Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
01/2015
Pax Nacional oferece o melhor serviço funerário em Brumado e região Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A Pax Nacional, funerária número um de Brumado, está otimizando sua prestação de serviços em toda a região, investindo cada vez mais na qualidade de seus produtos e no atendimento ao cliente. A empresa apresenta uma nova linha de urnas personalizadas com diversos temas. Na Pax tem urnas timbradas com o time do coração, figuras religiosas, figuras em alto relevo, confeccionadas artesanalmente com detalhes italianos, urnas com detalhes em ouro e mármore e a urna acolchoada com estampa de oncinha atendendo a uma tendência que já existe nos grandes centros do país. A Pax também oferece outros materiais do ramo. Pax Nacional: ao seu lado nos momentos mais difíceis da vida. Para maiores informações, ligue grátis: 0800 073 3066.

Fotos: Lay Amorim/Brumado Notícias

120 milhões de crianças e adolescentes estão fora da escola Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Divulgado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), o relatório Corrigindo a Promessa Quebrada da Educação para Todos mostra que 121 milhões de crianças e adolescentes em todo o mundo não frequentam a escola. O estudo pertence a Iniciativa Global sobre Crianças Fora da Escola, um projeto lançado em 2010 pelo Unicef e pelo Instituto de Estatística da Unesco. Segundo o documento, há 58 milhões de crianças entre 6 e 11 anos que estão fora da escola. De acordo com a Agência Brasil, se a tendência atual continuar, duas crianças em cada cinco dificilmente entrarão em uma sala de aula. Dessas crianças, 23% já frequentaram a escola, 34% poderão entrar na escola futuramente e 43% provavelmente nunca terão essa experiência. No ciclo de ensino seguinte, entre os 12 e 14 anos, há 63 milhões de adolescentes fora da escola. Embora o acesso à educação tenha aumentado consideravelmente no início do milênio, esse progresso estagnou em 2007 com 9% das crianças no ensino básico (6 a 11 anos) e 18% no ciclo de ensino seguinte (12 a 14 anos) fora da escola.

Brumado: Prédio da academia popular vira ponto de consumo de drogas e prostituição no Dr. Juracy Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em 2012, durante a gestão do prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), a prefeitura de Brumado construiu o prédio que serviria para o funcionamento da academia popular no Bairro Dr. Juracy. O local não chegou a ser inaugurado e acabou ficando abandonado, sofrendo com a ação do tempo e a depredação promovida por vândalos. Moradores do entorno enviaram nota à redação do site Brumado Notícias denunciando que o prédio tem servido apenas como boca de fumo e lugar de prostituição, envolvendo menores. “O lugar às escuras é convidativo a quem quer praticar estes delitos e como o poder público não tomou conta do bem por ele construído o mesmo virou abrigo de desordeiros. É lamentável ver que o local que seria para promoção do bem estar e da saúde da nossa comunidade está sendo utilizado para esses fins que só tem destruído nossas famílias. A prefeitura abandonou o lado social do município”, diz a nota.

Acidente com vítima fatal é registrado na BA-262, entre Anagé e Aracatu Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Por volta das 20h30 da última terça-feira (27), um acidente foi registrado na BA-262, no trecho entre Anagé e Aracatu, no sudoeste do estado. Segundo a polícia, na rodovia, um veículo de passeio, de placa policial JJB-0056, de Guanambi, se chocou em um obstáculo fixo. Um dos passageiros, identificado como Vagner da Costa Barbalho, de 37 anos, morreu no acidente. O corpo da vítima foi encaminhado ao Instituto Médico Legal de Vitória da Conquista. Os demais ocupantes do veículo foram levados a hospitais da região. O motorista Alexsandro da Costa Barbalho, de 40 anos, com ferimentos aparentemente graves, e Vagner de Almeida Santana, de 17 anos, com ferimentos aparentemente leves, também estão entre as vítimas da ocorrência. A polícia está investigando as causas do acidente.

Falar ao celular enquanto está na tomada é risco que pode levar à morte Foto: Reprodução

Você sabe os riscos que corre ao usar um aparelho celular que esteja ligado na tomada? Nos últimos dias, a prática recebeu mais atenção, após a morte de uma menina de 11 anos, em decorrência de uma parada cardiorrespiratória, no Distrito Federal. O fato aconteceu após o choque elétrico provocado pelo celular enquanto estava na tomada. Segundo informações da família, o choque foi ainda mais grave por que além do chão estar molhado, um ventilador dividia a mesma tomada do celular, o que causou a sobrecarga de energia. Estudante de 17 anos, Priscila Lima, não larga o smartphone um minuto. Quando a bateria acaba, o carregador já esta a postos. “Levo o carregador na bolsa junto comigo. A bateria dos aparelhos de hoje em dia não duram muito tempo, e ficar sem whats app, instagram e outros aplicativos é praticamente impossível. Por isso se estou na escola, sento junto da tomada, já pra prevenir. Se estou na rua e não tem tomada, uso o carregador portátil, que é como uma bateria extra e pode carregar meu aparelho sem estar conectado à energia,” explica. Se ela deixa o celular de lado enquanto ele está sendo recarregado? “Até tento, por que sei que dessa forma o processo é mais rápido, mas na maioria das vezes não resisto a dar uma espiadinha,” conta. A idade muda mais os costumes são os mesmos. O administrador Alan Almeida, diz já ser habito falar ao telefone com ele na tomada. “Gosto de deixar o aparelho sempre no carregador quanto estou no trabalho. Dessa forma quando preciso sair para resolver uma coisa urgente, ele está com a carga completa. Muitas vezes acabo resolvendo o que preciso com ele ali mesmo, seja uma ligação ou uma mensagem. Sei que corro certo risco com isso, mas acaba se tornando um hábito,” disse Almeida.

Marcelo Nilo é favorito na eleição para presidência da Assembleia Legislativa da Bahia Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

As eleições para a presidência da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) ocorrerão na próxima segunda-feira (02), e os candidatos Marcelo Nilo (PDT) e Rosemberg Pinto (PT), ambos da base governista, seguem firmes com suas articulações nesta reta final. Apesar de ser dada como certa a reeleição de Nilo, que, caso eleito, partirá para o quinto mandato consecutivo, completando dez anos no posto, Rosemberg afirma que já se sente vitorioso por ter aberto debate sobre a necessidade de alternar o poder no Legislativo baiano. Nos bastidores, o clima é de acirramento e correria para os próximos cinco dias. Há quem diga que o fato de o voto ser secreto está causando tensão entre os candidatos, sobretudo, devido a uma possível reviravolta dos colegas governistas na hora da votação. Tanto o fim da reeleição quanto a retirada de Nilo do cargo já eram assuntos que vinham sendo discutidos internamente por petistas. A decisão de lançar o parlamentar do PT foi unânime por parte do diretório estadual da sigla. O governador Rui Costa (PT) já garantiu que não irá interferir na disputa. O deputado Marcelo Nilo se mostra confiante e afirma que tem 13 partidos na sua base de apoio, num total de 53 deputados do seu lado. Sobre a necessidade de alternar o poder, conforme afirmou o seu adversário no pleito, Nilo afirma que “a alternância significa o direito de todos”. As informações são do Jornal Tribuna da Bahia.

Manelão diz que será seu último ano na Liga Brumadense de Futebol Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Ao que tudo indica, o campeonato brumadense de futebol voltará a ser disputado neste ano. Essa é a expectativa dos desportistas locais e também do presidente da Liga Brumadense de Futebol (LBF), Emanuel Araújo Lima, o Manelão. Em entrevista ao site Brumado Notícias, o dirigente admitiu que pretende deixar o cargo após três mandatos consecutivos. Ele declarou que continuará infiltrado nos assuntos do esporte local, pois tem ambição de levar a seleção para disputar a segunda divisão do campeonato baiano de futebol. Sobre o campeonato local, Manelão afirmou que esteve com o secretário de esportes Miguel Lima Dias. Na reunião, a prefeitura ofereceu uma parceria para a elaboração da tabela e organização da competição. Segundo o dirigente, ele espera formar uma equipe forte e competitiva para disputar o intermunicipal de futebol. “O retorno do nosso campeonato servirá de vitrine para formamos a nossa seleção”, destacou ele. 

Manelão diz que será seu último ano na Liga Brumadense de Futebol Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Embora o município esteja recebendo o estádio reformado, Manelão considera que o mesmo não está à altura de competições nacionais. “O estádio ainda não está à altura do que Brumado merece, esperávamos mais, no entanto, irá atender a carência que temos do retorno do nosso campeonato municipal e também teremos de volta nosso campo para o intermunicipal. Porém, queremos que um dia a seleção esteja disputando uma copa do Brasil com os grandes clubes do país, por isso que digo que esse campo poderia estar em um patamar ainda melhor”, disse Araújo. Manelão fez questão de ressaltar que a LBF viveu seu melhor período durante sua gestão com conquistas com recorde de público, além da melhor colocação de um time local no campeonato intermunicipal.

Brumado: Em cumprimento a mandado de busca e apreensão, polícia deflagra Operação Varredura Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em uma ação conjunta entre as polícias civil, militar e Cipe/Sudoeste, a Operação Varredura, em cumprimento a mandado de busca e apreensão, foi deflagrada na madrugada desta quarta-feira (28), em Brumado. O delegado Márcio Andrei disse ao site Brumado Notícias que se trata de uma operação em combate ao tráfico de drogas no município. Segundo ele, cinco prisões estavam previstas, mas apenas uma obteve êxito: um flagrante em uma residência no Bairro Urbis II, onde foram encontradas munições calibre 12, uma pequena quantidade de maconha, uma balança de precisão e cerca de R$ 800 em espécie. Todo material apreendido e o acusado foram encaminhados à delegacia.

Combate à corrupção é identificado como atuação mais benéfica do MPF na Bahia

O combate à corrupção foi identificado como uma das ações do Ministério Público Federal na Bahia (MPF/BA) mais benéfica para a sociedade e que deve receber atuação prioritária. O tema foi o mais votado entre os participantes que responderam ao questionário de avaliação da segunda consulta pública realizada pelo MPF/BA, sendo a primeira na modalidade presencial. A consulta ocorreu no dia 20 de novembro do ano passado e reuniu 50 pessoas na sede do órgão. 50% dos cidadãos e representantes da sociedade civil responderam ao questionário de avaliação da consulta. Do total de entrevistados, 63% apontou o combate à corrupção como a atuação do MPF que mais traz benefícios para a sociedade. A defesa dos direitos do cidadão, da sociedade e das comunidades tradicionais foi citada por 50% dos respondentes. Em seguida, veio a proteção ao meio ambiente, com 22% das respostas. Questionados sobre quais devem ser as ações prioritárias do MPF, os participantes citaram o acompanhamento das políticas públicas, com destaque para Educação e Saúde, além das atuações nas áreas Criminal e Direito do Consumidor.

Brumado: Inscrições do vestibular 2015 da Unopar estão abertas

Em Brumado, já estão abertas as inscrições para o processo seletivo 2015 da Unopar. As provas serão realizadas no dia 1º de fevereiro, com início às 10h. Os interessados devem se inscrever no site www.unopar.br ou ligar para a Unopar no número (77) 3441-7979. A taxa de inscrição é de R$ 30. Para isenção da taxa, basta que um estudante amigo da Unopar indique o candidato na promoção “Indique um Amigo”.

Brumado: Cunhados brigam e idoso é golpeado com enxada Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Dois homens se desentenderam e acabaram brigando com facão na tarde desta terça-feira (27), na Fazenda das Flores, comunidade rural em Brumado. O caso foi parar na delegacia, onde ambos disseram que o motivo da briga seria um pedaço de terra. Um deles, um idoso declarou ao site Brumado Notícias que estava defendendo a esposa, pois o irmão dela, o outro homem envolvido na briga, a agredia. Nesse momento, o cunhado o atingiu com dois golpes de enxada na cabeça, causando hematomas e lesões. O homem disse ainda que o agressor tentou lhe ferir com um facão. “Ele só não me rasgou ao meio porque eu me defendi com o meu facão que estava na minha cintura. Consegui acertar o dedo dele. Ele é muito brigão e eu apenas fui defender minha esposa”, contou o idoso. Após apresentarem queixa na delegacia, ambos seguiram para o Hospital Professor Magalhães Neto. Os dois poderão ser indiciados por tentativa de homicídio.

Evento no MPT debate ação conjunta para combater o trabalho escravo Foto: MPT/Divulgação

Segundo dados da Pastoral da Terra, o estado da Bahia é o terceiro no país em número de pessoas resgatadas em condições de trabalho escravo e um dos que mais fornecem mão de obra para os aliciadores de outros estados. Para debater o assunto e buscar formas mais eficientes de enfrentar o problema, representantes de vários órgãos e entidades vão se reunir nesta quarta-feira (28), a partir das 14h, na sede do Ministério Público do Trabalho (MPT). O seminário Trabalho Escravo na Bahia é uma promoção do órgão, em parceria com os sindicatos de auditores fiscais, com o apoio da Secretaria Estadual do Trabalho e da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego. O MPT tem atuado no sentido de enfrentar o trabalho escravo e buscar a punição dos responsáveis. As fiscalizações são realizadas em conjunto com os auditores do Ministério do Trabalho e Emprego, e quase sempre com o apoio da Polícia Federal. Nos últimos dois anos, foram registrados pelo menos oito casos em que mais de 300 trabalhadores foram resgatados dos seus postos. Fiscais têm encontrado vítimas dessa prática em cidades como Vitória da Conquista, Feira de Santana, Ilhéus e até mesmo Salvador. O oeste do estado é a região onde mais acontecem esses casos. O MTE mantém um cadastro nacional de empresas que se utilizam de mão de obra análoga a de escravo, uma espécie de lista suja, a qual impede a empresa de firmar contratos com o poder público, têm crédito restringido por várias instituições bancárias e ainda são proibidos de vender sua produção para instituições governamentais.

Catadora acha cheques no valor de R$ 250 mil em depósito e devolve ao Hospital do Câncer de Barretos Foto: Reprodução/ EPTV

A catadora de lixo Ana Maurícia dos Santos Cruz encontrou cheques no valor de R$ 250 mil em um envelope dentro de uma agenda que havia sido descartada junto a papelões e plásticos. O dinheiro estava nominalmente destinado ao Hospital do Câncer de Barretos. Ao perceber o que havia dentro da agenda, a catadora devolveu os cheques ao hospital, onde sempre sonhou em trabalhar. Depois de entregar a quantia, ela conquistou um emprego na unidade. O valor tinha sido arrecadado durante um leilão realizado em Mato Grosso. A instituição irá apurar como os cheques foram parar no lixo.

TJ-BA divulga gabarito de concurso

Foram divulgados nesta terça-feira (27) os gabaritos preliminares das provas do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), que foram aplicadas no domingo (25) em todo o estado. Confira as respostas. As provas para os cargos de "Analista Judiciário-Administração" e de "Analista Judiciário-Contabilidade" foram anuladas. Segundo informações da assessoria do TJ-BA, os cadernos distribuídos não correspondiam às provas dos dois cargos. Ainda não há data marcada para a realização de uma nova prova. O edital foi lançado no dia 23 de outubro de 2014. Ao todo, foram disponibilizadas 200 vagas de níveis médio e superior, com salários que variam entre R$ 3.091,21 e R$ 5.117,24.

Ministro da saúde quer consolidar Mais Médicos e ampliar vagas em faculdades Foto: Reprodução

O ministro da Saúde, Arthur Chioro, oficializou hoje (27), durante reunião do Conselho Nacional de Saúde, as prioridades da pasta para a nova gestão. Segundo ele, as metas incluem a consolidação do Programa Mais Médicos e a ampliação de vagas para cursos de medicina, em parceria com o Ministério da Educação. De acordo com Chioro, a ideia é fortalecer e qualificar a rede de atenção básica de saúde, principalmente nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Segundo ele, o orçamento deste ano para o setor já prevê, por exemplo, recursos para reforma, construção e ampliação de pelo menos cinco mil unidades básicas de saúde. Outra proposta lembrada pelo ministro é a agenda de promoção à saúde, por meio de ações relacionadas ao enfrentamento da obesidade, combate ao tabagismo e à alimentação saudável. Aos conselheiros, Chioro reafirmou estratégias já anunciadas para valorização do parto normal na rede privada e também no Sistema Único de Saúde (SUS). Conforme Arthur Chioro, o ministério enfrentará problemas como o aumento das internações e mortes provocadas por acidentes de trânsito e pela violência, “sem se descuidar do enfrentamento de situações endêmicas”, como dengue, febre chikungunya e malária. O ministro também citou a atenção hospitalar. Disse que é preciso uma política específica para unidades de pequeno porte. “Não cabe um único modelo”, disse. Ele defendeu uma “agenda de desospitalização” para priorizar o tratamento humanizado em domicílio no lugar de internações. Chioro ressaltou a necessidade de um modelo de financiamento para saúde pública. Garantiu que, em nenhum momento, manifestou apoio ao retorno da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF), mas não deixou claro o modelo de financiamento em que aposta. “A sociedade brasileira terá de discutir quanto queremos financiar e quais as fontes”, acrescentou. As informações são da Agência Brasil.

Um exame confirmou a primeira morte por dengue em Jequié, no sudoeste do estado, em 2015. A vítima foi um homem de 42 anos, morador do bairro KM 14, que faleceu no Hospital Geral Prado Valadares. Segundo o Blog Marcos Frahm, a informação foi confirmada pela prefeita, Tânia Britto (PP). Depois da confirmação do primeiro caso de óbito, a prefeita convocou uma coletiva para tratar do assunto. No bairro KM 04, onde a vítima residia, é registrado um alto índice de infestação da dengue, 11,76%, aproximadamente 12 vezes maior que o estabelecido pelo Ministério da Saúde, que é de 1%. 

Jussiape: Homem de 40 anos morre afogado em barragem de Caraguataí Foto: Reprodução

No último fim de semana, um homem morreu afogado na Barragem do Balneário do Rio Água Suja, no distrito de Caraguataí, em Jussiape, no sudoeste baiano. Jurandi Marques dos Santos, de 40 anos, tomava banho no local com a família quando se afogou. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, ele, que atualmente morava em São Paulo, estava de férias na cidade natal. Jurandi chegou a ser levado ao Hospital de Jussiape, mas já chegou na unidade sem vida. A barragem costuma ser bastante frequentada nessa época do ano por moradores e visitantes.

Pessoas físicas pagam até 200,6% de juros do chegue especial por ano Foto: Reprodução

Segundo dados divulgados nesta terça-feira (27) pelo Banco Central (BC), a taxa média de juros para pessoas físicas com recursos livres alcançou 43,4% ao ano, em dezembro de 2014. A taxa, que vinha alcançando recordes, caiu 0,7 pontos percentuais em relação a novembro, quando estava em 44,1%. No fechamento do ano, a taxa acumula crescimento de 5,4 pontos percentuais ano. O destaque nos juros para pessoas físicas são as taxas do cheque especial, que atingiram 200,6% ao ano - o patamar alcançado em dezembro é o mais alto desde fevereiro de 1999, quando estavam em 204,3%. Os juros da modalidade registraram crescimento de 9 pontos percentuais em relação a novembro do ano passado e 52,7 pontos percentuais em 12 meses.

De acordo com decisão do juiz federal da 1ª Vara da Subseção Judiciária de Vitória da Conquista, João Batista de Castro Júnior, o ex-prefeito de Encruzilhada, Edélio Luis Dias Santos, foi condenado a devolver R$ 2,5 milhões ao erário, além de ficar 15 anos com os direitos políticos suspensos. Segundo denúncia do Ministério Público Federal (MPF), Edélio teria desviado entre 1° de janeiro de 2005 e 31 de julho de 2008 recursos de convênio com o Sistema Único de Saúde (SUS) e a Fundação Nacional de Saúde (FNS). O dinheiro era desviado para a compra de combustíveis, pagamento de tarifas de linhas telefônicas, folha de pagamento de servidor não envolvido na atenção básica, aquisição de materiais de consumo para manutenção de motos, reforma e confecção de letreiros, manutenção de computadores e plotagem de veículos da prefeitura. O ex-prefeito ainda terá de pagar multa de R$ 100 mil e ficará proibido de firmar contrato com a prefeitura local.

Brumado: Associação dos Moradores do Bairro Olhos D'água tem nova diretoria Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

As eleições para escolha da nova mesa diretora da Associação dos Moradores do Bairro Olhos D’água, realizada no mês de agosto, foi bastante tumultuada e chegou a virar caso de polícia com a denúncia de captação irregular de votos para a chapa eleita. Após o assunto passar pela delegacia e até pelo Ministério Público, o pleito foi cancelado e os membros da chapa eleita foram punidos perdendo o direito de tentarem novamente concorrer nos próximos quatro anos. Diante da decisão, o então presidente Alexandro convocou uma nova eleição, realizada no último domingo (25). Com 80% dos votos, a chapa única encabeçada pelo pedreiro Renato Costa, o popular Renatão, foi eleita. Em entrevista ao site Brumado Notícias, Renato falou sobre a proposta da chapa no que se refere aos interesses do bairro. Segundo ele, suas ações serão voltadas aos trabalhos sociais. “Estamos em uma comunidade carente de atenção social e esse será o nosso foco. Vamos primeiro tentar buscar os moradores para se associarem e se interessarem pelos assuntos de nosso bairro. Daí, vamos buscar recursos para construção e manutenção da nossa sede. Vamos buscar parcerias junto ao poder público para que o nosso bairro receba mais atenção, além da tradicional festa de São Pedro. Queremos a continuidade da festa, mas nem tudo é festa. Por isso, convocamos os moradores para que juntos possamos construir uma comunidade melhor. Essa será nossa meta durante nossa passagem por essa associação, buscar uma melhor qualidade de vida para a nossa comunidade como um todo”, destacou o presidente eleito.

Brumado: Cemitérios de Cristalândia são abandonados Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Os moradores do distrito de Cristalândia, em Brumado, reclamam do abandono dos cemitérios da comunidade, que, segundo eles, há mais de vinte anos não são reformados. Em nota enviada à redação do site Brumado Notícias, eles encaminharam fotos em que é possível ver o mato tomando conta das sepulturas, muros caídos e falta de iluminação. De acordo com os moradores, há anos que os locais estão a abandonados e que a prefeitura foi notificada, sem nada ter feito. 

Brumado: Cemitérios de Cristalândia são abandonados Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

“Na última eleição municipal, por exemplo, os políticos estiveram aqui, alguns foram até eleitos, visitaram os dois cemitérios, falaram que iriam consertar e dar mais atenção na manutenção. Nós acreditamos, votamos e elegemos, mas os cemitérios continuam no mesmo estado de abandono. Isso é uma falta de respeito com as famílias que prezam pelo local de sepultamento dos seus entes queridos. Pedimos a atenção do poder público para que ao menos mande capinar o mato que toma conta dos nossos cemitérios”, disseram os moradores, na nota.

Brumado poderá ser a primeira cidade do interior baiano a ter o sinal digital da Record

Por conta dos constantes problemas operacionais envolvendo os equipamentos de transmissão, a Rede Record vai instalar o sinal digital na cidade de Brumado a partir do mês de abril. A informação foi passada ao site Brumado Notícias pelo técnico de transmissão da prefeitura local, Milton Caires, que em contato com os técnicos da emissora foi informado sobre a intenção. O objetivo é otimizar a transmissão para o município e região circunvizinha. Atualmente, o transmissor analógico da Record, assim como das demais emissoras, está instalado na torre de transmissão no alto da Serra das Éguas e por diversas vezes o sinal foi interrompido devido a quedas de energia ou descarga elétrica provocada por raios em dias de chuva. Em outra ocasião, vândalos atacaram o local e danificaram o equipamento a fim de roubar o cobre para vender. Os danos geram altos custos de manutenção para a emissora. Com a confirmação da notícia, o município poderá ser o primeiro do interior baiano a ter o sinal digital da emissora.

Brumado: Casal Pereira Santos e vereadores do PT vão migrar para o PL Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O Partido Liberal (PL) deverá ser criado novamente até o mês de março deste ano e terá como líder nacional o ministro das Cidades e ex-prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, atualmente no Partido Social Democrático (PSD). Kassab já teria dito a aliados que estaria concluindo a coleta de assinaturas para refundação da sigla partidária. Segundo a Época, com as assinaturas, o ministro poderá dar entrada no registro da nova agremiação junto à Justiça Eleitoral. Com a refundação do PL, Kassab espera fazer a fusão entre a sigla e o PSD - também criado e dirigido por ele. Em Brumado, o partido, que seria controlado pelo prefeito Aguiberto Lima Dias (SD), já terá um novo comando. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, trata-se do ex-vice-governador, Edmundo Pereira Santos (PT), e de sua esposa, a ex-deputada estadual, Marizete Pereira (PT). Aguiberto teria perdido a ‘queda de braços’ com o casal Pereira Santos para dirigir o PL na capital do minério. Com isso, os pupilos de Edmundo e Marizete, os vereadores José Ribeiro Neves, José Carlos Marques Pessoa e José Carlos Meira, todos no Partido dos Trabalhadores, vão migrar para o PL sem correr o risco de perder seus mandatos por infidelidade partidária, já que há insatisfações com o diretório municipal do PT. O senador Otto Alencar (PSD) já acertou todos os detalhes com Edmundo Pereira para gerir os destinos da sigla.

Brumado: Carp realizará Acampamento de Carnaval

Em Brumado, a comunidade Carp realiza todos os anos o Acampamento de Carnaval, um evento para a juventude que visa proporcionar às pessoas diversos encontros: encontro com Deus, encontro consigo mesmo e encontro com outras pessoas. O acampamento conta com uma extensa programação, que inclui orações, adoração, missa, shows, baile de Carnaval, Festival de Artes e Novos Talentos e mais. Durante o evento, haverá também apresentação do musical Amarcura. O Acampamento de Carnaval do Carp será realizado entre os dias 15 e 17 de fevereiro, no CTL. Além da comunidade, Anderson Soares e Mirla Rocha, da Comunidade Filhos de Maria, de Montes Claros, prestigiarão o encontro. Os interessados podem acessar o facebook do grupo para receber atualizações sobre o acampamento.

Governo vai recuar em mudanças no seguro-desemprego Foto: Reprodução

Informações extraoficiais dão conta de que o governo federal vai ceder às centrais sindicais e rever parte das mudanças nas regras do seguro-desemprego que endureceram o acesso ao benefício trabalhista. Segundo informações obtidas pela Folha de São Paulo, a equipe da presidente Dilma Rousseff (PT) chegou à conclusão de que, sem alterações, a medida provisória que restringiu o benefício não será aprovada no Congresso Nacional. Após declarações do ministro da Fazenda, Joaquim Levy, avaliadas pelo Palácio do Planalto como infelizes, a equipe de Dilma acredita que será obrigada a sinalizar mais concretamente o que irá mudar na próxima reunião com as centrais sindicais, no dia 3 de fevereiro. Levy chamou de "ultrapassado" o modelo do seguro-desemprego, o que irritou sindicalistas e até assessores de Dilma.

Arquivo