Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
04/2014
Eleições 2014: Vitor Bonfim já começa a circular no sudoeste baiano Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O vereador da cidade de Guanambi, Vitor Bonfim (PDT), filho do deputado estadual João Bonfim (PDT), já começa a caminhar ao lado de prefeitos e lideranças pelo sudoeste baiano. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, Vitor esteve acompanhado de seu pai, dos prefeitos Aguiberto Lima Dias (SDD), de Brumado, e Valdecir Alves Bezerra (PT), o Ceará, de Malhada de Pedras, no último final de semana visitando comunidades rurais da região. Com o martelo praticamente batido, o deputado Bonfim deve ser indicado para ocupar uma vaga no Tribunal de Contas do Estado (TCE) e Vitor deve herdar todo o eleitorado do pai e concorrer a uma vaga na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), nas eleições 2014. O vereador já está no seu segundo mandato na Câmara de Guanambi, sendo reeleito com 1.474 votos em 2012.

Brumado: Sistema de energia será ampliado no bairro Esmeraldas Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Devido ao crescimento do Bairro Esmeraldas, no município de Brumado, os moradores da localidade produziram um abaixo-assinado direcionado ao escritório da Coelba pedindo a ampliação do fornecimento de energia no local. O vereador Zé Ribeiro (PT) esteve no bairro, a fim de conhecer de perto a problemática. Segundo o parlamentar, as quedas de energia no local são frequentes. Ribeiro auxiliou os moradores na realização do abaixo-assinado e informou que, em resposta à solicitação, o gerente do escritório da Coelba no município, Jadir Batista, comunicou que nos próximos dias será feita a troca dos transformadores em todo o bairro. “Essa é uma grande vitória dos moradores do bairro Cidade das Esmeraldas que há muito tempo vem lutando por essa ampliação”, ressaltou o vereador.

Brumado: VLI prorroga inscrições para o programa de estágio Foto: Divulgação

O Programa de Estágio 2014, realizado pela VLI, empresa de logística em ferrovia, portos e terminais, teve as inscrições prorrogadas para o dia 11 de maio. Em Brumado, onde a empresa possui operações de trens, algumas vagas serão abertas. A VLI é uma empresa jovem e dinâmica de um dos segmentos mais promissores do Brasil: a logística. Não perca esta oportunidade e se inscreva.

Eunápolis: Rebelião em presídio deixa seis presos mortos e sete feridos Foto: Divulgação/CIPE – Mata Atlântica

Durante uma rebelião na ala provisória do Conjunto Penal do município de Eunápolis, no sul da Bahia, seis presos foram mortos e sete ficaram feridos. A confusão aconteceu na segunda-feira (28), no momento da revista, segundo a Secretaria Estadual de Administração Penitenciária e Ressocialização (SEAP). O órgão informou que os internos que estavam no pátio da unidade aguardando o fim do procedimento agrediram agentes e policiais militares. Cerca de 350 presos quebraram todo o pátio. Reforços foram solicitados para controlar a situação. O subcomandante da 7ª CIPM, Tiago Cruz, disse que, durante a revista, um policial efetuou disparo na perna de um detento na tentativa de resguardar a integridade física dos agentes. O tiro acertou o preso de raspão e ele passa bem. De acordo com o G1, os seis presos mortos foram amarrados a colchões e queimados. De acordo com a SEAP, por conta da total destruição das celas, alguns internos serão transferidos e outros remanejados até que seja feita a reforma da unidade. O Conjunto Penal de Eunápolis possui 587 presos e na ala onde ocorreu a rebelião havia 341 homens. As autorias dos homicídios estão sendo investigadas.

Eleições 2014: Lúcio Vieira Lima diz que quer reviver parceria com Edmundo e Marizete Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em entrevista ao site Brumado Notícias, o deputado federal Lúcio Vieira Lima (PMDB) declarou que não há rancor da parte dele e do irmão, Geddel Vieira Lima (PMDB), com relação a Edmundo Pereira (PT), vice-governador no primeiro mandato do governo Jaques Wagner (PT), nem tampouco com relação a Marizete Pereira (PT), deputada estadual no mesmo período. Segundo Lúcio, o laço de amizade é maior que os vínculos políticos e por isso não há o que se reconquistar, mas apenas reviver os velhos tempos de militância. “Eu não tenho que reconquistar Marizete e Edmundo porque nós não os perdemos. Não é uma questão política, mas de amizade, uma amizade familiar. Qualquer eventual separação nos caminhos políticos não implicou em nenhuma perda de sentimento, carinho e respeito entre nós. Seria uma alegria muito grande para mim se nos reencontrássemos nos caminhos da política. Penso eu que seria também para eles por toda a história que construímos juntos, visando principalmente às conquistas para o povo de Brumado”, disse o deputado. Vieira Lima ainda afirmou que deseja recuperar os tempos de glória com o casal brumadense. “Queremos recuperar o tempo perdido nesse espaço em que essa parceria política foi interrompida. Queremos reviver essa parceria que tivemos com Edmundo e Marizete”, declarou. Lúcio deixou claro que, caso não haja um reencontro político com o casal, ele formará parceiras com outras lideranças do município. “Caso não seja possível esse nosso reencontro, ainda assim temos muitas lideranças políticas em Brumado que estão dispostas a se juntar a nós nessa luta”, concluiu o parlamentar.

Brumado: Funcionários do Banco do Nordeste farão paralisação amanhã (29) Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em assembleia realizada na última sexta-feira (25), no Sindicato dos Bancários, foi aprovada a paralisação parcial das atividades do Banco do Nordeste, a qual acontece na próxima terça-feira (29). De acordo com a decisão, as agências do BNB irão abrir as portas duas horas mais tarde. Os funcionários reivindicam Participação nos Lucros e Resultados, que deveria ter sido paga desde o dia 1º de abril. O pagamento faz parte do acordo coletivo assinado em 2013, e já havia sido adiado para o dia 10. No dia 22, foi enviado um e-mail pedindo que os bancários aguardassem, mas até o momento nada foi feito. A mobilização acontecerá nas agências do Banco do Nordeste localizadas em toda a base territorial do SEEB/VCR.

Brumado: Calçada do Derba começa a ser transformada em estacionamento Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A calçada do escritório regional do Derba, em Brumado, que durante anos serviu como uma espécie de camelódromo, começou a ter a sua paisagem danificada nesta segunda-feira (28) com o início das obras no local. O site Brumado Notícias apurou junto à empreiteira responsável que o estacionamento que será construído na área terá vaga para 23 veículos, será arborizado e ainda terá uma calçada para pedestres com 2 m de largura. O engenheiro encarregado da obra disse a nossa reportagem que a obra deve ser concluída em 45 dias. Com as obras, os camelôs que atuavam no local estão prestando serviço para o Mercado Municipal.

Brumado: Bandido se finge de cliente e assalta clinica de pré-natal Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Vestindo o uniforme de uma construtora, um homem entrou em uma clínica especializada em acompanhamento pré-natal, localizada na Rua Joana Angélica, em Brumado, na tarde desta segunda-feira (29) e, fingindo que queria o orçamento de uma ultrassonografia, surpreendeu as atendentes com uma arma que escondia por debaixo da camisa. “Eu não quero matar ninguém, só quero o dinheiro”, disse o marginal, após apontar a arma de fogo e render todos que estavam na sala de espera. Em seguida, o indivíduo invadiu a sala onde estavam o médico e fornecedores e levou o dinheiro dos mesmos. Segundo disseram as vítimas ao site Brumado Notícias, o bandido, que estava com um curativo no pescoço, aparentava ser menor de idade. A polícia esteve no local e recolheu as imagens do circuito interno de segurança a fim de identificar o assaltante.

Livramento de Nossa Senhora: Luciano Ribeiro recebe apoio de dois vereadores do PSD Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O ex-prefeito de Caculé e pré-candidato a deputado estadual, Luciano Ribeiro (DEM), recebeu nesta semana o apoios de dois vereadores da cidade de Livramento de Nossa Senhora, no sudoeste baiano. Os parlamentares Aparecido Lima da Silva, o Cidão de Aracatu, e Uilton Nunes Dourado, o Huga, ambos do PSD, firmaram o compromisso com o demista para as eleições 2014. Em entrevista ao site Brumado Notícias, Ribeiro disse que está satisfeito com o apoio recebido e a confiança dos vereadores da cidade. O pré-candidato, que ajudou na eleição do atual prefeito de Livramento, Paulo Azevedo (PRP), agora está cada vez mais próximo do grupo da oposição, liderado pelo ex-prefeito Carlos Roberto Souto Batista (PSD), o Carlão. “Estes apoios são importantes em minha caminhada rumo à Assembleia Legislativa. Cheguei para somar com o grupo de oposição para juntos construirmos o retorno do mesmo ao comando da prefeitura de Livramento em 2016”, disse.

Sindicato dos Comerciários: Portaria do MTE regulariza trabalhos aos domingos e feriados

O Sindicato dos Empregados no Comércio de Brumado e região informa que a classe trabalhadora obteve a regulamentação da fiscalização no funcionamento dos estabelecimentos comerciais. O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) promulgou portaria que dá mais poderes aos sindicatos de trabalhadores. A mesma visa impedir que as empresas funcionem de forma irregular nos dias de feriados civis e religiosos, assim como aos domingos. Segundo o sindicato, as empresas terão de comprovar, por meio de laudo técnico, a necessidade de trabalhar nesses períodos. Para o órgão, a medida é positiva e democrática. “As empresas devem passar por maior fiscalização. Serão intensificadas as fiscalizações de questões como segurança, saúde e jornada de trabalho dos empregados”, destacou o sindicato, que ainda ressaltou que a medida deve ter impacto sobre as empresas que não possuem acordo coletivo, pois o instrumento de regulamentação de direitos e deveres dos empregados e empregadores deve estar devidamente formalizado.

Novos concursados são empossados na prefeitura de Brumado Foto: Divulgação

Na última sexta feira (25), mais dez candidatos aprovados no concurso público realizado pela prefeitura do município de Brumado em 2011 foram empossados. Entre os aprovados para ocuparem os cargos de provimento efetivo estatutário, nove são destinados à Secretaria Municipal de Educação e um para a Secretaria Municipal de Administração. 

Aracatu: Acusado de tentativa de homicídio é condenado em júri popular Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Nesta segunda-feira (28), foi realizado em Brumado o júri popular que condenou Jailson Manoel de Farias, autor do disparo de arma de fogo que vitimou Adão Santos em um bar na comunidade Piabanha, no município de Aracatu, no dia 19 de outubro de 2011. Segundo o registro policial, a vítima foi alvejada na boca sem motivo aparente e o acusado foi detido em flagrante. A defesa de Jailson apresentou a tese de legítima defesa já que o acusado declarou que se sentia ameaçado pela vítima. Isso porque Adão estaria na companhia de outros homens intimidando Jailson após uma confusão no referido bar. No entanto, a tese da defesa não foi acatada pelo júri e o acusado foi condenado a cumprir seis anos de reclusão em regime inicial semiaberto. O júri, que se encerrou por volta de 14h, foi presidido pelo juiz Genivaldo Alves Guimarães.

28/Abr/2014 - 14h50

Fotos: Amarok In Tour 2014

Fotos: Amarok In Tour 2014 Foto: João Augusto/Brumado Notícias

O maior evento de Amarok´s da Bahia foi realizado no último domingo (27). A concessionária Brumauto e a Volkswagen promoveram mais uma edição de Amarok In Tour. (Veja Fotos). 

Brumado: Veículo roubado em sequestro relâmpago é recuperado e menor apreendido Foto: Divulgação/Polícia Civil

O carro roubado de uma mulher durante um sequestro relâmpagono município de Brumado foi recuperado pela polícia na localidade de Feira Nova, na cidade de Caturama, no sudoeste baiano. Após perseguição iniciada por policiais militares da 46ª CIPM, um adolescente foi apreendido com o veículo, R$ 1.067 em espécie, dois aparelhos celulares e uma faca. O menor foi o autor do sequestro relâmpago realizado na noite do último sábado (26), durante o qual uma mulher foi feita refém. O adolescente foi apresentado na delegacia da capital do minério. No mês de fevereiro, o menor já havia realizado outro sequestro relâmpago nas mesmas circunstâncias na cidade. Na oportunidade, um Golf foi roubado.

Brumado: Veículo roubado em sequestro relâmpago é recuperado e menor apreendido Foto: Divulgação/Polícia Civil
Eleições 2014: ACM Neto escorrega ao ser indagado sobre busca de apoio do prefeito de Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), apontado como o grande articulador da chapa de oposição encabeçada por Paulo Souto (DEM), conversou com o site Brumado Notícias neste final de semana. Na oportunidade, o gestor foi indagado sobre a busca de apoio do prefeito de Brumado, Aguiberto Lima Dias (SDD), ex-democrata e por muitos anos parceiro de militância de Neto. O prefeito soteropolitano preferiu não responder diretamente a pergunta, mas disse que respeita o momento político do amigo brumadense. “Eu respeito as circunstâncias políticas de cada um dos prefeitos em suas respectivas cidades. Aguiberto é um bom amigo, temos excelente relação. Ele foi muito correto comigo ao longo de muitos anos, inclusive em momentos que os ventos sopravam contra, quando eu estava fora do poder e ele se manteve ao meu lado. Só posso elogiar Aguiberto”, destacou Neto. Embora o prefeito brumadense ainda não tenha se pronunciado após a formação da chapa oposicionista, ele já havia declarado publicamente seu apoio a Rui Costa (PT), pré-candidato do PT à sucessão de Jaques Wagner (PT). No entanto, o SDD, partido do qual o alcaide brumadense faz parte, já declarou apoio ao grupo liderado por Neto, o que pode fazer Aguiberto a rever o seu posicionamento.

Quadrilha faz família refém e rouba veículo em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Três homens fortemente armados e de bonés renderam uma família que chegava em sua residência na noite da última sexta-feira (25), no Bairro Centenário, próximo ao Terminal Rodoviário, em Brumado. De acordo com informações obtidas pelo site Brumado Notícias, com armas de grosso calibre, os marginais renderam o condutor e mantiveram a esposa e a filha de cinco anos do casal na mira dos revólveres. O empresário vítima dos meliantes disse à polícia que, a princípio, os bandidos falaram em sequestro. Porém, segundo ele, os marginais ouviram seu apelo de levarem apenas o carro. 

Quadrilha faz família refém e rouba veículo em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Os meliantes, que estavam com outro automóvel, levaram o veículo picape Hilux prata, de placa OUX 2200, com todos os pertences da família, incluindo cartões de banco e documentos, e fugiram pela BR-030, sentido Caetité. Ainda segundo o empresário, além dos três elementos, havia pelo menos mais três indivíduos no carro utilizado pela quadrilha.

Arrecadação soma R$ 293,4 bilhões e é recorde para o 1º tri

Segundo relatório divulgado pela Receita Federal nesta segunda-feira (28), a arrecadação de impostos e contribuições federais somou R$ 86,621 bilhões em março. O valor representa um crescimento real de 2,5% em relação ao mesmo período do ano passado. No que se refere ao acumulado de 2014, o total pago pelos brasileiros em tributos federais somou R$ 293,426 bilhões, o equivalente a uma alta real de 2,08% sobre 2013. A cifra é um recorde para o primeiro trimestre do ano. De acordo com o documento, a arrecadação vem mostrando aceleração. A contribuição previdenciária (alta de 3,61%), o Imposto de Renda Retido na Fonte (aumento de 5,91%) e o Imposto de Importação e o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) vinculado à importação (alta de 9,61%) estão entre os tributos que têm ajudado o resultado do ano.

Brumado: Mulher é vítima de sequestro relâmpago e tem carro roubado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Um sequestro relâmpago foi registrado no último sábado (26), em Brumado. A vítima, uma mulher que teve a identidade preservada, disse à polícia que havia parado o veículo no semáforo, no cruzamento entre a Avenida Otávio Mangabeira e a Rua Rio de Contas, quando foi abordada por um elemento. Armado com uma faca, o bandido anunciou o assalto, rendeu a mulher e sentou-se no banco do carona. Segundo a vítima, alguns metros depois, o meliante assumiu o volante e se deslocou até o anel rodoviário, na BR-030, próximo ao Bairro São Jorge, onde o marginal retirou R$ 150 da bolsa da mulher. Na sequência, em tom ameaçador, o bandido exigiu que a refém mostrasse a casa onde mora. Depois, eles seguiram até a agência do Bradesco. No local, a mulher foi obrigada a sacar a quantia de R$ 1.000. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, o meliante ainda abasteceu o veículo antes de deixar a mulher na Rua Coronel Tibério Meira, fugindo em seguida. A polícia realizou buscas na região, mas não conseguiu recuperar o carro e nem encontrou pistas do sequestrador.

Papa Francisco declara João XXIII e João Paulo II santos

Em cerimônia realizada na Praça São Pedro, no Vaticano, o papa Francisco declarou santos João XXIII e João Paulo II. "Declaramos e definimos santos João XXIII e João Paulo II e os inscrevemos no catálogo dos santos. Estabelecemos que dentro da Igreja eles sejam honrados como santos", disse o papa. As duas canonizações ocorreram na presença de dois papas, Francisco e o seu antecessor, Bento XVI. 98 delegações de Estados e organizações internacionais, incluindo 24 chefes de Estado e monarcas assistiram à cerimônia.

Ônibus da empresa Novo Horizonte é alvejado por bandidos na saída de Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

No último domingo (27), um ônibus da empresa Novo Horizonte que saía de Guanambi com destino à Salvador foi interceptado por bandidos, que alvejaram o veículo. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, a abordagem ocorreu na saída do município de Brumado, cinco minutos após o coletivo sair do ponto de apoio da empresa, no trecho da BR-030 que dá acesso ao distrito de Sussuarana, em Tanhaçu. Três homens foram vistos no acostamento. O motorista do ônibus, ao perceber a ação, acelerou e só parou nas proximidades de uma fábrica de cimentos. Um passageiro se feriu com os estilhaços dos vidros que foram quebrados. A polícia esteve no local.

Tiro de Guerra de Brumado visita unidade de Itapetinga Foto: Divulgação

No último sábado (26), o Tiro de Guerra 06-024, unidade de Brumado, esteve na cidade de Itapetinga visitando o Tiro de Guerra local. Com o apoio da prefeitura municipal, os atiradores de Brumado tiveram a oportunidade de conhecer as instalações do TG 06-023, o Chefe de Instrução, Subtenente Cezar, e os atiradores de Itapetinga. Durante a visita, várias atividades foram promovidas com o intuito de integrar os atiradores, a exemplo de futebol, corrida, cabo de guerra e tiro ao alvo. O encerramento da visita ocorreu em um restaurante, onde o Subtenente Cezar homenageou o TG 06-024 entregando uma lembrança ao Subtenente Takeyuki.

Aracatu: Indícios de irregularidades colocam em risco moradores do Conjunto Habitacional Bons Ares Foto: Elane Almeida

Diversas denúncias de irregularidades na gestão do Minha Casa, Minha Vida, do governo federal, estão sendo investigadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU). O órgão já emitiu diversos relatórios apontando a existência de deficiências na infraestrutura dos empreendimentos. Auditores do TCU também já identificaram e apontaram irregularidades quanto à localização das residências e deficiência nas áreas de lazer e recreação no entorno dos terrenos. Outro problema apontado pelo TCU diz respeito aos materiais empregados na construção das casas, os quais seriam de qualidade inferior. O Conjunto Habitacional Bons Ares, em Aracatu, no sudoeste baiano, orçado em R$ 510 mil, seria um exemplo da situação apontada acima. O empreendimento beneficiou 29 famílias cadastradas pela Secretaria Municipal de Assistência Social e foi inaugurado no dia 11 de dezembro de 2012. Localizado às margens da BA-262, entre Brumado e Vitória da Conquista, ele está distante cerca de mil e quatrocentos metros da Unidade de Saúde, mil e oitocentos metros da Creche Municipal e mil e seiscentos metros da área comercial da cidade, sem contar que está a menos de quinhentos metros de um lixão. As informações são do Jornal do Sudoeste.

Aplicativo de celular auxilia na busca de desaparecidos Foto: Getty Images

Um aplicativo de celular gratuito para auxiliar na busca de pessoas desaparecidas será lançado pelo Ministério da Justiça nos próximos meses. A ferramenta vai integrar o Sinesp Cidadão, que atualmente permite consultar informações sobre carros roubados e mandados de prisão. O aplicativo também possuirá vários dados sobre os desaparecidos. Na última quinta-feira (24), o ministério lançou a ferramenta, que permite consultar mandados de prisão pelo celular. O novo recurso faz parte do aplicativo Sinesp Cidadão e permite identificar pessoas procuradas pela justiça em um cadastro nacional com registro de 352 mil mandados de prisão.

Eleições 2014: “Wagner não sabe o que é trabalho”, detona Nilo Coelho Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em entrevista ao site Brumado Notícias, o ex-governador Nilo Coelho (PSDB) falou sobre a chapa oposicionista que disputará as eleições em outubro na Bahia. Para Coelho, a chapa representa a união das oposições. Confiante, ele acredita que o grupo composto por Paulo Souto (DEM), pré-candidato ao governo do estado, Joaci Góes (PSDB), pré-candidato a vice-governador, e o pré-candidato ao senado, Geddel Vieira Lima (PMDB), irão ganhar “muito bem”. Questionado sobre o atual governador, Coelho disse que o tempo de Jaques Wagner “se esgotou”. “Wagner não sabe o que é trabalho”, reforçou o ex-governador, que acrescentou que existe um governo real e um governo das propagandas de televisão. Coelho concluiu as críticas à atual administração afirmando que o governo não prioriza a realização de grandes obras. “São apenas promessas”, resumiu ele.

Caculé: Corpo é encontrado em praça Foto: Aloísio Costa

Na cidade de Caculé, um homem foi encontrado morto na Praça D. Rosa Prates, na noite de sexta-feira (25). Identificado pelo apelido de Babalu, o homem esteve em um hospital da cidade na mesma noite com sinais de embriaguez. A informação foi confirmada pelo médico que constatou a morte do rapaz. O corpo foi levado por uma funerária local. Familiares do homem, que moram em Vitória da Conquista, estão sendo aguardados para decidir onde o mesmo será sepultado. Suspeita-se que a causa da morte seja overdose.

Arquivo