Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
Brumado: Rio do Antônio enche e populares temem passar por ponte do São Felix Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Com as chuvas dos últimos dias, o Rio do Antônio está cheio e muitas pessoas estão com medo de trafegar pela nova ponte do Bairro São Félix, em Brumado. O morador Ronaldo Gonçalves disse ao site Achei Sudoeste que o volume do rio tem subido constantemente. Segundo ele, com o leito do rio assoreado e cheio de lixo, corre-se o risco de a água transbordar e passar por cima da ponte. “Deviam ter feito uma limpeza antes”, cobrou. Gonçalves ainda relatou que falta conscientização popular para não descartar lixo no local. “Tem muita gente jogando lixo aí. Tinham que ter realizado uma limpeza para água correr beleza. Agora, corre o risco da ponte bagunçar de novo”, completou. Os moradores estão receosos e desconfiados com a situação da ponte diante do aumento do volume do rio.

Ituaçu registra três casas desabadas, pontes alagadas e barragem rompida após chuvas Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Neste final de semana, choveu forte na cidade de Ituaçu. O prefeito Phellipe Ramonn Gonçalves Brito (PSD) informou ao site Achei Sudoeste que foram registrados diversos danos no município. Segundo ele, estradas foram prejudicadas, pontes alagadas e parte de uma barragem rompida, a Barragem de Tranqueiras, em Rio de Contas. O gestor ainda contou que três casas de adobão desabaram na zona rural com o grande volume de chuva. “Estamos atentos e em contato constante com a Polícia Militar e a Defesa Civil”, destacou. No momento, Brito disse que a Defesa Civil está fazendo um levantamento dos danos a fim de que a prefeitura possa atuar na recuperação dos mesmos.

Governo da Bahia volta a instalar comitê de crise para atender cidades impactadas pela chuva Foto: Divulgação

O governo do estado voltou a instalar um comitê de crise, nesta segunda-feira (26), para atender as cidades impactadas pelos efeitos da chuva na Bahia. Até o domingo (25), 92 cidades tinham sido afetadas. Jerônimo Rodrigues, governador eleito, participou da reunião para estabelecer ações e diminuir os estragos causados pela chuva, ao lado de secretários estaduais. O governador Rui Costa, que está em Brasília para acompanhar a transição de mandato, participou de forma virtual. Estratégias de prevenção e enfrentamento às enchentes foram estabelecidas. O comitê de gerenciamento de crise será montado em Jequié, onde equipes do Corpo de Bombeiros já estão, para dar socorro às pessoas desabrigadas e desalojadas. As ações são mediadas pelo governador em exercício, o deputado Adolfo Menezes. Ao todo, a Bahia já registrou 188.104 pessoas atingidas pelas chuvas em algumas regiões do estado, segundo informações da Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec). Além disso, 1.740 estão desabrigados, 20.262 desalojados e 166.094 foram afetados em decorrência dos efeitos diretos do desastre. Sete pessoas ficaram feridas e uma morreu. As ocorrências foram registradas em 92 municípios afetados – 69 estão com decreto de situação de emergência.

Após 40 anos, barragem Luiz Vieira em Rio de Contas sangra duas vezes no mesmo ano Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Após 40 anos, a Barragem Luiz Vieira, em Rio de Contas, a 78 km de Brumado, na região da Chapada Diamantina, sangrou pela segunda vez no ano, no último sábado (24). O açude chegou a sua capacidade máxima pela primeira vez no dia 8 de janeiro depois de um intervalo de 14 anos (veja aqui). O reservatório atingiu um volume de 99.114.802 m³, que equivale a 99,76% da sua capacidade total. A expectativa era grande nos últimos dias, com as fortes chuvas que têm caído na cidade e região. A barragem é de extrema relevância na irrigação de centenas de lotes de terra, principalmente em Livramento de Nossa Senhora, importante polo fruticultor. Inaugurada em janeiro de 1983, nunca havia alcançado sua capacidade máxima duas vezes no mesmo ano como agora.

Suspeito de armar bomba em Brasília é preso e planejava atentado na posse de Lula Foto: Divulgação/PC

A Polícia Civil do Distrito Federal prendeu, no sábado (24), o suspeito de armar uma bomba na área próxima do Aeroporto de Brasília. De acordo com o Bahia Notícias, parceiro do Achei Sudoeste, o homem confessou que estava planejando um atentado para o dia da posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Com ele foram apreendidos seis explosivos.  O homem é morador do Pará e apoiador radical do presidente Jair Bolsonaro (PL). Em um endereço no Sudoeste, bairro nobre do DF, outros explosivos foram encontrados. “Os autores responderão por posse e porte de arma de fogo e explosivos. Também responderão pelo crime contra o Estado Democrático de Direito”, informou o delegado-geral da PCDF, Robson Cândido. O artefato estava em um caminhão-tanque e mobilizou equipes da Polícia Militar do DF (PMDF) e do Corpo de Bombeiros Militar do DF (CBMDF), que atuaram com o apoio da Polícia Federal (PF) e da Polícia Civil (PCDF). O esquadrão antibomba da PMDF desativou a bomba por volta das 13h20. Segundo informações preliminares, o dispositivo foi localizado em via pública, perto de uma concessionária de veículos. Por causa da operação, uma das pistas precisou ser interditada. O artefato encontrado pela polícia tinha um acionador envolvido por fios, que, se ligado, poderia ter causado explosão.

Mortugaba: Idosa é presa por tortura e divulgação de cena de nudez sem autorização Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Uma mulher de 61 anos foi presa, na quinta-feira (22), no município de Mortugaba, a 196 km de Brumado, pelos crimes de tortura e divulgação de cena de nudez sem autorização. A captura ocorreu durante o cumprimento de mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão na residência da investigada.  De acordo com as investigações da DT de Mortugaba e da 10ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin), ela e sua filha, de 29 anos, praticaram tortura contra uma mulher a quem acusavam de ter um relacionamento extraconjugal com o esposo da idosa. A apuração do crime apontou que a dupla, inclusive, retirou as roupas da vítima, obrigando-a a sair nua da residência das suspeitas. De posse das provas audiovisuais produzidas pelas próprias suspeitas, a Polícia Civil solicitou os mandados de prisão, deferidos pela Vara de Jurisdição Plena de Jacaraci no último dia 15. As investigações continuam, para o cumprimento da determinação judicial contra a filha da idosa, que estaria no estado de São Paulo.

Jequié tem pior enchente desde 1981 Foto: Divulgação

A cidade de Jequié, na região sudoeste da Bahia, tem a pior enchente desde 1981. Isso ocorre por causa do volume da chuva nos rios de Contas e também no Jequiezinho, que transbordou. A água afeta também o Reservatório da Pedra. Não há registro de feridos. Para tentar evitar novas enchentes, a vazão no Reservatório da Pedra foi aumentada gradualmente de 100 m³ para 800 m³, no sábado (24). Já no domingo, a vazão passou para 2.000 m³, para controlar a cheia do reservatório. A situação preocupa a população ribeirinha. A Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) detalhou que o Reservatório da Pedra atingiu 84,98% de seu volume útil no sábado, uma média diária de 2.960 m³/s. De acordo com a Prefeitura de Jequié, a região mais afetada é a central e diversas vias de acesso ao local foram interditadas.

Brumado: Populares cobram medidas enérgicas para conter aumento de cães errantes Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Matilhas de cães estão circulando no Bairro Santa Tereza, em Brumado, colocando em risco a saúde e integridade física da população. Ao site Achei Sudoeste, o popular Fernando Nascimento de Freitas disse que considera o problema uma calamidade pública. Segundo ele, há anos, a população é obrigada a conviver com o aumento da quantidade de cães errantes nas ruas da cidade. “Não estamos vendo do Poder Público nenhum tipo de ação rígida para conter esse problema de saúde pública, até porque muitos desses cães errantes não devem ser adequadamente vacinados”, afirmou. Além disso, Nascimento chamou a atenção para os ataques envolvendo pedestres, ciclistas e motociclistas. “Estamos vendo a hora de acontecer um óbito. É um problema gravíssimo e não dá mais pra gente conviver com isso”, completou. Ele cobrou uma solução do poder público e do Ministério Público, que já foi provocado quanto à problemática. “O poder público não quer se envolver com a causa. Está deixando a própria sorte, a Deus dará”, avaliou. Desde 2016, um canil municipal foi construído pela prefeitura, porém a obra não atende às necessidades e exigências para abrigo desses animais.

Cultura baiana faz sucesso no Brasil com as plataformas de streaming Foto: Unsplash

As histórias e os contos baianos, seja como folclore ou então como marca cultural, são ricas fonte de inspiração para diversos setores. Na indústria cinematográfica, por exemplo, é possível citar várias produções focadas na nossa história. Recentemente, o entretenimento digital também está se destacando pelo espaço dado para as produções locais, que contam um pouco mais da história da Bahia. É uma inovação importante para levar a nossa cultura para outras regiões do Brasil. Estamos falando de filmes de diferentes períodos, antigos ou atuais, que estão chegando ao conhecimento do público. As histórias com tradições únicas, e um folclore inspirador, é usado com certa frequência para diversas produções audiovisuais. Alguns exemplos ajudam a entender isso, e que atualmente estão disponíveis em diferentes plataformas de streaming. A HBO Max, a Netflix e a Globoplay são os principais serviços para encontrá-los. Um dos principais exemplos é o filme Casa Grande, lançado em 2014 e dirigido por Fellipe Barbosa, Ele conta a história de um jovem rico que se vê obrigado a lidar com as tensões e conflitos da vida na fazenda de seu pai na Bahia. A produção parece simples, mas aborda aspectos culturais importantes da Bahia, sobretudo com foco em raça e classe social. Além disso, o filme chama a atenção por incorporar elementos do folclore baiano em sua trama, mas de maneira bem original. O filme pode ser encontrado no catálogo da Netflix. Até mesmo no mundo dos desenhos animados a cultura baiana, sobretudo o folclore, está presente. Um caso de sucesso é O Rei do Axé, animação que conta a história de um menino transportado para o mundo do folclore baiano, e que precisa salvar os amigos na aventura. A história é apenas um detalhe, pois a aparição de locais e personagens da Bahia é o que chama mais atenção. O desenho também está disponível via streaming, e contribui para que essa nossa cultura possa chegar ao lar de outros brasileiros.

Mais produções nacionais

Os catálogos de streaming costumam ter mais filmes, séries e documentários estrangeiros. Basta acessar alguns deles, como a Amazon Prime Video e a HBO Max, para confirmar isso. No entanto, isso é algo que está mudando com o tempo, e as produções 100% nacionais estão fazendo parte dos catálogos de quase todos os streamings disponíveis. No caso da Globoplay, isso acontece com mais força, até porque é a emissora brasileira que está por trás da maioria das produções, inclusive algumas que ainda vão estrear. É uma referência para nós. A cultura brasileira, assim como a baiana, tem muita força em diferentes conteúdos, seja no audiovisual ou até em outras categorias de entretenimento digital. No caso das apostas, o site de caça-níqueis da Betway é uma maneira de encontrar slots com a temática que nós vamos facilmente reconhecer. Um exemplo é a Amazon Kingdom, que tem a floresta amazônica como protagonista desse jogo de aposta em cassino online. Esses slots estão em alta, e fazem sucesso exatamente por oferecerem temas diversos, inclusive alguns bem brasileiros. Ou seja, além de encontrar cada vez mais filmes conhecidos, também é possível ver nos jogos online a presença de histórias e produções 100% nacionais. Isso é algo importante, pois mostra como estamos presentes no entretenimento, seja digital ou não. A ideia é fazer o que conseguimos na música, onde o Brasil é uma referência internacional, inclusive da música pop, como o sucesso recente da cantora Anitta.

Filmes mais indicados

É impossível falarmos de filmes sobre a cultura baiana, que cativa todo o mundo, e não citarmos algumas produções. O filme O Pagador de Promessas, de Anselmo Duarte, é um destaque importante que está disponível nos streamings. Ele conta a história de um homem que cumpre uma promessa feita a uma santa, enfrentando dificuldades e desafios pelo caminho. É um filme para entender melhor a relação da Bahia com a religião. Outras produções que abordam a mesma temática, e podem ser assistidas na internet é Santo Forte, de Eryk Rocha, e o icônico O Auto da Compadecida, de Guel Arraes. A cultura baiana fala alto em todos esses filmes. Tudo isso está disponível para qualquer um assistir, ao lado de filmes gigantes de Hollywood. Uma opção interessante, que valoriza o cinema nacional. Afinal, a cultura e o folclore baiano são ricos para se transformarem em filmes e séries incríveis.

CONTINUE LENDO
Carro com casal de Livramento de Nossa Senhora é arrastado por trem em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Um grave acidente aconteceu por volta de 5h desta segunda-feira (26), na passagem da linha férrea localizada na Rua Antônio Pinheiro Canguçu, em Brumado. No local, um carro foi arrastado pelo trem por cerca de 50 metros. Os passageiros saíram de Livramento de Nossa Senhora com destino à Vitória da Conquista. Ao site Achei Sudoeste, uma das passageiras, que preferiu não se identificar, relatou que escutou o sinal sonoro do trem já em cima da hora, não sendo possível desviar. 

Carro com casal de Livramento de Nossa Senhora é arrastado por trem em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Esposa do motorista, ela disse que, apesar do impacto ter sido do seu lado, teve apenas pequenos arranhões no braço. “Graças a Deus, foi mais um susto. A morte é a primeira coisa que vem. A sensação é horrível, não desejo pra ninguém”, contou, aliviada. Já o veículo ficou bastante danificado e com diversas avarias. O condutor também não se feriu gravemente.

Brumado: Funcionário do presídio diz que agiu de acordo com a lei em defesa de uma mulher Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em nota enviada ao site Achei Sudoeste, o funcionário do presídio de Brumado, Leonardo do Vale Cabral, esclareceu que, no último dia 22, foi acionado pela senhora Paloma pedindo socorro, uma vez que teria sido agredida pelo proprietário do Lava Jato Souza, Marcelo Souza, após discussão acerca de emissão de nota fiscal (veja aqui e aqui). Segundo Cabral, a mando do Major Mário Cabral, diretor da unidade prisional, se dirigiu ao local, onde encontrou o dono do estabelecimento bastante agressivo. “Após a confirmação da agressão física contra a Sra. Paloma, o Sr. Leonardo Cabral, a mando do Major Mário Cabral (que chegou ao local em seguida), informou que iria conduzir o suposto agressor para a delegacia para que o delegado local tomasse conhecimento dos fatos, o que foi veementemente negado pelo suposto agressor, que seguia demonstrando animosidade contra todos do local”, informou. Na nota, o funcionário negou que houve abuso de poder, ameaça ou violência física/mental, visto que nos vídeos é possível ver que ambos não agrediram o proprietário do Lava Jato, apenas acalmando os ânimos e conduzindo o mesmo em veículo oficial do Estado. Ele alega ainda que os vídeos e áudios apresentados estão fora de contexto e foram editados de má fé para esconder as partes onde Marcelo Souza agride de forma covarde a servidora do presídio de Brumado. Esta teria sido, segundo a nota, empurrada, ameaçada e ultrajada. “Importante salientar ainda que houve um exame de corpo e delito que confirmou a referida agressão. Imperioso destacar que o Sr. Leonardo Cabral agiu em estrito cumprimento de seu dever legal, acompanhando o Major Mário Cabral, de acordo com o Art.23 do Código Penal. Ainda, resta claro que a segurança público é um dever dos membros do Estado. Sobre o ocorrido, o Sr. Leonardo e o Major Mário Cabral agiram de acordo com o padrão, apenas evitando mais uma tragédia contra mulher, como visto todos os dias pelo Brasil”, completou.

Jair Bolsonaro está magoado com Braga Netto e as Forças Armadas, afirma colunista Foto: Marcos Corrêa/PR

O presidente Jair Bolsonaro (PL) está magoado com as Forças Armadas. Segundo o colunista Guilherme Amado, o capitão reformado do Exército esperava que os militares embarcassem, junto com seus aliados, em um golpe de Estado. O general Walter Braga Netto, que foi vice de Bolsonaro, é com quem o presidente derrotado está mais chateado. Braga Netto prometeu, ao longo dos dois últimos meses, que conseguiria convencer a cúpula das Forças Armadas a executar a manobra antidemocrática sob o pretexto de “invocar” o artigo 142. Tal qual aliados de Bolsonaro fizeram com os manifestantes que estão até hoje acampados na frente do QG, Braga Netto vinha prometendo a Bolsonaro prazos e datas em que as Forças Armadas agiriam. E, como visto, os militares não embarcaram. As informações são do portal Metrópoles.

Eduardo Vasconcelos veta projeto de meia entrada para professores de Brumado Foto: Divulgação/SEC

Através do veto nº 23/2022, da ementa do projeto de lei nº 039/2022, o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (Sem Partido) negou a meia-entrada para professores da rede pública e privada em estabelecimentos de cultura, esporte e lazer no município de Brumado. O veto foi publicado no Diário Oficial. Para vetar totalmente a proposta, Vasconcelos considerou o projeto de lei inconstitucional. Agora, o veto do executivo será votado no próximo ano e caberá aos vereadores de Brumado decidirem pela sua manutenção ou não.

Em 2022, quase um milhão de pés de maconha foram erradicados na Bahia Foto: Divulgação/SSP-BA

A ‘Operação Terra Limpa’ aprendeu, nesta quinta-feira (22), 16.500 mil pés de maconha, na Lagoa do Mari, município de Sento Sé. Com a ação, sobe para 813.167 mil o número de pés destruídos em 2022, na ação deflagrada pelo Comando de Policiamento da Região Norte (CPR-N). As drogas eram irrigadas através de sistema de gotejamento, com água armazenada em caixa d'água abastecida por bomba, como explica o comandante do CPR-N, coronel Valter Araújo. “A operação como um todo tem gerado bons resultados na região e um prejuízo de milhões aos traficantes. Sento Sé é o município com mais erradicações, só nele foram quase 500 mil pés”, disse o coronel, acrescentando que o planejamento se estende nas cidades de Curaçá, Casa Nova, Remanso, Umburanas, Paulo Afonso e outros municípios. Participam da operação 96ª, 45ª, 25ª 24ª Companhias Independentes da Polícia Militar (CIPMs), Rondas Especiais (Rondesp) Norte, 20º Batalhão da Polícia Militar, Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Caatinga, Grupamento Aéreo (Graer)da PM, além de outras da região.

FCDL confirma regularidade das eleições da CDL de Brumado após polêmica Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Presidente da Câmaras de Dirigente Lojistas (CDL) de Brumado, Manoel Messias, atestou, por meio de comunidade, a regularidade das eleições da entidade. A polêmica foi levantada por um associado que afirmou não conhecer as legalidades da entidade por meio do estatuto. Segundo Messias, conforme procedimento legal no que diz respeito ao processo eleitoral, foi enviada toda a documentação referente ao pleito 2022 para a FCDL, que homologou a eleição da nova diretoria. O presidente estadual da FCDL, Pedro Faila, o vice-presidente Antoine Tawil e o diretor executivo Carlos Machado, através da análise das ações e documentos comprobatórios requeridos no estatuto para realização das eleições para nova diretoria da CDL de Brumado, declararam que o pleito correu em consonância e está totalmente de acordo com o que preconiza o estatuto da instituição. “Em nome do novo presidente eleito, Orlando Gomes, parabenizamos e desejamos a nova diretoria eleita e corpo funcional imenso sucesso para continuarmos o trabalho em prol da classe empresarial, sociedade e sistema cedelista”, destacaram.

Apresentador da Record acusado de agredir a mulher é preso Foto: Reprodução/Record TV

O jornalista Lucas Ferraz, que apresenta o Cidade Agora TGA, foi demitido da afiliada da Record em Tangará da Serra, no Mato Grosso. A saída ocorreu após ele ser flagrado agredindo a mulher, Katrine, com um soco durante uma festa de confraternização da empresa neste fim de semana. O jornalista acabou desligado da empresa na segunda (19) e preso na quarta (21). Segundo o portal Notícias da TV, investigações apontam que a vítima pode estar sofrendo violência psicológica, já que não admitiu a agressão para supostamente proteger o marido. O depoimento da mulher vai contra as testemunhas, que confirmam o episódio. Exames de corpo de delito também encontraram indícios de agressão. A briga teria começado por conta de ciúmes durante a festa. Após o soco, Katrine foi socorrida por amigos e levada ao hospital. O delegado que cuida do caso afirmou que o jornalista fugiu do local quando a polícia chegou. “A prisão do agressor foi possível graças a um trabalho de excelência realizado por toda equipe da DEDM, que não mediu esforços na coleta de provas que comprovaram e reforçaram a atuação do investigado nos crimes de lesão corporal e violência psicológica, uma vez que a vítima estava sendo induzida a negar os fatos”, afirmou o delegado ao UOL.

Prefeito veta meia entrada para doadores de sangue na cidade de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O prefeito de Brumado, Eduardo Lima Vasconcelos (Sem Partido), através do veto nº 22/2022, declarou inconstitucional o projeto de lei nº 037/2022, que instituía a meia-entrada para doadores regulares de sangue em estabelecimentos que promovam cultura, esporte e lazer. “Com base no que dispõe o §2º do art. 60 da Lei Orgânica do Município de Brumado, após consultar a Procuradoria Geral deste Município, vem, perante o Poder Legislativo Municipal, manifestar intenção de veto total ao Autógrafo do Projeto de Lei nº 037/2022 por considerá-lo inconstitucional, cujas razões serão encaminhadas à Câmara de Vereadores para conhecimento e deliberação”, disse o gestor em ato publicado no Diário Oficial do Município. O voto vai ao plenário da Câmara de Vereadores de Brumado em 2023. 

Produto de qualidade: Argamassa Caulimax está à venda em Brumado e região

A Argamassa Caulimax é uma argamassa colante industrializada, fabricada sob alto controle técnico e seguindo as exigências das normas brasileiras, sendo um produto indispensável para a sua obra. É indicada para o assentamento de diversos tipos de revestimentos e ambientes. Você já encontra as Argamassas Caulimax nas lojas de construções de Brumado e toda região. São vários tipos: Argamassa AC1 indicada para cerâmicas em pisos e paredes de ambientes internos. Indicada para revestimentos de até 60x60 cm; Argamassa AC2 indicada para cerâmicas em pisos e paredes de ambientes internos e externos, de até 80x80 cm; e Argamassa AC3 indicada para porcelanatos, cerâmicas, piso sobre piso, mármores e granitos de ambientes internos e externos. Revestimentos de até 120 x 120 cm para sobreposição e 140 x 140 cm base comum. Para mais informações, entre em contato e solicite a ficha técnica através do número (77) 99969-8623.

Helicóptero da Polícia Militar ajuda famílias ilhadas em Mirante Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Um helicóptero da Polícia Militar da Bahia (PM-BA) está sendo utilizado para socorrer as famílias ilhadas no distrito de Areião, na cidade de Mirante, na região sudoeste da Bahia, neste domingo (25). Conforme já havia sido divulgado pelo site Achei Sudoeste, moradores da localidade estão ilhados, sem energia e comunicação, após o nível do Rio das Contas subir e invadir imóveis no local (veja aqui). Diversos moradores perderam diversos móveis e pertencentes. O Grupamento Aéreo da Polícia Militar (GRAER) segue atuando no município socorrendo os moradores e levando mantimentos. A população regional tem ajudado no envio de alimentos e diversos itens para a população de Mirante.

WSouza: Desenvolvimento de Sistemas cria e gerencia sites de forma profissional e completa

Referência no desenvolvimento de sistemas, a WSouza, em poucos passos, analisa suas necessidades, podendo criar um site, uma loja virtual, um blog e sua hospedagem. A empresa verifica o material que você já tem disponível, logomarca, imagens, vídeos e textos, e, a partir de novas ideias, conceitos de comunicação e marketing, apresenta para sua aprovação um primeiro layout base, que será o início do seu novo website. A oferta de empresas e pessoas para fazer sites é imensa. A maioria oferece plataformas para que você mesmo construa o seu site. Outros, oferecem modelos prontos. Já a WSouza trabalha sob medida, criando, implantando, desenvolvendo e gerenciando seu website, de forma profissional e completa. Para ser encontrado e realmente acontecer, seu website precisa de gestão profissional e atualizações constantes. Faça um orçamento via WhatsApp: (77) 99941-4144.

Advogado move ações contra servidores do presídio por abuso de autoridade em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O advogado Irenaldo Muniz está atuando na defesa do empresário Marcelo Souza, que acusa servidores do presídio de Brumado de agirem com abuso de autoridade ao efetuarem sua prisão de forma arbitrária (veja aqui). Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Muniz relatou que uma engenheira do presídio se envolveu em uma confusão com Marcelo dentro do lava jato e acionou os servidores da unidade prisional para atenderem a ocorrência que culminou com a prisão do empresário. Tudo ocorreu porque a referida mulher exigia uma nota fiscal de Marcelo quando o estabelecimento ainda estava sendo aberto. “Marcelo pediu que ela aguardasse até ele abrir o estabelecimento, mas ela não aceitou. Queria de imediato. Ela pegou o carro e obstruiu a passagem do lava jato, dizendo que só sairia dali com a nota fiscal na mão”, contou. O advogado disse que em momento algum a Polícia Militar foi acionada. A mulher acionou um coordenador e um monitor do presídio. Segundo Muniz, ambos fizeram ameaças a Marcelo na presença da filha de 13 anos. “Um deles pegou a pistola e foi pra cima de Marcelo. Mandou ele encostar na parede como se fosse bandido e o monitor o algemou. Olhe que absurdo. Tenho tudo isso filmado. Estamos estarrecidos”, alegou. Um diretor da unidade prisional, esteve no local e, de acordo com Irenaldo, foi conivente com o abuso de autoridade. “Como advogado e dirigente do Conselho Municipal de Segurança, não admito isso para Brumado. Alerto você, cidadão brumadense, que tenha cuidado com os funcionários do presídio. Nossa segurança está ameaçada. Isso tem que ser averiguado”, declarou. O advogado já está tomando todas as medidas cabíveis para punir os responsáveis. Clique aqui e veja a nota enviada ao site Achei Sudoeste por um funcionário do presídio envolvido no caso.

Denúncia aponta abuso de autoridade de servidores do presídio em Brumado Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

O empresário do ramo de lava jato, Marcelo Souza, denunciou ao site Achei Sudoeste que teria sido vítima de abuso de autoridade por funcionários do presídio de Brumado. Na manhã de quinta-feira (22), ele disse que foi algemado e tratado como um bandido por servidores da unidade. Pai de família e trabalhador, Souza nunca pensou que um dia passaria pelo que passou. “Fui tratado como delinquente e o que me recorda mais é minha filha de 13 anos no canto da parede, chorando porque eu fui ameaçado de morte. A pessoa que me ameaçou disse que iria estourar a minha cabeça. Minha menina ficou em prantos achando que o pai ia ser morto. Eu e minha família estamos abalados”, contou. Ainda tentando se recompor do trauma sofrido, Marcelo garantiu que sofreu danos morais, psicológicos e emocionais. “Foi muito constrangedor e triste pra um pai de família passar por uma situação dessa”, completou. Toda a situação ocorreu após uma cliente exigir uma nota fiscal quando o empresário ainda estava abrindo o estabelecimento. A polícia foi acionada após a confusão e Marcelo alega que foi conduzido de forma arbitrária à delegacia: algemado e em veículo não oficial. Ele teria sido preso por um monitor do presídio, acionado pela própria mulher. “Foi um momento de pânico e terror. Pensei que ia ser morto e descartado no caminho. Em nenhum momento a Polícia Militar esteve aqui”, relatou. Na delegacia, o empresário afirmou que o delegado falou que não havia necessidade da detenção e que tudo poderia ter sido resolvido através do diálogo. Uma queixa foi registrada pelo empresário e pela mulher na unidade e o caso será investigado. Clique aqui e veja a nota enviada ao site Achei Sudoeste por um funcionário do presídio envolvido no caso.

Moradores de Mirante estão sem energia e incomunicáveis por conta das fortes chuvas Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Os moradores do distrito de Areião, na cidade de Mirante, na região sudoeste da Bahia, estão ilhados, sem energia e incomunicáveis, desde a última sexta-feira (23), após as fortes precipitações que atingiram o local. Moradores do município relataram ao site Achei Sudoeste da dificuldade enfrentada na região do Areião. Com as fortes chuvas e com o aumento dos níveis de água na barragem que abastece a cidade, o distrito ficou completamente alagado. Residências e comércios do Areião ficaram submersos. A BA-640, que foi recentemente construída, não suportou o grande volume de água e sofreu um rompimento. O local está interditado para obras de manutenção. A prefeitura local já acionou a secretaria de infraestrutura da Bahia.

Telhado de creche desaba após fortes chuvas em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

As chuvas estão caindo na cidade de Brumado seguem causando diversos estragos na zona urbana e zona rural. Neste sábado (24), véspera do feriado de Natal, o telhado da creche municipal Alisson Patrik Saraiva de Jesus, localizada no Bairro São Jorge, desabou. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, ninguém se feriu. Devido ao perídio de férias, nenhum aluno ou funcionário estava no local no momento do desabamento, que atingiu a parte do refeitório da unidade de ensino integral, onde alunos fazem as alimentações diárias. Um dia antes do desabamento, na sexta-feira (23), uma confraternização aconteceu na creche com alunos, pais e funcionários. O prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (Sem Partido) esteve no local e condenou a obra realizada na gestão do ex-prefeito e seu aliado Aguiberto Lima Dias (PDT). Segundo Vasconcelos, a execução ficou por conta da construtora E2 Engenharia, de Vitória da Conquista. A creche foi inaugurada em junho de 2016.

4ª CIPM realiza a 3ª edição do Natal Solidário em Macaúbas Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

A 4ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) realizou na sexta-feira (23) a 3ª edição do projeto social Natal Solidário, na cidade de Macaúbas, a 199 km de Brumado. Segundo informou a unidade militar, cestas básicas, brinquedos e roubas recebidas de doações da população foram entregues para moradores do município. O Orfanato Maria Eugênia do Nascimento Silva, a Igreja Batista e famílias em situação de vulnerabilidade social foram contempladas com as doações. As doações representam uma festa de carinho e amor para os beneficiados.  

Arquivo