Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
01/Jan/2016 - 16h00

'Não existe conflito pela água do Truvisco', garante prefeito de Caculé

'Não existe conflito pela água do Truvisco', garante prefeito de Caculé Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Por telefone ao site Brumado Notícias, o prefeito do município de Caculé, Beto Maradona (DEM), rebateu as declarações do secretário administrativo de Rio do Antônio, Antônio de Souza Lima, apontando que o mesmo é quem está criando uma situação de atrito. “Não existe conflito pela água do Truvisco e o secretário não está sendo verdadeiro em suas declarações, pois todas as ações referentes ao uso da Barragem do Truvisco são debatidas em reunião com os representantes de cada município e ele próprio apoia tais decisões. Nossa proposta na verdade é para somarmos forças para tentarmos sensibilizar o governo do estado a construir adutoras para beneficiar os municípios de Rio do Antônio e Guajeru. Não há esse tal monopólio que ele prega e muito menos tais vantagens para Caculé ou para Licínio de Almeida, mas acabamos sendo mais beneficiados por conta do ponto estratégico entre os dois municípios onde se encontra a barragem. Por isso lutamos pelas adutoras, pois dessa forma, além de evitar o desperdício de água que seria sugada pela terra seca, ainda facilitaria o tratamento da mesma pela Embasa”, respondeu o prefeito caculeense.

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Joaquim Pereira
Na década de 90 houve uma situação semelhante, entre Malhada de Pedras e Brumado. Na época o prefeito de Malhada se negou a liberar água para Brumado. Foi um sofrimento para toda população brumadense. Foi dito ao prefeito que um dia Brumado mandaria água para Malhada, irônico ele respondeu: “água não sobe rio acima”. Hoje Brumado é quem abastece Malhada de Pedras. Como bom gestor gostaria Beto Maradona que sensibilizasse com o sofrimento do nosso povo. Sugiro uma união entre Caculé, Rio do Antônio e Guajeru para abrir um canal pelo rio para não haver desperdício da água. Maquinário as prefeituras tem suficiente para esta emergência. Um dia poderemos mandar água pra vocês. Tenho certeza que se o Ministério Público não resolver esta situação o nosso Deus resolverá. Não há tempo para construção de Adutora, essa opção é para depois. ÁGUA É VIDA.
Amaury
No quesito água acho que não há que discutir, mas sim unir forças de todos os políticos da região e exigir dos governos estadual e federal a conclusão das outras 03 etapas da barragem de Cristalândia em Brumado aí sim teríamos água suficiente para abastecer no mínimo um raio de 100km no entorno da barragem. Prefeitos de nossa região esquecem da bandeira partidária, se mobilizem por esta causa.
Carmem
Prefeito, essa obra da adutora a qual o Sr se refere, deveria de fato ter sido realizada pelo governo do Estado há mais de um ano, prevendo uma possível situação como a que estamos vivenciando agora. No entanto, nada foi feito e não há tempo hábil, neste momento, para que tal obra seja iniciada e concluída. Nós, rioantonienses, ibitirenses e guajeruenses, vivemos uma situação calamitosa e emergencial e é desumana a atitude de vocês que constituem a comissão do Truvisco, já que nós aqui somos voto vencido, em continuar mantendo as comportas fechadas no intuito de manter irrigação de plantações e criações de peixes, afinal esses milhões de metros cúbicos armazenados no Truvisco são usados apenas para essa finalidade, enquanto rio abaixo não temos sequer para nossas necessidades básicas. A população pede socorro, a situação que vivemos hoje além de calamitosa, é vergonhosa por que enquanto as "bananas " dos agricultores vivem, nós "morremos" de sede. Não há tempo mais para que o poder público se "sensibilize" na construção de adutoras, precisamos de água hoje, agora... E por nós somente o poder de Deus, pois nem o setor privado que deveria ser o primeiro a ter a obrigação de nós entregar a água, já que pagamos (bem caro, diga-se de passagem) por um serviço que há tempos vem sendo ineficiente. Parabéns Embasa, parabéns comissão do Truvisco, parabéns poder público. Agora de fato sabemos com quem podemos contar.

Deixe seu comentário

Mais notícias

Arquivo