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24/Mar/2016 - 10h00

Brumado: SMTT defende construção de lombofaixas e pede atenção aos condutores

Brumado: SMTT defende construção de lombofaixas e pede atenção aos condutores Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em entrevista ao site Brumado Notícias, o superintendente de trânsito do município de Brumado, Clidemar Amorim Risério, defendeu a construção das faixas elevadas conhecidas como lombofaixas nas vias públicas da cidade. Amorim declarou que o objetivo dos novos equipamentos é “melhorar a segurança no trânsito, protegendo a integridade física e a vida das pessoas”. O superintendente disse que as passagens elevadas dão uma melhor visibilidade aos condutores, além de conter a velocidade dos motoristas. Amorim explicou que nesta primeira etapa das obras serão construídas 20 faixas até o final do primeiro semestre e que a meta é chegar a 40 faixas, atendendo travessias de prédios escolares, instituições financeiras e prédios públicos em geral, onde há maior fluxo de pedestres. 

Brumado: SMTT defende construção de lombofaixas e pede atenção aos condutores Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Segundo a autoridade municipal de trânsito, as faixas seguem o padrão de plataforma de 4 metros, com 50 cm de relevo para os lados, 8 cm de altura - mesmo com a legislação permitindo até 13 cm de altura, ele garantiu que as faixas construídas em Brumado não ultrapassam os 10 cm. Quanto à sinalização e pintura dos novos equipamentos horizontais, Amorim esclareceu que as mesmas devem ser iniciadas a partir da próxima terça-feira (29). 

Brumado: SMTT defende construção de lombofaixas e pede atenção aos condutores Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A entrevista foi concedida no final da tarde, momento em que uma das faixas estava sendo construída na Rua Coronel Tibério Meira, mas ao final o órgão de trânsito não se antecipou a sinalizar o perímetro. Parecendo prever possíveis acidentes, como ocorreu na noite de ontem (23), o superintendente pediu atenção aos condutores quanto ao limite de velocidade nas vias. “Tem condutor que quer fazer da via pública uma pista de corrida, mas a velocidade permitida em nossas vias urbanas é de 30 km, velocidade que dá ao condutor condições de redução e passagem segura sobre as lombofaixas”, pontuou.

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Cássio Almeida
A solução não é lombadas ou faixas elevadas, se o objetivo e redução de acidentes, diminuição de velocidades nesses trechos, o correto seria apenas as faixas no asfalto com sinalização e radares. O que falta na cidade é um plano de trânsito atualizado.

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