Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
Produção industrial fecha 2022 no vermelho Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A produção industrial brasileira teve, na passagem de novembro para dezembro, variação nula (0,0%). Com o resultado, a indústria nacional encerrou o ano de 2022 com queda de 0,7%. É o que apontam os dados divulgados nesta sexta-feira (3) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De acordo com o IBGE, o resultado anual deixou o setor operando 2,2% abaixo do patamar pré-pandemia e 18,5% abaixo do nível recorde da série, registrado em maio de 2011. Em 2021, a indústria fechou o ano com alta de 3,9%, interrompendo dois anos seguidos de queda. A queda em 2022 foi, portanto, a terceira em quatro anos. “Muito do crescimento de 2021 (3,9%) tem relação direta com a queda significativa de 2020, ocasionada por conta do início da pandemia. Avançou em 2021, mas foi influenciada por uma base baixa de comparação e não superou as perdas de 2020”, avaliou o gerente da pesquisa do IBGE, André Macedo. Segundo Macedo, o recuo da indústria nacional em 2022 é explicado por fatores como a taxa de juros em elevação, que afeta diretamente os custos de crédito, além da inflação, principalmente dos alimentos, que impacta na renda das famílias e, por consequência, no consumo, elenca o pesquisador. “Também há influência do aumento nas taxas de inadimplência e de endividamento. E o mercado de trabalho, que embora tenha mostrado clara recuperação ao longo do ano, ainda se caracteriza pela precarização dos postos de trabalhos gerados”, destacou.

Câmara de Vereadores de Brumado publica portaria com regras para eleição da mesa diretora Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Portaria nº 91, de 02 de janeiro de 2023, publicada no Diário Oficial do Legislativo, dispõe sobre as regras para a nova votação que visa eleger a mesa diretora da Câmara de Vereadores de Brumado para o biênio 2023/2024. O pleito ocorrerá na próxima segunda-feira (06). De acordo com a portaria, os vereadores deverão assinalar um X na Chapa 1 ou Chapa 2 conforme a sua escolha. Havendo a marcação do “X” nos dois retângulos ou mesmo qualquer outro risco na cédula, ainda que mínimo, o voto será anulado, não sendo computado para efeito da apuração. Além disso, não havendo a marcação do “X” em nenhum dos retângulos das chapas concorrentes, o voto será considerado branco, não sendo computado para efeito da apuração. Não havendo a marcação do “X” em nenhum dos retângulos, mas havendo qualquer outra marcação na cédula, ainda que mínima, o voto será considerado nulo. Está claro na portaria que qualquer outra forma de marcação na cédula de votação diferente do estabelecido levará à nulidade do voto.

Bahia terá mais de 38 mil novos casos de câncer em 2023, aponta INCA Foto: Divulgação

Neste sábado (04) marca o Dia Mundial do Câncer, uma iniciativa global organizada pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC) com o apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS) que tem por objetivo aumentar a conscientização e a educação mundial sobre a doença. Dados globais mostram que em 2040 o número de novos casos de pessoas diagnosticadas com tumores malignos chegará a 28,4 milhões, tornando o câncer líder do ranking das doenças que mais afetam a população mundial. Considerando a realidade brasileira, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), são esperados 704 mil novos diagnósticos de cânceres a cada ano do triênio de 2023 a 2025 - um aumento de pouco mais de 10% em relação às taxas de incidência estimadas para 2022 pela mesma entidade, indicando 625 mil novos casos até o final deste ano. A estimativa aponta ainda para cerca de 2 milhões de casos de tumores malignos para o período. Na Bahia, a estimativa do Inca prevê 38.840 novos casos de câncer em 2023.

Paramirim: Motociclista bate em traseira de veículo parado na BA-152 e morre na hora Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Nesta quinta-feira (02), a Polícia Militar foi informada por prepostos do Samu 192 sobre um acidente de trânsito com vítima fatal ocorrido na BA-152, em Paramirim, a 129 km de Brumado. Uma guarnição da 46ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) deslocou-se até o local, onde constatou que o corpo de Aparecido de Souza Santos se encontrava caído ao solo próximo a uma motocicleta Honda/CG 150, de cor verde, Placa Policial DJX-3057. Segundo informou a 46ª CIPM ao site Achei Sudoeste, testemunhas informaram que a vítima conduzia a motocicleta quando bateu na traseira de um veículo que estava parado na via. Após o ocorrido, o condutor do veículo fugiu tomando sentido ignorado. A PM realizou a preservação do local até a chegada do Departamento de Polícia Técnica (DPT).

Alexandre de Moraes manda soltar ex-comandante da PM do Distrito Federal Foto: Paulo H. Carvalho/ Agência Brasília

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes concedeu, nesta sexta-feira (3), a liberdade provisória para ex-comandante-geral da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) coronel Fábio Augusto Vieira. Ele está detido desde 10 de janeiro, e é investigado por suspeita de omissão na contenção dos atos golpistas cometidos por bolsonaristas radicais no dia 8 de janeiro. Na determinação, Moraes considerou o relatório do ex-interventor federal Ricardo Cappelli, em que Vieira que foi responsável direto pelas falhas de segurança dos ataques terroristas na sede dos três poderes. De acordo com o G1, a defesa de Fábio ainda não se manifestou. “O panorama processual que justificou a prisão preventiva do investigado não mais subsiste no atual momento, sendo possível conceder-lhe a liberdade provisória”, afirma Moraes. No documento, Moraes aponta que, em seu relatório, o ex-interventor federal da Segurança Pública do DF, Ricardo Cappelli, afirma que Vieira "não teria sido diretamente responsável pela falha das ações de segurança que resultaram nos atos criminosos ora investigados", apesar de ser o então comandante da PM. “Além de apontar que o investigado esteve presente na operação, foi ferido no combate direto aos manifestantes e não teve as suas solicitações de reforços atendidas”, declara Moraes, ainda citando o relatório de Cappelli.

Caculé: Morre o vereador Fábio Rocha de Brito aos 47 anos Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Nesta sexta-feira (03), morreu o vereador da cidade de Caculé, Fábio Rocha de Brito (PSB), mais conhecido como Fabiano de Rael, aos 47 anos. Brito faleceu na cidade de Vitória da Conquista, onde fazia tratamento contra um câncer. Após o falecimento, a Prefeitura Municipal de Caculé decretou luto oficial de três dias no município. Nascido em Caculé, casado com Zuleide Correia e pai da pequena Isabela, Fábio era muito querido por todos os familiares, amigos e eleitores. Filho de Rael Francisco e Dona Maria Rosa, é o décimo de uma família de onze irmãos. Fábio trabalhou por muitos anos como motorista de caminhão pipa na zona rural do município. Disputou sua primeira eleição em 2012 pelo Partido Republicano Progressista (PRP). Já nas eleições de 2016, foi eleito pelo Democratas (DEM). Em 2019, filiou-se ao Partido Socialista Brasileiro (PSB). Atualmente, fazia parte da Mesa Diretora da Câmara Municipal como segundo secretário e também era presidente da Comissão de Justiça e Redação.

Com presença de Jerônimo Rodrigues, AL-BA reabre trabalhos legislativos Foto: Antônio Queirós/GOVBA

Na manhã desta sexta-feira (3), o governador Jerônimo Rodrigues, acompanhado do vice-governador, Geraldo Júnior, participou da sessão de abertura oficial da 20ª Legislatura da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador. Os deputados estaduais que tomaram posse, na quarta-feira (1º), participaram da solenidade e acompanharam o discurso do governador, que deixou uma mensagem para os parlamentares. Em sua mensagem ao Legislativo, Jerônimo pediu união aos deputados, sejam eles da base de apoio ou da oposição ao governo. “Teremos que enfrentar outros grandes desafios e, por isso, todos nós precisamos nos esforçar para o apaziguamento das relações. O diálogo respeitoso, franco e aberto será a tônica da minha relação com todos os representantes do povo baiano, independente de seus matizes político-partidários”, disse o governador da Bahia. Jerônimo ressaltou que o combate à fome, que foi agravada por causa dos impactos econômicos provocados pela pandemia de Covid-19, será uma das principais missões do seu governo para os próximos quatro anos. “É a nossa maior urgência. Será necessário e vamos implantar uma política de desenvolvimento econômico sustentável, capaz de gerar empregos, condição primordial para fazer a roda da economia girar, acrescentou.

Vereadores e vice-prefeito de Brumado se reúnem com governador da Bahia Foto: Joá Souza/GOVBA

Seis vereadores do município de Brumado estiveram reunidos nesta sexta-feira (03) com o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), em Salvador. Os parlamentares Reinaldo de Almeida Brito (União Brasil), Juvêncio Rubens de Souza Araújo (Podemos), Amarildo Bomfim Oliveira (PSB), Verimar Dias da Silva Meira (PT), Vanderlei Bastos Miranda (PDT), o Boca e Harley Souza Lopes (Republicanos), apresentaram demandas da cidade para o chefe do executivo baiano. O vice-prefeito de Brumado, Édio da Silva Pereira (PCdoB), o Continha e o secretário de relações institucionais do governo da Bahia, Luiz Caetano, também participaram do encontro. 

Vereadores e vice-prefeito de Brumado se reúnem com governador da Bahia Foto: Joá Souza/GOVBA

Segundo apurou o site Achei Sudoeste, as demandas apresentadas pelos vereadores foram inúmeras: abertura de poços artesianos, calçamentos, asfaltos para diversas ruas e avenidas, esgotamento sanitário, elevação da Barragem de Cristalândia, melhorias para a segurança pública com investimentos nas polícias civil e militar, dentre outras. Na pauta, também esteve o cenário político da capital do minério, bem como o início das conversas para as eleições 2024. Os parlamentares que se reuniram com Jerônimo fazem parte da bancada de oposição ao prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (Sem Partido).  

Vitória da Conquista: PRF apreende maconha e crack despachados em ônibus de viagem Foto: Divulgação/PRF

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu na tarde desta quinta-feira (02), em Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado, 1 kg de maconha e 1 kg de crack que foram encontrados durante inspeção no compartimento de bagagem de um ônibus que saiu de São Paulo com destino a Salvador. Na fiscalização, os cães farejadores da PRF sinalizaram que dentro de papelão havia droga. Ao abrirem a embalagem, os policiais encontraram os tabletes de maconha e crack. O motorista do ônibus relatou que a encomenda apreendida foi embarcada na cidade de São Paulo. Disse também que o destino final de entrega seria a cidade de João Pessoa (PB). A bagagem possuía identificação e será possível rastrear e investigar os responsáveis pelo transporte dos produtos ilícitos. Diante dos fatos, a ocorrência e as drogas apreendidas foram apresentadas a autoridade de plantão da Delegacia de Polícia Civil de Vitória da Conquista para instauração do inquérito policial e continuidade das investigações.

Paramirim: Dupla acusada de furtar envelopes de caixas eletrônicos é presa em hotel Foto: Divulgação/PC

Após investigação da 22ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coopin/ Guanambi) e da 20ª Coorpin de Brumado, dois homens integrantes de uma quadrilha especializada em furto de envelopes de depósitos em caixas eletrônicos foram presos em flagrante nesta sexta-feira (3). A quadrilha vem atuando em diversas agências bancárias na Bahia, onde, somente nos últimos cinco dias, foram realizados furtos no montante de R$ 24 mil nos municípios de Brumado, São Desidério, Guanambi, Santa Rita de Cássia e Paramirim. De acordo com o coordenador da 20ª Coorpin/Brumado, delegado Arilano Kléber, a dupla foi localizada em um hotel na cidade de Paramirim. Os dois utilizavam um dispositivo conhecido como “Jacaré” e furtavam o valor pelo módulo de depositário de cheques e envelopes. A dupla já havia sido presa em novembro de 2022, no município de Maceió, em Alagoas, pela mesma prática. Com eles foram encontrados dinheiro, o material utilizado para cometer os crimes e um veículo. Os suspeitos seguem na unidade policial de Paramirim à disposição da justiça.

Jequié: Valor estimado de droga apreendida em laboratório chega a R$ 1 milhão Foto: Divulgação/SSP-BA

As drogas apreendidas por equipes do 19º Batalhão da Polícia Militar (BPM/Jequié) e pela Companhia Independente da Polícia Militar (Cipe) Central durante a desarticulação de um laboratório clandestino de drogas, nas primeiras horas da manhã da quarta-feira (1), em Jequié, estão estimadas em R$ 1 milhão. Mais de 108 quilos de drogas, entre maconha, cocaína, pasta base e crack, prontas para serem embaladas e comercializadas, foram apreendidos pelas equipes da SSP, nas últimas 24 horas, somente no município durante sequência de ações deflagradas pela Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), com participação de mais de 200 policiais militares e civis. O laboratório de refino de cocaína, escondido em um local de difícil acesso na zona rural do município, foi descoberto graças a troca de informações entre o Setor de Inteligência da PM e do Núcleo de Operações e Inteligência do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).  Dois homens, naturais de Jequié e Itabuna, responsáveis pela produção e repasse dos entorpecentes, entraram em confronto com os PMs, após perceber a aproximação das equipes. Eles acabaram feridos, foram socorridos, mas não resistiram. “Com certeza esse valor em drogas apreendidas foi um grande prejuízo para o crime organizado na região. Parabenizo as equipes que seguem com a intensificação do trabalho na região para a contenção do tráfico de drogas e dos números de mortes violentas”, detalhou o secretário da SSP, Marcelo Werner.

Traficante com tornozeleira eletrônica é alvejado em frente a um bar em Brumado Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Na noite desta quinta-feira (02), uma tentativa de homicídio foi registrada na cidade de Brumado. Segundo informações obtidas pelo site Achei Sudoeste, por volta de 19h40, um homem foi atingido com dois disparos de arma de fogo em frente a um bar na Rua 2 de Julho. Os projéteis acertaram as nádegas e as costas. Dois elementos pararam em uma moto no local e efetuaram os disparos. A vítima é monitorada por tornozeleira eletrônica e, segundo a polícia, estaria traficando drogas na referida rua. Outra pessoa que estava bebendo com amigos no bar também foi atingida com um tiro na perna. De acordo com testemunhas, cerca de 4 tiros foram disparados aleatoriamente. As vítimas não correm perigo de morte. No Hospital Municipal, para onde ambas foram levadas, a Polícia Civil colheu as informações sobre o caso. Em seguida, uma ocorrência foi registrada na delegacia.

Grazi Massafera visita a Cachoeira do Buracão em Ibicoara Foto: Reprodução/Instagram

A atriz global e ex-participante do Big Brother Brasil (BBB), Grazi Massafera, esteve nesta semana, em um dos locais mais visitados por turistas que vêm para a Chapada Diamantina, a Cachoeira do Buracão, no município de Ibicoara, a 177 km de Brumado. A atriz visitou vários atrativos naturais na Chapada, como o Poço Encantado, que fica localizado no município de Itaetê e Vale do Pati, no município de Mucugê. Grazi compartilhou, nesta quinta-feira (02), registros de sua viagem à Bahia e destacou em suas redes sociais: “Sigo colecionando bilhetes de amor que a natureza nos presenteia diariamente pelos caminhos”.

Barra da Estiva: Mulher é presa com carga de 14 toneladas de café roubada Foto: Divulgação/SSP-BA

Uma mulher foi presa em flagrante na noite de quarta-feira (1ª), após ser flagrada com 14 toneladas de café roubadas no município de Rafael Jambeiro. Os policiais da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos de Cargas em Rodovias (Decarga) encontraram a receptadora na cidade de Barra da Estiva, a 123 km de Brumado. “O motorista registrou a ocorrência informando que foi abordado por homens armados. Após ser rendido, ele foi sequestrado e levado para um cativeiro, onde permaneceu por várias horas. No mesmo momento, parte do grupo criminoso seguia com o caminhão para outro local”, explicou o titular da Decarga, delegado Gustavo Coutinho. O motorista informou aos policiais que o veículo estava com pouco combustível. De pronto, a unidade realizou uma varredura em um raio de 50 km e encontrou um posto de combustível onde os criminosos abasteceram o carro. Com base em ferramentas de investigação, as equipes da Decarga conseguiram apurar onde estaria a mercadoria roubada. A mulher foi encontrada em Barra da Estiva e conduzida para a unidade policial, onde foi atuada em flagrante por receptação qualificada. Ela confessou o crime e apontou os demais envolvidos no grupo criminoso, que estão sendo procurados. Ela segue custodiada, à disposição da Justiça.

Brumado: Vereador cobra empenho de empresa de limpeza pública; 'a cidade está um lixo', diz Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em seu pronunciamento na sessão legislativa desta quarta-feira (01), o vereador Reinaldo de Almeida Brito (União Brasil), o Rey de Domingão, fez críticas à empresa contratada pela prefeitura para fazer o serviço de limpeza pública no município. Para o parlamentar, o Município precisa rever o contrato firmado com a empresa. “A cidade está um lixo. Tem que rever o contrato com essa empresa porque os matos estão tomando conta da cidade, inclusive no centro. O que será que está acontecendo, por que não tem mais gente trabalhando?”, questionou. Almeida ainda denunciou que há muita empresa “fajuta” a serviço do Município, usurpando o dinheiro do povo. “Vamos ficar de olho”, garantiu.

MPF pede prisão do apresentador Sikêra Júnior mais multa por crime de racismo Foto: Divulgação

O Ministério Público Federal (MPF) pediu a prisão do apresentador José Siqueira, conhecido como Sikêra Júnior, além da aplicação de uma multa, por comentários racistas contra uma mulher, durante o programa que ele apresentava em uma emissora de TV em João Pessoa, na Paraíba. O caso aconteceu no dia 5 de junho de 2018, e a denúncia foi protocolada na segunda-feira (30). O G1 tentou entrar em contato com o apresentar por e-mail, mas não obteve resposta até a última atualização desta notícia. Na ocasião, Sikêra apresentava o programa 'Cidade em Ação', no canal TV Arapuan. Enquanto noticiava a prisão de uma mulher, o apresentador fez diversos comentários negativos sobre ela e usou termos como “vagabunda”, “preguiçosa” e “venta de jumenta”. Ele também apontou que a vítima não estava com as unhas pintadas e disse que “mulher que não pinta a unha é sebosa”. Na denúncia, o Ministério Público Federal (MPF) definiu as palavras de Sikêra como “ofensas injuriosas raciais” contra a mulher. O órgão entendeu que o apresentador extrapolou os limites da liberdade de expressão e violou o direito da mulher ao princípio constitucional da preservação de inocência. O Ministério Público Federal (MPF) entende que o apresentador praticou crime de racismo, tipificado no Artigo 20 da Lei nº 7.716. A pena para esse tipo de crime pode ser de um a três anos de prisão e multa. O apresentador não tem mais ligação com a emissora em questão. Atualmente, ele trabalha em um canal da cidade de Manaus, no Amazonas.

Homem é preso em flagrante pelo crime de importunação sexual em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Um homem foi detido em Brumado, na quarta-feira (01), acusado de importunar sexualmente uma mulher que trafegava na Rua Padre Anchieta, no Bairro Dr. Juracy. A Polícia Militar foi acionada e, no local, a vítima relatou o que havia acontecido. Em diligências, o acusado foi encontrado na casa de parentes. Na delegacia, ambos foram ouvidos e o homem preso em flagrante pelo crime de importunação sexual. No final da tarde do mesmo dia, ao saber do ocorrido, outra vítima compareceu à delegacia para denunciar o homem pelo mesmo crime. Ele encontra-se à disposição da justiça.

Faltam 7 dias para contribuintes aproveitarem desconto de 20% no IPVA Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Vence no dia 10 de fevereiro o prazo para que os proprietários de veículos emplacados na Bahia paguem o Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2023 com 20% de desconto, em uma única parcela. Para quitar o imposto, é necessário dirigir-se a uma agência ou caixa eletrônico do Banco do Brasil, Bradesco ou Bancoob, com o número do Renavam em mãos, ou utilizar os aplicativos e sites destes bancos pelo smartphone. O abatimento é realizado de forma automática. Vale lembrar que, para obter o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV), é necessário quitar, além do IPVA, o licenciamento anual e eventuais multas. Uma boa opção é utilizar um aplicativo de smartphone, sites dos bancos ou um caixa eletrônico, escolhendo a opção de pagar o “licenciamento completo”. Caso o contribuinte perca o prazo para pagamento com 20% de desconto, outra opção é quitar o IPVA com abatimento de 10% no dia do vencimento da primeira cota, que varia de acordo com o final de placa do veículo. O contribuinte tem, ainda, a opção de efetuar o pagamento em cinco parcelas, sem desconto. O proprietário que perder o prazo de uma das cotas deixa de ter direito ao parcelamento. Para conferir todas as datas, basta acessar o calendário no site da Sefaz-BA, clicando em “Inspetoria eletrônica” -> “IPVA” -> “Calendário”. O Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-Ba) alerta que o CRLV não é mais enviado para o endereço do contribuinte e deve ser impresso ou gerado em arquivo digital, para ficar salvo no aparelho de celular após o pagamento total do licenciamento. O contribuinte tem a opção de imprimir e guardar para quando precisar apresentar o documento, além de deixar o arquivo no celular. Mais informações estão disponíveis no www.sefaz.ba.gov.br ou via telefone, pelo 0800 071 0071, e [email protected].

MP realiza audiência e determina diversos pontos sobre o Carnaval de Rio de Contas Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) realizou uma audiência no Salão do Júri do Fórum de Livramento de Nossa Senhora, para debater sobre o Carnaval de Rio de Contas 2023. Na oportunidade, a Promotora de Justiça Daniela de Almeida disse que a festa tradicional atrai cerca de 30 mil turistas e que requer de todas as entidades envolvidas uma atuação mais flexível e condizente. Participaram do debate o prefeito Cristiano Azevedo, secretários municipais, membros do Conselho Tutelar, o delegado da Polícia Civil, Fábio Lago, e a Polícia Militar representada pelo Subcomandante Capitão Arão Durval. Ao final do discursão, ficou acertado que será realizada uma campanha preventiva pelo Conselho Tutelar com donos de bares, proprietários de pousadas e hotéis a respeito da hospedagem e da proibição de comércio de bebidas alcoólicas a crianças e adolescentes. O órgão e a Polícia Civil atuarão em regime de plantão ininterrupto, acompanhados de uma assistente social do município, nos dias de festa. Entre outras determinações, também não haverá circulação de paredões no circuito do centro da cidade, o atendimento de saúde será realizado conforme projeto apresentado pela Secretária de Saúde e o Município disponibilizará espaço adequado para eventuais apreensões de veículos no Ginásio Municipal.

Governo da Bahia paga mais R$ 113 milhões dos precatórios Fundef a profissionais da Educação Foto: Elói Corrêa/GOVBA

Nesta sexta-feira (3), o Estado da Bahia pagará aproximadamente R$ 113 milhões em abonos a mais de 73 mil profissionais da Educação a título de precatórios do Fundo de Desenvolvimento da Educação Fundamental (Fundef). Os recursos estarão disponíveis já na mesma data nas contas do Banco do Brasil e até segunda-feira (6) nas daqueles beneficiários correntistas de outros bancos. Os valores correspondem a um saldo residual devido ao grupo pelo Estado, em decorrência do julgamento judicial que condenou a União a complementar as verbas do Fundef não repassadas, entre 1998 e 2006, pelo Governo Federal para estados e municípios, devido a um erro de cálculo. Também nesta sexta (3), será publicado no Diário Oficial do Estado uma Portaria Conjunta da Secretaria da Administração do Estado (Saeb) e Secretaria da Educação (SEC) com a lista atualizada com mais de 87 mil servidores e ex-servidores que fazem jus ao pagamento dos precatórios. No total, o Estado estima que irá destinar ao grupo cerca de R$ 1,4 bilhão. No ano passado, mais de 71 mil profissionais foram contemplados com aproximadamente 1,1 bilhão de reais das verbas dos precatórios. Já o crédito atual diz respeito a um resíduo do valor total que havia sido retido para viabilizar a realização de eventuais ajustes na base de dados – conforme previsto no decreto no 21.629, de setembro do ano passado, que determina também a destinação dos recursos via rateio. De fato, durante o período aberto para questionamentos à lista de beneficiários publicada no ano passado, o Estado acatou as solicitações para inclusão de mais 3.300 servidores, além de atender 400 requisições para alteração em dados relativos a cargas horárias e/ou períodos trabalhados – o que implicou em ajustes nos valores pagos individualmente.

Papa Francisco nomeia Dom Vicente Ferreira para Diocese de Livramento de Nossa Senhora Foto: Divulgação

O Papa Francisco nomeou Dom Vicente de Paula Ferreira como novo Bispo da Diocese de Livramento de Nossa Senhora, a 68 km de Brumado. Dom Vicente é natural do Espírito Santo. Esse é o terceiro Bispo que chega em terras livramentenses. Uma missa na Catedral de Nossa Senhora foi celebrada para fazer o anúncio da nomeação de Dom Vicente, que é doutor em Ciência da Religião pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), com estágio pós-doutoral em Teologia na Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE). É graduado em Filosofia pela UFJF e em Teologia pela FAJE. Autor de várias obras, integrante da Sociedade de Estudos Psicanalíticos de Juiz de Fora, foi formador de estudantes Redentoristas de Teologia em Belo Horizonte. Tornou-se religioso da Congregação Redentorista, na Província do Rio de Janeiro, em 1992. Ordenou-se sacerdote em 1996.

Governador anuncia agenda com Lula na Bahia para retomada do Minha Casa, Minha Vida Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) anunciou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) virá a Bahia no dia 14 de fevereiro para entregar um empreendimento do Minha Casa, Minha Vida. A agenda no município de Santo Amaro, no Recôncavo Baiano, marcará a retomada do programa federal de habitação. Na oportunidade, segundo o governador, também serão anunciadas ações estaduais. “Ele vai relançar o programa com novo formato”, adiantou.

'Nunca acaba', diz morador sobre morosidade em obra da prefeitura em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Há quatro anos, a prefeitura iniciou uma obra de construção de uma nova via na Avenida Virgílio Risério Vasconcelos, no Bairro Baraúnas, porém os trabalhos ainda não foram concluídos. Ao site Achei Sudoeste, o morador Cláudio Lima da Silva disse que, com a morosidade da obra, a vizinhança está sofrendo com diversos transtornos. “Quando chove alaga tudo aqui. O esgoto passou a jorrar a céu aberto depois que as manilhas foram rompidas. Abriu uma cratera de todo tamanho que carregou as manilhas todas que estavam canalizadas”, explicou. 

'Nunca acaba', diz morador sobre morosidade em obra da prefeitura em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Lima contou que, todo ano, o Poder Público inicia e paralisa as obras. No local, havia um canal natural de drenagem pluvial, mas a prefeitura instalou manilhas para escoamento de esgoto e as mesmas foram rompidas pelas enxurradas das chuvas. Segundo Cláudio, a via está sem condições de trafegabilidade em razão do problema. Os moradores estão ilhados e cobram da prefeitura a finalização urgente da obra.

PRF recupera caminhão roubado avaliado em mais de R$ 500 mil no Oeste da Bahia

Na Bahia, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) intensificou as ações de fiscalização ostensiva que visam combater o crime de roubo, tráfico de drogas, contrabando e demais ilícitos criminais a fim de resguardar a segurança dos usuários nas rodovias federais. Na quinta-feira (02), policiais recuperaram um caminhão roubado avaliado em mais de R$ 500 mil. A ação foi registrada em trecho do município de Morpará, na região Oeste da Bahia. A ocorrência teve início quando a equipe da PRF foi informada sobre um assalto a um caminhão de carga e que os criminosos haviam empreendido fuga em direção à zona rural de Morpará. Imediatamente, os policiais iniciaram buscas pela região, oportunidade em que, na estrada vicinal de Morpará, avistaram o caminhão suspeito. Com a ordem de parada, quatro homens abandonaram o veículo e fugiram a pé. Na ação, os policiais também apreenderam um segundo carro modelo Siena utilizado para cometer assaltos. A equipe acionou a Polícia Militar e as buscas prosseguem na tentativa de capturar os assaltantes. Diante dos fatos, o caminhão recuperado, o veículo apreendido, demais objetos foram apresentados à autoridade policial de plantão da Delegacia de Polícia de Ibotirama para formalização dos procedimentos cabíveis.

Brumado: 'Mãos invisíveis aliadas do prefeito querem dominar a Câmara', dispara vereador Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Durante a sessão realizada nesta quarta-feira (01), o vereador Reinaldo de Almeida Brito (União Brasil), o Rey de Domingão, disse em seu pronunciamento que há na Câmara Municipal mãos invisíveis aliadas do prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (Sem Partido) querendo dominar o legislativo. O vereador ainda mandou um recado para essas pessoas de que continuará firme lutando pelos interesses do povo no próximo biênio. “Eles acham que tudo podem e tudo fazem. A justiça não tarda, vem na hora certa, como veio agora solicitando uma nova eleição. Tenho certeza que a nobre vereadora Verimar assumirá como presidente. A partir de segunda-feira (06) vamos esclarecer muita coisa”, declarou.

Arquivo