Brumado Notícias

Brumado Notícias

  • Intermunicipal: Seleção de Brumado terá dois desfalques para o jogo contra Itapetinga

  • Rui Costa culpa crise pela desaceleração das obras da Fiol em Brumado

  • Brumado: Picape carregada de palma tomba na rótula de entroncamento da BA-262

  • Menores são apreendidos depois de forjar toque de recolher em cidade do sudoeste baiano

Intermunicipal: Seleção de Brumado terá dois desfalques para o jogo contra Itapetinga

03 Set 2015 - 12h00


Intermunicipal: Seleção de Brumado terá dois desfalques para o jogo contra Itapetinga
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A rivalidade entre Brumado e Itapetinga nas disputas do Campeonato Intermunicipal de Futebol é antiga. As duas equipes já se enfrentaram por diversas vezes em jogos memoráveis, alguns marcados por situações tensas. No entanto, o bom futebol sempre vence as provocações e proporciona belos espetáculos dentro de campo. No próximo domingo (06) será escrito mais um capítulo deste duelo. Desta vez, a equipe de Itapetinga buscará manter a invencibilidade e a liderança no grupo 16, enquanto que o time brumadense tentará devolver a derrota sofrida no primeiro confronto entre as equipes este ano, quando foi goleado por 3x0. Para tanto, o time comandado pelo técnico Guimarino Leite vem intensificando os treinos físicos e táticos durante a semana. Na noite da última terça-feira (01), a comissão técnica fez uma preleção com os atletas no gramado do Estádio dos Prazeres e elogiou o grupo pela boa atuação contra Igaporã no último domingo (30). O treinador só lamentou que terá um importante desfalque para o confronto contra Itapetinga, o zagueiro Quita foi expulso no final da partida por ter dito que o time foi prejudicado pela arbitragem. Outro que poderá desfalcar a seleção é o atacante Everton. Embora seja o titular da posição, Everton tem entrado estrategicamente em todos os jogos como uma espécie de amuleto do ataque, mas por conta de complicações físicas deverá ficar de fora da partida. Mesmo assim, o time mostrou motivação durante o treino.

Internet banda larga 5G começa a funcionar em 2020, após teste na Copa

03 Set 2015 - 11h30


Internet banda larga 5G começa a funcionar em 2020, após teste na Copa
Foto: Reprodução

A internet banda larga de quinta geração (5G) da empresa Huawei passará a funcionar em 2020, de acordo com o engenheiro chefe e vice-presidente de Wireless Network da empresa, Mohamed Madkour, responsável pelos estudos sobre essa tecnologia. Antes do 5G, ainda em 2016, alguns dispositivos móveis com a geração 4.5. “O 4.5G será possível com algumas alterações da quarta geração (4G), a partir de uma cesta de softwares M2M [termo que se refere à comunicação entre máquinas] e de uma estação de base que desenvolvemos”, disse Madkour. A banda larga 4G funciona a uma velocidade entre 100 e 200 megabits por segundo (Mbps). “Algumas tecnologias já conseguem aumentar essa velocidade para algo próximo a 500 Mbps. Em 2016, com pequenas adaptações na nossa estação de base, chegaremos a 1 gigabite por segundo (Gbps), o que corresponde a 1 mil Mbps”, explicou o engenheiro. A nova tecnologia será testada na Copa do Mundo de 2018, que será realizada na Rússia, a uma velocidade de 10 Gbps. “A princípio, tamanha velocidade não será necessária para pessoas normais. Sua utilidade certamente estará dirigida a novos modelos de negócio e de indústria, que ainda estão por vir e precisarão de maior automação. Claro que, dependendo, por exemplo, dos videogames que nossos filhos terão, a internet 5G pode ter uma alcance maior que o imaginado”, afirma.

Rui Costa culpa crise pela desaceleração das obras da Fiol em Brumado

03 Set 2015 - 11h00


Rui Costa culpa crise pela desaceleração das obras da Fiol em Brumado
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em Brumado, as obras do lote 4, da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), estão paralisadas, assim como em vários municípios da Bahia. Nesta quarta-feira (02), o governador Rui Costa (PT) falou a Rádio Portal FM sobre o assunto. Segundo ele, as paralisações se devem a uma forte crise de orçamento e finanças do Governo Federal. “Estamos também buscando uma solução para o Porto que o Governo Federal alega, sem razão evidente ou com alguma razão, de que acelerar a obra da ferrovia precisaria, ou precisa, da construção do Porto Sul”, completou. Costa declarou ainda que apresentou ao Governo Federal uma proposta de financiamento privado para a conclusão do Porto Sul, em Ilhéus. Para ele, a ferrovia precisa ter em seu destino um porto, se não ela não tem razão de ser. Não há uma previsão de retorno das obras da ferrovia.

Brumado: Picape carregada de palma tomba na rótula de entroncamento da BA-262

03 Set 2015 - 10h00


Brumado: Picape carregada de palma tomba na rótula de entroncamento da BA-262
Foto: Aurino Ferreira/Brumado Notícias

Na tarde da última terça-feira (01) foi registrado o capotamento de uma picape carregada com palma na rótula de entroncamento da BA -262 com a BR-030 em Brumado. Testemunhas disseram ao site Brumado Notícias que o veículo capotou várias vezes até chegar ao final da ribanceira. A suspeita é de que um dos pneus tenha estourado e o condutor perdeu o controle da direção. O Samu 192 chegou rápido ao local e prestou os primeiros socorros ao motorista, encaminhando o mesmo ao Hospital Professor Magalhães Neto. O veículo e a carga de palma, que estava sendo levada para alimentação de bois, foram retirados do local em um guincho.

Menores são apreendidos depois de forjar toque de recolher em cidade do sudoeste baiano

03 Set 2015 - 09h30


Menores são apreendidos depois de forjar toque de recolher em cidade do sudoeste baiano
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em Cordeiros, entre 20h e 23h, adolescentes forjaram um toque de recolher com o intuito de amedrontar a população da cidade e dos municípios vizinhos de Condeúba, Piripá e Mortugaba. Eles foram identificados e presos. Segundo informações da Delegacia Territorial de Cordeiros, a ação teria como objetivo amedrontar a população, principalmente de Condeúba, por conta de uma morte de um morador em julho passado. De acordo com a Delegacia de Cordeiros, os menores teriam dito que iriam vingar o homicídio de um amigo, o que não passou de blefe. Depois de serem ouvidos eles foram liberados. De acordo com o Bahia Notícias, os menores devem cumprir medidas socioeducativas por apologia ao crime com base no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Dilma diz que não gosta da CPMF, mas não descarta criar novas receitas

03 Set 2015 - 09h00


Dilma diz que não gosta da CPMF, mas não descarta criar novas receitas
Foto: Reprodução

A presidenta Dilma Rousseff disse que a decisão do governo de enviar a proposta orçamentária para 2016 com uma previsão de déficit de R$ 30,5 bilhões mostra transparência e não quer dizer que o Executivo vá fugir de suas responsabilidades com as contas públicas.  Dilma comentou a volta da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF), que foi cogitada e descartada pelo governo em seguida. Ela disse que não gosta do tributo, mas não descartou a criação de novas fontes de receita para o governo. Sobre o Orçamento, Dilma afirmou que o governo vai enviar um adendo à proposta do Orçamento. “Estamos evidenciando que tem um déficit, estamos sendo transparentes e mostrando claramente que tem um problema”, destacou. A presidenta reconheceu que a economia passa por momentos difíceis por causa da queda de receitas, mas disse que o governo aposta na melhoria da situação por meio de investimentos em infraestrutura, energia e aumento das exportações. Segundo Dilma, quando o cenário mudar, o governo poderá enviar ao Congresso uma adendo à proposta orçamentária.

Brumado: Clínica Luiza Feres oferece método de emagrecimento 5S

03 Set 2015 - 08h30


Brumado: Clínica Luiza Feres oferece método de emagrecimento 5S

O método de emagrecimento do 5S associa cinco técnicas que visam a reprogramação hipotalâmica, promovendo o emagrecimento rápido, saudável e sustentável. Alia a nutrição, acompanhamento profissional diário, tratamento do corpo e a mudança comportamental. Os resultados variam entre 10 e 15 kg no mês. O paciente perde massa gorda, preserva massa magra, diminui percentual de gordura visceral e resgata o peso ideal, consequentemente, a sua saúde, a autoestima e o bem estar. A fisioterapeuta Luiza Feres esta habilitada a realizar esse método em Brumado e região. Marque a sua avaliação gratuita e saiba mais sobre esse método e suas vantagens. A clínica fica localizada na Rua Cassemiro Pinheiro Azevedo, 254. Os telefones são (77) 3441-3298 / 9962-3010/ 9997-3200.

Anagé: Servidora se desentende com coordenadora do Núcleo Étnico Racial e a acusa de agressão

03 Set 2015 - 08h00


Anagé: Servidora se desentende com coordenadora do Núcleo Étnico Racial e a acusa de agressão
Foto: Divulgação

De acordo com ocorrência registrada na delegacia do município de Anagé, na última quarta-feira (2), a servidora Elciana Soares de Matos Genuíno acusa a professora e atual coordenadora do Núcleo Étnico Racial, Aurenice Cardoso Oliveira, de tê-la agredido fisicamente. A agressão teria acontecido na Secretaria Municipal de Educação. Segundo Elciana, ela estava em seu setor de trabalho, quando a coordenadora pediu que a ela não fossem dirigidas ironias quando se cruzassem pelas ruas da cidade. Em depoimento à polícia, a vítima relatou que a coordenadora a empurrou no momento em que tentava sair do local. Ela chegou a cair no chão com o empurrão. Segundo informações, Elciana denunciou várias vezes que a coordenadora recebe ilegalmente valor superior ao que corresponde a um professor que exerce a função por 40 horas semanais. “E ela ainda tem vantagens de coordenadora pedagógica”, completou a servidora, afirmando que as denúncias teriam motivado a agressão.

Brumado: Major Jocevã Oliveira diz que vai reforçar a segurança em comunidades rurais

03 Set 2015 - 07h30


Brumado: Major Jocevã Oliveira diz que vai reforçar a segurança em comunidades rurais
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A convite do presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, Gilberto Lima Dias, o comandante da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar/Brumado, Major Jocevã Oliveira, participou de um debate sobre segurança nas comunidades rurais do município na manhã desta quarta-feira (02). O encontro do oficial com os lideres comunitários veio em um momento de muitas cobranças dos produtores rurais da região, que tem se tornado vítimas constantes de assaltos. O caso repercutiu após os produtores de leite anunciarem que podem deixar de fornecer o alimento à sede do município por conta das ações criminosas. O Major ouviu atentamente os ruralistas e, em seguida, fez uma rápida explanação de algumas medidas que o governo estadual está tomando para reforçar o efetivo e o armamento nas companhias. O comandante pediu mais participação da população rural em denunciar os casos, que muitas vezes não chegam ao conhecimento da polícia. “Muitas vezes só ficamos sabendo do ocorrido através da imprensa, porque as vítimas preferiram se omitir em acionar a polícia ou em registrar uma queixa na delegacia”, disse o Major, afirmando que já está elaborando um plano de ação para retomada das rondas rurais, principalmente nos finais de semana, quando mais ocorrem os crimes. “Desta vez não iremos apenas circular com as viaturas para passar sensação de segurança, vamos fazer operações intensivas para deter os infratores e devolver a estas comunidades a prazerosa tranquilidade da vida no campo”, garantiu o comandante ao site Brumado Notícias.

Ex-candidato a deputado estadual, Manelão assume o PMDB de Brumado

02 Set 2015 - 18h00


Ex-candidato a deputado estadual, Manelão assume o PMDB de Brumado
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O ex-candidato a deputado estadual, Emanoel Araújo Lima, o Manelão, já é presidente da Comissão Provisória do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) de Brumado. Ele deixou o Partido Socialista Brasileiro (PSB) para comandar na capital do minério o partido dos irmãos Veira Lima - Geddel e Lúcio. Manelão pretende lançar candidatura para a prefeitura de Brumado e tentará conquistar os eleitores para realizar o sonho de administrar a sua terra natal. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), consta ainda como membros do partido: Clóvis Fraga Amorim, Maicon Shenaider Santos Almeida, Marcos Paulo de Souza Silva e Osmar de Souza Moura.

Boneco de Lula presidiário é montado em frente à Lava Jato

02 Set 2015 - 17h30


Boneco de Lula presidiário é montado em frente à Lava Jato
Foto: Rodrigo Félix Leal/Futura Press

O boneco inflável apelidado de Pixuleko, já famoso nas manifestações contra o governo Dilma e contra o PT, voltou a aparecer nesta quarta-feira. A imagem do ex-presidente Lula vestido com roupas de presidiário foi visto em frente à sede da Justiça Federal, em Curitiba (PR), também sede da Operação Lava Jato. De acordo com o Terra, o'Pixuleco' já havia sido motivo de tumulto no último domingo, em protesto anti-Dilma na avenida Paulista, em São Paulo. Na ocasião, os manifestantes que exibiam o boneco entraram em discussão com apoiadores do governo.

Ministério Público apura irregularidades em serviço da Embasa em Guanambi

02 Set 2015 - 17h00


Ministério Público apura irregularidades em serviço da Embasa em Guanambi
Foto: Wilson Frota

O Ministério Público do Estado (MP-BA) abriu um inquérito para investigar a prestação do serviço da Embasa em Guanambi. Segundo o órgão, há ineficiência na prestação de serviço de esgotamento sanitário na cidade. O MP ainda pediu a notificação da Embasa, solicitando informações sobre: cronograma de expansão da rede de captação e tratamento de esgoto nesta cidade, a fim de que os serviços sejam disponibilizados a toda população local; instalação de medidores de esgoto nos domicílios tarifados, e uma planilha detalhada, com os bairros/ruas assistidos pelo sistema separador absoluto de coleta, transporte e disposição final do esgoto sanitário produzido na cidade. O MP também quer que a prefeitura informe sobre a licitação que concedeu à Embasa a exploração do sistema de esgotamento sanitário local.

Maranhão: Homem tenta assaltar lutadora de MMA e acaba imobilizado

02 Set 2015 - 16h30


Maranhão: Homem tenta assaltar lutadora de MMA e acaba imobilizado
Foto: Reprodução/Youtube

Na cidade de Açailândia, no Maranhão, um homem tentou assaltar uma lutadora de MMA e acabou sendo imobilizado. No chão, ele acabou implorando para ser preso. A lutadora Monique Bastos estava indo para a academia quando foi abordada por dois assaltantes em uma moto, que deram voz de assalto. Pensando ser uma brincadeira, Monique deu o celular, porém, quando percebeu que de fato tratava-se de um assalto, puxou um dos bandidos da moto e aplicou um golpe com as pernas. "Socorro, Jesus! Foi a primeira vez que eu fiz isso, senhor. Foi a primeira vez que eu fiz isso", gritava o jovem. Com medo de que o assaltante sofresse um linchamento, Monique o mobilizou por 15 minutos até que a polícia chegasse ao local. Identificado como Wesley Sousa de Araújo, 18 anos, o assaltante foi autuado e preso em flagrante pela 9ª Delegacia Regional de Açailândia.

Corrida Ecológica Brumado a Rio de Contas acontece no próximo domingo

02 Set 2015 - 16h00


Corrida Ecológica Brumado a Rio de Contas acontece no próximo domingo

A 17º Corrida Ecológica Brumado a Rio de Contas será realizada no próximo domingo (06). O evento, que é válido pelo ranking brasileiro de ciclismo, reúne mais de 200 atletas de várias regiões do país. Além de incentivar a prática de esportes, a corrida também defende a preservação do meio ambiente. As inscrições estão abertas e podem ser feitas através do site oficial do evento no endereço www.corridaecologica.com.br. O fundador e organizador do evento, empresário Alecarlos Pires, está disponível por meio do celular (77) 8819-4502 para esclarecimento de eventuais dúvidas.

Brumado: IFBA abre inscrições para Processo Seletivo 2016

02 Set 2015 - 15h30


Brumado: IFBA abre inscrições para Processo Seletivo 2016

Até o dia 22 de outubro estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo 2016 do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA). Os candidatos devem acessar a página www.processoseletivo.ifba.edu.br e preencher o formulário de inscrição. São 7.260 vagas para cursos superiores e técnicos disponíveis em 20 cidades da Bahia, entre as quais o município de Brumado. Na seleção, 100% das vagas serão ocupados através do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2015, sendo 60% pelo sistema de classificação do IFBA e 40% pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Em relação aos cursos técnicos subsequentes, com duração média de dois anos, os candidatos devem ter concluído o ensino médio. Para os cursos técnicos integrados, com formação em quatro anos, os candidatos precisam ter o ensino fundamental concluído. Nesses processos seletivos, 100% das vagas terão aplicação de prova de questões objetivas e redação. Já os cursos técnicos integrados, modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), com duração de quatro anos, destinam-se a candidatos que possuam a idade mínima de 18 anos e concluíram o ensino fundamental. A seleção será composta de duas etapas: participação em palestra informativa, preenchimento do questionário socioeconômico e redação, além de entrevista. Para os cursos técnicos, a data de aplicação da prova será no dia 6 de dezembro. Para os interessados em concorrer a uma das vagas dos cursos técnicos, o valor da taxa de inscrição é de R$ 30,00.

IBGE: Produção industrial cai em julho e acumula queda de 6,6% em 2015

02 Set 2015 - 15h00


IBGE: Produção industrial cai em julho e acumula queda de 6,6% em 2015
Foto: Agência Brasil

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a produção industrial do Brasil diminuiu 1,5% entre junho e julho - na comparação de julho com o mesmo mês do ano anterior, a queda chegou a 8,9%. Em 2015, o Brasil acumula perdas de 6,6% na produção industrial, segundo o IBGE. Nos últimos 12 meses, a queda chega a 5,3%. A queda na produção comparada à de junho ocorreu em praticamente todas as categorias econômicas: os bens de capital tiveram redução de 1,9% e os intermediários, 2,1%. Para os bens de consumo, foi registrada queda de 1,1%, apesar do aumento de 9,6% na produção de bens duráveis. A produção dos semiduráveis e dos não duráveis foi 3,4% menor que em junho. A retração na produção industrial se refletiu em 14 dos 24 ramos pesquisados pelo IBGE. A principal influência negativa para o resultado geral foi da indústria de alimentos, em que a produção caiu 6,2%. As atividades de bebidas também caíram 6,2% e as de coque - produtos derivados do petróleo e biocombustíveis - recuaram 1,7%. Informações da Agência Brasil.

TP Publicidade realiza cerimônia de premiação dos destaques do ano em Brumado

02 Set 2015 - 14h30


TP Publicidade realiza cerimônia de premiação dos destaques do ano em Brumado
Foto: Divulgação

Com base em pesquisa de opinião pública realizada ao longo do ano, a TP Publicidade homenageou as empresas, profissionais, personalidades e políticos que mais se destacaram em Brumado, no ano de 2015. A solenidade de premiação aconteceu na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), no último dia 22 de agosto, quando ganhadores e convidados se reuniram em uma cerimônia. O cantor Noslyn abrilhantou o evento, já que o artista também foi um dos homenageados da noite. A promoter Iracy Nascimento e o Mestre de Cerimônia Henrique Cruz, também contemplado com o prêmio, conduziram a solenidade, entregando aos homenageados o Prêmio de Consagração Pública. A cada ano, a TP Publicidade investe na realização do evento e em sua divulgação, tendo em vista a importância do projeto. (Veja Fotos).

Áudio das sessões da Câmara de Brumado está disponível no site oficial

02 Set 2015 - 14h00


Áudio das sessões da Câmara de Brumado está disponível no site oficial
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O áudio das sessões da Câmara de Vereadores de Brumado está sendo disponibilizado no site www.cmbrumado.ba.gov.br a fim de possibilitar a população o conhecimento do que foi discutido no legislativo. A iniciativa faz parte do programa de metas que tem como finalidade primordial a maior interação com a população, oportunizando vias de parceria para um trabalho mais efetivo na busca de ações que conduzam para o desenvolvimento e crescimento de Brumado. Para o presidente do legislativo, vereador Alessandro Lôbo (PSL), a participação mais efetiva da população é fundamental para o trabalho dos vereadores, que terão o conhecimento real das maiores necessidades de cada bairro da cidade e distritos e povoados da zona rural.

Águia de Haia: Prefeito de Livramento de Nossa Senhora diz que não desviou recursos do Fundeb

02 Set 2015 - 13h00


Águia de Haia: Prefeito de Livramento de Nossa Senhora diz que não desviou recursos do Fundeb
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Na última terça-feira (1º), o site Brumado Notícias publicou matéria informando que o prefeito da cidade de Livramento de Nossa Senhora, Paulo César Cardoso de Azevedo (PRP), teve os bens bloqueados por conta de investigação da polícia federal, em decorrência da operação Águia de Haia. Em nota, o gestor disse que se trata de despacho judicial, que por precaução resguarda o interesse público. Segundo ele, em nenhum momento a circular nº CGJ 357/15-SEC diz que houve desvio de recursos por parte da prefeitura. “É tanto que foi determinada uma indisponibilidade de bens temporária e não definitiva, pois o documento não é uma sentença transitada em julgado e, sim, mero instrumento de acautelamento processual que pode ser revertido no transcurso do processo”, reiterou Azevedo. Na nota, o prefeito declara ainda que “os argumentos do Ministério Público divergem do que foi constatado in loco pela Polícia Federal, conforme atesta Certidão Negativa do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia, a qual informa que não houve nenhuma espécie de empenho e nem pagamento a empresa investigada”. Paulo César se colocou à disposição para colaborar com as investigações e provar a sua transparência e lisura.