Brumado Notícias

Brumado Notícias

  • Brumado: Estudante sofre bullying e é ferido com estilete por colega no CMEAS

  • Fiol: Obras do Lote IV em Brumado são as mais adiantadas na Bahia

  • Ibar e Juventude não participarão do campeonato brumadense de futsal 2015

  • Conselho de Saúde debate pré-seleção de Brumado para o Curso de Medicina

Brumado: Estudante sofre bullying e é ferido com estilete por colega no CMEAS

17 Abr 2015 - 18h30


Brumado: Estudante sofre bullying e é ferido com estilete por colega no CMEAS
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Um pré-adolescente de 12 anos, aluno do Centro Municipal de Educação Agamenon Santana (CMEAS), em Brumado, deu entrada no Hospital Professor Magalhães Neto na tarde desta sexta-feira (17), após sofrer perfurações de arma branca. O site Brumado Notícias colheu informações de que o garoto estava na escola no momento da agressão. Familiares da vítima declararam que o estudante havia sofrido bullying e revidou atirando um pedaço de pão em um colega, um adolescente de 15 anos. O colega sacou um estilete e feriu a vítima com dois golpes, no braço e no peito. Após sair do hospital com a camisa rasgada e ensanguentada, além de oito pontos, o estudante compareceu à delegacia com o pai para prestar queixa. Nossa reportagem tentou contato com a direção da escola pra tratar do assunto, mas não obteve êxito.

Fiol: Obras do Lote IV em Brumado são as mais adiantadas na Bahia

17 Abr 2015 - 18h00


Fiol: Obras do Lote IV em Brumado são as mais adiantadas na Bahia
Foto: Cássio Costa/Brumado Notícias

As obras da Ferrovia de Integração Oeste Leste (Fiol) estão bem atrasadas, muito aquém do prazo previsto para sua conclusão. Muitos impasses e demissões provocaram várias paralisações na obra. Mesmo diante do cenário de atrasos, o Lote IV da ferrovia, que agrega a região de Brumado, é o trecho mais adiantado do empreendimento. No percurso entre o município de Lagoa Real e o distrito de Ubiraçaba, os trilhos já começaram a ser assentados. 

Fiol: Obras do Lote IV em Brumado são as mais adiantadas na Bahia
Foto: Cássio Costa/Brumado Notícias

Na manhã desta sexta-feira (17), o site Brumado Notícias acompanhou as obras de terraplanagem e compactação de terreno no perímetro do distrito de Itaquaraí, passando pelo viaduto que corta a BA-148. Segundo informações colhidas no local, nas próximas semanas, já começarão a ser espalhadas as britas e, se não houver novas paralisações, nos próximos trinta dias os trilhos da Fiol já vão passar sob a rodovia, indo de encontro às obras na cidade de Tanhaçu.

Fiol: Obras do Lote IV em Brumado são as mais adiantadas na Bahia
Foto: Cássio Costa/Brumado Notícias

Ibar e Juventude não participarão do campeonato brumadense de futsal 2015

17 Abr 2015 - 17h30


Ibar e Juventude não participarão do campeonato brumadense de futsal 2015
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

As duas últimas equipes que levantaram o troféu de campeão do Campeonato Brumadense de Futsal, a Ibar (2014) e o Juventude (2013), não vão participar da 32ª edição da competição, que será realizada a partir do dia 23 de abril. A direção do Juventude explicou ao site Brumado Notícias que a organização do campeonato apresentou uma lista de 16 atletas para formar a base da seleção local; os mesmos seriam repartidos entre os clubes que estariam na competição para que houvesse um equilíbrio entre os time. Segundo o dirigente do clube, a seleção foi composta por atletas que já faziam parte do elenco do Juventude e com isso o time ficaria desfalcado se aceitasse a imposição da organização do campeonato. A nossa reportagem tentou contato com a equipe da Ibar, mas não obteve êxito. Sem as duas equipes, o Feirense é apontado como time favorito ao título. Para isso, terá que provar sua suposta superioridade contra as demais equipes, que são: Borussia, Portuguesa, Ajax, Nova Esperança, Bêda Futsal, Pequeno Craque e Crediário Cardoso. Os jogos serão disputados às quintas e sextas-feiras, no período noturno, no Ginásio Poliesportivo Antônio Alves Ribeiro. Na primeira rodada, na quinta-feira (23), a Portuguesa, estreante na competição, vai enfrentar o Ajax e, na segunda partida, tem duelo Borussia x Feirense. Já na sexta-feira (24) entram em quadra Pequeno Craque x Bêda Futsal e Nova Esperança x Crediário Cardoso.

Salvador: Aos 81 anos, idoso realiza sonho e recebe 1º diploma universitário

17 Abr 2015 - 17h00


Salvador: Aos 81 anos, idoso realiza sonho e recebe 1º diploma universitário
Foto: Reprodução/TV Bahia

Raimundo Nonato Faria, de 81 anos, realizou o sonho de receber o primeiro diploma universitário. A formatura do aposentado foi realizada na última quinta-feira (17), em Salvador. O idoso conquistou o título de bacharel em Letras depois de mais de 50 anos em busca da realização pessoal. “Eu nunca desisto. Foi uma alegria tão grande. Eu tinha essa expectativa. Meu Deus, vai chamar o meu nome. Então eu fiz questão de falar, eu tenho 81 anos, e foi todo aquele aplauso, de pé, aquela coisa sensacional. Uma coisa que eu acho que nunca vou ter mais na vida”, contou ele ao G1. Consciente de que é um exemplo para muitas pessoas que sonham em conquistar um diploma universitário, Raimundo conta que pretende escrever um livro nos próximos dois anos. “Meu projeto agora é escrever um livro. Eu acho que o sonho é uma coisa que todo mundo tem. Agora, correr atrás dele para realizar, nem todos pensam assim. Eu acho que todo mundo tem que correr atrás, porque o sonho é a coisa mais importante da vida, que impulsiona o seu viver”, disse ele.

IPVA: Carros com 'final 3' têm 5% de desconto na Bahia

17 Abr 2015 - 16h30


IPVA: Carros com 'final 3' têm 5% de desconto na Bahia
Foto: Reprodução

Os proprietários de veículos com placa de final 3 têm até o dia 27 de abril para desconto de 5% no pagamento do Imposto Sobre Propriedade de Veículo Automotor (IPVA). Segundo informações da Secretaria da Fazenda da Bahia, o benefício é válido apenas para o pagamento à vista. Para quem preferir, é possível parcelar o imposto em três vezes, com o vencimento da primeira cota também no dia 27. Outra opção é efetuar o pagamento integral do imposto, sem desconto, até o dia 29 de junho. O contribuinte que optou pelo parcelamento do IPVA também deve estar atento ao pagamento das parcelas que ocorrem no mês de abril. Para carros com placa de final 2, o pagamento da segunda cota deve ser feito até o dia 29. Já para os carros com placa de final 1, a data limite para efetuar o pagamento da terceira cota é o dia 30. Para efetuar o pagamento, basta dirigir-se a uma agência ou caixa eletrônico do Banco do Brasil, Bradesco ou Bancoob, com o número do Renavam em mãos. Em caso de dúvida, o contribuinte pode entrar em contato com a Sefaz através do número 0800 071 0071.

Brumado: Projeto 'Livro Andarilho' será lançado pela ALAB

17 Abr 2015 - 16h00


Brumado: Projeto 'Livro Andarilho' será lançado pela ALAB
Foto: Divulgação

Em homenagem ao Dia do Livro, celebrado no próximo dia 18, a Academia de Letras e Artes de Brumado (ALAB), vai lançar neste sábado (18), às 20h, no Quiosque Literário da Praça Coronel Zeca Leite, o projeto “Livro Andarilho”. A iniciativa visa distribuir livros para serem lidos e, logo após, repassados para outros leitores. Os livros serão encontrados pelo centro da cidade, em bancos, escadarias, balcões e também à noite no quiosque preparado pela ALAB. Os leitores concorrerão a um prêmio especial da entidade, que será entregue em junho, no aniversário da cidade.

Conselho de Saúde debate pré-seleção de Brumado para o Curso de Medicina

17 Abr 2015 - 15h30


Conselho de Saúde debate pré-seleção de Brumado para o Curso de Medicina
Foto: Divulgação

Na última quinta-feira (16), uma reunião periódica entre a Secretaria Municipal de Saúde e o Conselho Municipal de Saúde (CMS) foi realizada com a presença do prefeito Aguiberto Lima Dias (SD). Também estiveram na reunião o secretário municipal de Saúde, Cláudio Feres, e a secretária municipal de Educação, Acácia Ribeiro. Um dos temas do encontro foi a pré-seleção do município para receber o curso de Medicina. Na oportunidade, foram apresentados detalhes de todo processo que envolve a instalação do curso no município. O prefeito fez questão de falar que a escolha de Brumado por parte do Ministério da Educação comprova que o município está no caminho certo e vem avançando e se desenvolvendo de forma muito positiva, pois, segundo ele, somente cidades com uma estrutura qualificada são pré-escolhidas. Em contrapartida, os membros do CMS ressaltaram a importância do fato, que pode significar uma grande conquista. Aguiberto garantiu que o município irá empreender todos os esforços para a aprovação e pediu a colaboração dos membros do conselho, já que a união de todos os setores é um fator muito importante nesse processo. “Foi uma grande honra para Brumado ser pré-selecionado para receber o curso de Medicina, então, a partir de agora, vamos nos organizar da melhor forma possível para que sejamos aprovados. Estamos muito otimistas nesse sentido e essa primeira reunião com o conselho foi muito importante para podermos traçar um planejamento de resultados que venham a culminar na aprovação”, destacou ele.

Lagoa Real realiza III Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente

17 Abr 2015 - 15h00


Lagoa Real realiza III Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente
Foto: Rogério Rocha/Brumado Notícias

Ontem (16), o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente - CMDCA de Lagoa Real realizou a III Conferência Municipal, cujo tema foi: “Política e Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes: Fortalecendo os Conselhos de Direitos da Criança e do Adolescente da Bahia”. Segundo os organizadores do evento, o objetivo geral da conferência é mobilizar o sistema de garantia de direitos e a população em geral para a implementação e monitoramento da Política Nacional e o Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes no âmbito do município de Lagoa Real. O evento contou com a presença do prefeito, do presidente do Legislativo, de secretários municipais e da sociedade civil. A presidente do CMDCA, Regiane Dias, falou sobre a importância do evento, e, em seguida, fez a leitura do Regimento da Conferência, sendo o mesmo aprovado por unanimidade.

15ª edição do Projeto Voluntários do Sertão levará saúde e solidariedade à Condeúba

17 Abr 2015 - 14h30


15ª edição do Projeto Voluntários do Sertão levará saúde e solidariedade à Condeúba
Foto: Reprodução

Em 2015, a Organização Voluntários do Sertão, de Ribeirão Preto, em São Paulo, celebra a sua 15ª edição. Para comemorar, a meta é realizar mais de 25 mil atendimentos médicos e odontológicos para a população das imediações de Condeúba. Esse ano, o projeto acontece entre os dias 18 e 26 de abril. A expectativa é que 250 voluntários, a maioria profissionais da saúde, participem da iniciativa. A ação acontece anualmente. Inicialmente, os Voluntários do Sertão faziam a distribuição de brinquedos e cestas básicas no interior da Bahia. Após 2005, o projeto passou a oferecer atendimentos médico e odontológico, além de pequenas cirurgias, palestras e distribuição de kits de saúde e higiene pessoal. O presidente da organização, Doreedson Ribeiro Pereira, disse que a iniciativa visa promover assistência social, saúde, segurança alimentar, nutricional e promover o voluntariado com acompanhamento dos indicadores de transformação social. Desde seu surgimento, os Voluntários do Sertão já contaram com o apoio de mais de três mil profissionais da saúde, que tornam possível a marca de mais de 160 mil atendimentos médicos de várias especialidades, oferecidos de forma gratuita para a população do sertão baiano.

Guanambi: Cooperativa não realizará exposição agropecuária este ano

17 Abr 2015 - 14h00


Guanambi: Cooperativa não realizará exposição agropecuária este ano
Foto: Reprodução

Este ano, a tradicional Exposição Agropecuária de Guanambi não será realizada. A informação foi confirmada pela cooperativa local, que vem enfrentando inúmeras dificuldades, além da crise econômica que atinge o setor agropecuário. Segundo o presidente da Cooperativa Agropecuária de Guanambi (Coopag), Sidney Primo Costa Júnior, a realização do evento requer um orçamento em torno de 700 mil reais, que a entidade não possui. O presidente informou ainda que, até agora, o resultado da venda da Usina de Leite da Coopag só serviu para quitar compromissos com produtores e bancos. Já foram pagos R$ 561.146,66 para os fornecedores de leite, R$ 1.224.535,46 ao Banco do Nordeste e ainda restam os pagamentos dos transportadores de leite, insumos, entre outros débitos. Diante da falta de recursos, os principais criadores e expositores desistiram de participar da exposição. Sidney Júnior levou a questão à apreciação do Conselho Deliberativo, que decidiu pela não realização da festa.

Carp promove Encontro da Divina Misericórdia em Brumado

17 Abr 2015 - 12h00


Carp promove Encontro da Divina Misericórdia em Brumado

Entre os dias 17 e 19 deste mês, a comunidade CARP vai realizar o Encontro da Divina Misericórdia em Brumado. O evento acontece no auditório do Colégio Nice Público, a partir das 19h30. Estará presente no encontro o Frei Dom, Franciscano Capuchino de Feira de Santana. Além disso, haverá pregação, louvor, adoração, santa missa, veneração do quadro da misericórdia e apresentação do espetáculo Amarcura. O objetivo do evento é propagar a Devoção a Jesus Misericordioso. Todos estão convidados a prestigiar o Encontro da Divina Misericórdia. Para participar basta doar 1 kg de alimento.

Urandi: Após baderna em prefeitura, justiça impede que grevistas entrem em prédios públicos

17 Abr 2015 - 11h30


Urandi: Após baderna em prefeitura, justiça impede que grevistas entrem em prédios públicos
Foto: Jornal Tribuna do Sertão

Em greve, professores da rede municipal de ensino de Urandi, no sudoeste baiano, invadiram o prédio da prefeitura na última terça-feira (14) e promoveram uma confusão generalizada no local, quebrando o patrimônio público e ofendendo funcionários. Segundo informações do Jornal Tribuna do Sertão, a ação teria sido coordenada pela ex-vereadora e atual presidente do sindicato, Idalina Gonçalves Magalhães. A polícia foi acionada e uma guarnição enviada para o local a fim de acalmar os ânimos dos grevistas, que saíram do prédio ameaçando retornar para “quebrar tudo”. Funcionários da prefeitura estiveram na delegacia, onde registraram um Boletim de Ocorrência (BO) por desacato, violação e dano a prédio público. Temendo uma nova invasão, a Assessoria Jurídica da Prefeitura entrou com uma Ação Cautelar Inominada contra o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Urandi, requerendo liminar para impedir a entrada dos grevistas em prédios públicos. Em sua decisão, o juiz Pedro Silva e Silvério considerou que o direito de fazer greve é legítimo, mas que é preciso observar os princípios da razoabilidade e proporcionalidade, de forma que este direito não prejudique os direitos dos outros. Ele determinou que os representantes do sindicato e grevistas estão impedidos de entrar em prédios públicos, sob pena de multa diária de R$ 10 mil.

Caixa volta a aumentar juros para financiar a casa própria

17 Abr 2015 - 11h00


Caixa volta a aumentar juros para financiar a casa própria
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A Caixa Econômica Federal voltou a aumentar as taxas de juros do financiamento imobiliário - foram reajustadas as taxas para financiamento de imóveis residenciais contratados com recursos da poupança (SBPE) no âmbito do Sistema Financeiro de Habitação (SFH). O primeiro aumento de 2015 havia sido aplicado em janeiro. Segundo o banco, as novas condições passaram a valer para financiamentos concedidos a partir de 13 de abril. A CEF afirmou que a  alteração foi feita "por motivo do aumento das taxas básicas de juros". Atualmente, a Selic está em 12,75% ao ano. O banco garantiu que não foram alteradas as taxas de juros dos financiamentos habitacionais contratados com recursos do Programa Minha Casa Minha Vida e nem do FGTS.

Lagoa Real: Comissão da Vaquejada se reúne para discutir detalhes da festa

17 Abr 2015 - 10h30


Lagoa Real: Comissão da Vaquejada se reúne para discutir detalhes da festa
Foto: Rogério Rocha/Brumado Notícias

Na última quinta-feira (15), foi realizada no município de Lagoa Real uma reunião da Comissão da Vaquejada, evento que acontece entre os dias 5 e 7 de junho deste ano na cidade. A reunião, que contou com a presença do prefeito Francisco José Cardoso de Freitas (PSD), o Zezinho, do vice-prefeito Santo Batista (PSD) e do artista plástico Edmilson Santana, teve por objetivo apresentar a programação da festa, além de algumas ações que serão desenvolvidas nos 25 anos da Missa do Vaqueiro e da Vaquejada de Lagoa Real. Entre elas, o monumento dos 25 anos de muita tradição e cultura da terra da Vaquejada. 

Lagoa Real: Comissão da Vaquejada se reúne para discutir detalhes da festa
Foto: Rogério Rocha/Brumado Notícias

Na sexta-feira (05), tem Mazinho dos Teclados, Netinho do Forró e Banda Tropa de Xote. No sábado (06), haverá recepção dos Encourados, o cantor Almir Sater, a dupla sertaneja Mayck e Lyan e Banda Massupylame. No último dia de evento, no domingo (07), para fechar com chave de ouro, tem desfile dos Encourados, Missa do Vaqueiro, às 09h, e o forró pé de serra de Zé de Chico. A Vaquejada de Lagoa Real promete muitos shows, vaquejada e exposições culturais. A premiação da vaquejada é de R$ 80 mil - incluindo duas motos: R$ 65 mil na categoria profissional e R$ 15 mil na categoria amador. A entrada é gratuita. Participe desse grande evento!

Celulares são encontrados na carceragem de Brumado

17 Abr 2015 - 10h00


Celulares são encontrados na carceragem de Brumado
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Depois de uma vistoria na carceragem da 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin), em Brumado, realizada ontem (16), a polícia encontrou uma grande quantidade de celulares, drogas e outros objetos em poder dos presos. Mesmo com sistema de monitoramento e rondas contínuas, os materiais acabam sendo entregues aos detentos através do teto da carceragem. Muitas vezes, os produtos são interceptados pelos agentes. O site Brumado Notícias apurou que a polícia costuma realizar esse tipo de varredura a fim de localizar os materiais que passam pelo sistema de monitoramento e chegam aos presos.

Câmara aprova aumento de pena para receptação de mercadorias roubadas

17 Abr 2015 - 09h30


Câmara aprova aumento de pena para receptação de mercadorias roubadas
Gustavo Lima/Câmara dos Deputados

A Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 8137/14, de autoria do deputado Pauderney Avelino (DEM-AM), que aumenta as penas para o crime de receptação de mercadorias roubadas. Segundo a proposta, a pena geral do crime passará a ser de 2 a 8 anos de reclusão e, no crime qualificado, de 3 a 10 anos de reclusão e multa. Atualmente, o Código Penal prevê pena de reclusão de 1 a 4 anos para o caso geral e de 3 a 8 anos para a receptação qualificada, caracterizada por ter em depósito, desmontar, montar, remontar, vender, expor à venda, ou de qualquer forma utilizar coisa que se deva saber ser fruto de crime de furto ou roubo. O texto agora segue para o Senado.

Na 'cota do PDT', ex-presidente da Câmara de Brumado é indicado para assumir cargo no Ibametro

17 Abr 2015 - 08h30


Na 'cota do PDT', ex-presidente da Câmara de Brumado é indicado para assumir cargo no Ibametro
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O Ibametro é um órgão do governo do estado presidido pelo filho do deputado estadual Roberto Carlos (PDT), Randerson Leal. Através do mesmo, o ex-presidente da Câmara de Vereadores de Brumado, Leonardo Quinteiro Vasconcelos (SD), articulado pelo deputado estadual Vitor Bonfim (PDT), foi indicado para o cargo de diretor de Sistemas e Estratégias do Ibametro. O órgão tem sido o destino preferencial de herdeiros pródigos da Assembleia Legislativa do Estado da Bahia (AL-BA), em uma espécie de nepotismo cruzado entre os Poderes Legislativo e Executivo. Segundo o site Bahia Notícias, isso porque, também na cota do PDT, Leal indicou o filho do deputado Euclides Fernandes (PDT), Yann Andrade Fernandes, para o cargo de diretor de Desenvolvimento Empresarial do órgão, ligado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE). É o segundo filho do parlamentar em cargo público, já que Ramon Fernandes é diretor geral do gabinete do secretário da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri), Paulo Câmera, também do PDT.

MP-BA fiscalizará gastos municipais com festas populares

17 Abr 2015 - 08h00


MP-BA fiscalizará gastos municipais com festas populares
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em diversos municípios baianos, promotores de justiça foram orientados a instaurar procedimentos preparatórios para verificar gastos em desacordo com o princípio da legalidade na realização de festas juninas, micaretas ou eventos semelhantes, organizados pelas prefeituras municipais. A recomendação foi feita pelo procurador-geral de Justiça, Márcio Fahel, através de publicação no Diário da Justiça Eletrônico. Segundo o documento, os membros do Ministério Público Estadual também deverão requisitar, nesses casos, informações, dados e documentos e ficar atentos à utilização de verbas oriundas de patrocínios, que forem destinadas, sob qualquer título, por entes públicos ou empresas privadas aos municípios. Caso sejam detectadas irregularidades, eles promoverão as medidas jurídicas cabíveis e encaminharão cópias dos documentos à Procuradoria-Geral de Justiça para subsidiar a análise de possíveis ações penais.

Toyota apresenta linha 2015 para a Hilux e SW4

17 Abr 2015 - 07h00


Toyota apresenta linha 2015 para a Hilux e SW4

A Toyota lançou oficialmente a linha 2015 da Hilux e do SW4. As novidades são a versão Limited Edition e SRV Flex 4×2 Automática para a picape e a opção SR Automática com capacidade para sete ocupantes para a SW4. Para a Hilux o destaque é a versão Limited Edition que é baseada na versão SRV Top Diesel e tem preço sugerido de R$ 155.650. A marca disse que série é voltada para os clientes que já equipavam a versão topo de linha com acessórios.  Segundo a marca os equipamentos que foram agregados à versão contam com uma redução de quase 50% do preço em relação aos vendidos como acessórios. Na parte externa a versão ganhou proteção do para-choque com a instalação de uma capa nas cores preto e cinza. 

Toyota apresenta linha 2015 para a Hilux e SW4

Na lateral a picape ganhou novas rodas de aro 17 polegadas pintadas em preto fosco e adesivos personalizados que se prolongam pela traseira. Na caçamba a picape ganhou santantônio Sport cromado com protetores laterais em preto e capota marítima de lona. A picape ainda ganhou mais uma opção de versão com a chegada da SRV Flex 4×2 Automática. O preço sugerido para essa opção é de R$ 99.900. Já o SUV SW4 ganhou na linha 2015 a versão SR Flex com capacidade para sete ocupantes.  A nova opção tem preço sugerido de R$ 122.280. Outra alteração na linha SW4 fica por conta da nova opção de acabamento na cor preta para a versão topo de linha SRV Diesel. As informações são do Autos Segredos.