Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
06/2016
Guarda suspeito de matar brumadense de 11 anos em perseguição é preso Foto: Reprodução/TV Globo

O guarda civil metropolitano suspeito de ter matado o brumadense Waldick Silva Chagas, de 11 anos, durante uma perseguição na Zona Leste de São Paulo, foi preso em flagrante nesta segunda-feira (27), mas liberado após pagar fiança. De acordo com o G1, em depoimento, os guardas afirmaram que foram chamados por um motociclista, que tinha sido assaltado por homens em um carro. Os agentes da Guarda Civil Metropolitana (CGM) encontraram o veículo descrito pela vítima e iniciaram a perseguição. Eles disseram que reagiram aos disparos dos suspeitos. Uma foto do carro tirada pelo Conselho de Direitos Humanos mostra a marca de um tiro no vidro traseiro, que foi dado pela equipe da CGM. A mãe do menino, Orlanda Correia Silva, disse ao G1 que ele saiu escondido de casa e que não conhece os dois homens que estavam com seu filho.

Brumado: PSB vai lançar pré-candidatura de Eduardo Vasconcelos na quinta (30) Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O Partido Socialista Brasileiro (PSB) de Brumado vai lançar a pré-candidatura do ex-prefeito Eduardo Vasconcelos na próxima quinta-feira (30), às 19h. O evento de lançamento será realizado na Rua Tibúrcio Leite, 70, Centro. O partido convida toda a população para participar da “festa da democracia” e conhecer os projetos para a continuidade do desenvolvimento da cidade.

Brumado: FEMP-B é declarada associação cultural de utilidade pública Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Publicada no Diário Oficial do Município nesta segunda-feira (27), a Lei 1.775, de 22 de junho de 2016, declara de utilidade pública a associação cultural projeto Festival de Musica Popular de Brumado (FEMP-B). A Câmara Municipal de Vereadores aprovou e o prefeito Aguiberto Lima Dias (PDT) sancionou a Lei. O FEMP-B, fundado em 24 de março de 2015, é uma associação sem fins econômicos e sem vínculos partidários e religiosos, com duração por tempo indeterminado. O projeto de lei que solicitava a referida declaração de utilidade pública é de autoria do vereador Weliton Lopes (DEM).

Pesquisa mostra que rejeição a Temer chega a 70% Foto: Reprodução

Segundo pesquisa realizada pelo instituto Ipsos, o presidente interino Michel Temer sofre rejeição de 70% dos brasileiros. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. Em fevereiro, 61% dos entrevistados rejeitava o peemedebista; em maio, 67%. O índice mais recente é próximo ao da presidente afastada Dilma Rousseff, que é desaprovada por 75% dos entrevistados. Assim como a rejeição, a aprovação cresceu, de 6% para 19%. Desde o afastamento de Dilma, aumentou o número de brasileiros que disse não saber opinar sobre o governo, passando de 2% para 22%. A classificação “regular” também subiu: de 21% foi para 29%. A taxa de ótimo/bom caiu de 9% para 6%; a de ruim/péssimo reduziu de 69% para 43%. O governo Temer foi mal avaliado em relação ao combate ao desemprego (44%), ao Minha Casa, Minha Vida (43%), ao Bolsa Família (43%), à crise política (42%), ao combate à inflação (40%) e ao combate à corrupção (40%).

Duas pessoas morrem em colisão de veículos na BR-030 em Tanhaçu Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Luiz Mário Santos Souza e Dirceu Souza Santos, ambos de 28 anos, morreram em uma colisão entre dois veículos no final da manhã desta segunda-feira (27). Segundo apurou o site Brumado Notícias, o acidente aconteceu na BR-030, próximo ao distrito de Sussuarana, em Tanhaçu, no sudoeste baiano. Segundo informações da Polícia Rodoviária Estadual, as vítimas estavam a bordo de um Gol vermelho, com placa EUD 5524, da cidade de São Paulo, e seguiam viagem sentido o município de Brumado. O segundo veículo envolvido no acidente é um Jeep Renegade branco, com placa PJL 2485, de Ituaçu, que trafegava no sentido contrário. O motorista do Jeep foi atendido pelo Samu 192 e encaminhado ao Hospital de Tanhaçu. A polícia ainda busca informações sobre a causa do acidente, mas a primeira suspeita é de que um dos condutores teria cochilado ao volante. As vítimas fatais estavam a passeio no povoado  Laço, em Tanhaçu, e regressavam para o estado de São Paulo. Os corpos foram removidos para o Instituto Médico Legal de Brumado.

Ivana Bastos busca melhorias para comunidades rurais na CAR Foto: Camila Queiroz

A deputada estadual Ivana Bastos (PSD) se reuniu com o secretário de Desenvolvimento Rural do Estado, Jerônimo Rodrigues, e com o diretor Executivo, Wilson Dias, para tratar das demandas de diversos municípios. Na oportunidade, ela esteve acompanhada do coordenador Regional da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) de Caetité, Joaquim Barros. A parlamentar falou sobre a liberação de equipamentos e implementos agrícolas para os lavradores das comunidades rurais, bem como sobre mecanismos que aumentem o acesso à água para os moradores do semiárido. Segundo a deputada, o seu trabalho sempre esteve preocupado com o bem estar do homem e da mulher do campo. “Ainda trabalhamos para que os moradores do semiárido tenham acesso aos serviços básicos, como água, energia, maquinários. O nosso mandato busca junto aos órgãos a universalização dessas necessidades”, pontuou Bastos.

Brumado e Aracatu fazem primeiro jogo da final do regional de futsal na sexta-feira (1º) Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O Campeonato Regional de Futsal do Sudoeste chega a sua grande final com o duelo entre Juventude Brumado e o Milan Aracatu. Os dois clubes vão se encontrar na partida de ida, no Ginásio Poliesportivo Antônio Alves Ribeiro, em Brumado, na próxima sexta-feira (1º). O duelo já virou um clássico regional que marca o confronto na modalidade entre os dois municípios vizinhos. Para o Juventude Brumado, o confronto terá um tempero a mais, pois o clube está celebrando este mês 22 anos de sua fundação e, dessa forma, pretende comemorar a festa com o título da competição. A partida está marcada para às 22h e a expectativa é de que um bom público compareça para incentivar o time local.

Caetité aparece em lista das cidades líderes em furtos de veículos na Bahia Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Dos 417 municípios baianos, 212 registraram pelo menos um roubo a carro entre janeiro e março deste ano. Em outros 177 houve furtos de veículos. Caetité aparece na lista das cidades líderes em furtos de veículos, com 23 ocorrências registradas no período. Os dados são da SSP-BA (Secretaria de Segurança Pública do Estado). Segundo os dados, as dez cidades com o maior número de roubos são Feira de Santana (200), Camaçari (139), Lauro de Freitas (114), Itabuna (112), Barreiras (82), Vitória da Conquista (72), Alagoinhas (72), Simões Filho (72), Candeias (59) e Porto Seguro (51). A maioria delas tem ou terá um dos Centros Integrados de Comunicação (Cicom). Além de captar imagens de câmeras de segurança de Salvador e de 13 cidades da Região Metropolitana, os profissionais que trabalharão no Centro Integrado de Gestão de Emergências vão manter contato com 22 Centros Integrados de Comunicação (Cicom) no interior do estado. Estes centros funcionam como unidades de atendimento - via 190, despacho e monitoramento. Cada uma das unidades monitora outras cidades da região. Dos 22 Cicoms, 11 já foram inaugurados. Até o final do ano, a SSP-BA espera implantar os outros 11, incluindo uma unidade na cidade de Brumado.

Ibicoara: Menino picado por cobra mexe pernas e volta a enxergar Foto: Divulgação/Graer

A criança de 10 anos que foi picada por uma cobra durante uma trilha no município de Ibicoara, na região da Chapada Diamantina, já começou a sentir as pernas e enxergar com um dos olhos. Segundo a mãe do garoto, a professora Erilene Matos, os rins também voltaram a funcionar e o quadro geral de saúde do filho está melhor. O menino está internado na UTI do Hospital Teresa de Lisieux, em Salvador. O caso aconteceu em uma trilha que leva até a Cachoeira do Buracão. Mãe e filho estavam em um grupo acompanhado pelo guia turístico Henrique Martins Xavier. Foi ele quem prestou os primeiros socorros à criança. Em conversa com o G1, o guia contou que, pelas características do animal, ele acredita que o garoto tenha sido picado por uma cascavel.

Elimine os quilos extras ganhos no São João com o kit detox da Praticook

Exagerou no feriado e quer fazer uma dieta detox para perder os quilos extras ganhos no São João? A Praticook tem o melhor kit detox para te ajudar nessa missão. Você pode fazer a dieta desintoxicante de três a sete dias e eliminar as toxinas e quilinhos a mais. O kit inclui alimentos líquidos e sólidos sem glúten e sem lactose. São refeições completas (café da manhã, colação, almoço, lanche, janta e ceia) por apenas R$ 55 (o dia). Passe na Praticook agora mesmo e adquira já o seu kit detox. A loja fica localizada na Praça Coronel Zeca Leite, 08-A. Os telefones são (77) 3441-0687 e (77) 99961-0687.

Brumado vence Lagoa Real em amistoso preparatório para intermunicipal de futebol Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A seleção brumadense de futebol entrou em campo no Estádio Municipal Gilberto Cardoso, no último sábado (25), e fez seu primeiro jogo preparatório para o Campeonato Intermunicipal de Futebol. O time, comandado pelo técnico Fernando Santos, o Fezinho, venceu o selecionado de Lagoa Real pelo placar de 2x1. Embora tenha sido o primeiro jogo, o técnico já pode visualizar entrosamento do grupo, mas apontou melhorias a serem trabalhadas nos posicionamentos dos jogadores. Por se tratar de um elenco jovem, o técnico está apostando na velocidade dos atletas para surpreender os adversários, principalmente nos contra-ataques, mas para isso vai trabalhar melhor a marcação antecipada, que, segundo ele, inibe a projeção adversária e ao mesmo tempo as roubadas de bola. “Nosso meio de campo pode ser o setor diferenciado, pois dali o time está avançando para o ataque ou tendo que recuar para defesa, tudo dependerá dessa antecipação ou interpretação de jogo dos nossos atletas. Por isso, vamos dar bastante atenção ao comando de partida para sabermos aproveitar bem quando tivermos a posse a bola. Cuidaremos do acerto nos passes e nas conclusões de jogadas. Estamos preparando um time ofensivo, mas que saiba se defender também”, descreveu o técnico ao site Brumado Notícias.

Brumadense de 11 anos morre em São Paulo durante abordagem da Guarda Civil Municipal Foto: Reprodução/TV Globo

Em São Paulo, o brumadense Waldick Silva Chagas, de 11 anos, foi baleado e morreu durante ação da Guarda Civil Municipal. Segundo informações do G1, o garoto estava no banco de trás de um veículo que era perseguido por guardas municipais. Junto com ele, dois homens que estariam praticando assaltos na zona leste da capital. Houve troca de tiros durante a perseguição e o menino foi baleado e morreu. Este é o segundo caso, em menos de um mês, que uma criança é morta em abordagem de agentes de segurança. A Prefeitura de São Paulo ordenou apuração rigorosa do ocorrido e afastamento dos agentes da Guarda Civil Metropolitana envolvidos no caso.

Medicamentos com até 70% de desconto na Farmácia Economize + em Brumado

Na Farmácia Economize +, você encontra medicamentos com até 70% de desconto. Isso mesmo, 70%. Passe na farmácia agora mesmo e se informe sobre os remédios que estão com esse super desconto. A Farmácia Economize + fica localizada na Rua Rio de Contas, 311, em frente ao Hospital Professor Magalhães Neto, em Brumado. Os telefones são (77) 3441-0587 e (77) 99917-6106.

Maracás: Vanádio, uma aposta incomum entre as commodities brasileiras Foto: Largo Resources

Na cidade de Maracás, no sudoeste baiano, as entranhas da terra são reviradas para extrair, moer, derreter e prensar em lâminas o vanádio. Quase desconhecido se comparado com o minério de ferro, uma das principais commodities (os produtos básicos, matérias-primas da indústria) brasileiras, o vanádio é utilizado principalmente como aditivo para fortalecer o aço e reduzir seu peso. Com ele, é possível construir edifícios mais resistentes a terremotos ou automóveis mais seguros. Os preços do vanádio caíram nos últimos tempos, assim como os de outras matérias-primas, descendo a 2,40 dólares a libra (413 gramas) em dezembro de 2015, seu menor valor já registrado. Muitos produtores quebraram ou abandonaram o negócio, mas uma demanda renovada pelo material deu fôlego adicional ao trabalho da mineradora canadense Largo Resources na Bahia. De acordo com a Veja, a companhia é responsável pela exploração da Maracás Menchen, a única mina de vanádio da América Latina. Cerca de 500 pessoas trabalham na mina baiana. A Largo Resources é dona de 90% da propriedade. Segundo a empresa, a Maracás Menchen tem o vanádio mais puro do mundo, extraído a um custo mais competitivo do que o do maior produtor mundial, a China. A mina baiana também tem essa vantagem em relação à Rússia e à África do Sul, outros grandes produtores, de acordo com a companhia. Em maio deste ano, a Maracás Menchen registrou uma produção recorde de 780 toneladas. A mina tem uma capacidade de 9.700 toneladas, reservas provadas de 18,4 milhões de toneladas e vende atualmente 100% de sua produção à multinacional de commodities anglo-suíça Glencore. 

Nova fraude da Petrobras causa prejuízos milionários

Uma reportagem exibida pelo Fantástico revelou, na noite de domingo (26), uma nova fraude da Petrobras. Segundo a reportagem, um programa destinado à compra de remédios se transformou em mais uma fonte de fraudes na estatal. O uso ilegal do benefício causou prejuízos mensais de R$ 6 milhões, valor correspondente a um terço dos gastos totais do programa. Levantamento interno apontou 13 mil receitas com reembolso irregular. De acordo com a matéria exibida no Fantástico, o programa, criado para beneficiar cerca de 300 mil funcionários e seus dependentes, custava mensalmente R$ 30 milhões à estatal. Com a crise, a Petrobras mudou o modelo do benefício, chamado de securitização, e contratou a empresa Global Saúde, em setembro do ano passado, para tentar economizar. Como a nova firma passou a receber um valor fixo de R$ 15 milhões, promoveu um pente-fino nos reembolsos e achou mais de 13 mil receitas fraudulentas. O programa funcionava há dez anos e, para usá-lo, bastava o funcionário ir até uma farmácia conveniada e apresentar a receita e o cartão do programa de saúde. 

Homem tenta matar mulher e depois tira a própria vida na zona rural de Caetité Foto: Caetité Notícias

Depois de tentar matar a companheira, José Souza Dias, de 36 anos, tirou a própria vida. Segundo informações do Caetité Notícias, o caso aconteceu neste domingo (26), na Fazenda Jatobazinho, na zona rural de Caetité, onde José Souza atirou contra a mulher com uma espingarda. Maria de Fátima Alves dos Santos foi atingida no braço e na cabeça. Ela foi socorrida por uma equipe do Samu e encaminhada para ao hospital de Tanque Novo, onde permanece internada, fora de risco. A polícia localizou José Souza enforcado com uma corda em uma árvore. Uma equipe do Departamento de Polícia Técnica (DPT) realizou o levantamento cadavérico. Ele não aceitava o fim do relacionamento.

Chile derrota a Argentina nos pênaltis e vence a Copa América Foto: Nelson Almeida/AFP

Messi fazia o torneio de sua vida com a Argentina. Foi o maior responsável por levar o público americano comum aos estádios durante quase um mês – muitos deles talvez tenham percebido que o soccer realmente pode ser mágico e midiático, puro entretenimento. Mas vá dizer isto a um argentino hoje. O melhor jogador do mundo deixa a Copa América Centenário como um dos vilões depois de desperdiçar um pênalti decisivo, por cima do gol. Biglia também perdeu, Higuaín novamente viu as traves de Nova Jersey encolherem, e a Argentina seguirá em jejum. O Chile, de um Bravo que reescreveu sua história dentro do torneio, é o bicampeão. A geração dourada conquistou o título com vitória por 4 a 2 na marca da cal – só Vidal não marcou após o empate por 0 a 0 no tempo normal e prorrogação.

Paramirim: Um morto e três feridos em acidente entre carro de passeio e caminhão baú Foto: Reprodução/WhatsApp

No início da noite da última quarta-feira (23), um grave acidente envolvendo um carro de passeio e um caminhão baú foi registrado na BA-152, em Paramirim, no sudoeste baiano. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, a colisão tirou a vida do motorista do veículo, identificado como o pedreiro Hélio Almeida, popularmente conhecido como Zoinho em Paramirim. A esposa e o filho da vítima também estavam no veículo, mas tiveram apenas ferimentos leves. Eles foram socorridos pelo Samu e encaminhados ao hospital mais próximo. O motorista do caminhão, que teve apenas ferimentos leves, disse que tentou desviar, mas acabou colidindo com o carro de passou e tombou na pista.

Com mãos amputadas, homem é flagrado ao dirigir em Santo Antônio de Jesus Foto: Divulgação/PRF

Um homem de 35 anos, com as mãos amputadas, foi flagrado por policiais rodoviários federais ao dirigir um carro sem adaptação para deficientes na BR-101, trecho da cidade baiana de Santo Antônio de Jesus. O caso ocorreu na sexta-feira (24) e foi divulgado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) ontem (26). De acordo com a polícia, o homem foi abordado após policiais estranharem o veículo conduzido por ele trafegando pelo acostamento no KM 260 da rodovia.  De acordo com o G1, ao se aproximarem do carro, os policiais perceberam que o condutor não tinha nenhuma das mãos e, por isso, apresentava dificuldades para segurar o volante e guiar o veículo. Segundo a PRF, o homem estava com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vencida e desde fevereiro de 2011 e disse aos policiais que o abordaram que não conseguiu renovar o documento por conta da deficiência adquirida em um acidente. A Polícia Rodoviária Federal informou que o condutor foi notificado e o veículo ficou retido na Unidade Operacional da PRF em Santo Antônio de Jesus. O condutor foi liberado após prestar esclarecimentos.

Estudante natural de Caetité é baleado durante assalto em Barreiras Foto: Reprodução/Facebook

Natural da cidade de Caetité, o estudante de Engenharia Sanitária e Ambiental da UFOB - Universidade Federal do Oeste da Bahia, Carlson Calmon Correia Pereira, de 22 anos, morreu por volta de 7h deste sábado (25), vítima de latrocínio, ou seja, roubo seguido de morte. Segundo informações de um amigo da vítima, ambos saíam do Parque de Exposições de Barreiras quando foram abordados por três elementos. O celular de Carlson foi roubado e, em seguida, ele foi baleado pelos assaltantes. O estudante chegou a ser encaminhado ao Hospital do Oeste, mas morreu no centro cirúrgico. Carlson nasceu em Caetité, mas morava em Riacho de Santana. Há três anos, ele estudava em Barreiras. O corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal e a polícia está investigando o caso.

Conheça o método de emagrecimento 5S na Clínica Luiza Feres

Considerado o melhor tratamento para o sobrepeso e a obesidade, o método 5S vai além de um simples emagrecimento, é um resgate a saúde e autoestima. O tratamento consiste na desinflamação e reprogramação do hipotálamo, enviando para o mesmo a sensação de saciedade. São cinco técnicas associadas e que juntas promovem a perda de peso rápida, saudável e sustentável. Quer saber mais sobre o tratamento? Então, marque uma avaliação gratuita na Clínica Luiza Feres e descubra os benefícios do método 5S. A clínica fica localizada na Rua Cassemiro Pinheiro Azevedo, 254. Os telefones são (77) 3441-3298 / (77) 99962-3010 / (77) 99997-3200. Luiza Soares Feres é Especialista em Fisioterapia Uroginecologica, com formação em Spiral Taping, RPG e Microfisioterapia.

Juiz Sérgio Moro é ovacionado em show do Capital Inicial em Curitiba Foto: Reprodução

O juiz federal Sergio Moro, responsável pela Operação Lava Jato, foi ovacionado durante um show na noite deste sábado, em Curitiba. Vídeos mostram o momento em que a plateia do show do Capital Inicial até vira de costas para o palco para aplaudi-lo. De acordo com o jornal Extra, o magistrado recebeu uma homenagem do vocalista da banda, Dinho Ouro Preto, antes da música “Que País É Esse”. O evento aconteceu no Teatro Positivo, o maior da capital paranaense, que tem capacidade para mais de duas mil pessoas.

Eleições 2016: Édio Pereira poderá ser vice de Eduardo Vasconcelos em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Apesar do clima de festejos juninos, as articulações para as eleições 2016 continuam intensas na capital do minério. Após o Partido Comunista do Brasil (PCdoB) em Brumado abrir conversas com o Partido Democrático Trabalhista (PDT) e com o Partido Socialista Brasileiro (PSB), liderado pelo ex-prefeito Eduardo Lima Vasconcelos, o vereador Édio Pereira poderá ser o indicado a compor a chapa majoritária. Segundo apurou o site Brumado Notícias, o PDT abriria mão da indicação do vice na chapa de Vasconcelos e com isso o nome de Pereira ganharia ainda mais força. Nos próximos dias, o acordo deve ser selado e há expectativas de que outros políticos retirem suas pré-candidaturas ao executivo e apoiem Eduardo Vasconcelos. O prefeito Aguiberto Lima Dias (PDT) também anunciaria a desistência de sua reeleição.

Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida

Com o objetivo de facilitar a marcação de consultas, a Clínica Mais Vida criou um quadro com os horários de atendimento de cada especialista. Na Clínica Mais Vida você pode marcar exames de laboratório e ultrassom. A clínica funciona de segunda a sábado. Confira o quadro acima e marque a sua consulta através dos telefones (77) 3441-4545 ou (77) 99951-4755. A clínica está localizada na Avenida Otávio Mangabeira, 265.

Arquivo