrubada do veto da Presidência da República ao Projeto de Lei nº 28/15, os servidores do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) vão interromper na próxima quarta-feira (2) as atividades em todas as unidades da Justiça Eleitoral do Estado. Portanto, serão paralisadas as atividades na Secretaria, nos Cartórios Eleitorais e nos postos de atendimento nos SACs. O referido Projeto de Lei, que trata da recomposição salarial dos servidores do Judiciário Federal, tramita desde 2009 nas casas legislativas. Passando por todas as comissões no Congresso Nacional, recentemente foi aprovado, por unanimidade, no Senado Federal. Em 21 de julho, sofreu o veto da Presidente da República. A expectativa da categoria é de que o Congresso Nacional, finalmente, coloque em pauta e vote no sentido de derrubar o veto presidencial. Os servidores do judiciário federal querem, por meio do PLC nº 28/15, uma recomposição salarial em torno de 56%, referentes às perdas inflacionárias de quase uma década de estagnação salarial, com pagamento escalonado, em parcelas semestrais, durante os próximos três anos. Desde o início do movimento da categoria, neste ano, o Presidente do TRE-BA, Desembargador Lourival Almeida Trindade, afirmou publicamente seu apoio à reivindicação dos servidores do Poder Judiciário. Da mesma forma, a Administração do Tribunal baiano reafirma solidariedade à reivindicação salarial dos servidores.

Reajuste do gás de cozinha será de 25% e pode ultrapassar R$ 50 em Brumado

01 Set 2015 - 00h00


Reajuste do gás de cozinha será de 25% e pode ultrapassar R$ 50 em Brumado
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Depois da matéria publicada no site Brumado Notícias a respeito do reajuste no valor do gás de cozinha, a Petrobras anunciou já no final da tarde de ontem (31) que o aumento de 10% será para as companhias, mas ainda há um segundo aumento por conta da própria estatal, de 15%, o equivalente a um total de 25% sobre o valor atual do botijão de 13 kg. Com isso, ao invés de pagar entre R$ 44 e R$ 47 no botijão, o consumidor brumadense, na verdade, vai passar a pagar, a partir desta terça-feira (1º), entre R$ 50 e R$ 53 nos postos e em domicílio, respectivamente.