Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
12/2014
fechar

Vitória da Conquista: Polícia apreende 90 kg de maconha Foto: Divulgação/Caesg

Na última terça-feira (23), enquanto realizava rondas no Bairro Jardim Valéria, na cidade de Vitória da Conquista, policiais da CIPE/Sudoeste Caesg e da Polícia Federal localizaram grande quantidade de drogas. Os entorpecentes foram encontrados com Leandro Rosa de Jesus. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, 85 tabletes de maconha prensada, totalizando 90 kg da droga, estavam dentro do veículo conduzido pelo acusado. O condutor foi preso e conduzido para a Delegacia de Polícia Federal da cidade, onde foi autuado em flagrante delito.

Brumado: Moradores do Brisas reclamam de falta de água e Embasa garante normalizar abastecimento Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Os moradores dos residenciais Brisas I e II, em Brumado, estão reclamando da falta de água na localidade. Os beneficiados do Minha Casa, Minha Vida receberam as novas moradias desde a última sexta-feira (19), mas, segundo disseram ao site Brumado Notícias, ainda estão sem água nas torneiras. Eles cobram uma solução por parte da Embasa. A empresa declarou que a maioria das casas já está recebendo o precioso líquido, embora tenham sido detectados problemas técnicos no sistema de captação da adutora da Barragem em Cristalândia. Técnicos do sistema de abastecimento ressaltaram ainda também que há uma sobrecarga na rede, vez que os novos moradores estão todos buscando ao mesmo tempo a limpeza das residências. A boa notícia, segundo os representantes da Embasa, é que nenhuma família do novo bairro passará o Natal sem água.

Bancos reduzem horário de funcionamento nesta quarta (24) Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Por causa da véspera de Natal, as agências bancárias funcionarão com horário reduzido nesta quarta-feira (24), informou a Federação Brasileira de Bancos (Febraban). Os bancos de Salvador e região metropolitana devem funcionar das 9h às 11h, assim como Brasília, mas por causa do horário de verão, as unidades do interior estarão abertas das 8h às 10h. No dia 25 as agências estarão fechadas, e no dia 26 reabrem nos horários normais. No dia 30 de dezembro o funcionamento também é normal, mas nos dias 31 e 1° de janeiro estarão fechadas. Contas de água, luz, telefone e outras que vencem nas datas de fechamento poderão ser pagas no dia útil seguinte sem multa. Internet Banking e caixas eletrônicos devem funcionar normalmente, de acordo com a Febraban. Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) só têm até o dia 30 de dezembro para comprovação de vida e a renovação da senha na rede bancária e devem ficar atentos por, se não o fizerem, podem perder o benefício.

O natal mais saboroso de Brumado é com os panetones da Padaria Rejane Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Já é Natal na Padaria Rejane! Há décadas inserida no mercado da panificação em Brumado, a padaria oferece a sua clientela o mais tradicional e saboroso panetone da cidade. O famoso pão recheado com frutas cítricas de fabricação própria ganhou consumidores de toda a região, sendo destaque pela leveza e sabor inconfundível da massa. Além do tradicional panetone, a Rejane oferece também um delicioso café da manhã, com serviço de lanchonete, além de bolos e outras iguarias derivadas do trigo. Padaria Rejane, a Rainha das Massas, fica localizada na Avenida Centenário, em Brumado. Para maiores informações e encomendas, ligue: (77) 3441-1956.

Caculé: Barragem do Comocochico sangra e despeja mais água no Rio do Antônio Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A Barragem do Comocochico, afluente do Rio do Antônio, em Caculé, voltou a sangrar esta semana. O volume de água do rio, que já começava a normalizar, voltou a subir. O assunto agradou as comunidades ribeirinhas, pois este ano a cheia no leito do rio não causou danos com foi registrado no mesmo período do ano passado. Além da Barragem do Comocochico, a Lagoa do Manoel Caculé, outro afluente do Rio do Antônio, também transbordou, o que ajudou a levar bastante água para os municípios de Guajeru, Malhada de Pedras e Brumado. Na capital do minério, a cheia fez as águas verterem sobre a Barragem do Rio do Antônio, que promoveu também a limpeza do leito do rio em sua passagem pelo centro da cidade, transbordando ainda sobre a barragem do Bairro São Félix.

Wagner é confirmado no Ministério da Defesa Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias
O futuro ex-governador da Bahia, Jaques Wagner, foi anunciado oficialmente na noite desta terça-feira (23) como Ministro da Defesa do novo governo de Dilma Rousseff. Os 13 nomes do primeiro escalão foram divulgados por meio de nota oficial pelo Palácio do Planalto. A expectativa em Brasília é que Dilma conclua a reforma ministerial de seu segundo governo na próxima segunda (29), dia em que ela retornará de um descanso com a família no litoral baiano. Confirma abaixo a lista dos novos ministros:
 
Ministério da Defesa: Jaques Wagner;
Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento: Kátia Abreu;
Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial: Nilma Lino Gomes;
Controladoria Geral da União: Valdir Simão;
Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação: Aldo Rebelo;
Ministério da Educação: Cid Gomes;
Secretaria de Portos: Edinho Araújo;
Ministério de Minas e Energia: Eduardo Braga;
Secretaria de Aviação Civil: Edinho Araújo;
Ministério do Esporte: George Hilton;
Ministério das Cidades: Gilberto Kassab;
Secretaria de Aquicultura e Pesca: Helder Barbalho;
Ministério do Turismo: Vinicius Lajes.
 

Após a divulgação do Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos e o fortalecimento da economia norte-americana o dólar voltou a ter alta nesta terça-feira (23) e fechou acima de R$ 2,70. A última vez que a moeda tinha ultrapassado este valor foi na última quarta (17), quando começou a sofrer quedas diárias. "O PIB dos EUA mostra que a economia começa a dar sinais de forte crescimento", disse à Reuters o gerente de câmbio da Treviso Corretora Reginaldo Galhardo. O departamento do Comércio americano informou nesta terça que revisou para cima a estimativa do PIB anual, que passou de 3,9% para 5%. O mercado de câmbio não abrirá no dia 25 de dezembro e funciona de forma limitada nas vésperas do natal e do ano novo, o que deve fazer com que as agências evitem fazer operações de grandes volumes. O presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, afirmou que os leilões diários de swaps cambiais – venda futura de dólares – serão mantidos no ano que vem, com volumes equivalentes a entre 50 milhões e 200 milhões de dólares.

Virada de preço do Pré-Réveillon do Sítio Novo acontece a partir da meia-noite de amanhã

Faltam apenas quatro dias para o Pré-Réveillon do Sítio Novo e a procura por ingressos para a festa está cada vez maior. Somente até a meia noite da próxima quarta-feira (24), você pode adquirir o seu ticket por R$ 120. Depois dessa data, haverá virada de preço. O evento, que promete uma mega estrutura e produção, tem atrações de renome nacional como as bandas Harmonia do Samba e Cheiro de Amor, além das revelações Max e Léo e Kleytones. Quer encerrar o ano de 2014 em grande estilo? Então, não perca o Pré-Réveillon do Sítio Novo. Compre o seu ingresso em um dos pontos de venda credenciados: Tiazinha Distribuidora, Beto Bike Sports, Bar do Rei e Salão WN ou diretamente com um comissário. Todos devem comparecer ao local vestidos de branco.

Brumado: Hemoba pede população para doar sangue nesse fim de ano Foto: Layh Amorim/Brumado Notícias

Embora a demanda seja maior nessa época do ano devido ao aumento do número de acidentes automobilísticos, os estoques de sangue caem justamente no fim do ano na maioria dos hemocentros do país. Pensando em reverter esse quadro, em Brumado, a Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) convida as pessoas para continuarem doando sangue nessa época do ano. A Fundação está preparada para receber todos os candidatos à doação de sangue e cadastro de medula óssea. Serão abertos horários especiais durante as duas últimas semanas do ano. O Hemoba fica na Rua Manoel Fernandes dos Santos, 87 (anexo ao Hospital Professor Magalhães Neto).

AJS Empreendimentos deseja boas festas e mais qualidade de vida aos brumadenses

Em Brumado, a AJS Empreendimentos Imobiliários faz questão de desejar aos brumadenses boas festas de fim de ano. Proprietária dos residenciais Recanto da Villa e Recanto dos Pássaros, a imobiliária espera que no próximo ano os munícipes escolham viver em um recanto cheio de qualidade de vida, que é a proposta oferecida pela AJS.

Clínica Maná fecha importante parceria e deseja boas festas aos brumadenses Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em Brumado, a Clínica Maná acaba de firmar parceria com a Caixa de Assistência dos Advogados do Estado da Bahia (CAAB). Através do convênio, os advogados e familiares filiados à CAAB terão descontos exclusivos nos atendimentos de acupuntura, fisioterapia, farmacologia chinesa, pilates, homeopatia e psicoterapia. No momento, a clínica está em recesso de fim de ano. As atividades no local serão retomadas a partir do dia 05 de janeiro de 2015. Desde já, a Clínica Maná deseja a todos os brumadenses um feliz Natal e próspero Ano Novo e que o clima de união, amor e paz, tão predominantes nessa época do ano, se façam presentes ao longo de todos os dias de 2015. A clínica fica localizada na Avenida Otávio Mangabeira, 185, Bairro Nobre. Para marcação de consultas, o número é (77) 3441-1269.

Segundo levantamento realizado pelo movimento “Todos Pela Educação”, com base em provas de 2013, os estudantes das regiões do Norte e Nordeste do país ficaram abaixo da meta de ensino adequado para as disciplinas de Matemática e Língua Portuguesa. Em matemática, apenas 3,5% dos alunos do 3º ano do ensino médio da região Norte obtiveram resultados satisfatórios - a meta era 17,5%. Roraima foi o estado com o pior resultado (2,7%). Para a direção do movimento, o baixo desempenho na região pode ser explicado pela falta de investimentos na educação. No ensino fundamental, as regiões Sudeste, Centro-Oeste e Sul atingiram as metas para 2013 nas duas disciplinas; já o Norte e o Nordeste, mesmo tendo metas menores, ficaram abaixo do desempenho esperado. Em matemática, no Maranhão, apenas 16% dos alunos tiveram bons resultados. O estado do Paraná alcançou a melhor média do país (55,8%).

Vereador Castilho Viana deseja boas festas aos brumadenses Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O vereador Castilho Viana (PSB) deseja a todos os munícipes um feliz Natal e próspero Ano Novo. O parlamentar espera pode trabalhar ainda mais no próximo ano em prol do crescimento e desenvolvimento da cidade. “Que esse fim de ano seja de realizações e muitas bênçãos para os brumadenses”, disse ele.

Brumado: APDEMB promove Natal Solidário com distribuição de brinquedos Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Contando com a parceria do comércio local, a Associação dos Portadores de Deficiências do Município de Brumado e Região (APDEMB) conseguiu arrecadar dezenas de brinquedos, que começaram a ser entregues de casa em casa às crianças portadoras de deficiência. A iniciativa surgiu com o intuito de animar ainda mais o período festivo para as crianças, que, além das dificuldades físicas, precisam ser melhor inseridas e assistidas. Encarregados da tarefa, o conselheiro fiscal Guilherme de Souza e o diretor social Lázaro Landufo falaram ao site Brumado Notícias sobre a iniciativa da APDEMB. “Às vezes, para nós parece ser um gesto muito simples, mas esse simples gesto tem um efeito grandioso para essas crianças, pois elas se sentem lembradas e incluídas. Não é só pelo presente, é pela atenção. Se chegássemos nessas casas só com um abraço, com certeza receberíamos os mesmos sorrisos, mas o brinquedo é a simbologia do momento e esperamos que no ano vindouro, nós como cidadãos, em parceira com o poder público, possamos promover com mais veemência a política pública da inclusão e da atenção social às nossas crianças portadoras de deficiência. Somos gratos aos nossos colaboradores e desejamos a todos um feliz e fraterno Natal e boas festas nessa passagem de ano”, disseram.

Redes sociais aproximam famílias nas festas de fim de ano

Embora nessa época de festas muitas famílias não possam passar o Natal e Ano Novo juntas, as redes sociais auxiliam na aproximação de distâncias. Através do Face Time, Whatsapp e Skype, por exemplo, esse problema pode ser resolvido com alguns toques no celular ou cliques no computador. Muitas pessoas recorrem à tecnologia para conseguir estar presente em momentos especiais. A internet nunca facilitou tanto os relacionamentos como nos dias de hoje. Especialistas afirmam que esse aparato todo é uma ferramenta que pode ser utilizada com qualidade pelos usuários.

Governo Federal reduz repasse para a saúde e Brumado terá que cobrir despesa de R$ 160 mil Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Através do Ministério da Saúde, o governo federal emitiu nota anunciando que neste mês de dezembro os municípios só receberão 70% do repasse para cirurgias de média e alta complexidade nas unidades hospitalares. Os outros 30% serão repassados no mês de janeiro de 2015. Em Brumado, assim como nos demais municípios, a notícia foi recebida com preocupação, vez que a cidade está tendo de lidar com despesas inesperadas por conta dos estragos provocados pelas chuvas e ainda terá de cobrir com recursos próprios a despesa extra com a redução do repasse federal para manter o padrão de atendimento no hospital regional. O secretário de saúde, Cláudio Feres, explicou ao site Brumado Notícias que a saída para o gestor municipal será priorizar o setor. Segundo Feres, para tanto, ele terá de abrir mão de outros serviços, alguns já em andamento, para cobrir a despesa extra de R$ 160 mil, valor dos 30% cortado este mês. O secretário declarou que a administração terá dificuldades para manter a meta de atendimento, vez que lida com receita reduzida desde o mês de maio, quando houve corte no Fundo de Participação dos Municípios (FPM). “Não será nada fácil, mas vamos trabalhar para cobrir o rombo e manter qualidade nos atendimentos”, destacou o secretário.

Dilma sanciona sem vetos lei da guarda compartilhada Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Sem vetos, a proposta que regulamenta a guarda compartilhada no país foi sancionada pela presidente Dilma Rousseff (PT). A sanção foi publicada na edição desta terça-feira (23), do Diário Oficial da União. A lei entra em vigor imediatamente. Através dela, a justiça deverá conceder guarda compartilhada aos pais, mesmo quando não houver acordo entre eles quanto à guarda do filho. Pela lei que vigorava até então, a guarda compartilhada era aplicada "sempre que possível". O texto prevê que o tempo de convivência com os filhos deve ser dividido de forma "equilibrada" entre mãe e pai. Pelo projeto, a guarda unilateral será concedida apenas quando um dos pais abrir mão do direito ou caso o juiz verifique que o filho não deva permanecer sob a tutela de um dos responsáveis. Neste caso, quem abrir mão da guarda fica obrigado a supervisionar os interesses da criança.

Brumado: PRE inicia Operação Fim de Ano hoje (23) Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A Polícia Militar da Bahia, através do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv), dará início nesta terça-feira (23), às 16h, a Operação Fim de Ano. O objetivo é garantir maior segurança nas rodovias estaduais, onde o policiamento rodoviário será reforçado no período do Natal e do Réveillon. A operação termina no dia 5 de janeiro de 2015. Ao todo, 568 policiais militares se revezarão nos Postos de Controle e Fiscalização de Trânsito fixos e móveis, fazendo rondas itinerantes nas rodovias com maior movimento de veículos, com a utilização de carros e motocicletas. O reforço do policiamento ocorrerá, especialmente, nas rodovias de acesso a polos turísticos do estado.

Últimos preparativos para o Pré-Réveillon do Sítio Novo em Brumado Foto: Divulgação

O maior evento de final de ano do município de Brumado acontece no próximo dia 27, a partir das 21h, e a contagem regressiva para a festa da virada já teve início. Realizado por meio da parceria de sucesso entre a Solegal e Beto Bonelly Produções, o Pré-Réveillon do Sítio Novo garantirá ao público presente uma mega produção, com organização e estrutura impecáveis. Um dos destaques será a produção de som e luzes, que dará um toque especial ao evento. Além disso, outras surpresas darão um brilho ainda maior às comemorações de despedida do ano de 2014 e chegada de 2015. Entre as atrações da festa estão as Bandas Cheiro de Amor e Harmonia do Samba, a dupla Max e Léo e a revelação Kleytones. Garanta já o seu ingresso e brinde a chegada do próximo ano em grande estilo.

Lagoa Real: Governador Jaques Wagner parabeniza gestão do prefeito Zezinho Foto: Manu Dias/GOVBA

Em visita ao município de Lagoa Real, o governador Jaques Wagner (PT) parabenizou o prefeito Francisco José Cardoso de Freitas (PSD), o Zezinho, pelo trabalho que vem fazendo à frente da administração municipal. Segundo o petista, a cidade está no caminho do progresso. “Sei, Zezinho, que você é como eu e o bom administrador tem que ser assim, pisar onde o povo pisa. Aprendi isso com o presidente Lula e sei que para ver o que realmente o povo precisa, é preciso ir até lá. Não adianta ficar sentado no gabinete, no ar-condicionado, achando que está tudo bem. Fiz isto nos meus oito anos de governo à frente do estado e sei que você está fazendo isto em Lagoa Real”, afirmou Wagner durante seu discurso.

Brumado: Rotary Club premia alunos através do projeto Aluno Nota Dez Foto: Divulgação

Na última semana, o Rotary Club de Brumado comemorou a passagem do seu cinquentenário no município de Brumado. A celebração aconteceu no Clube Social, onde os membros, ex-rotarianos e convidados se reuniram. Na oportunidade, foi lançado o projeto “Aluno Nota Dez”, que reconhece e premia dez alunos que se destacaram no ano de 2014 no município. Entre os mais de três mil alunos pesquisados dentro dos critérios preestabelecidos pela Comissão organizadora do Rotary Club, os dez selecionados são de escolas públicas municipais. Os alunos foram premiados com um notebook. O prefeito Aguiberto Lima Dias (SDD) registrou o reconhecimento do trabalho desenvolvido pela Secretaria de Educação Municipal e de todos os professores que dão apoio e logística à Secretaria. O gestor ainda ressaltou que o Rotary Club, por meio do projeto, procura estimular os estudantes reconhecendo os seus esforços.

Brumadenses aprovam o Primeiro Natal Reciclável Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SESOC), a prefeitura de Brumado promoveu no último sábado (20) o Primeiro Natal Reciclável do município. O evento contou com show musical e muita diversão para as crianças que participaram de brincadeiras concorrendo a brindes. Durante o evento, as famílias visitaram os vários estandes montados nos quiosques da Praça Coronel Zeca Leite. No local, ainda foi montada a casa do Papai Noel e muitas indumentárias natalinas, todas produzidas com materiais recicláveis. 

Brumadenses aprovam o Primeiro Natal Reciclável Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A secretária Themis Narvaes disse ao site Brumado Notícias que o objetivo da festa, além de uma celebração antecipada do Natal, é despertar e conscientizar a população quanto à proteção do meio ambiente mediante através de ações educativas de preservação. A iniciativa agradou os munícipes, que compareceram em grande número na praça para prestigiar a proposta da conscientização natalina.

Fotos: Lay Amorim/Brumado Notícias

Duas pessoas foram baleadas no último domingo em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Dois jovens deram entrada no Hospital Professor Magalhães Neto, em Brumado, na tarde do último domingo (21), com ferimentos provocados por disparos de arma fogo. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, a dupla tentativa de homicídio são ocorrências diferentes. Um dos jovens foi baleado próximo ao campo de várzea na passagem da Cascalheira, no Bairro Olhos D’água. Já o outro foi alvejado no entroncamento entre o Olhos D’água e o Bairro Baraúnas. A polícia acredita em mais acerto de contas do tráfico. O que chamou a atenção da nossa reportagem é que, embora a polícia militar tenha feito levantamento dos dois casos e comparecido ao hospital para apurar mais informações com as vítimas, nada havia sido registrado na delegacia local até o meio dia desta segunda-feira (22). O registro do boletim de ocorrência é um procedimento padrão em casos de tentativas de homicídios.

Weliton Lopes destaca trabalho de Luciano Ribeiro em prol de Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O deputado estadual eleito, Luciano Ribeiro (DEM), já direcionou recursos através de emenda para reforma da Praça Pompílio Leite, mais conhecida como Praça do Jurema, em Brumado. A reforma do local era uma antiga solicitação dos moradores da área. Além disso, Ribeiro garantiu recursos de aproximadamente R$ 240 mil, através da emenda parlamentar nº 29740017, para a construção de uma praça no Bairro São Félix. O vereador Weliton Lopes participou ativamente do direcionamento deste último recurso. Ele fez questão de agradecer ao parlamentar, principalmente por estar beneficiando um bairro mais distante do centro da cidade. “As praças são um benefício muito importante para os bairros, em especial os que ficam mais distantes do centro, pois adultos, crianças, adolescentes e idosos, podem desfrutar de um local aprazível”, destacou Lopes. O vereador ainda ressaltou o compromisso do deputado com o município. “Luciano Ribeiro é uma pessoa séria e já acompanhávamos o seu trabalho quando foi representante de uma cidade da região e agora podemos verificar que realmente merece todo nosso apreço pelo trabalho que já vem desenvolvendo e pelos recursos que tem direcionado para Brumado”, concluiu ele.

Wagner visita os 417 municípios baianos e bate meta de governo Foto: Manu Dias/GOVBA

Hoje (22), o governador Jaques Wagner se tornou o primeiro chefe do executivo estadual da história a visitar os 417 municípios baianos - o que era uma meta do governo. Parte das cidades visitadas também recebeu um governador pela primeira vez durante a gestão Wagner. No município de Ibirapitanga, onde esteve nesta segunda-feira, ao inaugurar a iluminação na entrada da cidade, o governador recebeu uma placa em homenagem por ter visitado todas as cidades baianas. “Sou o único governador da história da Bahia que teve oito anos consecutivos de governo e o único que, durante a gestão, visitou todos os 417 municípios baianos. Isso vai ficar cravado no meu coração, Ibirapitanga foi o último município a ser visitado por mim como governador. Para governar bem é preciso pisar onde o povo está pisando, estando colando com o povo e sentindo as dificuldades. É assim que a gente fica sabendo dos problemas", finalizou Wagner. Nas cidades visitadas, o petista inaugurou obras e levou ações em áreas como agricultura, social, infraestrutura, saúde e educação.

Arquivo