Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
fechar

25/Mai/2015 - 10h30

Truvisco: Brumado não é município prioritário em período crítico de estiagem

Truvisco: Brumado não é município prioritário em período crítico de estiagem Foto: Divulgação/Modera

Criada pela Portaria do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas, a Comissão Gestora do Açude - CGA de Truvisco é um colegiado formado por representantes do poder público federal, estadual e municipal, representantes da sociedade civil organizada e representantes dos usuários diretos de água. Seu objetivo é garantir a implementação da gestão descentralizada, participativa e integrada dos recursos hídricos do açude. No último dia 21, foi realizada mais uma reunião do colegiado, na cidade de Caculé. Na ocasião, foram feitas exposições sobre o volume de água no açude de Truvisco e formou-se uma comissão para resolver conflitos pelo uso da água em áreas problemáticas da Bacia do Rio do Antônio. Além disso foi aprovada a alocação de água do açude. Participaram da reunião diversas autoridades dos segmentos que envolvem a questão. 

Truvisco: Brumado não é município prioritário em período crítico de estiagem Foto: Divulgação/Modera

Atualmente, o volume de Truvisco é 13 milhões de m³, ou seja, menos da metade da capacidade máxima do açude, que é igual a 38,5 milhões de m³ de água. Segundo técnicos, a vazão média da comporta de Truvisvo não poderá comprometer o volume do seu reservatório em menos de 3,3 milhões de m³, o que já seria um volume morto. Sobre a alocação de água para o período crítico de estiagem, foi aprovado que deverá haver prioridade para atender os municípios de Licínio, Rio do Antônio, Guajeru e Malhada de Pedras. Embora o Coordenador do Modera, Henrique Rocha, tenha feito a defesa de Brumado, o colegiado não aprovou o município como prioritário.

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.



Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.



Deixe seu comentário

Mais notícias

Arquivo