Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
11/2016
Delegados e cúpula da segurança disputam controle de grampos telefônicos na Bahia Foto: Reprodução

Um grupo de delegados baianos resolveu suspender novos pedidos à Justiça de quebras de sigilos telefônicos e bancários em protesto contra o controle exercido pela SSP-BA - Secretaria da Segurança Pública da Bahia sobre dados sigilosos em investigações criminais. A medida paralisa parte dos inquéritos que apura crimes como homicídio, tráfico de drogas, corrupção, à exceção de extorsão mediante sequestro. De acordo com o Uol, na Bahia, os grampos telefônicos autorizados pelo Poder Judiciário são executados e analisados pela SI (Superintendência de Inteligência), um órgão que é ligado diretamente à SSP. Esse setor produz relatórios com as transcrições das conversas telefônicas dos investigados e, posteriormente, envia o conteúdo das escutas aos delegados responsáveis pelos inquéritos. Liderados pelo sindicato da categoria, os delegados afirmam que esse modelo é ilegal, pois quem deveria exercer o controle dos grampos é a própria Polícia Civil. Os adeptos do movimento ameaçam com a possibilidade de greve, a ser iniciada daqui dois meses, caso a reivindicação não seja atendida. O Ministério Público da Bahia afirmou que ainda está analisando o caso.

Foragido da Justiça de Caetité é preso após dar entrada em hospital de São Félix do Coribe Foto: Divulgação

Um foragido da justiça de Caetité, no sudoeste baiano, foi preso após dar entrada no Hospital Municipal de São Félix do Coribe. Populares levaram o homem, identificado como Aldir de Oliveira Soares, até a unidade de saúde depois que o mesmo passou mal na última terça-feira (22). Segundo a polícia, a fim de obter informações sobre familiares do paciente, um funcionário da unidade de saúde publicou um comunicado através de uma rede social. Nele, o funcionário divulgou fotos do homem e pediu que as pessoas publicassem com o objetivo de localizar parentes do paciente. A mensagem chegou à polícia, que constatou que se tratava de um foragido, condenado há 25 anos pela Justiça Criminal de Caetité pela prática do crime de latrocínio. Na quarta-feira (23), agentes da 26ª Coorpin/Santa Maria da Vitória se dirigiram até o hospital para deslocar o homem para a cidade de Caetité.

Deputado suspeita de tentativa de privatização da Embasa através da BahiaInveste Foto: Giselle Quintão

Adiada para a próxima sessão da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), a regulamentação da BahiaInveste tem causado polêmica entre os deputados estaduais. Autor do pedido de vista que adiou a apreciação do projeto, o deputado estadual Luciano Ribeiro (DEM) afirmou que a proposta do Executivo não é clara. “Como veio em regime de urgência, não fica claro para a gente se isso é uma tentativa de privatização”, afirmou. O governo pretende transferir 50% das suas ações da Embasa para a BahiaInveste. “Não estou nem fazendo juízo de valor sobre privatizar ou não. Só devemos saber, de fato, o que será feito”, disse Ribeiro.

Quadrilha especializada em assaltar bancos é presa em Riacho de Santana Foto: Divulgação/PM

Na quarta-feira (23), uma quadrilha especializa em roubo a banco foi presa na cidade de Riacho de Santana. Segundo a polícia, a quadrilha cometeu um roubo a uma agência bancária no estado de Goiás e estava em fuga para a Bahia. Em Riacho de Santana, a polícia armou um cerco e conseguiu interceptar os bandidos que estavam em um veículo prata e em uma moto preta. Ao menos cinco suspeitos foram detidos e uma quantia de dinheiro não informada foi apreendida. A suspeita é de que a quadrilha estaria seguindo em direção a cidade de Ilhéus. A operação continua na tentativa de localizar outro veículo que supostamente está com as armas utilizadas pelo bando.

Brumado: Mulher acusada de falso testemunho é apresentada na delegacia Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O juiz Genivaldo Alves Guimarães encaminhou uma mulher acusada de falso testemunho em um processo criminal à delegacia de Brumado. O crime de falso testemunho, tipificado no Código Penal, caracteriza-se diante das seguintes condutas: fazer afirmação falsa, ou seja, mentir ou narrar fato não correspondente à verdade; negar a verdade, não reconhecendo a existência de algo verdadeiro; e calar a verdade, silenciando ou não contando a realidade dos fatos. A pena é de reclusão, de dois a quatro anos, e multa. As penas são aumentadas de um sexto a um terço se o crime é praticado mediante suborno ou se cometido com o fim de obter prova destinada a produzir efeito em processo penal ou em processo civil em que for parte entidade da administração pública direta ou indireta.

O plenário do Senado aprovou na quarta-feira (23), em segundo turno, por 63 votos a 9, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que prevê mudanças no atual sistema político do país. O texto prevê a criação de cláusulas de desempenho eleitoral para que os partidos políticos tenham acesso ao fundo partidário e ao tempo gratuito de televisão. A PEC também acaba com coligações para eleições proporcionais (deputados e vereadores). Atualmente, a legislação eleitoral permite alianças entre os partidos para eleger deputados e vereadores. Por esse sistema, os votos obtidos pelas siglas são somados, e se elegem os candidatos mais votados da coligação. A proposta já havia sido aprovada em primeiro turno, em 9 de novembro, por 58 votos a 13. Agora, segue para análise da Câmara, onde também precisará ser aprovada em dois turnos para entrar em vigor. Por se tratar de uma emenda à Constituição, o texto precisa ser aprovado por pelo menos três quintos dos deputados (308 dos 513), nas duas votações. Na Câmara, contudo, o texto deverá enfrentar resistência dos parlamentares, uma vez que a Casa possui mais siglas de pequeno porte com parlamentares do que no Senado.

Auxiliando no combate ao aedes-aegypti, Semar recolhe centenas de pneus em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Mais uma remessa com centenas de pneus recolhidos pela Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Recursos Hídricos (Semar) do município de Brumado, que estava em um galpão e no parque de exposições da cidade, foi encaminhada para reciclagem na última terça-feira (22). Em entrevista ao site Brumado Notícias, o secretário Frederico Neves destacou que o município é um grande gerador de pneus inutilizáveis que vão direto para a reciclagem. Segundo ele, esta é a segunda grande remessa em quinze dias recolhidas nas vias públicas, oficinas e borracharias da cidade. Os pneus recolhidos recebem tratamento contra o mosquito aedes-aegypti antes de serem encaminhados para reciclagem.

Superintendente de trânsito de Brumado volta a pedir exoneração do cargo Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O superintendente de trânsito do município de Brumado, Clidemar Amorim Risério, encaminhou novamente ao prefeito Aguiberto Lima Dias (PDT) seu pedido de exoneração do cargo. Assim como nas demais tentativas de exoneração, o prefeito ainda não deu uma resposta. Em uma enquete pública, alguns munícipes responderam ao site Brumado Notícias sobre o que pensam do impasse do superintendente de trânsito e o porquê de o prefeito não ter acatado as suas solicitações. “Acho que ele está cercado de mimos e quando algo foge do controle age como menino birrento e logo pede exoneração. Parecendo mais que está querendo pressionar o prefeito a atender aos seus apelos”, comentou um transeunte. “Ficou muito evidente que ele não está satisfeito no cargo, então o prefeito, ao invés de ficar adulando, deveria ter pulso firme e dispensar logo o cara. Nesse chove e não molha e o nosso trânsito cada vez mais bagunçado”, argumentou um motorista. Das demais vezes, o superintendente de trânsito chegou a falar com a imprensa sobre os seus motivos para solicitar os pedidos de dispensa do cargo, porém desta vez nossa reportagem não conseguiu contato com o mesmo.

Clínica Luiza Feres está com promoção neste mês para tratamentos faciais

Neste mês de novembro, a Clínica Luiza Feres está com uma promoção de 30% de desconto nos tratamentos faciais para rejuvenescimento, manchas superficiais, oleosidade e controle de acne. Para tratar a sua pele e deixá-la com a aparência jovem e saudável, a clínica oferece peeling de diamante, radiofreqüência e carboxiterapia. Marque agora mesmo uma avaliação e saiba qual o melhor procedimento para o seu caso. Os tratamentos podem ser feitos em conjunto ou separadamente. A clínica fica localizada na Rua Cassemiro Pinheiro Azevedo, 254. Os telefones são (77) 3441-3298 / (77) 99962-3010 / (77) 99997-3200. Luiza Soares Feres é especialista em Método 5S de Emagrecimento, Terapia Ortomolecular, Dermato Funcional, Peelings e Criolipólise.

 

Eduardo Vasconcelos quer assumir gerenciamento do consórcio regional de saúde de Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O prefeito eleito de Brumado, Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), pretende assumir o gerenciamento do Consórcio Regional de Saúde. Diferentemente dos prefeitos em exercício, os próximos gestores dos 21 municípios pactuados da microrregião declararam total adesão ao consórcio e a maioria também deixou claro o apoio ao futuro prefeito brumadense para direcionar os trabalhos no próximo ano. Dentre os quais o prefeito eleito da cidade de Paramirim, Gilberto Brito (PSB), que em entrevista ao site Brumado Notícias disse que a capital do minério possui a melhor estrutura de saúde da microrregião e terá melhores condições de receber as instalações da Policlínica Regional. 

Eduardo Vasconcelos quer assumir gerenciamento do consórcio regional de saúde de Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A proposta inicial do consórcio seria exatamente por conta da implantação da Policlínica, mas, por questões de interesse político, o atual prefeito da cidade de Paramirim criou barreiras e convenceu alguns prefeitos da região a não assinarem a adesão para que a unidade fosse instalada na cidade, o que impediu o governador Rui Costa de assinar a ordem de serviços para início das obras. O próprio governo do estado fez a proposta para formação do consórcio, desta vez visando o funcionamento da Unidade de Terapia Intensivas (UTI)- adulto e neonatal - anexa ao Hospital Professor Magalhães Neto, em Brumado. Já Eduardo Vasconcelos declarou que seu interesse em comandar o consórcio visa não apenas o gerenciamento da UTI, mas também da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município, bem como da Policlínica Regional. Vasconcelos frisou que a UPA terá um papel fundamental em receber os atendimentos de emergência, deixando o hospital livre para receber os casos de urgências.

Cipe/Sudoeste detém vovó que comandava braço do tráfico em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Uma mulher de aproximadamente 54 anos de idade foi apresentada como a “vovó do tráfico” na delegacia de Brumado, na tarde desta quarta-feira (23). Ela foi detida por uma guarnição da Cipe/Sudoeste e apontada como comandante de um braço do tráfico no município. A guarnição realizou o flagrante na residência da suspeita, localizada no Bairro Irmã Dulce, onde, segundo a polícia, funcionava uma espécie de ponto de distribuição do tráfico. “Encontramos drogas em todas as repartições da casa, até mesmo nas latinhas de temperos na cozinha. Foi uma estratégia do tráfico, pois as condições e características da mulher a deixavam fora de qualquer suspeita. No entanto, seu progresso financeiro instantâneo chamou a atenção e serviu de pilar para o início das investigações do núcleo de inteligência da Cipa”, relatou ao site Brumado Notícias um oficial da companhia especializada. 

Cipe/Sudoeste detém vovó que comandava braço do tráfico em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Segundo ele, a idosa utilizava a residência para comando de um traficante que está detido em um presídio da capital baiana. Juntamente com a acusada foram apresentadas várias ampolas contendo crack e cocaína, papelotes de maconha prensada, R$ 500 em cédulas, celulares e uma arma de fogo municiada. As investigações da polícia apontam também para um filho adolescente, que agia como uma espécie de guarda costas da mãe. O menor não foi encontrado na casa no momento da apreensão. A idosa está detida à disposição da justiça.  

Bancos participam da Black Friday e dão descontos a clientes Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Pegando carona no varejo, os bancos também decidiram participar neste ano da temporada de descontos da Black Friday, que começa oficialmente à 0h desta sexta-feira (25). Nesta semana, as contratações de crédito e as renegociações de dívidas terão condições “especiais”, de acordo com os bancos. A Caixa Econômica Federal, por exemplo, promove entre 21 e 25 de novembro a Semana Black Friday. De acordo com o banco, para os clientes pessoa física, as taxas mínimas de juros foram reduzidas para linhas de crédito pessoal (CDC, Consignado e Crédito Auto). Nas operações de renegociação feitas nesta semana, a taxa atual praticada tem redução de até 20%. As promoções também se estendem para as empresas (pessoas jurídicas). No Banco do Brasil, os descontos são no financiamento de veículos pelo aplicativo BB; na contratação de seguros; preço diferente na aquisição de pontos e bônus na transferência para os parceiros do programa Ponto pra Você; desconto nos catálogos Livelo e Dotz; preços distintos de trechos aéreos no Viaje com pontos e vantagens pela utilização da Stelo, entre outras promoções.

Barra do Choça: Menina morre após picada de escorpião no quintal de casa Foto: Reprodução

Uma menina de seis anos, moradora da zona rural de Barra do Choça, no sudoeste baiano, morreu após ser picada por um escorpião. Jamille de Jesus brincava no quintal de casa, no Assentamento Pátria Livre, na tarde da última terça-feira (22), quando ocorreu o incidente. A vítima chegou a ser levada ao Hospital Geral de Vitória da Conquista, mas não resistiu. O corpo será velado e sepultado hoje (23), em Barra do Choça.

Mãe tenta há 2 anos enterrar filha morta pelo cunhado na Bahia Foto: Reprodução/TV Bahia

Uma família de Juazeiro, no norte da Bahia, luta para enterrar o corpo de uma jovem que foi assassinada há dois anos e não foi liberado pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT) da cidade por causa do resultado do exame de DNA, que ainda não saiu. Segundo o DPT, o exame é complexo e sem prazo para conclusão da análise e divulgação do resultado. Arlene Costa Borges foi morta pelo cunhado, em setembro de 2014. A jovem era garçonete e desapareceu depois de sair da lanchonete onde trabalhava. Quase dois meses depois, o corpo dela foi encontrado no bairro Sol Levante, em Juazeiro. O suspeito, Wellington da Cruz Bispo, está preso e confessou ter enforcado, estuprado, matado a marretadas e enterrado o corpo de Arlene no banheiro de uma casa em construção. De acordo com o depoimento de Wellington à polícia na época, a esposa dele, Cláudia Borges, irmã da vítima, era influenciada por Arlene para trair o marido. “Eu não durmo direito, eu não durmo. Só pensando nisso, nas coisas que aconteceram com ela e ela ainda está em cima da terra. É muita dor para uma mãe”, lamenta a mãe da vítima, Maria Borges. De acordo com o G1, dois anos depois do crime, a família ainda espera enterrar o corpo de Arlene.

Envolvidos em latrocínio na zona rural são apresentados na delegacia em Guanambi Foto: Divulgação/PC

Na noite da última terça-feira (22), a polícia apresentou na delegacia os suspeitos de envolvimento no latrocínio que resultou na morte de Elaine Tavares do Nascimento, de 17 anos. O crime aconteceu nas proximidades da comunidade de Morro da Inácia, na zona rural de Guanambi, no sudoeste baiano. De acordo com a polícia, a jovem seguia com o namorado em uma motocicleta quando foi abordada pelos criminosos, que estavam em outra moto. Os bandidos teriam obrigado o namorado da vítima a deixar o local e atiraram com uma espingarda na jovem, que morreu na hora. Eles roubaram os aparelhos celulares do casal e fugiram abandonando a moto. Lúcio Castro Alves, Reginaldo Pereira Teixeira e Carlos Vieira Oliveira participaram diretamente do latrocínio e serão levados a julgamento.

Coelba avisa sobre desligamento de energia no Bairro Olhos D'água em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O fornecimento de energia elétrica será interrompido, de 7h30 às 13h30, nesta quinta-feira (24), em parte do Bairro Olhos D’água, em Brumado. Segundo a Coelba, as localidades atingidas serão: Rua Antônio Francisco da Silva, Av. Cleio Antônio Diniz, Rua Ana Meira Rita Lobo, Rua João de Souza Neves, Av. João Paulo I, Av. Salgada, Rua Antônio P. Silva, Rua Deraldo Ferreira, Rua Carlos Lima Rizério, Rua José de Souza Lima, Rua Sebastião Meira Lobo, Rua Manoel Araújo da Silva, Rua Venceslau Carvalho, Rua Senhor dos Passos e Rua Sebastião Viana Cardoso. O desligamento é necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local. Para evitar acidentes, a Coelba recomenda que os reparos sejam feios com a chave geral desligada e os aparelhos retirados das tomadas.

Professores da Uesb deflagram greve por tempo indeterminado Foto: Adusb

Na tarde da última terça-feira (22), professores da Universidade do Sudoeste da Bahia (Uesb) decidiram entrar em greve por tempo indeterminado. A categoria é contra a PEC 55 (antiga 241), congelamento de salários e a MP 746, que propõe a reforma do ensino médio. A suspensão das atividades terá início no dia 28 de novembro. O comando de greve também foi aprovado em assembleia e será instalado nesta quinta-feira (24), às 9h, no campus de Vitória da Conquista. Na oportunidade, serão discutidas as comissões e as atividades docentes que serão mantidas durante o movimento.

MP da Espanha pede prisão a Neymar por corrupção Foto: Reprodução

O Ministério Público da Espanha solicitou dois anos de prisão para o atacante Neymar, por suspeita de corrupção em relação a sua transação para o Barcelona. Segundo informações do jornal El País, o pedido foi solicitado pelo procurador José Perals, que também recomendou uma pena de cinco anos para o ex-presidente do clube blaugrana, Sandro Rosell, considerado o responsável pelo contrato com o jogador brasileiro. A Justiça da Espanha decidiu processar Neymar no mês passado, reabrindo o caso que havia sido arquivado anteriormente. As investigações revelaram que o valor real pago pelo atleta foi superior ao revelado na oportunidade, com 40 milhões de euros ido a Neymar por meio de “contratos simulados”.

TCM rejeita contas da prefeitura de Iuiu por irregularidades com licitação

As contas da Prefeitura de Iuiu, na gestão de Carlos Vagner Lopes Frota (PT), relativas ao exercício de 2015, foram rejeitadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), em sessão realizada nesta terça-feira (22). A relatoria imputou duas multas ao gestor, a primeira no valor de R$ 5 mil, por irregularidades remanescentes no parecer técnico, e outra de R$ 24.480,00, pela não recondução da despesa com pessoal ao limite previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal. As contas foram rejeitadas basicamente devido a licitações irregulares, embora os conselheiros Paolo Marconi e Fernando Vita também tenham apontado os gastos com pessoal como motivo para a rejeição. A análise técnica das contas feita pelo relator, conselheiro Plínio Carneiro Filho, revelou a existência de diversos procedimentos licitatórios irregulares, que totalizaram o expressivo montante de R$ 9.837.244,91. O prefeito não conseguiu comprovar a conformidade dos preços que orientaram o processo licitatório com os praticados no mercado. Ainda cabe recurso da decisão.

Caixa prepara fechamento de agências e demissão para 11 mil funcionários Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A Caixa Econômica Federal planeja medidas de aumento de eficiência para 2017. O banco deve fazer um novo programa de aposentadoria incentivada que pode atingir cerca de 11 mil funcionários. A instituição também estuda a possibilidade de fechar 100 agências que não dão lucro. Segundo o presidente do banco, Gilberto Occhi, esses 11 mil funcionários já têm condições de estarem aposentados, mas continuam na ativa. A Caixa foi usada nos últimos anos pelo governo como locomotiva do crédito no país, estratégia para impulsionar a atividade econômica. Dessa forma, a instituição conseguiu aumentar sua participação no mercado, mas essa expansão do crédito também provocou efeitos colaterais, como o aumento do nível de calotes. O alto número de agências deficitárias também é consequência dessa política. Desde 2010, a Caixa abriu 1.329 agências. A análise da direção do banco é que não se faz mais necessária toda essa estrutura. O banco tem atualmente 4,2 mil agências e pontos de atendimento e 25 mil correspondentes Caixa Aqui e Lotéricos.

STJ nega mais um pedido de habbeas corpus para ex-prefeito de Riacho de Santana

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) negou na última segunda-feira (21) um novo pedido de habbeas corpus apresentado pela defesa do ex-prefeito de Riacho de Santana, Tito Eugênio Cardoso de Castro (PDT), preso pela Polícia Federal (PF) durante a Operação Imperador. A PF acabou com um esquema de desvio de dinheiro na prefeitura municipal. Tito Eugênio é acusado de ser o chefe da quadrilha que fraudava contratos de transporte escolar. Segundo a PF, o ex-prefeito abriu empresas fraudulentas em nome de laranjas e colocou na administração parentes ou pessoas de sua confiança, os quais comandavam toda a operação de transporte escolar na cidade e recebiam um valor muito maior do que era repassado aos motoristas – o restante era desviado para proveito próprio. Ao longo dos anos, essas empresas movimentaram mais de R$ 100 milhões. Parte dos recursos desviados foi utilizada para pagar dívidas de campanha.

O número de casos de intolerância religiosa registrados em 2016 na Bahia pelo Grupo de Atuação Especial de Combate à Discriminação (GEDHDIS), do Ministério Público Estadual (MPE-BA), aumentou 300% em relação ao ano anterior. Em nota, o MPE-BA informou que foram computados 13 casos em 2015, enquanto neste ano já foram registrados 56 casos. Ainda segundo o Ministério Público, os casos registrados resultaram em instauração de inquéritos policiais, denúncias, recomendações e acordos entre as partes envolvidas. De acordo com o G1, por conta do Novembro Negro, mês do Dia Nacional da Consciência Negra, celebrado no último domingo (20), o MPE-BA informou que expediu aos promotores de Justiça e às instituições públicas e privadas, uma nota técnica orientando sobre a imposição de limites sonoros durante cultos e liturgias de religiões de matriz africana. Segundo a promotora de Justiça Lívia Santana Vaz, que coordena o Grupo de Atuação Especial de Proteção dos Direitos Humanos e Combate à Discriminação (GEDHDIS), a finalidade é impedir que pessoas ou grupos utilizem o arcabouço legal de combate à poluição sonora para praticar atos de intolerância religiosa.

Mulher é detida em ônibus com vários objetos sem nota fiscal em Caetité Foto: Jorge Santana/Sudoeste Bahia

Na terça-feira (22), uma mulher, identificada como Terezinha do Rosário, foi presa em um ônibus interestadual com vários objetos sem nota fiscal. Ela foi encaminhada à delegacia de Caetité para prestar esclarecimentos. O material seria entregue a uma pessoa não identificada em Paramirim. A apreensão aconteceu durante abordagens do Pelotão de Emprego Tático Operacional, da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), na BR-030, entre as cidades de Caetité e Guanambi. Segundo o Sudoeste Bahia, ao verificar uma caixa que estava no bagageiro do ônibus, os policiais constataram que o conteúdo era de material com suspeita de origem ilícita. Havia na caixa celulares aparentemente usados e materiais eletrônicos diversos, todos sem comprovação de origem. Todo o material foi apreendido e encaminhado à delegacia. O caso está sendo investigado.

Arquivo