Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
06/2013
‘Vem Pra Rua Brumado’: Manifesto foi pacífico do início ao fim A concentração aconteceu na Praça Coronel Zeca Leite, de onde os manifestantes seguiram em passeata por duas das maiores avenidas da cidade, a Otávio Mangabeira e a Mestre Eufrásio. (Foto: Lay Amorim/

Centenas de brumadenses, em sua maioria jovens, realizaram uma manifestação pacífica na noite desta quinta-feira (20). A concentração aconteceu na Praça Coronel Zeca Leite, de onde os manifestantes seguiram em passeata por duas das maiores avenidas da cidade, a Otávio Mangabeira e a Mestre Eufrásio. O protesto foi marcado por palavras de ordem, acompanhamento de carro de som, apitaço e cartazes com frases cobrando o fim da corrupção e pedindo melhorias na saúde, educação, segurança, cultura, esporte e lazer. 

‘Vem Pra Rua Brumado’: Manifesto foi pacífico do início ao fim Os manifestantes também cobraram do prefeito e dos vereadores a redução dos seus respectivos salários. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Alguns baderneiros tentaram tumultuar o manifesto explodindo bombas, mas foram vaiados e logo encerraram as cenas de vandalismo. Os manifestantes também cobraram do prefeito e dos vereadores a redução dos seus respectivos salários. Em um ato simbólico, os jovens pararam em frente à prefeitura e viraram as costas. Nessa posição, além de gritar palavras de ordem, os manifestantes cantaram o Hino Nacional. O encerramento do movimento ocorreu no anfiteatro da Praça Coronel Zeca Leite, onde os cartazes foram colocados no centro. No local, os participantes fizeram um círculo e dançaram o ‘pisa ligeiro’. 

‘Vem Pra Rua Brumado’: Manifesto foi pacífico do início ao fim Em um ato simbólico, os jovens pararam em frente à prefeitura e viraram as costas. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

O capitão da Polícia Militar Wagner Rocha disse em entrevista ao Brumado Notícias que os manifestantes brumadenses deram um show de civilidade e realizaram um protesto pacífico, que deve ser copiado por outros manifestantes. O capitão parabenizou os organizadores do evento por terem conduzido o manifesto de maneira ordeira. O movimento “Vem Pra Rua Brumado” convoca os populares a estarem presentes em uma outra manifestação que será realizada na próxima quarta-feira (26). (Veja Fotos).

‘Vem Pra Rua Brumado’: Manifesto foi pacífico do início ao fim A polícia parabenizou os organizadores do evento por terem conduzido o manifesto de maneira ordeira. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).
Brumado: População realiza manifestação nas ruas da cidade Por enquanto, a juventude brumadense sai às ruas da cidade de maneira pacífica. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Apesar do atraso, a concentração para o movimento pela melhoria do município teve início na Praça Coronel Zeca Leite, em Brumado. Por enquanto, a juventude brumadense sai às ruas da cidade de maneira pacífica. Com faixas e cartazes e gritando palavras de ordem, os manifestantes cobram por melhorias na saúde pública, infraestrutura, meio ambiente, educação e saneamento básico para Brumado. Alguns manifestantes erguem cartazes com inscrições como “Respeito ao meio ambiente”; “Prepara que é hora de fazer história” e “Mais segurança, saúde e cultura”.
 


Além disso, muitos jovens estão com nariz de palhaço expressando a insatisfação com os rumos do país e da capital do minério. O movimento denominado como 'Vem Pra Rua Brumado' é um desdobramento das manifestações que ocorrem em todo país em busca de um Brasil melhor e sem corrupção. A Polícia Militar está fazendo a segurança do evento. A reportagem do Brumado Notícias está acompanhando a manifestação e em breve trará novas informações. (Veja Fotos).


Fotos: Lay Amorim/Brumado Notícias

PCdoB apoia movimento social nas ruas pelas mudanças que o Brasil precisa O Partido Comunista do Brasil declarou seu total apoio ao movimento.

Com o objetivo de dar continuidade às lutas por um Brasil mais justo e solidário, a juventude brasileira saiu às ruas do país para uma grande manifestação. Nesta quinta-feira (20), a partir das 18h, é a vez do povo Brumadense também dar a sua parcela de contribuição. O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) declarou seu total apoio ao movimento. A direção do Partido em Brumado considera o recuo no aumento das passagens de ônibus uma vitória, mas que precisa ser seguida de várias outras, a exemplo da reforma urbana, uma educação e saúde de qualidade, a reforma política, a reforma da mídia, entre outras. “O PCdoB felicita as manifestações no Brasil, e convoca os movimentos sociais a não saírem das ruas. A redução da tarifa deve ser entendida como um passo dentro de uma grande jornada de lutas. Nossa luta é e sempre será por uma sociedade mais avançada e só com o povo nas ruas conseguirmos isso”, afirmou o vereador Édio Pereira, presidente do Comitê Municipal do PCdoB.

Protestos fazem Dilma cancelar viagem à Bahia A visita a Salvador, o cancelamento foi acertado com o governo Jaques Wagner (PT).

O clima de apreensão gerado pela onda de manifestações em todo o País levou a presidente Dilma Rousseff (PT) a cancelar a agenda de viagens dos próximos dias. Ela iria nesta sexta-feira (21), a Salvador (BA), para lançar o Plano Safra para o Semiárido, e na semana que vem faria uma viagem ao Japão. A presidente avaliou que a missão ao Japão seria muito longa e que não seria o momento de ela ficar afastada uma semana do País. Em relação a Salvador, o cancelamento foi acertado com o governo Jaques Wagner (PT). A ida à capital baiana deverá ser realizada na próxima semana. As informações do Bahia Notícias.

Brumado: Alunos, pais e mestres arrastaram o pé no Arraiá da Monteiro Lobato Ao final, foram escolhidas as princesas e a rainha do São João da Monteiro Lobato. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

O São João do Centro Educacional Monteiro Lobato em Brumado já começou. O arrasta-pé da criançada aconteceu na AABB, na noite da última quarta-feira (19), e teve participação de pais, alunos e corpo docente da instituição. No local, além da grande festa junina, todos puderam se divertir com muita comida típica e arrasta-pé. Ao final, foram escolhidas as princesas e a rainha do São João da Monteiro Lobato. A criançada se divertiu para valer, mas a folia ainda não acabou. Na noite desta quinta-feira (20), a festa continua com o arrasta-pé da juventude. (Veja Fotos).

Brumado: Sindsemb e prefeitura batem martelo sobre aumento salarial dos servidores públicos Conceição Machado, presidente do sindicato da categoria, não quis falar sobre os números do acordo. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Em entrevista ao Brumado Notícias na manhã desta quinta- feira (20), a presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Brumado (Sindsemb), Conceição Machado, adiantou que o sindicato e a administração municipal entraram em um acordo quanto ao reajuste dos servidores públicos municipais. A presidente não quis falar sobre os números do acordo alegando que irá encaminhar um relatório das negociações à imprensa local. Quanto à negociação dos professores, Conceição declarou que ainda não há uma definição, mas que está agendada para essa quinta-feira (20) uma audiência entre o sindicato, representantes dos professores, secretária de Educação e assessoria jurídica da prefeitura. Durante a audiência, os rumos das negociações da categoria serão debatidos.

Loja Autorizada da Vivo possui planos para você falar ilimitado Os melhores aparelhos, ótimos preços e excelentes condições de pagamento.

Quer falar ilimitado com seus amigos e sua família? A Loja Autorizada da Vivo em Brumado está com uma promoção imperdível. Além de ter planos para você falar ilimitadamente, a loja possui aparelhos com ótimos preços e excelentes condições de pagamento. Vá até a loja, que fica localizada na Praça Armindo Azevedo, 122, no Centro de Brumado, e confira pessoalmente todos os modelos e promoções disponíveis. Promoção assim só na Loja Autorizada da Vivo! Não perca tempo e venha! Para maiores informações, ligue: (770 3441-0993.

Brumado: Em período de seca, desperdício de água é registrado no centro comercial Segundo comerciantes e camelôs da região, desde a última quarta-feira (19), a água está minando do asfalto em frente ao escritório regional do Derba. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Nesta quinta-feira (20), a reportagem do Brumado Notícias registrou grande desperdício de água na Avenida Dr. Antônio Mourão Guimarães, no centro comercial de Brumado. Segundo comerciantes e camelôs da região, desde a última quarta-feira (19), a água está minando do asfalto em frente ao escritório regional do Departamento de Infraestrutura de Transportes da Bahia (Derba), mas só nesta quinta-feira (20) uma equipe de manutenção da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) compareceu ao local para consertar o vazamento. Os camelôs afirmaram que a equipe chegou a descobrir a origem do vazamento, mas, por volta de 11h30, os técnicos saíram do local sem resolver o problema. “Eles tinham de pelo menos ter desligado a rede para evitar o desperdício, mas deixaram a Deus dará. Depois a conta vem pesada é para a gente”, comentou um camelô.

Brumado: Em período de seca, desperdício de água é registrado no centro comercial Somente nesta quinta-feira (20) uma equipe de manutenção da Embasa compareceu ao local para consertar o vazamento. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).
Forró móvel da CDL faz a festa no centro comercial de Brumado O veículo passeia pelas ruas da cidade anunciando as lojas filiadas participantes da campanha. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

O forró móvel da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Brumado está fazendo a festa pelo centro comercial do município anunciando a campanha “Arretado de Bão”, que já premiou vários consumidores. O Quarteto Fantástico é como foi batizado o grupo de forrozeiros que toca ao vivo em cima de um reboque. O veículo passeia pelas ruas da cidade anunciando as lojas filiadas participantes da campanha. Compre no comércio e concorra a inúmeros prêmios “Arretado de Bão”.

Minas Calçados e Confecções preparou um estoque especial neste São João Além da variedade, você ainda pode dividir as suas compras em 10 pagamentos no melhor crediário da cidade.

O São João já está chegando e a Minas Calçados e Confecções preparou um estoque especial para receber seus clientes. São roupas, calçados e acessórios, tudo da melhor qualidade para você brilhar nas festas juninas. A nova coleção da Minas Calçados e Confecções está linda, sofisticada e muito moderna. Além da variedade, você ainda pode dividir as suas compras em 10 pagamentos no melhor crediário da cidade. Então, não perca tempo e vá para o São João da Minas Calçados e Confecções! A loja está na Rua Coronel Tibério Meira, 333-A, no Centro de Brumado. Para mais informações, ligue (77) 3441-3319.

Brumado: Fórum encerra o expediente ao meio dia desta quinta (20) e só retorna após o São João No local, as atividades só serão retomados na terça-feira (25). (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

O governador Jaques Wagner (PT) decretou feriado em Salvador nesta quinta-feira (20) e ponto facultativo na sexta-feira (21) por conta da realização dos jogos da Copa das Confederações. Com isso, o expediente no Fórum Dr. Duarte Moniz, em Brumado, vai até o meio dia desta quinta-feira (20). No local, as atividades só serão retomados na terça-feira (25) após o São João.

Valdir Caires Neves assume interinamente o DTTU em Brumado Com as complicações do trânsito, Valdir conta com o apoio de toda equipe do DTTU no intuito de dar continuidade aos trabalhos do diretor titular. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

O diretor do Departamento de Trânsito e Transportes Urbanos de Brumado (DTTU), Alcir Xavier, está de férias e com isso o ex-secretário geral da Câmara de Vereadores, Valdir Caíres Neves, assume interinamente o posto. Com as complicações do trânsito brumadense, Valdir conta com o apoio de toda equipe do DTTU no intuito de dar continuidade aos trabalhos do diretor titular.

São João de Ubiraçaba acontecerá em clima de grande festa, diz Weliton Lopes Apresentação de bandas, quadrilhas e barracas com comidas típicas farão a animação do Distrito de Ubiraçaba nos dias 21 e 22 de junho.

A mais tradicional festa do Nordeste é o São João, momento em que a cultura é valorizada e os costumes das comidas, músicas de danças típicas são conservados. Por causa dessas características, o vereador Weliton Lopes (PR) acredita que a realização dos festejos juninos é de vital importância para a comunidade brumadense, pois resgata a tradição do São João nos Bairros e Distritos do Município. “Estou me dedicando nesse resgate do São João”, comentou Weliton. E o resultado da luta do parlamentar vai ser visto em Ubiraçaba e Lagoa de São João, locais que vão ter os festejos em 2013. De acordo com o vereador, serão três dias de muita alegria e muito forró. Apresentação de bandas, quadrilhas e barracas com comidas típicas farão a animação do Distrito de Ubiraçaba nos dias 21 e 22 de junho e no dia 23 na comunidade de Lagoa de São Joao. As atrações da festa serão Jorginho dos Teclados, Fabrício Bahia e Banda Kimania, Kangaia Suada e Serginho Cardoso. “Tenho certeza que o São João de Ubiraçaba será uma grande festa, com todo mundo forrozeando com muita alegria”, emendou Lopes.

Brumado: Sindilojas informa horários de abertura do comércio na véspera do São João (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

O Sindicato dos Lojistas da Bahia informa a todos os comerciantes que na véspera do São João o comércio funcionará em horário especial. No dia 22 de junho (sábado), as lojas abrirão das 08h às 18h. Já no dia 23 de junho (domingo), o comércio abrirá as portas das 08h às 13h. Segundo o Sindilojas, a abertura do comércio nos horários acima definidos é facultativa, porém os comerciantes que optarem por abrir o comércio nesses termos, devem solicitar autorização junto ao Sindicato dos Comerciários até o dia 21 de junho, impreterivelmente.

Alessandro Lôbo busca a instalação de torre telefônica para a comunidade de Arrecife Segundo o vereador, essa é uma ação necessária para o desenvolvimento da comunidade, já que sem comunicação fica difícil de melhorar a economia local. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Como forma de amenizar a distância do Distrito de Arrecife da sede do município, o vereador Alessandro Lôbo (PSL) está buscando a instalação de uma torre de telefonia no local. Arrecife está situada na região mais afastada de Brumado, encontrando-se praticamente ilhada e sem comunicação. “Por conhecer as dificuldades que os moradores de Arrecife enfrentam por causa da falta de comunicação, estou solicitando à Anatel a instalação de uma torre de telefonia móvel no Distrito”, explicou o vereador. Para Lôbo, essa é uma ação necessária para o desenvolvimento da comunidade, já que sem comunicação fica difícil de melhorar a economia local. “A Anatel tem como uma de suas principais responsabilidades delinear a política nacional de telecomunicações e, em sendo assim, acreditamos que o Estado deve realizar seu papel e levar os serviços essenciais a todas as regiões do Brasil, por mais distante que se encontrem”, completou o edil.

Brumado: Trabalhadores aprovam proposta da Vix Logística O Sindicato dos Mineradores defendeu a aprovação da proposta por acreditar que essa foi uma das melhores propostas conquistadas na região. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Os trabalhadores da Vix Logística, em Brumado, se reuniram na noite da última terça-feira, 18, em uma assembleia geral para votar a proposta trabalhista da empresa para o Acordo Coletivo de Trabalho que vigorará até abril de 2014. No clube da categoria, os funcionários aprovaram, em unanimidade, a proposta da empresa, a qual será retroativa a 1º de maio, garantindo reajuste salarial de 10 %, sendo 2,84 % de aumento real. Também são benefícios dados pelo Acordo: assistência médica para empregados e dependentes pela Unimed; abono salarial de R$ 300,00; gratificação no valor de R$ 50,00 em caso de cumprimento das metas do mês; kit material escolar para filhos matriculados em escola; premio motivacional anual nos percentuais de 30, 20 e 10% do salário nominal, dentre outras conquistas. Por acreditar que essa foi uma das melhores propostas conquistadas na região pela classe e por atender de imediato aos anseios dos trabalhadores, a diretoria do Sindicato dos Mineradores de Brumado e Microrregião defendeu a aprovação da mesma.

‘O Busão é nosso’: Brumadenses participam da manifestação em Vitória da Conquista Manifestantes carregavam apitos e cartazes com frases de ordem, iniciando a caminhada pela Praça 9 de novembro. (Foto: Reprodução/Facebook).

Terminal de ônibus no Centro de Vitória da Conquista parado, no sudoeste baiano, sem nenhum ônibus em circulação, lojas fechadas. Assim começou, às 15 horas dessa quarta-feira (19) o ato ‘O busão é nosso’ na cidade, em apoio ao movimento nacional iniciado em São Paulo, no último dia 06. Manifestantes carregavam apitos e cartazes com frases de ordem, iniciando a caminhada pela Praça 9 de novembro. Com o objetivo de ser pacífica e apartidária, a manifestação já passou pelo terminal e pela Rua 2 de julho, parando o trânsito. Quando os jovens chegaram à Praça do Gil, eles fizeram uma pausa na caminhada para cantar o Hino Nacional. Mas mesmo com tanta civilidade, alguns manifestantes pararam um ônibus na Rua São Geraldo, tentando forçar a entrada no veículo. Não permitindo tal atitude, a grande maioria dos presentes ao movimento gritou: “Sem violência e sem vandalismo”. Após o episódio, os jovens emendaram outra frase de ordem, dizendo, aos pulos, que a juventude quer evolução.

‘O Busão é nosso’: Brumadenses participam da manifestação em Vitória da Conquista Quando os jovens chegaram à Praça do Gil, eles fizeram uma pausa na caminhada para cantar o Hino Nacional. (Foto: Reprodução/Facebook).
Farmácia é assaltada mais uma vez no Centro de Brumado Dois homens entraram no estabelecimento e, de arma de fogo em punho, anunciaram o assalto. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Uma farmácia, localizada na Rua Exupério Pinheiro Canguçu, próximo à Igreja Matriz, Centro de Brumado, foi novamente assaltada na noite desta quarta-feira, 19. De acordo com informações obtidas pela reportagem do Brumado Notícias, dois homens entraram no estabelecimento e, de arma de fogo em punho, anunciaram o assalto. Os meliantes levaram o dinheiro que havia no caixa e fugiram rapidamente em uma motocicleta. A polícia já está analisando as imagens de segurança para tentar identificar os autores do crime. A quantia roubada ainda não foi revelada.

Brumado: Veículo capota na BA-148 e cai embaixo da Ponte do Rio São João O condutor e o passageiro que são de Abaíra foram encaminhados para o Hospital Magalhães Neto. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Um veículo de passeio capotou na BA-148, sentido Brumado – Livramento de Nossa Senhora, próximo à obra do viaduto da Ferrovia de Integração Oeste Leste (Fiol), no início da noite desta quarta-feira (19). Segundo informações obtidas pelo Brumado Notícias no local, o condutor e o passageiro, que são da cidade de Abaíra, tiveram várias escoriações pelo corpo e foram socorridos pelo Samu 192, sendo então encaminhados para o Hospital Magalhães Neto. Ainda não se sabe o que ocasionou o acidente, mas o veículo veio a capotar saindo da pista e caiu embaixo da ponte do rio São João. O carro bateu nos rochedos e ficou totalmente destruído.

Brumado: Veículo capota na BA-148 e cai embaixo da Ponte do Rio São João O veículo bateu nos rochedos e ficou totalmente destruído. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).
Neymar faz golaço, brilha na jogada do 2º, e Seleção vence México Seleção brasileira despachou o México no Castelão. (Flávio Florido/Uol).

Com apoio incondicional da torcida e clima de Copa do Mundo dentro do estádio, a seleção brasileira venceu um rival ingrato e conseguiu tranquilidade para última partida da primeira fase da Copa das Confederações. Nesta quarta-feira (19), o time venceu o México por 2 a 0, no Castelão, com gols de Neymar e Jô, e chegou a seis pontos em dois jogos do torneio. No sábado, o Brasil enfrenta a Itália, em Salvador. Num jogo que ficou marcado mais uma vez por manifestações fora do estádio contra os gastos na Copa do Mundo, o time de Luiz Felipe Scolari ouviu apoio a todo momento no Castelão. O protesto, o tumulto e a revolta ficaram fora do estádio. Ou parte deles. É que nas arquibancadas, torcedores levaram cartazes apoiando a seleção e as manifestações que acontecem no Brasil desde a última semana. Após a Fifa afirmar que cartazes não seriam exibidos em imagens da transmissão, a Globo, parceira da dona da Copa, usou câmeras exclusivas e registrou torcedores com cartazes na sua transmissão. As informações são do Uol.

Brumado: Sindicatos dos Comerciários oferece aulas de Karatê com 50% de desconto Mais informações pelo telefone (77) 3441-3270.

O Karatê é uma arte de defesa pessoal milenar que prega o não uso de armas. Praticada no mundo todo, o Karatê ajuda na formação integral do ser humano, já que é considerada também como uma filosofia de vida. E dada à grande importância da prática esportiva e por ser algo que ajuda a pessoa a se defender, o Sindicato dos Comerciários de Brumado está oferecendo aos associados 50% de desconto em aulas de Karatê com o professor Arlen Andrade. As inscrições estão abertas e para conseguir o desconto basta fazer a carteirinha de associado de forma gratuita na sede do Sindicato. Mais informações pelo telefone (77) 3441-3270.

Castilho Viana parabeniza juventude pela realização do ‘Vem Pra Rua Brumado’ Vereador enxerga a ação como, talvez, uma oportunidade única da população brumadense se organizar e manifestar de forma pacífica. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Em entrevista ao Brumado Notícias na tarde dessa quarta-feira (19), após manifestações feitas no Facebook contrárias à sua participação no movimento, o vereador Castilho Viana (PSB) comentou sobre a organização do ‘Vem Pra Rua Brumado’. “Eu parabenizo toda a juventude brumadense que está fazendo parte do movimento Vem pra Rua Brumado. Enxergo essa ação como, talvez, uma oportunidade única da população brumadense se organizar e manifestar de forma pacífica, reivindicando o que realmente necessita”, declarou. O parlamentar acredita que os jovens devem se manifestar de forma imparcial e que toda força nesse momento é de grande valia. “Eles devem agir, como eles mesmos estão dizendo, de forma apartidária. Acho que pensamentos radicais e lideranças contrárias à participação de pessoas que podem contribuir na manifestação não vai ajudar na finalidade desse movimento”, completou. Viana fez questão de salientar que a participação de qualquer pessoa, seja ela política, pública ou religiosa, é positiva para que o movimento dê respostas para a sociedade. “Vai chegar um momento para se sentar e negociar as ações e nesse momento os manifestantes precisam estar de braços abertos para receber toda e qualquer ajude que some. Não vai ser uma varinha mágica que vai resolver  todos os problemas, mas o primeiro passo está sendo dado”, falou o vereador do PSB. Viana concluiu afirmando que Brumado não deve ter os problemas que grandes cidades tiveram, como violência e vandalismo, “ações que fazem o movimento perder o sentido”.

Brumado: Ex-prefeito Edmundo Pereira pede respeito no exercício da atividade política O petista que está com a consciência tranquila demonstrou estarrecimento e indignação com as declarações do vereador José Santos (PTC). (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

O ex-prefeito de Brumado, Edmundo Pereira Santos (PT), em nota enviada ao site Brumado Notícias, rebateu as denúncias apresentadas pelo vereador José Santos (PTC), o Santinho, na última sessão da Câmara Municipal, ocorrida dia 17. Na ocasião, o vereador afirmou que o ex-prefeito teria contratado uma empresa fantasma, ‘comeu o dinheiro público’ e não concluiu o serviço, referindo ao Mercado Municipal. Pereira disse estar estarrecido e indignado com tais declarações do parlamentar. “A obra realizada no Mercado Municipal de Brumado, quando orgulhosamente administrava nosso município, concernente à concentração dos açougues, foi realizada diretamente pelo Governo Estadual, sem qualquer participação da administração municipal. A contratação de empresa (s) para tal serviço, repita-se, foi de única e exclusiva responsabilidade do Estado da Bahia, que, certamente, cumpriu com os preceitos legais”, defendeu-se Pereira. Na nota, o petista sugeriu ainda que o parlamentar deveria ter, ‘no mínimo’, como representante dos brumadenses, a responsabilidade de checar as informações antes de reproduzi-las. “Tive a honra de ser escolhido pelo povo de Brumado para representá-lo como prefeito, como deputado estadual e como vice-governador; todas as minhas contas foram aprovadas; jamais minha imagem foi maculada, mesmo quando promovidas campanhas difamatórias por pessoas desqualificadas e desprovidas de caráter”, argumentou. Segundo o ex-prefeito, o vereador Santinho deve ter falado sem ter conhecimento de que a obra citada foi feita pelo Governo Estadual. “Se foi por desconhecimento, ao que parece, cabe ao vereador a dignidade de reconhecer o erro. Caso tenha sido por má fé e essa conduta absurda e criminosa se reitere, não me restará outra alternativa senão recorrer ao Poder Judiciário, promovendo as respectivas ações criminal e civil”, completou. Pereira garantiu ao final da nota que está com a consciência tranquila e lembrou que o exercício da atividade política exige respeito. “Todo e qualquer ato público está sujeito à vigilância da população através do Poder Legislativo, mas de toda forma, se deve afastar a falsa imputação, a calúnia”, encerrou.

Na última terça-feira (18), a deputada estadual Ivana Bastos (PSD) voltou a comentar sobre a importância da garantia de meia passagem para estudantes que utilizam embarcações para fazer travessia intermunicipal. “A meia passagem para estudantes é uma forma de promover o desenvolvimento social”, afirmou Bastos. Tal ação foi proposta no Projeto de Lei No 20.223/2013, de autoria da parlamentar, o qual já recebeu parecer favorável da Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa. A deputada acredita que essa é uma discussão que precisa ser vista de forma mais sensível, sem focar apenas na lógica de mercado, que seria o transporte feito pelos ônibus. “Essa lógica predomina em todos os debates nos dias de hoje, então é preciso que a discussão da meia passagem nas embarcações seja vista de forma sensível. A população urbana é dependente do transporte público, e a qualidade e valores da prestação deste serviço interferem diretamente na qualidade de vida e orçamento das famílias, especialmente dos estudantes”, defendeu. Bastos disse ainda que a discussão vai ainda mais além desse ponto, pois o transporte público incide bastante no modelo de educação considerado ideal. “Um dos maiores entraves à completa formação atualmente é a dificuldade de o estudante permanecer na universidade ou na escola. E os gastos com transporte agravam isso, pois oneram muito o bolso do estudante, incluindo aqueles que moram em Vera Cruz e Itaparica, cidades com IDH [Índice de Desenvolvimento Humano] muito baixo”, afirmou. Para a deputada Ivana Bastos, garantir a meia passagem em embarcações na Bahia representa mais uma ferramenta para possibilitar a educação dos jovens. “Essa ação representa investimento em um setor estratégico, o educacional, e deve ser arcado tanto pela sociedade quanto pelos órgãos de governo”, completou a deputada.

Aprovação do governo Dilma cai de 63% para 55%, segundo o Ibope O Ibope ouviu 2002 pessoas com mais de 16 anos em 142 municípios entre os últimos dias 8 e 11 deste mês.

A aprovação do governo Dilma Rousseff (PT) passou de 63% em março (recorde na ocasião) para 55% em junho, de acordo com pesquisa Ibope encomendada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e divulgada nesta quarta-feira (19). A margem de erro do levantamento é de dois pontos percentuais. O percentual de 55% é o dos entrevistados que consideram o governo “bom” ou “ótimo”, de acordo com o levantamento. O Ibope ouviu 2002 pessoas com mais de 16 anos em 142 municípios entre os últimos dias 8 e 11 deste mês. O índice dos que consideram o governo "regular" passou de 29% para 32%. Já o percentual dos que consideram o governo “ruim ou péssimo” passou de 7% para 13%. As informações são do G1.

Arquivo