Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
fechar

05/Mai/2016 - 12h00

Seca causa baixa na produção do leite e inflaciona valor dos derivados em Brumado

Seca causa baixa na produção do leite e inflaciona valor dos derivados em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O período chuvoso que ocorreu no mês de janeiro, com acúmulo de mais de 500 ml de precipitação, preocupa os produtores rurais de Brumado, que previam uma seca no resto do ano, na microrregião do município. Apenas quatro meses após as chuvas, as previsões estão se cumprindo, pois, mesmo com muitas aguadas ainda cheias, os agropecuaristas no interior do município relatam falta de alimentação nos pastos para o gado. A situação tem refletido diretamente na produção do leite. 

Seca causa baixa na produção do leite e inflaciona valor dos derivados em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em entrevista ao site Brumado Notícias, Antônio Leite, presidente da associação dos pequenos produtores de leite, declarou que a produção do alimento vem caindo gradativamente nos últimos meses e se agravou ainda mais a partir da segunda quinzena de abril. A usina de beneficiamento, que chegou a produzir 4.500 l por dia, está operando agora em média com 3.500 l por dia. Segundo o presidente, houve uma baixa ainda maior na última semana, quando foi registrada a produção de apenas 2.700 l por dia e a usina fechou a semana com a produção média de 3.200 l/dia. Além da pastagem seca, os produtores de leite se queixam da alta no preço da ração do gado. “Sem o alimento natural, vem a baixa produção e, com a ração mais cara, o consumidor final passar a pagar mais caro pelo próprio leite e seus derivados”, explicou o presidente da associação. O processo tem levado a inflação dos derivados e alguns produtos já ficaram mais caros no comércio local, como iogurte e queijo.

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.



Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.



Deixe seu comentário

Mais notícias

Arquivo