Brumado Notícias

Brumado Notícias

Resultado da busca pelo arquivo de "05/2017"

Botuporã: Motociclista morre após bater na traseira de carro na BA-156

25 Mai 2017 - 18h00


Botuporã: Motociclista morre após bater na traseira de carro na BA-156
Foto: Louro Magalhães

Um motociclista faleceu no início da noite de quarta-feira (24) em um acidente na cidade de Botuporã, no sudoeste da Bahia. Identificada apenas como Paulo, a vítima era moradora do Povoado da Lagoa D’água das Costas. De acordo com o Blog do Louro Magalhães, o acidente aconteceu na BA-156, entre o Povoado de Taquaril e a Comunidade do Poço, onde a vítima bateu na traseira de um carro. O motorista prestou socorro à vítima, mas a mesma morreu ainda no local. Ainda não se sabe o que teria ocasionado o acidente. A Polícia Civil está investigando o caso.

Paramirim: Vereadores querem eliminar contribuição de iluminação pública da conta de luz

25 Mai 2017 - 17h30


Paramirim: Vereadores querem eliminar contribuição de iluminação pública da conta de luz
Foto: Divulgação

A bancada de oposição na Câmara Municipal de Paramirim, no sudoeste baiano, ingressou na quarta-feira (24), nas Comissões de Educação, Justiça e Orçamento, com o Projeto de lei n º 03/2017. Se aprovado, o projeto revogará a Lei Municipal nº 020/2002, que instituiu no município a contribuição compulsória para o custeio da iluminação pública. Baseados no que determina a Lei Orgânica Municipal, os vereadores Cleuziomar Lima Santos, George Luís Magalhães Tanajura, Orlando Flor e Silva, Antônio Marques de Souza e Gilberto Marques da Silva assinam o projeto. A proposta também conta com o apoio do presidente do Legislativo, Antônio Maria Viana. Segundo o projeto, a cobrança é considerada abusiva e inconstitucional, visto que, de acordo com a Súmula Vinculante 41 do Supremo Tribunal Federal (STF), o serviço de iluminação pública não pode ser remunerado mediante taxa. Os vereadores alegam que, mesmo com a cobrança da contribuição, os níveis de iluminação na cidade são bastante precários.

Vereadora Ilka Abreu solicita benefícios para o Bairro Irmã Dulce em Brumado

25 Mai 2017 - 17h00


Vereadora Ilka Abreu solicita benefícios para o Bairro Irmã Dulce em Brumado
Foto: Eliana Costa

A vereadora Ilka Abreu (PR) tem realizado visitas em diversas localidades da cidade a fim de ouvir os moradores e identificar as principais reivindicações da comunidade. A parlamentar esteve no Bairro Irmã Dulce verificando a urgente necessidade da implantação de uma Unidade Básica de Saúde para que os moradores possam ser atendidos no próprio bairro, já realizando a indicação à administração municipal solicitando o benefício. Outra melhoria para o bairro identificada pela vereadora é a reforma geral da quadra poliesportiva Aurelino Ribeiro dos Santos. A revitalização da Praça Getúlio de Souza Meira, também localizada no bairro, foi outra importante proposição de autoria da vereadora.

Achei Tour oferece pacote de viagem de quatro dias para Aparecida e Canção Nova

25 Mai 2017 - 16h30


Achei Tour oferece pacote de viagem de quatro dias para Aparecida e Canção Nova

A Achei Tour preparou um pacote especial para os interessados em visitar a Aparecida e Canção Nova entre os dias 3 e 6 de outubro deste ano. O pacote inclui transporte em ônibus leito com ar-condicionado, 03 (três) diárias com café da manhã, almoço e jantar; quartos com ventilador de teto ou ar-condicionado, telefone e wi-fi, 02 (dois) dias em Aparecida com direito a city tour, 01 (um) dia de Canção Nova em Cachoeira Paulista, assistência viagem e uma camisa padronizada. O pacote completo de viagem custa apenas R$ 176,00 (entrada em maio) + quatro iguais. Não perca a chance de conhecer um dos pontos de turismo religioso mais visitado do país pelo melhor preço. A Achei Tour pensou em todos os detalhes para que você tenha a experiência mais completa e marcante. A Achei Tour fica localizada na Rua Ester Trindade Serra, 11-A, Bairro Jardim Brasil, em Brumado. O telefone é (77) 3441-6027 / (77) 99991-6027 / (77) 99963-6027. Passe agora mesmo na agência e feche a sua viagem. Acesse o site www.acheitour.com.br e confira os nossos pacotes de viagens.

Gincana estudantil promete agitar a agenda letiva no Colégio Estadual de Brumado

25 Mai 2017 - 16h00


Gincana estudantil promete agitar a agenda letiva no Colégio Estadual de Brumado
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A euforia já toma conta dos alunos do Colégio Estadual de Brumado que se preparam para gincana estudantil que acontecerá entre os dias 19 e 21 de junho. Como parte das metas, a equipe Tome Xote está estendendo à comunidade brumadense o convite comparecer e prestigiar o evento que terá como tema: “Oxente, de Repente o Nordeste em Festa”. No programa consta o tradicional desfile das carroças e encenação do casamento com apresentação de quadrilhas juninas.

Praticook: O maior showroom saudável de Brumado

25 Mai 2017 - 15h30


Praticook: O maior showroom saudável de Brumado

Quer perder peso com saúde e de uma maneira gostosa e natural? Então conheça os kits de emagrecimento da Praticook. Tem para todos os gostos e necessidades: Kit de Lanches, Kit Detox Semilíquido, Kit Detox Convencional, Kit Hipocalórico, Kit Sopa Detox, Kit Semanal Light, Kit Low Carb e Kit de Lanches. Na loja, que é o maior showroom saudável da região, tem diversos produtos light, diet, sem glúten e sem lactose. Passe agora mesmo na Praticook e conheça o showroom saudável da loja, que fica localizada na Praça Coronel Zeca Leite, 08-A. Para maiores informações, ligue (77) 3441-0687 e (77) 99961-0687.

SMTT promove Congresso de Taxistas de Brumado

25 Mai 2017 - 15h00


SMTT promove Congresso de Taxistas de Brumado
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O auditório da prefeitura foi palco para o I Congresso de Taxistas de Brumado, que aconteceu nesta quarta-feira (24). O evento faz parte do movimento Maio Amarelo, que é promovido pela Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT). A mesa foi formada pela Diretora do Departamento de Tributos, Virgínia Lima Guedes; pela Coordenadora de Cadastro Veicular da 18ª Ciretran, Adéllia Caroline Santana Castro; pelo representante da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), Jônio Santos Nader; e pelo Assessor Jurídico Eduardo Souza Soares. O congresso disponibilizou uma capacitação aos taxistas com diversos temas, dentre os quais a inscrição no cadastro fiscal, o cadastramento do veículo, os trâmites de legalização da função, a legislação vigente e também a observância na qualidade da prestação dos serviços. Os temas foram amplamente discutidos pela diretora do departamento de tributos e pelos demais componentes da mesa.

PSDB, DEM e PPS avaliam indireta como 'inevitável'

25 Mai 2017 - 14h30


PSDB, DEM e PPS avaliam indireta como 'inevitável'
Foto: Jorge William/Agência O Globo

Os principais partidos da base, PSDB, DEM e PPS começaram a discutir uma atuação conjunta nas eleições indiretas para presidente, já consideradas inevitáveis para as cúpulas das três legendas. De acordo com jornal O Globo, os líderes tucanos conseguiram na quarta-feira (24) conter, momentaneamente, o movimento de desembarque de seus deputados da base governista, com o objetivo de aguardar até que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) julgue o processo de cassação da chapa presidencial no próximo dia 6 de junho.

Greve dos vigilantes interrompe atendimentos nas agencias bancárias em Brumado

25 Mai 2017 - 14h00


Greve dos vigilantes interrompe atendimentos nas agencias bancárias em Brumado
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

As agências da Caixa Econômica Federal, Bradesco, Itaú, Nordeste e Cred Sudoeste em Brumado suspenderam as atividades desde a última quarta-feira (24) por conta da greve dos vigilantes. O Bradesco chegou a funcionar com apenas um vigilante, porém a gerência foi notificada pela Polícia Federal e interrompeu o atendimento ao público. O site Brumado Notícias registrou a manifestação dos vigilantes na manhã desta quinta-feira (25), em frente à agência do Banco do Brasil, que oferece resistência ao movimento grevista. O delegado regional do Sindivigilantes, Mizael Rosa, denunciou que a diretoria da agência está assediando moralmente os vigilantes com ameaças de perda de emprego, caso os mesmos abandonem os postos de trabalho em adesão à greve da categoria. Ainda segundo o sindicalista, a greve só será interrompida quando houver uma proposta real da classe patronal, que só está oferecendo 1% de aumento aos vigilantes. “Lamentamos os transtornos para a sociedade em geral, porém chegamos ao limite da paciência, pois já são nove rodadas de negociações desde o mês de março sem uma ponderação mais flexível por porte dos patrões. Então, nossa resposta, infelizmente, tem que ser essa, a greve. Estaremos de braços cruzados até que a classe patronal atenda as nossas reivindicações e mantenham nossos direitos trabalhistas adquiridos”, pontuou o delegado sindical.

Rodrigo Janot: 'Se possível, não faríamos acordo com criminosos'

25 Mai 2017 - 13h30


Rodrigo Janot: 'Se possível, não faríamos acordo com criminosos'
Foto: João Godinho/Agência O Globo

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, voltou a defender a adoção de delações premiadas como “exigência indispensável” no combate às organizações criminosas. Em artigo publicado na Folha de S. Paulo desta quinta-feira (25), ele sustenta que, de forma pragmática, a colaboração tomou o lugar do “caminho tradicional para aplicação da lei”, considerado por ele “ineficaz e instrumento de impunidade”. Pela natureza da nossa instituição, talhada para a persecução penal, é evidente que, se fosse possível, jamais celebraríamos acordos de colaboração com nenhum criminoso. “No campo da vontade, desejamos o rigor máximo para todos os que transgridem os limites da lei penal, sem concessões”, destaca Janot. O procurador-geral ressalta ter deixado de lado “a utopia, o personalismo e o aplauso fácil” em nome do "senso de responsabilidade para com o país" e decidiu celebrar o acordo com os donos da J&F — colaboração, segundo ele, que mostrou às autoridades a insuficiência de “três anos de trabalho intenso para intimidar um sistema político ultrapassado e rapineiro”.

Apae de Brumado recebe doação de alimentos adquiridos no I Torneio de Futsal da SMTT

25 Mai 2017 - 13h00


Apae de Brumado recebe doação de alimentos adquiridos no I Torneio de Futsal da SMTT
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Representantes da Superintendência Municipal de Trânsito de Transportes (SMTT) de Brumado, da 18ª Ciretran, Polícia Civil, Tiro de Guerra, Polícia Militar e Guarda Civil Municipal (GCM) estiveram presentes na manhã desta quarta-feira (24), na sede da Apae, onde realizaram a entrega dos alimentos arrecadados durante o I Torneio de Futsal Maio Amarelo, que aconteceu nos dois últimos finais de semana, no Ginásio Poliesportivo Antônio Alves Ribeiro. À frente da SMTT, André Cardoso declarou que o setor se engajará com os demais órgãos para promover eventos que colaborem com a captação de recursos para a manutenção da Apae e outras instituições no município.  

Bahia conquista a Copa do Nordeste depois de 15 anos

25 Mai 2017 - 12h30


Bahia conquista a Copa do Nordeste depois de 15 anos
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O tricolor de aço conquistou o tricampeonato da Copa do Nordeste 2017 ao derrotar o Sport por 1x0 na noite da última quarta-feira (24), na Fonte Nova, em Salvador. O Bahia dominou a partida desde o início e marcou o gol do triunfo aos 12 minutos do primeiro tempo, após bola alçada pelo colombiano Armeiro, que encontrou Edgar Júnior na meia lua. De costas, o atacante deu um giro que enganou o experiente zagueiro Durval e com uma bela cavadinha cobriu o goleiro Magrão. A partida foi tensa, com muitas faltas e cartões amarelos para os dois lados, e o Sport ainda teve um jogador expulso. Torcedores do Bahia em Brumado assistiram à partida nos bares e lanchonetes e logo depois saíram pelas ruas da cidade celebrando o triunfo do time do coração, que já havia celebrado o torneio nos anos de 2001 e 2002.

Embaixada de Justiça Pela Paz faz campanha para doação de sangue em Brumado

25 Mai 2017 - 12h00


Embaixada de Justiça Pela Paz faz campanha para doação de sangue em Brumado
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Um grupo de adeptos da ONG Embaixada da Justiça Pela Paz está em Brumado realizando uma campanha massificada de doação de sangue para o banco do Hemoba no município. A campanha está sendo feita com panfletagem nas ruas da cidade e uma chamada pública para que mais munícipes compareçam ao Hemoba. A ONG atua em mais de 20 países com o objetivo de tocar os sentimentos das pessoas para fazerem a doação de sangue como ato de amor em prol da vida do semelhante. Na próxima semana, Elaine Barreiras, coordenadora do grupo, fará uso da tribuna livre durante a sessão legislativa no intuito de falar sobre o assunto e buscar o apoio do parlamento para participação da comunidade.  

Dilma entra com novo recurso para tentar voltar à Presidência

25 Mai 2017 - 11h30


Dilma entra com novo recurso para tentar voltar à Presidência
Foto: Evaristo Sá/AFP

A defesa da ex-presidente Dilma Rousseff (PT) apresentou na quarta-feira (24) um novo pedido de liminar ao Supremo Tribunal Federal (STF) para tentar anular o impeachment que a tirou definitivamente do cargo em agosto de 2016. O processo caiu nas mãos do ministro recém-chegado Alexandre de Moraes, que assumiu os casos do ministro Teori Zavascki, morto em um acidente aéreo em janeiro deste ano. De acordo com a Veja, Teori já havia indeferido a liminar em outubro do ano passado, dizendo que “não havia risco às instituições republicanas, ao estado democrático de direito ou à ordem constitucional”, uma vez que o então vice-presidente Michel Temer (PMDB) havia ocupado o cargo da titular da chapa. Na ocasião, o ministro ainda escreveu que levaria para o plenário do STF apreciar o mérito do caso. O advogado de Dilma, José Eduardo Cardozo, citou as denúncias da delação de executivos da JBS que levaram Temer a ser alvo de inquérito no STF por crimes de corrupção, obstrução da Justiça e organização criminosa para reforçar o pedido de invalidação do impeachment.

Tenente-Coronel Irlando Oliveira deixa o comando da 46ª CIPM em Livramento de Nossa Senhora

25 Mai 2017 - 11h00


Tenente-Coronel Irlando Oliveira deixa o comando da 46ª CIPM em Livramento de Nossa Senhora
Foto: Divulgação/46ª CIPM

Recentemente promovido para tenente-coronel, Irlando Lino Magalhães Oliveira deixa o cargo de comandante da 46ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), em Livramento de Nossa Senhora, no sudoeste baiano. O decreto de promoção do oficial foi publicado no Diário Oficial da Bahia, nesta quinta-feira (25). Segundo apurou o site Brumado Notícias, Irlando irá comandar o 14º Batalhão da Polícia Militar de Santo Antônio de Jesus, região do recôncavo baiano. Já o Major Raimundo Nonato de Almeida Júnior, subcomandante do 19° BPM de Jequié, assume o cargo na capital da manga e do maracujá. A passagem de comando deve acontecer nos próximos dias.