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30/Ago/2016 - 00h00

Promoção de campanha eleitoral gera despesas para os candidatos e receitas em Brumado

Promoção de campanha eleitoral gera despesas para os candidatos e receitas em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Os custos para promoção de qualquer candidato que entra nas disputas eleitorais pesam bastante na contabilidade de campanha. Embora este ano a justiça eleitoral tenha tabelado os valores a serem gastos pelos candidatos, o valor de cada material de campanha acaba sendo alto no seu contexto final. Por conta disso, em Brumado, os candidatos estão fazendo uma promoção considerada fria neste início de campanha, pois preferem investir no final do período eleitoral. O site Brumado Notícias fez um levantamento parcial dos valores de algumas ferramentas de campanha utilizadas pelos candidatos, o que aponta um custo considerável para quem tenta convencer o eleitor. Os santinhos estão como o carro chefe de campanha, pois é o material mais produzido nas gráficas: em média, os candidatos pagam R$ 450 a cada lote com 10 mil santinhos. Só na primeira semana de campanha foram confeccionados mais de 10 milhões de santinhos em Brumado, uma porcentagem de mais de 80% a mais em comparação com as eleições municipais de 2012. O perfurado adesivado que vai no pára-brisa traseiro do carro custa em média R$ 45 a unidade. O carro de propaganda voante cobra em média R$ 30 por hora de circulação; já a gravação de material de mídia em estúdio para o carro ou para a rádio fica em torno de R$ 70. Há também os custos com as pessoas que sacodem as bandeiras nas ruas, nas caminhadas e nos comícios, que variam entre R$ 20 e R$ 30, de acordo com o evento a ser coberto. Outros materiais também geram custos de campanha, como adesivos, cartazes, aluguel de muros para colar os cartazes, aluguel de sedes de comitês, e fogos de artifícios. Para os comerciantes do ramo está é uma oportunidade de faturamento extra no período. “As campanhas são chatas, sujam as ruas, mas também há o lado positivo da geração de receitas para parte do comércio e da população. Isso mostra que até a política no seu descrédito tem o seu lado positivo”, ponderou o eletricista Cláudio de Jesus.

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