Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
06/Out/2015 - 10h00

Equipe do Mec visita município de Brumado com vistas à implantação do curso de Medicina

Equipe do Mec visita município de Brumado com vistas à implantação do curso de Medicina Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Entre os dias 30 de setembro e 2 de outubro, a Comissão de Especialistas do Ministério da Educação esteve no município de Brumado a fim de verificar in loco as condições para implantação do curso de Medicina na cidade. A visita consistiu na análise da estrutura de equipamentos públicos, cenários de atenção na rede e programas de saúde existentes e disponíveis no município e na região de saúde para potencialmente acolherem 50 alunos. Na ocasião, foram verificados alguns critérios importantes, como: número de leitos do SUS disponíveis por aluno, número de alunos por Equipe de Atenção Básica, existência de leitos de urgência e emergência ou Pronto Socorro, existência de Programas de Residência Médica nas especialidades prioritárias, adesão ao Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade na Atenção Básica, existência de Centro de Atenção Psicossocial e existência de hospital de ensino ou unidade hospitalar com mais de 80 leitos, com potencial para hospital de ensino. 

Equipe do Mec visita município de Brumado com vistas à implantação do curso de Medicina Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O município teve de estabelecer parcerias na região com vistas à qualificação da formação médica e potencializar/estruturar/qualificar a rede de atenção à saúde. No dia 2 de outubro, a equipe de consultores do Ministério da Educação se reuniu com representantes de municípios estratégicos, como Livramento de Nossa Senhora, Macaúbas e Paramirim. Caso Brumado seja considerado selecionado, comporá o edital específico para mantenedoras com vistas à autorização de funcionamento de curso de graduação em Medicina. Para tanto, deverá celebrar Termo de Compromisso com a Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (SERES) do Mec para efetivar sua inclusão neste edital. Por meio deste termo, o prefeito municipal e o secretário municipal de saúde se comprometerão a disponibilizar para a Instituição de Ensino Superior vencedora do certame toda a logística necessária.

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.



Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.



Deixe seu comentário

Mais notícias

Arquivo