Brumado Notícias

Brumado Notícias

  • Brumado: Esquecida no tempo, usina do algodão nunca funcionou em Ubiraçaba

  • Brumado: Agentes de trânsito ajuízam ação contra o vereador Weliton Lopes

  • Brumado: Coelba diz que corte em residência foi devido e orienta clientes a retirar segunda via

  • Jovem caminhoneiro que residia em Brumado morre ao tombar caminhão na BR-030 em Caetité

Brumado: Esquecida no tempo, usina do algodão nunca funcionou em Ubiraçaba

05 Mai 2016 - 00h00


Brumado: Esquecida no tempo, usina do algodão nunca funcionou em Ubiraçaba
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Um pequeno elefante branco e mais uma grande frustração de R$ 150 mil para os produtores de algodão está abandonada no tempo há dez anos, no distrito de Ubiraçaba, em Brumado. A usina de beneficiamento de algodão da localidade, construída com dinheiro do estado e uma pequena contrapartida do município, seria um divisor de águas para os produtores de algodão da região. O projeto piloto e único em todo o estado não decolou e a usina nunca foi utilizada para sua finalidade. O site Brumado Notícias esteve na usina localizada na área da sede da associação comunitária do distrito e registrou todo o galpão sofrendo com a ação do tempo, bem como o caro maquinário adquirido para beneficiar o algodão e formar fardos de pluma. 

Brumado: Esquecida no tempo, usina do algodão nunca funcionou em Ubiraçaba
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Vice-presidente da associação comunitária, Gilberto Sobrinho, o Pelé, disse a nossa reportagem que as máquinas foram ligadas uma única vez apenas para testes. O líder comunitário relatou que, na época da sua inauguração, havia uma grande expectativa com o empreendimento, mas logo a mesma virou frustração. Segundo ele, mesmo com os esforços dos órgãos estaduais, a usina, que tem capacidade de produzir fardos de 115 kg de plumas, nunca funcionou, pois o mercado exigia fardos com quase o dobro do peso que seria produzido na localidade. 

Brumado: Esquecida no tempo, usina do algodão nunca funcionou em Ubiraçaba
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

No entanto, Pelé ponta que, além da questão envolvendo o mercado financeiro, faltaram também ações políticas e união dos produtores para captar recursos e mecanismos para o funcionamento da usina. Frederico Neves, atual secretário municipal de agricultura, que na época era gerente de escritório da EBDA e esteve à frente do projeto, destacou que a alternância de governo na ocasião também foi um agravante que impediu o funcionamento da usina. Neves acrescentou que, além dos prejuízos relatados, houve a perda de uma grande mão de obra qualificada para os trabalhos na tecelagem na região. O secretário afirmou que acredita que um dia a usina possa ser ativada para atender o seu objetivo.

Impeachment: Relator no Senado apresenta relatório a favor de processo

04 Mai 2016 - 18h30


Impeachment: Relator no Senado apresenta relatório a favor de processo
Foto: Reprodução

O relator do processo de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff (PT), senador Antonio Anastasia (PSDB-MG), deu parecer favorável à tramitação do processo no Senado, nesta quarta-feira (4). Segundo o relatório do tucano, há elementos suficientes para que o processo seja aberto e a petista julgada por crime de responsabilidade. Dilma é acusada de editar, em 2015, créditos suplementares e de usar dinheiro de bancos federais em programas do Tesouro, as chamadas “pedaladas fiscais”. “Em face do exposto, consideramos que os fatos criminosos estão devidamente descritos, com indícios suficientes de autoria e materialidade, há plausibilidade na denúncia e atendimento aos pressupostos formais, restando, portanto, atendidos os requisitos exigidos pela lei para que a denunciada responda ao processo de impeachment”, diz Anastasia. Como já ocorreu em outras sessões, senadores governistas e de oposição bateram boca e a sessão foi suspensa por um minuto.

Brumado: Agentes de trânsito ajuízam ação contra o vereador Weliton Lopes

04 Mai 2016 - 18h00


Brumado: Agentes de trânsito ajuízam ação contra o vereador Weliton Lopes
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Por se sentirem ofendidos com os últimos pronunciamentos do vereador Weliton Lopes (DEM), vários agentes de trânsito compareceram ao juizado de pequenas causas, onde moveram uma ação contra o parlamentar. Em nome da categoria, o agente Osmar Botelho disse em entrevista ao site Brumado Notícias que o vereador não mediu as consequências em seus ataques no legislativo quando citou que a Superintendência Municipal de Trânsito e Transporte se transformou em uma máquina de aplicar multas. O agente alega que as palavras do vereador incitaram a população contra a categoria, que no momento está inibida de exercer corretamente a função temendo agressões físicas. “Por várias vezes, o vereador ofendeu a nossa categoria, quando falou, por exemplo, que vai derrubar todas as autuações por nós aplicadas. Ele passa a mensagem de que nós não estamos cumprindo com a nossa função e não estamos obedecendo as normas de trânsito. Quando ele proferiu aquelas palavras passamos a ser ofendidos nas vias públicas. Hoje não estamos mais podendo abordar uma pessoa para apontar qualquer irregularidade que já somos hostilizados. O vereador acabou incitando a população contra nós. Estamos evitando abordagens até visando preservar nossa segurança. Fomos capacitados e todo santo dia trabalhamos em cima disso, com a legislação em mãos. Ele deveria estudar um pouco o que é o trabalho de uma categoria antes de ofender, pois estamos aqui no intuito de buscar melhorias para o trânsito. Além de nos ofender, ainda nos chamou de incompetentes. Gostaria que ele tirasse um dia para realizar esse trabalho conosco, assim ele iria entender melhor o que é a função de um agente de trânsito”, pontuou. Além do parlamentar, os agentes também moveram uma ação contra um blog local, alegando que o veículo de comunicação divulgou matéria inverídica a respeito do órgão de trânsito e dos agentes.

Condenada por matar os pais, Suzane Richthofen sai da prisão para o Dia das Mães

04 Mai 2016 - 17h30


Condenada por matar os pais, Suzane Richthofen sai da prisão para o Dia das Mães
Foto: Tuca Vieira/Folhapress

Condenada a 39 anos por matar os pais, Suzane von Richthofen deixou na manhã desta quarta-feira (4) a Penitenciária Santa Maria Eufrásia Pelletier, de Tremembé (SP), para cumprir indulto de Dia das Mães. A jovem conseguiu adiantar em um dia a saída temporária. As outras presas beneficiadas só poderão sair na quinta-feira (5), a partir das 8h. Suzane deve voltar para a penitenciária na próxima terça-feira (10), junto com as outras detentas. Essa é a segunda vez que Suzane é autorizada a deixar a unidade. A primeira vez aconteceu no feriado de Páscoa. Segundo o advogado Rui Freire, a saída foi adiantada por questão de segurança.

Brumado: Coelba diz que corte em residência foi devido e orienta clientes a retirar segunda via

04 Mai 2016 - 17h00


Brumado: Coelba diz que corte em residência foi devido e orienta clientes a retirar segunda via
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Um morador da Rua Osvaldo Cruz, em Brumado, procurou a reportagem do site Brumado Notícias para denunciar a Coelba. Na ocasião, ele apresentou uma conta de energia de sua casa com data de vencimento para o dia 23 de março, alegando que o documento só foi entregue na manhã da última sexta-feira (29). Segundo ele, uma equipe da empresa esteve na sua residência e cortou a energia do local pela falta de pagamento da mensalidade em atraso. Em resposta, a Coelba disse que a suspensão do fornecimento de energia foi devida, uma vez que a conta de energia com vencimento no dia 28 de março estava em aberto. A Coelba orienta que, caso o cliente não receba alguma fatura de energia, pode retirar a segunda via no site www.coelba.com.br, na agência de atendimento ou abrir reclamação para que a situação seja verificada através do 0800 071 0800.

Jovem caminhoneiro que residia em Brumado morre ao tombar caminhão na BR-030 em Caetité

04 Mai 2016 - 16h30


Jovem caminhoneiro que residia em Brumado morre ao tombar caminhão na BR-030 em Caetité
Foto: Reprodução/WhatsApp

Com apenas 26 anos de vida, morreu nesta quarta-feira (04) o jovem caminhoneiro Willia Damacena. Ele trafegava pela BR-030, no trecho conhecido como curva do Peri-Peri, em Caetité, quando perdeu o controle de direção do caminhão carregado de tomate e chocou-se contra um barranco. Em seguida, o veículo capotou à margem da rodovia. O Samu 192 foi acionado, mas ao chegar ao local encontrou o caminhoneiro sem vida. O corpo foi removido para o Instituto Médico Legal de Guanambi, onde a família aguarda a liberação para ser transferido para o velório e sepultamento em Brumado.

Brumado: Comissão que acompanha atividades do Parque Eólico articula novas ações

04 Mai 2016 - 16h00


Brumado: Comissão que acompanha atividades do Parque Eólico articula novas ações
Foto: Eliana Costa

Nesta quarta-feira (4), a Comissão de Vereadores composta para acompanhamento das atividades do Parque Eólico, em Brumado, se reuniu após a audiência pública realizada no último fim de semana, no Distrito de Cristalândia. Na reunião, os vereadores avaliaram os pontos levantados durante a audiência, dentre os quais a questão das vagas que estão sendo disponibilizadas pela empresa. Os moradores da região não estariam sendo priorizados, mesmo com capacitação para os trabalhos. A comissão elaborou ofício que será encaminhado à Secretaria de Trabalho e Renda solicitando informações acerca das contratações. Os moradores ainda questionaram sobre a retirada da água da barragem da sede de Cristalândia, já que os residentes no local não têm este benefício. A comissão também já encaminhou ofício ao secretário municipal de meio ambiente solicitando informações sobre essa ação. Finalizando a reunião, os vereadores relataram que todas as providências serão tomadas para que as questões sejam resolvidas.

Plano Safra destinará R$ 202,88 bilhões para produtores rurais

04 Mai 2016 - 15h30


Plano Safra destinará R$ 202,88 bilhões para produtores rurais
Foto: Reprodução

O Plano Safra 2016/2017 vai disponibilizar R$ 202,88 bilhões para produtores rurais. O valor é 8% maior que o da safra anterior, de R$ 187,7 bilhões. O novo Plano Agrícola e Pecuário foi anunciado nesta quarta-feira (4) pela ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Kátia Abreu, em cerimônia no Palácio do Planalto. “O plano safra, com R$ 202,88 bilhões, é um valor recorde. Quando assumi o Ministério da Agricultura, disse que o Mapa [ministério] teria os olhos voltados para os produtores rurais. Se eles tiverem sucesso na sua atividade, ganha a sociedade brasileira e o nosso Brasil. Sei que as turbulências pelas quais passamos hoje tornam ainda maior o desafio de quebrar recordes”, disse a ministra. Segundo o ministério, um dos destaques do plano é o aumento de 20% dos recursos para custeio e comercialização a juros controlados. A modalidade terá R$ 115,8 bilhões. Os juros foram ajustados sem comprometer a capacidade de pagamento do produtor, com taxas entre 8,5% e 12,75% ao ano, informou o ministério.

Governo pode liberar recursos para construção de nova clínica para o hospital de Brumado

04 Mai 2016 - 15h00


Governo pode liberar recursos para construção de nova clínica para o hospital de Brumado
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em encontro com o governador Rui Costa (PT) na cidade de Guanambi, o prefeito de Brumado, Aguiberto Lima Dias (PDT), cobrou do gestor estadual a construção de uma nova enfermaria ou clínica médica para o Hospital Professor Magalhães Neto. Em reposta, o governador solicitou ao prefeito brumadense o projeto para obra, o que já foi elaborado e encaminhado ao administrativo estadual. Por telefone ao site Brumado Notícias, o secretário municipal de saúde, Cláudio Feres, esclareceu que se trata de um anexo climatizado para oferecer mais conforto e agilidade na recuperação dos pacientes. O secretário explicou que com a proposta da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) é necessário essa nova clínica para suprir a oferta de atendimento e recuperação dos pacientes. O governo se mostrou atento à necessidade e já sinalizou que irá atender as solicitações do município. A área da nova clínica fica ao lado da clínica já existente, próximo ao prédio de regulação do Samu 192.

Decreto prorroga licença-paternidade de servidores

04 Mai 2016 - 14h30


Decreto prorroga licença-paternidade de servidores

Foi publicado nesta quarta-feira (4) no Diário Oficial da União decreto que institui o Programa de Prorrogação da Licença-Paternidade para servidores públicos federais, regidos pela Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990. De acordo com o texto, a prorrogação da licença será concedida ao servidor público que requerer o benefício no prazo de dois dias úteis após o nascimento ou a adoção e terá duração de 15 dias, além dos cinco dias comumente concedidos. De acordo com a Agência Brasil, as mudanças também são aplicáveis a quem obtiver guarda judicial para fins de adoção de crianças com idade até 12 anos incompletos. O decreto prevê ainda que o beneficiado pela prorrogação da licença não poderá exercer qualquer atividade remunerada durante o período. “O descumprimento do disposto neste artigo implicará o cancelamento da prorrogação da licença e o registro da ausência como falta ao serviço”.

Último dia para recadastramento eleitoral leva centenas de eleitores ao Fórum de Brumado

04 Mai 2016 - 14h00


Último dia para recadastramento eleitoral leva centenas de eleitores ao Fórum de Brumado
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Nas primeiras horas da manhã desta quarta-feira (04), uma longa fila dava uma volta no prédio do Fórum Eleitoral, que atende a 90ª Zona Eleitoral, composta pelos municípios de Brumado, Malhada de Pedras e Aracatu. Eram centenas de eleitores que deixaram para última hora a regularização dos títulos eleitorais. Desde que foi iniciado o recadastramento há 30 dias, a procura tem sido grande no fórum brumadense, tanto que o efetivo teve de ser aumentado e a demanda, que era de 50 fichas por dia, subiu para 200. Nos últimos dias, a coordenação de recadastramento tem estendido o horário de expediente a fim de realizar mais atendimentos. No último sábado (30) houve trabalhos no período matutino; já ontem (03), o expediente foi até às 22h. 

Último dia para recadastramento eleitoral leva centenas de eleitores ao Fórum de Brumado
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Por telefone ao site Brumado Notícias, o Juiz Eleitoral Genivaldo Alves Guimarães declarou que, se for preciso, o atendimento será estendido até a meia noite. Com a senha 220, o paulistano Sidney Ramos de Carvalho, que atualmente mora no Distrito de Ubiraçaba, foi sincero ao dizer que deixou para última hora. “Foi acomodação mesmo, fiquei naquela de dá tempo, dá tempo e hoje tô aqui não sabendo que horas serei atendido. Vale como lição”.

Casal natural de Livramento de Nossa Senhora sofre grave acidente no interior de São Paulo

04 Mai 2016 - 13h30


Casal natural de Livramento de Nossa Senhora sofre grave acidente no interior de São Paulo
Foto: Matão Net

No último final de semana, um casal sofreu um grave acidente de carro no interior do estado de São Paulo. Natural da comunidade de São Timóteo, zona rural de Livramento de Nossa Senhora, Roberto Carlos Santos e Zemaura Santos ficaram presos nas ferragens do veículo em que estavam e que capotou na estrada. Segundo informações do site Matão Net, os filhos gêmeos do casal também estavam no carro e chegaram a ser arremessados com o capotamento. Apesar da gravidade do acidente, eles sofreram apenas escoriações leves. Uma jovem que ocupava o veículo sofreu fraturas e também foi encaminhada a uma unidade de saúde. Já o casal foi socorrido por uma Equipe de Resgate do Corpo de Bombeiros e encaminhado ao hospital mais próximo.

Vereador Édio Pereira diz que Campeonato Brumadense de Futebol é um sucesso

04 Mai 2016 - 13h00


Vereador Édio Pereira diz que Campeonato Brumadense de Futebol é um sucesso
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Principal articulador da reconstrução do Estádio Gilberto Cardoso, o vereador Édio Pereira (PCdoB) está feliz com o sucesso do Campeonato Brumadense de Futebol, cujas partidas são realizadas nas tardes de sábados e domingos. Segundo o vereador, após a conclusão do estádio, os brumadenses passaram a ter agenda certa nos finais de semana, quando crianças, jovens e adultos se juntam para prestigiar os jogos. “É só festa”, comemora o vereador. O campeonato está chegando às semifinais e a tendência é que os jogos sejam ainda mais emocionantes. Pereira salientou que seu mandato tem priorizado a destinação de verbas para o esporte por entender que é uma opção inteligente para a inclusão social. Além do Gilbertão, o vereador viabilizou recursos para a reforma do ginásio de esportes do Bairro São José, construção das quadras poliesportivas de Várzea de Areia, entregues à comunidade ano passado, e das quadras poliesportivas do Jacaré e Queimada Grande, cujas obras estão em fase de conclusão. Este ano, o vereador está garantindo R$ 250 mil para requalificação do campo da Vila Presidente Vargas.

Banco Mundial diz que escassez de água pode reduzir crescimento econômico em 6%

04 Mai 2016 - 12h30


Banco Mundial diz que escassez de água pode reduzir crescimento econômico em 6%
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Algumas regiões do mundo poderão ver as suas taxas de crescimento cair até 6% do Produto Interno Bruto (PIB) até 2050, caso nada seja feito para melhorar as políticas de gestão da água. O alerta foi feito pelo Banco Mundial, que, através do relatório High and Dry: Climate Change, Water and the Economy, afirma que as alterações climáticas terão impacto, em primeiro lugar, no ciclo da água, com consequências na alimentação, energia, sistemas urbanos e ambientais. A redução da água doce disponível e a competição por parte de setores como a energia ou a agricultura poderão deixar as cidades em 2050 com até menos dois terços da água que tinham em 2015. Segundo o Banco Mundial, se as políticas de gestão da água se mantiverem como estão e se os modelos climáticos se confirmarem, a escassez de água irá se estender a regiões onde atualmente não existe, como a África Central e a Ásia oriental - e piorar gravemente onde já é uma realidade, como o Oriente Médio e o Sahel, na África. Otimizar a utilização da água através de melhor planejamento e incentivos, expandir a quantidade e disponibilidade de água, sempre que possível, e reduzir o impacto dos extremos, da variabilidade e incerteza são as propostas do Banco Mundial para melhor gerir a água no futuro.

Prefeitura de Brumado entrega certificados da Pós-Graduação em Políticas Públicas para Educação

04 Mai 2016 - 12h00


Prefeitura de Brumado entrega certificados da Pós-Graduação em Políticas Públicas para Educação
Foto: Divulgação

A Prefeitura Municipal de Brumado aderiu ao Programa Nacional de Formação Continuada à Distância nas Ações do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE - Formação pela Escola. Parte da turma da Formação Pela Escola de Brumado, que vem participando dos cursos desde 2014, fez uma complementação de carga horária com a Faculdade Eintein - FACEI para obtenção do título. A cerimônia de entrega de certificados aconteceu no último sábado (30). O evento teve como Mestre de Cerimônia o vereador José Ribeiro e foi organizado pela Tutora da turma e também formanda, professora Ednéia Ataíde, com o apoio da Secretaria de Educação e dos integrantes da turma. A secretária municipal de educação, Acácia Gondim, representou o prefeito Aguiberto Lima Dias (PDT). No juramento da turma, os formandos se comprometeram a incentivar a participação da sociedade no controle social e contribuir para fiscalização da aplicação dos recursos públicos.

Impostômetro: Brasileiros já pagaram R$ 700 bilhões em impostos em 2016

04 Mai 2016 - 11h30


Impostômetro: Brasileiros já pagaram R$ 700 bilhões em impostos em 2016

O valor pago pelos brasileiros em impostos neste ano alcançou R$ 700 bilhões por volta de 23h20 de terça-feira (3), segundo o “Impostômetro” da Associação Comercial de São Paulo (ACSP). No ano passado, esse mesmo montante foi alcançado um dia depois, em 4 de maio. O presidente da ACSP, Alencar Burti, destaca que o Brasil já tem uma das maiores cargas tributárias do mundo e que não suportará novos aumentos. O Tesouro Nacional estima que a carga tributária brasileira cresceu em 2015 e atingiu 32,71% do Produto Interno Bruto (PIB) ante a 2,43% do PIB em 2014. No dia 30 de dezembro de 2015, foi alcançada pela primeira vez em um ano a marca inédita de R$ 2 trilhões que foram pagos pelos brasileiros em impostos.

Eleições 2016: PDT de Vitor Bonfim teria fechado apoio a Nilo Coelho em Guanambi

04 Mai 2016 - 11h00


Eleições 2016: PDT de Vitor Bonfim teria fechado apoio a Nilo Coelho em Guanambi

Informações do radialista Bonny Silva dão conta de que o Secretário de Agricultura da Bahia e deputado estadual licenciado Vítor Bonfim (PDT), além dos vereadores do partido, vão caminhar juntos com Nilo Coelho nas eleições municipais de outubro. O parlamentar estaria insatisfeito com o prefeito de Guanambi, Charles Fernandes (PP), que tem tido conversas frequentes com a deputada estadual Ivana Bastos (PSD) e por isso estaria saindo do grupo situacionista. O ex-vereador e ex-secretário Marcos Bonfim teria influenciado para a decisão de seu sobrinho, Vitor Bonfim. O secretário deve falar oficialmente sobre o assunto em entrevista coletiva na próxima semana.

O déficit de efetivo nas Corporações PM e seu impacto no combate ao crime

04 Mai 2016 - 10h30


O déficit de efetivo nas Corporações PM e seu impacto no combate ao crime

*Por Irlando Oliveira

Temos acompanhado, através dos vários grupos de "WhatsApp" que participamos, as inúmeras ações policiais-militares postadas pelos integrantes das Unidades Operacionais da Briosa Polícia Militar da Bahia, postagens essas conduzidas às vezes até em detrimento de um requisito essencial da atividade policial: segurança, considerando o fato de o registro fotográfico ser feito por componente da própria guarnição PM. É evidente o empenho de todas essas Unidades, quer na capital, quer no interior do Estado. Contudo, paradoxalmente, isso não tem sido suficiente para fazer frente à criminalidade infrene que grassa e medra no Estado berço do Brasil.

Guarda Civil Municipal de Brumado recepcionará a VII Marcha Azul Marinho da Bahia

04 Mai 2016 - 10h00


Guarda Civil Municipal de Brumado recepcionará a VII Marcha Azul Marinho da Bahia
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Na próxima sexta-feira (06), será realizada a VII Marcha Azul Marino do Estado da Bahia. O evento acontecerá no município de Brumado, onde a Guarda Civil Municipal (GCM) vai realizar a segunda edição do evento. Na tarde desta terça-feira (03), a comissão organizadora do evento realizou coletiva com a imprensa local para detalhar a programação que começará com concentração e café da manhã no Ginásio Poliesportivo Antônio Alves Ribeiro. Em seguida, os cerca de 400 guardas de diversos estados marcharão da Avenida Centenário, passando pelo corredor comercial, Praças Armindo Azevedo e da Matriz, com destino à Praça Coronel Zeca Leite. 

Guarda Civil Municipal de Brumado recepcionará a VII Marcha Azul Marinho da Bahia
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Ao meio dia, os guardas municipais almoçam no Clube Social e, no período da tarde, se deslocam para a Câmara de Vereadores, onde participarão do seminário de segurança pública, cujo tema é “Violência Requer Prevenção, Guarda Municipal Já”. O especialista em segurança pública, Maurício Domingos da Silva, o coordenador e instrutor de armamento, Izdalfredo Nogueira, o instrutor multidisciplinar Jarbas Pires, o especialista em gestão pública, Nelson Quirino, o Juiz Genivaldo Alves Guimarães e o chefe de polícia na king special police NC/EUA, Marcos Bonfim, serão os palestrantes do encontro. Este último fará pela primeira vez uma conferência de segurança púbica no estado.

Jeep Renegade 0 KM acaba de chegar na Taisan Auto em Brumado

04 Mai 2016 - 09h30


Jeep Renegade 0 KM acaba de chegar na Taisan Auto em Brumado

Está querendo comprar um carro? Então, passe agora mesmo na Taisan Auto e confira os modelos disponíveis na concessionária. No local, tem um Jeep Renegade 0 KM. Esse e mais diversos outros modelos só na Taisan Auto, onde tem as melhores opções e as melhores condições de pagamento. A concessionária fica localizada na Avenida Centenário, 853, Novo Brumado. Ligue (77) 3441-5551.

Ex-vereadora Olindina Reis receberá título de cidadã brumadense

04 Mai 2016 - 09h00


Ex-vereadora Olindina Reis receberá título de cidadã brumadense
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A Câmara de Vereadores de Brumado aprovou a indicação para entrega de título de cidadã brumadense para a ex-vereadora Olindina Raimunda de Brito Reis (DEM). A indicação do vereador Márcio Moreira (PSB) foi abraçada com muita emoção pela caculeense, que durante 16 anos consecutivos exerceu a vereança em Brumado. Olindina foi eleita pela primeira vez no ano de 1996. Por decisão familiar, não concorreu as eleições de 2012 para apoiar a candidatura do marido, José Carlos dos Reis (PSB), hoje líder do prefeito na câmara. Sempre muito ativa em seu período parlamentar, Olindina teve um papel de destaque na câmara local, com muitas cobranças, críticas aos poderes públicos e administrativos, bem como pelas indicações de projetos para benefícios, principalmente das comunidades rurais. Polêmica, Olindina apresentou várias denúncias contra algumas mazelas encontradas nos órgãos públicos. A ex-vereadora também mostrava seu lado irreverente, quando, mesmo desafinada, usava os microfones da casa legislativa durante as sessões para cantar em homenagem as mães, as crianças, aos pais. Cantava também o Hino Nacional nos períodos do dia da independência e da bandeira. Entre suas ações inusitadas, a vereadora fez um vestido com a bandeira do Brasil e cantou o Hino para homenagear a seleção brasileira, pentacampeã de futebol em 2002. 

Ex-vereadora Olindina Reis receberá título de cidadã brumadense
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em entrevista ao site Brumado Notícias, Olindina deu um significativo conselho aos vereadores em exercício. “Aconselho os colegas vereadores a ficarem sempre a favor do povo e não do prefeito ou de outros. Quem nos elege é o povo, então nossa defesa deve ser para o povo. Só apoiem o prefeito quando ele tiver projetos reais que beneficiem a comunidade, mas se o projeto vai de encontro ao interesse público então que prevaleça a vontade popular”. Em seguida, ela se emocionou ao comentar a aprovação do seu registro de cidadã local. “Toda vez que entro na câmara me arrepio e tenho vontade de chorar. Nessa casa vivenciei um dos melhores períodos da minha vida. Aqui estive mais perto dos agora irmãos brumadenses. Estou ansiosa para receber minha nova certidão de nascimento como filha dessa terra, pois fiz uma foto mental do povo de Brumado, levei para o coração e coloquei em uma moldura, onde lá está eternizado”, pontuou Olindina Reis.

Ceveró diz que eleição de Wagner em 2006 foi proporcionada por desvios na Petrobras

04 Mai 2016 - 08h30


Ceveró diz que eleição de Wagner em 2006 foi proporcionada por desvios na Petrobras
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A eleição do ex-governador Jaques Wagner (PT), em 2006, foi proporcionada através de dinheiro desviado da Petrobras. É o que afirma, pelo menos, o ex-diretor da empresa, Nestor Cerveró, em acordo de delação premiada. Para Cerveró, o apoio dado por Gabrielli com recursos desviados da estatal foi o que permitiu a Wagner virar as pesquisas de opinião em 2006 e se eleger, pela primeira vez, governador da Bahia. Segundo o ex-­diretor, esse apoio financeiro veio da diretoria de Abastecimento da Petrobras, por meio de operações de trading internacional. Outra operação também rendeu aportes para a campanha do petista, de acordo com Cerveró. Foi a construção de um prédio para transferir a área financeira da Petrobras para Salvador.

Trânsito ficou lento no centro comercial de Brumado com demarcação das lombofaixas

04 Mai 2016 - 08h00


Trânsito ficou lento no centro comercial de Brumado com demarcação das lombofaixas
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O trânsito ficou lento no centro comercial de Brumado, nesta terça-feira (03), por conta das obras na lombofaixa localizada na Rua Coronel Tibério Meira. A empreiteira responsável pela obra esteve no local demarcando o equipamento e para isso a Superintendência Municipal de Trânsito e Transporte teve de controlar o fluxo nos dois sentidos da via, o que causou lentidão no percurso. A rua é uma das principais artérias do município e eixo de ligação entra as três rodovias que dão acesso à cidade. As marcações das faixas só foram concluídas perto do final da tarde, quando o fluxo voltou a sua normalidade.

PGR pede investigação de Lula, Cunha, três ministros e mais 25 pessoas

04 Mai 2016 - 07h30


PGR pede investigação de Lula, Cunha, três ministros e mais 25 pessoas
Foto: Marcos Alves/Agência O Globo

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pediu que o Supremo Tribunal Federal (STF) inclua o nome de 31 políticos no maior inquérito em andamento sobre a Operação Lava Jato. Entre os nomes que podem ser investigados estão o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ex-governador da Bahia e chefe de gabinete da Presidência da República, Jaques Wagner. Também são citados os ministros Ricardo Berzoini (Secretaria de Governo) e Edinho Silva (Comunicação) e o ex-presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli. De acordo com o G1, o pedido de investigação envolve parlamentares, ex-ministros, lobistas, doleiros e empresários, todos citados na delação do senador Delcídio do Amaral (sem partido-MS). Instaurado em março do ano passado, o inquérito no qual o procurador se refere é um entre os mais de 40 da Operação Lava Jato em andamento no STF. Esse inquérito apura denúncias de formação de quadrilha, lavagem de dinheiro e corrupção contra o que a PGR chama de "organização criminosa" que atuava para desviar dinheiro da Petrobras. A decisão sobre a eventual inclusão dos novos suspeitos caberá ao ministro Teori Zavascki, relator da Lava Jato.

Brumado: Ação contra a Ibar Nordeste é arquivada pelo Ministério Público do Trabalho

04 Mai 2016 - 07h00


Brumado: Ação contra a Ibar Nordeste é arquivada pelo Ministério Público do Trabalho

O Inquérito Civil aberto pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), em Vitória da Conquista, contra a mineradora Ibar Nordeste Ltda. por práticas antissindicais e assédio moral contra dirigentes sindicais e trabalhadores foi arquivado. O órgão destacou que as irregularidades denunciadas pelo Sindicato dos Mineradores de Brumado e Região não foram constatadas. Na denúncia, o sindicato relatava que o dirigente sindical Gilberto Costa Leite vinha sofrendo represálias e perseguições por ter participado de movimentos grevistas. Além disso, a denúncia dava conta de que o gerente da empresa havia exigido que todos os funcionários que ocupassem cargos de comando se desligassem do quadro de associados do sindicato. Em audiências realizadas, o MPT informou que os empregados da empresa que solicitaram desfiliação do Sindmine prestaram depoimento e afirmaram que a decisão de se desfilar foi individual, sem interferência externa e qualquer influência da empresa. Alguns trabalhadores chegaram a dizer que discordavam de atitudes extremas adotadas pelo sindicato durante o movimento grevista. Os trabalhadores também declararam que nunca perceberam qualquer tipo de represália ou assédio moral direcionado ao dirigente Gilberto Costa. O Sindicato dos Mineradores tem prazo de dez dias para interpor recurso administrativo diante da decisão.