Brumado Notícias

Brumado Notícias

  • Livramento de Nossa Senhora: Homem morre depois de ser picado por abelha

  • Prazo para matrícula na rede estadual termina hoje (03)

  • Brumado: Ambulante improvisa varal e interrompe fluxo na calçada do hospital

  • Brumado: Pedreiro sofre fratura ao cair de andaime no Bairro Olhos D'água

Livramento de Nossa Senhora: Homem morre depois de ser picado por abelha

03 Mar 2015 - 11h30


Livramento de Nossa Senhora: Homem morre depois de ser picado por abelha
Foto: Reprodução/Facebook

Na última segunda-feira (02), um homem morreu após ser picado por uma abelha na zona rural da cidade de Livramento de Nossa Senhora. Laurentino Machado Pires, de 37 anos, conhecido como Tino, era alérgico e a picada teria provocado um Edema de Glote - popular garganta fechada. Ele chegou a ser socorrido e encaminhado ao hospital, mas não resistiu. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, Laurentino é membro de uma família tradicional da cidade, onde o falecimento ganhou grande repercussão. Ele deixa dois filhos.

Prazo para regularizar pendências com a justiça eleitoral termina no dia 4 de maio

03 Mar 2015 - 11h00


Prazo para regularizar pendências com a justiça eleitoral termina no dia 4 de maio
Foto: Reprodução

Quem não compareceu às três últimas votações e não justificou a ausência tem até o dia 04 de maio para regularizar a sua situação. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral, mais de 1,7 milhão de brasileiros tem pendências para serem resolvidas - na Bahia, são 140.593 eleitores. Caso o eleitor perca o prazo, o título será cancelado. Eleitores com menos de 18 anos ou mais de 70, para os quais o voto é facultativo, estão livres de punição, assim como pessoas com deficiência. Para regularizar a situação, basta ir ao cartório eleitoral, levar documento oficial com foto, título e recibo de recolhimento ou dispensa da multa.

Prazo para matrícula na rede estadual termina hoje (03)

03 Mar 2015 - 10h30


Prazo para matrícula na rede estadual termina hoje (03)
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O período de matrícula para novos estudantes do ensino médio e técnico de nível médio nas escolas públicas da rede estadual termina nesta terça-feira (03). A matrícula pode ser feita pessoalmente em qualquer escola estadual ou através da internet, no site da Secretaria Estadual de Educação. Para realizar a inscrição presencialmente, é preciso apresentar original do histórico escolar ou atestado de escolaridade, original e cópia da certidão de nascimento ou de RG, CPF e comprovante de residência. As aulas começam no dia 9 de março.

Vitória da Conquista x Palmeiras: PRF apreende cerca de mil ingressos falsificados

03 Mar 2015 - 10h00


Vitória da Conquista x Palmeiras: PRF apreende cerca de mil ingressos falsificados
Foto: Blitz Conquista

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu no último final de semana cerca de mil ingressos falsificados para o duelo entre Vitória da Conquista e Palmeiras, válido pela primeira fase da Copa do Brasil. Os bilhetes foram encontrados com um homem que viajava de São Paulo para Salvador. Em depoimento, ele afirmou que conseguiu os ingressos em São Paulo, pelo valor de R$ 5 mil. Na Bahia, ele revenderia cada um por R$ 40, sendo que o Vitória da Conquista cobra o dobro do valor por cada ingresso. A Federação Baiana de Futebol se comprometeu a combater a venda ilegal de ingressos em conjunto com as polícias civil e militar. A partida entre Vitória da Conquista e Palmeiras, marcada para a próxima quarta-feira (04), às 22h, será no estádio Lomanto Júnior.

Brumado: Ambulante improvisa varal e interrompe fluxo na calçada do hospital

03 Mar 2015 - 09h30


Brumado: Ambulante improvisa varal e interrompe fluxo na calçada do hospital
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Uma das áreas de maior circulação de pedestres em Brumado é a calçada do Hospital Professor Magalhães Neto. Pelo local passam centenas de pessoas todos os dias a caminho da própria unidade de saúde ou para os logradouros públicos que se localizam nas proximidades. Na manhã de ontem (02), o site Brumado Notícias flagrou que o trajeto pela calçada foi interrompido por um varal improvisado por um ambulante para expor capas de poltronas de veículos que estavam sendo comercializadas. A nossa reportagem tentou falar com o responsável pelo varal, mas o mesmo desapareceu com a presença da nossa equipe de reportagem. Mesmo impedindo a circulação de pedestres na calçada, o ambulante não foi perturbado por nenhum órgão fiscalizador da prefeitura. 

Brumado: Pedreiro sofre fratura ao cair de andaime no Bairro Olhos D'água

03 Mar 2015 - 09h00


Brumado: Pedreiro sofre fratura ao cair de andaime no Bairro Olhos D'água
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Mais um grave acidente na construção civil envolvendo um pedreiro foi registrado na manhã desta segunda-feira (02), em Brumado. O site Brumado Notícias apurou que o pedreiro trabalhava em um andaime improvisado de madeira, no andar superior de um prédio, na Rua São Jorge, no Bairro Olhos D’água, quando o acidente aconteceu. Ele não utilizava nenhum equipamento de segurança e acabou se descuidando e caindo de uma altura de quase 5 metros. Reclamando de muitas dores nas costas, o pedreiro foi atendido por uma equipe do Samu 192 no local, sendo encaminhado ao Hospital Professor Magalhães Neto com suspeita de fratura em uma das pernas. A utilização de andaimes improvisados de madeira sem segurança é muito comum no município. Em maio de 2014, um pedreiro de 60 anos morreu ao cair da armação de madeira no mesmo bairro. O que chamou a atenção da nossa reportagem no acidente de hoje é que, mesmo depois da primeira ocorrência, o colega do pedreiro continuou na obra nas mesmas condições de falta de segurança. Mesmo após o acidente nenhum órgão fiscalizador compareceu a obra.

Guanambi recebe escritório público de atendimento e suporte a profissionais e empreendedores

03 Mar 2015 - 08h30


Guanambi recebe escritório público de atendimento e suporte a profissionais e empreendedores

O Bahia Criativa - escritório público de atendimento e suporte a profissionais e empreendedores que atuam no setor criativo - está oferecendo duas oportunidades formativas na área da Economia da Cultura neste mês de março. A atividade acontece através de uma parceria com a Diretoria de Espaços Culturais da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA). A Oficina Projetos Criativos e Sustentáveis está programada para os dias 04, 05 e 06 de março, no Centro de Cultura Olívia Barradas, em Valença, e nos dias 17, 18 e 19 de março, no Centro Cultural Guanambi. O objetivo das ações é promover a capacitação de empreendedores e profissionais para que eles possam aprimorar seus conhecimentos nas atividades que já realizam. A formação é destinada a artistas, produtores e agentes culturais, gestores de projetos e empreendedores que atuam na cadeia produtiva da economia criativa. Para participar é necessário possuir no mínimo um ano de experiência em projetos culturais e/ou na área cultural. Atendendo aos pré-requisitos, a seleção dos participantes será por ordem de inscrição. As inscrições devem ser feitas pelo e-mail bahia.criativa@cultura.ba.gov.br através da ficha de inscrição. O seu encerramento será no dia 02 de março para Valença e no dia 15 de março para Guanambi.

Corregedoria do TRE-BA visita na próxima quarta zonas eleitorais de Brumado e Livramento

03 Mar 2015 - 08h00


Corregedoria do TRE-BA visita na próxima quarta zonas eleitorais de Brumado e Livramento
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Na próxima quarta-feira (04), a Corregedoria do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) realiza mais uma série do projeto de inspeção e apoio às Zonas Eleitorais do interior da Estado. Na data, serão inspecionados os cartórios das 90ª (Brumado) e 101ª (Nossa Senhora do Livramento) Zonas Eleitorais. A ação visa diagnosticar as condições físicas, funcionais e operacionais dos cartórios, além de melhorar os serviços prestados à sociedade pela Justiça Eleitoral, em conformidade com as metas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). No dia 27 de janeiro deste ano o Corregedor do TRE-BA visitou as 47ª e 48ª Zonas, ambas pertencentes ao município de Juazeiro.

Brumado: Aluga-se casa no Bairro Santa Tereza

02 Mar 2015 - 18h30


Brumado: Aluga-se casa no Bairro Santa Tereza
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Uma casa nova está sendo alugada no Bairro Santa Tereza, em Brumado. O imóvel atende os novos padrões de conceito residencial no município, com ótimas e amplas instalações, que incluem três quartos, copa-cozinha, banheiro social, sala, área de luz, área de serviços, garagem, cerca elétrica e interfone com câmera. Os interessados podem entrar em contato com o proprietário através do celular (77) 9968-1705.

Celulares apreendidos na Penitenciária Lemos de Brito revelam uma vida de regalias dentro da unidade

02 Mar 2015 - 18h00


Celulares apreendidos na Penitenciária Lemos de Brito revelam uma vida de regalias dentro da unidade
Foto: Divulgação/Sinspeb

Segundo o coordenador do Sindicato dos Servidores Penitenciários do Estado da Bahia (Sinspeb-BA), Reivon Sousa Pimentel, foram apreendidos celulares na Penitenciária Lemos de Brito (PLB), no Cabula, em Salvador. Nos aparelhos, a polícia encontrou fotos dos detentos fazendo churrasco nas dependências do presídio. Os internos aparecem segurando facas de churrasco e usando bicicleta ergonômica e esteira. As fotos revelam uma vida de regalias dentro da unidade. As fotografias foram descobertas durante revistas de rotina nas celas. O sindicato produziu um relatório sobre o problema, o qual foi encaminhado, em dezembro, para a Secretaria de Administração Penitenciária (Seap). O sindicalista disse que não houve retorno sobre a denúncia. Segundo Pimentel, os churrascos acontecem sem o conhecimento dos agentes penitenciários. "A penitenciária não dispõe de monitoramento por câmera e a área de visão é restrita. Só dar para ver o meio, não tem como ver o que eles fazem nas laterais e dentro da cela", explicou o coordenador, informando ainda que os agentes não fazem ronda no pátio onde os detentos tomam banho de luz por falta de efetivo e segurança.

Acusado de fazer parte de quadrilha que iria explodir bancos em Tanhaçu se apresenta em Brumado

02 Mar 2015 - 17h30


Acusado de fazer parte de quadrilha que iria explodir bancos em Tanhaçu se apresenta em Brumado
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Acompanhado do advogado Thiago Amorim, Paulo Roberto Porto, o Betão, acusado de fazer parte da quadrilha que iria explodir agências bancárias na região do município de Tanhaçu, se apresentou na manhã desta segunda-feira (02), na delegacia de Brumado. Embora o advogado declare a inocência do cliente, as investigações da polícia apontam Betão como integrante da quadrilha que trocou tiros com a polícia no dia 20 de fevereiro. Na ocasião, dois elementos foram mortos no confronto e os demais fugiram deixando para trás armas de fogo e bananas de dinamite. Diante disso, a Comarca de Tanhaçu decretou a prisão preventiva do acusado. “A inocência dele será provada em juízo. Ele não tem nada a ver com esses fatos”, disse o advogado ao site Brumado Notícias.

Brumado: Polícia recupera moto roubada escondida em estação de tratamento de esgoto

02 Mar 2015 - 17h00


Brumado: Polícia recupera moto roubada escondida em estação de tratamento de esgoto
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Uma motocicleta roubada na tarde o último domingo (1º), em Brumado, foi recuperada pelo Pelotão de Emprego Tático Operacional (PETO), da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), na manhã desta segunda-feira (02). A guarnição encontrou a motocicleta escondida dentro da estação de tratamento de esgoto da Embasa, na Rua Machado de Assis, no Bairro Urbis II. Com apoio de moto-patrulhas, foi realizada uma busca na região, mas não foram encontrados os suspeitos do roubo. O veículo foi encaminhado à delegacia, onde será periciado e devolvido ao proprietário.  

Pesquisa diz que 74% dos brasileiros nunca compraram nada pela internet

02 Mar 2015 - 16h30


Pesquisa diz que 74% dos brasileiros nunca compraram nada pela internet

De acordo com levantamento realizado pelo Ibope, 74% dos brasileiros nunca compraram pela rede mundial de computadores. A pesquisa mostra que idade, renda e escolaridade influenciam no perfil do consumidor que utiliza esta opção de compra. O estudo mostra, por exemplo, que o percentual de consumidores que jamais fizeram compras pela internet atinge 65% entre jovens de 16 a 24 anos. Na faixa etária de 25 a 34 anos, a porcentagem chega a 67%. São proporções elevadas, mas elas ficam ainda maiores entre os mais velhos. Entre 35 e 44 anos, a parcela dos que nunca compraram pela internet alcança 74%. Para pessoas de 45 a 54 anos, o percentual é 79%. Para consumidores com 55 anos ou mais, o percentual sobe para 87%. Entre as pessoas que recebem mais de cinco salários mínimos, quase metade, 49% nunca compraram pela internet. Nas pessoas com renda de dois a cinco salários, a proporção é 70%. Para os que ganham de um a dois salários, chega a 85%. Os consumidores que ganham até um salário, registram percentual de 91%. Considerando o grau de instrução, o percentual que nunca usou a internet para compras alcança 43% entre consumidores com ensino superior e 68% com ensino médio. O instituto ouviu 15.414 pessoas em 727 municípios brasileiros.

Suprema: As melhores câmaras frigoríficas do mercado

02 Mar 2015 - 16h00


Suprema: As melhores câmaras frigoríficas do mercado

A Suprema Sistemas Frigoríficos está sempre pensando em soluções econômicas e inteligentes para você. Por isso, a Suprema fabrica câmaras frigoríficas com a melhor qualidade para melhor lhe servir. São dois modelos: com porta de correr ou porta giratória. Além disso, as câmaras têm encaixe exclusivo - tipo macho-fêmea e sobreposição de chapas que garantem perfeito vedamento, isolamento térmico e maior rigidez contra impactos. O freezer ocupa menor espaço físico, possui maior capacidade de estocagem, maior economia de energia, maior qualidade dos produtos estocados, menor mão de obra e maior praticidade. Peça agora mesmo um orçamento através do e-mail contato@supremaice.com.br e adquira a sua câmara frigorífica. A montagem também é garantida pela Suprema. A loja fica localizada na Praça Armindo Azevedo, 466, em Brumado. Para maiores informações, ligue (77) 3441-1786. Acesse www.supremaice.com.br e conheça um pouco mais sobre a Suprema Sistemas Frigoríficos, há 15 anos fazendo sempre o melhor em câmaras frigoríficas no mercado.

PSDB de Brumado realizará convenção para eleição do novo diretório da sigla

02 Mar 2015 - 15h30


PSDB de Brumado realizará convenção para eleição do novo diretório da sigla

O diretório do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), em Brumado, por meio do seu presidente Sérgio Mauro de Oliveira, comunica e convida a todos para realização da Convenção Municipal do Partido. O evento acontece no dia 15 de março, das 08h às 14h, no Colégio Luís Eduardo Magalhães. Na ocasião, o novo diretório da sigla, que atuará durante o biênio 2015/2017, será eleito.

Brumado: Secretário de saúde fala sobre triagem nos atendimentos de urgência e emergência

02 Mar 2015 - 15h00


Brumado: Secretário de saúde fala sobre triagem nos atendimentos de urgência e emergência
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Após inúmeras reclamações de pacientes quanto aos critérios adotados na Triagem Classificatória de Risco, nos atendimentos de urgência e emergência, no Hospital Professor Magalhães Neto, o secretário municipal de saúde, Cláudio Feres, se pronunciou sobre o assunto. Segundo ele, o município mantém Unidades Básicas de Saúde - UBS com o objetivo de desafogar o hospital, porém, quando os pacientes necessitam de atendimento médico, recorrem imediatamente à unidade central, gerando uma sobrecarga no atendimento hospitalar. O secretário reiterou a importância da Triagem Classificatória de Risco nesse aspecto, a qual está em conformidade com a Portaria 2048, do Ministério da Saúde. Feres esclareceu ainda que o Acolhimento com Classificação de Risco - ACCR se mostra como um instrumento reorganizador dos processos de trabalho na tentativa de melhorar e consolidar o Sistema Único de Saúde. “A Classificação de Risco é um instrumento para melhor organizar o fluxo de pacientes, quando nas portas de entrada de urgência/emergência, proporcionando um atendimento resolutivo e humanizado. A população deve consultar as UBS antes de se dirigir ao Hospital Municipal, o que proporcionará maior rapidez no atendimento e diminuição do sofrimento”, destacou ele.

Programa 'Beto Bonelly é Show' reestreia hoje na Alternativa FM

02 Mar 2015 - 14h30


Programa 'Beto Bonelly é Show' reestreia hoje na Alternativa FM

O Programa “Beto Bonelly é Show”, grande sucesso do rádio brumadense, volta ao ar hoje (02) pelas ondas da Alternativa FM. O programa será exibido das 14h às 16h, de segunda à sexta-feira. Nessa reestreia, a produção promete ser ainda mais elaborada e com uma programação musical muito mais eclética. Reconhecido como um dos melhores apresentadores da atualidade, Beto Bonelly terá o seu retorno em grande estilo. Ele pretende agitar as suas tardes com música de qualidade e informações sobre as grandes novidades do mercado musical. Sintonize agora mesmo na Alternativa FM (97,9) e prestigie o “Programa Beto Bonelly é Show”, garantia de uma tarde alegre e cheia de música boa.

Brumado: Por pouco, aposentada não se acidenta com celular que explodiu carregando

02 Mar 2015 - 14h00


Brumado: Por pouco, aposentada não se acidenta com celular que explodiu carregando
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Uma aposentada de 60 anos, residente na Rua Martiniano Meira, em Brumado, por pouco não se tornou vítima de um acidente doméstico devido à explosão de seu aparelho celular. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, a família costumava alertar a idosa quanto aos perigos de usar o aparelho enquanto o mesmo estava na tomada sendo recarregado. Porém, ela sempre ignorava o aviso. Na tarde do último domingo (01), logo depois de fazer uso do aparelho, ela saiu do quarto e segundos depois ouviu o barulho de uma explosão. “Assim como muitas pessoas, eu nunca acreditei que isso poderia acontecer comigo. Eu poderia não estar aqui agora ou poderia ficar com uma grave sequela pelo resto da vida. Serviu de lição, não vou mais usar o aparelho enquanto o mesmo estiver recebendo carga na tomada. E que isso sirva de alerta para os outros também”, comentou a aposentada, ainda bastante assustada.

Animal de estimação desaparece em Brumado; donos pedem ajuda para encontrá-lo

02 Mar 2015 - 12h00


Animal de estimação desaparece em Brumado; donos pedem ajuda para encontrá-lo
Foto: Divulgação

No último sábado (28), por volta das 21h30, uma cadelinha que atende pelo nome de Babi desapareceu na Rua Donizete Alves de Lima, em Brumado. Os donos do animal estão oferecendo uma recompensa para quem encontrar ou der informações sobre o paradeiro do cão. Quem puder ajudar a encontrar a Babi, pode entrar em contato com os proprietários através dos números (77) 3441-5332/ 9104-5334/ 9997-7255.

Guanambi: Usuário do CAPS mata a própria mãe a facadas

02 Mar 2015 - 11h30


Guanambi: Usuário do CAPS mata a própria mãe a facadas
Foto: Reprodução

Um crime bárbaro ocorrido na noite do último sábado (28) chocou os moradores da cidade de Guanambi, no sudoeste da Bahia. Willen José de Almeida, de 47 anos, matou a própria mãe, Agenora Maria de Jesus, de 63 anos, com diversas facadas. Ele foi preso pela polícia militar logo depois do crime. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, Willen agrediu a mãe quando a mesma tentou o impedir de sair de casa com a faca. Ele foi preso e autuado em flagrante pelo delegado plantonista Rhudson Barcelos e a vítima encaminhada pelo Samu ao hospital regional. Agenora permaneceu internada na UTI até o início da noite de ontem (1º), quando veio a óbito. Parentes de Willen informaram à polícia que ele é usuário do CAPS - Centro de Atendimento Psicossocial. O irmão disse que há cerca de uma semana ele não usava a medicação prescrita. Além disso, Willen é usuário de drogas.