Brumado Notícias

Brumado Notícias

  • Presidente do TJ-BA visita comarca de Brumado, mas não faz menção sobre criação de novas Varas

  • Vereador Weliton Lopes homenageia brumadenses com moções de pesar

  • Homem é encontrado morto debaixo de ponte na zona rural de Rio de Contas

  • Polícia desarticula quadrilha de roubo e desmanche de motos em Caetité

Brumado: Escola Idalina Azevedo inicia ano letivo de 2015

04 Mar 2015 - 16h30


Brumado: Escola Idalina Azevedo inicia ano letivo de 2015
Foto: Divulgação

No dia 23 de fevereiro, a Escola Municipal Idalina Azevedo Lobo iniciou o ano letivo de 2015 com reformulações importantes em seu funcionamento. Sob a direção da professora Vera Tânia de Oliveira Carvalho e das coordenadoras Cléia Aguiar e Valdirene Porto Silva, a escola de tempo integral vem desenvolvendo um trabalho educacional com turmas de até 35 alunos. Os pais e alunos reconhecem o trabalho louvável desempenhado na instituição de ensino. Segundo a diretoria, a secretaria municipal de Educação tem oferecido todo apoio educacional e logístico para a equipe docente da unidade de ensino, proporcionando o aproveitamento educacional dos alunos e o desenvolvimento profissional dos educadores.

Herzem Gusmão é empossado deputado estadual

04 Mar 2015 - 16h00


Herzem Gusmão é empossado deputado estadual
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Na última terça-feira (03), o radialista e presidente do PMDB de Vitória da Conquista, Herzem Gusmão, foi empossado deputado estadual após ter sua candidatura cassada, por unanimidade, pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com base na Lei da Ficha Limpa. A cassação ocorreu em novembro do ano passado. Gusmão conseguiu reverter a decisão através de uma liminar, possibilitando assim a sua diplomação em dezembro. O deputado, que era primeiro suplente, ocupa a vaga deixada por Bruno Reis, que se licenciou do mandato para assumir a secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza da capital baiana. Na cerimônia realizada na Assembleia Legislativa, o novo deputado estadual disse que representará os interesses do estado, em particular do sudoeste. Ele destacou que a região foi esquecida e possui necessidades urgentes.

ONU: 75% da população mundial não tem acesso a remédios contra a dor

04 Mar 2015 - 15h30


ONU: 75% da população mundial não tem acesso a remédios contra a dor
Foto: Reprodução

De acordo com relatório lançado pelo Comitê Internacional do Controle de Narcóticos da ONU, cerca de 5,5 bilhões de pessoas têm acesso limitado ou nenhum acesso a medicamentos contra a dor - o número corresponde a 75% da população mundial. O documenta revela ainda que 92% da morfina disponível no mundo é consumida por apenas 17% da população mundial, que vive principalmente nos Estados Unidos, no Canadá, na Europa Ocidental, na Austrália e na Nova Zelândia. Segundo o relatório, desastres naturais e conflitos armados podem limitar ainda mais o acesso a medicamentos essenciais. O aumento das novas substâncias psicoativas é outra preocupação: foram identificadas 388 novas substâncias no ano passado, um aumento de 11% em relação a 2013. Sobre tendências regionais de drogas, o documento destaca o aumento do tráfico ilegal na África. O leste do continente tem sido cada vez mais rota para o mercado de heroína. Já o sul da África continua sendo ponto central para o trânsito global de heroína e de cocaína. Sobre a América do Sul, o destaque vai para o Uruguai, que legalizou o uso da maconha, e para o cultivo da folha de coca na Bolívia, na Colômbia e no Peru. Nos três países, houve queda de um terço da produção entre 2007 e 2013.

Presidente do TJ-BA visita comarca de Brumado, mas não faz menção sobre criação de novas Varas

04 Mar 2015 - 15h00


Presidente do TJ-BA visita comarca de Brumado, mas não faz menção sobre criação de novas Varas
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Escoltado por um grande aparato policial, Eserval Rocha, presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), fez uma visita relâmpago à comarca de Brumado na manhã desta quarta-feira (04). O presidente falou brevemente aos magistrados e serventuárias da justiça no Fórum Dr. Duarte Moniz, onde tomou um café da manhã na sala do júri. Em coletiva de imprensa, o presidente respondeu as indagações acerca dos interesses da comunidade. Ao ser perguntando sobre a criação de duas novas Varas - Crime e Civil - na comarca brumadense, Eserval se limitou a dizer que “são muitas as necessidades do poder judiciário que estão dentro de um projeto maior e, portanto, foi priorizada a criação de Varas de combate à violência doméstica, da infância e juventude e de conflito agrário”. 

Presidente do TJ-BA visita comarca de Brumado, mas não faz menção sobre criação de novas Varas
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Quando foi abordada a sobrecarga de serviços dos magistrados e servidores da justiça e a expectativa de nomeação dos candidatos aprovados no último concurso público, o presidente respondeu que “a carência é nacional e que, mesmo diante da demanda, a Bahia apresenta um dos melhores quadros de prestação do serviço judiciário do país”. Ele garantiu que os concursados serão efetivados em seus cargos mediante as nomeações. Após conhecer as instalações do Fórum Dr. Duarte Moniz, de onde disse ter ficado com uma boa impressão pela sua estrutura física, Eserval e sua comitiva seguiram viagem para o município de Livramento de Nossa Senhora.

Presidente do TJ-BA visita comarca de Brumado, mas não faz menção sobre criação de novas Varas
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Vereador Weliton Lopes homenageia brumadenses com moções de pesar

04 Mar 2015 - 14h00


Vereador Weliton Lopes homenageia brumadenses com moções de pesar
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em solidariedade as famílias enlutadas, o vereador Weliton Lopes deu entrada na última sessão legislativa em três Moções de Pesar e Solidariedade, que serão entregues às famílias de João Ribeiro dos Santos, ex-secretário municipal da Fazenda, Zezito Chaves Santos, o Tixa, comerciante, e José Antônio Pessoa Dias, o Toninho da Lig-Lixo. Em seu discurso, o parlamentar justificou que as moções são uma forma de homenagear os brumadenses e se solidarizar com as famílias que perderam seus entes queridos. “Sabemos que é um momento muito difícil para as famílias, que deixaram de conviver com pessoa queridas e que se foram deixando em cada uma das famílias uma grande lacuna, que só o tempo irá ajudar a amenizar a dor. Desta forma nos solidarizamos com todos os familiares através das moções”, reiterou Lopes.

Câmara aprova pena maior para assassinato de mulheres

04 Mar 2015 - 12h30


Câmara aprova pena maior para assassinato de mulheres
Foto: Reprodução

Projeto de lei que aumenta a pena para quem matar mulheres por razões de gênero foi aprovado pela Câmara dos Deputados na última terça-feira (03). O texto também prevê pena maior para mortes decorrentes de violência doméstica e para os casos em que a mulher é assassinada estando grávida. A matéria já havia sido aprovada pelo Senado e vai agora à sanção presidencial. De acordo com a proposta aprovada, o chamado feminicídio será incluído no Código Penal e passará a ser agravante do crime de homicídio, além de ser classificado como hediondo. A pena de prisão para homicídio simples varia de 6 a 20 anos. No caso do homicídio qualificado, onde se incluirá o feminicídio, a pena vai de 12 a 30 anos. Com a sanção do projeto, a pena será agravada em um terço até a metade se o crime for praticado durante a gestação ou nos três meses posteriores ao parto. Também haverá aumento nessa mesma proporção se o crime for contra pessoa menor de 14 anos, maior de 60 anos ou com deficiência. Se cometido na presença de filhos, netos ou pais da vítima, a pena também sofrerá aumento. A pena inicial tem que ser cumprida necessariamente em regime fechado e a progressão de regime leva mais tempo.

Homem é encontrado morto debaixo de ponte na zona rural de Rio de Contas

04 Mar 2015 - 12h00


Homem é encontrado morto debaixo de ponte na zona rural de Rio de Contas
Foto: Reprodução/WhatsApp

Morador da comunidade de Engenho Velho, zona rural do município de Rio de Contas, na Chapada Diamantina, Viana Santos, de 50 anos, foi encontrado morto debaixo de uma ponte da localidade. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, a vítima, que estava em uma motocicleta, teria caído da ponte e morrido no local. O veículo estava ao lado do corpo. Parentes de Viana teriam dito à polícia que, antes do acidente, ele estava conversando com um grupo de amigos. Após o bate-papo, Viana saiu dizendo que iria para casa. Ele era motorista de transporte coletivo. Uma equipe de polícia técnica esteve no local realizando o levantamento da ocorrência. Até o momento as causas do acidente são desconhecidas.

Palmeiras é recebido com festa e carreata em Vitória da Conquista

04 Mar 2015 - 11h30


Palmeiras é recebido com festa e carreata em Vitória da Conquista
Foto: Felipe Zito

Nesta quarta-feira (04), o Vitória da Conquista enfrentará o Palmeiras em partida válida pela primeira fase da Copa do Brasil. O jogo acontece no estádio Lomanto Júnior, às 22h. Apesar do embate, a delegação alviverde foi recebida com muita festa na cidade. Cerca de 300 fãs foram ao aeroporto de Vitória da Conquista para recepcionar o time. Palmeirenses levaram bandeiras e instrumentos musicais para a área de desembarque, que ficou lotada. Os jogadores foram simpáticos e acenaram para os torcedores, que improvisaram um corredor para que o elenco pudesse se encaminhar para o ônibus. Depois do desembarque, uma carreata seguiu o veículo da equipe até o hotel. De acordo com o Globo Esporte, até ontem (03), oito mil ingressos haviam sido vendidos antecipadamente para o duelo. Apesar da carga restrita, os palmeirenses devem ser maioria entre os 13 mil torcedores.

Dilma Rousseff fará pronunciamento na TV para tentar melhorar popularidade

04 Mar 2015 - 11h00


Dilma Rousseff fará pronunciamento na TV para tentar melhorar popularidade
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A presidente Dilma Rousseff (PT) vai realizar no próximo domingo (08) um pronunciamento em rede nacional de rádio e televisão. O ato visa melhorar a sua popularidade, que caiu após a reeleição e os desdobramentos da Operação Lava Jato. Apesar de sair em defesa do governo, a justificativa do pronunciamento é a comemoração do Dia Internacional da Mulher. Em 2012, 2013 e 2014, Dilma também se pronunciou por ocasião da data, sempre aproveitando a oportunidade para dar recados. Em 2013, anunciou a isenção de impostos federais para produtos da cesta básica. Este será o 21º pronunciamento de Dilma em quatro anos e três meses de governo. Segundo o Tribuna da Bahia, a presidente deve defender um pacote anticorrupção, que inclui propostas que endurecem as penas de funcionários públicos que tiveram enriquecimento ilícito e confiscam os bens oriundos da corrupção. Dilma também deve sair em defesa do ajuste fiscal implantado pela equipe econômica e justificar a importância das medidas para a população. Além disso, Dilma vai exaltar as políticas sociais dirigidas para o público feminino, como a implantação da Casa da Mulher Brasileira, espaço que reúne os principais serviços para o atendimento integral de vítimas de violência, como delegacias especializadas, defensorias e promotorias.

Polícia desarticula quadrilha de roubo e desmanche de motos em Caetité

04 Mar 2015 - 10h30


Polícia desarticula quadrilha de roubo e desmanche de motos em Caetité
Foto: Divulgação/Polícia Civil

Na última terça-feira (03), uma quadrilha especializada em roubo e desmanche de motos foi desarticulada pela polícia civil na cidade de Caetité. O coordenador do Serviço de Investigações informou que o grupo roubava motos e levava para uma oficina, de onde repassava os veículos a um preço irrisório para um receptador. Em seguida, o mesmo desmanchava e revendia as peças. Durante a operação, três pessoas suspeitas de envolvimento no esquema criminoso foram presas em flagrante. Os acusados foram encaminhados à Delegacia Territorial de Caetité, onde foram autuados e deverão responder por roubo, receptação e formação de quadrilha. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, na oficina de desmanche foram encontradas diversas motocicletas desmontadas, peças que seriam revendidas, uma espingarda calibre 20, além de munição. O delegado Clécio Magalhães comandou a ação.

Obras da Fiol na Bahia devem ser paralisadas por atrasos em pagamentos

04 Mar 2015 - 10h00


Obras da Fiol na Bahia devem ser paralisadas por atrasos em pagamentos
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

De acordo com anúncio do presidente da Constran, João Santana, as obras da Ferrovia Oeste-Leste (Fiol) no interior da Bahia serão paralisadas por falta de pagamento da Valec. O executivo alega que a construtora não recebe pagamentos há quatro meses. Licitada durante o governo Lula e estimada em R$ 4,5 bilhões, a Fiol possui atrasos significativos em sua construção. A paralisação das obras da Valec na Bahia, Goiás e em São Paulo poderá causar até nove mil demissões. Responsável pelas construções, o governo federal teria sido informado de que todas as empresas contratadas realizarão cortes no quadro de funcionários. Para o presidente do Constran, a situação só não é pior porque mais da metade do faturamento da Fiol é oriundo da iniciativa privada.

Brumado: Lacen recebe equipamento de última geração para melhor atendimento à população

04 Mar 2015 - 09h30


Brumado: Lacen recebe equipamento de última geração para melhor atendimento à população
Foto: Divulgação

Através de uma parceria firmada entre a prefeitura de Brumado e a Secretaria Estadual de Saúde - SESAB, um equipamento de última geração na área de exames laboratoriais foi instalado no Laboratório Regional de Saúde Pública - LACEN. O equipamento I 2000 se constitui de uma ferramenta de última geração com capacidade de dinamizar e efetivar 200 exames por hora nas áreas hormonais, hepatite, HIV, PSA, doença de Chagas, marcadores tumorais, entre outros. Segundo o laboratório, o aparelho vai oferecer maior dinamismo no atendimento à população, reduzindo assim o tempo entre exame e pareceres médicos.  O bioquímico e coordenador do Lacen, Fábio Jouberth, e sua equipe já estão realizando treinamento técnico para utilização do equipamento.

'A população está dizendo que os empreiteiros mandam mais que o prefeito', diz vereador Castilho Viana

04 Mar 2015 - 09h00


'A população está dizendo que os empreiteiros mandam mais que o prefeito', diz vereador Castilho Viana
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em seu tempo de considerações finais durante a sessão legislativa na noite da última segunda-feira (02), o vereador Castilho Viana (PSB) fez um desabafo contra o prefeito Aguiberto Lima Dias (SDD), cobrando do mesmo uma administração mais atuante. O parlamentar declarou que está faltando ao prefeito pulso de comando, pois, segundo ele, Aguiberto não tem dado atenção ao grupo que o ajudou a chegar ao posto maior do município. O parlamentar declarou também que os empreiteiros têm conseguido mais prestígio com o gestor e o seu secretariado do que ele e os demais vereadores, no que diz respeito ao atendimento de melhoras estruturais que beneficiariam a população. “A população está dizendo que os empreiteiros mandam mais que o prefeito”, destacou Castilho em seu discurso.

Brumado: Com abandono do estado, nova sede da 18ª Ciretran serve apenas de curral

04 Mar 2015 - 08h30


Brumado: Com abandono do estado, nova sede da 18ª Ciretran serve apenas de curral
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

No final do primeiro mandato do ex-prefeito Eduardo Vasconcelos (PSB), entre os anos de 2007 e 2008, a prefeitura, com a aprovação do legislativo, doou um terreno na área do antigo matadouro, ao lado da sede da Apae, para que o estado construísse a sede própria da 18ª Ciretran. Assim que recebeu o terreno, o estado iniciou a obra através de uma empresa terceirizada, mas a mesma foi logo interrompida.

Brumado: Com abandono do estado, nova sede da 18ª Ciretran serve apenas de curral
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A obra não foi aprovada para os padrões do órgão, pois a empresa construiu um galpão com telhado baixo. Diante disso, o que seria o prédio da nova sede da 18ª Ciretran, virou um elefante branco abandonado no meio do mato. Desde então, o estado não se manifestou quanto à retomada da obra e nem foram dadas explicações plausíveis ao mau uso da verba pública. O site Brumado Notícias registrou que o local está sendo utilizado para armazenamento de material para construção da sede do Tribunal Regional do Trabalho (TRT). 

Brumado: Com abandono do estado, nova sede da 18ª Ciretran serve apenas de curral
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Na última sexta-feira (27), parte de uma parede caiu com uma ventania que ocorreu no município. O local só não está completamente abandonado porque alguns populares improvisaram uma espécie de curral para criação animal. Enquanto isso, o estado renovou por mais um ano o contrato do imóvel onde atualmente funciona o órgão no município, com valor acima de R$ 3 mil.

Brumado: Tem promoção de ar-condicionado na Suprema Refrigerações

04 Mar 2015 - 08h00


Brumado: Tem promoção de ar-condicionado na Suprema Refrigerações

Os aparelhos de ar-condicionado da Suprema Refrigerações são bastante conhecidos no mercado pela sua qualidade. Nesta semana, tem promoção de ar-condicionado no site. Somente no www.supremaice.com.br você encontra ar-condicionado Split Carrier Novo HIWall 9.000 btus 220v por R$ 938,37 à vista ou R$ 1.009,00 à prazo em 10 vezes no cartão sem juros. A loja fica localizada na Praça Armindo Azevedo, 466, em Brumado. Para maiores informações, ligue (77) 3441-1786. Acesse www.supremaice.com.br e conheça um pouco mais sobre a Suprema Refrigerações, há 15 anos fazendo sempre o melhor em câmaras frigoríficas no mercado.

Brumado Notícias registra flagrante de imprudência no trânsito

03 Mar 2015 - 19h30


Brumado Notícias registra flagrante de imprudência no trânsito
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Na manhã desta terça-feira (03), o site Brumado Notícias flagrou uma cena inusitada e perigosa na Rua Exupério Pinheiro Canguçu, via de acesso da BA-148, em Brumado. No local, um homem pilotava uma motocicleta com uma perna no fundo de um veículo. A nossa reportagem apurou que o motociclista estava na verdade empurrando o carro, que sofreu pane e o condutor não conseguiu fazê-lo voltar a funcionar. O improviso quase ocasionou um acidente, pois um veículo que estava no sentido contrário da pista por pouco não atropelou o motociclista. Sem serem incomodados pela fiscalização de trânsito, o motorista do carro e o motociclista seguiram direto para uma oficina nas imediações.

Rio do Antônio: Pais participam de mutirão e ajudam na reforma de escola pública dos filhos

03 Mar 2015 - 19h00


Rio do Antônio: Pais participam de mutirão e ajudam na reforma de escola pública dos filhos
Foto: Divulgação

Em Rio do Antônio, no sudoeste baiano, cerca de vinte moradores participaram de um mutirão que ajudou a reformar o Centro de Educação Municipal Florindo Silveira, escola onde os filhos estudam. Segundo a diretora do colégio, Maria Selma, os pais resolveram ajudar na obra a fim de agilizar o retorno dos filhos ao centro de ensino, já que as aulas estão sendo ministradas em espaços improvisados. Ao G1, a diretora informou que a empresa que ganhou o processo licitatório para execução da obra demorou para entregar os materiais e por isso houve um atraso de quase oitenta dias na reforma. 

Rio do Antônio: Pais participam de mutirão e ajudam na reforma de escola pública dos filhos
Foto: Divulgação

“Como não haveria tempo de concluir até o início das aulas, abrigamos os alunos na sala de uma igreja e em uma escola desativada. Pensando em agilizar o processo de reforma, a gente pediu aos pais que, se pudessem, ajudassem os pedreiros a agilizarem a obra", relatou Maria Selma. A escola conta com pouco mais de 500 alunos. O mutirão, que aconteceu espontaneamente no último sábado (28), teve o apoio do coordenador de projetos da Secretaria de Educação do município, Erisvaldo de Oliveira Rios. A diretora estima que a obra esteja concluída entre duas e três semanas.

Dia 26 de março terá Criolipólise na Clínica Mais Vida; agende já a sua avaliação gratuita

03 Mar 2015 - 18h30


Dia 26 de março terá Criolipólise na Clínica Mais Vida; agende já a sua avaliação gratuita
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em Brumado, a Clínica Mais Vida iniciou o tratamento da criolipólise, técnica para emagrecimento conhecida como lipoaspiração sem corte. A clínica trará de Salvador, no dia 26 de março, o aparelho para desenvolvimento do tratamento. Agende a sua avaliação gratuita e tenha o corpo desejado.  A criolipólise permite de forma não invasiva a destruição das células de gordura. Durante o processo, um método de resfriamento controlado (-5°C a -10°C) que não danifica a pele ou outros tecidos é utilizado. Em uma única sessão, a diminuição de gordura na área tratada pode chegar até 25% e os resultados são percebidos a partir da 3º semana. As vagas são limitadas, por isso ligue (77) 3441-4545/9951-4755/9180-9496 e garanta a sua.