Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
07/2016
Governo tem seu pior déficit para o primeiro semestre da história Foto: Sergio Moraes/Reuters

A queda das receitas em meio ao crescimento de gastos obrigatórios fez o Governo Central (Tesouro Nacional, Previdência Social e Banco Central) registrar o maior déficit primário da história no primeiro semestre. De janeiro a junho, o resultado ficou negativo em 32,52 bilhões de reais. O rombo é bem maior que o registrado no mesmo período de 2015 (1,76 bilhão de reais). De acordo com a Veja, o déficit primário é o resultado negativo das contas do governo antes do pagamento dos juros da dívida pública. Apenas em junho, o Governo Central teve déficit de 8,8 bilhões de reais, negativo para o mês pelo terceiro ano seguido e também o maior déficit da história. Em junho do ano passado, a conta estava negativa em 8,24 bilhões de reais. A queda da arrecadação provocada pelo agravamento da crise econômica continua a ser a principal causa do aumento do déficit primário em 2016. De janeiro a junho, as receitas líquidas caíram 5,1%, descontada a inflação oficial pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) em relação ao mesmo período do ano passado. Pressionadas pelos gastos obrigatórios, as despesas totais ficaram praticamente estáveis, subindo 0,3% acima do IPCA nos seis primeiros meses do ano. Apenas em junho, no entanto, os gastos caíram 5%, descontado o IPCA em relação a junho do ano passado.

Brumado: De volta ao comando do PTdoB, Genivaldo Azevedo solicita homologação de candidatura Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Após o revés que quase lhe custou a perda da presidência do diretório provisório do Partido Trabalhista do Brasil (PTdoB) em Brumado, o professor Genivaldo de Jesus Azevedo disse em entrevista ao site Brumado Notícias que conseguiu reverter a situação e recuperou o comando da sigla. O professor, que já havia realizado a convenção do partido, encaminhou à justiça eleitoral a solicitação para homologação de sua candidatura para disputar as eleições visando à cadeira executiva. Mesmo com a vitória diante do diretório estadual da sigla, Genivaldo sofreu outro revés esta semana após o anúncio de que o diretório da Rede decidiu se alinhar com o PMDB, o que fará o pré-candidato disputar as eleições sem alianças partidárias, com chapa puro sangue e apenas dois pré-candidatos a vereador. Será a menor chapa nas disputas em Brumado, mas o pré-candidato afirma que não teme o desafio e que a plataforma de governo a ser apresentada durante a campanha convencerá a população e surpreenderá nas urnas. “Nosso lema está de pé: antes sozinho do que mal acompanhado. Vamos manter nossa posição, se a Rede não quis andar conosco, nada posso fazer, mas mantemos a decisão de não nos misturar com os coronéis da velha política”, reiterou o pré-candidato.

Com desemprego, cresce o número de microempreendedores individuais Foto: Getty Images

Entre janeiro e maio, foram criadas 851.083 novas empresas no Brasil, número 3,5% maior que o dos primeiros cinco meses de 2015, quando o indicador apurou 822.519 nascimentos, segundo dados divulgados nesta quinta-feira pela Serasa Experian. Só em maio nasceram 176.108 novas empresas, aumento de 1,2% em relação ao mesmo mês do ano passado. O aumento do número de microempreendedores individuais (MEIs) foi o principal fator para o crescimento no ritmo de abertura de empresas no começo deste ano, ainda segundo o Indicador Serasa Experian de Nascimento de Empresas. O número de MEIs cresceu 9,9% no acumulado de janeiro a maio, para 683.779 novos registros. No mesmo período de 2015, foram 622.397 novos MEIs.

Brumado: 51% dos eleitores aptos a votar neste ano são mulheres Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Levantamento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) mostrou que 24.585 dos 47.845 eleitores aptos a votar este ano nas eleições em Brumado são mulheres. O número equivale a aproximadamente 51% do total de eleitores na cidade. Os homens representam 48% do total do eleitorado, ou seja, 23.211 eleitores. Para votar nas eleições deste ano e exercer o seu direito à cidadania, é preciso estar com a situação regular na Justiça Eleitoral. Para fazer a consulta da sua situação, acesse a seção “Situação Eleitoral” nos sites do Tribunal Superior Eleitoral ou dos Tribunais Regionais. Você também pode ligar para a Central de Atendimento ao Eleitor do respectivo Estado ou diretamente para o Cartório Eleitoral no qual está inscrito.

Sede do MP é assaltada em Luís Eduardo Magalhães Foto: Fernando Correia/TV Oeste

A sede do Ministério Público da cidade de Luís Eduardo Magalhães, região oeste da Bahia, foi assaltada na quinta-feira (28). Segundo informações da Polícia Militar, testemunhas relataram que dois criminosos chegaram ao local, abordaram o vigilante e roubaram a arma dele. Ainda segundo a polícia, foram levados dois notebooks, dois celulares e uma quantia em dinheiro. Não houve feridos. Após o crime, a sede do Ministério Público suspendeu o funcionamento na cidade. Procurado pelo G1, o órgão não soube informar quando o expediente será retomado e também não detalhou a ação dos bandidos “para não atrapalhar as investigações”. De acordo com a PM, os promotores não estavam no local no momento do crime, que ocorreu por volta das 10h, na Rua 25 de Julho, no bairro Jardim Paraíso.

Advogado de Dilma entrega a defesa contra impeachment Foto: Gustavo Garcia/G1

O advogado da presidente afastada Dilma Rousseff (PT), o ex-ministro José Eduardo Cardozo, entregou na quinta-feira (28) as alegações finais da petista na fase intermediária do processo de impeachment. O documento foi entregue na comissão especial que analisa o caso no Senado. O prazo inicial para entrega das alegações finais se encerrava nesta quarta-feira (27). No entanto, o presidente da comissão, Raimundo Lira (PMDB-PB), concedeu, a pedido da defesa, mais um dia para o envio das considerações finais. O advogado de Dilma solicitou mais prazo porque o site do Senado, onde estão disponibilizados documentos do processo, ficou indisponível no final de semana. Com a entrega das alegações da defesa, abre-se o prazo para elaboração do parecer do relator do caso na comissão especial, Antonio Anastasia (PSDB-MG). De acordo com o G1, o parecer, que deverá ser concluído na próxima segunda-feira (1º) e lido ao colegiado na terça-feira (2), deverá dizer se Dilma deve ou não ir a julgamento final. No documento, que tem 524 páginas, os advogados de Dilma voltam a dizer que a petista não cometeu crime de responsabilidade ao praticar as “pedaladas fiscais” – atraso de pagamentos da União para bancos públicos nos subsídios concedidos a produtores rurais por meio do Plano Safra – e ao editar decretos de crédito suplementar sem autorização do Congresso Nacional.

Eleições 2016: Reunião pode ter selado acordo de Eduardo e Édio em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Uma reunião que terminou por volta das 23h45 da última quinta-feira (28) pode ter selado a aliança do ex-prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) com o vereador Édio Pereira (PCdoB). O encontro foi realizado em um escritório de advocacia com a presença de empresários e políticos da capital do minério. Segundo apurou o site Brumado Notícias, o presidente do PSB, vereador Márcio Moreira e o ex-vereador Leonardo Vasconcelos (PDT) participaram da reunião. A nossa reportagem, tentou, mas sem sucesso contato telefônico com o vereador Édio Pereira. O celular do parlamentar estava na caixa postal.

Brumado: Moradias irregulares nos residenciais do Minha Casa Minha Vida sob risco de despejo Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Um ano já se passou desde que o núcleo de coordenação do Minha Casa, Minha Vida, do município de Brumado, juntamente com uma equipe técnica fiscalizadora da Caixa Econômica Federal (CEF), iniciaram os levantamentos com relação às moradias irregulares nos cinco residenciais construídos pelo programa do governo federal no município. Segundo apurou o site Brumado Notícias, o levantamento parcial do núcleo local, em parceria com a secretaria municipal de desenvolvimento social, são dezenas de moradias que estão habitadas de forma irregular, fora dos padrões do programa. Todas as irregularidades apontadas pela fiscalização foram encaminhadas para análise da coordenação do programa da CEF em Salvador. O relatório aponta que há muitas invasões e propriedades alugadas, vendidas ou alugadas. Caso as denúncias sejam acatadas, a Caixa poderá entrar com uma ação para reintegração de posse dos imóveis em estado irregular, o que significa que dezenas ou até centenas de famílias correm o risco de despejo.

Site oficial da Prefeitura de Brumado é reformulado e apresenta novo layout Foto: Reprodução

A Prefeitura Municipal de Brumado reformulou o site oficial do município. Agora, o endereço www.brumado.ba.gov.br está adequado a Lei de Acesso à Informação, com todos os links e informações necessários ao cumprimento da transparência pública. Além disso, o site proporciona uma navegação mais fácil e rápida, layout moderno, distribuição em categorias, como “transparência”, “cidadão”, “servidor” e “empresa”, além das notícias com conteúdo institucional. Em atendimento ao inciso VI, “b” do art.73 da Lei das Eleições (Lei nº 9.504/97), o portal teve o conteúdo parcialmente bloqueado, a fim de suprimir toda e qualquer propaganda das ações, serviços, obras, programas e campanhas desenvolvidos até então pela administração pública. A suspensão termina no dia 3 de outubro.

PTC realizará convenção municipal em 05 de agosto em Brumado

No próximo dia 5 de agosto, o Partido Trabalhista Cristão (PTC) realizará às 14h, na Câmara de Vereadores de Brumado, a sua Convenção Municipal. Durante o evento, serão feitas algumas deliberações importantes, como deliberação sobre Coligação Partidária para Eleição Majoritária e Proporcional com discussão para aprovação do nome da coligação, se houver; escolha de candidato a prefeito e vice-prefeito; escolha de candidatos a vereadores; sorteio dos respectivos números para candidatos a vereador, além de outros assuntos de interesse partidário e eleitoral.

Carga de mais de 27 milhões de cigarros é destruída em Vitória da Conquista Foto: Reprodução/TV Bahia

Uma carga de cigarros falsificados apreendida pela Receita Federal, avaliada em R$ 1,3 milhão, começou a ser destruída em Vitória da Conquista na quarta-feira (27). Conforme a Receita, o processo para destruir os 27 milhões de cigarro dura 5 dias. A mercadoria foi apreendida nos últimos 12 meses. A carga foi apreendida pela Policia Rodoviária Federal (PRF) e pela da Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (Sefaz). Os cigarros falsificados são do Paraguai. Toda a carga não tem documento que comprove a importação e, por ser classificado como produto que oferece risco à saúde, precisa ser destruída. “A gente tem que destruir tudo aquilo que não pode ser posto no mercado”, disse ao G1, o auditor fiscal da Receita, André Reis. O equipamento utilizado para triturar os cigarros é da Associação Brasileira de Combate à Falsificação. O mutirão de destruição de produtos falsificados acontece em todo o país. Além dos cigarros, a Receita Federal em Vitória da Conquista também apreendeu ao longo do último ano outros produtos sem documentação de regularidade. São veículos, relógios e roupas, por exemplo, que devem ser leiloados ainda este ano.

Projeto Viver Arte auxilia várias pessoas de Brumado e região Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Pessoas de todas as idades, credos, culturas e classes sociais estão deixando as diferenças de lado e se unindo em prol de uma melhor qualidade de vida através da arte. Várias dessas pessoas estão sendo beneficiadas com a terapia “A arte a favor da vida”, implantada pelo Projeto Viver Arte em Brumado. Em entrevista ao site Brumado Notícias, a coordenadora do projeto, a pastora e artesã Zilma Dias Cunha disse que se trata de um encontro de pessoas que passam por acompanhamento psicológico e são indicadas para buscar na arte uma motivação para enfrentar as dificuldades. A artesã declarou que o projeto tem ajudado essas pessoas a se reencontrarem com a alegria de viver através da arte, como pintura em tela, crochê e tricô. “É a arte a favor da vida e ficamos felizes por estarmos possibilitando esse mecanismo que vem auxiliando o bem estar de outras pessoas”, declarou a coordenadora do projeto. Quem recebe o auxílio do projeto elogia e agradece a iniciativa. “Eu era muito ansiosa, mas agora tenho uma visão melhor da vida, estou mais tranquila. E olha que eu não sabia nada de pintura, mas em apenas um mês já consigo pintar uma tela, estou me reeducando através da arte. Estou aprendendo a arte de viver”, disse Deuzélia Silva Souza. Aos 76 anos de vida, Sidenalva Fernandes Amorim, natural da cidade de Irecê, comparece todos os meses ao projeto para buscar sua cota de alegria através do companheirismo das novas amigas. “Gosto muito de pintar, está sendo muito gratificante. Além de espantar a solidão, ainda ganhei novas amigas e uma grande injeção de ânimo para continuar meus dias de vida. Digo que sempre que venho é para buscar minha dose mensal de alegria. Viver é uma arte, então vamos unir a arte a favor da vida”, pontuou.

Brumado: Ifba promove Semana de Edificações em agosto

A Coordenação do Curso Técnico em Edificações (COEDI) do Ifba de Brumado realizará entre os dias 11 e 13 de agosto a Semana de Edificações. Com o tema “A construção civil a serviço da comunidade”, a semana visa integrar os estudantes do curso à comunidade e despertá-los para os temas abordados. Em sua segunda edição, o evento objetiva aliar o aprendizado teórico da sala de aula à prática profissional do dia a dia. A semana tem em sua programação palestras e minicursos ministrados por profissionais renomados do setor da construção civil que atuam na região. A novidade dessa edição será a I Maratona de Projetos, que contará com a participação dos alunos, introduzindo-os à prática projetiva. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do site www.ifbaeventos.tk/edificacoes a partir do dia 4 de agosto de 2016.

Receptadores alimentam o roubo de celulares e tráfico de drogas em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em entrevista ao site Brumado Notícias, o Major Jocevã Oliveira, comandante da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), disse que parte da população está patrocinando o tráfico de drogas na cidade. Isso porque muitas pessoas se tornam receptadores de produtos roubados, na sua maioria aparelhos celulares. O Major relatou que a maioria dos aparelhos roubados em Brumado vai parar nas mãos dos receptadores. “São pessoas que acham que vão tirar vantagem comprando o produto no mercado negro, mas acabam alimentado a criminalidade e o tráfico de drogas, que transformam o dinheiro desses aparelhos em armas e drogas”, afirmou o comandante. Segundo ele, o roubo de celular se tornou um ciclo na cidade. “Tem o que rouba aqui, porque há o que compra lá. A demanda de compradores de celulares no mercado negro em Brumado é muito grande, por isso há tantos aparelhos sendo roubados todos os dias”. 

Receptadores alimentam o roubo de celulares e tráfico de drogas em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Além da comercialização direta, as investigações do núcleo de inteligência da companhia local apontam que boa parte dos aparelhos vira moeda de troca por drogas nas bocas de fumo. O relatório mostra que outra fatia dos roubos vai parar nas mãos dos presos na cadeia local, o que foi comprovado com a retirada de 27 aparelhos de dentro da custódia no dia 12 de junho, durante uma tentativa de fuga. O comandante deu algumas dicas de segurança quanto ao uso do aparelho celular nas vias e em locais públicos. Neste aspecto, foi observado pela polícia militar que os transeuntes chegam a colocar suas vidas em risco por utilizarem os aparelhos enquanto atravessam as faixas de pedestre. O Major chama a atenção de que na maioria dos roubos há uma exposição exacerbada por parte do usuário. Outra falha apontada são bolsos pequenos, nos quais os aparelhos ficam bastante expostos, o que atrai a atenção dos meliantes. 

Receptadores alimentam o roubo de celulares e tráfico de drogas em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O Major lamentou não possuir um relatório preciso dos números de roubos de celulares, uma vez que a maioria das pessoas não procura a polícia para registrar os roubos. “Na maioria das vezes ficamos sabendo do roubo de celular pelos blogs”, disse o comandante. No levantamento parcial da polícia, as principais vítimas dos roubos e furtos de celulares em Brumado são adolescentes, estudantes a caminho ou saindo das escolas, e na maioria do sexo feminino. “Nosso apelo é para que a população seja parceira da polícia, não alimente o crime e a violência comprando esses aparelhos de procedência duvidosa. Receptação também é crime. Sejam mais atentos ao utilizarem seus aparelhos, evitem tanta exposição em lugares públicos. Se não conseguimos zerar esse saldo de assaltos, vamos ao menos inibir ou dificultar essa ações criminosas em nossa cidade”, concluiu o Major Jocevã Oliveira.

Justiça concede direito de resposta ao prefeito de Guajeru após acusações em rádio brumadense Foto: Aloísio Costa

Em decisão publicada na quarta-feira (27), o juiz da 93º Zona Eleitoral de Caculé concedeu direito de resposta ao prefeito do município de Guajeru, Gil Rocha (PDT), em virtude de declarações ofensivas feitas no último dia 19 de julho, em programa da Rádio Alternativa FM 97,9, de Brumado. A decisão ressalta que o prefeito e pré-candidato à reeleição municipal sofreu ofensa por parte da referida emissora em decorrência de “mero processo judicial em trâmite, sem que houvesse qualquer decisão judicial”. Com base na decisão, a Rádio Alternativa FM 97,9 deverá conceder o mesmo espaço e tempo em sua programação para que o prefeito se defenda das acusações de suposto desvio de dinheiro público. A defesa do gestor aponta que as acusações, apresentadas por Ivan Krilov Ribeiro da Silva, presidente do DEM (Democratas) em Guajeru, partido de oposição que terá pré-candidato à sucessão municipal, teve “a evidente intenção de provocar danos à imagem a à honra do atual gestor, iniciando uma campanha caluniosa com disseminação de matérias falsas na internet, além de postagens em seu próprio perfil nas redes sociais, transparecendo a conotação eleitoral e evidenciando a intenção de se deturpar a realidade processual da ação, que ainda se encontra em fase de citação para que se apresente a defesa”.

Vândalos destroem letreiro 'Amo Caetité' instalado ao lado de imagem de Nossa Senhora Santana Foto: Caetité Notícias

Vândalos destruíram e arrancaram as letras com os dizeres “Amo Caetité”, colocadas na Praça da Catedral, ao lado de uma imagem de Nossa Senhora Santana. O letreiro havia sido instalado há menos de uma semana, no início dos festejos da padroeira da cidade. De acordo com o Caetité Notícias, as letras em aço inox estavam chumbadas com concreto, o que não impediu o ato criminoso. A prefeitura deve registrar um boletim de ocorrência e o caso será investigado pela polícia.

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) expediu recomendação à Prefeitura Municipal de Guanambi para que seja suspensa a Licença Ambiental do Consórcio Pavotec Trial para extração de granito na Fazenda Corredor, zona rural do município, em área próxima à zona urbana, até posterior deliberação do procedimento preparatório de Inquérito Civil Público que aguarda a realização de perícias ambientais. A recomendação foi expedida após denúncia de que a atividade estaria causando danos ao meio ambiente, além de poluição sonora e rachaduras em vários imóveis. Além disso, documentos apresentados na Promotoria deixam transparecer irregularidades insanáveis no Processo de Licença Ambiental realizado pela Secretaria de Meio Ambiente. A recomendação solicita ainda que a prefeitura interdite as atividades que estejam sendo desenvolvidas pelo Consórcio Pavotec na referida localidade e que a empresa se abstenha de realizar qualquer atividade que possa impactar, de qualquer forma, as moradias, casas, prédios e a população do entorno, sob pena de responsabilidade Cível e Criminal.

Série de júris será realizada no mês de agosto em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Cinco julgamentos serão realizados no Fórum Duarte Moniz, em Brumado, no mês de agosto. O juiz Genivaldo Alves Guimarães presidirá as sessões. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, Joab Teixeira de Souza será julgado por tentativa de homicídio qualificado por dissimulação; Gildete Brito da Silva é acusado pela prática, em tese, de homicídio qualificado por motivo torpe; Carlos Aguiar Junior e João Henrique Aguiar de Oliveira são acusados de tentativa de homicídio qualificado por motivo fútil; e Bruno Luz da Silva será julgado por tentativa de homicídio qualificado por motivo fútil.

TSE envia ao STF novos indícios contra campanha de Dilma Foto: Eraldo Peres/AP

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) encontrou novos indícios de irregularidades nas contas de uma empresa que prestou serviço para a campanha à reeleição da presidente afastada Dilma Rousseff. O presidente da Corte, ministro Gilmar Mendes, enviou as informações para compor a ação que trata da prestação de contas da petista no Supremo Tribunal Federal (STF). Os novos detalhes envolvem a empresa DCO Informática, contratada para disparar mensagens para celulares via WhatsApp durante a campanha. A empresa tem sede na cidade mineira de Uberlândia e recebeu 4,8 milhões de reais pelo serviço, em quatro repasses feitos ao longo de uma semana em outubro de 2014. “O estabelecimento não possui identificação na fachada, aparentemente também funciona como residência e não tivemos acesso ao interior do mesmo”, aponta o relatório da Secretaria Municipal de Finanças de Uberlândia feito a pedido do ministro. Além disso, a empresa possui apenas um servidor, um notebook e três funcionários que trabalham sem carteira assinada. Um dos funcionários da DCO relatou que a campanha de Dilma contratou a empresa por 0,06 centavos a 0,16 centavos para cada disparo, e que o preço variava de acordo com o porte e solicitação. Ele também disse que a empresa desenvolveu o programa para fazer os disparos de mensagens e subcontratou a 2K Comunicações para fazer os relatórios das atividades. Em fevereiro, Mendes já havia pedido que órgãos de controle fiscalizassem a DCO e outras seis empresas por suspeitas de irregularidades. Os indícios foram apontados pelo PSDB, que alegou possível ilegalidade na contratação e pagamento efetuado às empresas supostamente sem capacidade operacional para prestar os serviços à campanha petista. As informações são da Veja.

Caetité: Mais de 150 ocorrências são registradas durante a Festa de Senhora Santana Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Até a manhã da última terça-feira (27), mais de 150 ocorrências foram registradas na delegacia de Caetité, no sudoeste baiano, durante os festejos em celebração a Senhora Santana, padroeira da cidade. Os bandidos abordavam as pessoas em ruas paralelas à Praça da Catedral, onde a festa foi realizada, ou conseguiam subtrair os celulares sem que as vítimas percebessem. Até mesmo em frente à igreja da Matriz foram registradas ações criminosas. Segundo a Polícia Civil, um novo levantamento será feito no final desta semana. O número de perdas de documentos também foi alto ao longo dos dias de festa. Até agora, ninguém foi preso. A polícia investiga os casos e acredita que uma quadrilha especializada pode ter agido na cidade.

Brasil fecha mais de 500 mil postos de trabalho no semestre Foto: Reprodução/Veja

O Brasil perdeu 91.032 vagas formais de emprego em junho deste ano, informou nesta quarta-feira o Ministério do Trabalho. O resultado do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) é fruto de 1.204.763 de contratações e 1.295.795 de demissões no período. O resultado foi pior que o esperado por analistas do mercado financeiro consultados pela Agência Estado, que previam fechamento de 25.000 a 84.600 postos. A mediana das previsões era de 60.000 vagas encerradas. O número de postos fechados em junho deste ano foi menor intenso que o de junho do ano passado, quando foram extintas 111.199 vagas. Ele superou, porém, as 72.615 demissões líquidas de maio de 2016. No acumulado do primeiro semestre, o saldo de postos fechados é de 531.765 vagas pela série com ajuste, ou seja, incluindo informações passadas pelas empresas fora do prazo. Este é o pior resultado para o período desde o início da série, em 2002. De acordo com a Veja, no acumulado dos últimos doze meses, o país encerrou junho com 1.765.024 vagas a menos, também considerando dados com ajuste.

Eleições 2016: PMDB, PV e Rede selam aliança e irão marchar juntos em Brumado Foto: Divulgação

Diante da proximidade do pleito eleitoral, as definições das alianças começam a ser divulgadas. Na manhã de quarta-feira (27), a primeira aliança selada é entre os partidos PMDB, PV e Rede Sustentabilidade. As conversas entre o grupo estavam bem adiantadas, faltando apenas alguns pontos que foram resolvidos por meio de um consenso das lideranças partidárias. O presidente do PMDB, Emanoel Araújo Lima, o Manelão, o presidente do Partido Verde, Gilson Dias, e o presidente da comissão provisória da Rede de Sustentabilidade, Paulo Esdras, selaram a aliança de forma definitiva e irão marchar juntos nas eleições 2016. “A aliança já estava praticamente definida, pois todos falamos a mesma língua. Temos um projeto político definido, o qual é bem complexo e abrange as mais diversas áreas, dando, é claro, atenção especial para setores prioritários. A junção do PMDB com o PV e a Rede é bem sólida e irá mostrar aos brumadenses um diferencial. Estamos trazendo o novo, pois cremos que Brumado está na hora de tomar novos rumos”, destacou Manelão. O presidente do PV também expressou que o grupo está coeso e sustentado por um projeto muito dinâmico e participativo. Por fim, Paulo Esdras, porta-voz da Rede, acrescentou que a aliança é sólida e substanciada em um ideal inovador. As legendas irão fazer uma convenção conjunta, cuja data será divulgada em um comunicado oficial nos próximos dias.

Conheça o curso de Pedagogia na Unopar em Brumado

Se você quer ser educador, conheça o curso de Pedagogia da Unopar, o qual capacita o pedagogo para atuar, analisar e interferir em diferentes contextos educacionais. O currículo reúne disciplinas como Psicologia da Educação, Currículo Escolar e Tecnologias da Educação, Alfabetização e Letramento, Ensino de Artes e Música, entre outras. Ao concluir o curso, o pedagogo poderá atuar na docência da Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental, nas diversas áreas da educação formal e não formal, bem como na gestão desses espaços educativos. Não perca a chance e se inscreva para realizar a prova nos dias 29 ou 30 de julho e concorra a uma bolsa de 30% de descontos na sua mensalidade até o final do curso. A Unopar fica localizada na Rua Eugenia Dantas Araújo, 55. Os telefones são: (77) 3441-7979 e (77) 99949-5503.

Prefeito participa do 3º Encontro de Carros Antigos de Brumado Foto: Divulgação

Organizado pelo Clube do Fusca, o 3º Encontro de Carros Antigos aconteceu no último final de semana, no Parque de Exposições Gilson Brito, em Brumado. Caravanas de vários municípios da região marcaram presença no evento. Nesta edição, 17 clubes participaram do encontro, que contou com cerca de 100 veículos em exposição. O prefeito Aguiberto Lima Dias (PDT) prestigiou o evento, pois é um amante de carros usados, tanto que chegou conduzindo o seu Fusca 1977. Acompanhado do secretário municipal de Cultura, Miguel Lima Dias, Aguiberto discursou, entregou troféus e medalhas e também foi condecorado pelo Clube do Fusca, já que a prefeitura apoiou o encontro que vem crescendo a cada ano. “Me sinto honrado em receber o reconhecimento desse grupo que valoriza tanto a cultura dos carros antigos. Essa é uma forma muito interessante de preservar a nossa memória. Eu faço questão de parabenizar os organizadores deste evento, pois é um acontecimento diferenciado que foi muito bem organizado”, destacou o gestor.

Arquivo