Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
11/2014
Quinta Que Canta reestreia em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O projeto Quinta Que Canta faz a sua reestreia em Brumado na próxima quinta-feira (27), às 21h. Em sua oitava edição, o projeto musical, sucesso nas noites brumadenses, será retomado com o imperdível show de Ely Pinto, cover de Raul Seixas. A partir de agora até fevereiro, toda quinta, às 21h, no bar de Marcão, você poderá se divertir, comer e beber, ao som da boa música brasileira! A entrada é gratuita; os clientes pagam apenas a consumação.

Brumado: Show cover com Patati e Patata será realizado no próximo sábado (29)

É neste sábado (29), às 17h, que acontece o show cover dos personagens Patati e Patata, em Brumado. O evento será realizado na quadra da Escola Nossa Senhora de Fátima (ENSF), onde, além do espetáculo com os palhaços mais amados do Brasil, haverá apresentação do musical A Vida é Bela; participação dos artistas do circo; cineminha da Peppa Pig, Dora, a aventureira; pinta cara, parquinho infantil; e a presença vip da Galinha Pintadinha. Os ingressos são limitados e custam apenas R$ 10. Você pode adquirir o seu nos pontos de vendas credenciados: Tiazinha Distribuidora, Casarrara Magazine e na ENSF. Garanta agora mesmo o seu e faça a alegria da criançada.

De acordo com o Relatório Global 2014 sobre Tráfico de Pessoas, o número de crianças vítimas de tráfico de pessoas cresceu 5% no período de 2010 a 2012, em relação ao período de 2007 a 2010. O documento, divulgado em Viena pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime, mostra ainda que uma em cada grupo de três pessoas vítimas de tráfico tem menos de 18 anos - as meninas representam a maior parte, são duas em cada três crianças vitimadas. No total, as mulheres equivalem a 70% das vítimas. Já quanto aos responsáveis pelo crime, a maioria é homem, 72% dos traficantes condenados. Nas Américas, 48% são explorados sexualmente e 47% são submetidos ao trabalho forçado. 40% dos países apontam apenas algumas ou nenhuma condenação. No Brasil, segundo o Ministério Público Federal e a Polícia Federal, foram 147 condenados em 2010, 56 em 2011 e 54 em 2012, pelos crimes de tráfico e outras ofensas. Durante o período, foram identificadas 3 mil pessoas em condições análogas à escravidão. As vítimas de exploração sexual passaram de 59, em 2010, para 145, em 2012.

Novo medicamento contra tuberculose será produzido no país

Um medicamento mais eficaz no combate à tuberculose foi registrado pelo Instituto de Tecnologia em Fármacos, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), na última segunda-feira (24). O deferimento foi dado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Segundo a Fiocruz, somente no ano passado, o país registrou 71.123 novos casos da doença. A Organização Mundial da Saúde (OMS) explica que a nova fórmula é a mais eficaz no combate à tuberculose, permitindo melhor adesão e redução das taxas de abandono do tratamento, que é demorado. De acordo com o Ministério da Saúde (MS), anualmente, o Brasil gasta cerca de R$ 11 milhões em ações contra a tuberculose. A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível, que afeta principalmente os pulmões. São notificados anualmente cerca de 6 milhões de novos casos em todo o mundo. Embora curável, a doença mata mais de 1 milhão de pessoas por ano - a tuberculose matou mais de 4,4 mil brasileiros em 2012.

Rio de Contas é a cidade mais antiga da Chapada Diamantina Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Fundada em 1745, a cidade de Rio de Contas é a mais antiga da Chapada Diamantina e o primeiro município planejado do país. A cidade já foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), possuindo um dos três conjuntos arquitetônicos coloniais mais importantes da Bahia. Rio de Contas também é um ponto turístico com suas igrejas, monumentos públicos e religiosos feitos em pedra, e diversidade de flora (já foram catalogados 100 tipos de flores não identificadas, além das mais de mil espécies vegetais diferentes). Somente o Centro Histórico da cidade reúne cerca de 600 prédios do século 17.

Barra da Estiva: Homem tenta matar pai e filho com disparos de cartucheira Foto: Reprodução

Em Barra da Estiva, um homem que sofre de transtornos mentais efetuou disparos de arma de fogo contra pai e filho. O crime aconteceu na Fazenda Mutuca, zona rural da cidade, onde Alex Sandro Silva, de 32 anos, atirou contra Edvan Francisco de Almeida, de 69 anos, e Vanderley Aguiar de Almeida, de 31 anos. Segundo informações da polícia, Alex conseguiu uma cartucheira e disparou contra as vítimas aparentemente sem motivo. Pai e filho foram socorridos e levados ao Hospital de Barra da Estiva. Em seguida, eles foram transferidos para um hospital de Vitória da Conquista.

Brumado: Clínica Mais Vida é referência em saúde na região Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Referência na área de saúde em razão da qualidade dos serviços prestados, a Clínica Mais Vida, em Brumado, trabalha com profissionais do mais alto padrão e competência. A clínica atende a população do município e da região e por isso está sempre inovando e buscando a excelência no segmento. Nesta semana, além dos especialistas que já fazem parte do quadro da clínica, vão atender no local o dermatologista Roberto do Carmo e a pediatra Érica Sampaio. A Clínica Mais Vida fica localizada na Avenida Otávio Mangabeira, 265. Para marcação de consulta, o telefone é (77) 3311-6115.

Brumado: Após enchente, peixes mortos deixam mau cheiro em Cristalândia Foto: Fabiana Matos

A internauta Fabiana Matos registrou a quantidade de peixes que morreu durante a enchente no Rio das Contas, no distrito de Cristalândia, em Brumado. Com a força da correnteza, os animais ficaram presos em galhos de árvores e raízes submersas. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, logo que o nível da água baixou durante o final de semana, os moradores puderam registrar o cenário devastador e tiveram de conviver por algumas horas com o mau cheiro exalado pelos cadáveres, que foram removidos e enterrados. Segundo a internauta, os moradores apuraram que os peixes tinham em média de 10 kg a 12 kg.

IX Feira de Negócios de Brumado atende expectativas da CDL Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A festa do comércio de Brumado, iniciada na última sexta-feira (21), foi encerrada na noite do último domingo (23). Durante os três dias de evento, comerciantes e consumidores se encontraram na IX edição da Feira de Negócios de Brumado (FENB), que este ano contou com o apoio mais amplo do Sebrae. Na Feira, o público visitante pode conferir de perto os produtos e serviços oferecidos no comércio de Brumado e da região. Além disso, o evento contou com animação musical e cultural, matinê para a criançada, desfiles de moda, praça de alimentação, e muita descontração para as famílias. 

IX Feira de Negócios de Brumado atende expectativas da CDL Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Manoel Messias, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Brumado (CDL), declarou ao site Brumado Notícias que o evento atendeu as expectativas da comissão organizadora. Messias fez questão de ressaltar que a cada ano a FENB vem se profissionalizando e ganhando respaldo e a confiança do empresariado local e da região, bem como dos visitantes. O público também aprovou a estrutura, que foi considerada de bom gosto e de fácil circulação. Com o encerramento da edição de 2014, os organizadores já iniciaram os planejamentos para a X FENB.

IX Feira de Negócios de Brumado atende expectativas da CDL Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias
Aracatu: Acusado de homicídio será julgado na próxima terça-feira (25) Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Na próxima terça-feira (25), Juarez Ribeiro de Pinto será julgado por homicídio qualificado por motivo fútil e por recurso que dificultou ou tornou impossível a defesa da vítima. Ele foi preso em flagrante no dia 07 de janeiro deste ano após ter assassinado Rivaildo de Sousa Nascimento. Segundo informações da polícia, a vítima jogava sinuca em um bar, na cidade de Aracatu, no sudoeste baiano, quando o réu chegou no local e acertou o mesmo com tacadas de sinuca na cabeça, fugindo em seguida. A vítima sofreu lesões, foi levada ao hospital, mas faleceu. De acordo com a denúncia, o motivo teria sido fútil, pois o acusado teria atacado Rivaildo em virtude de simples discussão anterior. Juarez responde, ainda, por estupro, furto e violência doméstica contra mulher. O julgamento tem início às 08h20.

Brumado: Vereador Catoze comemora entrega de trator em comunidade rural Foto: Divulgação

O vereador Catoze (PT) esteve no último domingo (23) com o presidente da associação comunitária Almir Leite para entregar um trator com diversos equipamentos para as comunidades de Furado de Maria Nova, Canudos, Água Boa e região. O evento contou com a participação do casal Edmundo e Marizete. Em entrevista ao site Brumado Notícias, Catoze destacou a atuação do deputado Waldenor Pereira em prol das comunidades. "Essa grande conquista faz parte da grande atuação do deputado federal Waldenor Pereira, que destinou uma Emenda Parlamentar em benefício das comunidades. Contribuir para melhorar a vida do homem do campo é mais do que meu projeto político, pois sempre foi meu sonho pessoal, e hoje compartilho da felicidade junto com os moradores daquela região”, disse ele.

Brumado: Foto de policial pelado se espalha no WhatsApp Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Um policial militar, que já foi lotado na 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), em Brumado, teve fotos íntimas divulgadas na manhã desta segunda-feira (24) no aplicativo WhatsApp. Nas imagens, o policial aparece enrolado em uma toalha e totalmente nu em um sofá, apenas com uma garrafa de cerveja cobrindo parcialmente o órgão genital. As imagens ganharam repercussão, pois o soldado é bastante conhecido no município. O site Brumado Notícias entrou em contato com o Major Berlink, comandante da companhia brumadense, e o mesmo declarou que não se trata de imagens que ofendam a organização polícia militar porque não aparece nada que o identifique como tal. Porém, segundo Berlink, como ele é conhecido na região, não deixa de respingar no nome da polícia. O Major disse que o caso está sendo apurado, pois há suspeita de que o policial tenha perdido o celular. Atualmente, o policial está lotado na 46ª Companhia Independente de Polícia Militar, em Livramento de Nossa Senhora.

Caculé: Dia 02 de dezembro tem início troca de ingressos do show de Ivete Sangalo

O show da cantora Ivete Sangalo, que seria realizado em Caculé neste mês, foi remarcado para o dia 18 de janeiro, no Espaço Bacurau. Segundo a organização do evento, a troca dos ingressos para o espetáculo terá início no dia 02 de dezembro. Todos os postos de vendas estão autorizados a fazer a troca ou a devolução do dinheiro, conforme a preferência do folião. Durante o Bacurau Indoor, além da rainha do axé, se apresentarão o Rei da Cacimbinha, John Falcão e a Banda Kleytones. Se você ainda não adquiriu o ingresso para essa grande festa, ainda dá tempo. Comece o ano em grande estilo e participe!

Brumado: Embasa marca presença no Feirão Nome Limpo 2014 Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Entre os dias 24 e 29 de novembro, a Embasa vai participar do Feirão Nome Limpo, durante o qual a empresa oferecerá vantagens aos usuários. Os consumidores com renda familiar menor ou igual a dois salários mínimos poderão fazer uma negociação diferenciada. Para isso, precisam apresentar a conta de energia elétrica para análise. Já para ter sua dívida renegociada, o usuário deve apresentar RG, CPF, conta da Embasa ou número de matrícula, escritura ou documento que comprove o vínculo com o imóvel (como carnê do IPTU, conta da Coelba, etc.). Durante a vigência da campanha, as condições especiais de quitação do débito serão oferecidas também nas lojas de atendimento da Embasa da capital e interior do estado.

Brumado: Coelba informa sobre desligamento de energia no Bairro Baraúnas Foto: Liberdade FM

Das 07h30 às 13h30 do próximo sábado (29), a Coelba vai realizar um desligamento programado no fornecimento de energia elétrica em localidades da cidade de Brumado. São elas: Av. Fortaleza, Av. Brasil, Praça Baraúnas, Praça Maria Oliveira Cardoso, Rua Palmas, Rua 03, Rua Afrânio Peixoto, Rua Antônio Gonçalves de Aguiar, Rua Augusto Canguçu, Rua Clériston Andrade, Rua Corina Ataíde, Rua da Lagoa, Rua Deoclides Ferreira Neves, Rua Francisco Ribeiro, Rua Hildebrando Gama, Rua José Alvino Machado, Rua José S. Moura, Rua José Soares dos Santos, Rua Juvenal Pires Barbosa, Rua Manoel Joaquim dos Santos, Rua Marquês de Caravelas, Rua Porto Alegre, Rua Porto Velho, Rua Teotônio Ferreira Silva, Rua Virgílio Rizério, Travessa 06 de Agosto, Travessa 08 de Maio e Travessa dos Namorados, todas no Bairro Baraúnas. A chave geral deve ser desligada e os aparelhos devem estar fora das tomadas, mesmo durante o período de interrupção do fornecimento de energia.

Guajeru: Hóspede é detido com cosméticos furtados em pousada Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Um homem foi detido na manhã desta segunda-feira (24) acusado de ter furtado cosméticos em uma pousada na cidade de Guajeru, no sudoeste baiano, onde havia se hospedado. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, ao perceber o ocorrido, a proprietária da pousada acionou a polícia. Soldados lotados na 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) interceptaram o homem chegando ao município de Brumado, com vários frascos de perfumes e sabonetes, que foram reconhecidos pela proprietária da hospedaria. O acusado foi encaminhado à delegacia local, onde está detido à disposição da justiça. A dona da pousada retornou para sua cidade com os produtos recuperados.

Mais de 30% dos candidatos a ter carteira de motorista são reprovados em prova do Detran Foto: Reprodução

Mais de 30% de pessoas que estão tirando a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) são reprovadas na prova de legislação do Detran - BA (Departamento Estadual de Trânsito) - o índice atual se mantém na mesma média do ano passado. A prova prática continua sendo a que mais reprova em todo o estado. Apesar disso, os números de inaptos da prova teórica ainda são considerados altos. De acordo com o Jornal Tribuna da Bahia, só este ano 81 mil candidatos perderam, dos 235 que fizeram, até o início de novembro. Ano passado, das 257 mil que realizaram a prova de legislação, 92 mil pessoas não atingiram a pontuação mínima para ser aprovado, o que equivale a 35% de inaptos. Segundo o Assessor Técnico do Detran-BA, Major Génesio Luide, o principal fator da reprovação é falta de estudo.  Na prova prática, a que mais reprova no estado, em 2013, 379 mil fizeram o exame e 125 mil perderam, o equivalente a 33%. Em 2014, até o início deste mês de novembro, 119 mil candidatos perderam, o equivalente a 34%.

Começa a ser depositada segunda parcela do 13º salário para aposentados Foto: Reprodução

Segundo o Ministério da Previdência Social, começa a ser paga nesta segunda-feira (24) a segunda parcela do 13º salário. O pagamento ocorre juntamente com os depósitos dos benefícios referentes à folha de novembro e segue até o dia 5 de dezembro. 27,6 milhões de benefícios terão direito ao 13º salário. Serão investidos R$ 14,4 bilhões nesta parcela da gratificação natalina. Hoje (24), os depósitos começam para os segurados que recebem até um salário mínimo e possuem cartão com final 1, desconsiderando-se o dígito. Os segurados que recebem acima do mínimo terão seus benefícios creditados a partir do dia 1º de dezembro. A Previdência Social ressalta que o valor a ser depositado sofrerá desconto de Imposto de Renda (IR).

Pré-réveillon do Sítio Novo: Seu final de ano em grande estilo em Brumado

O fim de ano está chegando e os preparativos para o grande evento musical, o Pré-réveillon do Sítio Novo, já estão a todo vapor. A tradicional festa que acontece em Brumado possui uma produção impecável, uma mega infraestrutura, e é realizada em um dos locais mais agradáveis da região: o Sítio Novo. No local, haverá comida e bebida free, com exceção de energéticos e uísques. As atrações já foram confirmadas: a Banda Cheiro de Amor, a maior banda de pagode da Bahia, Harmonia do Samba, além das revelações do momento, Max e Leo e Kleytones. O evento acontecerá no dia 27 de dezembro, pontualmente às 18h. A produção recomenda que todos se vistam de branco para brindar a chegada do ano novo. A festa é uma realização da Só Legal Produções e de Beto Bonelly.

Serasa Experian: Tentativas de fraudes contra o consumidor crescem 7,1% em outubro

Segundo dados da empresa Serasa Experian, as tentativas de fraudes contra o consumidor brasileiro aumentaram 7,1% em relação a setembro. Com relação a outubro do ano passado, houve queda de 15,8%. O acumulado do ano apresenta queda de 6,5%, em relação ao mesmo período em 2013. A maior parcela de fraudes ocorreu no setor de telefonia, o equivalente a 36,4% do total. O setor de serviços teve 59.976 registros, ou 31,8% do total. O setor bancário foi o terceiro do ranking com 42.997 tentativas, 22,8% do total. O segmento varejo teve 13.725 tentativas, ou seja, 7,3% das investidas contra o consumidor.

Pólio e sarampo: Campanha de vacinação termina nesta semana Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A campanha de vacinação contra o sarampo e a poliomielite, que teve início no último dia 08, termina na próxima sexta-feira (28). Segundo o Ministério da Saúde, até o momento, 6,4 milhões de crianças já receberam a dose contra a pólio - 50,4% da meta estabelecida. No caso do sarampo, 5,1 milhões de crianças foram vacinadas - cerca de 48,1% do público-alvo. Crianças entre 06 meses e 05 anos incompletos devem tomar a vacina. A meta do governo é imunizar 12,7 milhões de crianças contra a pólio e 10,6 milhões contra o sarampo. Para crianças com alergia ao leite de vaca, a vacinação será feita posteriormente. A campanha conta com a participação de mais de 350 mil profissionais de saúde e de 42 mil veículos terrestres, marítimos e fluviais, para garantir a vacinação em locais de difícil acesso.

Brumado: Show em homenagem a Marisa Monte é sucesso de público Foto: Divulgação

Com o apoio da Secretaria de Cultura de Brumado, do Movimento Cultural Abracadabra e organização do produtor cultural Paulo Esdras, o Tributo a Marisa Monte aconteceu no último sábado (22). A Banda Cenário Único e convidados especiais cantaram os maiores sucessos da cantora embalando os presentes. Durante o show, flores enviadas pela própria artista foram entregues à banda, juntamente com um bilhete, que dizia: “fiquei emocionada e feliz por poder fazer parte desta iniciativa, ainda mais sabendo da causa tão nobre. Parabéns, muito boa sorte e sucesso”. A renda do evento foi revertida para a causa animal. Emocionado, o produtor Paulo Esdras disse que a cantora se mostrou gentil, qualidade que, segundo ele, só os grandes artistas possuem. O Tributo a Marisa Monte poderá ser apresentado em outras cidades.

Brumado: Show em homenagem a Marisa Monte é sucesso de público Foto: Divulgação
Figueirense vence, confirma permanência na Série A e complica o Vitória Foto: Cristiano Andujar/Getty Images

O Figueirense está livre do rebaixamento. O time comandado por Argel superou o Vitória por 2 a 0 na tarde deste domingo, no Orlando Scarpelli, e desta forma confirmou matematicamente a sua permanência na elite do futebol nacional. A equipe baiana, por sua vez, ampliou suas chances de descenso e não depende mais só de suas forças para seguir na Série A em 2015. Com o resultado, o Vitória estaciona nos 38 pontos. O Figueirense, por sua vez, alcança os 46 pontos, assume o 12º lugar e abre, ao menos por enquanto, oito pontos do 17º colocado. As informações são do Uol Esporte.

Bahia perde do Atlético-PR na Fonte Nova Foto: Uol Esporte

Ficou muito difícil para o Bahia. Mesmo apoiado pela sua torcida na Arena Fonte Nova, o time tricolor perdeu de 2 a 1 para o Atlético-PR e complica a sua permanência na Série A do Campeonato Brasileiro. Com o resultado, o Bahia estacionou nos 34 pontos e desta forma só pode chegar aos 40 ao final da competição. As informações são do Uol Esporte.

Cruzeiro vence Goiás e é campeão brasileiro de 2014 Foto: EFE/Paulo Fonseca

Foi mais sofrido do que a torcida poderia imaginar. Mas o Cruzeiro conquistou neste domingo o título do Campeonato Brasileiro 2014 com duas rodadas de antecedência. Com o gramado encharcado por causa da chuva, o time celeste derrotou o Goiás por 2 a 1 e pôde comemorar diante de mais de 50 mil torcedores o quarto título brasileiro, o segundo de forma consecutiva. A partida foi difícil para o Cruzeiro, que saiu na frente e sofreu o empate, mas conseguiu virar na etapa final. Com gols de Ricardo Goulart e Everton Ribeiro, o time celeste foi a 76 pontos, manteve os sete de diferença para o São Paulo e não pode mais ser alcançado pelo time paulista, segundo colocado. Nas rodadas finais, enfrenta Chapecoense e Fluminense apenas para cumprir tabela. A confirmação do título neste domingo dá mais tranquilidade para o Cruzeiro se dedicar apenas à final da Copa do Brasil na próxima quarta-feira, contra o rival Atlético-MG, no Mineirão. Depois de ter sido derrotado no jogo de ida por 2 a 0, o time celeste terá de vencer por três gols de diferença ou devolver o placar e levar a decisão para os pênaltis.  O Goiás permaneceu com 44 pontos e caiu para o 13º lugar. O time goiano ainda precisa pontuar nas rodadas finais, contra Atlético-PR e Chapecoense, para não correr risco de rebaixamento no final da competição. As informações são do Uol Esporte.

Arquivo