Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
08/2013
Brumado: Tiro de Guerra forma mais uma turma de atiradores A formatura da turma foi realizada no último domingo (25) em comemoração ao Dia do Soldado. (Foto: Divulgação).

No último domingo (25), o Tiro de Guerra 006/024, em Brumado, realizou a formatura de uma turma de atiradores em comemoração ao Dia do Soldado. Durante a solenidade, as madrinhas e os padrinhos dos atiradores entregaram aos novos soldados as boinas e o distintivo da Bandeira Nacional. Também foi lida durante a cerimônia a Ordem do Dia, expedida pelo Comandante do Exército e alusiva à comemoração. Segundo Jean Carlo, Chefe de Instrução do TG, a conquista da boina significa que os atiradores concluíram o período básico de instrução e estão prontos para cumprir a missão de um combatente básico em qualquer lugar do país. “Eles passaram por diversas fases da instrução militar como ordem unida, treinamento físico militar, marcha a pé de 14 Km, acampamento, manuseio e emprego do fuzil”, disse o Chefe de Instrução. Já o distintivo da Bandeira do Brasil, ostentado no ombro esquerdo de cada atirador, significa a representação do país em qualquer lugar do mundo.

Brumado: Prefeitura inicia obras no Mercado Municipal, mas feirantes reclamam dos novos pontos As obras já tiveram início na manhã desta segunda-feira (26). (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

As obras de construção do estacionamento na área do entorno da Cesta do Povo, em Brumado, tiveram início na manhã desta segunda-feira (26). Para dar início a obra, a prefeitura está removendo os feirantes que atuavam na região para dentro do Mercado Municipal. O deslocamento tem gerado muitas reclamações dos barraqueiros por conta do tamanho dos pontos que estão sendo disponibilizados provisoriamente pela administração do Mercado. “Minha barraca lá em cima é de 4x5 metros, mas aqui eles estão me dando um ponto de 1,5 x 2 metros. É correto que a obra seja feita e queremos que nossa cidade fique mais bonita, mas a prefeitura não se organizou para atender o nosso lado. Não aceitamos essas condições que estão nos dando”, afirmou o feirante Leandro Porto. Em entrevista ao site Brumado Notícias, Dona Damiana Conceição, que há 20 anos mantém uma barraca na área onde será efetuada a obra, também cobra melhores condições de trabalho. “Recebemos muitas mercadorias e, às vezes, a gente senta pra cortar as verduras e o freguês tem a liberdade de escolher melhor as frutas, mas esse ponto aqui só cabe uma banca para coentro e alface. Queremos apenas condições dignas de trabalho”, emendou a feirante. 

Brumado: Prefeitura inicia obras no Mercado Municipal, mas feirantes reclamam dos novos pontos Feirantes protestaram na administração do Mercado Municipal por causa do novo espaço destinado para o setor de hortifrutis. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Os barraqueiros compareceram a administração do Mercado, onde estava sendo realizado o sorteio dos novos pontos, e o administrador Manoel Gonçalves explicou aos comerciantes que os pontos disponibilizados são provisórios. Segundo ele, após o término da obra, a prefeitura realizará uma reforma dentro do Mercado, na área onde anteriormente funcionava o açougue. “Não enviamos os barraqueiros para estes pontos por conta da salmoura das carnes que pode prejudicar os hortifrutis e porque esses pontos estão deteriorados. Por isso improvisamos os pontos no setor de hortifruti”, esclareceu o administrador. Mesmo com as explicações, os feirantes disseram que vão até a prefeitura protestar por melhores condições de trabalho. Indignado com a situação, o feirante Mabson Aquino afirmou que não há condições de manter as quatro pessoas que trabalham com ele em um espaço tão pequeno. “Queremos o melhor para minha cidade e aprovamos a obra que está sendo feita lá em cima, mas também queremos que a prefeitura e a administração se organizem melhor e nos deem condições adequadas de manter a nossa estrutura de trabalho”, desabafou o trabalhador. 

Brumado: Prefeitura inicia obras no Mercado Municipal, mas feirantes reclamam dos novos pontos Os barraqueiros disseram que vão até a prefeitura protestar por melhores condições de trabalho. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).
Brumadense presidente da Câmara de Itabuna retém salário de vereador, que aciona a justiça O vereador Solon Pinheiro (DEM) ainda acusou o presidente do legislativo de perseguição. (Foto: Blog Políticos Sul da Bahia).

O vereador Solon Pinheiro (DEM), da cidade de Itabuna, no sul do estado, entrou na justiça para garantir o pagamento do seu salário, de acordo com o Bocão News. Segundo Pinheiro, ele estaria sendo perseguido pelo presidente da Câmara de Vereadores, o brumadense Aldenes Meira (PCdoB), que, além de presidir a Câmara de Itabuna, é o responsável pelas finanças da Casa. Solon alega que todos os demais vereadores receberam os salários no último dia 20 de agosto, mas por ordem do presidente somente seu pagamento foi retido. Ao questionar a falta do dinheiro, o parlamentar ouviu sem maiores explicações que não receberia o salário.

Brumadense presidente da Câmara de Itabuna retém salário de vereador, que aciona a justiça A Câmara de Itabuna é presidente pelo comunista Aldenes Meira. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Pinheiro então acionou a justiça e por determinação do juiz Ulisses Salgado, da Vara da Fazenda Pública, o presidente tem 24 horas para pagar o salário do colega. Caso contrário, terá de arcar com uma multa diária no valor de R$ 5 mil. Em sua defesa, Aldenes teria explicado a alguns colegas que não pagou o salário do vereador, pois o seu mandato esta sub judice, ou seja, aguardando apreciação judicial. “Ele pode perder o cargo e se eu pagar antes e ele perder o mandato, vou ter problema no Tribunal de Contas dos Municípios (TCM)”, disse Meira ao Blog Políticos Sul da Bahia.

Brumadenses subiram ao pódio na 7ª etapa do Campeonato Baiano de jiu-jitsu Os atletas disputaram a 7ª Etapa do Campeonato Baiano de Jiu-jitsu no Ginásio Poliesportivo Antônio Alves Ribeiro. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Neste domingo (25), Brumado sediou pela primeira vez um campeonato oficial de jiu-jitsu. Os atletas disputaram a 7ª Etapa do Campeonato Baiano de Jiu-jítsu no Ginásio Poliesportivo Antônio Alves Ribeiro. De acordo com o presidente da Federação Baiana de jiu-jitsu, Humberto Tavares, o objetivo de levar o campeonato para Brumado é promover o esporte na cidade e na região sudoeste. “Nosso objetivo na federação é sempre levar o esporte para as cidades mais afastadas de Salvador. Antes o campeonato era todo feito em Salvador, e então expandimos para poder divulgar o esporte em toda a Bahia. Essa é nossa meta”, disse Tavares. Na etapa deste domingo, participaram atletas de Salvador, Feira de Santana e da própria região. “Quanto mais a gente colaborar com os atletas do interior, fazer com que tenha mais gente praticando o esporte, mais a Bahia vai ser um pólo forte do jiu-jitsu”, emendou o presidente.

Brumadenses subiram ao pódio na 7ª etapa do Campeonato Baiano de jiu-jitsu Alexandra Cardoso mais uma vez foi destaque na competição. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Os atletas brumadenses Alexandra Cardoso e Marcílio ganharam medalha de ouro nas categorias faixa roxa e azul respectivamente. Já os atletas Paulo César leite e Carlos Gabriel estamparam medalhas de prata no peito. José Tomas e Wallace, ambos na categoria faixa azul, angariaram medalhas de bronze. Por fim, na categoria master, os atletas Teddy Marcos (faixa azul) e Fabiano Ribeiro (faixa roxa) levaram a medalha de prata para casa.

Empresa privada realiza Dia do Bem Fazer em Brumado Voluntários realizaram diversas ações na Apae, Fadesb e Escola Roberto Santos. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

A Apae, Fadesb e Escola Roberto Santos, de Brumado, receberam neste domingo (25) voluntários de uma empresa privada, integrante do Grupo Camargo Correia. Chamado de Dia do Bem Fazer, o projeto consiste em comemorar o aniversário da empresa fazendo o bem para a comunidade em que está inserida. “Todas as empresas do grupo participam desse dia. É uma forma de tentar devolver para a comunidade tudo aquilo que ela merece”, comentou Ronaldo Damascena, representante da empresa. De acordo com Ronaldo, esse é um evento anual, mas vários voluntários da empresa realizam outras ações solidárias durante todo o ano. “A iniciativa de convidar a população para participar é fazer com que a solidariedade seja despertada nas pessoas. Inclusive, muitos pais trazem seus filhos para tentar mostrar a eles que a comunidade precisa de todos”, falou o representante ao site Brumado Notícias. Para Mesaque Mendes, instrutor de cursos na Fadesb, essa é uma ótima iniciativa. “Seria excelente se todas as empresas de Brumado se mobilizassem para isso. Imagina o bem que fariam para a sociedade brumadense. Quem sabe esse é in incentivo para que outras empresas façam o mesmo. Esperamos colher bons frutos dessa mobilização”, declarou Mendes.

Empresa privada realiza Dia do Bem Fazer em Brumado O evento acontece uma vez por ano na capital do minério. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

 

Fotos: Lay Amorim/Brumado Notícias

Barra da Estiva: Jovem de 14 anos morre em acidente na BA-142 Segundo a PRE, no momento do impacto quatro pessoas estavam no veículo e todas foram encaminhadas ao Hospital Susi Zanfreta.

Um grave acidente de carro ocorrido na noite do último domingo (25) deixou um jovem de 14 anos morto. O acidente aconteceu na BA-142, entre os municípios de Barra da Estiva e Ituaçu, nas proximidades da localidade conhecida como Pé de Morro. Segundo a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), no momento do impacto quatro pessoas estavam no veículo e todas foram encaminhadas ao Hospital Susi Zanfreta, que fica na cidade de Barra da Estiva. De acordo com o G1, no local, o adolescente não resistiu aos ferimentos e morreu. O corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Brumado. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) já esteve na rodovia para identificar as causas do acidente e periciar o local. 

Um baiano da cidade de Coração de Maria, no Centro Norte do Estado, acertou cinco dezenas (43-44-45-51-71) do concurso 3273 da Quina e faturou R$ 520.357,64, em concurso realizado na última sexta-feira (23). Segundo a Caixa Econômica Federal, mais 63 apostas acertaram a quadra e cada um vai receber R$ 5.899,74. Já o terno teve 5.702 bilhetes premiados com a quantia de R$ 93,12.

Brumado: Pagador de promessas é atropelado na BR-030 Jorge Moura Oliveira, de 57 anos, estava regressando para sua cidade natal, Manoel Vitorino, após ter ido de bicicleta pagar uma promessa em Bom Jesus da Lapa. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Um homem, que se identificou como Jorge Moura Oliveira, de 57 anos, foi encontrado por populares dentro de um matagal à margem da BR-030, próximo ao Aeroporto Sócrates Mariani Bittencourt, em Brumado. Jorge declarou à Polícia Rodoviária Estadual (PRE) que estava regressando para sua cidade natal, Manoel Vitorino, após ter ido de bicicleta pagar uma promessa em Bom Jesus da Lapa, quando foi atropelado por um veiculo. A vítima não soube descrever o automóvel e afirmou que o motorista não parou para oferecer socorro.  As pessoas que encontraram o homem narraram à polícia que desde o início da noite haviam visto a bicicleta abandonada e quebrada ao lado da pista, mas só encontraram o homem horas depois, quando o mesmo começou a gemer. Com muitas escoriações pelo corpo, o pagador de promessas foi socorrido pelo Samu 192 e encaminhado ao Hospital Professor Magalhães Neto, onde sua situação foi avaliada como estável.

João Bonfim comenta processos contra Aguiberto e diz que apesar de incoerente juiz foi sensato Deputado sai em defesa do prefeito municipal. (Foto: Kauê Souza/Brumado Notícias).

Em entrevista ao site Brumado Notícias, o deputado estadual João Bonfim (PDT) comentou sobre os processos eleitorais que correm contra o prefeito municipal de Brumado, Aguiberto Lima Dias (PSL). “Estamos tranquilos com a questão da demissão dos estagiários, pois fizemos tudo com consulta ao Ministério Público”, asseverou. Sobre a questão das inaugurações de obras públicas feitas pelo então prefeito Eduardo Vasconcelos terem sido para beneficiar a candidatura de Aguiberto, Bonfim disse ser absurda. “Querer culpar um candidato a prefeito porque o seu antecessor, que ele apoiava, trabalhou muito e tinha muita obra para inaugurar é um absurdo. Não existe nenhum indício, nenhuma prova de nenhum momento de que as inaugurações tiveram o objetivo de promover a eleição de Aguiberto”, argumentou. De acordo com o deputado, Aguiberto não participou de nenhuma inauguração e em nenhuma delas houve promoção do nome do atual prefeito. No tocante às interrupções das obras após o período eleitoral, João Bonfim explicou que isso ocorreu devido à falta de repasse da verba. “A maioria das obras paralisadas era fruto de convênios estaduais ou federais, e o governo interrompeu os pagamentos. Então é natural os empreiteiros pararem de fazer a obra”, esclareceu. Segundo o pedetista, não nada que possa culpar o prefeito Aguiberto e que tudo isso “é choro de derrotado”. 

João Bonfim comenta processos contra Aguiberto e diz que apesar de incoerente juiz foi sensato Para o parlamentar, o prefeito não foi retirado do cargo pelo fato do magistrado reconhecer a sua seriedade. (Foto: Kauê Souza/Brumado Notícias).

Mesmo considerado como cassado pela Justiça Eleitoral brumadense, o prefeito Aguiberto Lima Dias continua administrando o município. Para Bonfim, embora a decisão do juiz do caso – Genivaldo Alves Guimarães – tenha sido incoerente, a mesma foi sensata. “O juiz foi incoerente, pois no momento em que se cassa um político, ele deve deixar o cargo, mas o ele decidiu não fazer isso, o que foi algo sensato”, completou. O parlamentar justifica a sensatez com o fato de o juiz poder ter entendido que não deveria tirar um prefeito que foi legitimamente escolhido pelo povo para o cargo até haver a decisão final do cargo. “Ele foi sensato porque sabia que a decisão da cassação poderia ser revista diante da fragilidade da acusação”, ponderou. O deputado também disse que a sensatez do magistrado pode ter sido ainda pelo fato de o mesmo saber que Aguiberto poderia ser mantido no cargo através de uma liminar. “O juiz pode ter sido sensato por esses motivos citei e ainda porque ele pode reconhecer que Aguiberto é cidadão de bem, sério, que não ia causar nenhum dano dentro da prefeitura. Essa decisão de não afastar foi de sensatez”, reafirmou.

Jazida de ferro de Brumado em anúncio de site de classificados Um anunciante do Mato Grosso está oferecendo 3 mil hectares de terras brumadenses pelo preço de R$ 19,5 milhões. (Foto: Reprodução).

Um internauta informou ao site Brumado Notícias que uma jazida de minério de ferro localizada em Brumado estava sendo comercializada na internet. Nossa equipe verificou a informação e descobriu que existe um anúncio em um site de classificados oferecendo 3 mil hectares de terras brumadenses pelo preço de R$ 19,5 milhões. Conforme o anúncio, a jazida fica distante 6 km do perímetro urbano de Brumado e a 70 km da ferrovia, e tem “70% de aproveitamento para a extração do minério de ferro”. O anunciante diz ainda que o alvará de extração e documentos exigidos por lei estão liberados, já podendo começar a extrair. “Esta jazida tem capacidade para extração para mais de 100 anos, é muito monstruosa. O material é de primeira, com 87% de pureza”, declara o anunciante, que tem telefone do Mato Grosso. 

Marcha Nacional da Defesa Animal em Brumado A marcha foi realizada na capital do minério ao mesmo tempo em que é realizada a manifestação em todo o país. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Na manhã deste domingo (25), foi realizada em Brumado a Marcha da Defesa Animal, ao mesmo tempo em que é realizada a manifestação em todo o país. O objetivo do movimento no município é conscientizar a população de que maltratar e abandonar animal é crime. “Queremos incentivar a castração que é a forma de diminuir a quantidade de animais nas ruas. Em Brumado, as pessoas têm seus animais e quando eles procriam, abandonam os filhotes nas ruas”, comentou Caroline Santos, presidente da ONG Auau – Adote um amigo único. “Não adianta colocar para adoção uma cadela, sendo que depois de adotada ela vai para rua e reproduz e o dono não vai ter condições de ficar com todos os filhotes”, completou Caroline. De acordo com a presidente da ONG, é preciso que a Prefeitura ajude nesse problema, pois a Organização Não Governamental não tem condições de arcar com veterinário. Para a veterinária  Kátia Rodrigues, as pessoas precisam tomar conhecimento do quão grave é situação de maus tratos contra animais. “Já passou da hora de o povo brumadense saber que é crime maltratar animais”, emendou Rodrigues. Cláudio Ribas, um dos organizadores da marcha, foi mais além e contou que o pode público de Brumado está colocando a sua responsabilidade de proteger os animais para as ONGs. 

Marcha Nacional da Defesa Animal em Brumado Organizadores do evento na cidade vão encaminhar as reivindicações aos poderes executivo e legislativo. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

“Não vamos permitir isso. As ONGs tem o papel de proteger os animais, mas não tem a responsabilidade do poder público. Nós temos dificuldades financeiras, dificuldade com alimentação, com medicamentos, de assistência veterinária e de locais para colocar os cães”, declarou Ribas. O organizador contou ainda que após o evento haverá uma reunião para fazer os encaminhamentos que serão levados aos Poderes Executivo e Legislativo. “Queremos que se criem leis e apliquem as já existentes para a defesa animal. Vamos solicitar a criação de um centro de zoonoses no município, que não seja um depósito de animais para posterior sacrifício deles, mas que seja um local de cuidados, de assistência veterinária”, afirmou Cláudio Ribas. Também ativista da causa, Paulo Esdras, da Associação Protetora dos Animais, falou que a marcha é apenas um dia simbólico, mas que a causa da defesa animal não é algo só de um dia. “Queremos conscientizar a todos sobre esses crimes contra animais, que são federais”, emendou Esdras. Quem também participou da marcha foi o presidente da Associação dos Ciclistas de Brumado, Edvan Leite. “Eu me sensibilizei com a causa e estou participando, espero que o movimento possa crescer em Brumado. O povo brumadense precisa participar mais”, disse Leite.

Brumado: Édio destaca apoio da Conder para construção da praça de estacionamento do mercado No último dia 16, um incêndio atingiu barracos no fundo da Cesta do Povo, local que será revitalizado. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Na manhã da última quinta-feira (22), os feirantes receberam a informação sobre início, no próximo dia 26, das obras para a construção de uma praça de estacionamento no Mercado Municipal de Brumado. Em nota enviada ao site Brumado Notícias, o vereador Édio Pereira (PCdoB) explicou como serão realizadas as melhorias para a urbanização do lugar. “A articulação para garantir os recursos, da ordem de R$ 590.000,00, foi feita pelo nosso mandato, que abraçou a proposta e conseguiu os recursos junto ao governo do Estado, através da Companhia de Desenvolvimento Urbano da Bahia (Conder), que será responsável pela execução das obras”, comentou o edil. De acordo com Pereira, a Prefeitura Municipal elaborou o projeto o qual contempla o calçamento, estacionamento para ônibus, caminhões, veículos e motos e ainda arborização e iluminação. Além disso, os barraqueiros que atuam na área também serão removidos, ação que deve ocorrer na próxima semana. “Estive na Conder no dia 22 e fui informado que o órgão já fez a licitação da empresa que fará a obra. Estando aguardando apenas a homologação do resultado da referida licitação”, contou o vereador do PCdoB. Segundo Édio, a superintendente da Conder, Tereza Tavares, comunicou que a obra deverá iniciar no final do mês de setembro ou no começo de outubro.

Brumado era assim antigamente Segundo dados do grupo Brumado no facebook, essa é a Igreja Matriz nos anos 50 após uma reforma feita pelo então prefeito Manoel Fernandes. (Foto: Liz Dantas).

Se você tiver uma foto antiga de nossa cidade e quer compartilhar com os nossos internautas envie para redacao@brumadonoticias.com.br

19 mil eleitores baianos têm os direitos políticos suspensos A suspensão impede que a pessoa faça seu alistamento eleitoral, se filie a partido político ou exerça cargo público.

De acordo com levantamento do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), quase 19 mil eleitores estão com os direitos políticos suspensos na Bahia. A suspensão impede que a pessoa faça seu alistamento eleitoral, se filie a partido político ou exerça cargo público. No país, esse número supera os 800 mil brasileiros. Segundo a Constituição, quem está irregular também não pode votar ou ser votado e nem ter habilitação em entidade sindical. Na Bahia, a maior parte das suspensões dos direitos políticos ocorre por conta de condenação penal ou interdição por incapacidade civil absoluta. Neste último caso, se enquadram, por exemplo, aqueles que, por enfermidade ou deficiência mental, não têm o necessário discernimento para a prática dos atos da vida civil. O cidadão que queira readquirir seus direitos políticos deve se apresentar à Zona Eleitoral em que está inscrito e comprovar o fim da restrição impeditiva de direitos com um documento expedido pelo órgão com o qual estava pendente. No caso de condenação criminal é necessário apresentar documentação que comprove o total cumprimento da pena.

Rio de Contas: Caminhão baú com livros didáticos tomba na BA-148 O acidente aconteceu da descida da serra no Distrito de Marcolino Moura. (Foto: Ângelo Neves).

Por volta das 20h30 da última sexta-feira (23), um caminhão baú que transportava livros didáticos tombou na BA-148, no Distrito de Marcolino Moura, no município de Rio de Contas, localizado na região sudoeste da Bahia. De acordo com informações da polícia, o motorista perdeu o controle da direção do veículo em uma curva e o caminhão tombou na lateral da pista. O motorista morreu preso às ferragens. Um ajudante que estava no banco do passageiro do caminhão, conseguiu sobreviver e foi levado para o hospital de Livramento de Nossa Senhora. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, o corpo do caminhoneiro morto no acidente ainda permanecia no local até às 16h deste sábado (24) aguardando ser retirado das ferragens.

Rio de Contas: Caminhão baú com livros didáticos tomba na BA-148 O motorista, ainda não identificado, morreu preso às ferragens. (Foto: Ângelo Neves).
Brumado: Açougueiro fica gravemente ferido após colisão entre carro e moto na BR-030 O condutor da moto teve fraturas expostas nas pernas e foi encaminhando para o Hospital Magalhães Neto. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Após uma carreta ter sido incendiada durante a madrugada deste sábado (24) no anel viário da BR-030, em Brumado, o local voltou a ser palco de outra ocorrência agora à tarde. Desta vez, uma motocicleta e um veículo de passeio se chocaram na rodovia. Segundo testemunhas, o veículo seguia em alta velocidade pelo trecho, quando uma moto guiada por um açougueiro que saía do Bairro Esconso tentou atravessar a pista. A moto foi então atropelada pelo carro. “Tão alta era a velocidade do carro que, após a colisão, o motorista perdeu o controle da direção e rodopiou várias vezes na pista. O veículo invadiu a contramão, saiu da rodovia, arrancou uma cerca de arame farpado e só parou em cima de um barranco. O carro ficou bem em frente a carreta incendiada”, contou uma testemunha ao site Brumado Notícias. Tanto o carro coma a motocicleta ficaram bastante danificados. O condutor da moto teve fraturas expostas nas pernas e nos braços, sendo socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e encaminhado ao Hospital Professor Magalhães Neto. Já o motorista do carro sofreu algumas escoriações e também foi encaminhado ao hospital. A Polícia Rodoviária Estadual (PRE) esteve no local controlando o tráfego. Os policiais informaram que no local já ocorreram diversos acidentes, inclusive com registro de mortes.

Brumado: Açougueiro fica gravemente ferido após colisão entre carro e moto na BR-030 Segundo testemunhas, o veículo estava em alta velocidade e rodopiou várias vezes na pista. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).
Brumado: Sesoc convoca beneficiários do Bolsa Família para retirada de cartões Os cartões estão disponíveis na Agência da Caixa Econômica Federal da cidade.

Através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania (Sesoc), a Prefeitura de Brumado está convocando os beneficiários do Programa Bolsa Família listados (clique aqui) para fazerem a retirada dos cartões que se encontram em estoque na Agência da Caixa Econômica Federal. Para maiores informações, os beneficiários podem entrar em contato com a Secretaria pelo telefone (77) 3441-2595.

Bahia é o 4º estado com maior número de assaltos a bancos No total, é registrada uma média de 16 casos de assaltos a bancos na Bahia por mês. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Segundo dados divulgados pelo Sindicato dos Bancários da Bahia, o estado situa-se na 4ª posição no ranking de estados com o maior número de assaltos a agências bancárias no país. No total, é registrada uma média de 16 casos de assaltos a bancos na Bahia por mês. De acordo com o balanço, somente entre janeiro e julho deste ano, foram contabilizados 100 ataques. A Bahia está atrás apenas do estado de São Paulo, que soma 334 ataques; de Minas Gerais, com 170; e do Paraná, com 118 ocorrências. No Brasil, uma média de 8,24 de crimes do gênero é praticada por dia, o equivalente a 1.484 casos no período citado. Do total, 431 foram assaltos e 1.053 arrombamentos. O balanço apontado pelo Sindicato indica que houve um aumento de 17,7%, ou seja, de 1.261 assaltos a agências bancarias comparado ao ano passado.

BR-030: Veículo da prefeitura de Rio do Antônio fica destruído em acidente Apesar da gravidade o motorista teve ferimentos na cabeça e na perna, mas passa bem. (Foto: Bonny Silva).

Na tarde da última sexta-feira (23), um veículo da prefeitura de Rio Antônio, no sudoeste baiano, se envolveu em um acidente na BR-030. O acidente envolveu três veículos, entre eles uma carreta, mas, apesar da gravidade da colisão, ninguém se feriu gravemente. Além da carreta, o outro automóvel envolvido no acidente era um táxi. Segundo o repórter Bonny Silva, o gol, de placa policial NTI-3937, da prefeitura de Rio do Antônio, era conduzido pelo servidor Mozar Neres de Souza, 51 anos, que viajava para o município de Guanambi. O veículo oficial saiu da pista após ser fechado pela carreta e o motorista teve ferimentos na cabeça e na perna, mas passa bem. O veículo da prefeitura ficou completamente destruído.

BR-030: Veículo da prefeitura de Rio do Antônio fica destruído em acidente O veículo oficial saiu da pista após ser fechado pela carreta. (Foto: Bonny Silva).
Brumado: Aguiberto fiscaliza obras de esgotamento nos Bairros Malhada Branca e Esmeraldas Enquanto aguarda os recursos do governo estadual para construir o Sistema de Esgotamento Sanitário, prefeitura realiza obras emergenciais. (Foto: Divulgação).

O prefeito Aguiberto Lima Dias (PSL) esteve na última sexta-feira (23) nas obras de esgotamento nos Bairros Malhada Branca e Esmeraldas, a fim de fiscalizar o andamento das mesmas. Na Malhada Branca, a rede que está sendo construída pela prefeitura possui cerca de 300 metros. Já no Bairro Esmeraldas, as obras compreendem cerca de 400 metros. Nos dois lugares, as obras estão em ritmo acelerado, como pode ser observado de perto pelo prefeito. A construção de uma rede de esgotamento nos locais atende a uma solicitação antiga dos moradores, que vinham sofrendo com a situação. Obras de infraestrutura como essas estão sendo realizadas enquanto o Governo Estadual não disponibiliza os recursos de cerca de 65 milhões para a execução de um Sistema de Esgotamento Sanitário, já que o município de Brumado ainda não possui uma rede de esgotamento.

Idosa com a gripe H1N1 morreu em Vitória da Conquista Este ano, a Bahia já registrou 47 casos de H1N1, dos quais 10 terminaram em morte.

Uma morte em função da gripe H1N1 foi confirmada pela Secretaria Municipal de Saúde de Vitória da Conquista, no sudoeste baiano. Uma idosa com mais de 80 anos morreu na última terça-feira (20) com a gripe. Este é o primeiro caso da doença registrado na cidade em 2013 e a décima morte no estado da Bahia somente neste ano. A mulher morreu em decorrência de insuficiência cardíaca. Este ano, a Bahia já registrou 47 casos de H1N1, dos quais 10 terminaram em morte. No início desta semana, a Vigilância Epidemiológica indicou que há um surto da doença no estado. A gripe A tem sintomas parecidos com a gripe comum, mas apresenta muita tosse, febre alta, dores na garganta e cansaço. 

Ibope: Aprovação a governo de Dilma sobe e atinge 38% No total, foram entrevistadas 2.002 pessoas entre os dias 15 e 19 de agosto, em 143 municípios de todas as regiões do país.

O número de brasileiros que consideram o governo da presidente Dilma Rousseff (PT) ótimo ou bom subiu para 38%, segundo pesquisa realizada pelo Ibope em parceria com o jornal O Estado de São Paulo. No total, foram entrevistadas 2.002 pessoas entre os dias 15 e 19 de agosto, em 143 municípios de todas as regiões do país. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.  O percentual de entrevistados que avaliam o governo como ruim ou péssimo caiu de 31% para 24% e o percentual de regular permaneceu em 37%. 1% das pessoas não soube ou não quis responder. Em levantamento anterior realizado pelo Ibope e divulgado no dia 25 de julho, a aprovação do governo estava em 31%. A recuperação da aprovação do governo Dilma foi registrada principalmente nos estados do Sul, onde a taxa de aprovação cresceu 12 pontos, e no Sudeste, onde o aumento foi de 11 pontos. Além disso, foi registrado que o governo Dilma possui um índice de aprovação 11 pontos maior no interior do que nas capitais - 30% das pessoas nas capitais consideram o governo ótimo ou bom contra 41% no interior. Quanto ao seu desempenho pessoal, a pesquisa mostrou que 52% dos brasileiros está satisfeito com a presidente. No Nordeste, 59% aprova a maneira como Dilma governa. No Sul, esse índice cai para 45%. A aprovação é maior nas faixas de renda e escolaridade mais baixas.

Carreta é incendiada durante madrugada em Brumado Quando a polícia chegou ao local, o fogo já havia tomado conta de todo o cavalinho da carreta, que estava sem a carroceria. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Por volta das 2h da madrugada deste sábado (24), a polícia foi acionada por causa de uma carreta que estava pegando fogo em frente a uma fábrica de postes, localizada à margem do anel viário, na BR-030, em Brumado. Quando a polícia chegou ao local, o fogo já havia tomado conta de todo o cavalinho da carreta, que estava sem a carroceria. Utilizando mangueiras, os policiais conseguiram resfriar os tanques de combustão, para que os mesmos não explodissem e, em seguida, controlaram as chamas. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, há suspeita de que o incêndio tenha sido criminoso, provocado por vândalos, mas não foram encontrados os possíveis autores do crime.

Brumado: PM prende assaltantes, apreende arma e vários celulares A dupla é acusada de roubar um mercadinho no Bairro Baraúnas e uma padaria na Rua Aureliano de Carvalho. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Dois indivíduos foram presos na noite da última sexta-feira (23) por policiais militares da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM). A dupla é acusada de roubar um mercadinho no Bairro Baraúnas e uma padaria na Rua Aureliano de Carvalho, em Brumado. Os dois homens foram abordados pelos policiais na Rua Marcolino Moura, no fundo do Bradesco, e encaminhados para a delegacia, onde confessaram mais dois assaltos, roubo a celulares, e informaram à polícia a localização de uma arma. A mesma, uma garrucha, foi encontrada em uma residência na Urbis I. No local, não havia nenhuma pessoa. A dupla está presa na delegacia, onde permanecerá à disposição da justiça.

“É tudo armação”, diz Liu Vasconcelos sobre candidatura de Eduardo em 2014 Para a vereadora comunista, o ex-prefeito está com os seus direitos políticos cassados por oito anos, e também já foi julgado pelo colegiado do TJ-BA. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Através de contato telefônico com o site Brumado Notícias no final da tarde desta sexta-feira (23), a vereadora Liu Vasconcelos (PCdoB) disse não acreditar na candidatura do ex-prefeito Eduardo Vasconcelos à Câmara dos Deputados. Segundo a parlamentar, o ex-alcaide já foi julgado em primeira instância pelo juiz eleitoral de Brumado, Genivaldo Alves Guimarães, e está com os seus direitos políticos cassados por oito anos, e também já foi julgado pelo colegiado do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA). Para a comunista, a informação sobre a candidatura não passa de uma grande armação e articulação política, já que Eduardo estaria inelegível. “É tudo armação. Ele não será candidato a nada, tudo isso está acontecendo porque estão querendo tomar o PSL do vereador Alessandro Lôbo”, disparou. Para ela, Lôbo – atual presidente do PSL em Brumado – tem um grande potencial e é um dos candidatos mais fortes para as próximas eleições. “Dr. Alessandro já está com um potencial político muito forte, está com uma base boa e tem tudo para ser prefeito da cidade”, garantiu a vereadora.

Arquivo