Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
28/Abr/2016 - 00h00

Superlotação na cadeia de Brumado faz juiz antecipar julgamento de presos e apelar pelo presídio

Superlotação na cadeia de Brumado faz juiz antecipar julgamento de presos e apelar pelo presídio Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Após ser reformada em 2011, a cadeia de Brumado teve sua oferta de vagas reduzida para 16 presos. Atualmente, conta com mais que o dobro de sua capacidade, ou seja, 40 detentos na pequena custódia, que já foi palco de inúmeras fugas e tentativas de fuga, além de rebeliões e motins que foram destaque inclusive na mídia nacional. Em entrevista ao site Brumado Notícias, o Juiz da Vara Crime, Genivaldo Alves Guimarães, esclareceu que o judiciário tem antecipado os julgamentos de alguns presos e alguns condenados estão sendo soltos para recorrer em liberdade. O magistrado explicou que, além das condições precárias da cadeia, há ainda o agravante de se ferir a lei prisional, caso os julgados sejam mantidos em cárcere, sendo estes na sua maioria presos provisórios. Outro problema enfrentado pela justiça é a falta de vagas nos presídios Lafaiete Coutinho e Lemos de Brito, em Salvador, para onde são encaminhados os réus condenados de Brumado. 

Superlotação na cadeia de Brumado faz juiz antecipar julgamento de presos e apelar pelo presídio Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Com o déficit no sistema prisional, o juiz cobrou celeridade no processo de licitação da empresa que irá operar o presídio local. “Considero uma boa notícia o andamento das obras do presídio, mas esse presídio já era para estar pronto e funcionando há anos, pois o histórico da carceragem é negativo, marcado por fugas e rebeliões. Cabe ao estado cumprir a lei de execução prisional e ofertar mais espaço de reclusão. Como Brumado está com esta obra em andamento, espero que a mesma seja entregue à comunidade e região o quanto antes”, pontuou o juiz.

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.



Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.



Deixe seu comentário

Mais notícias

Arquivo