Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
fechar

Ituaçu: População questiona homenagens após prefeito fechar Memorial Moraes Moreira Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

No início da gestão do prefeito Phellipe Ramonn Gonçalves Brito (PSD), da cidade de Ituaçu, a 98 km de Brumado, o Memorial Moraes Moreira, que homenageava o artista foi fechado. O espaço havia sido inaugurado em 14 de agosto de 2020, ainda na gestão do ex-prefeito Adalberto Alves Luz (PP). O Memorial Moraes ficava na sede da secretaria de Turismo, Esporte, Cultura e Lazer do município. O local ainda contava com um acervo da história natural e uma sala de valorização do esporte no município. Através das redes sociais, os moradores da cidade lamentaram a situação, após postagem realizada pelo filho de Moraes Moreira, Davi Moraes, sobre a polêmica envolvendo uma homenagem que seria realizada pela prefeitura municipal (veja aqui). “Em Ituaçu, havia um museu contando a história e com toda a obra de Moraes Moreira, aberto ao público, organizado, cuidado, feito com muito carinho e respeito. Assim que a atual gestão assumiu, o museu foi fechado!”, disse Socorro Colla. Para Tereza Morais, familiar do artista, disse que a atual gestão de Ituaçu fechou o espaço destinado para o músico. “Como familiar e conterrânea, ao tomar conhecimento da referida homenagem, fiquei muito surpresa e ao mesmo tempo indignada pois essa mesma gestão que agora propõe a homenagem, não mediu esforços para acabar com uma verdadeira homenagem que Ituaçu fez ao seu filho, fechando o Memorial Moraes Moreira”, escreveu.

Homem agride clientes e danifica bomba em posto de combustíveis em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Um homem danificou e agrediu clientes em um posto de combustíveis, na Rua Coronel Tibério Meira, no centro comercial de Brumado, neste sábado (27). Segundo informou a 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) ao site Achei Sudoeste, uma guarnição passava pelo local, quando avistou um homem contendo um segundo indivíduo, este não identificado, pois não portava nenhum documento de identificação. Ainda segundo a PM, o homem informou que ao parar para abastecer sua moto, esse indivíduo teria tentado o agredir e que ele estava apenas contendo a situação. De acordo com a PM, foi relatado que o indivíduo jogou pedra em uma bomba de combustíveis, como também tentou agredir outros clientes presentes no local. Com a chegada da PM, ele apresentou resistência e precisou ser algemado até a chegada de uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Ele foi avaliado e encaminhado para o Hospital Municipal de Brumado. A Polícia Militar disse que aparentemente o indivíduo estava sob o efeito entorpecentes químicos.

Quatro pessoas são presas com 256 quilos de maconha em Formosa do Rio Preto Foto: Divulgação/PM-BA

Três homens e uma mulher foram presos com 256 quilos de maconha prensada em tabletes na cidade de Formosa do Rio Preto, região oeste da Bahia, na sexta-feira (26). Os quatro estavam em três carros diferentes e seguiam em alta velocidade, quando foram parados em um ponto de abordagem da Operação Aerarium. Os veículos, sendo dois deles de luxo, foram vistoriados e a droga foi encontrada. Um dos automóveis estava com restrição de roubo. Não há informações se os suspeitos tinham ligação entre si. Segundo a Polícia Militar, a suspeita é de que essa droga seria comercializada na Vaquejada de Formosa do Rio Preto. Os quatro presos, a droga e os carros apreendidos foram levados para a delegacia, onde o caso foi registrado. Eles deverão responder por tráfico de drogas.

Governo entrega novos kits para fortalecer assistência técnica no sudoeste baiano Foto: Antonio Queirós/GOVBA

A assistência técnica em 13 municípios do território Bacia do Paramirim e região ganhou um reforço. Na sexta-feira (26), o Governo do Estado, por meio do convênio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), entregou 21 tablets e motos para qualificar o processo de assistência técnica e extensão rural (Ater), em uma parceria com o Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Território Bacia do Paramirim (CDSBP). A ação é resultado do programa Mais Ater, no âmbito da estratégia Parceria Mais Forte, Juntos para alimentar a Bahia. Agora, os profissionais de Ater terão mais mobilidade e planejamento das atividades de prestação de serviço às comunidades rurais, em especial para o fortalecimento dos sistemas produtivos do leite, mandioca, mel, ovinocultura e produção de ovos e galinhas caipiras. As ações beneficiam 1.800 agricultores e agricultoras familiares dos municípios de Ibipitanga, Macaúbas, Oliveira dos Brejinhos, Rio do Pires, Caturama, Livramento de Nossa Senhora, Boquira, Dom Basílio, Paramirim, Jussiape, Botuporã, Érico Cardoso e Ituaçu, que fazem parte do Consórcio. A CAR é uma empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).

Fortes chuvas alagam Entre Rios e mais de mil pessoas foram atingidas Foto: Reprodução/G1

A cidade de Entre Rios, é atingida por fortes chuvas há pelo menos 12 dias. Mais de 100 famílias foram afetadas pelos temporais, segundo a Superintendência de Proteção e Defesa Civil (Sudec). Neste sábado (27), o distrito de Subaúma tem diversas ruas alagadas. De acordo com o G1, o município está sob decreto de situação de emergência desde o dia 19 de maio. A Sudec detalhou que 50 pessoas estão em abrigos, em uma escola municipal, uma Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e uma casa que foi alugada para amparar a população. A previsão é de que o número aumente com a chuva deste sábado. O Corpo de Bombeiros também está na cidade. Durante esta manhã, a superintendência encaminhou colchões e cerca de três toneladas de alimentos para Entre Rios. As estradas de acesso e saída de Subaúma foram obstruídas por uma lama densa, que começou a ser removida pela prefeitura, com o uso de retroescavadeiras. A técnica em saúde bucal Kaila da Conceição, que é moradora do distrito, relatou as condições das estradas. “Estamos passando por uma situação muito difícil, é a segunda cheia que tem aqui em Subaúma, segundo alagamento. Só temos uma entrada, que foi interditada por barro. Em caso extremo, de uma emergência, não temos como sair de Subaúma”. A prefeitura iniciou uma busca para identificar se há mais pessoas em situação de vulnerabilidade social provocada pela chuva.

Brumado: Homem é preso após apedrejar casa da ex-mulher e descumprir medida protetiva Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Um homem de 44 anos, que não teve a sua identidade revelada pela 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), foi preso na noite de sexta-feira (26), após descumprir uma medida protetiva expedida pela Vara Crime de Brumado. Segundo informou a 34ª CIPM ao site Achei Sudoeste, o indivíduo foi preso no bairro Irmã Dulce logo depois de apedrejar o portão da casa de sua ex-mulher e proferir diversas ameaças. De acordo com a vítima, as ameaças ocorreram durante todo o dia. A Polícia Militar conseguiu deter o homem por não cumprir a determinação judicial e ameaça. Ele foi encaminhado para a Delegacia Territorial de Brumado e está à disposição da justiça.

Mulher atropelada por veículo desgovernado não resiste e morre no Hospital de Brumado Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Uma mulher que foi atropelada na tarde deste sábado (27), por um veículo D-20 desgovernado, no bairro São Jorge, não resistiu aos ferimentos e morreu no Hospital Municipal de Brumado. A vítima foi identificada como Daiane Silva Lima, 26 anos. Segundo informou a 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) ao site Achei Sudoeste, Daiane chegou a ser entubada ainda no local, devido a gravidade do acidente (veja aqui). O motorista da D-20, Ismael Almeida da Silva, se apresentou para a guarnição da PM e alegou que não possuía Carteira Nacional de Habilitação (CNH). De acordo com a PM, ele foi conduzido para à Delegacia Territorial de Brumado, pois corria o risco de ser linchamento por populares. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) realizou a perícia. O corpo de Daiane será encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) em Brumado para ser necropsiado. Lima deixou uma filha de 3 anos.

Desgovernado, veículo atinge pedestre e ambos caem de ponte na cidade de Brumado Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Um veículo modelo D-20 desgovernado atingiu uma mulher, na tarde deste sábado (27), no bairro São Jorge, em Brumado. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, o motorista perdeu o controle da direção em uma descida íngreme da ladeira, na Rua Pedro e Serra, atingiu a pedestre que passava pelo local, resultando que queda do veículo e da vítima de uma ponte. A mulher ainda não teve a sua identidade revelada. Devido ao impacto, a pedestre ficou desacordada. Populares que presenciaram o acidente prestaram os primeiros socorros no local. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e socorreu a vítima para o Hospital Municipal de Brumado. O estado de saúde do motorista e da pedestre não foram divulgados. A Polícia Militar registou a ocorrência. O veículo foi encaminhado para a Delegacia Territorial de Brumado.

Polícia Ambiental apreende armas, drogas e motosserras em Ibicoara Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Nesta sexta-feira (26), a Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (Cippa/Lençóis), unidade da Polícia Militar da Bahia (PM-BA), realizou uma série de rondas ambientais no município de Ibicoara, a 177 km de Brumado, na região da Chapada Diamantina. Segundo informou a Cippa ao site Achei Sudoeste, durante a ação, a guarnição identificou o barulho de motosserra e, ao investigar a fonte, encontrou um indivíduo com cerca de 70 metros cúbicos de madeiras serradas e uma área de supressão vegetal. Além disso, o infrator possuía duas espingardas e uma pequena quantidade de Cannabis sativa. A apreensão também incluiu motosserras.

Polícia Ambiental apreende armas, drogas e motosserras em Ibicoara Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

O infrator, o veículo e os materiais apreendidos foram encaminhados para a Delegacia Territorial de Barra da Estiva para a realização dos procedimentos legais cabíveis. A madeira apreendida foi deixada sob a responsabilidade da Secretaria de Meio Ambiente de Ibicoara. Essas ações reforçam o compromisso da CIPPA/Lençóis em proteger o ecossistema da região e servir aos cidadãos, atuando firmemente contra atividades ilegais que prejudicam o meio ambiente.

Procuradora-geral de justiça visita Ministério Público em Brumado Foto: Divulgação/MP-BA

A Procuradoria-Geral de Justiça realizou, na quarta-feira (24), visita à Promotoria Regional de Brumado, onde discutiu demandas locais. O objetivo foi alinhar medidas de aperfeiçoamento da atuação do Ministério Público no interior da Bahia e aproximar mais a Administração da Instituição à realidade da região, membros, servidores e população.  Durante a semana, a procuradora-geral de Justiça Norma Cavalcanti; o procurador-geral de Justiça Adjunto Paulo Marcelo Costa; o chefe de Gabinete, promotor de Justiça Pedro Maia; e o secretário-geral, promotor de Justiça Alexandre Cruz, visitaram cinco escritórios regionais. Além de Brumado e foram visitadas, no início da semana, Vitória da Conquista, Santa Maria da Vitória, Bom Jesus da Lapa e Guanambi. Eles foram recebidos por promotores e servidores de cada Regional. Em Brumado, a reunião ocorreu com os promotores de Justiça Daniela de Almeida, coordenadora da Regional; e com os promotores de Justiça Antônio Pereira Netto e Victor Teixeira Santana.

12 tabletes de maconha são apreendidos em Vitória da Conquista Foto: Divulgação/SSP-BA

Equipes da 77ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) apreenderam na quarta-feira (24), doze tabletes de maconha, 2.188 mil porções de drogas, um revólver e outros materiais ilícitos, com um homem em Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado. Durante patrulhamento, militares do Pelotão de Emprego Tático Operacional (Peto) perceberam que o criminoso tentou fugir em uma motocicleta. Na abordagem, um revólver calibre 38, munições, além de uma sacola com entorpecentes foram encontrados. Nas proximidades foi localizada uma estrutura utilizada pelo criminoso e comparsas como depósito de drogas. De acordo com o comandante da unidade, major Wagner Ribeiro, no local foram apreendidos 12 barras de maconha e 839 trouxas da mesma erva, 949 porções de cocaína, 400 pedras de crack, oito balanças, embalagens, duas máquinas de cartão, um simulacro de arma de fogo e R$ 157. O flagranteado e os materiais foram levados para o Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep) de Conquista.

Candiba: Vereador diz estar sendo perseguido pelo prefeito Reginaldo Prado

O vereador Gilson Alves Cardoso, conhecido como “Gilson do PT”, 46 anos, afirmou estar sofrendo perseguição política por parte do prefeito de Candiba, Reginaldo Martins Prado (PSD). A denúncia foi feita em um vídeo gravado na frente da prefeitura. Segundo a Folha do Vale, o petista de quatro mandatos disse que não aguenta mais ser perseguido pelo chefe do Executivo. Gilson do PT relata que tem duas irmãs que realizam tratamento de câncer em Vitória da Conquista, mas o carro que transporta esses pacientes não as trouxe. Ele também externou que são várias denúncias contra o secretário de administração Cláudio Fernandes Primo, que acredita ser dono da prefeitura. Ele disse que Cláudio marca o povo de Candiba, inclusive citou que essa semana teve votação na Câmara e ele não votou nas contas do prefeito. O parlamentar disse que depois da votação aumentou a perseguição que já existia. “O prefeito não é dono da prefeitura não, vou procurar meu direito. Vou procurar o Ministério Público saindo daqui agora, chega de tanto ser perseguido”, comenta. Emocionado, Gilson do PT disse se o prefeito quiser mandar matar ele pode mandar, mas sabendo que ele vai morrer correndo atrás do seu direito. Ele também denunciou que o município tem vários ônibus alugados, além de uma obra do estádio que nunca termina. De acordo com o vereador, se ele morrer o povo sabe quem foi, dando a entender que o prefeito seria o mandante. “Não aguento mais, quatro mandatos e sendo humilhado e perseguido, só quero o que é de direito”, finaliza.

Ifba: Estudantes de Brumado são premiadas em Olimpíada Feminina de Matemática Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Estudantes do Instituto Federal da Bahia (IFBA), Campus Brumado, conquistaram medalhas, além de menções honrosas, na final da edição 2023 da Olimpíada Feminina de Matemática das Instituições Regionais (OFMEBA). O destaque vai para a brumadense Maria Eduarda de Jesus Silva, 17 anos, estudante do curso de Edificações. Nesta quarta-feira (24), em uma cerimônia na cidade de Salvador, ela recebeu a medalha de bronze. Outras oito brumadenses foram premiadas na Capital Baiana. A OFMEBA é uma olimpíada regional para meninas do 6º ano até o ensino médio de escolas públicas e privadas da Bahia. Nela é realizada uma prova e as maiores notas são premiadas. Este ano, mais 100 estudantes de várias cidades da Bahia foram medalhistas.

Governo entrega sistema de esgotamento sanitário e diversas obras em Rio do Pires Foto: Antonio Queiros/GOVBA

A população de Rio do Pires, cidade que fica a 177 km de Brumado, no sudoeste baiano, foi beneficiada por obras de sistema de esgotamento sanitário, abastecimento de água, infraestrutura e esporte. O evento de entrega pelo governador Jerônimo Rodrigues foi realizado nesta sexta (26), e contou com inauguração do sistema de esgotamento sanitário, restauração de ponte e pavimentação de ruas. Acompanhando o Ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, o governador Jerônimo Rodrigues (PT) realizou a entrega do novo Sistema de Esgotamento Sanitário. Um trabalho do Ministério de Integração e Desenvolvimento Regional, por meio da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). Com investimento de mais de R$ 14 milhões, o sistema vai contar com uma rede coletora de 37,4 mil metros, três estações elevatórias, linha de recalque de quase três mil metros, 16 leitos de secagem, duas lagoas de maturação e duas facultativas. Serão mais de mil famílias beneficiadas. Após entrega, a Embasa segue com a operação do sistema de esgotamento. Nas localidades de Mulungu e Curral Queimado, o Estado por meio da Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS/CERB), entregou o Sistema Simplificado de Abastecimento de Água. O investimento soma aproximadamente R$ 1,6 milhão.

Governo entrega sistema de esgotamento sanitário e diversas obras em Rio do Pires Foto: Antonio Queiros/GOVBA

Entre as obras de infraestrutura entregues, está a restauração da ponte sobre o rio da Caixa, na BA-152, que atende a comunidade de Placa. Executada pela Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), através da Superitendência de Infraestrutura de Transporte (SIT), teve mais de R$ 1,5 milhão em investimentos. Também foi entregue a reforma da ponte de concreto na mesma localidade, no povoado de Curralinho, beneficiando 23 mil habitantes de Rio do Pires, Caturama e Paramirim. Na ocasião, o governador inaugurou ainda a pavimentação de quatro ruas, com paralelepípedo e drenagem superficial. A intervenção, realizada através da parceria entre a Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado (Conder), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado (Sedur), e a Prefeitura, teve investimento de R$ 1,2 milhão. O trabalho em conjunto do Estado com o município também resultou na construção do campo de futebol do bairro Poço D’Água. A obra, executada pela Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), por meio da Superintendência dos Desportos do Estado Bahia (Sudesb), junto com a Prefeitura. Para o setor rural, fonte de recursos da cidade com a agricultura e a pecuária, o Estado destinou aporte de mais de R$ 425 mil para a compra de 21 motocicletas e 21 tablets, através do convênio dos Kits Produtivos firmado com a Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado (SDR) para pequenos produtores rurais. Ao todo, foram 12 municípios do Consórcio de Desenvolvimento Social Bacia Paramirim atendidos.

Bahia tem aumento de 5% no preço da gasolina e 2% no diesel Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O preço da gasolina vendida para as distribuidoras de combustíveis aumentou em 5% na Bahia, conforme foi informado pela Acelen, empresa que administra a Refinaria Mataripe. O diesel também sofreu um reajuste de 2%. Segundo o Sindicombustíveis, as distribuidoras podem repassar ou não o aumento para os consumidores. Segundo a Acelen, os preços dos produtos sofrem variações porque seguem critérios de mercado que levam em consideração o custo do petróleo, dólar e frete. Ainda conforme a empresa, nos últimos meses os preços da gasolina acumularam queda de 16%, devido a 10 reduções consecutivas. O diesel teve redução de 31% no mesmo período e o gás de cozinha (GLP), 10% entre março e maio.

Casa de farinha e assistência técnica elevam renda de agricultores familiares em Poções Foto: André Frutôso/CAR

Assistência técnica qualificada aliada com a entrega de novas máquinas e equipamentos para favorecer a produção. Essa é uma das estratégias do Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), para alavancar a produção de alimentos saudáveis e a geração de renda de agricultores e agricultoras familiares pela Bahia. Essa prática traz desenvolvimento aos quatros cantos do estado. É o que acontece na Associação Comunitária de Tremendal, na comunidade Bandeira Nova, no município de Poções, no sudoeste da Bahia. Por lá, o destaque na produção é a mandiocultura que, a partir dos investimentos na requalificação da unidade de beneficiamento de mandioca, agricultores e agricultoras passaram a produz mais farinha e outros derivados da mandioca, melhorando a qualidade de vida.  A evolução foi acompanhada pela tecnóloga em Gestão Ambiental, Edineia Oliveira, contratada pelo projeto Bahia Produtiva como Agente Comunitária Rural (ACR). “A vida melhorou muito aqui porque, hoje, os equipamentos da casa de farinha são todos elétricos e a prensa, que antes era manual, agora é hidráulica. Isso faz muita diferença na produção. Temos também a parte da cozinha comunitária, onde algumas famílias já trabalham fazendo biscoitos, pães e beijus e vendendo tanto dentro da comunidade como fazendo entregas para a cidade”, analisa Edineia. O projeto também conta com a parceria do município. O diretor-presidente da CAR, Jeandro Ribeiro, elevou a importância dessa união de esforços. “Esse é um grande equipamento para processar derivados de mandioca e melhorar a vida dos agricultores e agricultores. A ação mostra que o município entendeu a dinâmica de parceria com o Governo do Estado”. Com a nova casa de farinha, a expectativa é de incremento na produção e venda de farinha, o que vai resultar na elevação do faturamento mensal de R$ 25 mil para R$ 35 mil por mês no primeiro ano, mas a expectativa é chegar a R$ 53 mil. O Bahia Produtiva é um projeto executado pela CAR, empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), com cofinanciamento do Banco Mundial.

MIDR reconhece a situação de emergência no município de Licínio de Almeida Foto: Caio Felipe do Vale

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu, nesta sexta-feira (26), a situação de emergência em Licínio de Almeida, a 148 km de Brumado, na região sudoeste da Bahia, que segundo o órgão, foi castigada por fortes chuvas. No momento, o número de municípios com reconhecimento federal de situação de emergência devido a desastres em todo o Brasil é de 1.367. Eles estão aptos a solicitar recursos do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional para atendimento à população afetada. As ações envolvem socorro, assistência às vítimas, restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de infraestrutura destruída ou danificada. A solicitação deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres. Com base nas informações enviadas, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com a valor ser liberado.

Caetité: Morre o ex-vereador Nestor Rocha aos 84 anos Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Morreu nesta sexta-feira (26), no município de Caetité, a 100 km de Brumado, o ex-vereador Nestor Alves Rocha aos 84 anos. Alves foi a óbito em sua residência, no Distrito de Brejinho das Ametistas. Nestor foi legislador na cidade no período de 1993 a 1996 e grande representante de sua comunidade. O ex-vereador era natural de São Paulo e chegou na cidade de Caetité ainda jovem, onde construiu sua família. A Câmara de Vereadores decretou luto pelo falecimento do ex-parlamentar e destacou o seu grande legado para a localidade de Brejinho das Ametistas que representou com grande responsabilidade no poder legislativo. Não foi informado horário de velório e sepultamento.

'Enfrentar gigantes': Amarildo Bomfim anuncia pré-candidatura à prefeitura de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Nesta sexta-feira (26), o vereador Amarildo Bomfim (PSB) anunciou a sua pré-candidatura a prefeito de Brumado. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o parlamentar disse que tem desenvolvido um trabalho muito bom como representante do povo na Câmara Municipal e, por isso, decidiu colocar seu nome à disposição da população. “Considero como uma das melhores legislaturas que já teve nesta casa. Não é justo que num processo como esse não tenha um vereador que coloque o seu nome à disposição da população brumadense como pré-candidato a prefeito para ser avaliado”, declarou. Bomfim destacou que, embora não seja um pleito fácil, está pronto para disputar com “gigantes” e aceitar a vontade do povo. “Colocamos o nosso nome à disposição e que a população brumadense possa julgar. Acreditamos que, dentro das nossas condições e do que o partido oferece, podemos fazer a nossa campanha. Estou enfrentando gigantes, mas Deus é maior em minha vida e sabe quais são meus pensamentos e propósitos para cidade que eu tenho orgulho de ter nascido e sido criado. Espero que as pessoas possam colocar meu nome como opção como candidato ao Executivo”, pontuou.

CDL divulga vagas de estágio remunerado em Brumado

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) informa sobre a existência de vagas de estágio remunerado em Brumado. As vagas são para a área de Administração, que requer nível técnico ou superior. A bolsa estágio é de R$ 660. As atividades consistem em elaboração de planilhas e relatórios, alimentação de sistema informatizado, organização de documentos, atendimento, contato e gestão de clientes e serviços. O período de atuação é de segunda à sexta, de 7h30 às 12h e de 13h às 18h. Também há vagas para o setor de vendas e atendimento, cuja exigência é de nível médio. O salário é de R$ 550 e as atividades incluem atendimento, vendas e organização de produtos. O período de atuação é de segunda à sexta, de 7h às 12h e de 14h às 18h. Para repositor/estoquista, a exigência é nível médio e o salário é de R$ 550. As atividades são: controle de estoque, atendimento e reposição de mercadorias. Já o período de atuação é de segunda à sexta, de 7h às 12h e de 13h às 18h. Por fim, também há vagas para auxiliar de logística (nível médio). A bolsa estágio é de R$ 550. As atividades consistem em controle de estoque, atendimento, reposição de mercadorias e atendimento geral. O período é de segunda à sexta, de 7h às 12h e de 14h às 19h. Os interessados devem encaminhar currículo para o e-mail [email protected] com o assunto “nome da vaga”. Maiores informações pelo telefone: (77) 99864-5069 (WhatsApp).

Professores desapontados com corte de 20% no salário em Presidente Jânio Quadros Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Os professores da cidade de Presidente Jânio Quadros, a 98 km de Brumado, continuam lutando para receberem o reajuste do piso salarial da categoria. Presidente do Sindicato dos Servidores Públicos do Município, Marcos Neri informou que, além de a prefeitura não estar cumprindo a lei, a Câmara de Vereadores aprovou um projeto de lei, de autoria do executivo, cortando 20% dos salários dos professores. Ao site Achei Sudoeste, Neri lamentou o impasse e disse que o sindicato já judicializou a questão para cumprimento do piso e reposição das perdas salariais da categoria. Neri ainda criticou a posição da presidente do legislativo, que votou favorável ao projeto do prefeito. “Muito vergonhoso a presidente da Câmara, que é professora, votou no projeto a favor do prefeito, contra o seu próprio salário. Ela ajudou o prefeito a engolir o seu salário”, disparou. Para o presidente, a prefeitura está se utilizando de manobras para prejudicar a categoria. “A manobra que o prefeito juntamente com os vereadores que são maioria fizeram com os professores deixou a gente pra baixo”, finalizou.

Juiz ordena DPT liberar corpo de jovem brutalmente assassinado em Vitória da Conquista Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O juiz Rodrigo Souza Britto, da Vara do Júri e Execuções Penais de Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado, autorizou a liberação do corpo de um jovem assassinado brutalmente para sepultamento. As informações são do Bahia Notícias, parceiro do Achei Sudoeste. O corpo já estava há aproximadamente 15 dias no Departamento de Polícia Técnica (DPT) e a mãe não tinha qualquer perspectiva de quando seria sua liberação para que pudesse velar e sepultar o filho. O caso aconteceu este mês, na semana do Dia das Mães. O juiz proferiu a decisão no dia 12 e mãe do rapaz pôde enterrar o filho na véspera do dia comemorativo. Após a expedição do alvará, o DPT liberou o corpo do jovem para sepultamento. No requerimento, a autora afirmou que o filho foi brutalmente assassinado no dia 30 de abril deste ano. Ela conta que, após o homicídio, os executores do crime colocaram o seu corpo no interior do veículo de sua propriedade e o incendiaram, provocando completa destruição. Em seu relato, ela diz que o Departamento de Polícia Técnica de Vitória da Conquista, vinculado à Secretaria de Segurança Pública do Estado da Bahia (SSP-BA), se recusou a liberar o corpo para o sepultamento, alegando que essa liberação somente seria possível após a chegada dos resultados do exame de DNA, destinados à identificação da ossada. A mãe alegou, por fim, que o material genético necessário para a realização desse exame já tinha sido coletado, mas a informação dada à família é de que as conclusões em si poderiam demorar até seis meses ou mais. O Ministério Público foi favorável ao pedido da genitora para liberação do corpo para sepultamento. “A demora na liberação do corpo mostra-se cruel e desumana”, disse o juiz. “Não há nada que impeça, atualmente, a liberação do corpo para a família velar e sepultar o ente querido. Os materiais genéticos necessários para a realização do exame e identificação do cadáver já foram coletados. Se eventualmente for necessária a retirada de novos materiais, em decorrência de alguma falha no exame ou na hipótese de resultado negativo, sem maiores dificuldades, poderá ser feita a exumação do corpo, bastando, para tanto, ser formulado um requerimento no bojo do inquérito policial ou da ação penal correspondente. No entanto, tolher da requerente, que é a suposta genitora da vítima e está sofrendo por ter perdido o filho de forma tão cruel, o direito de velá-lo e sepultá-lo, é uma perversidade e insensibilidade, que poderá, inclusive, caso não seja sanada, gerar a responsabilidade civil do Estado por danos morais em decorrência da demora para liberação do corpo”, escreveu Britto na decisão. O magistrado ainda falou da dor da mãe, descrevendo como “indescritível e insuportável”. “Mas quando essa mãe não pode sequer dar ao seu filho o descanso final de um sepultamento adequado, a dor se torna ainda mais profunda e agoniante. É como se uma parte dela tivesse sido arrancada violentamente, deixando-a vazia e sem esperança. A sensação de impotência e injustiça se misturam com a tristeza e a saudade, criando uma dor que parece não ter fim. A mãe sente-se como se tivesse falhado em uma das tarefas mais básicas de uma mãe: proteger seu filho e garantir que ele receba os cuidados adequados, mesmo após a morte”, acrescentou. O juiz da Vara do Júri de Vitória da Conquista ainda destaca que a “falta de um sepultamento adequado e o ritual de despedida que acompanha a perda tornam o processo de luto ainda mais difícil”. “A garantia do direito de os familiares sepultarem seu ente querido, mesmo que não possa mudar a realidade, pode ser um bálsamo para essa dor insondável da perda. Liberar o corpo para o sepultamento não é apenas um gesto de humanidade, mas sim um direito fundamental, corolário do princípio da dignidade da pessoa humana, previsto no art. 1º, III, da Constituição da República”, sentenciou o juiz.

Corpo de homem de 56 anos é encontrado com perfurações de arma de fogo em Caetité Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Na madrugada desta sexta-feira (26), a 94ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) foi informada sobre um homicídio na comunidade de Araticum, zona rural de Caetité, a 100 km de Brumado. No local, foi encontrado e identificado o corpo de Almir Silva Guimarães, de 56 anos. Populares relataram aos policiais que a vítima foi encontrada caída no chão com perfurações feitas por arma de fogo. O local do crime foi isolado até a chegada do Departamento de Polícia Técnica (DPT). O corpo de Almir foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) em Guanambi para ser necropsiado. Ainda não há informações sobre a motivação do crime. A Polícia Civil investiga o caso.

Brumado: Moradores do Bom Jesus cobram roçagem de lotes no Loteamento Umbuzeiros Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O mato está tomando conta do Loteamento Umbuzeiros, situado no Bairro Bom Jesus, em Brumado. Uma moradora da região, que preferiu não se identificar, disse ao site Achei Sudoeste que o matagal tem atraído animais peçonhentos para as casas da vizinhança. “É escorpião, rato, cobra... a gente nem consegue ver o outro lado porque é muito mato mesmo. Estamos pedindo socorro”, contou. Segundo ela, os proprietários de lotes no local estão deixando os mesmos abandonados, não fazendo qualquer tipo de limpeza. A situação já tem mais de 1 ano. “Com as chuvas piorou ainda mais”, afirmou.

Emissoras de rádio e TV e serviços de telefonia e internet saem do ar em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Desde a madrugada de quinta-feira (25), os sinais das emissoras de rádio e televisão que têm antena na Serra das Éguas, em Brumado, estão fora do ar devido à falta de energia elétrica. Serviços de telefonia e internet também foram prejudicados na cidade. Especula-se que a falha teria sido causada por um cabo elétrico partido. Equipes da Coelba foram acionadas e estão na localidade desde a manhã de ontem. A concessionária de energia está realizando manutenções em toda a extensão da rede para solucionar o problema. “Por ser um local de difícil acesso, a equipe informou que está tendo dificuldades de locomoção, mas disponibilizou equipes em diversos pontos para sanar o problema o mais breve possível”, afirmou o comunicador Luciano Santos. Neste mês de maio, outras três falhas foram registradas na mesma região.

Arquivo