Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
05/2015
Brumado: Centro Educacional Monteiro Lobato desenvolve projeto 'As Caras da Violência' Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A violência tornou-se uma preocupação constante da população brasileira, tendo em vista o seu crescimento significativo. Não se trata de um fenômeno novo, realmente novas são as formas como ela se manifesta em nosso cotidiano, envolvendo questões sociais, políticas e econômicas. Pensando nisso, o Centro Educacional Monteiro Lobato desenvolveu com os alunos do Fundamental I o projeto “As Caras da Violência”. 

Brumado: Centro Educacional Monteiro Lobato desenvolve projeto 'As Caras da Violência' Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Foram convidados alguns palestrantes para um bate papo com os alunos, abordando diversos temas, também trabalhados pelos professores em sala, como bullying, fome, analfabetismo, falta de assistência médica, vandalismo, drogas, corrupção, censura, violência étnica, sexual e doméstica. O projeto foi finalizado com a participação dos alunos em uma caminhada pela paz. “Conscientizar nossos pequenos aprendizes desde cedo é responsabilidade da família/escola trabalhando em parceria para um futuro melhor”, disse a direção.

Brumado: Homem fica preso em correspondente da Caixa ao tentar furtar notebook Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O site Brumado Notícias registrou no final da manhã desta terça-feira (26) a polícia militar em ação no centro de Brumado, entre a Rua Dr. Mário Meira e a Praça Armindo Azevedo, região onde se encontra um corresponde bancário da Caixa Econômica Federal (CEF). No local, funcionários e clientes ficaram trancados com medo de um homem que havia tentado furtar o notebook do correspondente. A nossa reportagem apurou que, assim que as funcionárias perceberam a ação suspeita do elemento, trancaram os guichês e acomodaram os clientes em uma área restrita do estabelecimento. Eles ainda travaram a porta giratória prendendo o marginal. Em seguida, acionaram a polícia. 

Brumado: Homem fica preso em correspondente da Caixa ao tentar furtar notebook Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Várias guarnições cercaram o prédio e deram voz de prisão ao indivíduo, que estava desarmado. Nossa reportagem apurou que se trata do mesmo homem que, na quinta-feira (21) da semana passada, conseguiu furtar uma TV de 30 polegadas de uma loja situada ao lado da agência da Caixa Econômica, na Rua Coronel Tibério Meira. Ele chegou a ser detido na segunda-feira (25), mas, mesmo tendo sido reconhecido pelas vítimas, foi solto e voltou a praticar o delito no dia de hoje (26).  A polícia encaminhou o acusado novamente à delegacia.

Excedentes do concurso da PM protestam na visita da comitiva do governo em Guajeru Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Representantes dos mais de 6 mil excedentes dos candidatos aprovados no concurso público da polícia militar realizaram uma manifestação pública durante a passagem da comitiva do governador Rui Costa (PT) pela cidade de Guajeru, no último sábado (23). Mesmo sem a presença do governador, o grupo cobrou a convocação dos excedentes, prometida durante a campanha eleitoral de 2014. “Governador, acreditamos em sua palavra: caso eu seja eleito, convocarei todos vocês”, estava escrito na faixa apresentada diante do palanque. A preocupação dos excedentes é que o prazo de convocação se encerre no dia 20 de junho e o governo não dê nenhum sinal de que fará a chamada do restante dos concursados. Os manifestantes apontaram que atualmente o déficit na polícia baiana é de 15 mil soldados. Esse número deve aumentar a partir do próximo ano, pois está previsto que 4 mil policiais entrarão em caráter de reserva remunerada. O grupo relatou que, embora o governo tenha anunciado a convocação de 2 mil concursados, apenas 900 se mostraram aptos ao serviço. Ainda de acordo com o grupo, só na região 5, que compõe a cidade de Vitória da Conquista e da qual Brumado faz parte, há cerca de 800 candidatos habilitados, entre bombeiros e policiais excedentes. “É mais barato e levará menos tempo o estado convocar esses aprovados do que realizar um novo concurso com todos os sues trâmites burocráticos. O que mais está faltando é boa vontade de gestão para atender a carência da segurança pública”, disseram ao site Brumado Notícias.

VLI prorroga inscrições para programa de estágio 2015; há vagas para Brumado

O programa de estágio da VLI, empresa especializada em operações logísticas que integram ferrovias, portos e terminais, teve as inscrições prorrogadas até o dia 31 deste mês. Há vagas para a cidade de Brumado e, para se inscrever, os interessados devem acessar o site www.vli-logistica.com.br. O programa é voltado para estudantes de cursos de nível superior ou técnico. Os candidatos aprovados iniciarão o estágio no segundo semestre e terão a oportunidade de fazer parte de uma equipe de mais de seis mil pessoas. Além da bolsa estágio, proporcional às cargas horárias referentes a 4 ou 6 horas de trabalho, a VLI irá oferecer benefícios, como plano de saúde, seguro de vida, auxílio transporte e auxílio refeição. O Estágio Técnico abrange as áreas de meio ambiente, eletromecânica, mecânica, eletroeletrônica, estradas e edificações. Para concorrer, os estudantes devem ter previsão de formatura até julho de 2016 ou ter se formado na parte teórica sem que tenha cumprido a carga horária de estágio obrigatório. O Estágio Superior, por sua vez, oferece oportunidades para estudantes dos cursos de administração, economia, administração em comércio exterior, ciências biológicas, jornalismo, relações públicas, psicologia e engenharia (todas). Os candidatos devem concluir o curso entre julho de 2016 e julho de 2017. As etapas do processo seletivo envolvem provas on-line, dinâmica de grupo ou entrevista virtual, painel e entrevistas e por fim, exame médico e entrega dos documentos. O programa de Estágio VLI tem duração de 12 a 24 meses. O candidato aprovado no processo seletivo desenvolverá um projeto de acordo com sua área especifica de atuação e terá o acompanhamento de um gestor.

Vagas limitadas para o Curso de Coletivo em Brumado

Em Brumado, o curso de Coletivo tem início no dia 1º junho e termina dia 05. O curso MOPP será iniciado no dia 06 e termina dia 11. Os candidatos devem se dirigir ao Detran para se inscrever. O órgão de trânsito está funcionando apenas no horário da manhã. As inscrições serão encerradas no próximo dia 29. Os alunos receberão certificados através da Escola de Trânsito do Detran - Bahia. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-3703/9968-1095.

Brumado: Sargento leva atiradores à Câmara para conhecerem os trabalhos do legislativo Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Visando melhor integrar os cinquenta atiradores em formação com a sociedade, o 1º Sargento Paulo Souza, Chefe de Instrução do Tiro de Guerra (TG) 06024 em Brumado, levou parte do grupo à sessão da Câmara de Vereadores na noite da última segunda-feira (25). O sargento fez uso da tribuna livre e esclareceu aos parlamentares que a visita visa mostrar aos jovens como funciona o legislativo e que tipo de trabalho é feito pelos vereadores em prol da comunidade brumadense. Em entrevista ao site Brumado Notícias, o instrutor do TG disse ainda que os alunos precisam conhecer um pouco mais das engrenagens que colaboram para a boa organização da comunidade e assim absorver as reais necessidades do local onde vivem. 

Brumado: Sargento leva atiradores à Câmara para conhecerem os trabalhos do legislativo Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

“Embora estejam em formação em uma instituição militar, não quer dizer que eles estejam restritos aos assuntos militares, ou apenas a manuseio de armas ou combate de guerra. Eles estão sendo formados para se tornarem cidadãos de bem, para agregar valores à sociedade, mas para isso eles precisam conhecer melhor o meio onde vivem. Não sabemos exatamente que rumo eles tomarão quando saírem da companhia, mas sairão lapidados e com incentivo de contribuir de alguma forma com a comunidade”, explicou o sargento, que fez elogios a maneira como é realizada as sessões na casa legislativa local. “Estamos levando uma boa impressão”, resumiu ele.

Prefeitura se reunirá com comerciantes para acertar detalhes sobre as festividades do aniversário de Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A Prefeitura Municipal de Brumado convoca os comerciantes interessados em instalar trailers, barracas e parques infantis durante as comemorações de aniversário da cidade para uma reunião. No encontro serão definidos os critérios que serão adotados na festividade dos 138 anos do município. A reunião será realizada no Salão de Treinamento da prefeitura no próximo dia 28, às 17h. As comemorações acontecerão no dia 10 de junho, na Praça Coronel Zeca Leite, tendo como atração principal os shows com as bandas Lordão e Filomena Bagaceira.

Pesquisa revela que um em cada 3 brasileiros já comprou contrabando Foto: Reprodução

De acordo com pesquisa Datafolha, uma em cada três pessoas disse já ter comprado mercadorias contrabandeadas no país. A pesquisa foi realizada em 143 municípios. O custo menor foi a principal justificativa utilizada, já que 9 em cada 10 brasileiros acreditam que os consumidores não comprariam produtos ilegais se os preços fossem mais baixos. Entre outras vantagens estão a facilidade de aquisição em qualquer lugar, o lucro dos vendedores e a qualidade superior. Já as desvantagens seriam a falta de garantia, a sonegação de impostos e qualidade inferior. Ao menos 60% dos ouvidos afirmou não saber reconhecer produtos contrabandeados. Para a população, o governo federal é o maior responsável pelo contrabando, e a noção da sua eficiência é negativa. Para 93% dos ouvidos, é crime vender produtos contrabandeados, e para 88%, é crime comprar.

Brumado: Polícia prende dupla de assaltantes durante ronda no Bairro Urbis 2 Foto: Divulgação/PM

Na noite da última segunda-feira (25), policiais militares da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) prenderam dois elementos durante ronda no Bairro Urbis 2, em Brumado. Segundo informações da polícia, os indivíduos fugiram ao avistarem a viatura. Na perseguição, um dos homens foi atingido com um tiro na mão e o outro se rendeu. 

Brumado: Polícia prende dupla de assaltantes durante ronda no Bairro Urbis 2 Foto: Divulgação/PM

Com a dupla, os policiais encontraram três armas de fogo - um revólver calibre 32, um revólver calibre 38 e uma pistola 380 mm. De acordo com investigação da polícia, os dois são assaltantes.

Dois brumadenses integrantes de quadrilha de tráfico de drogas são presos em Simões Filho Foto: Divulgação/PM

Dois brumadenses foram presos durante ação integrada envolvendo policiais do SME e do PETO na cidade de Simões Filho. Pedro Henrique Santos Sena, bandido considerado de alta periculosidade, foi um dos presos. Segundo a polícia, ele costumava aterrorizar a região do Loteamento Malhada Branca, em Brumado, e por isso já possuía mandado de prisão em aberto. Além dos brumadenses, mais sete pessoas foram presas e três menores apreendidos. 

Dois brumadenses integrantes de quadrilha de tráfico de drogas são presos em Simões Filho Foto: Divulgação/PM

Todos suspeitos de envolvimento no tráfico de drogas. A quadrilha estava em uma casa, localizada pela polícia através de denúncia. Com o grupo foram encontradas seis armas, certa quantidade de maconha prensada, pedras de crack, balança de precisão e aparelhos de telefone celular. Eles foram autuados na Delegacia de Simões Filho por tráfico de drogas, associação ao tráfico de drogas e porte ilegal de arma. Segundo a polícia, o bando é apontado como autor de diversos delitos na região, como assaltos a mão armada, ameaças e tráfico de drogas.

Dois brumadenses integrantes de quadrilha de tráfico de drogas são presos em Simões Filho Foto: Divulgação/PM
Brumado: Audiência Pública para avaliação e cumprimento de metas relativas ao 1º Quadrimestre de 2015

A prefeitura municipal de Brumado vai realizar, por meio da Secretaria da Fazenda, uma audiência pública para avaliação e cumprimento das metas fiscais relativas ao primeiro quadrimestre de 2015. A audiência de prestação de contas acontece em cumprimento à Lei de Responsabilidade Fiscal na próxima quinta-feira (28), às 10h, no Salão Nobre da Câmara de Vereadores. Na oportunidade, o secretário municipal da Fazenda, Raimundo Lima Dias, juntamente com a sua equipe, vai tirar todas as dúvidas da população. Todos os segmentos da sociedade estão convidados a participar da reunião.

Prefeito de Brumado entrega ‘kit bebê perfeito’ Foto: Wilquer Ribas

Em Brumado, a II Semana do Bebê será realizada entre os dias 25 e 31 de maio. A premiação Bebê Prefeito faz parte da programação da semana. O título já foi entregue à pequena Marielle de Jesus, que nasceu ontem (25), às 07h, no Hospital Professor Magalhães Neto. A mamãe Marlene, moradora do Bairro Olhos D’água, recebeu das mãos do prefeito Aguiberto Lima Dias (SD) a chave simbólica, além de presentes, carrinho e cesta de produtos de higiene. 

Prefeito de Brumado entrega ‘kit bebê perfeito’ Foto: Wilquer Ribas

Também estiveram presentes na unidade de saúde a Secretária de Educação Acácia Gondim, o Secretário de Saúde Cláudio Feres, o Gerente da Intercement em Brumado, Chander de Lima, e outros representantes do Comitê de Desenvolvimento Comunitário - CDC.

Prefeito de Brumado entrega ‘kit bebê perfeito’ Foto: Wilquer Ribas
Criolipólise: Tratamento para redução de medidas em Brumado

Quer ficar bem com o seu corpo? Agende uma consulta para conhecimento da criolipólise, tratamento que reduz até 25% da gordura localizada com apenas uma sessão. Você pode agendar uma avaliação gratuita para conhecer o tratamento e os benefícios que o mesmo pode proporcionar para o seu corpo e bem estar. A fisioterapeuta Luiza Feres é a responsável pelas sessões. Os resultados são percebidos a partir da terceira semana. Agende agora mesmo a sua avaliação gratuitamente. A clínica fica localizada na Rua Cassemiro Pinheiro Azevedo, 254. Os telefones são (77) 3441-3298 / 9962-3010 / 9997-3200.

Cavalo morre enforcado em uma árvore em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Um cavalo foi encontrado morto após ter ficado com a cabeça presa em uma árvore no Bairro Santa Tereza, em Brumado, na madrugada do último sábado (23). Os moradores relataram ao site Brumado Notícias que ouviram os latidos dos cachorros na rua e, logo nas primeiras horas da manhã, se deram conta de que o barulho teria sido provocado por causa do ocorrido. Os moradores acreditam que o animal tenha se sufocado ao ficar preso na árvore. O cavalo foi retirado do local em uma caçamba de entulho.

Governo não faz projeções para aumentar tributos, diz Levy Foto: Reprodução

O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, declarou hoje que não tem feito projeções envolvendo a possibilidade de elevar tributos, como, por exemplo, o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) incidente sobre aplicações no mercado financeiro. Segundo ele, é importante o governo agir com calma quando se trata de tributação. “A gente tem que ir com calma na parte dos impostos. Não adianta a gente inventar novos impostos como se fosse salvar a economia brasileira. Não é por aí. Temos uma coisa mais profunda, que não se resolve com coisas fáceis, por mais emocionantes que possam ser ou atávicas [habituais] que possam ser”, destacou. Levy disse ainda que d a dimensão dos desafios que o governo tem pela frente pode ser exemplificada pelo anúncio do contingenciamento (retenção de gastos), ocorrido na sexta-feira (22) sobre o valor de R$ 69,9 bilhões. “O governo cortou na carne com equilíbrio e cautela”, disse o ministro à Agência Brasil. Outra questão que preocupa, segundo o ministro da Fazenda, é a arrecadação. Conforme lembrou, a arrecadação nos últimos anos tem caído proporcionalmente à participação da receita no Produto Interno Bruto (PIB). “Como o orçamento prevê receitas e autoriza despesas – acrescentou o ministro – essas [despesas] não estão nem próximas com aquilo que está o previsto. Cortou-se como muita cautela e com muito equilíbrio na medida em que se poderia fazer sem colocar em risco o crescimento econômico. O PIB não está devagar por causa do ajuste, mas a gente está fazendo o ajuste porque o PIB vinha devagar”, concluiu.

Brumado: Bandidos arrombam loja de perfurações, destroem cofre e tentam levar sete motosserras Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Uma loja especializada em maquinário para perfuração de poços artesianos e ferramentas agrícolas foi arrombada na madrugada desta segunda-feira (25), em Brumado. A loja fica localizada na Avenida Centenário. Os bandidos entraram no local após arrancarem uma grade de cerca de 20 centímetros de espessura, que fica nos fundos do prédio. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, eles tiveram tempo suficiente para cortar o fio do alarme, revirar todas as gavetas do escritório e arrombar um cofre, de onde levaram todos os talões de cheques das contas pagas pelos clientes. 

Brumado: Bandidos arrombam loja de perfurações, destroem cofre e tentam levar sete motosserras Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Os arrombadores ainda roubaram o roteador do sinal de internet e tentaram levar sete motosserras. Três das máquinas já estavam do lado de fora da loja e outras quatro foram colocadas próximo ao buraco da fuga para serem carregadas, mas os meliantes desistiram das peças. Na somatória final, os elementos conseguiram levar os talões de cheques, um notebook, um celular e o roteador de internet.

Inscrições para seleção de monitores do curso pré-vestibular da Universidade Para Todos são abertas

Entre os dias 25 e 28 deste mês, estão abertas as inscrições para monitores (professores) do curso pré-vestibular da Universidade Para Todos. As aulas serão iniciadas em breve. O curso se destina a alunos concluintes do Ensino Médio da Rede Pública Estadual e alunos egressos. Os interessados devem comparecer ao Setor de Protocolo do DCHT/UNEB/Campus XX/Brumado, das 8 às 12h, das 13 às 17h e das 18 às 22h, munidos dos documentos previstos em edital. Serão escolhidos Monitores (Professores) para as seguintes disciplinas: Português, Redação, Matemática, Física, Química, Biologia, Literatura, Inglês, Espanhol, História e Geografia. Os aprovados irão atuar no Polo de Aulas do UPT de Brumado. Os candidatos devem ler atentamente as regras do edital, que está disponível no site (clique aqui) ou entrar em contato com o DCHT/UNEB/Campus XX/Brumado através dos telefones (77) 3441-3278 ou 3441-2387.

Caculé realiza a 5ª edição do Fórum da Família Foto: Tayga Ribeiro

Nos dias 19 e 20 deste mês, a Secretaria da Educação e Cultura do município de Caculé realizou o V Fórum da Família. O encontro contou com a presença de autoridades de grande importância para as relações sociais. O tema escolhido para ser trabalhado no Fórum foi “Família - lugar de exemplos”. O palestrante, professor Adriano Santos, da Lyceu Educacional, falou sobre o tema em uma palestra que citou os desafios da família e o papel da escola na educação dos filhos no mundo moderno. O momento ainda contou com a apresentação do Grupo de Teatro Penúgem da Fênix. O segundo dia do encontro foi marcado pela presença do padre Gilvan Pereira Rodrigues, que mediou um debate embasado em exemplos positivos e negativos nas relações familiares e em como os pais devem lidar com a ausência no dia a dia dos filhos. “É de grande importância a paciência, o amor e a imposição de limites na educação dos filhos, como já foi muito bem referido pelos representantes das instituições presentes nesta mesa”, disse a Secretária Municipal da Educação e Cultura, Adailde Fernandes Cruz Teles, ao avaliar o resultado obtido com o debate. O Juiz de direito da Comarca de Caculé ainda destacou o Família Acolhedora como exemplo de serviço que tem alcançado excelente efeito para a reorganização da estrutura familiar do município.

Ivana Bastos busca obras de pavimentação para Caculé, Urandi e Licínio de Almeida Foto: Camila Queiroz

Responsável pela Indicação 18.420/2011, que garantiu a recuperação asfáltica do trecho até Rio do Antônio, a deputada esteve presente durante a inauguração das obras de pavimentação da BA-148, trecho até Malhada de Pedras e da BA-026, trecho até Rio do Antônio. Na oportunidade, ela cobrou também intervenções para os municípios de Caculé, Licínio de Almeida e Urandi. Em seu pronunciamento, a parlamentar destacou a importância das obras para o crescimento da região e agradeceu ao senador Otto Alencar por ter dado início aos trabalhos, quando então secretário de Infraestrutura. “Lutamos muito para que os moradores de Rio do Antônio fossem beneficiados com a pavimentação e continuaremos na luta para que os municípios de Caculé, Licínio de Almeida e Urandi também recebam esses investimentos”, afirmou. Os dois trechos, com aproximadamente 40 quilômetros de extensão, representaram um investimento superior a R$ 20 milhões. O trecho de Rio do Antônio possui 26,50 km de extensão e teve um investimento aproximado de R$ 8 milhões. A média de tráfego no trecho é de 420 carros por dia. A intervenção beneficiará cerca de 115 mil habitantes, além dos cidadãos que transitam pelo local.

Brumado: Empresa é assaltada e polícia suspeita de que assaltante seja um dos foragidos da cadeia Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Uma empresa de Brumado foi assaltada no início da tarde desta segunda-feira (25) na Avenida Dr. Antônio Mourão Guimarães. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, o bandido entrou na loja usando um capacete vermelho e, armado, anunciou o assalto. O indivíduo obrigou um dos funcionários a levantar a camisa para se certificar de que o mesmo não estava armado e depois o mandou deitar no chão enquanto retirava o dinheiro do caixa. As imagens do circuito de segurança mostram que havia um comparsa esperando o bandido em uma motocicleta na entrada do estabelecimento. A polícia suspeita que o assaltante possa ser um dos presos que fugiu da cadeia local no último final de semana. Como ainda seria feito o balancete do dia, a empresa não soube precisar o valor roubado.

Brumado: Vereador pede apoio de deputado sobre cobrança de água por estimativa pela Embasa Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Na sessão legislativa de hoje (25), o vereador Weliton Lopes (SD) dará entrada em indicação solicitando do deputado estadual Luciano Ribeiro (DEM) que interceda junto à Embasa para que a empresa se abstenha de realizar cobrança de tarifa por estimativa. A atitude é ilegal perante o Supremo Tribunal de Justiça (TJ). Lopes disse que já solicitou da Embasa a observância da Lei Municipal nº 1.708/2013, assim como o atendimento à recente manifestação do STJ, que declara ilegal a cobrança por estimativa quando a empresa deixa de instalar hidrômetro. Em razão da resposta da Embasa de Salvador, que afirma que continuará cobrando pela média, o vereador decidiu solicitar a interferência do deputado, visto que o governo da Bahia é o acionista majoritário, que insiste em descumprir uma decisão do STJ, órgão superior da Justiça Brasileira. “Estaremos encaminhando a indicação ao deputado Luciano Ribeiro, após aprovação dos vereadores, para que providências sejam tomadas para que tal decisão do CORESAB seja revisada no sentido de proibir a continuidade da cobrança por estimativa nas contas de água em Brumado e no estado da Bahia, visto que esse fato vem causando grandes prejuízos à população”, frisou o parlamentar.

Preços da aposta da Mega-Sena, Lotofácil e Quina aumentam Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Os valores reajustados das apostas da Mega Sena, Lotofácil e Quina começaram a valer neste domingo (24). Publicado no Diário Oficial da União no dia 29 de abril,  o aumento vale ainda para a Dupla Sena e para as loterias esportivas Loteca e Lotogol. Com a mudança, a aposta mínima da Mega Sena passa de R$ 2,50 para R$ 3,50.  Nas combinadas, para apostas com sete números, o valor é de R$ 24,50, e com 15 chega a R$ 17.517,50. A Lotofácil e a Dupla Sena sobem para R$ 2, a Quina para R$ 1,50 e Loteca e Lotogol para R$ 1. Lotomania e Timemania, agora, custam respectivamente R$ 1,50 e R$ 2.

Deputado Zé Raimundo lança guerra contra Globo: 'TV do capeta' Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em sua passagem pelo município de Guajeru no último sábado (23), ocasião em que fez parte da comitiva do governo estadual durante inaugurações de obras na região, o deputado estadual de Vitória da Conquista, José Raimundo Fontes (PT), se referiu à emissora Globo como sendo uma “TV do capeta”. Segundo o parlamentar, a Globo estaria distorcendo os fatos apresentando uma campanha odiosa contra a presidente Dilma Rousseff (PT), o ex-presidente Lula e o Partido dos Trabalhadores. Em entrevista ao site Brumado Notícias, Zé Raimundo acrescentou que a emissora tem praticado terrorismo em meio à opinião pública. “Sou radicalmente favorável à liberdade de imprensa, mas a Globo tem lançado uma campanha odiosa contra o PT. Ela faz parte do bloco que controla mais de 80% dos recursos destinados as imprensas. É um monopólio violento na mídia nacional que criou resistência aos projetos sociais. A Globo deveria procurar o Tribunal Regional Eleitoral e se matricular pedindo registro contra partido político. É um exagero o que a emissora faz, é um terrorismo psicológico”, disparou ele.

Ceará indica possível sucessor na prefeitura de Malhada de Pedras Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Após um embate na base interna do grupo, o qual causou desconforto entre o prefeito da cidade de Malhada de Pedras, Valdecir Bezerra (PT), e o vereador Beto de Preto Neto (PT), o rumo da política no município ganhou um nome nove no cenário local. Em entrevista ao site Brumado Notícias, o alcaide apresentou o empresário Adriano Paca (PT) como indicado a disputar as eleições do próximo ano. Adriano é do ramo de transportes e máquinas pesadas. Ele ganhou o aval do atual prefeito para ser o nome comandante da administração malhadense. “Com certeza Adriano já está lançado e dará continuidade aos meus trabalhos, mas eu quero que ele faça melhor do que eu”, destacou Ceará.

Dor de barriga impede governador de participar de inauguração da BA-148 em Guajeru Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O governador Rui Costa (PT) não compareceu a inauguração da BA-148, no trecho que liga os municípios de Guajeru e Malhada de Pedras, no sudoeste baiano. Estava tudo programado e o prefeito e os munícipes prepararam faixas de agradecimentos e boas vindas ao chefe do executivo baiano, no entanto quem esteve na praça central da cidade se surpreendeu com o anúncio do locutor oficial da cerimônia. Ele disse que apenas o vice-governador João Leão (PP) estaria presente no ato inaugural. A assessoria de comunicação do governo esclareceu ao site Brumado Notícias que Rui Costa teve uma dor de barriga na noite da última sexta-feira (22), o que o impediu de viajar com a comitiva. Sem a presença do governador, poucas pessoas compareceram à praça, onde foi montado o palanque para a solenidade.

Arquivo