Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
10/2014
Lula admite candidatura para 2018 Foto: Reprodução

Segundo a Folha, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) teria confirmado a aliados que sairá candidato ao Planalto em 2018. Lula também teria admitido que tentará interferir mais no governo Dilma Rousseff (PT). A declaração do ex-presidente foi feita no domingo (26), depois da vitória de Dilma. Internamente, o PT trataria da candidatura de Lula como algo oficial. Por meio de sua assessoria, Lula fala: “No último domingo, dia da eleição, quando perguntado sobre 2018, declarei que, completando 69 anos, minha única expectativa para daqui a quatro anos é estar vivo”.

Em nota encaminhada à redação do site Brumado Notícias, a secretaria de agricultura e recursos hídricos de Brumado informou que a motocicleta encontrada em frente a uma sorveteria pertence ao setor. A nota diz que a moto não foi abandonada, mas esquecida pelo servidor que a estava utilizando. Ele pensou ter guardado a mesma na garagem da prefeitura, quando a deixou do lado de fora. “A moto não sofreu avarias e tudo não passou de um incidente e não um abandono ou descaso com o bem público”, reiterou a nota.

Sinais de rádio e TV já foram restabelecidos em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Os sinais de rádio e TV já foram restabelecidos em Brumado. O município ficou sem os meios de comunicação entre o período da tarde da última terça-feira (28) e a manhã desta quarta-feira (29), após um raio atingir o transformador que alimenta as torre de transmissão na Serra das Éguas. Apenas o sinal da Rede Record ainda não havia sido recuperado até o início da noite.

Saiba o momento exato de colocar o seu filho na escola

Diversos estudos já foram lançados falando sobre qual seria o momento certo de colocar a criança na escola. Segundo os especialistas, evidências revelam que o desempenho da criança ao longo dos primeiros anos de escolarização - da pré-escola à terceira série do ensino fundamental - tem uma relação importante com o resultado posterior na escola. Por isso, o assunto tornou-se prioridade para pais, educadores, legisladores e pesquisadores. As pesquisas indicam que uma série de fatores pode indicar que chegou a hora da criança ingressar na escola. Antes de matricular o filho, os pais devem observar seu desenvolvimento físico, motor, linguístico, cognitivo, social e emocional, assim como atitudes em relação à aprendizagem e ao conhecimento em geral. Uma pesquisa norte-americana envolvendo professores da pré-escola revelou que estes identificaram crianças “prontas” para a escola como aquelas que são fisicamente saudáveis, descansadas e bem alimentadas; capazes de comunicar oralmente suas necessidades, seus desejos e seus pensamentos; e demonstram curiosidade e entusiasmo ao realizar novas atividades. Por outro lado, ainda é levado em conta a prontidão em termos de habilidades escolares, tais como saber contar ou conhecer o alfabeto. Essas duas perspectivas são complementares e devem ser conciliadas.

Brumado: Moto abandonada em praça pública é da prefeitura Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A motocicleta que ficou três dias abandonada em frente a uma sorveteria na Praça Coronel Zeca Leite é de propriedade da prefeitura de Brumado. Acionada para investigar a procedência do veículo, a polícia militar conduziu a moto para a delegacia. Só na manhã desta quarta-feira (29) é que um servidor público compareceu para prestar queixa do desaparecimento e se deparou com a moto no pátio do local. O servidor alega que deixou a moto na garagem da prefeitura ainda com a chave na ignição. Segundo ele, outro funcionário teria utilizado o veículo e acabou esquecendo-o estacionado em frente a sorveteria. Após ser ouvido pelo delegado, o servidor teve a moto liberada e a conduziu de volta à prefeitura. “Cinco dias depois do desaparecimento de um bem público é que aparece alguém para relatar o ocorrido. Considero, além de um lapso, um descaso com o patrimônio do município”, comentou um policial ao site Brumado Notícias.

Lei Antidrogas avança no Senado

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou nesta quarta-feira (29) o Projeto de Lei Complementar (PLC) 37/2013, que muda a Lei Antidrogas. Um dos pontos principais da proposta torna clara a diferença entre usuário de traficante. Segundo o PL, usuário é quem porta drogas em quantidade suficiente para consumir por até cinco dias. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ficará responsável por definir o volume da droga. O relator da matéria, senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE) considerou a sugestão dada pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, que se refere a levar em conta avanços no debate sobre a descriminalização do uso de drogas. Valadares também permite a importação de derivados da maconha para uso medicinal. “Optamos por seguir a tendência que já vem sendo encampada pelo Judiciário, que é permitir a importação de canabinóides para uso medicinal, em casos específicos de certas doenças graves”, destacou ele. A liberação, no entanto, ficará sujeita prescrição médica e autorização da Anvisa. No Senado, o texto vai passar por mais quatro comissões: Educação, Cultura e Esporte; Assuntos Econômicos; Assuntos Sociais e Direitos Humanos.

Brumado: O novo Cross UP! já está sendo vendido na concessionária Brumauto Foto: Divulgação

Em Brumado, o novo Cross Up!, a versão aventureira do Up!, já está sendo vendido na concessionária Brumauto, em Brumado. O modelo é oferecido apenas com carroceria de quatro portas e tem o mesmo motor 1.0 de três cilindros e 12 válvulas dos demais modelos up!. O câmbio pode ser manual ou automatizado. O carro possui um aspecto robusto, preservando o desenho limpo e moderno do hatch. O cross up! é equipado de série com rodas de liga leve de 15 polegadas “zurique”, exclusivas da versão. São 10 opções de cores de pintura - três sólidas (branco cristal, vermelho flash e preto ninja), seis metálicas (prata sirius, prata egito, prata lunar, azul night, vermelho ópera e cinza quartzo) e uma especial (amarelo saturno). O veículo ainda conta com computador de bordo com 10 funções; quadro de instrumentos com conta-giros, relógio digital e indicador de temperatura externa, limpador, lavador e desembaçador do vigia traseiro; banco do motorista com regulagem de altura; espelho no para-sol do passageiro; cintos traseiros laterais retráteis e palhetas “aerowischer”. Visite a concessionária Brumauto e conheça de perto o lançamento da Volkswagen. Para outras informações, ligue (77) 3441-5000.

Brumado: VLI prorroga inscrições para programa de estágio Foto: Divulgação

A VLI, empresa especializada em operações que integram ferrovias, portos e terminais, prorrogou as inscrições para programa de estágio até o dia 16 de novembro. Existem vagas para a cidade de Brumado. As oportunidades de Estágio Técnico são para as áreas de Mecânica, Elétrica, Eletroeletrônica, Eletromecânica, Estradas e Edificações, Segurança, Contabilidade e Administração. Para concorrer, os estudantes precisam formar em dezembro de 2015 ou ainda não terem concluído o estágio obrigatório. Já as vagas de Estágio Superior são para alunos de Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Comunicação Social, Relações Públicas, Gestão da Informação, Sistemas da Informação, Logística, Pedagogia, Psicologia, Ciências Biológicas, Relações Internacionais, Comércio Exterior, Estatística, Matemática, Marketing, Direito e Engenharias (todas). Além da bolsa estágio, proporcional às cargas horárias referentes a 4 ou 6 horas de trabalho, a VLI oferecerá benefícios, como seguro de vida, vale transporte e vale refeição. Os selecionados iniciam o programa a partir de janeiro de 2015. Também há vagas para Araguari, Belo Horizonte, Betim, Corinto, Divinópolis, Ibiá, Lavras, Montes Claros, Patrocínio, Pedro Leopoldo, Santa Luzia e Uberaba, em Minas Gerais; Paulínia, Ribeirão Preto e Santos, em São Paulo; Barra dos Coqueiros, em Sergipe; Colinas do Tocantins, no Tocantins; Imperatriz e São Luís, no Maranhão; e Alagoinhas, Brumado, Iaçu e Simões Filho, na Bahia. Os interessados devem preencher o formulário de inscrição disponível no site http://www.vli-logistica.com/pt-br/pessoas/programa-de-estagio.  As etapas do processo seletivo envolvem provas on-line, dinâmica de grupo ou entrevista virtual, painel e entrevistas.

BA-148: Estrada que liga os municípios de Abaíra e Jussiape é recuperada Foto: Manu Dias/GOVBA

Durante cerimônia de inauguração realizada hoje (29) foi entregue um trecho de quase 40 quilômetros da BA-148, que liga os municípios de Abaíra e Jussiape, na Chapada Diamantina. O local foi recuperado pelo Governo do Estado. A solenidade contou com a presença de representantes do Departamento de Infraestrutura de Transportes da Bahia (Derba), vinculado à Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), de prefeitos de várias cidades da região, e da população, que comemorou a entrega. A recuperação da rodovia, orçada em R$ 33,2 milhões, liga o Circuito do Ouro ao Circuito do Diamante e tem importância estratégica para o escoamento da produção agropecuária e para o desenvolvimento do turismo. O gerente de construções do Derba, Josias Dantas, informa que a obra é uma reivindicação antiga dos moradores da região. “É uma rodovia que une a BR-242 até a BR-116, próximo a Livramento. A estrada beneficia também outros municípios, como Rio de Contas, Brumado, Piatã, Boninal, chegando até Seabra. Por isso é tão importante, principalmente para o desenvolvimento comercial”.

Brumado: Alunos do CEML são premiados com medalhas pela participação na OBA Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Cinco alunos do Centro Educacional Monteiro Lobato (CEML) foram premiados pela Sociedade Astronômica Brasileira e a Agência Espacial Brasileira, através da comissão Organizadora Nacional da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). Os alunos Jennifer Roberto de Souza (medalha de ouro), Jonas Santos Lima (medalha de prata), Sarah Cristina Lima Flores (medalha de prata), Milena Maria da Silva Caires (medalha de bronze) e Brenda Samanta Ribeiro Costa Lima (medalha de bronze) participaram da XVII Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, realizada no dia 16 de maio de 2014 em todos os estabelecimentos de ensino previamente cadastrados junto à Comissão Organizadora da OBA. Os demais alunos receberam certificados de participação no evento. A direção da escola está bastante satisfeita com o desempenho dos estudantes.

Casa da Amizade e Rotary Clube de Brumado promovem o II Boi no Rolete

Uma parceria entre a Casa da Amizade e o Rotary Clube de Brumado resultará na realização do II Boi no Rolete, que acontecerá no dia 15 de novembro, a partir das 12h, na sede da APAE. O evento visa arrecadar fundos para a associação, que vem passando por modificações estruturais e precisa da ajuda da comunidade. Durante a festa, além da culinária sertaneja, os presentes poderão prestigiar um show do forrozeiro Ed Rossi. Toda a renda arrecadada no evento será revertida em benefício da APAE, especialmente para o término do muro da entidade, que já está em fase final. Para outras informações, os interessados podem ligar para (77) 3441-4010.

Lama toma conta do Bairro Maria de Lourdes em Brumado Foto: Leitor/Brumado Notícias

A situação caótica da falta de pavimentação do Bairro Maria de Lourdes, em Brumado, tem deixado os moradores da localidade em situação desconfortável. Os populares entraram em contato com o site Brumado Notícias dizendo que não tem sossego por conta da falta de infraestrutura na localidade. De acordo com eles, no calor a poeira toma conta das casas e ainda prejudica a saúde, principalmente de crianças e idosos. Já no tempo chuvoso, todas as ruas do bairro ficam cobertas de lama. “Esperamos que o poder público municipal se atente para as necessidades do nosso bairro, pois todos os anos pagamos o IPTU e não temos nenhum benefício por isso. Já são inúmeras cobranças e a administração não se preocupa com as nossas solicitações”, disseram os moradores.

Guanambi: Criança de dez anos é selecionada para integrar companhia de Ballet Bolshoi Foto: Divulgação

Com apenas 10 anos de idade, Bruna Ferreira Simões, natural de Guanambi, foi um dos 61 candidatos selecionados para integrar o Ballet do Bolshoi, uma das principais companhias de Ballet e Ópera do mundo. As audições aconteceram neste mês, em Joinville, Santa Catarina. Mais de 1.800 crianças se inscreveram na pré-indicação, uma das etapas do processo seletivo, chegando a um índice de 45 candidatos por vaga. Para os testes finais participaram 518 candidatos, de 16 estados brasileiros, da Colômbia, Bolívia e Estados Unidos. Bruna faz aulas na Escola de Ballet Itana Abreu, que participou das avaliações. A professora de Ballet Itana Abreu acompanhou a seleção e disse que está muito feliz com o resultado.

Arrecadação soma R$ 90 bi e é recorde no mês de setembro

A arrecadação federal de setembro somou R$ 90,72 bilhões, novo recorde para este mês, segundo informações divulgadas pela Secretaria da Receita Federal nesta quarta-feira (29). O valor foi impulsionado pelo pagamento, da segunda parcela, de contribuintes que participam do Refis da Copa — programa de parcelamento das dívidas com o governo lançado neste ano - que somou R$ 1,63 bilhão no mês passado. Em setembro de 2013, a arrecadação federal, ainda segundo números oficiais, somou R$ 89,89 bilhões (valor corrigido pela inflação). Com isso, foi registrado um aumento real de 0,92% frente ao mesmo mês do ano passado. Deste modo, o recorde para meses de setembro foi obtido somente por conta do ingresso dos recursos do Refis da Copa. Sem essa receita extraordinária, a arrecadação teria registrado queda real de 0,89% frente ao mesmo mês do ano passado. As informações são do G1.

Choveu 52 mm em Brumado nos primeiros dias da semana Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Desde o final da tarde da última segunda-feira (27) está chovendo em Brumado. O pluviômetro instalado no escritório da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA) coletou 52 mm de chuva nos dois primeiros dias da semana na sede do município. Frederico Neves, secretário de recursos hídricos, informou ao site Brumado Notícias que há relatos de chuva em toda a zona rural também. “Ainda não é a chuva das aguadas, mas é a chuva boa para preparar o solo para o plantio. Nossa expectativa é de que em novembro tenhamos chuvas mais intensas na região”, disse o secretário. Segundo o instituto Clima Tempo, neste momento, a temperatura é de 23°C na cidade. Nos próximos dias, a previsão aponta que a chuva deve continuar no município. O sol volta a aparecer com força somente no fim de semana.

Colégio Estadual de Malhada de Pedras recebe Selo de Ouro em Gestão Escolar Foto: Divulgação

Promovido pela Secretaria da Educação da Bahia, através da Superintendência de Avaliação e Organização Escolar - SUPAV, o Prêmio Gestão Escolar avalia a qualidade da administração das escolas do estado. O Colégio Estadual de Malhada de Pedras recebeu da seleção o Selo Ouro em Gestão Escolar, nas dimensões Administrativa e Pedagógica. A direção, professores, funcionários e estudantes da escola estão bastante satisfeitos com a premiação. Os diretores do colégio agradeceram o reconhecimento e reafirmaram a confiança e o carinho pela escola. “Que nos próximos anos e com a nova gestora essa instituição, com o engajamento de todos, possa ter seu nome em destaque junto a tantas outras escolas da Bahia”, disseram os representantes da Direc-19. A instituição e equipe gestora de Malhada de Pedras estarão em Itabuna, no dia 11 de novembro, para receber a premiação.

Brumado: Motocicleta colide com van escolar na Avenida Mourão Guimarães Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Um acidente entre uma van escolar e uma motocicleta foi registrado no final da tarde da última terça-feira (28), na Avenida Dr. Antônio Mourão Guimarães, em Brumado. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, o motociclista seguia pela avenida quando o veículo escolar fez um retorno e, sem tempo de frear, o piloto acabou colidindo com a van. No momento do acidente chovia na cidade. A polícia esteve no local registrando a ocorrência e controlando o trânsito. Ferido, o motociclista foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) e encaminhado ao Hospital Professor Magalhães Neto.

Liu Vasconcelos diz que Brumado está com tudo nas mãos para crescer e se desenvolver Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em contato telefônico com o site Brumado Notícias na manhã desta quarta-feira (29), a vereadora Liu Vasconcelos (PCdoB) parabenizou o prefeito Aguiberto Lima Dias (SDD) pela vitória dos seus candidatos no pleito eleitoral de 2014. Segundo a parlamentar, o gestor conquistou votos para Vitor Bonfim (PDT), Erivelton Santana (PSC), Otto Alencar (PSD), Rui Costa (PT) e Dilma Rousseff (PT), eleitos para os cargos de deputado estadual, deputado federal, senador, governador e presidente, respectivamente. “Brumado está com tudo nas mãos para crescer e se desenvolver, pois o prefeito da cidade ajudou na eleição de todos os eleitos no pleito de 2014”, disse. De acordo com Vasconcelos, o chefe do executivo precisa buscar mais recursos e obras, pois a cidade está necessitando de novos investimentos. “Essa oportunidade do prefeito municipal é a mesma que o casal Pereira Santos teve há oito anos e espero que o filme não se repita”, frisou a comunista, sem dar mais detalhes sobre o assunto.

Presidente do TRE-AL lamenta reeleição de Dilma em desabafo no Facebook Foto: Reprodução/TRE-AL

A presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE-AL), desembargadora Elisabeth Carvalho Nascimento, desabafou em sua página pessoal no Facebook sobre a reeleição da presidente Dilma Rousseff (PT). Ela causou polêmica e o post foi apagado do seu perfil. Na publicação, a desembargadora diz que sua decepção não é com os que chama de “miseráveis do Bolsa Família”, que, segundo ela, foram “ameaçados”, mas com  as “pessoas esclarecidas”, que teriam esquecido o mensalão, classificado por ela como um “desgoverno”. A presidente do TRE-AL ainda cita o alto índice de analfabetismo, degradação da saúde, educação, segurança, inflação alta, obras superfaturas e escândalos recentes como os desvios da Petrobras. “Os esclarecidos esqueceram deles mesmos, dos seus filhos, dos seus irmãos”, escreveu. A desembargadora não se pronunciou sobre o assunto.

Guanambi: Adolescente de 17 anos é executado com mais de 20 tiros Foto: Joaquim José Show

Um adolescente de 17 anos foi executado com mais de vinte tiros na cidade de Guanambi, no sudoeste baiano. O crime ocorreu no final da tarde de ontem (28). Segundo a polícia, Diocélio Alvarenga Filho foi abordado por quatro elementos em um espaço de festas de propriedade da família. Os homens entraram no local e perguntaram pelo irmão do adolescente, identificado como Marcos Aurélio Pedroso Alvarenga, 25 anos, mais conhecido com Bola 8, que esteve preso recentemente por roubo e posse ilegal de arma de fogo. O jovem teria dito que o irmão não estava no local e os criminosos passaram a atirar. Utilizando três armas - um revólver calibre 38 e duas pistolas - os elementos dispararam vinte tiros contra Diocélio. O corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Guanambi para realização da necropsia. O crime está sendo investigado, mas até o momento os elementos não foram identificados.

Raio atinge transformador e deixa Brumado sem sinal de rádio e TV Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A chuva que começou no período da tarde da última terça-feira (28), em Brumado, chegou acompanhada de raios e trovões. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, uma forte descarga elétrica atingiu um transformador que abastece as torres de transmissão de rádio e TV, localizadas na Serra das Éguas. A cidade está desde às 15h de ontem (28) sem os sinais de TV e rádio. O técnico de comunicação da prefeitura, Milton Caires, recebeu o comunicado de um operador de rede da Magnesita solicitando a presença da Coelba pra reparar os danos. O comunicado foi repassado na manhã desta quarta-feira (29) e uma equipe técnica se deslocará ao local a fim de solucionar o problema. Ainda não há previsão do retorno dos sinais de transmissão. Apenas a Rádio Comunitária da Igreja Católica está em funcionamento, pois o transmissor na sede da emissora não foi atingido.

Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida

Com o objetivo de facilitar a marcação de consultas, a Clínica Mais Vida criou um quadro com os horários de atendimento de cada especialista. Na Clínica Mais Vida você pode marcar exames de laboratório e ultrassom. A clínica funciona de segunda a sábado. Confira o quadro acima e marque a sua consulta através dos telefones (77) 3311-6115 ou 9951-4755. A clínica está localizada na Avenida Otávio Mangabeira, 265.

Brumado: Impunidade leva conselheiro carcerário a pedir exoneração Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Criado há poucos meses, o Conselho Comunitário Carcerário de Brumado, formado por oito conselheiros, realiza visitas periódicas a custódia local formando um elo entre os detentos e o poder judiciário do município, com o intuito de buscar mecanismos que ajudem na ressocialização dos infratores. O conselheiro Manoel Gonçalves Neto apresentou ao juiz Genivaldo Alves Guimarães uma carta pedindo exoneração da função. O site Brumado Notícias teve acesso ao documento. Nele, o conselheiro destaca a falta de medidas punitivas para os menores infratores. “A criminalidade tem aumentado e com ela a violência, cuja prática tem sido disseminada por indivíduos cada vez mais jovens, chamados de adolescentes e, conforme a legislação em vigor, inalcançáveis na maior parte das práticas delituosas pelo sistema punitivo”, disse ele. Na sequência, o conselheiro descreve que a sociedade vivencia a impunidade e que os menores têm sido resguardados pela legislação vigente e pelo Estatuto da Criança e do Adolescente. “Assim, incomodado com o sistema de uma atuação que não conduz a qualquer resultado positivo, satisfatório, o que é extremamente frustrante, comunico que doravante não mais integro o conselho carcerário deste município”, assinou ele, ressaltando a sua insatisfação com o sistema e a legislação nacional. “O rumo de tudo isso será o caos”, afirmou Gonçalves a nossa reportagem. Muito embora tenha conseguido uma audiência com o magistrado da vara crime e da infância e juventude, o conselheiro, a pedido do juiz, permanece na função até se nomear um possível substituto.

Brumado: Moto é abandonada por três dias em praça pública; polícia tenta encontrar proprietário Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Uma motocicleta Honda Bross, de cor branca e placa OZM 7847, de Brumado, foi abandonada por três dias em frente a uma sorveteria na Praça Coronel Zeca Leite. A polícia foi informada sobre o veículo e encaminhou o mesmo para a delegacia na madrugada da última segunda-feira (27). A polícia está tentando identificar o proprietário da moto, que ainda não compareceu à delegacia para resgatá-la.

Arquivo