Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
05/2017
Defesa de Michel Temer pretende adiar julgamento de cassação no TSE Foto: Eraldo Peres/AP

Com o avanço da crise política, o presidente Michel Temer pretende estender o máximo possível o julgamento do processo de cassação da chapa na qual ele é vice, com a ex-presidente Dilma Rousseff no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A ação começa a ser apreciada no próximo dia 6. Segundo informações do jornal O Globo, uma das esperanças seria a separação da chapa e absolvição do peemedebista, mas essa chance pode se dissipar até a data do julgamento. Na contagem do governo, três dos sete ministros já se posicionaram contra Temer – deste modo, para condená-lo, bastaria um dos integrantes da Corte mudar de lado. O plano é adiar o julgamento por meio de questões de ordem, pedidos de discussões preliminares e outros recursos disponíveis aos advogados. No cenário ideal para Temer, algum ministro do TSE pediria vista, o que faz a análise do caso ser interrompida por prazo indefinido. A expectativa do Planalto era de que que o ministro Napoleão Nunes Maia pedisse vista logo no início do julgamento, mas a pressão popular pela queda de Temer já chegou ao tribunal após a divulgação parcial da delação da JBS.

Corpo é encontrado boiando em represa e acusados de roubo de veículo são presos em Caetité Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O corpo de Ernane Pereira dos Santos, de 42 anos, foi encontrado na tarde da última quarta-feira (24), na comunidade de Lagoa de São Miguel, na zona rural de Caetité, no sudoeste baiano. O homem estava desaparecido há quatro dias. A vítima foi achada boiando em uma represa. O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal em Guanambi para perícia. Em Caetité, também na quarta-feira (24), policiais da 94ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) detiveram dois suspeitos de efetuarem o roubo de um veículo no centro da cidade, na Rua Reverendo Macal. O carro foi achado parcialmente desmontado próximo ao aterro sanitário municipal. Segundo a Polícia, Cleiton da Silva Reis e André Ribeiro Silva confessaram o crime. Os dois foram encaminhados à delegacia para prestarem depoimento.  

Com superávit, contas públicas têm melhor abril em dois anos Foto: IStock/Getty Images

O setor público consolidado registrou um superávit primário de 12,908  bilhões de reais em novembro, o melhor resultado para o mês desde 2015.  O dado divulgado pelo Banco Central nesta sexta-feira indica a diferença entre as receitas e as despesas das entidades públicas, sem considerar os juros, e engloba as contas dos governos federal, estaduais e municipais mais as empresas estatais. Em março, o resultado primário havia sido um rombo de 11,047 bilhões de reais, o pior da série histórica. E o resultado de abril de 2016 foi um superávit de 10,181 bilhões de reais. De acordo com o cálculo do BC, o superávit no último mês foi decorrente do resultado positivo no governo federal (11,451 bilhões de reais), nos regionais (867 milhões de reais) e nas estatais (590 milhões de reais). Na última quinta-feira, o Tesouro divulgou um superávit nas contas da administração federal, de 12,570 bilhões de reais. A diferença nos valores acontece em razão das metodologias distintas usadas pelo Tesouro e pelo Banco Central. No ano, o setor público consolidado acumula superávit de 15,105 bilhões de reais, segundo os dados do Banco Central. No mesmo período do ano passado, essa conta estava em 4,411 bilhões de reais. A meta para o ano é de um déficit de até 143,1 bilhões de reais, sendo que 139 bilhões de reais correspondem ao déficit permitido para o governo federal. As informações são da Veja.

Mulher com suspeita de H1N1 é internada no Hospital Regional em Guanambi

Uma mulher com suspeita de ter contraído o vírus da gripe H1N1 foi internada na emergência do Hospital Regional de Guanambi, no sudoeste da Bahia. De acordo com boletim médico, assim que chegou na unidade, a paciente foi intubada e passou por vários  exames para confirmação ou não da doença. A mesma está isolada e vem sendo monitorada pela equipe médica do hospital. A gripe H1N1 consiste em uma doença causada por uma mutação do vírus da gripe, também conhecida como gripe Influenza tipo A ou gripe suína. Os sintomas são bem parecidos com os de uma gripe comum, mas podem apresentar complicações graves.

Gilmar Mendes defende que delação da JBS vá ao plenário do STF Foto: STF

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes defendeu nesta sexta-feira que a homologação das delações dos donos da JBS, Joesley e Wesley Batista, seja submetida ao plenário. Gilmar ressaltou que a lei determina caber ao juiz a homologação, mas que em caso de tribunais colegiados isso deveria ser submetido aos demais ministros. Eu tenho a impressão de que nós vamos ter que discutir esse tema da homologação. “Eu já tinha discutido com o ministro Teori (Zavascki) no sentido de que essa matéria fosse discutida pela turma. Porque o que a lei diz? Que o juiz é quem homologa, mas o juiz aqui não é o relator. Quando se trata de tribunal, é o próprio órgão. Ele pode até fazer a homologação prévia, mas sujeita a referendo”, disse. De acordo com o jornal O Globo, a delação dos donos da JBS tem provocado polêmicas porque eles conseguiram direito a imunidade e autorização para morar nos Estados Unidos. Houve ainda questionamento sobre o valor da multa aplicada. O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, já escreveu artigos defendendo o teor do acordo celebrado.

Acidente é registrado na Serra das Almas entre Livramento de Nossa Senhora e Rio de Contas Foto: Reprodução/Whatsapp/Brumado Notícias

Um acidente de carro foi registrado na manhã desta sexta-feira (26), na BA-148, no trecho da Serra das Almas, entre as cidades de Livramento de Nossa Senhora e Rio de Contas. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, Manoel Moreira Santos, que reside na zona rural de Rio de Contas, perdeu o controle do veículo e acabou caindo em uma ribanceira às margens da rodovia. O motorista foi socorrido por uma equipe do Samu e conduzido à UPA 24h de Livramento de Nossa Senhora. Ainda não há informações sobre seu estado de saúde. O veículo ficou parcialmente destruído.

Após cavalo desmaiar no oeste da Bahia, deputado quer proibir carroças de tração animal Foto: Divulgação

No último domingo (21), um homem foi detido na cidade de Luís Eduardo Magalhães, no oeste da Bahia, após o seu cavalo desmaiar no meio da rua por não suportar o peso de uma carga de madeira na carroça. O tutor do animal foi levado até a delegacia e a imagem do cavalo no chão viralizou na internet. O homem responderá ao processo em liberdade. Engajado com a causa animal, o deputado estadual Marcell Moraes (PV) se indignou com o caso e reforçou a aprovação de projeto de lei de sua autoria que proíbe carroças e veículos de tração animal em todo o estado. Para o parlamentar, essa atitude é considerada de maus-tratos, uma vez que o animal está sendo forçado a carregar pesos absurdos. “Tratados como coisas, os animais ainda hoje são vítimas das mais absurdas crueldades. Essa covardia, que contraria os preceitos constitucionais, deve ser combatida. Esse projeto de lei tem como objetivo acabar de vez com essa situação”, destacou.

Clubes fazem contas de olho na classificação para o quadrangular final do brumadense de futebol Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Caneta, papel e soma ponto a ponto: assim tem sido a movimentação dos clubes a cada final de semana de jogos pelo Campeonato Brumadense de Futebol, que está chegando em sua reta final. Algumas equipes já estão matematicamente de fora da próxima fase da competição e outras ainda sonham com várias combinações de resultados para conseguirem avançar no campeonato. Neste final de semana, um duelo direto pode definir o futuro de Califórnia e Boleiros, que se enfrentam neste sábado (27). Já o Vila Presidente Vargas necessita de uma vitória diante do Santos para reaviar as chances de classificação. O duelo é aparentemente favorável, levando em consideração a péssima campanha do Santos, que tem o pior aproveitamento no campeonato, tendo sofrido 16 gols em três jogos e sem marcar nenhum. Mesmo o atual momento parecendo favorável ao time da Vila, a comissão técnica e os jogadores afirmam que cada jogo tem sua história e o que parece ser fácil pode se tornar um complicador para a equipe. “Não tem jogo ganho antes do apito final. Temos de respeitar a equipe do Santos, que é um time de tradição em nossa cidade, mas que está passando por uma fase ruim. Porém já vimos muitas histórias de times que estão passando por dificuldades e que encontraram forças para reagir exatamente em cima dos apontados como favoritos. Vamos pra campo sem favoritismo, focados no nosso alvo, buscar o resultado favorável que nos garanta os três pontos e mantenha acesa a expectativa de passar dessa fase. Jogo se ganha é dentro de campo”, disse o zagueiro Kita em entrevista ao site Brumado Notícias.

Cardiologia: Uma das mais importantes especialidades médicas na Clínica Mais Vida

A Clínica Mais Vida, que ocupa na atualidade um lugar de destaque no mercado de assistência médica por primar em ter em seu quadro profissionais do mais alto gabarito, chama a atenção para a necessidade de se realizar exames com frequência para a prevenção de doenças e as relacionados ao coração, um dos mais importantes órgãos do corpo humano merece uma atenção especial, já que as doenças que afetam o coração são muitas e, certas vezes, silenciosas.  Para atender a essa área, a Clínica Mais Vida conta com o especialista Thales Coelho, que vem desenvolvendo um trabalho de excelência através de diagnósticos, exames e conselhos para uma vida saudável.  Thalles salienta que a prevenção cardiovascular é essencial para patologias como doenças ateroscleróticas, hipertensão arterial, angina entre outras, possam ser detectadas e prevenidas antes que os seus efeitos já tenham acometidos órgãos vitais ou até mesmo evitar casos fatais. Portanto, aos primeiros sintomas, o paciente deve procurar um cardiologista. Informa também que, pessoas que tenham herança genética de pressão alta, diabetes, cardiopatias, mesmo que aparentemente gozem de pena saúde, devem manter uma vida saudável com a pratica de atividade física regular (com acompanhamento), alimentação balanceada, redução do consumo de bebidas alcoólicas e fumo e visita regular ao seu médico. Além do atendimento ambulatorial, Thalles realiza exame de Ecocardiograma, este muito útil para detectar cardiopatias congênitas, “sopro cardíaco”, aumento da área do coração, comprometendo das artérias do coração, entre outras enfermidades. Você tem dado a devida atenção a esse musculo vital? Não deixe que seu coração comece a pedir socorro.  Agende sua consulta. A prevenção é a melhor forma de cuidar da sua saúde! Para maiores informações, ligue: (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 99180-9496.

Capacitação de arbitragem será ministrada gratuitamente em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A plenária da Câmara de Vereadores de Brumado será palco para o Curso de Capacitação de Arbitragem no dia 1º de junho. O projeto tem o apoio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb). Os interessados deverão fazer suas inscrições gratuitamente por telefone até o dia 31 de maio. Mais informações pelo contato (77) 99985-9664. O curso terá 4 horas de duração e os participantes receberão certificado.

Crise política trava medidas econômicas Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados

A crise política provocada pela delação premiada dos executivos da JBS deixou em suspenso várias medidas provisórias (MPs) e projetos de lei voltados, principalmente, à arrecadação fiscal e à retomada do crescimento da economia. Na noite da última quarta-feira (24), o governo federal conseguiu aprovar, de uma só vez, seis MPs na Casa. Porém, esse rolo compressor poderá não se repetir no Senado e, se essa avaliação se confirmar, a maior parte dos textos perderá a validade no próximo dia 1º de junho. Por medida de prevenção, o Palácio do Planalto já consultou a área jurídica, que deu aval para que, caso alguma medida caia, possa publicar uma nova MP com o mesmo efeito. A legislação em vigor veda a reedição, na mesma legislatura, de medida provisória que tenha sido rejeitada ou que tenha perdido validade. Mas todas as medidas prestes a cair foram publicadas em 2016, na legislatura anterior. De acordo com jornal O Globo, o presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), leu ontem todas as medidas provisórias aprovadas pela Câmara. A articulação, agora, é para votá-las a toque de caixa até a próxima quarta-feira (31).

FlaBrumado organiza segunda campanha de doação de sangue nos dias 2 e 3 de junho

A torcida organizada FlaBrumado está organizado mais uma campanha de doação de sangue em Brumado. A segunda campanha “Raça, Amor e Sangue” será realizada nos dias 02 e 03 de junho, de 7h às 11h. Além de aumentar o número de doações, o objetivo é chamar a atenção da comunidade para a importância do ato, especialmente em um mês que o estoque de sangue fica muito baixo. Para doar, os interessados precisam ter entre 16 e 69 anos (menores de idade precisam de autorização e estar acompanhados por um responsável), pesar mais de 50 kg, estar em boas condições de saúde, estar bem alimentado, não pode ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação, quem tiver feito tatuagem e/ou piercing recentemente precisa aguardar 12 meses após o procedimento e, quem fez endoscopia, deverá aguardar 6 meses após a realização do procedimento. Também é necessário apresentar um documento oficial com foto. Em Brumado, a unidade do Hemoba funciona em qualquer dia da semana, de 7h às 12h, na Rua Manoel Fernandes dos Santos, 87, Bairro Jardim Brasil.

Riacho de Santana: Ivana Bastos apresenta demandas em benefício ao pequeno produtor rural e à educação Foto: Camila Queiroz

Com o objetivo de buscar incentivos da Secretária de Desenvolvimento Rural (SDR), a deputada estadual Ivana Bastos (PSD) e o prefeito de Riacho de Santana, Alan Vieira (PSD), se reuniram com o gestor da pasta, Jerônimo Rodrigues, na quarta-feira (24). Dentre as pautas apresentadas estão a solicitação de barracas para feira livre, a celebração de um convênio para recuperação e limpeza de aguadas, assistência técnica para os pequenos agricultores e construção da casa da farinha. O prefeito também buscou apoio para desenvolver no município projetos de produção de sementes, mudas e implantação de viveiros. Para a parlamentar, a parceria com o órgão é fundamental para o desenvolvimento do pequeno produtor rural. 

Riacho de Santana: Ivana Bastos apresenta demandas em benefício ao pequeno produtor rural e à educação Foto: Camila Queiroz

O prefeito e a deputada também participaram de uma audiência com o secretário de Educação do Estado, Walter Pinheiro, para fazer pedidos relacionados à implantação do Mediotec e universidade aberta, ônibus escolar, mobiliário escolar, climatização nas escolas, dentre outros. A parlamentar disse que é necessário um olhar mais direcionado aos pequenos municípios no aumento do acesso ao ensino superior de qualidade. Sensível a demanda, o secretário informou que implantará duas Universidades Abertas do Brasil (UAB), uma estadual e uma federal, assim como o Mediotec, através de uma parceria com o Ifba.

Ampliando a sua rede, o Brumado Notícias passará a ser Achei Sudoeste

O site Brumado Notícias está reformulando a sua página e ampliando a sua rede com o objetivo de melhor atender a microrregião. A gerência do portal fez uma avaliação e chegou ao entendimento de que o site necessita de um nome que lhe dê amplitude e maior representação regional, cujo foco será apresentar a notícia com identidade não apenas comunitária, como acontece com a marca Brumado Notícias, mas regional. Dessa forma, surgiu o nome Achei Sudoeste, o site onde a região se encontra com a notícia, o lazer, o entretenimento e mais espaço comercial, através do qual as marcas passarão a ser anunciadas em uma vitrine virtual de maior amplitude e oportunidade de mercado. Os leitores e seguidores do Brumado Notícias continuarão a ter o padrão das informações com transparência e responsabilidade, porém com uma ótica que atenda às exigências atuais de leitura dinâmica na internet. Nossa base continuará sendo o município de Brumado, que se mantém como polo e referência regional, mas haverá informações de todas as cidades circunvizinhas. O site agradece ao público em geral e espera que a nova marca, o Achei Sudoeste, fortaleça a comunicação e eleve a nossa região a novos níveis.

BR-122: Estrada de Maniaçu começa a ser recuperada após solicitação do prefeito de Caetité Foto: Thayná Lima

O prefeito da cidade de Caetité, Aldo Gondim (PSB), esteve em Salvador no mês de fevereiro solicitando a recuperação da BR-122, que liga Caetité ao Distrito de Maniaçu, no sudoeste baiano. Em abril, a equipe da Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra) esteve na rodovia para uma visita técnica e, na última quarta-feira (24), a equipe do Derba iniciou a manutenção. Caetité conseguiu a recuperação do trecho através da assinatura de um convênio do Governo do Estado com o Consórcio do Alto Sertão. Será feito recapeamento de parte da estrada, operação tapa buracos, roçagem lateral, limpeza de canaleta e substituição de sinalização vertical. “Recuperar essa estrada foi um compromisso da nossa chapa em campanha. O início dessa obra representa um trabalho sério, feito com muito afinco e responsabilidade, que irá garantir a segurança de todos que trafegam nessa área”, comemorou o prefeito.

Brumado: Conferência 'O Trânsito no Comércio' será realizada hoje (26)

A Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), promoverá nesta sexta-feira (26), às 19h, a I Conferência O Trânsito no Comércio em Brumado. O evento será realizado no auditório da CDL e terá como público alvo empresários e comerciantes. Estarão presentes o Superintendente Interino de Trânsito e Transportes e Secretário das pastas de Planejamento e Infraestrutura, Engenheiro André Cardoso, o Coordenador de Educação no Trânsito, Jansen Ricardo, e o presidente da CDL, Bruno Pitombo. Na oportunidade, será discutido o impacto do trânsito no comércio brumadense e aspectos como estacionamento no centro comercial, a malha viária na sede do município, ampliação da frota, administração do espaço urbano, estacionamento rotativo, carga e descarga para atendimento das necessidades comerciais e acessibilidade. O Superintendente destacou que a conferência visa apresentar propostas sobre o sistema viário brumadense e conhecer as reivindicações dos lojistas. O tema surgiu após ampla análise da real circunstância vivenciada na sede do Município. O evento está registrado dentro da programação do Movimento Maio Amarelo.

O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Nefi Cordeiro, negou liberdade a uma mãe de quatro crianças condenada a três anos, dois meses e três dias por furtar ovos de Páscoa e um quilo de peito de frango. Ela vive com seu bebê recém-nascido na Penitenciária Feminina de Pirajuí, em São Paulo. De acordo com o jornal Extra, a Defensoria Pública havia pedido o habeas corpus com os argumentos de que a sentença era desproporcional à tentativa de furto e de que ela é mãe de quatro crianças, de 13, 10 e 3 anos de idade, além do bebê de 1 mês que está com ela na penitenciária, mas que será separado da mãe ao completar 6 meses. A sentença supera a pena de pelo menos sete condenados na Operação Lava-Jato. Uma desproporção do sistema penal que afeta toda a família. Para a defensora Maíra Coraci Diniz, a extensão da pena da mãe é “absurda” ao se considerar o caráter pouco impactante e lesivo do crime. Diante disso, ela acionou o STJ para pedir a atipicidade material da conduta (anulação por ser crime insignificante), a readequação da pena ou a prisão domiciliar, garantida pela lei às mães responsáveis por filhos menores de 12 anos. Relator da ação, Cordeiro não enxergou “evidente constrangimento ilegal” que justificasse a concessão da liminar de soltura. O habeas corpus, segundo ele, é medida excepcional.

Campanha de Vacinação contra a Influenza é prorrogada em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Por determinação do Ministério da Saúde, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (Gripe) foi prorrogada até o dia 9 de junho de 2017 com o objetivo de que o país cumpra a meta de imunização estabelecida. Até o momento, o país atingiu somente 60,5% da cobertura. Durante esse período, o público alvo deve se dirigir aos postos de saúde do município, de posse da caderneta de vacinação, para ser vacinado. Fazem parte do público alvo: indivíduos com 60 anos ou mais; trabalhadores da saúde; povos indígenas; crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos de idade (quatro anos, 11 meses e 29 dias); gestantes; puérperas (até 45 dias após o parto); portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas; população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional; e professores das escolas públicas e privadas. A vacinação contra a Influenza contribuirá sobremaneira para a redução das complicações, das internações e, consequentemente, da mortalidade decorrente das infecções pelo vírus da gripe nos grupos alvos definidos. O Ministério da Saúde espera vacinar 90% de todos os públicos prioritários.

Deputado Luciano Ribeiro debate os limites territoriais do município de Vitória da Conquista Foto: Giselle Quintão

A pauta da Comissão de Assuntos Territoriais e Emancipação, da Assembleia Legislativa, na última quarta-feira (24), voltou a ser os limites territoriais do município de Vitória da Conquista, no sudoeste baiano. O deputado estadual Luciano Ribeiro (DEM), que é vice-presidente da Comissão, vem lutando por uma melhor solução na condução dos conflitos intermunicipais desde que se elegeu deputado estadual. O deputado conta com a parceria de Arlindo Rebouças, ex-vereador de Vitória da Conquista e atual secretário municipal. Para Luciano Ribeiro, a melhor maneira de resolver é o consenso. “Foi aprovada uma lei aqui na Casa e judicializada, daí o tribunal entendeu que esta lei é inconstitucional e, com isso, há um prejuízo para a população envolvida. Estamos tentando uma solução, considerando, sobretudo, que a população tem sentimento de pertencimento às suas localidades”, salientou.

Coelba é condenada a pagar R$ 231 mil após prédio comercial ser incendiado em Macaúbas Foto: Reprodução/Facebook

A Companhia de Eletricidade da Bahia (Coelba) foi condenada a pagar indenização e multa por dano moral aos macaubenses Jurandy Alcantara de Figueiredo e Dalva Altina Figueiredo, que tiveram o prédio comercial totalmente consumido por um incêndio ocorrido após uma queda de energia. O fato aconteceu na manhã do dia 27 de setembro de 2004, a ação foi protocolada na Justiça em 2006 e só agora, 11 anos depois, é que saiu a decisão expedida pelo juiz de direito da Vara Cível da Comarca de Macaúbas, Gleison dos Santos Soares. No incêndio que destruiu o estabelecimento situado à Rua 15 de Novembro, o casal perdeu todas as mercadorias, além do seu carro D20, que ficou danificado. Na época, os autores da ação ressaltaram que foi noticiada nacionalmente a ocorrência de problemas com a energia elétrica na subestação da Usina de Xingó, no estado de Sergipe. Na cidade de Macaúbas, naquele mesmo dia, também ocorreram panes no sistema de energia elétrica, bem como, oscilações na distribuição de energia, ocasionando danos materiais a outras pessoas.  De acordo com o Correio Macaubense, notificada do processo, a Coelba, por meio dos seus advogados constituídos, alegou não ver nexo entre os prejuízos que os comerciantes tiveram no seu prédio com a pane na rede elétrica e pediu a improcedência da ação, o que não foi acatado pela Justiça. “As fotografias trazidas pelos autores, bem como depoimento testemunhal e perícia juntados aos autos atestam, à evidência, a destruição nos imóveis em decorrência do incêndio causado pelo apagão que acontecia no dia do evento. Portanto, tem-se por provados os fatos constitutivos do direito pleiteado”, considerou o juiz, que determinou a Coelba a pagar os danos materiais avaliados em R$138.123,94 e a uma multa por danos morais no total de R$ 93.700,00, que deverá ser paga com juros e correções.

Em sessão morna, vereadores de Brumado debatem pauta com 23 itens Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A sessão da Câmara de Vereadores de Brumado, que aconteceu na noite da última quarta-feira (24), foi apontada como morna pelos próprios vereadores, assessores e pela pequena plateia que se fez presente. Na pauta do dia, 23 itens foram debatidos envolvendo projetos em apresentação, moções de pesar e indicações para melhorias estruturais na comunidade. No início da sessão, os parlamentares fizeram um minuto de silêncio em homenagem aos munícipes que tiveram suas vidas ceifadas nos acidentes de trânsito registrados nos últimos dias, dentre os quais o motorista de van escolar Zacarias Alves e o radialista Sinval José de Souza, o Maluco do Veneno, que há alguns anos recebeu uma moção de aplausos do legislativo pelo seu programa de resgate das raízes do sertão. Em suas falas, alguns vereadores também lamentaram o vandalismo praticado na capital federal, bem como a demora do governo em convocar as forças armadas para conter os vândalos. O parlamento ainda citou as carências na rede pública de saúde. Na próxima semana, a sessão retorna na segunda-feira.

OAB pede saída de Michel Temer e vê crime de responsabilidade Foto: Bernardo Caram/G1

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) entregou na tarde da última quinta-feira (25) à Câmara dos Deputados o pedido de impeachment do presidente Michel Temer (PMDB). A entidade também pediu que Temer fique inabilitado de exercer cargo público por oito anos. De acordo com o G1, a entidade usa como base a delação premiada de executivos da J&F para argumentar que o presidente cometeu crime de responsabilidade e violou o decoro do cargo de presidente. Com base no que foi informado, o ministro Luiz Edson Fachin, relator da Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou a abertura de inquérito para investigar Temer. O presidente já negou, em notas e pronunciamentos à imprensa, ter cometido irregularidades, diz que não praticou crime e que não atuou para beneficiar a JBS junto ao governo. Além do pedido da Ordem, já há outras 16 solicitações de destituição de Temer protocoladas no Congresso Nacional.

Sem recursos e sem um calendário, secretária ver desafios para organizar o esporte brumadense Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em seu retorno à pasta da educação no município de Brumado, a secretária Acácia Gondim recebeu de volta outro desafio: a pasta do esporte que foi agregada à educação após a reforma administrativa promovia pela atual gestão do prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB). Já chegando à metade do ano, os desportistas reclamam da pouca movimentação esportiva no município por conta da falta de apoio do poder público. Sem um calendário esportivo, atletas e representantes das diversas modalidades vivem à mercê da liberação de recursos para poderem organizar as competições internas. “Não temos aqui uma política de valorização do esporte. Simplesmente quando dá a gente faz. Falta o apoio maior do poder público e da iniciativa privada”, disse uma comissão de atletas. O site Brumado Notícias apurou que o município é carente de atenção na parte estrutural dos locais destinados à prática esportiva e na preparação das nossas jovens promessas. Como exemplo, no futebol, nos últimos meses, cinco talentos das categorias de base que poderiam ser lapidados para apoiar o selecionado local na maior competição amadora do país, o Intermunicipal, foram contratados por clubes da capital e de outros estados, mas não foram valorizados como pratas da casa por falta da devida atenção ao esporte local. 

Sem recursos e sem um calendário, secretária ver desafios para organizar o esporte brumadense Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

No campo da falta de estruturação é observada a precariedade em muitas quadras de esportes nos bairros e nas escolas, a exemplo da quadra do Colégio Professora Nice Públio, que está há meses às escuras. Mesmo diante das cobranças, a administração não se manifestou para sanar o problema. No principal ginásio de esportes do município, o Antônio Alves Ribeiro, além dos banheiros e vestiários em estados lastimáveis, o placar eletrônico foi retirado desde a administração passada para manutenção e não voltou mais. São muitos os desafios para atender as demandas do esporte, o que é reconhecido pela secretária. “Gosto do esporte e sei das carências. As coisas deterioram e sempre precisamos realizar melhorias. Sei das dificuldades financeiras que vamos passar, peço a parceria e compreensão de todos os desportistas, pois o orçamento, infelizmente, não atenderá a todas as modalidades. Vamos tentar atender o máximo possível”, asseverou. A secretária disse que buscará também uma linha de entendimento com a Liga Brumadense de Futebol (LBF) em busca de soluções e apoio para a continuidade do campeonato em andamento. “Vamos para o diálogo para chegarmos a um denominador comum diante da nossa realidade e daquilo estará ao nosso alcance”, pontuou.

Ambulância abandonada e cinco motoristas parados no Hospital Municipal de Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Após denúncias, o site Brumado Notícias registrou uma ambulância que está há meses abandonada na área do Hospital Professor Magalhães Neto, em Brumado. O veículo, além de estar com um dos pneus furado, ainda precisa de manutenção mecânica. 

Ambulância abandonada e cinco motoristas parados no Hospital Municipal de Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Os acentos e a maca para transporte de pacientes estão com as bases enferrujadas, o que põe em risco a segurança dos usuários. Recentemente, a administração conseguiu aprovar na Câmara de Vereadores um projeto de lei que trata da extinção do cargo administrativo de motorista. 

Ambulância abandonada e cinco motoristas parados no Hospital Municipal de Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Por conta da ambulância parada, cinco motoristas estão indo ao hospital apenas bater o ponto do dia. A situação tem revoltado a comunidade, que muitas vezes liga para a unidade hospitalar solicitando o apoio de uma ambulância para atender a pacientes com complicações de saúde e se deparam com o argumento de que está faltando viatura de socorro no município. 

Ambulância abandonada e cinco motoristas parados no Hospital Municipal de Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Nossa reportagem registrou também há pouco tempo várias ambulâncias do município fora de circulação, apenas ocupando espaço no setor de manutenção do Almoxarifado Central. O secretário de saúde não foi localizado para tratar do assunto.

Arquivo