Brumado Notícias

Brumado Notícias

  • Dona de casa retoma estudos para incentivar a filha grávida em Vitória da Conquista

  • Vitor Bonfim e Aguiberto realizam audiências em busca de benefícios para Brumado

  • Brumado faz preparativos para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente

  • Brumado: Adutora é atingida em obra do Parque Eólico e abastecimento é interrompido

Comissão do Senado aprova parecer para avançar o impeachment

06 Mai 2016 - 13h30


Comissão do Senado aprova parecer para avançar o impeachment
Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

A comissão especial do impeachment do Senado aprovou nesta sexta-feira (6), por 15 votos a favor e 5 contrários, o relatório do senador Antonio Anastasia (PSDB-MG) favorável ao prosseguimento do processo de afastamento da presidente Dilma Rousseff. Com o aval do colegiado, o texto será submetido agora à votação no plenário principal do Senado. A previsão, segundo o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), é que o parecer de Anastasia seja apreciado pelo plenário na próxima quarta-feira (11). De acordo com o G1, o relatório será lido em plenário na próxima segunda-feira (9) e publicado no Diário Oficial do Senado. A partir daí, começa a contar o prazo de 48 horas para a votação em plenário.

Brumado: Prefeito visita obras do novo Cemitério da Vila Presidente Vargas

06 Mai 2016 - 13h00


Brumado: Prefeito visita obras do novo Cemitério da Vila Presidente Vargas
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O prefeito Aguiberto Lima Dias (PDT) e o secretário municipal de infraestrutura, André Cardoso, visitaram na última quinta-feira (5) as obras do novo Cemitério da Vila Presidente Vargas. As obras devem ser concluídas no mês de junho e a previsão é de que a inauguração possa fazer parte da agenda que está sendo formatada para as comemorações do aniversário da cidade. A conquista foi obtida com a colaboração da empresa Magnesita, que doou o terreno para a construção. O prefeito garantiu que irá dar um fôlego ainda maior para o grande número de obras que está sendo realizada na cidade. “Estamos intensificando ainda mais as nossas ações nesse sentido, para que as comemorações sejam compostas de grandes realizações para o município. A solicitação dos moradores foi atendida e a comunidade agora poderá realizar o sepultamento dos seus entes queridos neste novo cemitério”, disse.

Aliados alertam Eduardo Cunha sobre possível prisão

06 Mai 2016 - 12h30


Aliados alertam Eduardo Cunha sobre possível prisão
Foto: André Coelho/Agência O Globo

O presidente afastado da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB), recebeu um alerta de aliados que estiveram ontem em sua residência: o de que ele corre risco de ter prisão preventiva decretada pelo Supremo Tribunal Federal se fizer qualquer movimento que possa ser interpretado como obstrução da Justiça. Essa advertência foi feita nesta quinta-feira à noite, depois do julgamento do Superior Tribunal Federal (STF) que confirmou o afastamento do mandato e da Presidência da Câmara. Aliados externaram que a decisão do Supremo foi muito contundente e que não há mais margem para qualquer tentativa de interferência de Cunha ou nas investigações internas na Câmara em seu processo de cassação ou na apuração em curso na Operação Lava Jato. “O deputado que tentar agir em nome de Cunha, também corre o risco de ter uma prisão decretada pelo STF”, disse ao Blog do Camarotti um parlamentar que esteve na residência oficial da Câmara. Os aliados mais próximos de Cunha avaliam que depois da decisão de ontem o Supremo poderá repetir o que fez com o senador Delcídio, que foi preso por tentar obstruir a Justiça.  “Agora, todo mundo terá medo de cumprir ordens de Cunha para retardar o processo no Conselho de Ética", completou um aliado do presidente afastado. "Agora Cunha tem que ficar quieto”, completou.

Dona de casa retoma estudos para incentivar a filha grávida em Vitória da Conquista

06 Mai 2016 - 12h00


Dona de casa retoma estudos para incentivar a filha grávida em Vitória da Conquista
Foto: Divulgação

A dona de casa Cirleide Gomes de Sousa voltou a estudar em 2015 para incentivar a filha. Ela é aluna da Escola Municipal Erathostenes Menezes, em Vitória da Conquista, no sudoeste baiano, onde a filha Angélica também é matriculada. Além de se dedicar aos estudos, Cirleide faz trabalho doméstico e cuida dos filhos pequenos. A dona de casa retomou os estudos quando descobriu que sua filha estava grávida e pensava em abandonar a escola. Segundo ela, foi uma forma de estimular a filha de 15 anos a continuar na busca pelo sonho de chegar à universidade. A filha reconhece o esforço da mãe e diz que sua gravidez fez com que ela entendesse melhor o gesto de amor da mãe.

Itapetinga: Adolescente de 13 anos morre com suspeita de encefalite

06 Mai 2016 - 11h30


Itapetinga: Adolescente de 13 anos morre com suspeita de encefalite

Em Itapetinga, uma menina de 13 anos de idade morreu com suspeita de encefalite, uma inflamação e infecção do cérebro desencadeada geralmente por um vírus e que pode ser fatal. Ana Luiza Duarte estava hospitalizada há alguns dias no Hospital Cristo Redentor, em Itapetinga, quando foi transferida em estado grave para o Hospital São Vicente, em Vitória da Conquista, onde faleceu. A adolescente se sentiu mal de repente, com problemas respiratórios, e a família procurou atendimento médico. A morte da menina foi confirmada no final da tarde de quinta-feira (05).

Vitor Bonfim e Aguiberto realizam audiências em busca de benefícios para Brumado

06 Mai 2016 - 11h00


Vitor Bonfim e Aguiberto realizam audiências em busca de benefícios para Brumado
Foto: Divulgação

O secretário estadual de agricultura, Vitor Bonfim (PDT), e o prefeito Aguiberto Lima Dias (PDT) se uniram em busca de apoio para realização de obras de infraestrutura hídrica em Brumado. Em audiência, ambos solicitaram ao secretário estadual de infraestrutura hídrica e saneamento, Cássio Peixoto, a implantação de sistema de água com estação de tratamento, que atenderá as comunidades de Cristalândia e Umburanas. A obra deverá ser realizada em regime de Parceria Público Privada. Na ocasião, também ficaram definidos a atualização do projeto para implantação do esgotamento sanitário do município e posterior busca de recursos junto aos governos estadual e federal, tanto para esta intervenção, como para as obras de elevação da crista da Barragem de Cristalândia, aumentando a capacidade de armazenamento do equipamento. O secretário e o prefeito também estiveram na Secretaria de Infraestrutura de Transporte, Energia e Comunicação (Seinfra), onde solicitaram a pavimentação e iluminação do trecho de acesso ao Ifba, em uma extensão de 350 metros.

Deputado Luciano Ribeiro apresenta indicações em benefício do município de Boninal

06 Mai 2016 - 10h30


Deputado Luciano Ribeiro apresenta indicações em benefício do município de Boninal
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Na última quarta-feira (4), durante sessão na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), o deputado estadual Luciano Ribeiro (DEM) apresentou indicações ao governo do estado em busca de benefícios para o município de Boninal. A primeira indicação trata sobre a execução da pavimentação asfáltica da BA-245, no trecho que liga Boninal a cidade de Mucugê. Já a segunda indicação refere-se à implantação do Ponto Cidadão no município. O deputado disse que a melhor trafegabilidade de pessoas irá auxiliar no crescimento da região, uma vez que facilitará o fluxo de veículos com impacto diretamente no comércio, no escoamento produtivo, na economia, bem como na circulação de pessoas, seja para trabalho ou para lazer. Segundo Ribeiro, o Ponto Cidadão vai ampliar, em toda a região, a oferta dos Serviços de Atendimento ao Cidadão - SAC, responsável pela emissão de documentos essenciais para o exercício da cidadania, assim como a busca por alternativas no mercado de trabalho e oportunidades na geração de renda. Os serviços passarão a ser mais acessíveis, com custos mais reduzidos.

Brumado faz preparativos para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente

06 Mai 2016 - 10h00


Brumado faz preparativos para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Dia 05 de junho é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente e, através da secretaria de meio ambiente, a prefeitura de Brumado está estudando a formatação de um evento em alusão a data, que será realizado na Praça Coronel Zeca Leite, a Praça da Prefeitura. Já constam na programação exposições nos quiosques mostrando a importância do meio ambiente e seus mecanismos de defesa, bem como a busca da conscientização individual para o tema. O evento também contará com apresentações culturais. Nos próximos dias, a prefeitura divulgará mais detalhes acerca dos preparativos finais para a data.

Compre o presente de Dia das Mães na Squaresom em Brumado

06 Mai 2016 - 09h30


Compre o presente de Dia das Mães na Squaresom em Brumado

O Dia das Mães está chegando e a Squaresom preparou uma promoção mega especial para comemorar a data. Tem conjunto de panelas, celular dois chips, roupeiro três portas, estante, chapinha, sanduicheira e muito mais. Todos os móveis podem ser divididos em dez vezes sem juros. Não perca essa chance de comprar melhor e mais barato. Além disso, comprando na Squaresom e Polly Móveis, você pode concorre a uma cesta recheada de presentes para sua mãe. O sorteio acontece no dia 7 de maio. Não perca tempo e faça uma visita à loja, que fica localizada na Rua Exupério Pinheiro Canguçu, 151. O telefone é (77) 3441-3422. 

Brumado: Adutora é atingida em obra do Parque Eólico e abastecimento é interrompido

06 Mai 2016 - 09h00


Brumado: Adutora é atingida em obra do Parque Eólico e abastecimento é interrompido
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

De acordo com comunicado da Embasa, o abastecimento encontra-se temporariamente interrompido em Brumado e suas localidades rurais, assim como em Malhada de Pedras. Na noite da última quinta-feira (5), durante a execução das obras de instalação do parque de energia eólica na região de Cristalândia, um trecho da adutora de água bruta foi atingido e, para a realização de manutenção emergencial, a empresa teve de interromper o abastecimento nas localidades. A Embasa recomenda que os moradores dos locais atingidos mantenham a economia, consumindo de forma racional a água até a conclusão do serviço de reparo.

Agência Fitch volta a rebaixar a nota de crédito do Brasil

06 Mai 2016 - 08h30

A agência de classificação de risco Fitch rebaixou nesta quinta-feira a nota de crédito soberano do Brasil para “BB”. Com isso, o rating do país mergulha ainda mais dentro do chamado grau especulativo, no qual estão empresas e países considerados mais arriscados para os investidores. No anúncio, a Fitch informou que a perspectiva para a nota brasileira é negativa. Isso significa que novas revisões para baixo poderão ocorrer nos próximos meses. Entre outros motivos para o corte, a Fitch citou a contração maior que a esperada da economia brasileira, a situação problemática das contas públicas e mudanças recorrentes nas metas fiscais, que minam a credibilidade dos investidores nas medidas tomadas pelo governo para reduzir o rombo das contas. De acordo com Veja, o anúncio da Fitch ocorre menos de cinco meses depois de a agência deixar de considerar o Brasil investment grade, selo dado a empresas e países considerados mais seguros para os investidores. A nota atual está dois níveis abaixo do patamar investment grade na escala da agência. Todas as três principais agências de classificação de risco já tiraram do Brasil o selo de bom pagador. A primeira foi a Standard & Poor's, em setembro do ano passado. Na sequência vieram a Fitch, em dezembro, e a Moody's, em fevereiro deste ano.

Caminhão invade casa no trevo de acesso a cidade de Lagoa Real

06 Mai 2016 - 08h00


Caminhão invade casa no trevo de acesso a cidade de Lagoa Real
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Por questão de minutos não foi registrado um acidente que poderia ter tirado a vida de toda uma família na última quinta-feira (05), no trevo da BR-030, que dá acesso ao município de Lagoa Real, no sudoeste baiano. Moradores da localidade relataram ao site Brumado Notícias que, assim que os seis membros da família saíram para trabalhar, um caminhão invadiu a residência derrubando várias paredes. Os populares informaram que é comum os acidentes na região por falta de sinalização no percurso e que já houve vítimas fatais no local. Um abaixo assinado com 250 assinaturas chegou a ser enviado ao escritório regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), em Vitória da Conquista, cobrando a sinalização da rodovia na região, mas o órgão não atendeu as reivindicações e tampouco se manifestou sobre o assunto. “Quantos mais eles vão esperar morrer por aqui? Será que seremos obrigados a bloquear a rodovia novamente e protestar para eles tomarem providências antes que mais alguém morra? O DNIT e o estado estão cometendo um grave crime desde que foi feito o recapeamento da rodovia em 2014 e não foi refeita a sinalização da BR-030, uma das principais vias que interliga a região sudoeste”, alertaram os moradores.

Conheça as câmaras frigoríficas da Thermo Dynâmica

06 Mai 2016 - 07h30


Conheça as câmaras frigoríficas da Thermo Dynâmica

Em Brumado, na Thermo Dynâmica você encontra as melhores câmaras frigoríficas feitas sob medida para a sua necessidade. Trabalhando com venda, instalação e montagem de câmaras frigoríficas, a Thermo Dynâmica oferece garantia de qualidade, segurança e as melhores condições de pagamento. Essas câmaras são utilizadas para estocar produtos a baixas temperaturas. Como as câmaras frias trabalham com temperaturas muito baixas é necessário que se faça o isolamento correto de sua estrutura, evitando assim a deterioração do equipamento e a redução do isolamento térmico. Faça uma visita à loja, que fica localizada na Rua Teodoro Sampaio, 222, Centro, e conheça toda a linha de produtos da Thermo Dynâmica. Os telefones são (77) 3441-1786 / 3441-7397.

Posto é arrombado e vacinas contra H1N1 são furtadas em Itapetinga

06 Mai 2016 - 07h00


Posto é arrombado e vacinas contra H1N1 são furtadas em Itapetinga
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Um frasco com 10 doses da vacina contra a gripe H1N1 foi roubada no posto de saúde do bairro Vila Isabel, na cidade de Itapetinga, região sudoeste da Bahia. O caso foi registrado na delegacia do município e o Departamento de Polícia Técnica (DPT) já realizou perícia no local. Até a tarde da última quinta-feira (5) ninguém tinha sido preso. Segundo informações da coordenadora de imunização de Itapetinga, Bruna Lima, o frasco roubado era o único contra H1N1 que estava na geladeira do posto de saúde e as doses seriam aplicadas em gestantes que não puderam se vacinar no dia campanha porque estão com gravidez de risco, em repouso domiciliar, e seriam imunizadas no dia dos exames de pré-natal. De acordo com o G1, além de levar as vacinas da H1N1, o autor do crime deixou espalhados no chão da unidade outros tipos de vacina que estavam guardadas, mas não eram alvos do furto. “A pessoa pulou o muro e arrombou a sala da vacinação na madrugada de terça [3] para quarta [4]. Nós descobrimos pela manhã de quarta e registramos queixa na delegacia. Além de roubar, ainda jogaram outras vacinas no chão, deixaram espalhadas no jardim da unidade”, detalha a coordenadora do serviço.

Campus do IFBA de Brumado entrará em funcionamento ainda nesse primeiro semestre

06 Mai 2016 - 00h00


Campus do IFBA de Brumado entrará em funcionamento ainda nesse primeiro semestre
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em primeira mão, o site Brumado Notícias obteve informações de que o Campus do IFBA passará a funcionar ainda nesse primeiro semestre. A confirmação foi dada via telefone pelo diretor Acimarney Correia Silva Freitas. Ele declarou que está se deslocando este final de semana para a reitoria em Salvador, onde vai tratar do processo de mudança dos equipamentos e materiais do IFBA, que funciona atualmente no prédio da Universidade Aberta do Brasil (UAB). O diretor detalhou que a empresa que realiza as obras no campus garantiu a entrega do prédio já concluído, com água e energia instaladas, nos próximos dias. Desta forma, segundo ele, mesmo sem uma programação de inauguração, a direção e a reitoria decidiram pela mudança imediata para a sede própria. Empolgado, o diretor acrescentou que o IFBA ainda busca ampliar sua oferta de cursos em Brumado e já está em tramitação dois projetos para cursos superiores em Engenharia de Minas e Tecnologia da Mineração - os mesmos dependem apenas de aprovação da reitoria, o que pode acontecer ainda este ano. Assim sendo, os novos cursos seriam implantados a partir de 2017. Esta semana, a prefeitura iniciou as obras de pavimentação das vias de acesso ao campus.

'Antes tarde do que nunca', diz Dilma comemorando afastamento de Cunha

05 Mai 2016 - 18h30


'Antes tarde do que nunca', diz Dilma comemorando afastamento de Cunha
Foto: Reprodução

A presidente Dilma Rousseff (PT) afirmou que o afastamento de Eduardo Cunha (PMDB-RJ) do mandato de deputado federal e, consequentemente, da presidência da Câmara ocorreu “antes tarde do que nunca”. A presidente comentou a decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Teori Zavascki durante a cerimônia de início da operação comercial da usina hidrelétrica de Belo Monte, no Pará, nesta quinta-feira (5). “Soube que o Supremo Tribunal Federal tinha afastado o senhor Eduardo Cunha alegando que ele estava usando seu cargo para fazer pressões, chantagem etc. A única coisa que eu lamento, mas eu falo antes tarde do que nunca, é que infelizmente ele conseguiu (...) presidindo na cara de pau o lamentável processo [de impeachment] na Câmara”, disse a presidente.

STF afasta Cunha da Câmara em decisão unânime: 11 a 0

05 Mai 2016 - 18h00


STF afasta Cunha da Câmara em decisão unânime: 11 a 0
Foto: Reprodução

Por unanimidade (11 a 0), os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiram nesta quinta-feira (5) manter a suspensão do mandato parlamentar e o afastamento por tempo indeterminado do deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) da presidência da Câmara. A decisão ratificou liminar proferida pelo ministro Teori Zavascki, ao analisar pedido da Procuradoria Geral da República (PGR). O órgão apontou o uso do cargo, por Cunha, para prejudicar investigações da Operação Lava Jato e o processo de cassação ao qual ele responde no Conselho de Ética da Câmara. Antes da decisão, a assessoria de Cunha informou que ele iria recorrer. De acordo com o G1, acompanharam o relator os ministros Edson Fachin, Luís Roberto Barroso, Rosa Weber, Luiz Fux, Dias Toffoli e Cámen Lúcia, Gilmar Mendes, Marco Aurélio Mello, Celso de Mello e Ricardo Lewandowski. Quase todos afirmaram se tratar de uma medida “excepcional”. Em seu pedido, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, afirmou que o afastamento era “fundamental” para garantir o “regular funcionamento das instituições sem embaraços ou condutas espúrias”, ante o risco do deputado praticar “novos ilícitos”. Com o afastamento de Cunha, assumiu a presidência da Câmara o deputado Waldir Maranhão (PP-MA), vice-presidente da Casa e aliado do peemedebista.

Homens são presos com 22 tabletes de substância similar à maconha em Riacho de Santana

05 Mai 2016 - 17h30


Homens são presos com 22 tabletes de substância similar à maconha em Riacho de Santana
Foto: Divulgação

Na última quarta-feira (4), a polícia prendeu em flagrante dois homens que transportavam drogas em um carro na cidade de Riacho de Santana. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, os elementos, identificados como Ulisses Pereira Castelar e Jhones Rodrigo de Paulo, tinham em seu poder 22 tabletes de substância similar à maconha. Os policiais abordaram os acusados durante uma fiscalização de rotina na BR-430. Após o flagrante, a dupla confessou que levaria a droga do estado de Goiás até a cidade de Matina, no sudoeste baiano. O caso foi registrado na Delegacia de Polícia Civil em Riacho de Santana.

Presidente da OAB de Brumado solicita designação de delegado para Livramento

05 Mai 2016 - 17h00


Presidente da OAB de Brumado solicita designação de delegado para Livramento
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O presidente da 21ª Subseção da OAB-Brumado, Osvaldo Laranjeiras, enviou ofício ao Secretário de Segurança Pública da Bahia, Maurício Teles Barbosa, solicitando a designação de um delegado para o município de Livramento de Nossa Senhora. No documento, ele ressalta o aumento significativo da violência na cidade e o afastamento do delegado titular. O presidente ainda chamou a atenção para o fato de que a Polícia Militar do município não conta com atendimento durante todos os dias da semana e, por isso, precisa promover o deslocamento de viaturas e policiais, que poderiam, inclusive, promover o necessário policiamento na própria cidade. “Diante de uma exceção, mas que levará um considerável período (de abril até as eleições), necessário se faz a designação de delegado (s) para a cidade de Livramento de Nossa Senhora, durante todos os dias da semana, prestando a assistência necessária e imprescindível à toda população”, disse o presidente, no ofício.

Dunga convoca 7 olímpicos para a Copa América

05 Mai 2016 - 16h30


Dunga convoca 7 olímpicos para a Copa América
Foto: Reprodução

O treinador Dunga, da Seleção Brasileira, anunciou nesta quinta-feira os 23 convocados para a disputa da Copa América Centenário, que acontecerá em julho. “Não falarei sobre jogadores que não estão na lista, como David Luiz. Temos que respeitar os que foram convocados, pois fizeram por merecer estar aqui”, afirmou o treinador. Dentre os convocados, a única “surpresa” é a presença de Gabriel, atacante do Santos, que integra a seleção olímpica do Brasil. “Acho que estamos trazendo uma equipe competitiva para uma competição importante, dando experiência aos jogadores da seleção olímpica. Alguns jogadores que não estão nessa lista nós conhecemos o comportamento, então temos que ampliar leque de observação para depois ter a lista definitiva. Estamos abertos a ideias sugestões, então torcedores e vocês d a imprensa diziam que não tinha que ter grupo fechado, e chegamos à conclusão de que era uma ideia boa, e estamos colocando em prática”, declarou.

Brumado: Secretário de meio ambiente rebate suspeitas sobre alvará para parque eólico

05 Mai 2016 - 16h00


Brumado: Secretário de meio ambiente rebate suspeitas sobre alvará para parque eólico
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em entrevista ao site Brumado Notícias, o secretário municipal de agricultura, recursos hídricos e meio ambiente de Brumado, Frederico Neves, rebateu os questionamentos levantados pelos vereadores e pela comissão especial a respeito das liberações de alvarás para a extração de areia e saibro que serão utilizados nas obras do Parque Eólico, na região do distrito de Cristalândia. O relator da comissão, Castilho Viana (PSB), classificou os alvarás como duvidosos por caracterizarem condutas viciosas. Ele alegou falta de uma contrapartida em benefício da comunidade. Já o primeiro secretário da mesa legislativa, Weliton Lopes, declarou que o secretário agiu com “irresponsabilidade e falta de comprometimento com as comunidades” na medida em que assinou as licenças dando carta branca às empresas para explorar a região. Em sua defesa, o secretário explicou que o procedimento é padrão e todos os documentos necessários foram apresentados e todas as etapas cumpridas. “Dessa forma, a secretaria não pode dificultar as licenças para o empreendimento, pois está tudo regularizado. Além disso, vão trazer benefícios para o município”, respondeu.

Brumado: Secretário de meio ambiente rebate suspeitas sobre alvará para parque eólico
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em seguida, Neves disse que as petições de licenças e suas respectivas liberações foram avalizadas por 12 técnicos aprovados pelo conselho municipal de meio ambiente. “Cabe a quem acusou apontar e provar tais vícios”, afirmou. O secretário deixou claro que está nas mãos do prefeito Aguiberto Lima Dias (PDT) negociar as contrapartidas em prol das comunidades, o que, segundo ele, está sendo feito. “O prefeito está em Salvador junto ao secretário de infraestrutura hídrica apresentando a proposta para execução do projeto de abastecimento da região de Cristalândia, que terá ações da Embasa, com o município e o apoio do empreendimento. A licença ambiental não compete ao município, mas sim ao Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) para empreendimentos dessa natureza. O município fez a liberação apenas para a extração de areia e saibro, minerais que serão utilizados nas bases das torres de captação do vento e na melhoria das estradas de acesso ao Parque Eólico”, finalizou o secretário.

'Não contem com renúncia': Dilma promete lutar 'para ganhar no mérito e retornar ao governo'

05 Mai 2016 - 15h30


'Não contem com renúncia': Dilma promete lutar 'para ganhar no mérito e retornar ao governo'
Foto: BBC

A presidente Dilma Rousseff (PT) disse em entrevista exclusiva à BBC que seu vice, Michel Temer, não tem voto nem popularidade, e que o impeachment que está sendo processado contra ela visa levar pessoas sem legitimidade ao poder. Em entrevista ao correspondente da BBC Wyre Davies, a petista voltou a afirmar que está sofrendo um golpe, nesse caso um golpe parlamentar em vez de militar, mas que igualmente usurpa o poder no Brasil. “O que acontece num golpe parlamentar? Na prática, geralmente, (são feitos por) aqueles que não têm votos suficientes e, portanto, legitimidade suficiente, nem aprovação, nem popularidade suficientes”, afirmou. Sobre um cenário cada vez mais provável de afastamento, a presidente disse que continuará lutando para voltar ao governo. “O que nós iremos fazer é resistir, resistir e resistir. E lutar para quê? Para ganhar (o julgamento) no mérito e retornar ao governo”, disse, acrescentando que não pretende renunciar. “Eu não temo porque eu não devo nada. E por isso eu sou extremamente incômoda, porque eu sou uma pessoa que seria melhor que renunciasse. Porque, se eu renuncio, a prova viva de que há um golpe, de que foi cometida uma injustiça, de que tem uma pessoa que está sendo vítima porque é inocente, desaparece. Não contem com isso porque eu não vou renunciar”, disse.

Brumado: Empreiteiras do parque eólico propõem ações sociais, mas o povo quer água encanada

05 Mai 2016 - 15h00


Brumado: Empreiteiras do parque eólico propõem ações sociais, mas o povo quer água encanada
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

As empresas que atuam na obra de construção do Parque Eólico na região do distrito de Cristalândia, em Brumado, vêm realizado reuniões com as comunidades adjacentes com a proposta de realizar obras sociais nas localidades como contrapartida pela utilização da área. Entre as ações sociais estariam as construções de usinas de leite, umbu e tecelagem. No entanto, a proposta não tem agradado os líderes comunitários e tampouco os representantes dos órgãos de defesa do desenvolvimento rural. Sobre o tema, Aroldo Meira, presidente do sindicato dos produtores rurais de Brumado, avaliou que as empresas estão na verdade tentando ludibriar as comunidades fugindo da real necessidade da região. O sindicalista disse que vai mobilizar os associados a rejeitarem as propostas do empreendimento e buscarem por meio do mesmo a canalização de água para as comunidades. “Está fora de lógica a adutora e a barragem estarem na região de Cristalândia e as comunidades terem de pagar caro por abastecimento de caminhão pipa. Nossa contraproposta é para que as empresas envolvidas na obra se unam com a prefeitura, Embasa e estado para levarem água a estas comunidades. Já temos esses projetos de usinas e tecelagens, mas sem água nada disso vai funcionar. Então, nos deem a água que o resto a gente corre atrás”, pontuou o sindicalista.

Eduardo Cunha diz que vai recorrer de afastamento determinado pelo STF

05 Mai 2016 - 14h30


Eduardo Cunha diz que vai recorrer de afastamento determinado pelo STF
Foto: Reprodução

O deputado federal Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que teve o mandato suspenso na manhã desta quinta-feira (5) pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Teori Zavascki, está reunido com seus advogados e com deputados na residência oficial da presidência da Câmara e disse que vai apresentar recurso da decisão. Cunha está com o deputado Paulinho da Força (SD-SP) e Benjamin Maranhão (SD-PB). De acordo com sua assessoria, Cunha permanecerá na residência oficial até o julgamento de outra ação no STF, marcado para a tarde de hoje, quando os ministros julgam ação aberta pelo partido Rede, que também pediu à Corte o afastamento de Cunha da presidência da Câmara com base no argumento de que ele não poderia estar na linha de sucessão presidencial, uma vez que é réu na Justiça. Cunha foi notificado por volta das 7:30 da manhã da decisão do ministro Teori Zavascki, que deferiu uma liminar determinando a suspensão do mandato de Cunha em atendimento a um outro pedido de afastamento do parlamentar, que havia sido feito em dezembro pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot.

Brumado: Policiais rodoviários participam de treinamento de tiro de combate

05 Mai 2016 - 14h00


Brumado: Policiais rodoviários participam de treinamento de tiro de combate
Foto: Divulgação/PRE

Na última quarta-feira (4), a última turma de policiais militares lotados na Companhia Independente de Policiamento Rodoviário de Brumado participou da instrução em manutenção de armamento e tiro de combate. Segundo Antônio Filho, 1º SGT PM, o exercício com munição real faz parte da programação de atividades desenvolvidas pelo comandante da unidade. As atividades são voltadas para a capacitação e aperfeiçoamento dos efetivos masculino e feminino a fim de oferecer a sociedade uma segurança pública com melhor qualidade. O treinamento foi realizado no estande de tiro do GAT, em Vitória da Conquista, obedecendo todos os critérios de segurança.