Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
10/2013
Sebastião Laranjeiras: Brincando, mãe esfaqueia o próprio filho Carlos Roberto Rodrigues, 32 anos, já passou por uma cirurgia e está internado no Hospital Regional de Guanambi.

Um crime chamou a atenção do município de Sebastião Laranjeiras, no sudoeste baiano, na última segunda-feira (28). Carlos Roberto Rodrigues, 32 anos, foi esfaqueado pela própria mãe, Salete Maria Rodrigues de 49 anos, por volta das 16 horas em sua residência. A vítima levou uma facada no abdômen e foi encaminhado para a Emergência do Hospital Regional de Guanambi. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, Carlos já passou por uma cirurgia e está internado na unidade hospitalar. De acordo com familiares, não houve uma tentativa de homicídio, pois mãe e filho estavam brincando e a facada foi um acidente. Carlos ainda pediu para que a mãe não fosse presa. O quadro clínico do homem é considerado como grave.

Municípios do sudoeste baiano vão receber novos juízes; Brumado terá substituto Carlos Davi Lopes Correia Lima que vai assumir a Comarca de Rio de Contas irá substituir na capital do minério. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Nesta terça-feira (29), quinze municípios do sudoeste baiano vão receber juízes de direito – Tanhaçu, Urandi, Encruzilhada, Maracás, Piatã, Cândido Sales, Rio de Contas, Caculé, Riacho de Santana, Boquira, Condeúba, Jequié, Carinhanha, Paramirim e Tanque Novo. Os magistrados foram formados no mais recente concurso realizado pelo Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), que em 20 anos está colocando para atuar a maior turma de juízes no estado. O certame foi feito em janeiro de 2012 e no último dia 23 os aprovados terminaram a fase presencial do curso de formação. Os novos juízes continuarão fazendo apenas cursos à distância e atividades monitoradas. Brumado, que é um município carente de magistrados, vai receber dessa turma formada um juiz substituto, Carlos Davi Lopes Correia Lima, o qual foi designado pelo presidente do TJ-BA, desembargador Mário Alberto Simões Hirs, para exercer atividades em Rio de Contas e na comarca brumadense. Entretanto, os atuais magistrados de Brumado já comentaram que seria necessário ter pelo menos mais três juízes, pois a quantidade de processos é grande e pelo fato de a comarca atender ainda Aracatu e Malhada de Pedras.

Brumado: Caminhão para em faixa de pedestre e ainda esconde semáforo O caminhoneiro só saiu do local após ser notificado pela polícia e ter recebido bronca dos policiais por causa da infração de trânsito. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

A falta de respeito à sinalização é uma das marcas do trânsito de Brumado. Um exemplo disso aconteceu na manhã desta segunda-feira (28), quando a reportagem do site Brumado Notícias flagrou um caminhão baú que ficou estacionado por cerca de 20 minutos em cima da faixa de pedestre e ainda tampou a visão do semáforo no Centro da cidade. Muitos transeuntes ficaram irritados com o motorista do veículo, que permaneceu na cabine do caminhão procurando notas para entrega de mercadorias. O caminhoneiro só saiu do local após ser notificado pela polícia e ter recebido bronca dos policiais por causa da infração de trânsito. “Quando a multa chega em casa quer xingar Deus e o mundo, se achando dono da razão, mesmo tendo cometido o erro. Realmente temos necessidade urgente de educação no trânsito”, comentou a diarista Romilza Alves ao analisar a situação.

Brumado: Baixa umidade e calor nesta segunda e previsão de chuva na quarta-feira A barragem do Rio do Antônio, está com o nível tão baixo ao ponto de aparecer muitas bancas de areia ao longo do leito do rio. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Oito dias após ter registrado uma chuva de 75 mm, a cidade de Brumado voltou a ter dias bastante quentes, como esta segunda-feira (28). Segundo o mapa da estação Clima Tempo, os termômetros chegaram a 35°C, mas para os brumadenses a sensação térmica era mais de 40°C. Além do forte calor, outro agravante para a população é o tempo seco, neste dia 28, a de umidade relativa do ar ficou em apenas 20%. A seca em toda a região obrigou a Prefeitura de Brumado a decretar estado de emergência, algo que já dura mais de oito anos. Sem chuva e com temperaturas altas, muitos mananciais no interior do município já se secaram. Na tarde de hoje, a equipe de reportagem do site Brumado Notícias conseguiu registrar a situação crítica na qual se encontra a Barragem do Rio do Antônio, que mesmo sem a água ser aproveitada para o sustento da cidade, está com o nível tão baixo ao ponto de aparecer muitas bancas de areia ao longo do leito do rio. 

Brumado: Baixa umidade e calor nesta segunda e previsão de chuva na quarta-feira Há algum tempo, o local armazenava praticamente a sua capacidade total, de 6 milhões de metros cúbicos de água. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Há algum tempo, a barragem armazenava praticamente a sua capacidade total, de 6 milhões de metros cúbicos de água. Mas para a alegria dos brumadenses, a estação Clima Tempo prevê uma melhora na situação ainda durante esta semana. Os dados meteorológicos apontam que a partir desta terça-feira (29) haverá períodos de céu nublado com garoa na capital do minério, e ainda poderá chover na quarta-feira (30) e também na quinta-feira (31), abaixando a temperatura para 25ºC, aumentando a umidade do ar para 49%. 

Piraí: “Mendigo deveria virar ração para peixe”, diz vereador Russo A declaração de José Paulo Carvalho de Oliveira foi dada na sessão da câmara ao defender projeto que proíbe voto a moradores de rua. (Foto: Divulgação).

“Mendigo deveria até virar ração para peixe”. A declaração, dada na Câmara Municipal de Piraí, no Sul Fluminense, pelo vereador José Paulo Carvalho de Oliveira, o Russo (PT do B), na sessão ordinária de 8 de outubro deste ano, virou o assunto da cidade desde a última sexta-feira, quando um vídeo com o discurso foi postado no Youtube. O vereador opinava sobre o voto a moradores de rua. “Mendigo não tem que votar. Mendigo não faz nada. Ele não tem que tomar atitude nenhuma. Aliás, acho que deveria até virar ração para peixe. Eu não dou nada para mendigo. Não adianta me pedir que eu não dou. Se quiser, vai trabalhar”, discursou. Wilden Vieira da Silva, o Prico (PSD), presidente da Câmara estava na sessão e ouviu o discurso. Ele confirmou as declarações e disse que pretende se reunir com todos os moradores até esta terça para decidir que medidas tomará em relação a Russo. Para Prico, a declaração polêmica não fere a imagem da Casa. “Foi a opinião pessoal dele, que não feria em nada a imagem da Câmara. Ele fala em nome dele. Foi um fato isolado”. Segundo ele, a declaração de Russo foi logo após a declaração de um outro vereador que fez considerações sobre os 25 anos da Constituição Federal. Moradores estariam se mobilizando para fazer uma manifestação de repúdio em frente à Câmara, nesta terça-feira (29). As informações são do Extra.

Petrobras quer reajuste automático para combustíveis A empresa enviou ao Ministério da Fazenda na última sexta-feira (25) o pedido para uma nova política de preços dos combustíveis. (Foto: Reprodução).

O Ministério da Fazenda recebeu na última sexta-feira (25) o pedido da Petrobras para uma nova política de preços dos combustíveis, a qual prevê reajustes automáticos e periódicos dos mesmos. A metodologia dessa nova política consiste em reajustar conforme a necessidade de alinhamento com os valores praticados no mercado internacional. A diretoria da Petrobras aprovou a política, mas o ministro da Fazenda, Guido Mantega, que é também presidente do Conselho da Petrobras, pediu mais estudos sobre a metodologia, preocupado com o impacto na inflação. A resposta sobre a aprovação ou rejeição da nova política deverá ser dada até dia 22 de novembro pelo Conselho. O foco dessa metodologia está nos valores praticados para a gasolina e óleo diesel, os quais geram mais receita da Petrobras e pesam mais na inflação. Ao anunciar a possibilidade da nova política nesta segunda-feira (28), o diretor financeiro da estatal, Almir Barbassa, evitou falar se terá um mecanismo para evitar que as eventuais altas dos combustíveis sejam repassadas ao consumidor. Informações do Reuters.

“Faltou organização e planejamento da Liga Brumadense de Futebol”, diz Acácia Gondim A secretária de Educação, Esporte, Cultura e Lazer disse que o presidente da LBF precisa dialogar com a prefeitura. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Depois de ter sido criticada pelo presidente da Liga Brumadense de Futebol (LBF) Emanuel Araújo Lima por causa da eliminação da seleção de Brumado do Campeonato Intermunicipal de Futebol, a secretária municipal de Educação, Esporte, Cultura e Lazer, Acácia Gondim decidiu responder às afirmações. Na manhã desta segunda-feira (28), Gondim concedeu entrevista ao site Brumado Notícias e declarou que o presidente da LBF deveria ter organizado e planejado melhor a participação brumadense na competição. “Ele precisa dialogar mais com a prefeitura, com mais antecedência. Eu acredito que ele como pessoa pública saiba como se trabalha com recursos públicos, é preciso planejamento, e ele entrou no campeonato sem planejar previamente. Se ele tivesse sentado comigo para elaborarmos um plano para o campeonato, nosso apoio teria sido bem maior”, garantiu Acácia. A secretária fez questão de dizer que Emanuel Lima se equivocou ao falar sobre o auxílio da prefeitura de Brumado no intermunicipal. 

“Faltou organização e planejamento da Liga Brumadense de Futebol”, diz Acácia Gondim Segundo Acácia, “dinheiro público a gente não trabalha como acha melhor, mas utiliza de acordo com a lei”. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

“O que ele nos pediu foi cedido, que foi o transporte e os materiais esportivos. Ele solicitou também dinheiro para refeição e não tinha como dar, porque eu não tenho dinheiro na gaveta da secretaria. Para a prefeitura liberar verba é preciso fazer todo um processo, que passa pela aprovação da administração, e eu não posso corromper a prefeitura dando dinheiro para ser carregado no bolso”, argumentou Gondim, lembrando que tudo em órgão público necessita de licitação. De acordo com a responsável pela pasta do esporte no município, somente depois que as notas são recebidas pela prefeitura é que os gastos com alimentação e diárias de hotel poderiam ser pagos. “Há ainda uma nota de hospedagem pendente, que o setor jurídico está avaliando. Na nota diz que o jogo aconteceu em uma cidade e a hospedagem foi em outra. Então como vamos justificar ao Tribunal de Contas o pagamento de algo assim. Por isso encaminhamos para o setor jurídico”, esclareceu. Acácia deixou ainda um recado para o presidente da LBF: “Dinheiro público a gente não trabalha como acha melhor, mas utiliza de acordo com a lei”.

Brumado: Profissionais de educação física promovem Corrida Off Road A corrida acontecerá no próximo dia 30 de novembro.

Vai acontecer no próximo dia 30 de novembro 1ª Corrida Off Road de Brumado, com largada às 16h30, em frente à portaria da Magnesita. O evento é promovido pelos professores de educação física André Caires, André Luiz Azevedo e Cíntia Guimarães, que vão premiar o vencedor com R$ 1.000,00. Os três primeiros colocados receberão ainda troféus e todos os participantes que concluírem a prova – 7,5 km – ganharão medalhas. E a organização garante que a corrida terá pórtico de chegada, pódio, locução, DJ, stand, hidratação, alimentação e isolamento no percurso. Maiores informações através do e-mail corrida.off-road@hotmail.com ou pelos telefones (77) 9974-2888/ 9977-8149/ 9947-7717.

Atleta brumadense é campeão de Muay Thai em Vitória da Conquista Na disputa, o atleta Leandro Silva Queiroz, da Academia Team Ribeiro, sagrou-se como campeão na sua categoria ao vencer o lutador Cléberson Granja. (Foto: Divulgação).

No último sábado, dia 26, foi realizado em Vitória da Conquista o 6º Freestyle Fight Muay Thai, o maior evento do esporte na cidade. Na disputa, o atleta brumadense Leandro Silva Queiroz, da Academia Team Ribeiro, sagrou-se como campeão na sua categoria ao vencer o lutador Cléberson Granja, de Vitória da Conquista. “Fé em Deus, dedicação, força de vontade, companheirismo, humildade e respeito são os segredos para o sucesso”, afirmou o professor da Academia Team Ribeiro, Fabiano Ribeiro ao comentar sobre o destaque que a sua equipe vem tendo nas competições de Muay Thai.

Brumado: Coelba informa sobre aviso de desligamento de energia programado Segundo a empresa, o desligamento será necessário para o melhoramento na rede elétrica.

Na próxima sexta-feira (01), algumas ruas do Bairro Santa Tereza, em Brumado, ficarão sem energia no período da manhã – das 06h às 11h. De acordo com a Coelba, o desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem os serviços de melhoramento na rede elétrica com segurança. Confira os locais onde o fornecimento de energia elétrica será interrompido: Avenida Lindolfo Azevedo Brito, Fazenda Santa Inês, Loteamento São João, Rua Alício José de Lima, Rua Antônio Tanajura, Rua Argemiro Rodrigues Miranda, Rua Corina da Silva Caires, Rua Jesuíno Francisco Lisboa, Rua Jonas da Silva Leite, Rua Jorgeane Silva Mendes, Rua José L. Oliveira, Rua Lupércio José de Oliveira, Rua Maria Carolina, Rua Teodora da Silva Leite, Rua Urbano Risério De Amorim, Rua Vírginia da Silva Leite Travessa Lindolfo Azevedo Brito.

Brumado: 28% dos candidatos não fizeram as provas do Enem Durante a aplicação das provas, que ocorreram em 11 escolas, a coordenação do Enem contou com o apoio de mais de 400 colaboradores. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Segundo dados da coordenadoria do Enem em Brumado, mais de 3,7 mil pessoas se inscreveram para realização das provas aplicadas durante o último final de semana no município. Deste total, 28% não compareceram aos locais de prova, número considerado alto pela coordenação. Durante a aplicação das provas, que ocorreram em 11 escolas, a coordenação do Enem contou com o apoio de mais de 400 colaboradores. A polícia montou um esquema de segurança em todas as escolas garantindo assim um clima de tranquilidade para os participantes e envolvidos no Exame Nacional. Os gabaritos serão disponibilizados a partir desta terça-feira (29) no site do Inep.  

Brumado: Xangai canta, encanta e cobra dos governantes atenção à cultura regional O artista cantou versos e prosas e ainda arrancou gargalhadas dos presentes durante o show. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

O projeto Viveiro de Cantigas trouxe para Brumado na noite do último sábado (26) o violeiro Xangai. (Veja Fotos). O artista cantou versos e prosas e ainda arrancou gargalhadas dos presentes durante o show. Com músicas que fazem parte do cancioneiro nordestino e clássicos do bolero popular, Xangai fez a plateia acompanhar as canções e se emocionar. Entre um gole e outro de café, o artista conversou com velhos amigos de infância que estiveram no evento. O cantador também elogiou os artistas locais e disse que Brumado é um dos celeiros da arte no interior baiano. Em entrevista ao site Brumado Notícias, Xangai falou sobre sua apresentação e aproveitou para cobrar das autoridades e das emissoras de rádio e TV mais atenção aos artistas e à cultura regional. “Eu cantei, estou feliz da vida e quero voltar novamente. É preciso que quem toma conta dos nossos municípios, estados e nação não deixem a arte verdadeira diante de um quadro de indecorosidade que é a programação das emissoras. Estas não dão atenção aos artista na sua plenitude”, criticou Xangai.  

Sessão da Câmara de Brumado acontecerá na próxima quarta-feira (30) Além do Poder Legislativo outros órgãos também estão sem expediente na cidade. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Por conta do feriado do Dia do Servidor Público, comemorado nesta segunda-feira (28), a sessão da Câmara Municipal de Vereadores, que normalmente acontece às segundas-feiras, foi adiada para a próxima quarta-feira (30), às 18h30. Além da Casa Legislativa, outros órgãos públicos não estão funcionando, a exemplo da prefeitura municipal, que decretou ponto facultativo, da Direc 19 e do Fórum Dr. Duarte Moniz, além de outros.  

Em nota enviada ao site Brumado Notícias, a Assessoria de Comunicação (Ascom) afirma que o site oficial da prefeitura municipal de Brumado encontra-se fora do ar desde sábado (26) por questões técnicas. Segundo a Ascom, a empresa que oferece a hospedagem do site www.brumado.ba.gov.br já está providenciando a normalização e regularização da página. Em breve, o site deve voltar ao ar a fim de transmitir as informações de interesse da população brumadense.

Tanhaçu: Lei dá ao Disitro de Suçuarana chance de se transformar em município Além de Suçuarana outros 19 distritos podem ser emancipados caso a presidente Dilma sancione na íntegra a lei que devolve às assembleias a prerrogativa de criar cidades.

O distrito de Suçuarana, em Tanhaçu, pode se transformar em município caso a presidente Dilma Rousseff (PT) sancione na íntegra a lei que devolve às assembleias legislativas a prerrogativa de criar cidades. De acordo com o Jornal A Tarde, atualmente, a Bahia possui mais de 100 distritos com potencial para serem emancipados, mas apenas 20 superam o primeiro obstáculo imposto pela lei: ter uma população superior à média das cidades de pequeno e médio portes da região. Além da população mínima, o distrito também terá de coletar assinaturas de pelo menos 20% do eleitorado local, provar que possui viabilidade econômica e ainda enfrentar um plebiscito que vai abranger toda a população. Presidente da Comissão de Assuntos Territoriais e Emancipação, o deputado estadual João Bonfim (PDT) disse que a regras impostas pela lei são rígidas, o que impedirá a criação aleatória de municípios. O distrito de Suçuarana tem chances razoáveis no quesito população, pois tem a quantidade de habitantes quase igual à sede. Além deste, os distritos de Sambaíba (Itapicuru), Posto da Mata (Nova Viçosa), Vila do Café (Encruzilhada), Taboquinhas (Itacaré), Bom Sossego e Itubaça (Oliveira dos Brejinhos), Itabatã (Mucuri) e Salobro (Canarana) também têm chances reais de tornarem-se municípios futuramente.

Dois bandidos armados com um revólver calibre 38 assaltavam um casal de namorados nas proximidades de uma faculdade, na cidade de Guanambi, no sudoeste baiano, na última sexta-feira (25) quando foram surpreendidos por um policial à paisana. Segundo o radialista Radiola, o soldado reagiu à ação dos marginais e estes dispararam contra ele, que precisou revidar. O policial acertou um dos bandidos nas nádegas. Mesmo assim, a dupla conseguiu fugir e uma guarnição da polícia militar foi acionada, dando início a uma perseguição. Um dos bandidos, um menor de 17 anos, foi localizado e levado ao hospital por causa do tiro. Com ele foi encontrada a arma utilizada no assalto e a motocicleta usada pela dupla no assalto, que é produto de roubo. Na delegacia, o rapaz identificou seu comparsa como sendo Regiliano Lima Gomes, 23 anos, residente no Monte Pascoal. Ambos estão à disposição da justiça.

Jovem do distrito de Itaquaraí morre em acidente na BA-148 O motorista do carro perdeu o controle da direção, capotou e caiu em uma ribanceira. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

O jovem Poliano Morais da Silva, 27 anos, morador do distrito de Itaquaraí, em Brumado, faleceu após o veículo que ocupava capotar na BA-148, no trecho próximo ao povoado de Patos, entre os municípios de Livramento de Nossa Senhora e Brumado. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, o motorista do carro perdeu o controle da direção, capotou e caiu em uma ribanceira. Devido ao forte impacto, os dois jovens que ocupavam o veículo foram arremessados para fora. O Samu 192 foi acionado, mas Poliano Silva já estava sem vida quando os socorristas chegaram ao local. O motorista do carro fraturou a perna e foi hospitalizado no Hospital Municipal de Livramento de Nossa Senhora.

Brumado: Carro desvia de buraco e bate em placa de posto de combustíveis O condutor chegou a ficar desacordado por alguns minutos após a colisão. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Ao tentar desviar de um buraco na Avenida Centenário, em Brumado, um motorista acabou colidindo em uma mureta com uma placa de preços de um posto de combustíveis. O acidente ocorreu na noite do último sábado (26). O condutor chegou a ficar desacordado por alguns minutos após a colisão, mas assim que recebeu os primeiros socorros do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) recuperou a consciência e foi encaminhado ao Hospital Professor Magalhães Neto com escoriações e suspeita de fraturas. O veículo ficou bastante danificado.

Brumado: Carro desvia de buraco e bate em placa de posto de combustíveis O veículo ficou bastante danificado. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).
Site da prefeitura de Brumado está inacessível Links úteis como a emissão de Nota Fiscal Eletrônica, Prestação de Contas e o Portal da Transparência estão indisponíveis. (Foto: Reprodução).

O site oficial da Prefeitura de Brumado está fora do ar na manhã desta segunda-feira (28). Os motivos ainda não foram divulgados pela administração, pois hoje se comemora o Dia do Servidor Público e os serviços administrativos do paço municipal não estão funcionando. Links úteis como a emissão de Nota Fiscal Eletrônica, Prestação de Contas e o Portal da Transparência estão indisponíveis. “Esta página da web não está disponível”, informa quando um internauta tenta acessar a home page

Brumado: Com duas derrotas na semifinal, o Feirense está fora do campeonato de futsal O time comandado pelo técnico Hozannar Risério foi surpreendido por seus adversários Tanhaçu e Barra da Estiva. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

O fim de semana não foi dos melhores para a equipe de futsal do Feirense, considerada a favorita para vencer o Zonal Semifinal de Futsal do Campeonato Baiano disputado no Ginásio Poliesportivo Antônio Alves Ribeiro, em Brumado. O time comandado pelo técnico Hozannar Risério foi surpreendido por seus adversários Tanhaçu e Barra da Estiva, que venceram os jogos contra a equipe brumadense no último sábado (26) por 5 x 3 e 5 x 4 respectivamente. Após empate de 6 x 6 na manhã deste domingo (27) não foi necessário que as equipes do Feirense e de Aracatu entrassem em quadra para realizarem a partida final, pois com os resultados negativos do sábado as duas equipes já estavam eliminadas da competição. O Feirense agora dará atenção às disputas do campeonato local com jogo decisivo na próxima sexta-feira (01) contra o Juventude pelas semifinais do brumadense de futsal.

Brumado: Acidente na escuridão da rótula do anel viário na BR-030 Uma amarok acabou invadindo o canteiro central da rótula e colidiu com um carro que foi incendiado na última quinta-feira (24). (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Após um carro capotar e pegar fogo na noite da última quinta-feira (24), na rótula do anel viário da BR-030, o local voltou a ser palco de outro acidente na noite de sábado (26). Por pouco não aconteceu uma tragédia, pois o veículo acabou invadindo o canteiro central da rótula e colidiu com um carro incendiado que ainda estava no local. O condutor foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) e conduzido ao Hospital Professor Magalhães Neto. Em depoimento, o homem declarou que foi obrigado a invadir o canteiro para não bater de frente com outro veículo, já que ele estava na contramão devido à falha de sinalização da rótula. Mesmo com a placa de sinalização localizada acerca de 200 metros do local, os condutores reclamam que a mesma está muito próxima da curva e que ela é a única placa no trecho indicando o trevo. Além disso, os motoristas também reclamam da falta de iluminação no trecho. “A gente vem em alta velocidade e encontra apenas uma placa já em cima da curva. Não dá nem tempo de perceber do que se trata e quando menos se espera já estamos dentro da rótula, na contramão da direção”, reclamou o motorista ao site Brumado Notícias.

Brumado: Acidente na escuridão da rótula do anel viário na BR-030 O homem declarou que foi obrigado a invadir o canteiro para não bater de frente com outro veículo. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).
Guanambi: Três morrem em acidente na BA-573 Segundo a polícia, o acidente aconteceu nas proximidades da BA-573, após os dois veículos, conduzidos pelos dois homens, se chocarem. (Foto: Jornal Tribuna Popular de Guanambi).

Três pessoas morreram após dois carros baterem na Avenida Vereador Va do Nato, na cidade de Guanambi, no sudoeste baiano. De acordo com informações do delegado Joseberto Riberio Cruz, titular da unidade, o acidente aconteceu na noite do domingo (27) na saída para o município de Matina. De acordo com o G1, entre as vítimas estão dois homens (condutores do veículo) e uma mulher. Segundo informações da polícia, o acidente aconteceu nas proximidades da BA-573, após os dois veículos, conduzidos pelos dois homens, se chocarem. Os corpos foram encaminhados para o Departamento de Polícia Técnica (DPT). Não há informações sobre a data e o local dos enterros.

Menos de 10% dos candidatos foram aprovados na primeira fase do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituições de Educação Superior Estrangeiras (Revalida). O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou nesta segunda-feira (28) o resultado da etapa na internet. Segundo o órgão, 155 dos 1.595 médicos com diploma estrangeiro foram aprovados, 9,7% do total. De acordo com a Agência Brasil, os candidatos ainda terão que ser aprovados na segunda etapa para ganhar o direito de atuar livremente no país. Eles devem pagar, até 4 de novembro, uma taxa de R$ 300. O Revalida é aplicado anualmente desde 2011 e tem a participação 37 instituições de educação superior públicas. Este ano, o exame ganhou destaque com o Programa Mais Médicos do governo federal. Até então, todo profissional estrangeiro deveria ter o diploma revalidado. Pelo programa, no entanto, eles podem atuar apenas na atenção básica com registro provisório emitido pelo Ministério da Saúde.

Presidente da Liga Brumadense de Futebol cobra respeito ao esporte local Emanuel Araújo Lima, o Manelão, desabafou e cobrou do prefeito a criação da secretaria de Esportes. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Após o jogo que desclassificou a seleção de Brumado do Intermunicipal 2013, o presidente da Liga Brumadense de Futebol (LBF), Emanuel Araújo Lima, o Manelão, desabafou cobrando da secretária de Educação Acácia Gondim respeito ao esporte local. Ele também cobrou do prefeito Aguiberto Lima Dias (SDD) a criação da Secretaria de Esporte. “Se a seleção de Brumado tivesse a estrutura que a seleção de Itamaraju tem teríamos outra realidade dentro dessa competição. Está faltando seriedade! Acácia pode continuar como Secretária de Educação, mas no esporte ela está deixando a desejar. Secretária, a senhora tem que ter respeito com o esporte de Brumado. Quem faz o esporte no município é Zitinho, Zuite e os meninos do São Félix, que tiram da boca para sustentar seus times. O esporte em Brumado acabou. O prefeito tem que cumprir logo sua promessa de campanha e desvincular a Secretaria de Esporte da pasta da Educação”, disparou Manelão.

Arquivo