Brumado Notícias

Brumado Notícias

  • Brumado Notícias registra flagrante de imprudência no trânsito

  • Rio do Antônio: Pais participam de mutirão e ajudam na reforma de escola pública dos filhos

  • MPF denuncia empresa brumadense por comércio ilícito de seguros de automóveis

  • Vereador denuncia farsa da telefonia móvel para captar votos em comunidades rurais de Brumado

Brumado Notícias registra flagrante de imprudência no trânsito

03 Mar 2015 - 19h30


Brumado Notícias registra flagrante de imprudência no trânsito
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Na manhã desta terça-feira (03), o site Brumado Notícias flagrou uma cena inusitada e perigosa na Rua Exupério Pinheiro Canguçu, via de acesso da BA-148, em Brumado. No local, um homem pilotava uma motocicleta com uma perna no fundo de um veículo. A nossa reportagem apurou que o motociclista estava na verdade empurrando o carro, que sofreu pane e o condutor não conseguiu fazê-lo voltar a funcionar. O improviso quase ocasionou um acidente, pois um veículo que estava no sentido contrário da pista por pouco não atropelou o motociclista. Sem serem incomodados pela fiscalização de trânsito, o motorista do carro e o motociclista seguiram direto para uma oficina nas imediações.

Rio do Antônio: Pais participam de mutirão e ajudam na reforma de escola pública dos filhos

03 Mar 2015 - 19h00


Rio do Antônio: Pais participam de mutirão e ajudam na reforma de escola pública dos filhos
Foto: Divulgação

Em Rio do Antônio, no sudoeste baiano, cerca de vinte moradores participaram de um mutirão que ajudou a reformar o Centro de Educação Municipal Florindo Silveira, escola onde os filhos estudam. Segundo a diretora do colégio, Maria Selma, os pais resolveram ajudar na obra a fim de agilizar o retorno dos filhos ao centro de ensino, já que as aulas estão sendo ministradas em espaços improvisados. Ao G1, a diretora informou que a empresa que ganhou o processo licitatório para execução da obra demorou para entregar os materiais e por isso houve um atraso de quase oitenta dias na reforma. 

Rio do Antônio: Pais participam de mutirão e ajudam na reforma de escola pública dos filhos
Foto: Divulgação

“Como não haveria tempo de concluir até o início das aulas, abrigamos os alunos na sala de uma igreja e em uma escola desativada. Pensando em agilizar o processo de reforma, a gente pediu aos pais que, se pudessem, ajudassem os pedreiros a agilizarem a obra", relatou Maria Selma. A escola conta com pouco mais de 500 alunos. O mutirão, que aconteceu espontaneamente no último sábado (28), teve o apoio do coordenador de projetos da Secretaria de Educação do município, Erisvaldo de Oliveira Rios. A diretora estima que a obra esteja concluída entre duas e três semanas.

Dia 26 de março terá Criolipólise na Clínica Mais Vida; agende já a sua avaliação gratuita

03 Mar 2015 - 18h30


Dia 26 de março terá Criolipólise na Clínica Mais Vida; agende já a sua avaliação gratuita
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em Brumado, a Clínica Mais Vida iniciou o tratamento da criolipólise, técnica para emagrecimento conhecida como lipoaspiração sem corte. A clínica trará de Salvador, no dia 26 de março, o aparelho para desenvolvimento do tratamento. Agende a sua avaliação gratuita e tenha o corpo desejado.  A criolipólise permite de forma não invasiva a destruição das células de gordura. Durante o processo, um método de resfriamento controlado (-5°C a -10°C) que não danifica a pele ou outros tecidos é utilizado. Em uma única sessão, a diminuição de gordura na área tratada pode chegar até 25% e os resultados são percebidos a partir da 3º semana. As vagas são limitadas, por isso ligue (77) 3441-4545/9951-4755/9180-9496 e garanta a sua.

MPF denuncia empresa brumadense por comércio ilícito de seguros de automóveis

03 Mar 2015 - 17h00


MPF denuncia empresa brumadense por comércio ilícito de seguros de automóveis
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Uma sociedade comercial funcionava em Brumado como associação sem fins lucrativos e comercializava seguros sem a autorização da Superintendência de Seguros Privados (Susep). Dois brumadenses administravam a empresa. Ambos foram denunciados pelo Ministério Público Federal na Bahia (MPF/BA) por crime contra o sistema financeiro nacional. Segundo o órgão, os dois comercializaram ilicitamente seguros de automóveis desde 2007. De acordo com o procurador da República André Batista Neves, que ofereceu a denúncia, os acusados administravam a Associação Baiana dos Transportadores de Cargas - Truck Service. Apesar da fachada de associação sem fins lucrativos, foram identificados elementos típicos de seguro de automóveis. Os brumadenses ainda omitiram dos consumidores em geral e dos clientes da empresa o fato de não possuírem autorização para captar e administrar seguros, conduta agravada por causar grave dano coletivo devido à ação delituosa. O MPF requer que os denunciados sejam condenados por operarem, sem a devida autorização, com pena de reclusão de um a quatro anos e multa e, com base no Código de Defesa do Consumidor (CDC), por omitirem informação relevante sobre a natureza de produtos e serviços, com pena de detenção que varia de três meses a um ano e multa.

Morre o cantor sertanejo José Rico

03 Mar 2015 - 16h30


Morre o cantor sertanejo José Rico
Foto: Érico Andrade/G1

Morreu nesta terça-feira (3), aos 68 anos, o cantor sertanejo José Rico, da dupla com Milionário. Ele estava internado no hospital Unimed, de Americana (SP), cidade onde morava. A causa ainda não foi confirmada, segundo a assessoria. Ele tratava complicações no coração e nos rins. osé Rico Alves dos Santos, da dupla Milionário e José Rico, morreu no início da tarde desta terça-feira (3). O cantor tinha sido internado pela manhã, com complicações no coração, rins e joelho na cidade de Americana, em São Paulo, falecendo horas depois da internação. Em nota oficial, a assessoria lamentou a morte do sertanejo. "É com muita dor no coração e profunda tristeza que comunicamos o falecimento do nosso ídolo José Rico.Vamos rezar por este homem que tanta alegria nos deu", diz o comunicado. A dupla tinha quarenta e dois anos de carreira e vendeu cerca de 35 milhões de exemplares de seus 29 discos gravados desde o ano de 1973. José Rico era natural de São José do Belmonte, Pernambuco, e tinha 68 anos. 

Vereador denuncia farsa da telefonia móvel para captar votos em comunidades rurais de Brumado

03 Mar 2015 - 16h00


Vereador denuncia farsa da telefonia móvel para captar votos em comunidades rurais de Brumado
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O vereador brumadense Weliton Lopes (SDD) preparou requerimento que será encaminhado ao Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia, Manoel Gomes de Mendonça Neto, solicitando informações acerca da instalação do sistema de telefonia móvel nas comunidades de Ubiraçaba e Lagoa Funda, em Brumado, tendo em vista a delonga em sua efetivação (Ubiraçaba), bem como a sua instabilidade (Lagoa Funda). Durante a sessão legislativa realizada na noite da última segunda-feira (02), o parlamentar denunciou que foi realizada uma ligação clandestina do sinal de telefonia na comunidade da Lagoa Funda, com a torre de captação de transmissão instalada na Serra das Éguas. “Não conseguiram autorização para ligação do sinal e aí fizeram um gato, uma ligação clandestina. Quando se tocaram que a ligação daria pepino, resolveram desligar o sinal, pois se fossem descobertos daria uma grande repercussão criminal”, disse o vereador. 

Vereador denuncia farsa da telefonia móvel para captar votos em comunidades rurais de Brumado
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Segundo a denúncia, os equipamentos ligados clandestinamente na comunidade da Lagoa Funda no período eleitoral de 2014 foram apresentados no Distrito de Ubiraçaba. Na localidade, entretanto, os equipamentos não foram ligados, mas sim levados de volta à comunidade onde foi realizada a ligação clandestina. “Usaram os mesmos aparelhos para enganar as duas comunidades, mas, como Lagoa Funda pressionou mais, fizeram a ligação clandestina por poucos dias, antes das eleições do ano passado. Após o pleito eleitoral, não se teve mais o sinal na localidade”, completou Lopes. Os vereadores José Carlos dos Reis (PDT), Castilho Viana (PSB) e Édio Pereira (PCdoB) deram os nomes dos políticos que participaram da farsa. São eles: o ex-deputado João Bonfim, seu filho Vítor Bonfim (PDT), na ocasião candidato a uma cadeira na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), e o prefeito Aguiberto Lima Dias (SDD). O site Brumado Notícias apurou que a ligação clandestina foi realizada por um técnico da prefeitura.

Brumado: Secretaria de Infraestrutura convoca donos de lotes ou terrenos para limpeza das áreas

03 Mar 2015 - 15h30


Brumado: Secretaria de Infraestrutura convoca donos de lotes ou terrenos para limpeza das áreas
Foto: Divulgação

Diante das inúmeras reclamações, o secretário municipal de Infraestrutura, André Cardoso, solicita aos proprietários de lotes ou terrenos localizados no perímetro urbano de Brumado a limpeza e a manutenção de suas propriedades. Os vizinhos dos locais denunciaram que a falta de manutenção nas áreas, que apresentam mato alto, lixo e entulho, tem provocado a proliferação de animais como ratos e baratas. O secretário ressaltou que os terrenos ou lotes não podem representar um obstáculo a vida em comunidade.

Alunos da rede municipal de Caculé recebem kit escolar

03 Mar 2015 - 15h00


Alunos da rede municipal de Caculé recebem kit escolar
Foto: Divulgação

A Secretaria de Educação e Cultura do município de Caculé, no sudoeste baiano, distribuiu mais de 3500 kits escolares para os alunos da rede municipal de ensino. O kit é composto por lápis de cor, apontador, borracha, lápis de escrever, régua, caderno grande, caderno pequeno e caderno de desenho. A ação faz parte da campanha Espalhe o Respeito - Vamos praticar a sustentabilidade! Vamos ser um cidadão consciente!, que visa atrair a atenção dos alunos com uma arte bastante colorida e alegre, acertando a mensagem almejada pela equipe da educação. A secretária municipal de educação, Adailde Fernandes Cruz Telles, disse que espera através do projeto incentivar atitudes mais solidárias, construindo o respeito entre as pessoas e o meio ambiente.

Alunos da rede municipal de Caculé recebem kit escolar
Foto: Divulgação

Especialista destaca busca de ajuda profissional no combate ao vício de fumar

03 Mar 2015 - 14h30


Especialista destaca busca de ajuda profissional no combate ao vício de fumar

Conseguir parar de fumar é difícil e muitas vezes os fumantes precisam de ajudar médica para abandonar o vício. Segundo o médico pneumologista e coordenador do Núcleo de Estudos e Tratamentos do Tabagismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Alberto de Araújo, a dependência ao fumo envolve muitos mecanismos genéticos, comportamentais e emocionais na dependência que é considerada uma das mais fortes. O médico disse que o fumante precisa buscar auxílio, inclusive em grupos de ajuda, a fim de aliviar o sintoma, e assim parar de fumar. Com ajuda profissional, o pneumologista diz que a possibilidade de parar de fumar aumenta em 40%. Alberto Araújo destacou ainda a dependência de 80% dos jovens que iniciam antes dos 20 anos. No serviço público Disque Saúde 136 há indicações de centros de saúde que oferecem tratamento gratuito para o tabagismo.

Confira o que aconteceu na última sessão da Câmara de Vereadores de Brumado

03 Mar 2015 - 14h00


Confira o que aconteceu na última sessão da Câmara de Vereadores de Brumado
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A sessão foi aberta pelo presidente da Câmara, vereador Alessandro Lôbo (PSL) e Silva que cumprimentou a todos e solicitou que o secretário da Mesa Diretora, vereador Weliton Lopes (SDD) realizasse a leitura da ata da sessão anterior que foi aprovada por unanimidade.

Dólar atinge maior patamar desde 2004

03 Mar 2015 - 12h30

Na última segunda-feira (02), o dólar comercial chegou próximo de R$ 2,90 e fechou o dia no maior patamar desde 15 de setembro de 2004 (R$ 2,903), encerrando o dia vendido a R$ 2,895, com alta de 1,37%. Em 2015, a moeda norte-americana acumula alta de 7,5% em relação ao real. O dólar também subiu em relação a outras moedas, como o euro. Em janeiro, as encomendas de bens duráveis (como automóveis e eletrodomésticos) subiram nos EUA, interrompendo uma sequência de quatro meses de queda. O aumento do consumo nos Estados Unidos reforça as perspectivas de que o Federal Reserve (Fed), o Banco Central norte-americano, em breve pode aumentar os juros da maior economia do planeta. Juros mais altos nos países desenvolvidos reduzem o fluxo de capital para países emergentes como o Brasil, pressionando o dólar para cima.

Vitória da Conquista: Nova vara fortalece combate à violência contra a mulher

03 Mar 2015 - 12h00


Vitória da Conquista: Nova vara fortalece combate à violência contra a mulher
Foto: Divulgação/TJ-BA

Ontem (02), o Tribunal de Justiça do Estado da Bahia inaugurou em Vitória da Conquista a Vara da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher. O evento contou com a presença do presidente do Tribunal, desembargador Eserval Rocha, além de diversas autoridades, servidores e representantes da sociedade civil da região. Com a inauguração, são três as varas especializadas no combate à violência contra a mulher - já funcionam uma vara em Salvador e outra em Feira de Santana. Durante a cerimônia, a juíza Julianne Nogueira Santana Rios lembrou que a instalação da vara visa reduzir os números de homicídios e agressões cometidos contra a mulher. “São mais de 2 mil processos que serão migrados das varas criminais comuns”, destacou ela. 

Vitória da Conquista: Nova vara fortalece combate à violência contra a mulher
Foto: Divulgação/TJ-BA

A juíza lembrou que Conquista tem números alarmantes, com mais de mil inquéritos por ano sendo instaurados para se apurar conduta de violência doméstica. A magistrada lembra que a vara terá uma equipe multidisciplinar, formada por psicólogos e assistentes sociais, cedidos em convênio com a prefeitura. A Vara da Violência vai receber, exclusivamente, processos que tratem de crimes relacionados à Lei Maria da Penha. Sancionada em agosto de 2006, a norma criou mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher. A inauguração marca, na Bahia, o início da campanha nacional Justiça Pela Paz em Casa, que será desenvolvida pelo Supremo Tribunal Federal (STF), entre os dias 9 e 13 de março.

Livramento de Nossa Senhora: Homem morre depois de ser picado por abelha

03 Mar 2015 - 11h30


Livramento de Nossa Senhora: Homem morre depois de ser picado por abelha
Foto: Reprodução/Facebook

Na última segunda-feira (02), um homem morreu após ser picado por uma abelha na zona rural da cidade de Livramento de Nossa Senhora. Laurentino Machado Pires, de 37 anos, conhecido como Tino, era alérgico e a picada teria provocado um Edema de Glote - popular garganta fechada. Ele chegou a ser socorrido e encaminhado ao hospital, mas não resistiu. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, Laurentino é membro de uma família tradicional da cidade, onde o falecimento ganhou grande repercussão. Ele deixa dois filhos.

Prazo para regularizar pendências com a justiça eleitoral termina no dia 4 de maio

03 Mar 2015 - 11h00


Prazo para regularizar pendências com a justiça eleitoral termina no dia 4 de maio
Foto: Reprodução

Quem não compareceu às três últimas votações e não justificou a ausência tem até o dia 04 de maio para regularizar a sua situação. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral, mais de 1,7 milhão de brasileiros tem pendências para serem resolvidas - na Bahia, são 140.593 eleitores. Caso o eleitor perca o prazo, o título será cancelado. Eleitores com menos de 18 anos ou mais de 70, para os quais o voto é facultativo, estão livres de punição, assim como pessoas com deficiência. Para regularizar a situação, basta ir ao cartório eleitoral, levar documento oficial com foto, título e recibo de recolhimento ou dispensa da multa.

Prazo para matrícula na rede estadual termina hoje (03)

03 Mar 2015 - 10h30


Prazo para matrícula na rede estadual termina hoje (03)
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O período de matrícula para novos estudantes do ensino médio e técnico de nível médio nas escolas públicas da rede estadual termina nesta terça-feira (03). A matrícula pode ser feita pessoalmente em qualquer escola estadual ou através da internet, no site da Secretaria Estadual de Educação. Para realizar a inscrição presencialmente, é preciso apresentar original do histórico escolar ou atestado de escolaridade, original e cópia da certidão de nascimento ou de RG, CPF e comprovante de residência. As aulas começam no dia 9 de março.

Vitória da Conquista x Palmeiras: PRF apreende cerca de mil ingressos falsificados

03 Mar 2015 - 10h00


Vitória da Conquista x Palmeiras: PRF apreende cerca de mil ingressos falsificados
Foto: Blitz Conquista

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu no último final de semana cerca de mil ingressos falsificados para o duelo entre Vitória da Conquista e Palmeiras, válido pela primeira fase da Copa do Brasil. Os bilhetes foram encontrados com um homem que viajava de São Paulo para Salvador. Em depoimento, ele afirmou que conseguiu os ingressos em São Paulo, pelo valor de R$ 5 mil. Na Bahia, ele revenderia cada um por R$ 40, sendo que o Vitória da Conquista cobra o dobro do valor por cada ingresso. A Federação Baiana de Futebol se comprometeu a combater a venda ilegal de ingressos em conjunto com as polícias civil e militar. A partida entre Vitória da Conquista e Palmeiras, marcada para a próxima quarta-feira (04), às 22h, será no estádio Lomanto Júnior.

Brumado: Ambulante improvisa varal e interrompe fluxo na calçada do hospital

03 Mar 2015 - 09h30


Brumado: Ambulante improvisa varal e interrompe fluxo na calçada do hospital
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Uma das áreas de maior circulação de pedestres em Brumado é a calçada do Hospital Professor Magalhães Neto. Pelo local passam centenas de pessoas todos os dias a caminho da própria unidade de saúde ou para os logradouros públicos que se localizam nas proximidades. Na manhã de ontem (02), o site Brumado Notícias flagrou que o trajeto pela calçada foi interrompido por um varal improvisado por um ambulante para expor capas de poltronas de veículos que estavam sendo comercializadas. A nossa reportagem tentou falar com o responsável pelo varal, mas o mesmo desapareceu com a presença da nossa equipe de reportagem. Mesmo impedindo a circulação de pedestres na calçada, o ambulante não foi perturbado por nenhum órgão fiscalizador da prefeitura. 

Brumado: Pedreiro sofre fratura ao cair de andaime no Bairro Olhos D'água

03 Mar 2015 - 09h00


Brumado: Pedreiro sofre fratura ao cair de andaime no Bairro Olhos D'água
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Mais um grave acidente na construção civil envolvendo um pedreiro foi registrado na manhã desta segunda-feira (02), em Brumado. O site Brumado Notícias apurou que o pedreiro trabalhava em um andaime improvisado de madeira, no andar superior de um prédio, na Rua São Jorge, no Bairro Olhos D’água, quando o acidente aconteceu. Ele não utilizava nenhum equipamento de segurança e acabou se descuidando e caindo de uma altura de quase 5 metros. Reclamando de muitas dores nas costas, o pedreiro foi atendido por uma equipe do Samu 192 no local, sendo encaminhado ao Hospital Professor Magalhães Neto com suspeita de fratura em uma das pernas. A utilização de andaimes improvisados de madeira sem segurança é muito comum no município. Em maio de 2014, um pedreiro de 60 anos morreu ao cair da armação de madeira no mesmo bairro. O que chamou a atenção da nossa reportagem no acidente de hoje é que, mesmo depois da primeira ocorrência, o colega do pedreiro continuou na obra nas mesmas condições de falta de segurança. Mesmo após o acidente nenhum órgão fiscalizador compareceu a obra.

Guanambi recebe escritório público de atendimento e suporte a profissionais e empreendedores

03 Mar 2015 - 08h30


Guanambi recebe escritório público de atendimento e suporte a profissionais e empreendedores

O Bahia Criativa - escritório público de atendimento e suporte a profissionais e empreendedores que atuam no setor criativo - está oferecendo duas oportunidades formativas na área da Economia da Cultura neste mês de março. A atividade acontece através de uma parceria com a Diretoria de Espaços Culturais da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA). A Oficina Projetos Criativos e Sustentáveis está programada para os dias 04, 05 e 06 de março, no Centro de Cultura Olívia Barradas, em Valença, e nos dias 17, 18 e 19 de março, no Centro Cultural Guanambi. O objetivo das ações é promover a capacitação de empreendedores e profissionais para que eles possam aprimorar seus conhecimentos nas atividades que já realizam. A formação é destinada a artistas, produtores e agentes culturais, gestores de projetos e empreendedores que atuam na cadeia produtiva da economia criativa. Para participar é necessário possuir no mínimo um ano de experiência em projetos culturais e/ou na área cultural. Atendendo aos pré-requisitos, a seleção dos participantes será por ordem de inscrição. As inscrições devem ser feitas pelo e-mail bahia.criativa@cultura.ba.gov.br através da ficha de inscrição. O seu encerramento será no dia 02 de março para Valença e no dia 15 de março para Guanambi.

Corregedoria do TRE-BA visita na próxima quarta zonas eleitorais de Brumado e Livramento

03 Mar 2015 - 08h00


Corregedoria do TRE-BA visita na próxima quarta zonas eleitorais de Brumado e Livramento
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Na próxima quarta-feira (04), a Corregedoria do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) realiza mais uma série do projeto de inspeção e apoio às Zonas Eleitorais do interior da Estado. Na data, serão inspecionados os cartórios das 90ª (Brumado) e 101ª (Nossa Senhora do Livramento) Zonas Eleitorais. A ação visa diagnosticar as condições físicas, funcionais e operacionais dos cartórios, além de melhorar os serviços prestados à sociedade pela Justiça Eleitoral, em conformidade com as metas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). No dia 27 de janeiro deste ano o Corregedor do TRE-BA visitou as 47ª e 48ª Zonas, ambas pertencentes ao município de Juazeiro.