Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
09/2016
Criança de um ano morre afogada em tanque na zona rural de Candiba Foto: Farol da Cidade

No último domingo (25), uma criança de um ano morreu afogada em um tanque na Fazenda Abrão, na zona rural de Candiba, no sudoeste baiano. Segundo o Farol da Cidade, o menino estava dormindo com a mãe em casa, quando despertou sem que ela percebesse e se afogou no tanque. O irmão da vítima escutou a criança se debatendo na água, mas não conseguiu salvá-la. Ele ainda acordou a mãe, mas a criança já estava morta no momento em que ela chegou ao local.

Pai que matou filhos deixou carta com relato de traição Foto: Reprodução/TV TEM

O zootecnista que matou os dois filhos de 3 e 4 anos a facadas e tentou cometer suicídio escreveu uma carta “explicando” a motivação do crime, que chocou moradores do Jardim Ouro Verde, bairro de classe média em São José do Rio Preto (SP), no domingo (25). De acordo com o G1, no bilhete escrito à mão, ele relata que descobriu uma traição e que não suportaria que os filhos vivessem sabendo disso. A carta escrita à mão foi encontrada pela polícia no quarto em que ele estava com as crianças. Hugo Imaizumi tem 41 anos e é doutor em Ciência Animal pela Universidade de São Paulo (USP). No bilhete, ele expressou decepção e se despediu da mulher, uma fisioterapeuta de 39 anos. Segundo o delegado José Luiz Chain, que atendeu à ocorrência, a mulher relatou que o casamento já estava praticamente acabado por conflitos e incompatibilidade. Na carta, o zootecnista se despede de parentes e alega que o “componente infidelidade”  foi a motivação do crime. Chain afirma que Imaizumi foi preso em flagrante e sob vigília no Hospital de Base (HB). Assim que receber alta, será encaminhado ao Centro de Detenção Provisória (CDP). Ele responderá por homicídio duplo qualificado. A pena varia de 12 a 30 anos de reclusão.

Ministério Público realiza seleção de estagiários do curso de Direito em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A Procuradoria Geral de Justiça do Estado da Bahia acaba de divulgar o Edital nº 170/2016 para a realização de seleção de estagiários do curso de Direito da Promotoria Regional de Brumado. A seleção visa ao preenchimento de duas vagas para a sede da Promotoria Regional de Brumado e formação de cadastro de reserva para as demais Promotorias da Regional. Os candidatos aprovados terão direito à bolsa de complementação educacional e, se necessário, auxílio transporte. As inscrições serão realizadas entre os dias 27 de setembro e 25 de outubro, de 8h30 às 12h e de 14h às 17h30, na sede da Promotoria de Justiça de Brumado, que fica localizada na Rua Pedro Coqueiro Filho, 50, Bairro Nobre. No ato da inscrição, os candidatos devem apresentar: fotocópia autenticada do documento de identidade, duas fotos 3x4 recentes e comprovante de pagamento autenticado pelo banco do pagamento de R$ 30 em nome do Ministério Público do Estado da Bahia, na conta corrente 992.303-9, agência 3832-6 (Banco do Brasil) - feito exclusivamente em dinheiro ou transferência bancária. A prova será realizada no dia 6 de novembro.

Caixa não pode financiar 'Minha Casa' com FGTS Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O Ministério das Cidades desautorizou a Caixa Econômica Federal a utilizar, em contratações do programa “Minha Casa, Minha Vida”, recursos do FGTS, do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR) e do Fundo de Desenvolvimento Social (FDS) “enquanto não constar no orçamento fiscal e da seguridade social rubrica específica correspondente à contabilização dos adiantamentos concedidos a partir de disponibilidades dos referidos fundos”. De acordo com o Uol, a decisão consta da Instrução Normativa (IN) 24, de 23 de setembro de 2016, assinada pelo ministro Bruno Araújo e publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira (26). Dentre outras considerações, a medida cumpre determinação do Tribunal de Contas da União (TCU) proferida por meio do Acórdão 3.297/2015, de dezembro do ano passado. Segundo a IN, caberá à Secretaria Executiva do Ministério das Cidades avaliar a conveniência e oportunidade de propor a ação orçamentária necessária e seus limites financeiros e orçamentários, “bem como adotar providências visando à contratação de operação de crédito interno que permita quitar passivos da União referentes ao Programa Minha Casa Minha Vida, provenientes de utilização de recursos oriundos do FGTS, do FAR e do FDS”.

Colisão entre caminhões boiadeiros na madrugada de hoje na BR-030 em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O trecho de travessia da linha férrea na BR-030, entre a Vila Presidente Vargas e o Aeroporto Sócrates Mariani Bittencourt, em Brumado, foi palco de mais um acidente registrado na madrugada desta segunda-feira (26). Desta vez, dois caminhões boiadeiros que regressavam para a cidade após terem feito a entrega de gados no município de Mortugaba se envolveram em uma colisão. O caminheiro que estava à frente disse que foi obrigado a realizar uma frenagem brusca, o que provocou a colisão traseira com o outro veículo. Ele alega que as lombadas antes da linha férrea estão mal sinalizadas e que no local deveria existir um sonorizador para alertar os condutores que desconhecem o percurso. Segundo apurou o site Brumado Notícias, o caminheiro que colidiu de frente sofreu alguns ferimentos e recebeu os primeiros socorros do Samu 192, com a ajuda da Polícia Rodoviária Estadual, sendo encaminhado ao Hospital Professor Magalhães Neto. O caminhão teve a boleia totalmente destruída.

Eleições 2016: Verifique a situação do registro de seu candidato Foto: Reprodução/TRE-BA

O DivulgaCandContas é o sistema responsável pela divulgação das candidaturas e das prestações de contas dos candidatos e dos partidos políticos em todo o Brasil. Por meio desse sistema, é possível consultar o quantitativo de candidaturas e verificar a situação de cada candidato. Ao consultar a situação do registro de algum candidato, o usuário vai se deparar com algumas informações. “Cadastrado” significa que o pedido foi protocolado dentro do prazo e recebido pela Justiça Eleitoral. Após o cadastro, o pedido de registro pode ser classificado como: “Aguardando Julgamento”, ou seja, quando o pedido foi recebido pela Justiça Eleitoral, mas as informações ainda não foram analisadas pelo juiz responsável. Depois de julgado pelo juiz eleitoral, o pedido de registro de candidatura pode ser classificado como: “Deferido”, quando o candidato atende a todas as condições impostas pela legislação; “Deferido com Recurso”, quando o pedido de registro de candidatura foi julgado procedente, mas houve a interposição de recurso contra a decisão; “Indeferido”, quando o pedido de registro é julgado improcedente em virtude de o candidato não atender às condições impostas pela legislação; e “Indeferido com Recurso”, quando o candidato que teve o pedido de registro negado e entra com recurso contra tal decisão. O candidato é considerado “Apto” quando se encontra habilitado para ser votado na urna eletrônica. É considerado “Inapto” quando não está habilitado para ser votado na urna eletrônica. O sistema DivulgaCandContas é disponibilizado na internet para todos os cidadãos. Para acessá-lo, não há necessidade de cadastro prévio ou autenticação de usuário.

Eleições 2016: Nilo Coelho lidera intenções de voto em Guanambi

A Rádio Cultura de Guanambi contratou a empresa Farani Consultoria e Pesquisa para avaliar a preferência do eleitorado faltando apenas poucos dias para as eleições municipais. Na pesquisa espontânea, sem a apresentação dos nomes dos candidatos, 40,8% disseram que votaria em Nilo Coelho (PSDB), 28,8% votariam em Jairo Magalhães (PSB), 26,8% não sabem, brancos e nulos somam 2,3% e 1,3 votariam em Charles Fernandes (PP). 

Eleições 2016: Nilo Coelho lidera intenções de voto em Guanambi

Já na pesquisa estimulada, quando são apresentados os nomes dos candidatos, 47% disseram que votariam em Nilo Coelho, 34,5% votariam em Jairo Magalhães, 13% disseram que não sabem e 5,5% votariam em branco ou anulariam o voto. A pesquisa foi realizada entre os dias 21 e 22 e ouviu 400 entrevistados em todo o município, incluindo distritos e zona rural. A margem de erro é de 5% para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%. O número de registro junto ao TRE é BA-05995/2016.

A Prefeitura Municipal de Brumado está convocando toda a comunidade para participar da Revisão do Plano Diretor Municipal, que irá acontecer em várias audiências públicas. O Plano Diretor Municipal é um instrumento de planejamento da aplicação da política urbana para os próximos dez anos. Além de definir todas as ações e investimentos para a infraestrutura, ele também direciona todas as diretrizes do ordenamento territorial do município. A agenda das audiências públicas ficou assim definida: Sede, 04 de Outubro, às 19h, na Sala de Treinamento da Prefeitura; Itaquaraí, 05 de Outubro, às 10h, no Posto de Saúde; Ubiraçaba, 05 de Outubro, às 16h, no Prédio do Canteiro Esperança; Cristalândia, 06 de Outubro, às 10h, no Posto de Saúde; Arrecife, 06 de Outubro, às 16h, na Quadra da Escola Miguel Mirante; e Vila Presidente Vargas, 07 de Outubro, às 10h, no CRAS Yolanda Pires.

Sorteio para ajudar nas obras assistenciais da SEAV é realizado em Brumado

No último sábado (24), foi realizado na Praça Coronel Zeca Leite, em Brumado, o sorteio de quatro bezerros e um cavalo, promovido para angariar fundos para as obras assistenciais da Sociedade Espírita Albino Viana - SEAV. O evento foi animado pelo DJ G-tona e contou com muitas guloseimas. O ganhador do sorteio foi o advogado Welton Caires. A SEAV está à frente da construção do Condomínio Recanto do Amor Dr. Nelson Lula, uma casa de apoio para abrigo de pessoas enfermas, que estejam fazendo tratamento de saúde na cidade e não tenham onde ficar. Oito leitos são exclusivamente destinados para pessoas que façam tratamento contra o câncer. O condomínio fica localizado na Rua Idália Souza Ribeiro, no Bairro Cidade das Esmeraldas, e também é sede própria da SEAV.

Coelba informa sobre desligamento programado em parte do Bairro Jardim Brasil em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Na próxima terça-feira (27), de 8h às 14h, o fornecimento de energia elétrica será temporariamente interrompido em parte do Bairro Jardim Brasil, em Brumado. Segundo a Coelba, as localidades atingidas serão: Avenida Vereadora Esther, Rua Vereador Paulo Chaves, Rua Sergipe, Rua Bahia, Rua Guilhermino Ribeiro, Rua Olavo Bilac, Rua Euzino Tanajura, Rua Otávio Mangabeira, Rua Manoel de Castro Silva e Rua Paulo Chaves. O desligamento é necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local. Para evitar acidentes, a Coelba recomenda que eventuais reparos nas instalações elétricas internas ou em equipamentos sejam feitos com a chave geral desligada e os aparelhos retirados das tomadas, mesmo durante o período de interrupção de energia, pois o fornecimento pode ser restabelecido antes do horário previsto.

Capotamento tira a vida de motorista na BA-148 entre Rio de Contas e Jussiape Foto: WhatsApp/Brumado Notícias

Um homem de 33 anos morreu em um acidente de carro no final da tarde de domingo (25), na BA-148, entre Rio de Contas e Jussiape, na Chapada Diamantina. Segundo informações da Polícia Rodoviária, Antônio Marcos Barbosa Caires, conhecido como Carreirinha, perdeu o controle do veículo e capotou na rodovia. A vítima não resistiu aos ferimentos e morreu no local. Ele era caminhoneiro e residia em Engenho Novo, zona rural de Rio de Contas. Equipes da Polícia Rodoviária Estadual (PRE) e do Instituto Médico Legal (IML) de Brumado foram mobilizadas a fim de registrar a ocorrência e remover o corpo.

Deputada Ivana Bastos trata de melhorias na segurança de Guanambi Foto: Camila Queiroz

Na última semana, a deputada estadual Ivana Bastos (PSD) se reuniu com o comandante do 17° Batalhão, em Guanambi, Coronel Marcelo Pinto. Também participaram da reunião o capitão Suarez e o diretor Administrativo da Bahiafarma e líder político local, Paulo Costa. Na ocasião, a parlamentar conversou sobre o reforço do policiamento e as viaturas entregues ao batalhão, após solicitação da deputada durante audiência com o Comandante Geral da Polícia Militar, Coronel Anselmo Alves Brandão, em Salvador. Para a deputada, melhorias na segurança são essenciais para o desenvolvimento do município. “As ações do meu mandato sempre foram em prol do aumento da qualidade de vida das pessoas. Esse reforço e essas viaturas vão levar mais conforto para a população, mas precisamos investir ainda mais”, destacou Bastos.

Brumado vence Caetité de virada e pega Itapetinga na próxima fase do intermunicipal de futebol Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Por pouco a seleção brumadense de futebol não deu adeus ao Campeonato Intermunicipal de Futebol. Jogando no Estádio Municipal Gilberto Cardoso contra a seleção de Caetité, o selecionado de Brumado manteve maior posse de bola, mas fez um primeiro tempo apático, com muitas falhas no ataque e ainda permitiu que o time adversário abrisse o marcador em uma cobrança de pênalti. Ao final da etapa inicial, a torcida vaiou o time e os jogadores deixaram o gramado cabisbaixos. O resultado negativo deixava a seleção no último lugar do grupo e, consequentemente, fora da competição. Porém, o puxão de orelha aplicado pelo técnico Paulo Lobo no vestiário surtiu efeito e o time retornou ao campo no segundo tempo com outra postura: mais produtivo e acertando os passes até chegar ao gol de empate e a virada. Com o apito final e o resultado favorável em 2x1, o selecionado brumadense terminou a fase no segundo lugar do grupo, com 08 pontos. 

Brumado vence Caetité de virada e pega Itapetinga na próxima fase do intermunicipal de futebol Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O time de Vitória da Conquista, que venceu Dom Basílio por 1x0, fechou a fase como líder absoluto, somando o dobro de pontos do segundo colocado, 16. Já o time de Dom Basílio, mesmo com a derrota, passou para a próxima etapa da competição. O time de Brumado se prepara agora para pegar um dos maiores rivais na competição, o selecionado de Itapetinga. Como fez uma campanha inferior na primeira fase, o primeiro jogo será em solo brumadense. Dom Basílio enfrentará Luiz Eduardo Magalhães e Vitória da Conquista terá pela frente o selecionado de Paratinga. As próximas fases serão no estilo mata-mata, com jogos de ida e volta. Na primeira fase do intermunicipal foram realizados 198 jogos, com 482 gols marcados, ou seja, uma média de 2,43 por partida.

Brumado Park: Saiba por que as pessoas preferem morar em condomínios fechados

Morar em condomínio fechado já foi visto como sinônimo de status. Hoje, entretanto, são outras as percepções que levam as pessoas a optarem por esse tipo de moradia. Um dos motivos é a privacidade e outro fator fundamental é a questão da segurança, já que em um condomínio fechado as ocorrências são bem menores e as condições de segurança, com portaria 24 horas, cerca elétrica, possibilidade de monitoramento por câmeras e rondas noturnas, por exemplo, são bem maiores. Outros itens apontados em pesquisas são o senso de comunidade que se cria em um ambiente assim, as áreas de lazer para adultos e crianças e o estilo da moradia, normalmente com um bom padrão de construção. A E2 Engenharia e Empreendimentos, inserida nessa necessidade do mercado, constrói em Brumado o primeiro condomínio fechado da cidade. Esses atributos refletem uma moradia com muito mais conforto, segurança, tranquilidade, qualidade de vida e opções de lazer. O Brumado Park Residence é um conjunto de 12 prédios com 16 apartamentos cada. Com área de terreno de 35.000m², é cercado por muros e o acesso será por uma guarita, guardada por porteiro 24h. Entendendo a importância do contato com a natureza para a saúde física e mental dos moradores, o condomínio também vai dispor de um total de 15.000 m² dedicados a áreas verdes e jardins. Os itens de lazer são variados: quadra esportiva, piscina adulto e infantil, parquinho, churrasqueira, salão de jogos, academia, brinquedoteca, sala de vídeo, salão de eventos, entre outros. A comodidade na hora de morar se torna ainda mais completa com as instalações de redes de água, esgoto, elétrica e iluminação pública na área do condomínio e nos arredores, além de sistema de gás canalizado e individual para o apartamento.

Eleições 2016: Brumadenses vão escolher novo prefeito no próximo domingo (02) Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

No próximo domingo (02), os 47.845 eleitores de Brumado vão escolher o novo prefeito que governará a cidade pelos próximos quatro anos. Segundo dados apurados pelo site Brumado Notícias, o maior número do eleitorado está na sede do município, com 34.005, sendo que 13.840 estão na zona rural. Na disputa, quatro candidatos tentam chegar à cadeira executiva da cidade: Alessandro Lôbo (PRB), Eduardo Vasconcelos (PSB), Manelão (PMDB) e Genivaldo Azevedo (PTdoB). Também no domingo os eleitores terão a oportunidade de escolher os treze vereadores que vão representá-los no legislativo.

Começou a Semana Light na Praticook em Brumado

Nesta semana, a Praticook preparou uma surpresa especial para todos os clientes: a Semana Light. Durante toda a semana, todos os produtos integrais e ligth estarão com 20% de desconto. É a sua chance de começar a se alimentar melhor pagando menos. Na loja, você encontra uma variedade enorme de produtos saudáveis e saborosos. Passe agora mesmo na Praticook e conheça o showroom saudável da loja, que fica localizada na Praça Coronel Zeca Leite, 08-A. Para maiores informações, ligue (77) 3441-0687 e (77) 99961-0687.

Eleições 2016: Tempo médio de votação é estimado em um minuto em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Nas eleições do próximo dia 2 de outubro, o tempo médio de votação não deverá ultrapassar um minuto, tendo em vista que a escolha recai apenas sobre os cargos de prefeito e vereador. Os candidatos a prefeito são identificados por dois dígitos, já os vereadores por cinco. A estimativa é do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e foi calculada com base nos dados de eleições municipais anteriores. Em 2012, o tempo médio foi de 40 segundos. Nas eleições municipais de 2008, cada eleitor levou 31 segundos, em média, para fazer sua opção. Esse é o tempo calculado a partir do momento em que o eleitor se dirige à urna até o instante em que confirma o voto no segundo cargo (prefeito).

Ex-ministro Antônio Palocci é preso em nova fase da Lava Jato Foto: Antônio Cruz/Abr

O ex-ministro da Fazenda do governo Lula e ex-ministro da Casa Civil de Dilma Rousseff, Antônio Palocci, foi preso na manhã desta segunda-feira (26) pela 35ª fase da Operação Lava Jato. O pedido da prisão foi feito pela Polícia Federal. A investigação vê indícios de que o ex-ministro agiu de forma direta para dar vantagens econômicas à Odebrecht quando se tratava de contratações com os setores do poder público. De acordo com a PF, Palocci e seu grupo político foram beneficiados pela empreiteira. A 'Operação Omertà', como foi batizada esta fase da Lava Jato, investiga a tentativa de conversão de uma medida provisória de incentivos fiscais em benefício da Odebrecht, o aumento da linha de crédito no Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (Bndes) em um país africano, além da aquisição de 21 navios-sonda por parte da Petrobras para exploração do pré-sal. Estão sendo cumpridos 21 mandados de busca, 3 de prisão temporária e 15 de condução coercitiva em São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal.

Polícia prende assaltante armados em Malhada de Pedras Foto: Divulgação/PM

Por volta de 23h do último sábado (24), uma guarnição da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar, em Malhada de Pedras, no sudoeste baiano, juntamente com uma guarnição de Guajeru, prendeu os indivíduos Maxuel da Silva Bastos, de 24 anos, e Marcos Mendes Pereira, de 26 anos. Os mesmos foram presos depois de terem efetuados dois assaltos, a bordo de uma motocicleta. Segundo informações da polícia, a dupla roubou três celulares e uma quantia de R$ 130 em espécie. Um assalto ocorreu na Rua Gerôcio Azevedo e o outro na Rua Diógenes Santos, em Malhada de Pedras. Os autores foram interceptados no km 13 da BA-148. Após avistarem a viatura, eles jogaram os celulares e um revólver calibre 32 no matagal às margens da rodovia, mas o material foi localizado. Ambos foram apresentados na delegacia de Brumado.

Conheça os tratamentos disponíveis na Clínica Luiza Feres em Brumado

A Clínica Luiza Feres oferece tratamentos de ponta com os melhores aparelhos do mercado. Os pacotes são montados individualmente, de acordo com o objetivo do paciente. Todos os tratamentos são acompanhados de fórmulas e produtos ortomoleculares que aceleram o resultado e desintoxicam o organismo. Agora você também associa os tratamentos aos kits hipocalóricos e detox disponíveis na Praticook. Você perde peso e medidas! A Praticook e a Clínica Luiza Feres te ajudam a recuperar o seu peso ideal. A clínica fica localizada na Rua Cassemiro Pinheiro Azevedo, 254. Os telefones são (77) 3441-3298 / (77) 99962-3010 / (77) 99997-3200. Luiza Soares Feres é especialista em Método 5S de Emagrecimento, Terapia Ortomolecular, Dermato Funcional, Peelings e Criolipólise.

Brumado: Polícia esclarece autoria de homicídio de adolescente Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Um menor de 14 anos foi morto a tiros no Bairro Urbis II, em Brumado, em junho do ano passado. A 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin) encaminhou ao Judiciário o inquérito policial para instaurar a prática do homicídio. As apurações foram iniciadas pelo delegado Romilson Dourado dos Santos, sendo o inquérito posteriormente presidido pelo delegado Leonardo Soares. Através de investigações, o crime foi elucidado e os responsáveis são: Gabriel Santos do Carmo e um adolescente, que teve seu mandado de internação provisória cumprido ainda em junho de 2015. A prisão de Gabriel do Carmo foi decretada, porém o mandado não chegou a ser cumprido, pois o mesmo faleceu em janeiro deste ano, em confronto com policiais militares.

Com salada de frutas, autônoma brumadense tenta bancar faculdade da filha Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Ao invés de reclamar e lamentar a falta de recursos, a dona de casa Andreia Trindade resolveu driblar a crise e pesquisou meios através dos quais poderia colaborar e ajudar o marido a cobrir as despesas do lar. Em entrevista ao site Brumado Notícias, a autônoma atendeu o conselho da irmã e apostou na sua receita caseira de salada de frutas para vender nas ruas da cidade. Com potinhos armazenados em uma caixa de isopor, a vendedora já formou uma boa clientela e é conhecida como a “menina da salada de frutas”. A salada contém sete frutas diferentes e o cliente ainda escolhe incrementar a mesma com leite condensado ou creme de leite. Andreia declarou que tem conseguido ajudar o marido a pagar o aluguel e em outras despesas da casa. Ela disse que vem guardando uma porcentagem para comprar um carrinho personalizado para expor o produto e outra porcentagem para ajudar a custear a faculdade da filha. “Sim, existe uma crise, mas se baixarmos a cabeça essa crise piora ainda mais. Eu andava estressada de preocupação com as despesas de casa, mas depois que resolvi ir pra batalha estou conseguido sair do tédio e do marasmo. Agora, ao invés de ficar queixando, estou muito feliz em poder ajudar meu marido. Não ganho muito dinheiro, mas tenho ganhado bastante em satisfação, pois é bom ver que aquilo que fazemos com amor é apreciado e aprovado por outros. Com  minha salada espero poder ajudar minha filha a ter sua tão desejada formação profissional na faculdade”, destacou.

Eleições 2016: Mais uma pesquisa eleitoral é registrada em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Mais uma pesquisa eleitoral foi registrada neste domingo (25) no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para o município de Brumado. Com o registro de número    BA-00710/2016, a nova sondagem vai trazer as intenções de voto do eleitorado da capital do minério para o executivo e o legislativo municipal. O levantamento terá início na próxima terça-feira (27) e o resultado será divulgado no próximo sábado (01). Serão entrevistadas 600 pessoas na sede e zona rural do município. Segundo levantamento realizado pelo site Brumado Notícias, a contratante é a empresa Brumado Urgente Ltda, e a Gasparetto Pesquisas e Estatísticas Ltda-ME realizará a sondagem na cidade.

Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida

Com o objetivo de facilitar a marcação de consultas, a Clínica Mais Vida criou um quadro com os horários de atendimento de cada especialista. Na Clínica Mais Vida você pode marcar exames de laboratório e ultrassom. A clínica funciona de segunda a sábado. Confira o quadro acima e marque a sua consulta através dos telefones (77) 3441-4545 ou (77) 99951-4755. A clínica está localizada na Avenida Otávio Mangabeira, 265.

Moradores ficam até 30 dias sem água em casa no sul da Bahia Foto: Reprodução/TV Santa Cruz

Moradores de Itabatã, distrito de Mucuri, na região sul da Bahia, sofrem com a falta de água constante nas residências e estabelecimentos comerciais. Segundo relatos de moradores, em algumas casas não cai água há um mês. De acordo com o G1, a situação é um problema para mais de 20 mil moradores. Franciele Lima tem uma lanchonete no terminal rodoviário e diz que está difícil trabalhar. “Quase um mês que está sem água aqui. Semana passada o carro-pipa encheu aqui a água, mas mesmo assim, foi pouca água, acabou. Aqui nós temos que pegar água para lavar, para limpar, tem que pedir ao vizinho”, reclama a comerciante. A situação tem obrigado muita gente buscar alternativas para não ficar sem água. Por isso, a procura por tanques e bombas d'água aumentou muito em uma loja de materiais de construção da cidade. “Em 90 dias, a procura aumentou em média de 60 a 70%”, calcula o gerente da loja, Vanilson Reis. Segundo a Embasa, o fornecimento está sendo feito por quatro carros-pipa, sendo que três deles são usados para abastecer o reservatório da estação de tratamento, que depois distribui para casas em dias alternados.

Arquivo