Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
04/Out/2015 - 07h00

Brumado: MP ajuíza ação para garantir atendimento médico e fisioterápico a pacientes do SUS

Brumado: MP ajuíza ação para garantir atendimento médico e fisioterápico a pacientes do SUS Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Na última quarta-feira (30), o Ministério Público Estadual (MPE) ajuizou ação civil pública com pedido liminar para que a Justiça determine ao município de Brumado o reestabelecimento imediato dos serviços médicos e de fisioterapia prestados a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Na cidade, a partir deste mês, estão suspensos atendimentos ambulatoriais na Policlínica Manoel Fernandes dos Santos e no Hospital Municipal Professor Magalhães Neto, além das cirurgias eletivas, com previsão de retorno só em 2016. Já a fisioterapia estaria parada desde a anulação, em julho, de contratos irregulares com prestadores do serviço, uma vez que a prefeitura, apesar de ter acatado recomendação do MP e credenciado novas empresas, não celebrou nenhum contrato com as clínicas credenciadas. O secretário municipal de Saúde, Cláudio Feres, admitiu a suspensão dos serviços, informando que somente atendimentos de urgência e emergência serão mantidos. 

Brumado: MP ajuíza ação para garantir atendimento médico e fisioterápico a pacientes do SUS Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

De acordo com a ação do MPE, os médicos declararam inaceitável a proposta e, portanto, se recusam a atender até mesmo serviços de urgência e emergência no hospital e na Policlínica. Segundo apurou o site Brumado Notícias, os promotores Gustavo Vieira e Lívia Sampaio solicitam à Justiça que determine ao município o imediato reestabelecimento de todos os serviços de saúde prestados anteriormente, a imediata prorrogação da contratação dos médicos que, até setembro, prestavam serviços junto à Secretaria Municipal de Saúde; a abertura em 30 dias de concurso público para preencher as vagas dos médicos prestadores ou, em caso de deserção, abertura de procedimento licitatório para contratação de profissionais prestadores de serviço; e a contratação imediata das clínicas de fisioterapia já credenciadas.

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.



Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.



Deixe seu comentário

Mais notícias

Arquivo