Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
24/Mai/2016 - 08h00

Brumado é uma cidade de hipertensos, alerta nefrologista

Brumado é uma cidade de hipertensos, alerta nefrologista Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Há décadas atuando na área da Nefrologia, o médico Fernando Santos fez um alerta à população brumadense em entrevista ao site Brumado Notícias. “O mundo é hipertenso e Brumado é uma cidade de hipertensos”, disse. O nefrologista destacou que os munícipes abusam do sal na alimentação e por isso sofrem com o aumento da pressão arterial. O médico explicou que a hipertensão é uma pressão alta dentro das artérias sanguíneas que afeta principalmente pessoas negras e atinge com severidade os rins, causando insuficiência renal crônica. Segundo ele, o órgão perde a função de filtrar o sangue. Além disso, a hipertensão afeta o funcionamento do coração, ocasionando hipertrofia, dilatação e infarto. No cérebro, a hipertensão causa o acidente cerebral vascular (AVC). A alimentação inadequada e carregada de sal, aliada ao sedentarismo, tem sido as principais causas da doença, conforme observado nos dados apurados por técnicos do Instituto de Nefrologia e Medicina da Bahia (Ineb). 

Brumado é uma cidade de hipertensos, alerta nefrologista Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O médico alerta que, no estágio crítico da insuficiência renal, o tratamento é feito através da hemodiálise, que é bastante cansativo e doloroso para os pacientes. Para evitar o aparecimento da doença, o especialista alerta às pessoas propensas a hipertensão a realizarem acompanhamento médico, praticarem atividades físicas e manterem uma alimentação saudável, longe do sal. Atualmente, a clínica de hemodiálise de Brumado conta com equipamentos de última geração para atender a demanda de toda microrregião. Na unidade, há mais de 170 pacientes cadastrados, com uma demanda de 87 atendimentos. “Os índios não comem sal e não sofrem com a hipertensão. Se nós não aprendermos a controlar esse vício de sal em nossas refeições, nunca conseguiremos controlar a hipertensão. Meu conselho é: coma menos sal e faça mais exercícios”, disse o nefrologista.

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.



Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.



Deixe seu comentário

Mais notícias

Arquivo