Brumado Notícias

Brumado Notícias

  • Construção civil sofre queda, mas se mantém na linha de frente em Brumado

  • Estudantes prometem paralisar aulas em Malhada de Pedras por falta de limpeza em escola

  • Brumado: Avenida com obra inacabada está interditada há quatro anos

  • Brumado: Prefeitura prorroga prazo para pagamento da primeira parcela do IPTU

Candiba: Produtores discutem política agrícola em primeiro encontro realizado no município

25 Mai 2016 - 18h30


Candiba: Produtores discutem política agrícola em primeiro encontro realizado no município

No último dia 20, cerca de 400 agricultores participaram do I Encontro de Produtores Rurais de Candiba, promovido pela Associação Beneficente Rosa Choque, com o apoio da Secretaria de Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura do Estado da Bahia. O evento contou com palestras sobre temas de relevância para a zona rural do município. Uma das fundadoras da entidade e idealizadora do movimento, a médica Alécia Prado, disse que o encontro foi realizado porque o produtor rural precisa de apoio e de sustentação para continuar sua caminhada produtiva.  Presente na abertura oficial, o Secretário de Agricultura do Estado da Bahia, deputado licenciado Vitor Bonfim, enumerou uma série de projetos e programas disponíveis na pasta, que estão à disposição do homem do campo. Na oportunidade, representantes da Coelba falaram sobre energia rural destacando o Programa Linha Verde, que possibilita a economia de energia no campo. Além disso, a técnica da CAR, Itamar Pina, falou sobre o Projeto Bahia Produtiva e os representantes da ADAB palestraram acerca do “uso correto e seguro das embalagens de agrotóxicos”, que integra o Projeto Campo Limpo. Os participantes consideraram o evento bastante produtivo e esclarecedor.

Construção civil sofre queda, mas se mantém na linha de frente em Brumado

25 Mai 2016 - 18h00


Construção civil sofre queda, mas se mantém na linha de frente em Brumado
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em época de recessão na economia, os setores da indústria e do comércio acabam sofrendo os maiores impactos. Em Brumado, a exemplo do resto do país, a atual crise tem atingido principalmente o comércio de calçados e confecções em geral. Dados da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) apontam uma redução entre 30% e 40% nas vendas só neste primeiro semestre de 2016, sem contar o acumulado do ano passado. A situação reflete em muitas demissões. Ainda segundo informações do órgão, o comércio de materiais de construção sofreu um impacto de 10%, mas, mesmo assim, se mantém na linha de frente dos segmentos que colaboram com o aquecimento da economia local. O site Brumado Notícias ouviu alguns empresários do ramo e eles atestaram os números, descrevendo que o impacto maior foi sentido após a paralisação das obras da Ferrovia de Integração Oeste Leste (Fiol). Apesar disso, com o andamento de algumas obras públicas, como reformas de prédios escolares, o comércio tem conseguido respirar nesses tempos críticos. 

Construção civil sofre queda, mas se mantém na linha de frente em Brumado
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Mesmo em época desfavorável, as construções que mais surgem na cidade são prédios.Há um grande investimento, tanto em prédios residenciais quanto comerciais, emergindo no município, o que aponta outra característica do mapeamento da economia local: construir prédios está se tornando mais viável do que adquirir terrenos, uma vez que o imóvel supervalorizou no município nos últimos anos. Para os mais cautelosos, as previsões não são das mais animadoras a curto prazo para quem está investindo em prédios visando locações, pois, com a projeção na política nacional, é esperada uma recessão ainda maior até o final deste ano. “Talvez nossa economia só passe a se reafirmar a partir do segundo semestre de 2018, o que tornaria os segmentos comerciais novamente pujantes, mas até lá poucos têm se arriscado nos altos investimentos”, comentou um comerciante da construção civil.

Juro do cheque especial sobe para 308% ao ano em abril, um recorde desde 1994

25 Mai 2016 - 17h30

Os juros médios cobrados pelos bancos nas operações com cheque especial atingiram em abril o patamar de 308,7% ao ano – o maior desde o início da série histórica, em julho de 1994, ou seja, em quase 22 anos. Os números foram divulgados nesta quarta-feira (25) pelo Banco Central. Em relação a março, quando estavam em 300,8% ao ano, os juros cobrados do cheque especial tiveram aumento de 7,9 pontos percentuais. Nos últimos 12 meses até abril, a alta foi de 82,8 pontos percentuais - estavam em 225,9% ao ano em abril de 2015. Junto com o cartão de crédito rotativo, os juros do cheque especial estão entre os mais altos do mercado. Esses empréstimos, alertam os especialistas, só devem ser utilizados em momentos de emergência e por um prazo curto. A inadimplência do cheque especial somou 14,4% em abril.

Brumado: Associação de moradores promoverá o resgate do Arraiá Pé de Serra do Bairro Baraúnas

25 Mai 2016 - 17h00


Brumado: Associação de moradores promoverá o resgate do Arraiá Pé de Serra do Bairro Baraúnas

Com o apoio de parte do comércio local e da secretaria municipal de esporte, cultura e lazer, a Associação de Moradores do Bairro Baraúnas está organizando o resgate do Arraiá Pé de Serra, que este ano celebrará a sua décima edição nos dias 18 e 19 de junho. O evento já tem as atrações locais confirmadas: Bonde Apaixonado, Jessik e Patrik, Adriano Oliveira e Luba do Sax, e Serginho Cardoso. Na programação consta ainda a apresentação da tradicional Quadrilha Pé de Serra, além de brincadeiras típicas dessa época do ano, como quebra de pote, corrida de saco e subida ao pau de sebo. A praça de alimentação terá comidas e bebidas típicas, além de sorteio de prêmios.

TJ-BA mantém liminar que reduziu taxa de esgotamento sanitário em Guanambi

25 Mai 2016 - 16h30


TJ-BA mantém liminar que reduziu taxa de esgotamento sanitário em Guanambi
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJ-BA) manteve a liminar que reduziu a taxa de esgotamento sanitário na cidade de Guanambi. O órgão negou efeito suspensivo pretendido pela Empresa Baiana de Águas e Saneamentos S/A (Embasa) e reiterou a decisão. A empresa vinha faturando o índice mensal na casa de 80% e o juiz Almir Edson Lélis Lima determinou que a cobrança fosse na ordem de 40% para as faturas emitidas a partir de abril de 2016. Agora, o processo segue o seu curso normal, tendo a Embasa oferecido contestação e o cartório promovido a remessa dos autos ao Ministério Público para oferecer impugnação de estilo aos termos da peça de defesa mencionada, tendo sido promovida a publicação do respectivo Edital de Citação aos Terceiros possíveis interessados, como previsto em lei. A liminar da Comarca de Guanambi já vem sendo cumprida desde o mês de abril/16, com as faturas apresentando o índice mensal de 40% de taxa de esgoto.

Estudantes prometem paralisar aulas em Malhada de Pedras por falta de limpeza em escola

25 Mai 2016 - 16h00


Estudantes prometem paralisar aulas em Malhada de Pedras por falta de limpeza em escola
Foto: Brumado Notícias

A exemplo do que vem ocorrendo na maioria das escolas públicas estaduais na Bahia, a unidade localizada no município de Malhada de Pedras também está em estado precário por conta da falta de servidores para realizarem a limpeza das dependências. Em nota enviada a redação do site Brumado Notícias, os alunos afirmaram que vão protestar em prol do pagamento das servidoras terceirizadas, que estão com os salários atrasados e paralisaram as atividades. Os estudantes enviaram fotos que registram a sujeira do interior do prédio e descrevem que há insetos mortos na caixa d’água que abastece os bebedouros. “Vamos parar tudo aqui, pois essa falta de higiene está virando um caso de saúde pública e não queremos ser contaminados por algum tipo de doença por causa dessas condições precárias em que se encontra a nossa escola. Esperamos que depois dessa o governo tenha em seu quadro de apoio pessoas e empresas sérias que não coloquem em risco a segurança e bem estar da população. Se a empresa não quer pagar as tias, então dê as contas e o próprio estado contrate e pague esses funcionários”, disseram, na nota.  

Mulher é morta a facadas pelo companheiro em Ibicoara

25 Mai 2016 - 15h30


Mulher é morta a facadas pelo companheiro em Ibicoara
Foto: Informe Barra

Na última terça-feira (24), uma mulher de 46 anos morreu com vários golpes de faca desferidos pelo companheiro, identificado como Reinaldo Oliveira Silva, de 38 anos, com quem havia iniciado um relacionamento a poucos meses. De acordo com o Informe Barra, o crime aconteceu em Cascavel, no Distrito de Ibicoara, na Chapada Diamantina. Segundo informações da polícia, Magnólia dos Santos Duranes Rodrigues já havia sido agredida outras vezes e queria a separação. Na segunda-feira (23), ela registrou uma ocorrência contra o companheiro na delegacia de Barra da Estiva. Inconformado, Reinaldo matou Magnólia a facadas. Após o crime, ele foi preso e está à disposição da justiça.

Brumado: Avenida com obra inacabada está interditada há quatro anos

25 Mai 2016 - 15h00


Brumado: Avenida com obra inacabada está interditada há quatro anos
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Quatro anos já se passaram desde que foi inaugurada a Praça Bráulio Araújo Bonfim, que faz elo entre as Avenidas Ana Lídia Viana Cardoso e Clemente Gomes, ao lado do quartel do Tiro de Guerra, em Brumado. No entanto, os moradores da Avenida Clemente Gomes convivem com a obra de pavimentação que foi paralisada no local, restando pouco mais de 200 metros para concluir o percurso. A obra começou nos dois sentidos da via, mas desde 2012 encontra-se estacionada. Com isso, os moradores providenciaram uma barricada de pedra para impedir a passagem de veículos no trecho - já são quatros anos de via interditada com o protesto popular apontando a falta de ação do poder público. No local, até já nasceu um pé de mamona. “Isso aqui é uma vergonha para nossa cidade. Não entendemos até hoje o porquê de apenas 200 metros de rua sofrer com esse descaso”, disse um morador.

CARP convida para o Aprofundamento de Cura Interior em Brumado

25 Mai 2016 - 14h30


CARP convida para o Aprofundamento de Cura Interior em Brumado

Em Brumado, a Comunidade de Adoradores e Resgate da Paz (CARP) está realizando o evento denominado “Aprofundamento de Cura Interior”, que acontece entre os dias 10 e 12 de junho, no auditório do Colégio Nice Públio. Com o tema “Curados Pela Misericórdia do Pai”, nesta edição, o evento contará com a presença do Padre Pedro Mariano, e da Comunidade Aliança de Misericórdia, do estado de São Paulo. O aprofundamento terá início na sexta-feira (10), às 19h30, com a Santa Missa. A programação inclui pregações, adoração e celebrações, além de praça de alimentação e o Carp Kids. Todos estão convidados a participar!

Brumado: Prefeitura prorroga prazo para pagamento da primeira parcela do IPTU

25 Mai 2016 - 14h00


Brumado: Prefeitura prorroga prazo para pagamento da primeira parcela do IPTU
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Através do Decreto 4.864, de 24 de maio de 2016, a prefeitura municipal de Brumado prorrogou o prazo de vencimento da primeira parcela do Imposto sobre Propriedade Predial e Territorial Urbana - IPTU para o dia 10 de junho de 2016, bem como da cota única com desconto de 10% (dez por cento), conforme estabelecido no respectivo carnê. No caso de pagamento parcelado, continuam prevalecendo os prazos para as demais parcelas nas datas de 30/06/2016, 29/07/2016 e 31/08/2016.

Congresso autoriza déficit de até R$ 170,5 bilhões

25 Mai 2016 - 13h30

O Congresso Nacional aprovou na madrugada desta quarta-feira (25), em sessão conjunta de deputados e senadores, o projeto de lei que reduz a meta fiscal de 2016 e autoriza o governo federal a fechar o ano com um déficit de até R$ 170,5 bilhões nas contas públicas. Se confirmado esse déficit ao final do ano, será o pior resultado da série histórica iniciada em 1997. A aprovação da meta era considerada essencial pela equipe econômica do governo do presidente em exercício Michel Temer porque, sem essa permissão para fechar o ano com déficit, várias despesas teriam que ser cortadas, o que afetaria investimentos e programas sociais. Segundo a equipe econômica, a meta de até R$ 170,5 bilhões é um "teto". O objetivo é que o rombo fiscal seja menor do que este valor neste ano. Inicialmente, o governo da presidente afastada, Dilma Rousseff, havia pedido uma revisão da meta fiscal, para autorizar déficit de R$ 96 bilhões. Na última sexta-feira (20), a equipe econômica do presidente em exercício, Michel Temer, apresentou projeto revendo esse valor para R$ 170,5 bilhões.

Ex-funcionária pública de Brumado morre devido a quadro grave de anemia

25 Mai 2016 - 13h00


Ex-funcionária pública de Brumado morre devido a quadro grave de anemia

Uma ex-funcionária pública de Brumado faleceu em um hospital da cidade de Vitória da Conquista, na noite de terça-feira (24). Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, Rosa Viana não resistiu às complicações de um caso grave de anemia e veio a óbito. Ainda não foram divulgados o horário e local do sepultamento. Rosa era muito conhecida na cidade e bastante querida no colégio em que trabalhava.

Ministro da Fazenda diz que governo descarta elevar impostos no momento

25 Mai 2016 - 12h30


Ministro da Fazenda diz que governo descarta elevar impostos no momento
Foto: Eliaria Andrade/O Globo

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, disse que o governo não está no momento considerando aumento de impostos. Segundo o ministro, o governo vai tomar medidas como a contenção dos gastos públicos para evitar a elevação da carga tributária e poderá reduzir subsídios. “Em último caso, em algum momento, pode-se temporariamente estabelecer ou propor algum imposto, se for necessário, à frente. Há consenso de que a carga tributária brasileira hoje já está num nível elevado. É importante não sobrecarregar ainda mais a sociedade com impostos”, disse Meirelles. O ministro também destacou que a devolução de aproximadamente R$ 100 bilhões do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) ao Tesouro Nacional faz parte da boa gestão das contas públicas. “Esses recursos estavam ociosos, causando custo desnecessário. Estamos fazendo uma boa gestão das contas públicas, como mencionou o presidente Temer”, disse.

Radialista brumadense Emanoel Fernandes vira ícone em Livramento de Nossa Senhora

25 Mai 2016 - 12h00


Radialista brumadense Emanoel Fernandes vira ícone em Livramento de Nossa Senhora
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em poucas semanas, o radialista brumadense Emanoel Fernandes conseguiu a aprovação dos ouvintes da cidade de Livramento de Nossa Senhora e já é visto como um ícone nos veículos de comunicação local. Fernandes está comandando um programa de jornalismo ao meio dia na Rádio 88 FM, levando ao público os debates e denúncias de interesse comunitário, com foco nos temas mais relevantes do dia a dia no município. Ele vai às ruas ouvir os moradores, colher informações e buscar as respostas das autoridades sobre as cobranças populares. “Nosso interesse é dar aos ouvintes a oportunidade de serem ouvidos e atendidos. Não estamos fazendo um programa parcial ou político. Estamos dando voz e vez ao povo”, disse o radialista ao site Brumado Notícias.

Estiagem afeta quase 70% dos municípios de Pernambuco

25 Mai 2016 - 11h30


Estiagem afeta quase 70% dos municípios de Pernambuco

Quase 70% dos 185 municípios de Pernambuco estão em situação de emergência por causa da estiagem severa, que já dura mais de quatro anos. O reconhecimento da situação de emergência permite que o município receba, por exemplo, recursos e equipes federais para minimizar os estragos e atender necessidades básicas da população, além de dispensar licitação para serviços urgentes relacionados ao desastre. Uma das providências mais comuns é a contratação de carros-pipa para distribuição de água em municípios com colapso de abastecimento. Em relação ao acesso a água, a seca é mais severa no agreste, onde as principais fontes de abastecimento estão quase vazias. Dados da Companhia Pernambucana de Abastecimento (Compesa) indicam que dez cidades estão em colapso completo atualmente, o que significa que não há mais água encanada sendo fornecida. Já a Coordenadoria de Defesa Civil de Pernambuco (Codecipe) informa que o número de municípios atendidos por carros-pipa em sua gestão são 50 no agreste e seis no sertão. Para atendê-los, 250 veículos foram disponibilizados para o agreste e 83 para o sertão. As informações são da Agência Brasil.

Localidades de Brumado vão receber esgotamento sanitário a pedido do vereador Castilho Viana

25 Mai 2016 - 11h00


Localidades de Brumado vão receber esgotamento sanitário a pedido do vereador Castilho Viana
Foto: Divulgação

Na última segunda-feira (23), o vereador Castilho Viana (PSB) se reuniu com o secretário municipal de infraestrutura, André Cardoso, a fim de verificar os detalhes finais para serem iniciadas as obras do sistema de captação de esgoto da Rua Padre Cícero, no Bairro São José, e do Loteamento Maria de Lourdes, localizado próximo ao Bairro Santa Tereza, em Brumado. Castilho relatou que saiu bastante satisfeito da reunião com a informação de que nas próximas semanas as duas obras podem ser iniciadas. Para o parlamentar, esta obra é uma grande conquista para todos os moradores, já que tanto a Rua Padre Cícero, quanto todo o loteamento, precisam do sistema de captação de esgoto de forma urgente. “Espero que o prefeito assine a ordem de serviço o quanto antes para atender o nosso pedido, já que a nossa cobrança e luta por essas duas obras se estendem por vários meses. Aguardaremos ansiosos para que logo seja contemplado o nosso pedido, realizando assim um sonho antigo de toda a comunidade”.

Conheça as câmaras frigoríficas da Thermo Dynâmica

25 Mai 2016 - 10h30


Conheça as câmaras frigoríficas da Thermo Dynâmica

Em Brumado, na Thermo Dynâmica você encontra as melhores câmaras frigoríficas feitas sob medida para a sua necessidade. Trabalhando com venda, instalação e montagem de câmaras frigoríficas, a Thermo Dynâmica oferece garantia de qualidade, segurança e as melhores condições de pagamento. Essas câmaras são utilizadas para estocar produtos a baixas temperaturas. Como as câmaras frias trabalham com temperaturas muito baixas é necessário que se faça o isolamento correto de sua estrutura, evitando assim a deterioração do equipamento e a redução do isolamento térmico. Faça uma visita à loja, que fica localizada na Rua Teodoro Sampaio, 222, Centro, e conheça toda a linha de produtos da Thermo Dynâmica. Os telefones são (77) 3441-1786 / 3441-7397.

Estudante de Caetité ganha concurso Garota Entrevip Guanambi 2016

25 Mai 2016 - 10h00


Estudante de Caetité ganha concurso Garota Entrevip Guanambi 2016
Foto: Divulgação

O concurso Garota Entrevip Guanambi 2016 foi realizado na última sexta-feira (20), no Clube Recreio Tênis Club, em Guanambi. Vinte garotas participaram da seleção e a campeã foi a caetiteense Quéren Macedo, de 19 anos, que encantou os jurados com sua beleza. A vencedora levou para casa o prêmio de R$ 1 mil, brinde de lojas patrocinadoras do evento, além de um ano de publicidade na revista Entre Vip. A jovem reside atualmente em Guanambi, onde estuda em um curso universitário. O concurso é promovido pela empresária Daniela Milhazes, proprietária da revista Entre Vip.

Estudante é estuprada após ser abordada na porta da escola por 'amigo' da internet

25 Mai 2016 - 09h30

Um homem de 22 anos teve o mandado de prisão preventiva cumprido na segunda-feira (23), suspeito de ter estuprado uma adolescente de 16 anos em Pontes e Lacerda, a 483 km de Cuiabá. Segundo o G1, o suspeito mantinha contato com a estudante há quatro meses, por meio de uma rede social. De acordo com a vítima, até o dia do ocorrido, ambos não se conheciam pessoalmente. O crime aconteceu após o rapaz ligar para a jovem e perguntar onde ela estava. A estudante afirmou ter dito ao suspeito que saía da escola. Minutos depois, a jovem disse que sentiu uma arma em suas costas e que o homem ordenou a ela que entrasse em um carro próximo. À polícia, a jovem contou que o suspeito a levou para uma estrada de chão, onde o estupro aconteceu. A adolescente conseguiu ferir o homem no pulso, fugindo em seguida. Na estrada, a vítima ligou para uma tia, que a socorreu. Após o estupro, o suspeito ainda teria ligado e ameaçado a vítima.

Seca e crise ameaçam a cultura e tradição do vaqueiro em Brumado

25 Mai 2016 - 09h00


Seca e crise ameaçam a cultura e tradição do vaqueiro em Brumado
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A tradicional cultura do vaqueiro está vivendo tempos de ameaça de extinção por conta dos ideais das novas gerações do sertão, que, ao invés de promover a tradição herdada de seus ancestrais, tem preferido os métodos modernos para realizar as atividades de tocador de gado. Além disso, a atual crise econômica e a seca têm feito alguns jovens vaqueiros trocarem o assento das selas pelo assento das motocicletas no momento de levar o rebanho ao pasto ou aos mananciais de água. O site Brumado Notícias flagrou um desses jovens vaqueiros conduzindo o gado em uma motocicleta na região do distrito de Cristalândia, o que, segundo alguns moradores da localidade, está se tornando um hábito comum na região. “Com a seca está difícil manter os animais, pois, além da água, falta também a vegetação do campo e, com a crise que estamos passando, mesmo com a gasolina em alta, está mais barato tocar o gado com a moto do que com o cavalo. Não era a nossa intenção, mas o período crítico nos afetou até no nosso prazeroso labor do dia a dia. Essa crise está nos fazendo perder a nossa identidade”, comentou o sertanejo Francisco de Souza.

Empossado, novo ministro da Cultura quer diálogo e participação social

25 Mai 2016 - 08h30


Empossado, novo ministro da Cultura quer diálogo e participação social
Foto: Reprodução

Ao tomar posse como ministro da Cultura nesta terça-feira (24), o ex-secretário de Cultura da cidade do Rio de Janeiro, Marcelo Calero, agradeceu ao presidente da República em exercício, Michel Temer (PMDB), por dar “espaço” à área. Ele afirmou que agirá de forma “republicana” e “nunca a serviço de um projeto de poder”. “Os programas da Prefeitura do Rio são vivo exemplo de gestão republicana. Modelo que será observado com máximo rigor. O partido da cultura é a cultura, não qualquer outro. Estaremos sujeitos àquilo que a sociedade demanda, nunca a serviço de um projeto de poder”, afirmou, indicando que financiamentos a projetos não observarão preferências partidárias dos artistas. Ao assumir interinamente a Presidência, Temer anunciou uma reestruturação dos ministérios, que incluiu a extinção do Ministério da Cultura, transformado em uma secretaria do Ministério da Educação. A decisão de Temer gerou fortes críticas por parte da classe artística. No último fim de semana, porém, diante da polêmica em torno do assunto, o ministro da Educação, Mendonça Filho, anunciou que Temer havia recuado e decidido recriar o Ministério da Cultura, por meio de uma medida provisória, publicada na segunda (23), no “Diário Oficial da União”. Segundo Mendonça, a decisão de recriar o MinC foi um gesto para "serenar os ânimos" e de “reconciliação”.

Com atraso nos salários das faxineiras, escolas estaduais ficam sem aula em Brumado

25 Mai 2016 - 08h00


Com atraso nos salários das faxineiras, escolas estaduais ficam sem aula em Brumado
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O CEEP e o Colégio Estadual de Brumado começaram a semana sem aula. As faxineiras que prestam serviços terceirizados para a secretaria estadual de educação cruzaram os braços e a direção das duas unidades de ensino suspenderam as atividades escolares até que a situação seja normalizada. Na última sexta-feira (19), os alunos das duas unidades participaram de uma passeata cobrando do governo e da empresa que presta os serviços o pagamento das servidoras, que estão com os vencimentos atrasados há três meses. Segundo apurou o site Brumado Notícias, além dos salários, as faxineiras também cobram alguns adicionais que não estão sendo cumpridos, como o auxílio alimentação. Sem resposta do governo, as terceirizadas continuam com as atividades paralisadas e não há previsão para o retorno das aulas nas escolas.

Médico do Samu mata colega e depois se mata

25 Mai 2016 - 07h00


Médico do Samu mata colega e depois se mata
Foto: Thomaz Fernandes

Um médico atirou em outro e depois se matou dentro da central do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Piracicaba, em São Paulo, na manhã de terça-feira (24). O crime aconteceu por volta das 11h, no refeitório da unidade. O médico baleado morreu no local. O atirador foi socorrido, mas chegou sem vida ao hospital. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, Jorel Bottene tinha 52 anos, era clínico geral e não estava na escala de trabalho de terça. Ele chegou à unidade do Samu e atirou quatro vezes contra Deives Dias de Oliveira, de 40 anos, que era coordenador da Central de Vagas do Sistema Único de Saúde (SUS) de Piracicaba. Os tiros atingiram Oliveira em uma das pernas, no tórax, no abdômen e na cabeça. Em seguida, segundo a pasta, Bottene atirou contra o próprio peito. Ele foi levado pelos colegas de Samu até a Santa Casa da cidade, mas morreu a caminho do hospital. Ainda não foram divulgados detalhes sobre o motivo do crime, apenas que Bottene era subordinado à vítima no serviço.

Obras do Campus da Uneb em Brumado podem ser iniciadas em 2018

25 Mai 2016 - 00h00


Obras do Campus da Uneb em Brumado podem ser iniciadas em 2018
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A luta para a construção da sede própria da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) em Brumado tem novos e animadores capítulos para a classe estudantil da região. Na última segunda-feira (23), durante a inauguração da nova sede da Uneb na cidade, o reitor José Bites de Carvalho e o prefeito Aguiberto Lima Dias (PDT) detalharam o processo de doação de terreno para a construção do campus na Fazenda Lamarão. Os discursos foram de muita expectativa e se falou de um provável início das obras em 2018 e uma inauguração em 2020. O empresário Alípio Joaquim da Silva (AJS Empreendimentos) fez a doação de 40 mil metros quadrados de área nas proximidades dos Recantos dos Pássaros e da Vila para a construção da unidade educacional. Em contrapartida, a prefeitura ainda pretende conceder a Uneb mais 10 mil metros quadrados que seria de área verde, o que precisa ser aprovado pela Câmara de Vereadores de Brumado. Segundo apurou o site Brumado Notícias, a Universidade estima um investimento de R$ 15 milhões para a construção e estruturação do campus e vai buscar apoio do Governo da Bahia, bem como de grandes empresas da capital do minério. O empresário Alípio Joaquim da Silva já assinou um termo de compromisso de doação do terreno. A Uneb de Brumado foi criada em 02/11/2001 e, após uma longa batalha, poderá contar com a sua sede própria, bem como a criação de novos cursos universitários na cidade.