Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
20/Mar/2017 - 16h00

Brumado: Professores apontam falta de estrutura nas escolas para implantação de tempo integral

Brumado: Professores apontam falta de estrutura nas escolas para implantação de tempo integral Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Com o tema “Educar para libertar”, a gestão do prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) tem como meta implantar o modelo de ensino de tempo integral em todas as escolas do município. Para tanto, antes mesmo de iniciar o ano letivo, a Secretaria Municipal de Educação promoveu várias mudanças na estrutura administrativa das escolas a fim de implantar o projeto. No entanto, para a maioria dos professores que esteve reunida em assembleia na última semana, a proposta é inviável para o município, uma vez que, segundo alegam, os prédios escolares não têm estrutura para atender a demanda. Os professores apontam que a prefeitura não preparou as escolas para atendimento da proposta. “Faltam refeitórios amplos nas escolas, os banheiros não atendem aos padrões para os alunos e não há banheiros de acessibilidade para os portadores de necessidades especiais. Além disso, os alunos reclamam da péssima qualidade da alimentação fornecida no momento”, citaram os educadores. 

Brumado: Professores apontam falta de estrutura nas escolas para implantação de tempo integral Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Também está sendo questionada a formação dos monitores que acompanham os alunos no período após as aulas. “Não são profissionais com formação, são estagiários. Como podemos classificar alunos em formação como monitores para aplicar oficinas se eles próprios ainda estão em formação acadêmica?”, questionam. Os professores apresentaram ainda mais objeções à proposta. “O prefeito fala em educar para libertar, mas ele próprio está sendo mal educado, uma vez que não consultou o corpo docente, nem os pais e os alunos, para tratar do assunto. Simplesmente está impondo o projeto sem uma avaliação por parte do Conselho Tutelar, sem uma discussão ampla com a Câmara de Vereadores e sua comissão de educação. Para educar seu povo o prefeito precisa se educar primeiro”, pontuaram. Nos próximos dias, os educadores devem levar os debates ao legislativo a fim de provocar a comunidade sobre o modelo de tempo integral e buscar o melhor entendimento com a administração municipal.

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.



Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.



Deixe seu comentário

Mais notícias

Arquivo