Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
04/2013
fechar

Operadora Vivo continua irritando os brumadenses

Os clientes da Vivo estão bastante irritados com os constantes problemas de rede da operadora de telefonia celular. Para os usuários dos serviços da Vivo, a operadora não tem tido compromisso com seus clientes em Brumado, vez que estes são prejudicados diariamente com a ineficácia dos serviços prestados. Queda de ligação, internet lenta e rede ocupada ao efetuar ligações são apenas algumas das insatisfações enumeradas, que deixam os usuários praticamente sem comunicação na cidade. “É uma falta de compromisso enorme e desrespeito ao cliente”, disse um empresário ao Brumado Notícias. Além de afetar os usuários comuns, a qualidade dos serviços prestados pela operadora também afeta todo comércio local, pois a Vivo é a operadora com o maior número de clientes na cidade.

Lagoa Real: Secretaria de Educação realiza capacitação com merendeiras A capacitação foi ministrada pela nutricionista Adahilda. (Foto: Divulgação).

Um evento de capacitação com merendeiras e direção das escolas municipais ocorreu no último sábado (20), às 09h, no Centro de Treinamento para Professores, em Lagoa Real, no sudoeste baiano. A capacitação foi ministrada pela nutricionista Adahilda Brito, com participação da secretária municipal de Educação Maria das Graças e do técnico de Núcleo Educacional Manoel Messias. A proposta consiste na conscientização, compromisso e respeito com o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) no município. “Fiquei satisfeita com o número de participantes. Senti que a equipe está comprometida a trabalhar por uma merenda escolar de qualidade”, destacou a nutricionista.

Brumado: Iniciada obras de estacionamento na área do mercado municipal O projeto com muro de arrimo, pavimentação de área e demarcação de 40 vagas para automóveis, cujo investimento previsto é de R$ 130 mil. (Foto: Divulgação).

A obra de construção de um estacionamento na área do Mercado Municipal teve início nesta terça-feira (23), em Brumado. Executado pela Secretaria de Infraestrutura, o projeto com muro de arrimo, pavimentação de área e demarcação de 40 vagas para automóveis, cujo investimento previsto é de R$ 130 mil, valor desembolsado pela própria administração municipal. A obra faz parte do projeto de revitalização da área do Mercado Municipal.  “O mercado municipal é considerado um cartão postal de nossa cidade e para que ele realmente ocupe esta posição de destaque necessita de uma urgente revitalização de toda sua área e nossa administração irá desenvolver projetos para que todos tenham prazer em visitar esta localidade”, salientou o prefeito Aguiberto Lima Dias (PSL).

Brumado: Vereadores sabatinam e bombardeiam Magnesita sobre a poluição na Vila Presidente Vargas Empresa prometeu resolver a problemática até o final de junho deste ano. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

A sessão da Câmara de Vereadores de Brumado realizada na última segunda-feira (22) contou com a participação de representantes da Magnesita, que foram convidados a compor a mesa para falarem sobre as denúncias de emissão de poluentes na Vila Presidente Vargas. Alex Belo, gerente da Magnesita de Brumado, Carlos Braga, superintendente de Meio Ambiente da Magnesita na América do Sul, Herbert Borges, coordenador de Meio Ambiente da Magnesita de Brumado e Frederico Neves, secretário municipal de Meio Ambiente estiveram presentes na sessão. A audiência foi resultado da indicação dos vereadores Édio Pereira (PCdoB) e José Carlos de Jonas (PT), que realizaram visitas à comunidade e ouviram os apelos da população. Embora o tema da discussão fossem questões ambientais, Alex Belo falou sobre as ações sociais da empresa dentro do município, o que para os parlamentares foi encarado como uma tentativa de desviar do assunto. O vereador Márcio Moreira (PSB) disse que ficou decepcionado com os dados apresentados pela empresa. “Não me dei por satisfeito, pois as explicações dadas aqui essa noite foram mais para o marketing da empresa do que realmente para falar do problema enfrentado pelos moradores da Vila Presidente Vargas. Falou-se do que foi gasto em Brumado, mas deixaram de falar do que se lucrou em nosso município”, disparou.

Brumado: Vereadores sabatinam e bombardeiam Magnesita sobre a poluição na Vila Presidente Vargas Os vereadores Édio Pereira (PCdoB), Márcio Moreira (PSB), Castilho Viana (PSB) e Agno Meira (PCdoB) criticam bastante a Magnesita. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Os demais parlamentares também foram incisivos nas cobranças, a exemplo de Castilho Viana (PSB), que argumentou que a questão na Vila já se tornou caso de Saúde Pública. Para ele, o material exposto tratou muito mais das ações sociais do que do ponto em foco, que seria a poluição na Vila, que é palpável e a população está sofrendo com problemas de alergias e respiratórios. Exaltado, o vereador Agno Meira (PCdoB) desconsiderou a explanação apresentada pelos representantes da Magnesita. “Foi uma apresentação pífia e seca. Se formos fazer um comparativo do que a empresa leva do município e investe na área social, o social é muito pouco. Quase ninguém na cidade sabe dizer quais são as intervenções sociais da Magnesita em Brumado. Nos últimos meses, têm sido gritantes as queixas que nós vereadores recebemos contra a Magnesita”, afirmou Meira, sendo apoiado pelo vereador Édio Pereira, que também reprovou o posicionamento da empresa. Um dos autores da indicação, o vereador José Carlos de Jonas denunciou que alguns moradores da Vila não falam sobre o assunto porque são intimidados, vez que muitos são funcionários da mineradora e temem pelos seus empregos.  Os representantes da empresa não econheceram que emitem poluentes na Vila. “Estamos trabalhando com emissão dentro do limite legal, e a Magnesita não faz emissão de particulado à noite. Isso não procede. Medidas estão sendo tomadas agora, mas até o final de junho o problema já terá sido sanado”, garantiram. 

Gravidez: Por que sou normal e não engravido? O que posso fazer?

Quando a gravidez demora a chegar, dúvidas, incertezas e insegurança aparecem na cabeça do casal, mas principalmente nas das mulheres. A maioria das mulheres tem um sonho em comum, a maternidade, elas sonham desde pequenas com isso, podemos ver isso nas brincadeiras com boneca. Quando chegam à idade adulta muitas correm para realiza-lo, outras esperam até que tudo esteja encaminhado, como casamento, emprego e carreira. Mas algumas mulheres encontram empecilhos no próprio corpo que as impedem de engravidar.

Muitos fatores podem ser determinantes na hora de concluir a gravidez, mas um dos mais importantes é o Emocional. Se a mulher (principalmente) não estiver bem consigo mesma as chances de conseguir engravidar serão mínimas.

Nos últimos anos, algumas mulheres chegaram ao meu consultório dizendo que já haviam passado por todos os tipos de exames e tomado todos os tipos de medicamentos para tentar engravidar e não conseguiram obter resposta positiva e que a ACUPUNTURA seria a última opção delas antes de desistirem desse sonho.

Maioria dessas mulheres tinham todos os exames de imagem e laboratórios normais, não havendo empecilhos físicos que as impedissem de engravidar ou segurar a gravidez, porém na visão da ACUPUNTURA (MTC) estas mulheres apresentavam desequilíbrios que justificavam a não gravidez e abortos frequentes.

E a dúvida frequente dessas mulheres é: Em quantas sessões eu engravido?

Não existe uma quantidade mínima de sessões, mas o que pude notar que a maioria das mulheres que me procurou conseguiu engravidar no 3° (terceiro) mês de tratamento com Acupuntura, com exceção de uma paciente que engravidou logo depois da segunda sessão. Uma paciente inclusive engravidou de Trigêmeos e levou a gravidez até o final, sem sustos e com os bebês saudáveis ao nascimento.

Outra dúvida é se durante a gravidez a Acupuntura pode continuar sendo feita?

Sim. A Acupuntura é segura e eficaz, tanto na fase de engravidar quanto durante a gravidez, inclusive acupuntura é indicada para impedir que abortos espontâneos aconteçam, já que muitas mulheres sofrem desse mal não conseguindo levar a gravidez adiante.

Além da Acupuntura sou especialista em Fitoterapia e Clínica Chinesa, onde indico componentes das ervas medicinais chineses para complementarem e potencializarem o efeito que a Acupuntura realiza no corpo e com isso aumentando ainda mais os índices de sucesso no tratamento.

*Estamos no Facebook, Twitter e no www.clinicamana.blogspot.com

Dr. Thiciano Viana – Fisioterapeuta – Especialista em Acupuntura, Farmacologia e Clínica Chinesa – Homeopata Clássico pela UFV – Instrutor de Pilates – Atendimentos na Clínica Maná: Aveniva Otávio Mangabeira, 185 – Brumado – BA. Fone: (77) 3441-1269.

CONTINUE LENDO
Brumado: Limpeza de ruas e praças anima moradores do São Félix Os moradores do bairro esperam agora que a prefeitura não abandone o local, assim como, segundo afirmaram, já fizeram no passado. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

O Bairro São Félix está de cara nova após mutirão de limpeza realizado pela Prefeitura de Brumado. Todas as ruas e praças foram limpas e o serviço incluiu a capina, pintura das guias das calçadas e limpeza de terrenos baldios. “Está bonito que dá gosto, mas agora a prefeitura tem que manter o padrão e nós moradores temos de colaborar com a boa limpeza em nosso bairro”, comentou o aposentado João Dias. A dona de casa Maria Helena também aprovou a iniciativa. “Já tinha passado da hora, pois parecia que a gente morava em uma selva. Tomara que o nosso bairro receba sempre essa atenção da limpeza pública, porque dá gosto morar em um ambiente limpo e bem apresentável”, disse. Os moradores do bairro esperam agora que a prefeitura não abandone o local, assim como, segundo afirmaram, já fizeram no passado.

Brumado: Rotaryanos visitam prefeito municipal (Foto: Divulgação).

Na última sexta-feira (19), o governador do Rotary Club, Clóvis Ribeiro Sobrinho, a presidente do Clube Brookline e o instrutor distrital Waldomiro Oliveira Júnior visitaram o prefeito Aguiberto Lima Dias (PSL) em seu gabinete. Entre outros assuntos relativos às ações realizadas pela instituição em Brumado, o projeto “Água Pura”, que tem como objetivo principal sensibilizar a população, em especial, a da zona rural, sobre a importância da pureza da água, foi tema de discussão. Para efetivar o projeto, o Rotary iniciou a entrega de filtros para as comunidades rurais. Além disso, a instituição também está realizando a entrega de cartilhas de cordel, que de forma simplificada explica a importância da água de qualidade. Segundo o instrutor distrital, Waldomiro Oliveira, serão beneficiadas pelo projeto, que foi idealizado e desenvolvido pelo Rotary e pelo Clube Brookline, 1800 famílias que residem na zona rural, aproximadamente 6.000 pessoas. “Esperamos alcançar nosso objetivo sensibilizando a todas essas famílias. Alertando sobre a importância da utilização dos filtros para que as crianças sejam poupadas de doenças, que podem até se complicarem se não forem cuidadas corretamente. Com o mínimo de cuidado conseguimos garantir uma vida mais saudável”. O prefeito Aguiberto parabenizou a todos pela realização do projeto. “Conhecemos o trabalho do Rotary e parabenizamos pelo empenho e dedicação em todas as ações em prol dos brumadenses”, disse. 

Farmácia é novamente assaltada em Brumado Polícia está analisando as imagens do circuito interno de segurança para buscar identificar os criminosos. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Sete dias após ter sido assaltada, uma farmácia que fica localizada na Avenida Dr. Antônio Mourão Guimarães, em Brumado, voltou a ser alvo de bandidos na última segunda-feira (22). O assalto ocorreu no mesmo horário e com o mesmo modo de operação do anterior. Um dos assaltantes permaneceu do lado de fora do estabelecimento como se estivesse vigiando uma possível chegada da polícia enquanto o outro anunciava o assalto, fazendo inúmeras ameaças aos atendentes. Os bandidos levaram todo dinheiro que havia no caixa e ainda disseram que retornariam ao local novamente. Quando a polícia chegou os meliantes já haviam fugido, mas as imagens do circuito interno de segurança estão sendo analisadas a fim de identificar os autores do delito.

Professores do estado suspendem aulas em escolas e universidades Os professores suspenderam as atividades até a próxima quinta-feira (25).

Os professores da rede estadual de ensino suspendem de hoje até quinta-feira (23) as atividades em adesão à paralisação nacional, organizada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação. De acordo com o coordenador-geral do sindicato da categoria, Rui Oliveira, será realizado nesta quarta-feira (24), às 9h, um ato conjunto com os professores da rede municipal, que aderirem à paralisação. A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) informou, em nota, que o governo paga acima do piso nacional a todos os 32.614 professores licenciados. Para 2013, o Ministério da Educação estabelece R$ 1.567 como piso nacional. Na rede estadual da Bahia, o salário inicial é de R$ 1.659,94 — informa a SEC. Também fazem paralisação hoje os professores das quatro universidades estaduais da Bahia — Uneb, Uefs, Uesc e Uesb. Segundo o Fórum das Associações dos Docentes das Universidades Estaduais da Bahia, as reivindicações incluem reajuste de 28% do salário, reajuste linear retroativo a janeiro (referente à inflação no período), além da implantação de um calendário de incorporação da gratificação por Condições Especiais de Trabalho (CET) integralmente em 2013. O governo propõe incorporar parte da CET em março de 2014. A SEC informou que apresentou duas propostas: reajuste de 4% do salário e aumentos na gratificação de incentivo à pós-graduação, de 5% para especialistas e mestres, e 10% para doutores. Hoje, governo e associações de professores se reúnem. As informações são do Correio.

Câmara de Brumado lança novo site O site é atualizado frequentemente com vistas a oferecer ao cidadão a possibilidade de fiscalizar e acompanhar de perto o trabalho do Legislativo em prol da sociedade.

O novo site da Câmara Municipal de Brumado já está no ar. Mais completo e dinâmico, o site possui informações atualizadas sobre todos os projetos e pauta das sessões legislativas, prestação de contas, gestão fiscal, regime interno, Código de Ética, Lei Orgânica, glossário, o contato de todos os vereadores que compõem a Casa e muito mais. Além disso, através do site é possível ter acesso à TV Câmara e à Rádio Câmara, onde se pode acompanhar todos os projetos, solicitações e indicações legislativas. O site é atualizado frequentemente com vistas a oferecer ao cidadão a possibilidade de fiscalizar e acompanhar de perto o trabalho do Legislativo em prol da sociedade. Acesse www.cmbrumado.ba.gov.br, saiba tudo que acontece na Casa Legislativa e cobre seus direitos.

Loja Autorizada Vivo preparou uma promoção especial para você Nas compras acima de R$ 25, você ganha um brinde surpresa.

A Loja Autorizada da Vivo em Brumado está em promoção. Nas compras acima de R$ 25, você ganha um brinde surpresa. Está esperando o quê? Vá agora mesmo na LA e confira todas as novidades em aparelhos e acessórios. Além disso, na loja você fica por dentro de todos os planos da Vivo, com destaque para ligações ilimitadas, sms grátis, internet à vontade e muito mais. Escolha o que mais se encaixa às suas necessidades e obtenha ainda mais vantagens para você. A LA fica localizada na Praça Armindo Azevedo, 122, Centro. Para mais informações, ligue (77) 3441-0993.

Setembro tem Corrida de Jegue no Arrecifinho em Brumado Mesmo com a seca que assola as comunidades rurais, a expectativa é a melhor possível para a realização do evento, disse Sebastião Raimundo. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Membro da Comissão Organizadora do evento, Sebastião Raimundo anunciou em entrevista ao Brumado Notícias que no mês de setembro será realizada a tradicional Corrida de Jegue do Arrecifinho. Segundo Sebastião, mesmo com a seca que assola as comunidades rurais, a expectativa é a melhor possível para a realização do evento, pois vários competidores já confirmaram participação, antes mesmo de serem abertas as inscrições. “Vai ser uma festa muito bonita e no final teremos ainda o batismo de cerveja do jegue vencedor”, adiantou Sebastião. Em breve, os locais e valores das inscrições serão anunciados.

Brumado: Comerciantes preocupados com violência na região da Cesta do Povo No local, muitos andarilhos e moradores de rua improvisaram barracos com caixas de tomate, lona e papelão. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Após uma tentativa de homicídio ocorrida na noite da última sexta-feira (19), ocasião em que um morador de rua recebeu sete golpes de faca, os comerciantes da Praça Teófilo Alves de Lima (Mercado Municipal) apelam mais uma vez para que o poder público esteja atento à questão da segurança pública, em especial na área ao fundo da Cesta do Povo. No local, muitos andarilhos e moradores de rua improvisaram barracos com caixas de tomate, lona e papelão. “Menos mal se fosse só para dormir, mas acontece que eles usam o local para prostituição, consumo de drogas, gritam e ainda brigam o tempo todo, a exemplo do que aconteceu no último sábado (20). Pedimos ao Major da Polícia Militar e aos representantes políticos dessa cidade que deem um basta nessa situação, pois isso aqui é um vexame para nós”, disse um comerciante, que preferiu não se identificar. O Brumado Notícias registrou as condições de moradia dos moradores de rua e também o sangue na escadaria do Mercado, resultado da tentativa de assassinato ocorrida no local.

Brumado: Comerciantes preocupados com violência na região da Cesta do Povo A nossa reportagem registrou as condições de moradia dos moradores de rua e também o sangue na escadaria do Mercado, resultado da tentativa de assassinato. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).
Cláudio Humberto: Wagner tem o cartaz mais sujo que pau de galinheiro Desgastado com greves intermináveis de servidores, o governador baiano, preocupa a presidenta Dilma Rousseff. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Já no ritmo das eleições de 2014, a presidenta Dilma está preocupada com pesquisas que recebeu atestando avaliação negativa de governos petistas. As pesquisas informam que os governadores do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, e do DF, Agnelo Queiroz, são os casos mais preocupantes. Desgastado com greves intermináveis de servidores, Jaques Wagner (BA) tem o cartaz mais sujo que pau de galinheiro. As informações são do Blog de Cláudio Humberto.

Vanderlito Souza continua se recuperando em São Paulo O filho do empresário divulgou um novo boletim do quadro clínico de seu pai nesta segunda-feira (22). (Foto: Vanderlito Júnior/Facebook).

Nesta segunda-feira (22), o filho do empresário Vanderlito Souza, Vanderlito Júnior, falou mais uma vez sobre o estado de saúde do pai em sua página pessoal no Facebook. Segundo Júnior, o quadro clínico e neurológico do pai continua estável, com apresentação de febre e tosse esporadicamente. Na última terça-feira (16), Vanderlito foi transferido para apartamento sob supervisão de neurocirurgiões. Já no último sábado (20), foi retirada a sonda e o tubo da traqueostomia do paciente, que caminhou 100 metros através do corredor em um trabalho de fisioterapia que teve ótimos resultados, de acordo com relatório médico. “Agora é paciência. Segundo a equipe médica, o paciente responde de forma muito rápida ao tratamento. Outra informação relevante é que devido ao que ocorreu não haverá nenhum sinal de sequelas e o paciente em breve irá retomar suas atividades normais”, divulgou Júnior. Nesta segunda-feira (22), o empresário iniciou os trabalhos de terapia ocupacional.

Transportes escolares são vistoriados em Brumado As péssimas condições das estradas vicinais dificulta a boa conversação dos veículos. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Teve início nesta segunda-feira (22) a vistoria dos transportes escolares em Brumado, que está sendo realizada pelo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), pelo Conselho Tutelar e por mecânicos que avaliam as condições dos veículos. Em entrevista ao Brumado Notícias, Márcia Machado, presidente do conselho do Fundeb, esclareceu que a vistoria deveria ter sido realizada antes do início das aulas, mas com a transição de governo não foi possível fazer a inspeção dos veículos no tempo previsto. Mesmo assim, segundo Machado, durante esse primeiro trimestre de aulas, três ônibus foram retirados de circulação por não atenderem os padrões. Márcia declarou ainda que a maior dificuldade para a empresa que presta o serviço de transporte escolar para as comunidades rurais é manter os veículos conservados por causa das péssimas condições das estradas vicinais. Segundo ela, o assunto será levado ao conhecimento do prefeito. “Vamos encaminhar o assunto ao prefeito, pois essa situação gera perigo aos alunos. Em muitos trechos, os motoristas são obrigados a ficar costurando nas estradas por causa dos buracos”, disse. Até a próxima sexta-feira (26), a expectativa é de que cerca de 70 ônibus e vans sejam vistoriados. Nesta terça-feira (23), as vistorias começam nas comunidades rurais.

Esporte amador movimentou o fim de semana em Brumado A equipe da Brumauto está liderando o Campeonato Society do Clube Social. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Após oito rodadas, a Brumauto lidera o campeonato de futebol society de Brumado. O segundo colocado é a equipe da Ibar. Os jogos acontecem sempre com duas partidas nas noites de sexta-feira e nas manhãs de domingo, no Clube Social de Brumado (CSB), e conta com a participação de oito equipes. Na última rodada, a Ibar venceu a equipe UNIP pelo placar de 8 X 0; já a Brumauto empatou em 2 X 2 com a AABB. A equipe do CSB amarga a lanterna da competição com apenas três pontos e volta a campo na próxima sexta-feira (26) contra a UNIP. O CSB terá ainda outra parada difícil no domingo quando enfrentará a equipe da Ibar. A grande final da competição está marcada para dia 26 de maio.

Esporte amador movimentou o fim de semana em Brumado Começou no último sábado o Circuito Feminino de Vôlei de Areia na AABB. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Começou no último sábado (20) o circuito feminino de vôlei de areia na quadra da AABB, em Brumado. Com muita garra, disposição e bom nível técnico, as competidoras mostraram que estão bem entrosadas no torneio. Os jogos deste fim de semana classificaram quatro equipes para as semifinais que irão acontecer na noite de terça-feira (31). Paula e Zênia vão enfrentar Zônia e Raica. Já na outra semifinal, Darly e Binha enfrentam Suzele e Andreia. A grande final será na quarta-feira (1º), feriado do Dia do Trabalhador.

Esporte amador movimentou o fim de semana em Brumado Quatro equipes entraram em campo no último final de semana. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Quatro equipes entraram em campo neste fim de semana pelo Campeonato de Futebol de Várzea do Bairro São Félix. No sábado (20), o Independente venceu a Urbis II por 1 X 0 e, na manhã do último domingo (21), Real São Félix e Boleiros fizeram uma das partidas mais empolgantes da competição. Ao final, o placar mostrou o equilíbrio entre as duas equipes, que empataram em 3 X 3. No próximo sábado (27), às 15h o Vitória e o Posto Meira entrarão em campo. Já no domingo (28) de manhã, tem Independente e São José.

Esporte amador movimentou o fim de semana em Brumado Torneio de Integração foi realizado entre os alunos do IFBA. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Seis equipes participaram na manhã do último domingo (21) do torneio de integração dos alunos do IFBA, no Ginásio de Esportes Antônio Alves Ribeiro, em Brumado. Na final, a equipe do Real IFBA venceu a equipe da Seleção Brasileira com uma goleada de 6 X 0 e ficou com o título do torneio. 

Brumado: Motociclista denuncia prefeitura após acidente na rótula da Centenário A vítima compareceu a delegacia, onde prestou queixa contra a prefeitura e declarou que entrará com um processo contra a administração. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Um jovem motociclista sofreu um acidente ao tentar passar pela rótula que fica no entroncamento da Avenida Centenário com a Avenida João Paulo I, em Brumado, na noite do último sábado (20). O rapaz teve várias escoriações pelo corpo, com suspeita de fratura em um dos pés, sendo socorrido e encaminhado ao Hospital Professor Magalhães Neto. Na manhã de domingo (21), a vítima compareceu a delegacia, onde prestou queixa contra a prefeitura e declarou que entrará com um processo contra a administração. A reportagem do Brumado Notícias esteve no local do acidente e constatou a precariedade da rotatória, que é provisória. No local, alguns comerciantes disseram que as mulheres são vítimas constantes de quedas com motocicletas por causa do acúmulo de terra na via e por conta dos blocos fora do contorno desenhado pelo Departamento de Trânsito e Transportes Urbanos (DTTU). Por telefone, o secretário de Infraestrutura, André Cardoso, disse que ainda esta semana serão iniciados os trabalhos no local.

Brumado: Motociclista denuncia prefeitura após acidente na rótula da Centenário O secretário de infraestrutura garantiu que ainda esta semana as obras serão iniciadas no local. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).
Vitória da Conquista: Karatecas brumadenses saem vitoriosos da Copa SESC Os atletas trouxeram cinco medalhas de ouro, onze de prata e três de bronze, além de quatro troféus. (Foto: Divulgação).

No último domingo (21), jovens karatecas brumadenses participaram da XI Copa SESC e ASKA Sudoeste de Karatê-Dô Tradicional, na cidade de Vitória da Conquista, no sudoeste baiano. 110 atletas de todo o sudoeste baiano participaram da copa. Coordenados pelo Sensei de Karatê Shotokan Tradicional, Arlen Andrade Santos, os karatecas de Brumado trouxeram cinco medalhas de ouro, onze de prata e três de bronze, além de quatro troféus. Segundo Arlen, embora a academia funcione em uma instituição particular de ensino, a maioria dos seus alunos é de escolas públicas e o grupo de karatecas brumadenses que foi à Copa SESC também incluiu alunos de projetos sociais do município, nos quais o Sensei atua. Os atletas Patrick Correia, Thais da Silva e Aline Correia são alunos desses projetos e também foram classificados no campeonato. Já os alunos João Vitor Marques, Flávio Vinícius Andrade e Lorena Ladeira foram escalados para a seleção baiana de Karatê e deverão participar do campeonato nacional em novembro deste ano.

Brumado: Carreta com torre eólica derruba fiação na Avenida Centenário Após ter derrubado a fiação, a carreta desistiu de parar no posto e deu ré, seguindo viagem. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Uma carreta que transportava parte de uma torre eólica para o Parque Eólico de Caetité derrubou a fiação de telefonia em um posto de combustíveis na Avenida Centenário, em Brumado. A passagem desse tipo de transporte só é permitida através do anel viário, tanto que a rótula que faz entroncamento entre a BR-030 e a BA-262 não será concluída até que as obras do Parque Eólico de Caetité sejam finalizadas por conta da passagem desse tipo de veículo no eixo. Após ter derrubado a fiação, a carreta desistiu de parar no posto e deu ré, seguindo viagem.

Baianos terão nova redução na conta de luz a partir de hoje A cada período, Aneel revisa os valores das contas; redução chega a 10%.

A partir de segunda-feira (22), os baianos terão uma nova redução nas contas de energia. Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), os consumidores residenciais, considerados de baixa tensão, terão uma redução nas contas de 9,9%. Já a subclasse de consumidores residenciais, que inclui a baixa renda, terá uma diminuição maior, de 10,53%. No caso dos consumidores de médio e grande porte, a redução será de 4,03%. A redução média em todo o estado será de 7,92%. A medida acontece depois que a Aneel aprovou, na terça-feira (16), os reajustes nas contas de luz após o 3º Ciclo de Revisão Tarifária, realizada a cada quatro ou cinco anos. Segundo a Coelba, concessionária que administra o serviço no estado, a redução para o consumidor residencial comum, de 9,9%, equivale a cerca de 99% do estado. A concessionária atende a cinco milhões de unidades consumidoras em 415 municípios baianos. De acordo com a Coelba, para se definir as novas tarifas energéticas, são considerados fatores como custos com encargos (equivalente a cerca de 33% da conta), despesas com transmissão (36,6%) e custos de operação e administração dos serviços (30,6%). A Aneel não informou quais fatores tiveram as diminuições que acarretaram na redução da conta final para o consumidor. As informações são do G1.

Marquinho Viana pede ampliação da atuação da Codevasf A Indicação propõe a inclusão das bacias dos rios Paraguaçu, Vaza Barris, Itapicuru, Rio Real, Inhambupe e Bacia do Recôncavo Norte, no Estado da Bahia na área de atuação da Companhia.

Com base no Regimento Interno da Assembleia Legislativa da Bahia, o deputado Marquinho Viana (PV) encaminhou Indicação ao ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, objetivando a alteração da Lei nº 6.088, de 16 de julho de 1974, que dispõe sobre a criação da Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Codevasf). A Indicação propõe a inclusão das bacias dos rios Paraguaçu, Vaza Barris, Itapicuru, Rio Real, Inhambupe e Bacia do Recôncavo Norte, no Estado da Bahia. Viana afirmou que a Bahia faz parte dos nove estados nordestinos que compõem o semiárido brasileiro, que abrange um total de 1.133 municípios. Segundo do deputado, esse espaço é cenário da maior seca dos últimos 30 anos, onde os problemas econômicos e sociais se agravam, aumentando o sofrimento da população. “Nestas circunstâncias, se reconhece a importância dos mananciais hídricos do Estado da Bahia que, se preservados, contribuiriam significativamente para minimizar os efeitos decorrentes da seca prolongada”, justificou. Para Viana, a utilização inadequada dos solos da região, a exemplo do uso de agrotóxicos, o desmatamento, o assoreamento, a falta de preservação dos mananciais, a contaminação por emissões industriais com produtos químicos, as descargas de efluentes em águas subterrâneas ou superficiais com risco de contaminação das águas que abastecem as populações são fatores que vem contribuindo para a falência das bacias no Estado. Neste contexto, Marquinho considera fundamental a ação competente da Codevasf para garantir maior sustentabilidade ao processo de desenvolvimento econômico da Bahia, com a utilização ambientalmente correta de seus mananciais, em benefício das comunidades baianas por elas abrangidas.

Brumado: Polícia apreende menor suspeito de ter participado de quatro homicídios Neste domingo, o acusado montava em um cavalo no Bairro Baraúnas quando fugiu ao ver uma viatura da polícia e foi encontrado em um matagal. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Em uma ronda de rotina, uma guarnição da Polícia Militar apreendeu na tarde deste domingo (21) um adolescente suspeito de ter participado de quatro homicídios ocorridos em Brumado nos dias 14 e 15 de março. O menor se mantinha escondido, mas havia um mandado de apreensão expedido contra ele pela Justiça da Infância e Juventude. Na tarde deste domingo, o acusado montava em um cavalo no Bairro Baraúnas quando fugiu ao ver uma viatura da polícia. Após perseguição, o menor, que completará 18 anos em outubro, foi encontrado escondido em um matagal. O adolescente foi encaminhado para a delegacia local, onde encontra-se detido à disposição da justiça.

Homem foi esfaqueado próximo à Cesta do Povo em Brumado José Roberto Massal Santos perdeu muito sangue e foi encaminhado ao Hospital Professor Magalhães Neto.

Um homem foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) na noite da última sexta-feira (19) após receber vários golpes de faca nos fundos da Cesta do Povo de Brumado. José Roberto Massal Santos perdeu muito sangue e foi encaminhado ao Hospital Professor Magalhães Neto. Não se sabe ao certo as causas da tentativa de homicídio, mas a polícia suspeita de que possa ter sido um desentendimento entre moradores de rua.

Brumado: Vereador é premiado com o Troféu Destaque Eleições 2012 O vereador Weliton Lopes (PR) recebeu o prêmio durante o Seminário Brasileiro de Prefeitos e Vereadores, em Salvador. (Foto: Divulgação).

Na última sexta-feira (19), o vereador brumadense Weliton Lopes (PR) foi premiado com o Troféu Destaque Eleições 2012 durante o XXII Seminário Brasileiro de Prefeitos e Vereadores, que aconteceu em Salvador. A premiação é uma distinção realizada a cada quatro anos, após o período eleitoral, que é concedida a políticos com alto índice de credibilidade e aprovação junto à população pelo Instituto de Estudos Políticos. O vereador agradeceu o reconhecimento do seu trabalho em defesa dos interesses de Brumado. “Com esta honraria a minha responsabilidade, propósito e idealismo se solidificam quando no exercício da vereança. Reafirmo a defesa e a discussão de temas considerados prioritários e formular propostas de políticas e reformas afinadas com a nossa realidade”, disse. Durante o seminário, o parlamentar destacou a palestra proferida pelo deputado federal Leonardo Gadelha (PSC-PB), que tratou da Responsabilidade na Administração Pública x Responsabilidade da Administração Pública.

Arquivo