Brumado Notícias

Brumado Notícias

  • Carlos Prates fará palestra e lançará manual de atendimento e vendas em Brumado

  • Brumado: Carreta provoca apagão em semáforo e arrasta fiação elétrica

  • Brumado está garantido no Intermunicipal focando na primeira divisão do campeonato baiano em 2017

  • Ministério da Saúde não envia material e agentes de endemias de Brumado ficam impedidos de fazer controle da dengue

Carlos Prates fará palestra e lançará manual de atendimento e vendas em Brumado

03 Jul 2015 - 18h30


Carlos Prates fará palestra e lançará manual de atendimento e vendas em Brumado
Foto: Divulgação

O professor e escritor brumadense, Carlos Prates, irá lançar o seu mais recente projeto e fará palestra para lojistas e comerciários, enfocando a melhoria do atendimento ao cliente e aumento das vendas. Segundo ele, o Manual de Atendimento, Vendas, Negociação e Comunicação é resultado de 27 anos ministrando cursos, palestras e seminários para os profissionais do varejo, a exemplo das Lojas Guaibim, Casa + Fácil, Arezzo, Shoppings Barra, Iguatemi, Conquista Sul, Walmart, entre outras empresas. O evento será realizado no Auditório da Semac (antigo Fórum), no próximo dia 16, às 20h. Para participar os interessados terão de pagar uma taxa de R$ 30 - os primeiros inscritos ganharão um exemplar do Manual. Mais informações sobre as inscrições podem ser obtidas através do número (71) 9973-2268 ou do email pratescarlos@uol.com.br. As vagas são limitadas. 

Brumado: Carreta provoca apagão em semáforo e arrasta fiação elétrica

03 Jul 2015 - 18h00


Brumado: Carreta provoca apagão em semáforo e arrasta fiação elétrica
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Uma carreta que fazia o transporte de mobílias artesanal do estado do Ceará provocou um apagão no semáforo da Praça Senhor do Bonfim e ainda arrancou vários fios de telefonia e eletricidade pelas ruas do centro de Brumado, na noite da última quinta-feira (02). O veículo só parou após ficar com a carga presa em uma árvore na Rua Sergipe, no Bairro Jardim Brasil. 

Brumado: Carreta provoca apagão em semáforo e arrasta fiação elétrica
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Equipes da polícia, Coelba e do setor de iluminação da prefeitura foram acionadas e agiram rápido para notificarem o motorista e buscarem a solução dos transtornos causados. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, uma idosa acamada foi a maior prejudicada com o incidente, pois ela teve o fornecimento de energia interrompido e os vizinhos tiveram de ceder um bico de energia para ser realizada a sua inalação. 

Brumado: Carreta provoca apagão em semáforo e arrasta fiação elétrica
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A polícia isolou a rua onde a carreta ficou presa entre os galhos das árvores. Alguns caminhoneiros disseram a nossa reportagem que a baixa altura das fiações no município acaba propiciando esse tipo de incidente. O motorista do caminhão compareceu à delegacia para prestar depoimento e esclarecer o ocorrido. 

Brumado está garantido no Intermunicipal focando na primeira divisão do campeonato baiano em 2017

03 Jul 2015 - 17h30


Brumado está garantido no Intermunicipal focando na primeira divisão do campeonato baiano em 2017
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Acompanhando os últimos reparos no Estádio Gilberto Cardoso, o popular campo dos Prazeres, Emanuel Araújo Lima, o Manelão, presidente da Liga Brumadense de Futebol (LBF), garantiu em entrevista ao site Brumado Notícias que a seleção local está confirmada nas disputas do Intermunicipal de Futebol. Araújo declarou que teve a confirmação da secretaria municipal de esportes e da prefeitura de que o novo estádio será inaugurado dentro das próximas semanas. Segundo ele, a pasta ainda garantiu apoio de alimentação e transportes para os atletas nos jogos fora de casa. O presidente da LBF ressaltou que a equipe só participará da competição se mandar seus jogos dentro do Campo dos Prazeres, o que foi reafirmado pelo secretário municipal Miguel Lima Dias e pelo prefeito Aguiberto Lima Dias (SD). 

Brumado está garantido no Intermunicipal focando na primeira divisão do campeonato baiano em 2017
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Manelão fez inúmeros elogios à estrutura do novo estádio, que passou por uma ampla reforma. O dirigente adiantou que a diretoria da LBF está contatando os atletas e os possíveis técnicos; três nomes estão sendo sondados: Guimarino Leite, que já defendeu as cores da seleção como jogador nos anos 90 e início de 2000; o veterano goleiro Adriano, ainda em atividade; e Paulo Lobo, o Paulinho, que dirigiu a equipe no ano passado. Manelão disse ainda que a base da seleção será de atletas que disputam os campeonatos de várzea nos Bairros São Félix e Dr. Juracy, mas precisará de reforços de fora para completar o elenco. “Temos grandes atletas, mas ainda somos carentes em algumas posições, por isso vamos buscar reforços na região”, reiterou ele. O cartola aproveitou para parabenizar o Flamengo de Guanambi pelo título da segunda divisão do campeonato baiano e pelo acesso à elite do futebol estadual em 2016, apontando que este será o caminho percorrido por Brumado a partir do intermunicipal. “Já contatei alguns empresários da cidade e vamos formar um time profissional para entramos na segunda divisão ano que vem. Com fé em Deus em 2017 este time estará disputando a primeira divisão”, afirmou Araújo. 

Risco de infarto aumenta 30% no inverno

03 Jul 2015 - 17h00


Risco de infarto aumenta 30% no inverno
Foto: Reprodução

Segundo uma pesquisa realizada pelo Hospital das Clínicas, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, a mortalidade por infarto agudo do miocárdio é 30% maior nos meses mais frios, chegando a crescer 44% entre as pessoas com mais de 75 anos. Nesse período, de acordo com pesquisa realizada pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), também foi constatado um aumento de 20% no número de pacientes internados por insuficiência cardíaca congestiva. O cardiologista da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo, Luiz Guilherme Velloso, explica que os riscos de problemas cardiovasculares aumentam no inverno porque, com a queda da temperatura, diversos hormônios que atuam sobre o sistema circulatório podem apresentar aumento de atividade pela simples exposição do corpo ao frio intenso. "O resultado dessas alterações metabólicas é a contração das artérias, que leva ao aumento da pressão arterial e da frequência e intensidade das contrações cardíacas, sobrecarregando ainda mais o coração e o aparelho circulatório”, esclareceu ele, que ainda citou como fatores que aumentam os riscos a poluição atmosférica, infecções respiratórias e a diminuição dos níveis de vitamina D no organismo. Minimizar a exposição ao frio excessivo, expor a pele ao sol, manter uma alimentação e hidratação equilibradas, evitando consumo excessivo de gorduras, sal e bebidas alcoólicas, praticar atividade física regular e prevenir as infecções respiratórias com a administração de vacinas contra gripe e pneumonia são dicas que ajudam a prevenir esse risco de infarto. 

Ministério da Saúde não envia material e agentes de endemias de Brumado ficam impedidos de fazer controle da dengue

03 Jul 2015 - 16h30


Ministério da Saúde não envia material e agentes de endemias de Brumado ficam impedidos de fazer controle da dengue
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Os agentes de endemias da cidade de Brumado não estão podendo atuar no combate ao mosquito aedes aegypti, o transmissor da dengue, por causa da falta do produto larvicida pyriproxyfen, que é depositado nos reservatórios de água para controlar a proliferação do mosquito. O setor de Vigilância Epidemiológica (Vigep) informou ao site Brumado Notícias que o Ministério da Saúde não entregou o lote do produto à secretaria de saúde do estado, que faz a distribuição aos municípios. Diante disso, os agentes foram obrigados a ficar parados, apenas cumprindo o dia de trabalho nesta sexta-feira (03) nas unidades básicas de saúde das comunidades a que pertencem. Segundo a Vigep, Brumado corre grande risco de uma tríplice epidemia: de dengue, chikungunya e zica vírus, todos provocados pelo aedes aegypti. O setor ainda está fechando os dados de avaliação e coletas nas residências do segundo ciclo anual, mas dados preliminares apontam um índice de infestação de 2.6%, acima do tolerável pela Organização Mundial da Saúde. “Não sabemos quando vamos receber a nossa cota do produto de controle, por isso que agora mais do que nunca necessitamos da participação em massa da comunidade. Se estávamos preocupados utilizando o produto, agora sem o mesmo a preocupação é redobrada”, destacou Fábio Azevedo, coordenador de endemias.  

Novas regras do Fies para segundo semestre entram em vigor

03 Jul 2015 - 16h00


Novas regras do Fies para segundo semestre entram em vigor

As novas regras para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) do segundo semestre de 2015 foram publicadas hoje (3) no Diário Oficial da União. A portaria oficializa mudanças anunciadas pelo Ministério da Educação que estabelecem prioridade na oferta de vagas para as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste - excluído o Distrito Federal - e em cursos das áreas de engenharia, saúde e formação de professores. Terão prioridade os cursos com nota 4 e 5 nas avaliações do Ministério da Educação (MEC). No dia 26 de junho, o ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, anunciou 61,5 mil vagas para a edição do segundo semestre de 2015 do Fies. Na ocasião, o ministro informou que os juros passariam dos atuais 3,4% anuais para 6,5%. A partir de agora, passa a valer a mudança no limite de renda para contratar o financiamento que será a renda familiar mensal bruta de 2,5 salários mínimos por pessoa. Antes, a renda familiar bruta era de até 20 salários mínimos. Poderá se inscrever no processo seletivo o estudante que, cumulativamente, não tenha concluído curso superior, tenha feito a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a partir da edição de 2010, e obtido média superior a 450 pontos, sem tirar nota zero na redação.

Agora na Suprema Refrigerações tem ar-condicionado com função Wi-Fi

03 Jul 2015 - 15h30


Agora na Suprema Refrigerações tem ar-condicionado com função Wi-Fi

Com exclusiva e inovadora função Wi-Fi, a linha de Condicionadores de Ar Midea Liva sai à frente de todos os modelos existentes no mercado. Imagine a possibilidade de controlar o seu ar-condicionado Split à distância através de um aplicativo para smartphone? Com o ar-condicionado Split Midea Liva ficou muito mais fácil climatizar seu ambiente. Antes de chegar em casa ou escritório, programe a temperatura desejada e, ao chegar, tenha um ambiente no clima ideal. Na Suprema Refrigerações, você encontra esse modelo por apenas R$ 1.022,00 à vista ou a prazo por R$ 1.099,00 em 10 vezes no cartão. A loja fica situada na Praça Armindo Azevedo, 466, em Brumado. Para maiores informações, ligue (77) 3441-1786. Corra na loja agora mesmo e confira essa super novidade!

BR-030: Vitor Bonfim afirma que obras no trecho Brumado a Sussuarana começam nos próximos dias

03 Jul 2015 - 14h30


BR-030: Vitor Bonfim afirma que obras no trecho Brumado a Sussuarana começam nos próximos dias
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em contato com o site Brumado Notícias, o deputado estadual Vitor Bonfim (PDT) disse que as obras de recuperação do trecho entre Brumado e Sussuarana, em Tanhaçu, começam nos próximos dias. Ele ainda está comemorando a assinatura do contrato com a Paviservice, empresa responsável pela realização das obras, que totalizam quase 50 km entre o distrito e a sede do município. O parlamentar falou da importância da obra e do trabalho desempenhado por ele junto ao Governo Estadual e ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes - DNIT. “Até a assinatura do contrato 439/2015, publicado na edição do Diário Oficial da União de ontem, percorremos um longo caminho, com cobranças constantes em audiências realizadas nos diversos órgãos e agentes envolvidos neste projeto. Fico muito feliz em ver que nossa movimentação surtiu efeito e garantiu a realização destas obras, que deverão iniciar-se em breve. Quando se faz um mandato pautado pelo comprometimento com o povo da Bahia não há outro resultado que não esse. Estamos apenas no início de um trabalho que, em parceria com os prefeitos e os Governos Estadual e Federal, vai melhorar ainda mais a vida dos baianos do interior de nosso Estado”, garantiu ele. 

Brumado: Em estado grave, adolescente com suspeita de dengue hemorrágica é transferida para UTI em Itapetinga

03 Jul 2015 - 14h00


Brumado: Em estado grave, adolescente com suspeita de dengue hemorrágica é transferida para UTI em Itapetinga
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Uma adolescente que esteve internada no Hospital Professor Magalhães Neto, em Brumado, foi transferida para uma Unidade de Terapia Intensiva na cidade de Itapetinga, na última quinta-feira (02). O site Brumado Notícias apurou junto ao setor de Vigilância Epidemiológica (Vigep) que a jovem ficou internada na unidade aguardando uma vaga em uma UTI e, nesse período, o caso acabou se agravando. A menina foi transferida com as plaquetas bem abaixo do índice tolerável e já apresentando outras complicações. A equipe médica do hospital suspeita que ela tenha contraído dengue hemorrágica. Na manhã desta sexta-feira (03), nossa equipe de reportagem acompanhou os trabalhos dos agentes de endemias, que realizavam a borrifação no quarteirão onde a adolescente mora com a família no centro da cidade. Segundo dados da Vigep, com esse somam-se 47 notificações de dengue este ano em Brumado - 25 foram descartados, 18 ainda estão sendo avaliados em laboratório e quatro estão confirmados.

Questões empíricas e teóricas sobre a redução da maioridade penal – por Samuel Milhazes

03 Jul 2015 - 12h00


Questões empíricas e teóricas sobre a redução da maioridade penal – por Samuel Milhazes
Foto: Divulgação

Tramitam no Congresso Propostas de Emenda à Constituição que propõem a redução da maioridade penal de dezoito para dezesseis anos de idade, perante as quais se questiona – por se tratar de direitos e garantias individuais – pretensa violação ao status constitucional de cláusula pétrea conferido ao texto do artigo 228 da Constituição Federal que estabelece: “São penalmente inimputáveis os menores de dezoito anos, sujeitos às normas da legislação especial”.

Homem morre em acidente na BA-148, entre Livramento e Brumado

03 Jul 2015 - 11h30


Homem morre em acidente na BA-148, entre Livramento e Brumado
Foto: Reprodução/WhatsApp

Um acidente entre dois carros de passeio, registrado na BA-148, no trecho que liga os municípios de Brumado e Livramento de Nossa Senhora, deixou uma vítima fatal. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, João Cláudio Fernandes Matos, de 66 anos, dirigia com destino a São José dos Campos, em São Paulo, quando acabou sendo atingido por um veículo Strada. Ele tentava fazer uma manobra de retorno na pista quando a colisão aconteceu. Embora tenha sido socorrido pelo Samu 192, João Cláudio não resistiu aos ferimentos e morreu ainda na rodovia. Uma guarnição da 46ª CIPM esteve no local controlando o tráfego. Além disso, as Polícias Rodoviária Estadual e Técnica também foram acionadas.

Brasil não cumpriu quatro de cinco metas do movimento Todos pela Educação

03 Jul 2015 - 11h00


Brasil não cumpriu quatro de cinco metas do movimento Todos pela Educação

Das cinco metas estipuladas pelo movimento Todos Pela Educação (TPE), quatro não foram cumpridas pelo Brasil. É o que mostra um relatório da ONG, que será lançado hoje e aponta dificuldades principalmente nos objetivos relacionados à qualidade. O documento mostra alguns dos principais desafios que o país ainda precisa enfrentar na área educacional, como incluir cerca de 2,8 milhões de crianças de 4 a 17 anos na educação básica, garantir aos alunos aprendizado adequado e combater os motivos que fazem com que apenas 54% dos jovens concluam o ensino médio na idade certa. Em 2013, apenas 9,3% dos alunos do 3º ano do ensino médio aprenderam os conteúdos considerados adequados pelo movimento na disciplina, e 27,2% em português, valores abaixo das metas intermediárias definidas pela instituição para o ano, que eram, respectivamente, de 28,3% e 39%. No 9º ano da educação fundamental, os percentuais foram de 16,4% em matemática e de 28,7% em língua portuguesa – as metas intermediárias eram de, respectivamente, 37,1% e 42,9%. O 5º ano apresentou, respectivamente, 39,5% de alunos com aprendizado adequado em matemática, e 45,1% em língua portuguesa, inferior às metas de 42,3% e de 47,9%. A meta 4 não foi atingida já que 54,3% dos conseguiu concluir em 2013 a etapa final da educação básica na idade apontada como adequada. O objetivo era alcançar 63,7%. No ensino fundamental, 71,7% dos jovens concluíram até os 16 anos, menos que 84% desejados. A meta 5 determina a ampliação do investimento em educação e boa gestão dos recursos. Em 2013, o investimento público direto na área foi de 5,6% do Produto Interno Bruto (PIB) e o investimento específico em educação básica está no patamar de 4,7% -- em 2000, era de 3,2%. Até 2022, a meta é chegar a 5% nesse setor.

OAB diz que PEC da Maioridade Penal é inconstitucional

03 Jul 2015 - 10h30

A Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) criticaram a aprovação da proposta de emenda à Constituição que reduz a maioridade penal de 18 para 16 anos para crimes hediondos, homicídio doloso e lesão corporal seguida de morte. Segundo as entidades, a mudança é inconstitucional. Segundo o presidente da OAB, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, ele pretende recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF), caso a emenda seja aprovada pelo Senado, para questionar a validade da norma. Além de discordar da alteração da maioridade, o presidente entende que a matéria não poderia ser votada, por ter sido rejeitada na sessão anterior. "Constitucionalmente, a matéria rejeitada não pode ser votada no mesmo ano legislativo”, avaliou Coêlho. Em nota, a AMB declarou que a alteração é inconstitucional por abolir diretos e garantias individuais. A entidade afirma que o Artigo 228 da Constituição não pode ser alterado. O texto da norma diz: “São penalmente inimputáveis os menores de dezoito anos, sujeitos às normas da legislação especial”. A PEC da Maioridade Penal foi aprovada em primeiro turno, por 323 votos a 155 e 2 abstenções. Diante da aprovação, articulada pelo presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), parlamentares contrários à aprovação afirmaram que vão recorrer ao STF para suspender a tramitação.

Brumado: Gasolina de R$ 3,369 e Etanol a R$ 2,299 no Posto Sabrina

03 Jul 2015 - 10h00


Brumado: Gasolina de R$ 3,369 e Etanol a R$ 2,299 no Posto Sabrina
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

No Posto Sabrina II você encontra gasolina por apenas R$ 3,369 e Etanol a R$ 2,299. Aproveite a baixa no preço dos combustíveis, que estão inflacionados no país, e vá até o posto encher o tanque do seu veículo. Conhecido por vender o combustível mais barato da cidade, o Posto Sabrina II fica localizado na Rua Exupério Pinheiro Canguçu, em Brumado. O melhor combustível, com o melhor preço, é no Posto Sabrina II.

Brumado: Gasolina de R$ 3,369 e Etanol a R$ 2,299 no Posto Sabrina
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Igaporã: Vereador condena o não pagamento de salários a servidores municipais

03 Jul 2015 - 09h30


Igaporã: Vereador condena o não pagamento de salários a servidores municipais
Foto: Divulgação

Em nota, o vereador da cidade de Igaporã, Gerson Pereira Reis, o Nengo, condenou a medida adotada pela administração municipal ao não pagar os salários dos servidores antes do São Pedro, realizado entre 26 e 28 de junho. O parlamentar chegou a denunciar a “farra com o dinheiro público”. Para ele, a administração não demonstra compromisso “com aqueles que fazem o município andar apesar de tantos percalços e falta de gerência”. Segundo Nengo, o problema é consequência natural dos erros cometidos pela atual gestão. “Na nossa visão, prevíamos que isso mais cedo ou mais tarde iria acontecer, diante a situação de inchaço da máquina pública com pessoal  contatados e excessos de cargos pra agradar os partidários, comprometendo assim outros serviços  públicos essenciais”. O parlamentar ainda afirmou que a política administrativa adotada pela gestão municipal teria provocado um esvaziamento da festa na Praça do Forró e acarretado a diminuição nas vendas do comércio local, dependente do funcionalismo público. “É inadmissível que haja  uma prioridade de pagamento a empresas e outros serviços sobre  o cumprimento sagrado da folha de pagamento”, concluiu ele.

Ministra denuncia adesivos contra Dilma ao MPF

03 Jul 2015 - 09h00


Ministra denuncia adesivos contra Dilma ao MPF
Foto: Roberto Stuckert Filho/PR

A ministra Eleonora Menicucci, da Secretaria de Políticas para Mulheres da Presidência da República (SPM-PR), encaminhou denúncia ao Ministério Público Federal, à Advocacia Geral da União e ao Ministério da Justiça por causa de adesivos contra a presidente Dilma Rousseff. O material, que está sendo vendido em sites, coloca o rosto de Dilma na imagem de um corpo de mulher com as pernas abertas. O adesivo está sendo colado na entrada do tanque de combustível, sugerindo penetração sexual. Em comunicado, a Secretaria classifica o material como "violenta deturpação da imagem da presidente Dilma Rousseff" e solicita que os órgãos adotem diligências para impedir a produção, veiculação, divulgação, comercialização e utilização do material, bem como a apuração de responsabilidades civis e penais dos autores."Esclareço que a Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República tem como principal objetivo promover a igualdade entre homens e mulheres e combater todas as formas de preconceito e discriminação herdadas de uma sociedade patriarcal e excludente", enfatizou Menicucci. O Partido dos Trabalhadores usou sua página no Facebook para condenar o conteúdo dos adesivos e convocou uma campanha contra o que classifica como discriminação de gênero.

Após ser envenenada e baleada, cadela sobrevive e precisa ser adotada

03 Jul 2015 - 08h30


Após ser envenenada e baleada, cadela sobrevive e precisa ser adotada
Foto: Divulgação

Em Brumado, no Loteamento Maria de Lourdes, no Bairro Santa Tereza, tem sido cada vez mais comum casos de maus tratos contra animais. No local, diversos cães e gatos já foram envenenados ou baleados. O último caso ocorreu com uma cadela de nome Shakira, que já havia sido envenenada e salva pela Associação dos Protetores de Animais de Brumado. Segundo Marcela, uma das protetoras, Shakira desapareceu da rua onde costuma ficar e chamou a atenção dos moradores. A protetora relatou que, quando apareceu, estava se arrastando, sem conseguir andar e com marcas de tiros de chumbinho. “Ela é muito mansa, por isso mesmo é um alvo fácil da covardia de algum morador do loteamento que não gosta de animais”, disse a defensora. O veterinário Leo Viana foi acionado e conseguiu salvar a vida do animal. A Associação de Protetores não tem mais espaço para fazer resgates e pede para que Shakira seja adotada. “Ela já sofreu demais nas ruas. Ela é muito tranquila e ainda é uma filhotona”, disse Paulo Esdras. Quem quiser adotar Shakira ou servir de lar temporário para retirá-la do local onde sofre risco de morte, basta entrar em contato pelo telefone (77) 9992-2367.

Feriado de 2 de julho é comemorado com desfile no município de Caetité

03 Jul 2015 - 08h00


Feriado de 2 de julho é comemorado com desfile no município de Caetité
Foto: Divulgação

O feriado de 2 de julho foi comemorado na cidade de Caetité com um desfile cívico marcado pela participação popular. Para os moradores do município, comemorar a data é um dos momentos mais importantes no calendário ao longo do ano. O desfile teve a participação de escolas municipais e estaduais, fanfarras, Forças Armadas, filarmônicas, Maçonaria, Clube dos Desbravadores, vaqueiros, trabalhadores rurais, comunidades quilombola, além de 20 grupos de montaria que foram o destaque da festa. 

Feriado de 2 de julho é comemorado com desfile no município de Caetité
Foto: Divulgação

Depois da apresentação do desfile, o prefeito José Barreira, a presidente da Câmara Municipal, Jaquele Fraga, e o comandante da 94º Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), major Eduardo Moreira, fizeram juntos o hasteamento das bandeiras do Brasil, da Bahia e de Caetité. Ao som do Hino Nacional, cada um representou uma bandeira. O 2 de Julho em Caetité também recebe inúmeros visitantes da região. O desfile é realizado pela prefeitura, por meio das secretarias de Educação e de Cultura, com envolvimento das demais pastas.

Ivana Bastos recebe representantes de empresas italiana e sul-coreana e da Bahiafarma

03 Jul 2015 - 07h30


Ivana Bastos recebe representantes de empresas italiana e sul-coreana e da Bahiafarma
Foto: Divulgação

No começo da semana, a deputada Ivana Bastos recebeu os representantes da empresa italiana Bioimpianti, que produz órteses e próteses, Stefano Barbieri e Fábio Bedini, o diretor da sul-coreana Gendory INC, Chom Kyu Chong, que realiza teste rápidos de doenças com HIV e Sífilis, e o diretor geral da Bahiafarma, Ronaldo Dias. A Bahiafarma, através de parceria com as empresas estrangeiras, visa adquirir tecnologias para a produção de órteses, próteses e testes rápidos para doenças como HIV, HCV e Sífilis. Segundo o superintendente de Desenvolvimento Econômico do Estado, Paulo Guimarães, já foram iniciadas as negociações para que o Ministério da Saúde adquira os produtos da Bahiafarma. Bastos considera que, além de trazer benefícios para a saúde da população, a iniciativa contribui para o crescimento do setor econômico. “Recebi a visita dos diretores e fiquei encantada com o projeto e com o comprometimento dos empresários. Acredito que a Bahia terá a tecnologia necessária para a produção das próteses e órteses, bem como para realização dos testes rápidos, o que contribuirá significativamente para a realização de implantes ortopédicos, assim como para o desenvolvimento da economia do estado”, disse.