Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
23/Jan/2017 - 18h00

Brumado: Prefeitura implanta escola de integral com proposta de libertar jovens das drogas

Brumado: Prefeitura implanta escola de integral com proposta de libertar jovens das drogas Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em entrevista ao site Brumado Notícias, a secretária de educação, Edneia Ataíde, explicou que, a princípio, as mudanças nas escolas visando à implantação do ensino em tempo integral parecem desfavoráveis, mas, segundo ela, a longo prazo os pais vão entender os benefícios da proposta. A secretária apontou que o primeiro benefício diz respeito às famílias de baixa renda, que têm dificuldades de alimentar os filhos. “Na escola eles terão todas as refeições diárias ofertadas pelo município”, disse. Em seguida, Ataíde destacou que este ano a proposta se estende para atender também ao público adolescente, visando livrar os jovens das ruas e do contato com as drogas. “Nesse aspecto, a proposta será a de educar para libertar das drogas. Os nossos adolescentes estão levando uma vida ociosa fora das escolas, nada fazem para preencher o tempo fora da sala de aula e dessa forma se tornam presas fáceis do mundo das drogas. Estando nas escolas serão supervisionados e ainda receberão reforço acadêmico”, esclareceu a secretária, adiantando que o município está buscando parcerias para implantar oficinas nas escolas para preencher o tempo extra. A proposta da escola de tempo integral é de que os alunos façam o café da manhã e tenham aulas no período matutino, com merenda na hora do recreio e almoço à tarde, com um breve intervalo para descanso. No período vespertino, acontecem as oficinas e reforço escolar, além de serem feitas as tarefas passadas nas salas de aula. Por volta de 15h é servida a merenda e, ao final da tarde, um jantar antes da dispensa. As aulas pela manhã serão administradas normalmente pelos professores; já no período da tarde, outros educadores, estagiários e monitores irão auxiliar a direção das escolas dentro da proposta integralizada. A professora Edneia Ataíde adiantou que a secretaria está elaborando o calendário letivo com a proposta das aulas serem retomadas no dia 6 de fevereiro; a jornada pedagógica aconteceria na semana anterior. Neste primeiro mês, as escolas, em adaptação, continuariam no modo convencional com aulas de meio período. A partir do mês de março, 15 unidades de ensino na sede do município passarão para o modelo de tempo integral. A meta da prefeitura é totalizar o ensino de tempo integral no município, o que atingiria as 32 unidades, nos meios urbano e rural.

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Marcos Paulo
Espero que esta Secretaria nesta gestão olhe para um dos equipamentos culturais e educativos mais importantes para um município que é a sua biblioteca pública. Brumado é um dos municípios da região que detém um dos melhores prédios construídos para ser uma biblioteca. Foi deixado de lado por gestões que entraram e saíram e, sequer, tiveram um olhar sensível para a biblioteca, que hoje não passa de um depósito de livros. A biblioteca pública tem que ser dinâmica e atuante com profissionais qualificados e geridas por um BIBLIOTECÁRIO., conforme Lei 4.084 de 1962, Lei 9.674/98, assim como hospital é de responsabilidade médica, etc.... Brumado precisa de novos rumos, uma cidade tão desenvolvida que não valoriza o que tem de melhor, não valoriza seu povo e as possibilidades de uma vida melhor . É preciso abrir um concurso e colocar um gestor (bibliotecário) que possa desenvolver trabalhos importantes de incentivo à leitura, às artes de um modo geral, favorecendo a efetivação de uma sociedade mais leitora e, consequentemente, mais desenvolvida do ponto de vista cultural, social e econômico.
Larissa Meira
A proposta da escola de tempo integral é muito importante porque faz jus ao próprio nome a formação integral do estudante. no tocante ao andamento desta proposta em Brumado acho que é preciso rever, aprimorar e fazer com que seja mais atraente aos estudantes. Minha prima por exemplo fazia parte de uma escola aqui em Brumado. Chegava em casa muito cansada e com as tarefas por fazer. Ou seja ficava o tempo todo com bola e corre-corre e não era motivada em estudar e fazer o reforço das atividades em sala de aula. Acredito que esta defasagem seja pontual e que seja corrigida.
Emerson
Louvável a atitude da Administração! De início, os pais talvez estranhem, mas verão excelentes benefícios com o tempo. É um avanço na Educação. Parabéns!
CLARISSE
Brumado não tem suporte para escola em tempo integral. As estruturas podem até comportar o número de alunos, mas deveria ser opção para pais que querem. Os filhos que tem pais perdem o convívio com os pais, não obedientes e não aceitam outro momento de estudo na escola. Enfim desaprendem. A postura da criança dia a desejar por conta de tanta liberdade

Deixe seu comentário

Mais notícias

Arquivo