Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
Veículo utilizado em sequestro e morte de brumadense é encontrado em Caetité Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

O veículo utilizado no sequestro e na morte do brumadense Alessandro Borges de Oliveira, 37 anos, o Léo Perninha, foi encontrado na quinta-feira (20), na cidade de Caetité, a 100 km de Brumado. O corpo de Léo Perninha, foi encontrado na terça-feira (18), na zona rural de Brumado (veja aqui). A 94ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), em Caetité, foi informada de que o automóvel Toyota Yaris de placa PLL-7B75, utilizado no sequestro, estaria indo para Caetité pela BA-156. Uma guarnição do Pelotão de Emprego Tático Operacional (Peto) montou bloqueio na rodovia e ao ser dada a voz de parada, o condutor do veículo desobedeceu a ordem e imprimiu fuga em alta velocidade. Durante a ação, o veículo atropelou uma mulher e ao perder o controle da direção parou em um matagal às margens da BA-156. Após conseguir conter o motorista, ele informou para a PM que estaria levando o carro para uma outra pessoa que estava a bordo de um Onix prata. A Polícia Militar detectou que os dois veículos eram dublês, já que em ambos haviam sinais de adulterações. Três pessoas foram presas e conduzidas para a Delegacia Territorial de Caetité. A Polícia Civil já está investigando a participação do trio no sequestro e assassinato de Alessandro, bem como de outros crimes na região.

Sebrae participa da 2ª Feira de Negócios em Guanambi Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Com o objetivo de promover os produtos e serviços oferecidos por empresas do município de Guanambi, a 141 km de Brumado, será realizada a 2ª edição da Feira de Negócios na cidade. O evento acontece de 25 a 30 de abril, na Praça do Feijão. A iniciativa é uma realização da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico em parceria com o Sebrae. Durante todos os dias de evento, o Sebrae oferecerá atendimento aos empresários locais em um stand montado no local. Além disso, nos dias 26, 27 e 28/04, serão realizadas ações e capacitações gratuitas para os donos de pequenos negócios. No dia 26/04, a capacitação contará com a presença do palestrante e professor Caio Camargo, que falará sobre “Cultura Maker: Ideias para perder o medo de errar e inovar no negócio”. Já no dia 27/04, serão abordadas estratégias que podem ser utilizadas no Instagram para potencializar as vendas dos empreendedores com a consultora empresarial Fabiana Rodrigues. Por fim, no dia 28/04, o assunto será a importância da presença digital para os pequenos negócios com a orientadora de negócios do Sebrae Jéssica Costa.

Cipe Sudoeste apreende arma de fogo durante patrulhamento na BA-573 em Matina Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Na quarta-feira (19), uma guarnição da Cipe Sudoeste realizava patrulhamento especializado na BA-573, em Matina, a 179 km de Brumado, quando avistou dois indivíduos em uma motocicleta saindo de uma estrada vicinal. Ao visualizarem a viatura, eles efetuaram uma manobra de retorno em alta velocidade, dispensando um objeto. Com a aproximação, a guarnição localizou o material ilícito: 01 (uma) espingarda cartucheira calibre 32 e 03 (três) cartuchos de metal deflagrados calibre 32. A ocorrência foi registrada na Delegacia Territorial de Guanambi.

Mãe denuncia agressão de filha na Escola Municipal Rômulo Almeida em Guanambi Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Sônia dos Santos Miranda Silva, moradora do bairro São Francisco, em Guanambi, a 141 km de Brumado, registrou um boletim de ocorrência contra uma mulher que agrediu sua filha de 8 anos, na Escola Municipal Romulo Almeida, na última terça-feira (18).  As informações são do Folha do Vale. A mãe afirmou ao radialista Val Rodrigues, da Rádio 104 FM, nesta sexta-feira (21), que Ariadne Maria Vasconcelos Paes Souza admitiu a agressão durante uma reunião com a diretoria da escola. A mãe da vítima disse Ariadne teria afirmado que deu uma chinelada na criança depois que ela foi desrespeitosa. Abalada, Sônia disse que recebeu todo apoio da direção da escola, inclusive ela recebeu uma cópia da ata para ajudar no registro de ocorrência. Questionada pelo radialista o que a agressora fazia na escola, a mãe respondeu que ouviu da direção que Ariadne acompanha dois sobrinhos. A mãe relata que depois da agressão tem medo que ela seja espaçada novamente, por isso, registrou uma queixa por lesão corporal. A direção proibiu a entrada da agressora no ambiente escolar. A secretaria de Educação de Guanambi não se pronunciou sobre o caso.

Professora de 54 anos morre após ser esfaqueada pelo próprio filho em Vitória da Conquista Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

A professora Maria Antonieta Tigre, 54 anos, morreu nesta sexta-feira (21) após ter sido esfaqueada pelo próprio filho, na cidade de Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado. As informações são do Sudoeste Digital. Ela estava internada em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital Samur. O crime aconteceu há nove dias e foi cometido pelo filho de professora, que tem transtornos mentais. Ele foi preso em flagrante. Maria Antonieta era natural de Maiquinique, mas residia há vários anos em Vitória da Conquista. Ela lecionava libras.

STF tem três votos para liberar retorno da contribuição sindical Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O Supremo Tribunal Federal (STF) começou a julgar um recurso para analisar a legalidade da extinção da obrigatoriedade da contribuição sindical, aprovada pelo Congresso na reforma trabalhista de 2017. O caso é analisado no plenário virtual da Corte desde sexta-feira (14). Até o momento, os ministros Gilmar Mendes, relator, Luís Roberto Barroso e Cármen Lúcia se manifestaram favoravelmente ao retorno do imposto sindical. Mendes mudou seu entendimento em relação ao julgamento da questão em 2018, quando o Supremo manteve o fim do imposto. Agora, os ministros julgam um recurso dos sindicatos envolvidos no processo. Em seu voto, o ministro disse que as circunstâncias mudaram e a falta da contribuição impactou a principal fonte de custeio dos sindicatos. “Havendo real perigo de enfraquecimento do sistema sindical como um todo, entendo que a mudança de tais premissas e a realidade fática constatada a partir de tais alterações normativas acabam por demonstrar a necessidade de evolução do entendimento anteriormente firmado por esta Corte sobre a matéria, de forma a alinhá-lo com os ditames da Constituição Federal”, afirmou Mendes. Desde a reforma, o desconto de um dia de trabalho por ano em favor do sindicato da categoria passou a ser opcional, mediante autorização prévia do trabalhador. Se a maioria do STF aprovar a volta do imposto, passará a prevalecer a seguinte tese sobre a questão. “É constitucional a instituição, por acordo ou convenção coletivos, de contribuições assistenciais a serem impostas a todos os empregados da categoria, ainda que não sindicalizados, desde que assegurado o direito de oposição”. O julgamento será encerrado na segunda-feira (24). Faltam os votos de oito ministros.

Brumado: Produtor rural assegura qualidade nos produtos do Armazém do Criador Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Morador da comunidade de Extrema, na região do Arrecife, zona rural de Brumado, o produtor Osdaldo José Ribeiro planta e cria gado em sua propriedade. Ele está sempre no Armazém do Criador em busca do melhor para sua lavoura. Consumidor fiel, Seu José disse ao site Achei Sudoeste que a sua preferência é o Armazém do Criador, onde o atendimento e a qualidade fazem a diferença. “É tudo aqui”, afirmou. No local, Osdaldo contou que os atendentes dão todas as orientações acerca dos produtos e suas formas de utilização e aplicação. Faça agora mesmo uma visita ao Armazém do Criador, que fica localizado na Av. Antônio Mourão Guimarães, 514, no Centro. O telefone é (77) 3441-6188.

Líder religioso é preso suspeito de estuprar mulheres em Seabra

Um homem de 50 anos foi preso por suspeita de estupro na cidade de Seabra, na Chapada Diamantina. Segundo a Polícia Civil, o suspeito lidera um centro espírita da cidade. O cumprimento do mandado de prisão foi feito por policiais da Delegacia Territorial (DT) de Seabra, na tarde de quinta-feira (20). De acordo com o delegado Jackson Trindade, da 13ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Seabra), duas mulheres denunciaram o homem, em março deste ano, quando foi iniciada a investigação. Uma delas reside em Salvador e contaremos com o apoio da Delegacia Especial de Atendimento a Mulher (Deam) na apuração. “Testemunhas também declararam que ele costumava aproveitar da condição de líder espiritual para coagir as mulheres que frequentavam o centro”, acrescentou o coordenador. A polícia informou que a investigação segue, enquanto o homem está custodiado, à disposição da Justiça.

Brumado: Temendo ataques às escolas, vários alunos faltaram às aulas nesta quinta-feira (20) Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Nesta quinta-feira (20), preocupados e com medo das ameaças de ataques às escolas que circularam nas redes sociais em todo país, vários alunos não comparecerem às unidades de ensino em Brumado. Ao site Achei Sudoeste, Edvan Leite, que faz parte da diretoria da Associação de Pais e Alunos das Escolas Municipais de Brumado, disse que as notícias falsas, chamadas fake news, têm muita força e deixaram os pais e as crianças apavorados. “A violência só vem crescendo em nossa região e no nosso município também. E, hoje, as crianças têm as informações que os adultos têm. Elas sabem que estão frágeis e que precisam de proteção. Meu filho está indo pra escola apavorado”, afirmou. Do seu ponto de vista, se a situação não for contornada e a comunidade escolar não se sentir segura, a tendência é as crianças abandonarem as salas de aula. Leite acredita que a Secretaria Municipal de Educação, juntamente com a diretoria de cada escola, terá de fazer um trabalho muito bem feito a fim de garantir a segurança nas unidades. “É muito preocupante. Esperamos que o Poder Executivo, Legislativo e Judiciário punam as pessoas que criam essas mensagens e as pessoas que repassam também”, salientou.

Município de Caetanos está impedido de exercer atividade de licenciamento ambiental Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

A Justiça determinou a suspensão imediata das atividades de licenciamento ambiental do Município de Caetanos, na região sudoeste da Bahia. A decisão atende a pedidos apresentados em ação civil pública movida pelo Ministério Público Estadual (MPE), por meio da promotora de Justiça Karina Cherubini, que registrou a incapacidade do Município para realização das ações licenciamento. Por determinação do juiz Ricardo Frederico Campos, a suspensão está mantida até a adequada implantação do Sistema Municipal de Meio Ambiente (Sismuma). Até a regularização das atividades, caberá ao Estado realizar o licenciamento. Conforme a sentença, o Sismuma deverá ser implantado no prazo de dois anos, com órgão ambiental capacitado, legislação ambiental, Conselho Municipal de Meio Ambiente e Fundo Municipal de Meio Ambiente, como dispõe a Lei Complementar Federal nº 140/2011. Neste período, também deve ser revisada a Política Municipal do Meio Ambiente. Na ação ajuizada pelo MP, a promotora de Justiça ressaltou a realidade de atuação do Município, que conta equipe multidisciplinar insuficiente para análise dos processos de licenciamento e fiscalização ambiental e não tem Conselho de Meio Ambiente ativo.

34ª CIPM e Seagri combatem a venda ilegal de fertilizantes em Barra da Estiva Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Uma operação entre a 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) e a Secretaria Estadual de Agricultura (Seagri) combateu a venda ilegal de fertilizantes no município de Barra da Estiva, a 123 km de Brumado. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, a ação foi deflagrada na última quarta-feira (19), nas Fazenda Rio do Morro e São José de Noé, zona rural da cidade. Após a Seagri receber denúncias sobre o comércio ilegal de fertilizantes químicos e agrotóxicos na região, a operação de fiscalização confirmou a veracidade dos fatos. Na região, a Seagri e a PM encontraram diversos insumos agrícolas. Na residência que era utilizada para o comércio ilegal dos produtos, uma mulher de 26 anos apresentou notas fiscais e confirmou que realizava as compras através da internet. Segundo a mulher, a comercialização dos produtos era realizada para os vizinhos. A mulher poderá responder pela prática de crimes de comércio ilegal de defensivos agrícolas e contra as relações de consumo.

Profissional do sexo denuncia ter sido roubada por suposto cliente em Jequié Foto: Kelly Hosana/SSP-BA

Uma profissional do sexo denunciou ter sido roubada por um suposto cliente enquanto trabalhava na cidade de Jequié, no sudoeste da Bahia. O roubo ocorreu no último sábado (16), quando um homem ligou para a vítima agendando o atendimento. O encontro aconteceu no imóvel onde a vítima dividia quartos com outras colegas de profissão. O caso é investigado na Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DFRF) de Jequié, que tenta recuperar o dinheiro roubado. A Polícia Civil informou que não tem autorização para informar o valor e contou que dois suspeitos foram identificados. Eles são procurados.

Ibipitanga: Estudante anuncia ataque em escola e PM apreende simulacro, armas e munições Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Uma guarnição da 4ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) apreendeu um simulacro e duas armas de fogo nesta quinta-feira (20), no Povoado de Jurema, zona rural da cidade Ibipitanga, a 237 km de Brumado. Segundo informou a 4ª CIPM ao site Achei Sudoeste, a apreensão aconteceu após um jovem estudante da Escola Municipal de Jurema ter postado uma foto nas suas redes sociais portando uma arma de fogo, contendo uma mensagem com menção a um possível atentado na unidade de ensino. De imediato a PM se deslocou ao local e encontrou o jovem próximo da escola. Que ao ser indagado, o estudante alegou ser uma brincadeira e que a arma da foto se tratava de um simulacro. Diante do relato, a guarnição acompanhou o estudante até sua residência para manter contato com os seus genitores que, ao serem informados da situação, autorizaram a equipe policial adentrar a residência, onde foram encontrados o simulacro e duas armas de fogo devidamente municiadas. Durante a abordagem a PM encontrou um Rifle calibre .22, uma Espingarda Cartucheira calibre .36, um Simulacro, 11 munições calibre .36, 10 munições calibre .22, uma toca ninja e um celular. Todo material junto com o envolvido e seus genitores foram apresentados na Delegacia Territorial de Ibipitanga para adoção de medidas cabíveis.

Brumado: Explosivo é detonado na porta do CEEP para alimentar o pânico; PM tentar chegar a autor Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Uma bomba teria sido jogada na porta do Centro Estadual de Educação Profissional em Gestão e Meio Ambiente (CEEP), em Brumado, nesta quinta-feira (20). Em entrevista ao site Achei Sudoeste, a Major Leila Silva, comandante da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), confirmou que o objetivo do ato foi apenas causar pânico na comunidade diante do clima tenso instalado pelos recentes ataques a escolas em todo país. “Infelizmente, estamos suscetíveis a tudo”, frisou. A comandante pediu o apoio da população no sentido de fornecer pistas sobre o autor da delinquência. Apesar disso, a Polícia Militar reforçou patrulhamento nas escolas e não registrou incidentes (veja aqui).

Pai que passou 26 anos buscando assassino da filha tem vitória no STF Foto: Reprodução/G1

O Supremo Tribunal Federal (STF) autorizou nesta terça-feira (18) a extradição do colombiano Jaime Henrique Saade Cormane, preso em Belo Horizonte, 24 anos depois de ter sido condenado em seu país natal por ter estuprado e matado a namorada Nancy Mariana. A decisão foi tomada em sessão presencial pela 2ª turma do STF. Em setembro de 2020, o pedido de extradição de Jaime havia sido julgado, porém, a votação acabou empatada. Nestes casos, quando há empate, a decisão é sempre a favor do réu e o pedido foi negado. Na época, em carta aberta escrita ao STF, o pai da vítima, Martín Mestre, pedia que os juízes reconsiderassem sua decisão de negar a extradição de Jaime.  “No território brasileiro, capturou-se um assassino há um ano e pela decisão do Supremo do Brasil, Jaime Henrique Saade Cormane foi libertado. Peço ao máximo que estude a possibilidade de reconsiderar a decisão tomada e ordenar a captura de Saade Cormane para fins de extradição para a Colômbia, país onde cometeu o crime da minha filha Nancy Mariana Mestre Vargas”, disse Martín. O caso voltou a ser julgado a pedido do pai da vítima, que entrou com ação rescisória. Na conclusão do julgamento, o ministro Nunes Marques apresentou o voto de desempate, e o ministro Edson Fachin reajustou seu voto. O relator, ministro Gilmar Mendes, aceitou a solicitação apresentada pelo governo colombiano. Jaime ainda responde na Justiça Federal por falsidade ideológica e falsidade de documento público, já que usava nome falso. As informações são do G1.

Ituaçu: Homem procurado por homicídio é preso durante ronda da Polícia Militar Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na quarta-feira (19), um homem procurado pela Justiça por homicídio foi preso no Bairro Primavera, na cidade de Ituaçu, a 98 km de Brumado. De acordo com informações da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), William Pereira Lima, 22 anos, possuía um mandado de prisão em aberto por conta de um homicídio praticado no mês de fevereiro deste ano, no município. A polícia realizava rondas na Avenida 7 de Setembro, quando avistou e abordou o indivíduo. Nego Hélio, como é conhecido, foi conduzido para a delegacia de Brumado para adoção das medidas cabíveis.

Incêndio atinge depósito de embalagens de frutas em Juazeiro Foto: Reprodução/TV Bahia

Um incêndio atingiu um depósito de embalagens de frutas na manhã desta quinta-feira (20), na cidade de Juazeiro, no norte da Bahia. De acordo com o Corpo de Bombeiros, um gato que estava dentro do imóvel foi resgatado. Segundo o G1, ninguém ficou ferido. Segundo o Corpo de Bombeiros, o fogo atingiu o galpão que fica no bairro Sol Levante, por volta das 6h. Moradores da região fizeram vídeos, que mostram chamas altas e fumaça preta. O fogo foi controlado e os bombeiros precisaram fazer o resfriamento das casas que ficam próximas ao depósito. A tampa de uma caixa d'água de um imóvel vizinho chegou a ser afetada pelo calor das chamas. O dono do galpão contou que cerca de 10 mil caixas e um caminhão foram danificados pelo fogo. Segundo ele, o prejuízo estimado é de cerca de R$ 300 mil. Ainda não há informações sobre o que motivo o incêndio.

Evento de Terreiros Unidos Pelo Axé visa combater a intolerância em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O evento Povos de Terreiros Unidos Pelo Axé será realizado na cidade de Brumado no próximo sábado (22). Ao site Achei Sudoeste, o Babalorixá André de Oxóssi explicou que o evento representa uma grande conquista para os povos de terreiro, visto que busca a união entre os terreiros da cidade e o combate à intolerância religiosa. “Estaremos juntos em prol do coletivo, em prol de unirmos forças na busca de melhorias para os terreiros de Brumado, para nossas relações sociais e para nossa interação religiosa dentro da sociedade”, afirmou. O convite para participação no evento também se estendeu para os terreiros de cidades circunvizinhas. André de Oxóssi espera que diversos representantes possam comparecer para contribuir com ideias, sugestões e seus enfrentamentos a fim de possibilitar a construção de uma comunidade candomblecista mais viva, unida e com seus direitos assistidos. Jéssica Silva disse que o racismo estrutural permeia a sociedade e a intolerância com as religiões de matrizes africanas está relacionada com essa realidade. Por isso, segundo pontuou, a importância do evento para falar sobre políticas públicas, dispositivos legais de proteção, igualdade racial, entre outros temas. “É como se fosse um polo de discussão e um observatório para o que está acontecendo em Brumado”, finalizou.

Dupla suspeita de tentativa de homicídio é presa em Jaguaquara Foto: Divulgação/PC

Investigações da Delegacia Territorial (DT) de Jaguaquara culminaram, na quarta-feira (19), na prisão de dois suspeitos de uma tentativa de homicídio, ocorrida no último dia 17. Na ação ainda foram apreendidas duas armas, uma motocicleta e uma porção de crack. De acordo com as apurações, a vítima estava em casa, quando os suspeitos tentaram invadir o imóvel e deflagraram diversos tiros. O crime teria sido motivado por disputas relacionadas ao tráfico de drogas, naquela cidade. Conforme explicou o titular da DT/Jaguaquara, delegado Chardison Castro de Oliveira, o revólver calibre 38 apreendido na ação deve ter sido a arma utilizada no crime. “Vamos submeter à perícia”, comentou o delegado. Já a motocicleta estava com as numerações do chassi e motor raspadas e também será periciada. Os suspeitos foram autuados em flagrante por posse de arma de fogo, com numeração suprimida, tráfico de drogas, associação para o tráfico e receptação. A dupla está custodiada, à disposição da Vara Criminal.

Livramento de Nossa Senhora: Porta de carro abre e homem é atropelado por caminhão Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Após receber informação sobre ocorrência de acidente de trânsito, uma guarnição da 46ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) deslocou-se até o Distrito de Itanagé, em Livramento de Nossa Senhora, a 68 km de Brumado, nesta quarta-feira (19). Segundo informou a 46ª CIPM ao site Achei Sudoeste, no local, o condutor de um veículo M. Benz L 608, placa DTU-1018, relatou que trafegava na estrada da comunidade de Jacaré quando necessitou fazer uma manobra para desviar de uma motocicleta que vinha em sentido contrário. Ainda segundo o condutor, a roda do veículo atingiu uma pedra e a porta do lado do passageiro abriu acidentalmente, ocasionando a queda de Elizeu Rodrigues, de 59 anos. A vítima teria sido então atropelada pela roda traseira do caminhão. Uma equipe do Samu 192 foi acionada e o médico responsável constatou o óbito da vítima. O local foi isolado e preservado até a chegada de uma equipe do Departamento de Polícia Técnica (DPT). O corpo da vítima foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Brumado. Não há informações sobre o sepultamento.

Envolvido em três homicídios tem mandado cumprido em Barra do Choça Foto: Divulgação/PC

Policiais da Delegacia Territorial (DT) de Barra do Choça cumpriram, na quarta-feira (19), o mandado de prisão de um homem que confessou envolvimento em três homicídios ocorridos naquele município, neste mês de abril. Durante o depoimento, o suspeito ainda indicou dois endereços, nos quais as equipes policiais apreenderam uma pistola carregada, com numeração suprimida, 21 munições de diferentes calibres e dois celulares, além de uma porção de cocaína e diversas embalagens utilizadas para acondicionar entorpecentes, escondidas dentro de uma máquina de lavar. Todo material foi enviado ao Departamento de Polícia Técnica (DPT) para ser submetido à perícia. O homem está custodiado na unidade policial, onde aguarda transferência ao sistema prisional.

Brumado: Idoso é encontrado morto e corpo não pode ser removido por falta de laudo Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Familiares de um idoso que foi encontrado morto na região do Arrecife, em Brumado, estiveram nesta quinta-feira (20), na Delegacia Territorial da cidade, a fim de buscar auxílio para retirada do corpo do meio do mato. Ao site Achei Sudoeste, a vizinha do idoso, Maria Aparecida, relatou que o corpo já se encontra em decomposição, porém a família não consegue auxílio para removê-lo do local. Os familiares já foram à prefeitura, ao Hospital Municipal, à polícia, mas nada foi feito até o momento. Na delegacia, segundo Aparecida, foi informada que a Polícia Técnica não vai fazer a remoção do corpo, visto que o mesmo não possui sinal de violência. Eles foram orientados a procurar o Ministério Público para conseguir um laudo a fim de obter a autorização para remoção do corpo. “Os irmãos e vizinhos estão vigiando para os bichos não mexer. Tá lá no sol. Fizeram uma cobertura provisória. Já tá exalando mau cheiro. Ele está lá como se fosse indigente”, disse, indignada.

Gata prenha fica presa entre paredes e é resgatada por bombeiros em Eunápolis Foto: Divulgação/SSP-BA

Bombeiros do 2° SGBM em Eunápolis, pertencente ao 6° GBM em Porto Seguro, resgataram uma gata prenhe que estava presa entre duas paredes de um imóvel no bairro Santa Lúcia, em Eunápolis, na última quarta-feira (19). Para realizar o resgate de forma segura, os bombeiros precisaram abrir acesso na parede com a autorização da tutora e proprietária do imóvel. Após a retirada, os militares avaliaram o animal, que não apresentava ferimentos aparentes. A gata foi deixada sob os cuidados da tutora, que acompanhou toda a operação. Durante toda a ocorrência, os bombeiros explicaram para a tutora o que estavam realizando e interagiram com a gata para que ela não ficasse ainda mais estressada. Caso perceba algum animal preso em local de difícil acesso, os cidadãos devem acionar o corpo de bombeiros através da central 193 o quanto antes. Os militares possuem equipamentos e técnicas adequadas para realizar o resgate.

Tanhaçu: Major acredita que jovem ameaçou estudante e não tinha intenção de atacar escola Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na cidade de Tanhaçu, a 74 km de Brumado, um adolescente foi detido após ameaçar uma colega de sala no Distrito de Sussuarana (veja aqui). Comandante da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), a Major Leila Silva informou que as ameaças viralizaram nas redes sociais e o caso chegou ao conhecimento da polícia. A comunidade ficou bastante assustada, tendo em vista os recentes casos de ataques a escolas registrados em todo país. Ao site Achei Sudoeste, a comandante disse que a PM de pronto diligenciou no sentido de localizar o menor e o mesmo foi encontrado nas proximidades da escola. “Ele foi questionado com relação às postagens e ameaças. Nada foi encontrado com ele, como, por exemplo, arma branca, como ele tinha divulgado em rede”, relatou. Ele foi conduzido à Delegacia Territorial de Brumado, onde as medidas legais cabíveis foram tomadas. Para a Major Leila, não se sabe quais as verdadeiras intenções do adolescente, porém o mesmo alega que as ameaças estavam direcionadas apenas a uma colega e não à escola. "São fatos independentes", pontuou. O caso segue sendo investigado pela Polícia Civil.

Arquivo