Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
fechar

Bolsonaro sobre Lula: 'Ele está governando com o fígado' Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) desferiu novas críticas ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Em entrevista à Veja, divulgada na noite de anteontem, Bolsonaro afirmou que Lula “está governando com o fígado”. “É uma figura senil, ultrapassada. Até o momento, a preocupação dele é dizer que pegou um país destruído. É só a gente ficar quieto que ele faz a nossa campanha para o futuro”, disse. Além disso, sem citar o nome do presidente Lula, Bolsonaro descartou a possibilidade de ser preso, com a justificativa de que “precisaria ter feito pelo menos 10% do que ele fez”. “E eu fiz 0%. Algumas pessoas importantes, não vou dizer os nomes, já diziam antes de acabar o governo que querem me prender. Uma prisão light, apenas para me carimbar com a pecha de ex-presidiário”, comentou o político.

Brumado: Valmari Jr. assume coordenadoria com expectativas de expansão para o Cicom Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O Capitão Valmari Júnior é o novo coordenador do Centro Integrado de Comunicações (Cicom) em Brumado. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Valmari garantiu que o Cicom dará todo suporte às unidades de segurança pública a fim de promover um trabalho de excelência em prol da população. Hoje, o Centro Integrado atende 23 municípios na região. Segundo o Capitão, a Secretaria de Segurança Pública da Bahia possui um novo sistema para os 22 Cicoms que existem no estado. Em Brumado, o sistema deve ser implantando nesse segundo semestre do ano. “É um sistema mais robusto, que vai atender de forma mais rápida e com um aporte mais tecnológico. Existem melhorias, sobretudo de tecnologias e de capilaridade, no serviço. O serviço vai poder chegar em locais mais difíceis”, destacou. Na região, os Centros Integrados estão em expansão, inclusive com a instalação de câmeras de monitoramento com reconhecimento facial e de placas. O município, segundo Valmari, está na lista para adesão a esse sistema de monitoramento mais avançado. “Minha expectativa é a melhor possível por conta desses novos recursos tecnológicos. Também iremos trabalhar a gestão pessoal porque não adianta ter os recursos tecnológicos e não ter o homem preparado”, declarou. Por fim, o Capitão falou sobre a importância da parceria com demais instituições, como Superintendência de Trânsito, Corpo de Bombeiros e Samu 192, para que o trabalho seja integrado e o tempo resposta às ocorrências mais ágil.

Caetité: Associações realizam capacitação sobre gestão eficiente no abastecimento de água Foto: Divulgação/CAR

Com o objetivo de aprimorar o conhecimento dos operadores e fortalecer as associações filiadas, a Central de Associações Comunitárias de Caetité, a 100 km de Brumado, está promovendo durante o mês de maio o Treinamento de Operadores e a Capacitação das Associações. Essas iniciativas têm como propósito fornecer treinamento especializado para os operadores, abordando temas relevantes relacionados aos sistemas de abastecimento de água, ao mesmo tempo em que capacitam as associações para um papel mais ativo na gestão compartilhada e no desenvolvimento comunitário. Fundada em 2020 com recursos do Governo do Estado, via Bahia Produtiva, projeto executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), a Central adota um modelo de gestão compartilhada, com a participação ativa de Associações Comunitárias, Prefeituras Municipais, Governo do Estado e outras parcerias, visando garantir o abastecimento de água de forma equitativa e com qualidade. Atualmente, a Central opera um total de 49 sistemas de abastecimento de água, abrangendo 14 municípios e fornecendo água tratada para aproximadamente 31 mil pessoas residentes em áreas rurais. As capacitações estão sendo realizadas na sede da Central de Caetité, com o intuito de atender todas as comunidades filiadas. Os operadores recebem orientações técnicas, que englobam tanto aspectos teóricos quanto práticos. Os temas abordados incluem a manutenção adequada e preventiva dos equipamentos, os processos de tratamento de água e as diretrizes de segurança operacional.

Brumado: Tiro de Guerra e SMTT realizam blitz educativa em alusão ao Maio Amarelo Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Como parte da campanha Maio Amarelo em Brumado, a Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) e o Tiro de Guerra (TG) promoveram uma blitz educativa na manhã desta sexta-feira (19), no trânsito da cidade. Ao site Achei Sudoeste, o Subtenente Lecsandro, Chefe de Instrução no TG/Brumado, disse que os atiradores saíram às ruas para apoiar a SMTT durante as abordagens e orientações aos motoristas e motociclistas. “A atividade se deu na frente do Tiro de Guerra, que é uma rua de bastante fluxo do Bairro Baraúnas sentido Centro. Teve início às 7h até umas 9h aproximadamente. Foi muito interessante”, avaliou. Para o Subtenente, a ação serviu também como aprendizado aos jovens instrutores, muitos dos quais estão iniciando a sua vida como motoristas. “Foi um despertar para correta utilização dos veículos. Para os próprios atiradores fica o aprendizado: ao mesmo tempo que eles orientam também se despertam para necessidade do cumprimento da legislação de trânsito para própria segurança”, completou. Nos próximos dias, o TG estará inserido em outras ações e atividades de campo para promoção de um trânsito mais seguro na cidade. "Não poderíamos deixar de participar. Estamos participando ativamente buscando atingir o máximo possível da população e do público alvo", finalizou.

PUBLICIDADE
Revitalle dispõe de uma equipe multidisciplinar para um atendimento completo e integrado

Na Revitalle, odontologia e saúde, há uma equipe multidisciplinar comprometida em oferecer um atendimento completo e integrado aos pacientes. Na clínica, estão disponíveis dentistas, psicóloga, ginecologista e obstetra, todos unidos em um mesmo propósito: cuidar da saúde e do bem-estar dos pacientes. A Revitalle está sempre em busca de novas formas de aprimorar seu atendimento e oferecer o melhor cuidado possível. Em Brumado, fica localizada na Rua Cassemiro Pinheiro de Azevedo, 620, Centro. Agende sua consulta através do telefone (77) 99963-5729.

Jovem de 22 anos morre após colidir motocicleta em árvore no centro de Caetité Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Um acidente registrado neste domingo (21), na Rua Barão, no centro da cidade de Caetité, a 100 km de Brumado, ceifou a vida de um jovem de 22 anos. Segundo informou a 94ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) ao site Achei Sudoeste, a vítima foi identificada como Gabriel Vitor Rodrigues Moreira. O jovem trafegava na via pública a bordo de uma motocicleta, cor vermelha, quando perdeu o controle da direção e colidiu contra uma árvore. Ele morreu no local. A Polícia Militar registrou a ocorrência. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) realizou a perícia. O corpo de Gabriel foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) em Guanambi para ser necropsiado. A Polícia Civil já instaurou um inquérito e investiga o caso. O sepultamento acontece nesta segunda-feira (22), em Caetité. 

PUBLICIDADE
Clínica Santa Clara destaca importância do Maio Amarelo para segurança no trânsito

O Maio Amarelo é um movimento de conscientização para redução de acidentes de trânsito. O objetivo é alertar a população para o alto índice de acidentes graves no Brasil e no mundo, evidenciando a segurança no trânsito. Segundo a Clínica Santa Clara, especializada em saúde ocupacional, é importante discutir o tema e propagar ações que levem conhecimento para um comportamento mais seguro e pacífico. Em Brumado, a unidade fica localizada na Avenida João Paulo I, 590, Bairro Nobre. Entre em contato agora mesmo pelo número (77) 3441-5206.

Caculé: Major Osvaldo Vidal detalha ação em que assaltante morreu em confronto com a PM Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na noite desta quinta-feira (18), um assaltante morreu em confronto com policiais da 94ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) após assaltos praticados nas cidades de Caculé e Licínio de Almeida, na região sudoeste da Bahia. Ao site Achei Sudoeste, o Major Osvaldo Vidal, comandante da 94ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), informou que dois criminosos assaltaram uma farmácia em Licínio de Almeida e, em seguida, uma padaria e um açougue na cidade de Caculé, onde feriram um homem com coronhadas na cabeça (veja aqui). “Foi uma ação extremamente violenta. Isso levou a comunidade a uma situação de terror e a polícia foi acionada. De imediato, assim que tomou conhecimento das atividades, a polícia começou a sua mobilização”, relatou. Foram feitos bloqueios na BA-026 e os suspeitos, ao avistarem a viatura, empreenderam fuga disparando contra os policiais, que revidaram. Segundo o Major, um dos indivíduos conseguiu fugir e o outro veio a óbito no hospital. Ambos eram do município de Caetité e já tinham passagens pela polícia por diversas ações delituosas. As guarnições da 94ª CIPM continuam as buscas para prender o segundo indivíduo.

PUBLICIDADE
Cevib: Maio Verde reforça conscientização para cuidar da sua saúde ocular

O Maio Verde simboliza o mês de conscientização para cuidar da sua saúde ocular e garantir uma visão saudável por toda a vida. Além disso, campanha ressalta a importância do controle e combate ao glaucoma e a sua possível evolução. Agende agora mesmo uma consulta de avaliação no Centro de Visão da Bahia para manter a saúde dos seus olhos em dia. A clínica fica localizada na Rua Euclides da Cunha, 175, Centro, em Brumado. Os telefones são: (77) 3441-6967 (77) 99929-6967.  

Motorista recebe duas multas simultâneas através de radar em Brumado Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Em Brumado, um dos radares localizado na Av. João Paulo I, aplicou duas multas simultâneas em uma Toyota Hilux, com placas NKT-5149. As infrações foram registradas no dia 17 de janeiro deste ano, às 07h21. O motorista da picape confirmou que passou pelo equipamento acima da velocidade máxima permitida, que é de 40 km/h. No entanto, ele disse que as duas multas foram aplicadas com a mesma data, local e horário. O condutor pode recorrer. A Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) afirmou que não é comum esse tipo de ocorrência e, por isso, vai acionar a empresa responsável pelo equipamento para mais detalhes acerca da notificação. Os radares são equipamentos sujeitos à falibilidade do objeto eletrônico, seja por dano, temperatura, severidade, interferência, eletromagnética, umidade, intempérie ou falha qualquer.  

Professores acionam justiça contra corte de 20% nos salários feito pelo prefeito de Ituaçu Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Os professores do município de Ituaçu, a 98 km de Brumado, na Chapada Diamantina, vão acionar a justiça contra o corte de 20% no plano de carreira da categoria promovido pelo prefeito Phellipe Ramonn Gonçalves Brito (PSD). A decisão foi tomada durante assembleia realizada pela categoria no último sábado (20). A Câmara de Ituaçu, rejeitou, na sexta-feira (19), o pedido de convocação da secretária de educação, Ádila Conceição Barreto, para esclarecimentos (veja aqui). Durante a assembleia, a categoria repudiou a negativa dos vereadores locais. Os docentes decidiram uma a pauta de paralisação, mobilizações e possibilidade de greve. Durante o ato, os professores relataram a falta de respeito da prefeitura municipal com a classe educadora. O sindicato que representa a categoria na cidade tenta um diálogo com a prefeitura há mais de 1 ano, porém sem sucesso. Vale lembrar que o plano de carreira da categoria foi criado na gestão de Albércio da Costa Brito Filho, o Albercinho, pai do atual prefeito de Ituaçu.

Homem é preso com 27 kg de maconha na BR-116 em Vitória da Conquista Foto: Divulgação/PRF

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou, na tarde deste sábado (20), uma apreensão de 27 kg de maconha durante fiscalização a um ônibus que fazia a linha São Paulo-SP x Aurora-CE. O fato aconteceu no Km 830 da BR-116, em Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado. De acordo com a PRF, os policiais abordaram o ônibus durante comando de fiscalização com foco no combate à criminalidade. Ao acessar o compartimento de bagagem do veículo, a equipe constatou que duas malas exalavam um forte odor característico de maconha. Ao abrir a bagagem, foram encontrados 32 tabletes do entorpecente. O responsável pela bagagem declarou aos policiais que receberia R$ 2 mil para levar as malas de Limeira-SP para Aracaju-SE. O homem e as drogas foram encaminhados à Polícia Judiciária para adoção das medidas cabíveis. Inicialmente, ele responderá pelo crime de tráfico de drogas.

Homem é condenado a prisão após estuprar deficiente mental em Riacho de Santana Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Um homem foi condenado a 12 anos, 9 meses e 10 dias de prisão, na cidade de Riacho de Santana, a 177 km de Brumado, após ter estuprado uma deficiente mental. O crime teria acontecido no dia 12 de fevereiro de 2017. A decisão foi proferida pelo juiz Paulo Rodrigo Pantusa, após denúncia do Ministério Público da Bahia (MP-BA). O MP-BA ofereceu denúncia em desfavor de Jone Neves Miranda, dando-o incurso nas penas do art. 217-A, §1º, c/c art. 226, I, ambos do Código Penal, pela prática dos fatos delituosos descritos na petição de denúncia. De acordo com a decisão publicada no Diário Oficial do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), a peça acusatória que o réu praticou conjunção carnal e ato libidinoso contra a vítima, portadora de doença mental, conforme comprovado mediante toda a prova oral produzida em sede judicial, bem como pelo relatório médico, o qual constata escoriações na região genital da vítima. A defesa de Jones, manifestou-se, requerendo a improcedência da denúncia por consequência a absolvição do acusado. “Fixo portanto a pena definitiva de 12 (doze) anos, 9 (nove) meses e 10 (dez) dias de reclusão”, sentenciou o magistrado, nos termos do art. 33, §2º, alínea “b”, do CP, a pena deverá ser cumprida, inicialmente em regime fechado. Segundo a decisão, evidenciando-se que o acusado respondeu todo o processo em liberdade e considerando o caráter excepcional e cautelar da prisão preventiva, considero que a decretação da prisão preventiva não é necessária nessa fase processual. “Asseguro o direito ao acusado de recorrer em liberdade”, determinou o juiz.

Homem morre atropelado na BA-152 em Livramento de Nossa Senhora Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Um homem, identificado como Hélio Aparecido da Silva, morreu atropelado, na noite deste sábado (20), na BA-152, no distrito de Itanagé, em Livramento de Nossa Senhora, a 68 km de Brumado. Segundo informou a 46ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) ao site Achei Sudoeste, o acidente aconteceu por volta das 21h e a ocorrência foi atendida por uma guarnição do Pelotão de Emprego Tático Operacional (Peto). O veículo envolvido no acidente, um Toyota/Yaris HA Xl15, foi apreendido e passará por perícia. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) realizou o levantamento cadavérico no local. O corpo de Hélio foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) em Brumado para ser necropsiado. O condutor do veículo foi apresentado na Delegacia Territorial de Livramento de Nossa Senhora. A Polícia Civil já instaurou um inquérito e investiga o caso. Não há informações sobre velório e sepultamento.

Homem de 32 anos é preso por porte ilegal de arma de fogo em Guanambi Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Neste sábado (20), uma guarnição da Companhia de Emprego Tático Operacional (Ceto), do 17º Batalhão de Polícia Militar (BPM), foi informada que no bairro Santa Rita, em Guanambi, a 141 km de Brumado, um homem estaria armado e traficando drogas. Segundo informou o 17º BPM ao site Achei Sudoeste, ao chegar ao local, o indivíduo avistou a guarnição e segurando um objeto na cintura aparentemente uma arma, adentrou na sua residência, onde estavam duas mulheres fazendo uso de entorpecente. Ao serem abordados foi encontrado na cintura do homem de 32 anos, um revólver cal. .32 com 5 munições intactas. Ele foi apresentado na sede da 22ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin), onde foi autuado pelo crime de porte ilegal de arma de fogo.

Ituaçu: Câmara rejeita convocação de secretária para falar sobre corte no salário dos professores Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

A Câmara de Ituaçu, a 98 km de Brumado, na região da Chapada Diamantina, rejeitou nesta sexta-feira (19), um requerimento que convocaria a secretária de educação, Ádila Conceição Barreto, para conceder explicações sobre a corte de 20% no salário dos professores da rede municipal de ensino (veja aqui). Segundo apurou o site Achei Sudoeste, por 5x4, o poder legislativo impediu a proposta do vereador Márcio Aparecido Araújo Rocha (PL), o Marcinho de Noé. Votaram contra o requerimento os vereadores da base aliada do prefeito Phellipe Ramonn Gonçalves Brito (PSD): José Antônio Brito Fontana (PSB), o Zé Paixão; Joel Teixeira Silva (PSB); Ednei Novais Ferreira (PL), o Nei de Tranqueiras; Ronaldo da Silva Rocha (PSD) e José César Wanderley Brito (PP), o César do Povo. Através das redes sociais, os professores do município fizeram diversas postagens contra os parlamentares que votaram a favor do governo municipal. Até o momento, o prefeito da cidade não se pronunciou sobre o caso. A categoria tem assembleia neste sábado (20).

Agroindústria de mandioca gera oportunidades para comunidade rural de Jequié Foto: Marcos Santos/USP

As famílias agricultoras da comunidade de Itajuru, no município de Jequié, no sudoeste da Bahia, tem motivo para comemorar. A inauguração tão aguardada da Unidade de Processamento de Derivados da Mandioca acontece neste sábado (20), pelo Governo do Estado. A unidade conta com investimentos da ordem de R$ 433,6 mil por meio do projeto Bahia Produtiva, executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), com cofinanciamento do Banco Mundial. A partir de agora, os agricultores do Distrito Itajuru têm a oportunidade de dar um verdadeiro salto na sua produção de mandioca. A agroindústria oferece uma estrutura moderna e completa para o beneficiamento da mandioca, para transformá-la em deliciosos e diversos produtos derivados. Farinha, biscoito polvilho, bolo, beiju serão apenas algumas das opções que ganharão a vida na agroindústria. A Presidente da Associação de Mulheres do Assentamento Flor da Terra, Lilian Michele Leonam, conta que é uma alegria para toda a comunidade ver esse sonho se tornar realidade. “A gente trabalhava dentro das nossas próprias casas e agora vamos produzir em um espaço adequado, com mais higiene e isso vai melhorar a qualidade e dar mais valor aos nossos produtos”.

Estudante baiana é aceita em 17 universidades internacionais Foto: Arquivo Pessoal

A estudante baiana Anna Carolina Stein, de 18 anos, está prestes a realizar um sonho. Moradora de Serrinha, cidade do interior da Bahia, ela alcançou um feito impressionante ao ser aceita para estudar em 17 instituições de ensino superior fora do país. Agora, a jovem se prepara para embarcar para Flórida, nos Estados Unidos, em agosto deste ano. As universidades estrangeiras matriculam alunos sem aplicar os tradicionais vestibulares conhecidos no Brasil. O processo de escolha envolve análise curricular e de méritos, além de cartas de indicações emitidas por professores. Quem atender aos requisitos passa por uma prova, chamada por brasileiros de "Enem americano", que abrange disciplinas básicas, como inglês e matemática. Dentre as instituições em que Anna Carolina teve notas e currículos aceitos, 15 são dos Estados Unidos, uma é da Irlanda e outra, dos Emirados Árabes Unidos. Em entrevista ao G1, ela lembrou a trajetória para conseguir as aprovações, que incluiu trabalhos voluntários, além de uma jornada intensa de estudos. A baiana contou que sentiu vontade de estudar fora do país aos 10 anos de idade. No entanto, a serrinhense se deparou com desafios, para além do preparo intelectual. O principal deles era o dinheiro. Segundo ela, as agências de intercâmbio que prestam esse tipo de serviço cobravam valores excessivos, chegando a quase R$ 100 mil por ano, o que estava distante da realidade financeira da família dela. “Foi um sonho que por muito tempo ficou em segundo plano, sabe? Porque nunca imaginei que pudesse realmente fazer isso sozinha, que pudesse dar certo”, disse. Em 2020, Anna Carolina decidiu buscar opções mais acessíveis e ingressou em uma escola preparatória online, criada para auxiliar quem deseja estudar fora do país. O serviço reúne pessoas que passaram pelo mesmo processo e ensina outros estudantes a trilhar o melhor caminho.

Estudante baiana é aceita em 17 universidades internacionais Foto: Arquivo Pessoal

Nesse momento, Anna descobriu que para ser aceita, não bastava tirar notas altas e conseguir cartas de indicações, mas também era necessário realizar atividades extracurriculares. “Como aqui na minha cidade não tinha tanas opções, precisei buscar em outros lugares, contei muito com a ajuda da internet. Todas foram feitas de modo virtual”, explicou. A jovem participou de vários cursos oferecidos pela escola preparatória, inclusive no período das férias do colégio onde estudava, além de realizar trabalhos voluntários, que lhe “enchem de orgulho”. “Foi o voluntariado que me permitiu obter a bolsa, que fez toda diferença para que eu pudesse ir para a faculdade nos Estados Unidos. Essa oportunidade foi concedida com base no meu impacto na comunidade”, afirmou. Anna fundou o projeto “Relendo Sonhos”, que arrecadou e doou 130 livros para estudantes carentes de três cidades do interior baiano. Segundo ela, mais de 300 crianças e adolescentes foram beneficiados pela iniciativa. Além disso, a serrinhense fez parte da organização Cáritas Brasil e ajudou a arrecadar alimentos, roupas e livros para comunidades rurais. Desde 2021, Anna também atua como mentora na escola preparatória “The Dream School”. Até o momento, ela já orientou cerca de 500 alunos, ajudados em revisões de redações e aulas gratuitas de inglês, entre outras atividades. Apesar de todos os esforços, Anna ainda acreditava ser difícil conseguir realizar o sonho de estudar fora do Brasil. Segundo ela, trata-se de “uma verdadeira competição”, onde perfis de candidatos do mundo inteiro são avaliados e disputam um número reduzido de vagas. Entre as “desvantagens” citadas está o fato de concorrer com canadenses, norte- americanos e outros cidadãos que têm o inglês como língua materna, portanto, são fluentes, enquanto ela precisou aprender o idioma do zero.

Ministra Margareth Menezes tem dinheiro e documentos furtados na Itália Foto: Reprodução/Redes Sociais

A ministra da Cultura, Margareth Menezes, teve a carteira furtada na quinta-feira (18), na cidade de Veneza, na Itália, a caminho da bienal de Veneza. Segundo a assessoria da chefe da pasta, o crime aconteceu quando a gestora estava em um ônibus aquático. De acordo com a equipe de Margareth Menezes, o autor do crime levou dinheiro, documentos e cartões da ministra. A suspeita é de que o furto tenha ocorrido enquanto ela gravava um vídeo para as redes sociais falando da importância da participação brasileira no evento. O furto foi registrado na polícia local e é investigado. A equipe da ministra informou ainda que Margareth Menezes recebeu um pedido de desculpas oficial do prefeito de Veneza, Michele Di Bari.

Itaberaba: Cinco alunos de pós-graduação da Uefs morrem em acidente na BR-242 Foto: Reprodução/TV Subaé

Cinco estudantes da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) morreram em um acidente de carro na noite de quinta-feira (18), na BR-242, em Itaberaba, cidade que fica na região da Chapada Diamantina. De acordo com o G1, o veículo que eles estavam bateu de frente com um caminhão que transportava óleo vegetal. Todos as vítimas eram alunos do curso de pós-graduação em de Ensino em Ciências Ambientais. Eles viajavam para o campus avançado que a universidade tem em Lençóis, pois teriam uma aula na manhã desta sexta-feira (19). As vítimas foram identificadas como Cíntia de Souza Franca, de 36 anos, e Carolina Silva do Amor Divino, de 30, que são de Salvador; Jaris Medeiros Gonçalves, de 39, e Marcos de Oliveira Silva, de 34 anos, de Santo Estevão; e Rauny Chaves Fernandes, de 35 anos, de Lauro de Freitas. Quatro deles morreram na rodovia. O quinto foi levado para o hospital de Itaberaba, mas não resistiu. A causa do acidente ainda não foi confirmada, mas a suspeita é que houve uma ultrapassagem em local proibido. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) está investigando qual dos dois veículos fez a ultrapassagem. A direção da Uefs divulgou uma nota lamentando a morte dos alunos e decretou luto oficial de três dias. O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), também lamentou o acidente. Ele informou que dois das cinco vítimas atuavam na rede estadual de ensino.

Forró do Sítio Novo: A maior festa All Inclusive acontece dia 3 de junho em Brumado

Prepare-se para uma noite inesquecível no Forró do Sítio Novo, que acontecerá em Brumado, no dia 3 de junho. Com uma programação diversificada e completa, o evento All inclusive é um dos mais esperados da região. Você poderá se divertir com a apresentação de grandes artistas, como Trio da Huanna, Edigar Mão Branca, Dorgival Dantas, Mastruz com Leite, Evoney Fernandes e Chris Pimenta. Além disso, terá à disposição um open bar de cerveja, refrigerante, água e comidas típicas juninas. Tudo isso para tornar sua noite ainda mais especial. Não deixe de adquirir seu ingresso e aproveitar uma das melhores festas do ano com muito estilo e comodidade. Venha fazer parte desse grande evento!

Adab realiza inspeções fitossanitárias em lavouras de citros em Rio de Contas e Jussiape Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Lavouras de citros nos municípios de Rio de Contas e Jussiape, na Chapada Diamantina, estão passando por inspeções fitossanitárias. A ação, realizada por técnicos da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), visa avaliar os pomares para fins de detecção de pragas e para elaboração do Levantamento Anual dos Citros na Bahia. As pragas Cancro Cítrico e HLB têm impactado diretamente no comércio e exportação dos citros. Diretor de Defesa Vegetal da Adab, Vinícius Videira explicou que a equipe da Adab registra as ocorrências, pontuando as interações fitossanitárias, agronômicas e biológicas quando detecta a presença de insetos sugadores. “Dessa forma, buscamos capacitar a cadeia produtiva dos citros para um Manejo Integrado de Pragas”, afirmou.

Jovem é preso suspeito de matar avô por causa de som alto na Chapada Diamantina Foto: Divulgação/SSP-BA

Um homem de 21 anos foi preso em flagrante, na quinta-feira (18), por policiais civis da Delegacia de Seabra, na região da Chapada Diamantina, suspeito de matar o próprio avô. De acordo com a Polícia Civil, o jovem tentou mudar a cena do crime, mas confessou que deu um golpe de faca no pescoço do idoso, porque ele estava reclamando do volume do som. “Recebemos uma denúncia informando que havia um corpo em uma casa, supostamente por um acidente de eletrocussão, ao chegar no local, a nossas equipes do Serviço de Investigação perceberam um corte profundo no pescoço da vítima e descartaram a hipótese de acidente”, disse o delegado Marcelo Aguiar. Ainda segundo a polícia, durante o depoimento, o neto da vítima, que tinha arranhões no pescoço e mão, confessou o crime. “Ele disse que atacou o avô com uma faca, após ele reclamar do som alto. Ele ainda levou os policiais a um matagal onde escondeu panos utilizados para limpar o sangue do local e modificar a cena do crime”, explicou o delegado. O jovem foi autuado em flagrante por homicídio qualificado por motivo fútil e encaminhado para a unidade policial, onde está preso à disposição da Justiça. Guias de perícia e remoção cadavérica.

Clube Social de Brumado esclarece decisão que suspendeu a venda de novos títulos Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Em nota enviada ao site Achei Sudoeste, a diretoria administrativa do Clube Social de Brumado (CSB), falou sobre o processo de solicitação de venda de títulos após uma decisão judicial suspender a venda de novos títulos (veja aqui). A diretoria esclareceu que, em conformidade com o estatuto da entidade, compete a assembleia geral extraordinária autorizar à diretoria administrativa a emissão de títulos de propriedade, cujos números e valor nominal deverão ser fixados pelo Conselho Deliberativo. Segundo a entidade, em todas as outras ocasiões em que diretorias passadas se viram na necessidade de emitir novos títulos, fora usado um procedimento que se tornou costumeiro dentro do CSB. O procedimento nada mais é que uma solicitação da diretoria administrativa ao conselho deliberativo para que seja autorizada a emissão de novos títulos, apresentando para isso projetos e esclarecimentos a respeito das necessidades do CSB. “Desta forma, apresentamos o projeto da nova academia e churrascaria ao conselho deliberativo, em reunião ordinária, como sempre foi feito nesta instituição. Os conselheiros presentes, no gozo de suas atribuições, entenderam ser um projeto de suma importância para a evolução e modernização do Clube Social e autorizaram a emissão de novos títulos de propriedade”, informou. Na nota, a diretoria destacou ainda que as duas diretorias anteriores emitiram novos títulos de propriedade usando o mesmo procedimento. “A atual diretoria apenas seguiu um procedimento que se tornou padrão ao decorrer dos anos, nesta instituição, e que sempre agiu dentro da legalidade e das diretrizes do Clube Social de Brumado objetivando o melhor para o associado”, concluiu.

Arquivo