Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
03/2014
Rio do Antônio: Aldenes Meira recebe apoio de vereador petista Foto: Divulgação

O vereador Políbio Pereira da Costa Júnior, o Júnior do Tabuleiro (PT), do município de Rio do Antônio, no sudoeste baiano, declarou apoio à pré-candidatura do brumadense Aldenes Meira (PCdoB) à Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). Meira, que é vereador e presidente da Câmara Municipal de Itabuna, tem se articulado para conquistar uma das 63 cadeiras no legislativo baiano. O petista destacou as ações do comunista em prol dos moradores de sua cidade. “Conseguimos através do empenho de Aldenes 60 cisternas, mecanização agrícola e agora conquistamos um poço artesiano. Não posso deixar de apoiar quem ajuda o povo de minha cidade, principalmente da zona rural”, disse Júnior do Tabuleiro.

Câmara Municipal de Brumado lançará pregão para adquirir painel eletrônico Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O presidente da Câmara de Vereadores de Brumado, Alessandro Lôbo (PSL), apresenta mais uma vez a proposta de instalação de um painel eletrônico na plenária do legislativo local para ser utilizado nos dias de sessão do parlamento. Em entrevista ao site Brumado Notícias, Lôbo declarou que, antes do recesso do primeiro semestre, o equipamento deve estar funcionando. Para isso ele aguarda o parecer do setor de finanças do executivo municipal, além de parcerias e do pregão que deve acontecer nos próximos 15 dias. “Esse painel será mais uma etapa da proposta de modernização dos trabalhos da Câmara Municipal”, resumiu o presidente do legislativo.

Eleições 2014: Rui Costa visitará Brumado no dia 06 de abril Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O pré-candidato petista à sucessão do governo estadual, Rui Costa (PT), visitará o município de Brumado no dia 06 de abril em atendimento a uma agenda firmada com as prefeituras da base aliada pelo interior do estado. O prefeito brumadense, Aguiberto Lima Dias (SDD), que já declarou apoio ao chefe da Casa Civil, disse em entrevista ao site Brumado Notícias que receberá o pré-candidato de portas abertas, mas que irá cobrar as obras de esgotamento sanitário e a construção da segunda etapa da barragem de Cristalândia. Para o gestor, estes são temas de suma importância para a cidade.

Caculé: Prefeito assina plano de elaboração de saneamento básico com a Funasa Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Na última segunda-feira (24), o prefeito da cidade de Caculé, Beto Maradona (DEM), assinou junto à Fundação Nacional de Saúde (Funasa) o termo de compromisso para elaboração do plano municipal de saneamento básico. A ação foi conquistada através do consórcio público de desenvolvimento do alto sertão. Ao site Brumado Notícias, o prefeito caculeense declarou que a elaboração do plano compreende uma ação conjunta entre o governo e a sociedade, que visa melhorar qualidade de vida da população e proteger o meio ambiente através dos recursos investidos.

Confirmada a ExpoBrumado 2014 Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O presidente da Cooperativa Mista Agropecuária de Brumado (Coopmab), Luiz Martins, confirmou em entrevista ao site Brumado Notícias a realização da ExpoBrumado 2014. O evento será realizado entre os dias 02 e 04 de maio. Na programação da festa estão previstos shows com a banda Estakazero, Adelmario Coelho e Edgar Mão Branca, que lançará seu novo DVD na ocasião. A exposição também conta com leilão de animais. Martins declarou que dezenas de expositores já confirmaram participação no evento, mas que ainda falta uma resposta do comércio local no que diz respeito à montagem de estandes no Parque de Exposições Santa Inês. A ExpoBrumado 2014 tem a parceria da Só Legal Produções e o apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Lazer.

Deputado Marquinho Viana anuncia melhoria no preço do café O parlamentar esteve com pequenos produtores de Barra da Estiva. (Foto: Divulgação).

Durante reunião da Comissão de Agricultura e Política Rural da Assembleia Legislativa, o deputado Marquinho Viana (PV) anunciou melhoria no preço da saca do café. Segundo o parlamentar, a saca do produto subiu de pouco mais de R$ 200 para R$ 400. Para ele, a elevação foi justa, a fim de evitar que os produtores continuem sofrendo muitos prejuízos. “Esse aumento sensível da saca do café é uma notícia deslumbrante para todos os produtores e em especial para Barra da Estiva, onde essa produção cresce bastante”, disse Viana. Na oportunidade, Marquinho confirmou a presença do governador Jaques Wagner, do vice Otto Alencar, do secretário Rui Costa e do deputado federal João Leão, além dos membros da Comissão de Agricultura do Legislativo, no VI Encontro dos Produtores Rurais de Barra de Estiva e região, que acontecerá nos dias 24, 25 e 26 do próximo mês. Em Salvador, o deputado reuniu-se com o prefeito de Barra da Estiva e com os pequenos produtores rurais de café da cidade, que estão na capital participando do 15º Agrocafé. O deputado também esteve no evento.

Deputado Marquinho Viana anuncia melhoria no preço do café Marquinho na 15º Agrocafé. (Foto: Divulgação).
Câmara aprova projeto do marco civil da internet Foto: Gustavo Lima/Câmara

Na última terça-feira (26), a Câmara dos Deputados aprovou o marco civil da internet, projeto que disciplina direitos e proibições no uso da internet, assim como define os casos em que a Justiça pode requisitar registros de acesso à rede e a comunicações de usuários. O texto, que agora segue para o Senado, mantém o conceito de neutralidade da rede, segundo o qual os provedores e demais empresas envolvidas na transmissão de dados não podem tratar os usuários de maneira diferente, mesmo que a velocidade contratada seja maior.

Maioria das reclamações no SUS é por demora no atendimento Foto: Reprodução

O projeto Caixa-Preta, da Associação Médica Brasileira (AMB), que recebe denúncias da população sobre o atendimento na rede pública de saúde recebeu mais de 900 denúncias em 13 dias de lançamento. A demora para ser atendido, com 58% das reclamações, foi o item mais citado pelos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Em seguida veio a falta de leitos, com 26% das reclamações. De acordo com a Agência Brasil, o projeto prevê que o próprio usuário do SUS denuncie quando o sistema não funcionar como previsto em lei. As denúncias podem ser feitas no site www.caixapretadasaude.org.br.

Suprema: As melhores câmaras frigoríficas do mercado

A Suprema Sistemas Frigoríficos está sempre pensando em soluções econômicas e inteligentes para você. Por isso, a Suprema fabrica câmaras frigoríficas com a melhor qualidade para melhor lhe servir. São dois modelos: com porta de correr ou porta giratória. Além disso, as câmaras têm encaixe exclusivo - tipo macho-fêmea e sobreposição de chapas que garantem perfeito vedamento, isolamento térmico e maior rigidez contra impactos. O freezer ocupa menor espaço físico, possui maior capacidade de estocagem, maior economia de energia, maior qualidade dos produtos estocados, menor mão de obra e maior praticidade. Peça agora mesmo um orçamento através do e-mail contato@supremaice.com.br e adquira a sua câmara frigorífica. A montagem também é garantida pela Suprema. A loja fica localizada na Praça Armindo Azevedo, 466, em Brumado. Para maiores informações, ligue (77) 3441-1786. Acesse www.supremaice.com.br e conheça um pouco mais sobre a Suprema Sistemas Frigoríficos, há 15 anos fazendo sempre o melhor em câmaras frigoríficas no mercado.

“Wagner quer eleger sucessor com as mesmas obras que foi eleito”, dispara Weliton Lopes O vereador ainda acrescentou que o governador é omisso e os deputados são inertes. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Em mais um discurso acalorado, o vereador brumadense Weliton Lopes (SDD) disparou contra o governador Jaques Wagner (PT) e contra os deputados que, segundo ele, apenas captam votos em Brumado, mas não representa o município perante o poder executivo. Desta vez, o parlamentar se revoltou com as perdas que o município vem sofrendo com a retirada da Defensoria Pública Estadual e com a ameaça de perder a repartição da Inspetoria Estadual da Fazenda. “Como Brumado pode ser chamado de município polo se precisa recorrer a outros municípios da região para prestação de serviços públicos aos cidadãos?”, indagou o vereador. Em entrevista ao site Brumado Notícias, o parlamentar reforçou seu argumentos. “O governo está sendo omisso com o nosso município e nossos representantes inertes, mas como este é um ano eleitoral vamos pegar o currículo dos deputados e ver o que eles fizeram pela nossa cidade e aí vamos dar a resposta nas urnas”, disse Lopes. O vereador acrescentou que o governador pretende fazer um sucessor repetindo as mesmas obras pela qual foi reeleito. “O governador falha muito e vive repetindo as mesmas obras. Ele foi reeleito com a Fiol, com a recuperação da BA-262, com o Água Para Todos e agora quer fazer um sucessor com as mesmas obras. Não há nada de novo, vivem repetindo o que já foi falado”, criticou Weliton, cobrando dos demais edis que façam valer os apelos populares na casa legislativa local. “Em Brumado, está faltando representatividade”, concluiu.

Brumado: Vereador acusa terceirizadas do estado de roubarem trabalhadores Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Mais uma vez o atraso no pagamento dos contratados das empresas Shalev e Contrate, que prestam serviços para a Secretaria de Educação da Bahia, vira pauta de discussão na Casa Legislativa brumadense. Há meses, os prestadores de serviço do município não recebem os vencimentos, o que tem gerado reclamações por parte dos funcionários. Preocupado, o vereador Édio Pereira (PCdoB), que apoia o governo petista, fez um discurso inflamado apontado que as empresas estão roubando dos trabalhadores. “Essas terceirizadas estão praticando um verdadeiro assalto a mão armada aos trabalhadores em nossa cidade. Estão roubando de forma deslavada os trabalhadores e não podemos compactuar com isso. Mesmo sendo aliado do governo, não posso admitir que o governo do estado seja cúmplice de atitudes como essa. O trabalhador vende sua força de trabalho e por isso recebe o seu salário”, desabafou o parlamentar.

Maracás: Bandidos que roubaram armas na delegacia de Ituaçu morrem em confronto com a polícia Foto: Divulgação/PC

Após um dia de fuga, dois dos bandidos que roubaram armas de fogo e um colete balístico da delegacia de Ituaçu entraram em confronto com a polícia militar na cidade de Maracás, no final da tarde desta terça-feira (25). O delegado Arilano Botelho informou por telefone ao site Brumado Notícias que eram cinco os elementos que estavam no carro roubado na cidade de Tanhaçu após terem incendiado outro veículo que havia sido roubado no interior da cidade de São Paulo. Os bandidos resistiram à voz de prisão e efetuaram disparos contra as guarnições. Estas, por sua vez, revidaram. Dois dos elementos morreram no confronto e os demais conseguiram fugir. Na ação, a polícia recuperou o carro roubado em Tanhaçu, duas das armas furtadas da delegacia de Ituaçu 3 um colete a prova de balas, uma pistola. Com os bandidos mortos foram encontrados cinco revólveres, uma pistola, vários celulares e munições. As diligências continuam a fim de capturar os demais membros da quadrilha.

Brumado: Obras de recuperação do anel rodoviário estão em ritmo acelerado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Brumadenses e viajantes devem ter um pouco mais de paciência ao trafegarem pelo anel rodoviário na BR-030, pois o local está passando por uma grande obra de recapeamento e sinalização da pista de rolamento. Ao longo do percurso, apenas um lado da pista está liberado para a passagem de veículos. O trabalho que está sendo realizado atenderá o trecho entre os municípios de Brumado e Guanambi.

Brumado: Pausa no programa Luz Para Todos gera prejuízos e desemprego Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Desde o início do mês de fevereiro houve uma baixa na execução do programa Luz Para Todos, do governo federal, o que tem gerado prejuízos e desempregos. O gestor do escritório da Coelba, Jadir Batista, esclareceu ao site Brumado Notícias que a empresa aguarda o repasse do oitavo contrato do programa e garantiu que mesmo sem a verba a Coelba mantém as atividades do Luz Para Todos. No entanto, a nossa reportagem apurou que, por conta da falta do repasse, a empresa terceirizada que presta serviço a 26% da área de consumidores da Coelba já realizou várias demissões de trabalhadores em cinco municípios, entre os quais Brumado, Guanambi e Bom Jesus da Lapa. Além de gerar desemprego na terceirizada, a pausa no programa também afetou uma fábrica de postes no município de Brumado, que teve uma redução de 40% em sua produção por conta das cerca de 40 demissões que foram executadas. O assunto foi debatido na sessão da Câmara de Vereadores na noite da última segunda-feira (24), quando foi especulado que o repasse com o retorno total do programa só deve acontecer após a Copa do Mundo.

Brumado: Léo Vasconcelos é padrinho de formatura em Gestão Ambiental Foto: Stúdio Criative

O ex-presidente da Câmara de Vereadores de Brumado e diretor de Biodiversidade do Inema, Leonardo Vasconcelos (SDD), foi padrinho de formatura do curso de Gestão Ambiental da Unopar na noite do último sábado (22). Em seu discurso, Vasconcelos agradeceu o convite e parabenizou a todos os formandos. Estiveram presentes no evento o juiz da comarca de Brumado, Genivaldo Alves Guimarães, que foi padrinho da turma de formandos de Serviço Social, e o Padre Eutrópio, padrinho da turma de Administração.

Brumado: Léo Vasconcelos é padrinho de formatura em Gestão Ambiental Foto: Stúdio Criative
Brumado: Inscrições para o cursinho pré-vestibular da Universidade Para Todos estão abertas Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A Universidade Estadual da Bahia – UNEB, em parceria com a Secretaria da Educação do Estado da Bahia, abre nesta terça-feira (25) as inscrições para o cursinho pré-vestibular gratuito da Universidade para Todos. O prazo para inscrição se encerra no dia 1º de abril. Para se candidatar a uma das 21.785 vagas, o interessado deve se inscrever exclusivamente pela internet no site www.educação.ba.gov.br. Para esclarecimento de eventuais dúvidas, os candidatos podem ligar para o número 0800 285 8000, de segunda a sexta-feira, das 08h30 às 12h e das 13h30 às 18h.

Brumado: Lixo e entulho continuam sendo despejados no anel rodoviário Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O mau exemplo continua exposto à margem do anel rodoviário, na BR-030, em Brumado, onde empresas e populares despejam pneus, lixo, entulho e até ossada de animais. Ao longo do percurso, há placas informativas que proíbem a ação, mas estas são ignoradas. Sem uma fiscalização eficiente, a irregularidade continuará a poluir o meio ambiente no trecho.

Brumado: Alunos são suspensos após briga generalizada em escola Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Sete alunos do Centro Municipal Educacional Agamenon Santana (CMEAS) estão suspensos desde a última quinta-feira (21). Os estudantes se envolverem em uma briga generalizada no interior da escola. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, a confusão teria sido iniciada por duas alunas, mas acabou envolvendo outros estudantes. Para conter a confusão, a polícia teve que comparecer a escola e encaminhou os envolvidos à delegacia, onde foi registrada a ocorrência. Na última segunda-feira (24), alguns estudantes compareceram ao departamento de polícia técnica para fazerem exames de corpo de delito. Em nota, a Secretaria de Educação informou que será realizada uma audiência com a direção da escola e com os alunos envolvidos na confusão. Enquanto isso, os estudante que participaram da briga continuam suspensos.

Ituaçu: Bandidos invadem delegacia e roubam coletes e armas Foto: Divulgação/PC

Bandidos invadiram a delegacia de polícia da cidade de Ituaçu, no sudoeste baiano, na madrugada desta terça-feira (25) e roubaram coletes à prova de bala. Por telefone, o delegado Arilano Botelho informou ao site Brumado Notícias que a polícia está realizando diligências na tentativa de capturar os arrombadores e recuperar todo o material bélico que foi levado da delegacia da cidade. Guarnições da 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin) e da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) estão realizando as buscas em toda a região. O delegado não revelou a quantidade de armas e coletes que foram levados pelos bandidos. Um relatório está sendo elaborado para ser apresentado ao coordenador da 20ª Coorpin, delegado Leonardo Rabelo. Até o momento, sabe-se que, quando chegaram na cidade de Tanhaçu, o grupo ateou fogo no carro em que estavam e roubaram outro veículo.

Regras para andar de bicicleta com segurança Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Para que o seu filho ande de bicicleta com segurança algumas dicas básicas são importantes. Além dos equipamentos de segurança, é importante usar roupas com cores chamativas, verificar se a bicicleta está em perfeitas condições de uso, respeitar as leis de trânsito, não pedalar na contramão, evitar ruas movimentadas, e sinalizar todos os seus movimentos com antecedência. De acordo com a Agência Brasil, a maior parte dos acidentes com ciclistas acontece em cruzamentos, portanto, se você for iniciante, procure pedalar em ruas tranquilas e lugares espaçosos.

Jussiape: Mulher ateia fogo em carro do ex-marido Foto: Will Assunção/Jussi Up Press

No último domingo (23), após uma briga, uma mulher ateou fogo no carro do ex-marido. O incidente aconteceu na cidade de Jussiape, região da Chapada Diamantina. Segundo informações do Jussi Up Press, a relação entre os dois não era boa e as brigas se tornaram constantes após o término do relacionamento, principalmente por conta da propriedade do veículo. Moradores ainda tentaram apagar o fogo, mas não conseguiram. A polícia foi acionada, mas, quando chegou ao local, o veículo já havia sido consumido pelas chamas. Depois de ter ateado fogo no automóvel, a mulher se trancou com a filha de um ano dentro de casa. Policiais militares levaram a criança para a Casa de Saúde Ana Medrado Luz, no centro da cidade, e a mulher foi levada à delegacia para prestar esclarecimentos sobre o ocorrido.

Brumado: Programa Saúde na Escola retorna as atividades em 2014 Foto: Divulgação

No último sábado (22), a Prefeitura Municipal de Brumado, através das Secretarias Municipais de Educação e Saúde, realizou a primeira reunião do Programa Saúde na Escola - PSE, cuja finalidade é contribuir para a formação integral dos estudantes da rede pública de educação básica por meio de ações de prevenção, promoção e atenção à saúde. Segundo a prefeitura, o Programa Saúde na Escola trabalha com a promoção da saúde de prevenção de doenças e agravos à saúde e de atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino. Na reunião, o Secretário de Saúde e a Secretária de Educação explicaram ao público alvo presente a importância do alcance de todos os estudantes da educação básica, gestores e profissionais das áreas da educação e saúde.

Arquivo