Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
fechar

21/Jul/2016 - 10h00

Alessandro Lôbo comemora retorno da abertura de editais de cursos de medicina para Brumado

Alessandro Lôbo comemora retorno da abertura de editais de cursos de medicina para Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A notícia de que o Ministério da Educação (MEC) havia liberado através do programa Mais médicos a abertura de novos cursos de medicina em estados da região Norte, Nordeste e Centro Oeste e que dentro desta perspectiva Brumado constava da lista do MEC trouxe uma grande expectativa para todos os estudantes brumadenses, que poderiam ter o sonho realizado sem mesmo sair de sua cidade. Com a finalidade de conquistar esse grande benefício o legislativo brumadense constituiu uma comissão que tinha como grande articulador o presidente da Casa, vereador Alessandro Lôbo e Silva (PRB), que como médico de profissão, conhece a grande importância da instalação do curso de Medicina em Brumado. Porém, após uma grande ação para que todos os ditames do MEC fossem cumpridos ocorreu em outubro do ano passado a suspensão dos editais para abertura dos novos cursos em função dos questionamentos de entidades médicas. Nesta quarta-feira (20) o Tribunal de Contas da União devolveu aos municípios selecionados o contentamento de poderem retomar o processo de instalação dos cursos de medicina. Para o presidente da Câmara, vereador Alessandro Lôbo essa é uma notícia que deixa a todos muito satisfeitos. “Foi com certeza uma das melhores notícias que poderíamos receber, pois a abertura desses novos cursos oportunizará a formação de novos profissionais que poderão atender a nossa maior carência que são nos interiores dos municípios e nos bairros que apresentam maiores carências. Como médico e como cidadão tenho essa grande preocupação de oferecer saúde de qualidade a toda nossa população. Temos que oferecer a medicina preventiva”, pontuou. 

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Irineu Viana
Não é desmerecendo os demais cursos superiores, mas para se criar um curso de Medicina é necessário muito mais que boas intenções. Deve ser muito criterioso, afinal, o profissional lidará diretamente com vidas humanas! Quero que minha cidade natal, Brumado, cresça e desenvolva, principalmente no quesito educacional, com ampliação e melhorias nos ensinos fundamental, médio e superior. Mas, para Medicina, infelizmente, não temos a mínima estrutura! Sou contra a abertura de novos cursos de Medicina, independente onde seja o local, caso este não ofereça condições. E tais condições englobam um hospital-escola; professores médicos capacitados, de preferência especialistas das mais diversas áreas; uma quantidade mínima de mestres e doutores exigida pelo MEC; laboratórios capacitados; bibliotecas com livros e periódicos atualizados; acesso de qualidade à internet; um vínculo perfeito nas assistências primária, secundária e terciária à saúde; enfim, uma estrutura que requer um investimento grande e constante por parte da entidade mantenedora do curso. Lembro que não basta apenas criar o curso. É preciso mantê-lo! Já pensou na qualidade dos profissionais médicos formados nestes locais sem estrutura? A saúde da população estaria em riscos! Sou professor do curso de Medicina da UESB-Vitória da Conquista. Sei que os novos cursos de Medicina da UNEB-Salvador e UESB-Jequié vem sofrendo muito para sua manutenção, pelo parcos investimentos do governo estadual, principalmente no que é de mais básico: abertura de concursos públicos para novos professores! Com relação às faculdades particulares, nada é diferente... Portanto, não sejamos irresponsáveis! Curso superior, principalmente Medicina, é coisa séria!

Deixe seu comentário

Mais notícias

Arquivo