Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
fechar

26/Jun/2015 - 16h30

ASFAB participa do Encontro de Formação da ASA Sudoeste

ASFAB participa do Encontro de Formação da ASA Sudoeste Foto: Divulgação

Nos dias 15, 16 e 17 aconteceu no centro de treinamento de líderes - CTL, em Caetité, o encontro de formação da ASA sudoeste, onde estiveram presentes as entidades ASFAB, ASAMIL, CASA, Centro Comunitário da Paróquia de São Pedro, Carita Diocesana de Caetité, ADIPS e Associação Divina Providência. O objetivo do encontro foi lembrar os 15 anos da ASA na nossa região com os avanços e as conquistas nos programas de convivência com o semiárido, bem como os seus desafios. Para o coordenador de campo da ASFAB, Agnaldo Ribeiro, o encontro deu a oportunidade de voltar ao passado e perceber as conquistas obtidas ao longo desses 15 anos. “Saímos de uma lógica de combate à seca, o que sempre foi posto para o semiárido, projetos e programas sempre foram direcionado com esses aspectos à indústria da seca. A articulação no semiárido brasileiro vem propor uma lógica contrária a esse modelo ultrapassado, vem com o novo paradigma que é a convivência com o semiárido, aprender a conviver com a seca, pois ela é um fenômeno natural e, ao invés de combater, precisamos conviver. Para isso tivemos que construir projetos e programas que resultassem em políticas públicas para a convivência com o semiárido. 

ASFAB participa do Encontro de Formação da ASA Sudoeste Foto: Divulgação

O programa Um Milhão de Cisternas Rurais, o Programa Uma Terra e Duas Águas, os Barreiros Trincheiras Familiares, Cisternas nas Escolas, os projetos de Sementes, todos esses foram conquistas ao longo desses 15 anos, que de fato melhoraram a vida das pessoas no campo, de homens, mulheres, idosos e crianças. Trazer esses elementos e reviver um pouco as conquistas alcançadas, mas também lembrar os desafios que tivemos nesse percurso que não foram poucos, mais tivemos dentro da ASA força para superar todos os obstáculos. É importante para esse momento na nossa região fazer esses encontro de formação com essa turma nova que esta chegando. A ASFAB se coloca  na organização  desse encontro de  formação e se compromete  com o nivelamento de conhecimentos e das ações que estamos construindo dentro desse processo da convivência com o semiárido”, disse o coordenador, destacando que “é importante ouvir e aprender com os agricultores e agricultoras e nos colocar a seu serviço, buscando ampliar seus conhecimentos e ajudá-los para que apliquem no seu cotidiano.

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Bruno
Parabéns às entidades que participam do projeto de convivência com o semiárido !

Deixe seu comentário

Mais notícias

Arquivo