Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
PRF apreende 30 kg de maconha em ônibus na BR-116 em Vitória da Conquista Foto: Divulgação/PRF

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu, na quarta-feira (07), aproximadamente 30 kg de maconha escondidos na bagagem e na mochila de um passageiro de ônibus que fazia o itinerário São Paulo (SP) x Caruaru (PE). O flagrante ocorreu durante fiscalização de combate à criminalidade no KM 830 da BR-116, em Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado. Os agentes deram ordem de parada ao veículo e, na abordagem e procedimentos padrões de checagem, identificaram um odor característico da substância análoga à maconha. Foi possível identificar a mala que indicava a presença do entorpecente. Ao ser aberta, os policiais contabilizaram 28 tabletes da substância. Em seguida, o proprietário da mala admitiu que em sua bagagem de mão teria mais tabletes da droga, sendo assim, os policiais procederam com a abertura e descobriram mais 6, totalizando 34 tabletes e 30 kg da droga. Ele disse que comprou a droga em Sergipe pelo valor de 3 mil reais e que a mesma seria para o seu próprio consumo. Diante dos fatos, foi dada a voz de prisão ao passageiro e a ocorrência encaminhada à Delegacia da Polícia Judiciária, sendo apresentada à autoridade policial. 

Natal de ofertas começou na Squaresom e Polly Móveis em Brumado

Chegou o Natal de Ofertas na Squaresom e Polly Móveis. Neste mês de dezembro, as lojas estão com diversos produtos com preços promocionais. São produtos selecionados com super desconto para você. Além das ofertas imperdíveis, as lojas prepararam um sorteio de Natal para celebrar. Fazendo suas compras na Squaresom e Polly Móveis, você garante um cupom para concorrer a 4 celulares. Não perca tempo e compre já. A Squaresom fica localizada na Rua Exupério Pinheiro Canguçu, 151. O telefone é (77) 3441-3422. Já a Polly Móveis fica situada na Avenida Dr. Antônio Mourão Guimarães, 590. O telefone é (77) 3441-2093.  

Entidade representativa da Santa Casa de Misericórdia será definida em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Eleita nova presidente da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Acácia Gondim falou ao site Achei Sudoeste sobre um importante evento que será realizado na entidade, neste final de semana. Gondim disse que, no domingo (11) pela manhã, um grupo de trabalho se reunirá na Apae para discutir aspectos relacionados à Santa Casa de Misericórdia. “É uma instituição antiga, com mais de 150 anos. Tem em muitas cidades, então por que não tentar trazer uma Santa Casa para Brumado? Estamos fazendo as reuniões necessárias para darmos os encaminhamentos. Temos, hoje, vontade e grupo de trabalho”, destacou. Entre os encaminhamentos, Acácia detalhou que será constituída uma comissão para fazer frente ao projeto. Algumas autoridades foram convidadas para participar da reunião e contribuir com a proposta.

Presidente do Peru é preso após ser destituído por tentar golpe Foto: Reprodução

O Congresso do Peru destituiu do cargo o presidente de esquerda Pedro Castillo nesta quarta-feira, 7, horas depois de o presidente ter tentado dissolver o Parlamento e instaurar, sem sucesso, um golpe de Estado no país. Sem apoio e isolado politicamente, Castillo foi preso duas horas depois de declarar um “governo de emergência” no país. A vice-presidente Dina Boluarte assumirá o cargo. Com o golpe frustrado, Castillo tentou uma última cartada para impedi-la com a dissolução do Congresso e a instauração de um governo de emergência - o que não encontra respaldo na Constituição peruana. “Tomamos a decisão de criar um governo de emergência para reestabelecer o estado de direito e a democracia, eleger um novo Parlamento e uma nova Constituição”, disse Castillo em pronunciamento, que ampliou dramaticamente a crise política peruana e a fragilidade institucional do país, que, com a nova troca de comando, teve seis presidentes nos últimos seis anos. A reação foi imediata: renúncia em massa de ministros, abandono de aliados no Congresso e comunicados do Judiciário, Ministério Público e Forças Armadas em prol da ordem democrática. O ministro da Justiça Félix Chero deixou o cargo para “respeitar a ordem democrática”. A vice-presidente Dina Boluarte declarou que a instauração de um governo de emergência consiste numa ruptura da ordem democrática. Até o advogado que defende Castillo, Benji Espizona, deixou o posto. A Suprema Corte também reagiu com veemência ao decreto e pediu que as Forças Armadas e a população "defendam a ordem democrática" no país. A procuradora-geral do Peru, Patricia Benavides, também rechaçou de maneira enfática qualquer ruptura da ordem constitucional que possa ocorrer no país. Em nota, as Forças Armadas peruanas e a Polícia Nacional disseram que se manterão fiéis à Constituição e não acatarão nenhuma ordem contrárias à Carta Magna do país.

Brumado: Clientes da Vivo não fazem e recebem chamadas e internet não funciona Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Os clientes da operadora Vivo estão tendo problemas para efetuar e receber ligações, além de acessarem a internet 4G, nesta quinta-feira (08), em Brumado. Diversos usuários da empresa disseram ao site Achei Sudoeste que a pane no sinal da operadora iniciou por volta das 10h35. A Vivo é a empresa de telefonia celular mais utilizada pelos brumadenses, o que tem deixado os usuários revoltados com a qualidade dos serviços prestados. Até o momento, a Vivo não se manifestou sobre o caso.

Brumado: Homem com transtornos mentais e usuário de drogas é detido após fazer ameaças em escolas Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na manhã desta quinta-feira (08), um jovem passou pelas Escolas Municipais Graças Assis e Roberto Santos fazendo ameaças de morte aos alunos e de depredação nas unidades. A notícia logo se espalhou pela cidade e muitos pais, temendo pela integridade física dos filhos, retiraram os mesmos das escolas. Ao site Achei Sudoeste, mãe de uma aluna, Ana Lúcia, disse que estava deixando a filha na escola no momento em que o rapaz passou de bicicleta fazendo as ameaças. “Muita gente falou que ele tentou subir o muro, mas não conseguiu entrar. Só vi as mães entrando na escola. Eu me desesperei e peguei logo a minha filha”, contou. A polícia agiu rapidamente e deteve o suspeito. Na delegacia, o secretário municipal de educação, João Nolasco, disse que foi acionado pela diretora do Graças Assis. “Ela falou que tinha um rapaz na grade ameaçando matar todo mundo. Pedi que ela ligasse pra polícia. Também entrei em contato com o Capitão Delmondes, que deslocou uma viatura pra lá de imediato”, relatou. Pai do acusado, Edmilson Guimarães informou que o filho, de 25 anos, ajudante de pedreiro, está sofrendo com transtornos mentais após o término de um relacionamento e também faz uso de drogas. “Ele está precisando de tratamento”, pontuou.

Mulher é resgatada após 34 anos de trabalho escravo em São Gonçalo dos Campos Foto: Divulgação/mpT-Ba

Uma mulher que vivia em situação análoga à escravidão foi resgatada na última quarta-feira (30), pela Auditoria Fiscal do Trabalho, na cidade de São Gonçalo dos Campos, no interior da Bahia. Ela tem 59 anos e residia no local de trabalho há quase 35 anos. Durante o período, ela fez todo o trabalho doméstico para manutenção da casa e do conforto e cuidado da família empregadora, sem nunca ter recebido salário nem qualquer outro direito trabalhista. A constatação das condições de trabalho aconteceu após a inspeção do local de trabalho e moradia da empregada, e da tomada de depoimentos dos principais membros da família empregadora, de diversas pessoas que conheciam a relação, além da própria empregada. Houve relatos de maus tratos, violências psicológicas e diversas violações de direitos. A ação de fiscalização ainda não terminou, uma vez que está em negociação o pagamento dos salários e direitos atrasados, mas a situação já foi configurada como trabalho análogo ao de escravo. Por terem feito algumas contribuições previdenciárias em nome da empregada como contribuinte individual, a família conseguiu aposentá-la judicialmente por invalidez. Entretanto, a empregada, desde a concessão do benefício, nunca administrou a quantia. A família administrava as contas bancárias e repassava valores em torno de R$ 50,00 a R$ 100,00 por mês para a mulher, para utilização em despesas com higiene pessoal, vestuário e guloseimas.

Brumado: Comunidade do Esconso celebra Trido em Louvor a Imaculada Conceição

Em Brumado, a comunidade do Bairro Esconso realizará neste final de semana um Trido em Louvor a Imaculada Conceição. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Zenaide Leite Chaves, que coordena a paróquia de Nossa Senhora da Conceição, disse que todo ano a comunidade celebra a padroeira durante três dias. “Convidamos as comunidades vizinhas e mais distantes para celebrarmos a nossa padroeira. É um momento muito bonito de oração e espiritualidade”, afirmou. A programação conta com a celebração da palavra e as barraquinhas para confraternização dos fieis após a solenidade de cada dia. O trido teve início nesta quarta-feira (07).

Endividamento atinge 78,9% das famílias brasileiras, revela pesquisa Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

A parcela de famílias com dívidas, em atraso ou não, ficou em 78,9% em novembro deste ano. A taxa é inferior aos 79,2% de outubro, mas superior aos 75,6% de novembro de 2021. Os dados – divulgados nesta terça-feira (6) no Rio de Janeiro - são da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). As famílias inadimplentes, ou seja, com dívidas em atraso, somavam 30,3% em novembro deste ano, mesmo patamar do mês anterior, mas acima dos 26,1% de novembro de 2021. Já as famílias que não terão condições de pagar suas contas subiram para 10,9%, acima dos 10,6% de outubro e dos 10,1% de novembro do ano passado. A parcela daqueles que se consideram muito endividados aumentou de 14,8% em novembro de 2021 para 17,5% em novembro deste ano. O comprometimento médio da renda com dívidas ficou em 30,4%, acima dos 30,3% de outubro deste ano e de novembro de 2021.

17º Batalhão de Polícia Militar inaugura centro de treinamento de tiro em Guanambi Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Na terça-feira (06), aconteceu a solenidade de inauguração do Centro de Treinamento de Tiro do 17º Batalhão da Polícia Militar, em Guanambi, a 141 km de Brumado. O evento contou com a presença do comandante geral da PM-BA, Coronel Coutinho, do comandante regional do Sudoeste, Coronel Ivanildo, além de diversas autoridades. O centro recebeu a denominação do soldado Fernando Alves Nunes em homenagem ao policial que serviu por cerca de 3 anos no Pelotão de Motociclistas da Companhia de Emprego Tático Operacional (Ceto) e que faleceu neste ano por complicações de saúde. Na oportunidade, o comandante do 17º BPM, Tenente Coronel Arthur Mascarenhas, homenageou a esposa e os pais do militar, entregando uma placa alusiva ao evento e dois buquês de flores, além de destacar em seu discurso a importância que o policial teve na unidade. O local possui sistema de climatização moderno, sistema de controle de ruído, além de exaustores, bem como uma sala de instrução e manutenção. Em sua fala, Coutinho destacou a importância do equipamento para a formação e qualificação da tropa. O stand atenderá não somente aos policiais militares do 17º BPM, mas também policiais civis, bombeiros militares, peritos técnicos, policiais de outras unidades da PM, PRF, além de autoridades responsáveis pelo sistema de defesa social, como o MP, MPF e poder judiciário.

Metade dos brasileiros se sentem inseguros para andar sozinhos à noite Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Mais da metade dos brasileiros se sentem inseguros de andar sozinhos à noite nas ruas. Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, feita no último trimestre de 2021 e divulgada nesta quarta-feira (7) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o percentual de pessoas que se sentem inseguras ou muito inseguras para sair às ruas depois que o sol se põe chega a 51,7%. A maior sensação de insegurança foi observada na Região Norte, onde o percentual chega a 60,4%. No Sul, a sensação é menor, atingindo 38,1% das pessoas. Nas demais regiões, os percentuais são: Nordeste (54,4%), Sudeste (53,1%) e Centro-Oeste (50,4%). “É um período associado a menor fluxo de pessoas, a ruas mais vazias, menos iluminadas. Isso é um fator gerador de medo e insegurança”, diz a pesquisadora do IBGE Alessandra Brito. O percentual de brasileiros inseguros durante o período diurno é menor: 20,3% dos brasileiros têm medo de andar sozinhos nesse horário. Na média, a sensação de insegurança em qualquer hora do dia atinge 28,8% dos brasileiros. A pesquisa também ouviu dos entrevistados se eles se sentiam seguros dentro e fora de casa. Aqueles que têm sensação de segurança dentro do domicílio chegam a 89,5%. Aqueles que se sentem seguros em seu bairro caem para 72,1% e aqueles que dizem sentir segurança ao circular pela cidade como um todo despencam para 54,6%. Quando analisadas as zonas urbana e rural, o percentual de sensação de segurança dentro de casa é praticamente o mesmo (89,5% para a cidade e 89,6% para o campo). Mas quando analisada a sensação em relação ao bairro e à cidade, há divergências. Na zona urbana, as pessoas que dizem se sentir seguras no bairro são 70,2% e, na cidade como um todo, 52,8%. Na zona rural, a sensação de segurança no bairro atinge 84,3% das pessoas, enquanto aqueles que se sentem seguros na cidade como um todo são 66,5%. As mulheres, em geral, se sentem mais inseguras que os homens. Aquelas que sentem seguras em casa são 88,6%, no bairro, 69,5% e na cidade, 51,6%. Por outro lado, os percentuais para os homens são de 90,5%, 75% e 58%, respectivamente. As vítimas de roubos e furtos também demonstram menos segurança. Enquanto entre as pessoas que não sofreram roubo no último ano, 71,6% se sentem seguras, entre as vítimas de roubo, a proporção daqueles que se sentem seguros cai para 37,6%. Os maiores riscos de vitimização percebidos pelos brasileiros são ser assaltado ou ter seus carros, motos ou bicicletas furtados. Segundo a pesquisa, 40% dos entrevistados percebem risco alto ou médio de ser assaltado nas ruas, 38,1% de ser assaltado no transporte coletivo, 37,2% de ter carro, moto ou bicicleta roubado/furtado e 29,5% de ser roubado dentro de seu domicílio.

Casal é detido com drogas durante perseguição a moto na cidade de Macaúbas Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Em rondas na Avenida Atico Mota, na cidade de macaúbas, a 199 km de Brumado, uma guarnição da 4ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) avistou duas pessoas em uma motocicleta, que tentaram fugir ao notar a presença da viatura. Os policiais fizeram o acompanhamento da dupla e deu voz de parada. Durante a abordagem, foi encontrada em posse do casal uma grande quantidade de substâncias análogas à cocaína e a maconha. Por fim, o casal e todos os materiais encontrados foram apresentados à Polícia Judiciária para adoção das medidas legais cabíveis.

Ministério da Saúde anuncia incorporação do Zolgensma ao SUS Foto: Divulgação

O Ministério da Saúde anunciou a incorporação do remédio Zolgensma ao Sistema Único de Saúde (SUS). Ele é usado por crianças com até seis meses de idade. O anúncio ocorre cinco dias após a Comissão Nacional de Incorporação de Novas Tecnologias em Saúde (Conitec) se manifestar favoravelmente à distribuição, pela rede pública, do medicamento. Utilizado no tratamento de crianças acometidas pela atrofia muscular espinhal (AME) do tipo 1, o remédio - também conhecido pelo nome científico onasemnogeno abeparvoveque - deverá estar disponível na rede pública em até 180 dias – prazo estipulado na portaria que o ministério publicou hoje (7), no Diário Oficial da União. Segundo o Ministério da Saúde, o período de ajuste é necessário para que o governo possa elaborar um protocolo de orientação sobre o uso do produto, bem como negociar preço de aquisição e prazos de entrega com o laboratório fabricante, a Novartis.

Rio de Contas: Motorista perde controle da direção e capota carro na Serra das Almas Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Um grave acidente foi registrado nesta quarta-feira (07), em um trecho da Serra das Almas, na BA-148, na cidade de Rio de Contas, a 78 km de Brumado. No local, um motorista perdeu o controle da direção do carro que conduzia e capotou na curva. Antes disso, a vítima bateu contra uma proteção de pedras. Apesar da gravidade do ocorrido, o motorista foi socorrido pelo Samu 192 apenas com ferimentos leves e encaminhado para a UPA 24H em Livramento de Nossa Senhora.

Petrobras anuncia redução de preços de venda de gás de cozinha a distribuidoras Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Petrobras anunciou na tarde desta quarta-feira (7) uma redução média de R$ 4,55 para cada 13 kg de GLP (O Gás Liquefeito de Petróleo, conhecido como gás de cozinha) na venda às distribuidoras. O número corresponde a 9,7% de queda no valor por kg. O novo valor, que passará de R$ 3,5837 por kg para R$ 3,2337 por kg, começa a valer nesta quinta-feira (8). “Essa redução acompanha a evolução dos preços de referência e é coerente com a prática de preços da Petrobras, que busca o equilíbrio dos seus preços com o mercado, mas sem o repasse para os preços internos da volatilidade conjuntural das cotações e da taxa de câmbio”. O preço do GLP teve sua última alteração em 16 de novembro, quando a estatal reduziu o valor do Kg de R$ 3,7842 para R$ 3,5842.

Rey de Domingão acredita em vitória para presidência da Câmara de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O vereador Reinaldo de Almeida Brito (União Brasil), o Rey de Domingão, encabeça a chapa da oposição para concorrer à presidência da Câmara Municipal de Brumado. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o parlamentar disse que as expectativas são boas. “Tenho relacionamento com todos os vereadores, então a expectativa é boa. Depois que protocolamos a chapa, estou abrindo conversa com todos os vereadores”, disse. Para Domingão, não há situação e oposição nessa hora e os parlamentares precisam pensar no que é melhor para os próprios e para a população de Brumado. “Estamos mostrando as nossas propostas. Eleição, perdida ou vencida, só depois que abrirem as urnas”, ponderou. Nossa reportagem tentou ouvir o candidato Renato Santos (Sem Partido), da chapa de situação, mas o mesmo declarou que não estava disposto a falar com a imprensa sobre suas expectativas para as eleições da Câmara.

De férias em Brumado, lateral do Palmeiras fala de sonho de jogar a copa do mundo 2026 Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

De férias na cidade de Brumado, sua terra natal, o lateral do Palmeiras, Vanderlan Barbosa, falou ao site Achei Sudoeste sobre o momento de confraternização com a família após dois anos. Segundo Vanderlan, a torcida brumadense o abraçou com muito carinho depois da temporada de sucesso no Palmeiras, onde conquistou o título de Campeão Brasileiro e da Libertadores. “Tá sendo muito bom, tinha muito tempo que não vinha aqui. Uma sensação inexplicável curtir com os meus amigos. Vi que a galera me abraçou bastante. Senti o carinho dos brumadenses não tem preço”, declarou. Bastante reconhecido na cidade, o atleta sonha em jogar a Copa do Mundo em 2026. “Basta acreditar e ter fé. Já conquistei grandes coisas e quero conquistar muito mais”, completou.

Soldado de 19 anos é morto a facadas após assistir jogo do Brasil em Santa Maria da Vitória Foto: Reprodução/Facebook

Um soldado de 19 anos do Exército foi morto a facadas no povoado Ponte Velha, na zona rural de Santa Maria da Vitória, no oeste da Bahia. Outro foi atingido, mas passa bem. O caso aconteceu na última segunda-feira (5). Quatro militares estavam dispensados do trabalho para assistirem o jogo do Brasil, pela Copa do Mundo quando, durante o retorno ao Destacamento Guará, foram abordados por dois homens em uma motocicleta. Após uma discussão, um deles desceu do veículo e entrou em luta corporal com um dos soldados, que foi atingido na região do tórax por golpes de faca. Outro tentou intervir e também foi golpeado, porém na região do pescoço. Eles retornaram ao Destacamento e solicitaram apoio médico. Vandson Talio dos Santos Bispo, de 19 anos, não resistiu e morreu ainda em deslocamento para o Hospital Municipal de Correntina. Segundo o 4° Batalhão de Engenharia de Construção, no mesmo hospital está o outro soldado atingido, com estado de saúde estável. A Polícia Civil investigará o caso. O Comando do 4º BEC lamentou o ocorrido e manifestou condolências aos familiares e amigos do soldado Talio. O Batalhão informa, ainda, que está concedendo todo o apoio necessário às famílias das vítimas.

CDL divulga horários especiais de funcionamento do comércio em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Neste mês de dezembro, o comércio de Brumado funcionará em horário especial em decorrência das festas de final de ano. O calendário com os horários diferenciados foi divulgado pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). Entre os dias 5 e 9 deste mês, as lojas funcionarão de 8h às 19h. No dia 10, sábado, de 8h às 14h. Já entre os dias 12 e 16, o comércio estará aberto de 8h às 20h. No sábado (17), de 8h às 18h e, no domingo (18), de 8h às 12h. Na semana dos dias 19 a 23, o comércio estará de portas abertas de 8h às 20h. No dia 24, sábado, as lojas funcionarão de 8h às 18h. Já na semana dos dias 26 a 30, o horário de funcionamento do comércio é de 8h às 19h. No sábado (31), de 8h às 18h. Caso a seleção brasileira avance na disputa pelas fases finais da copa do mundo, o horário será adaptado ao contexto. Vale salientar que esse calendário é facultativo e visa atender a convenção coletiva 2021/2022 do Sindicato dos Comerciários.

Afetados pelas chuvas chegam a quase 80 mil na Bahia Foto: Reprodução/Redes Sociais

A Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec) atualizou, na tarde de ontem (6), os números referentes à população atingida pelas enchentes que ocorrem em regiões do estado. Até o momento, são 552 desabrigados e 13.806 desalojados. O número total de atingidos chega a 78.365 pessoas. A pasta também contabilizou um óbito em decorrência das chuvas intensas. Os números correspondem às ocorrências registradas em 53 municípios afetados. É importante destacar que, desse total, 31 estão com decreto de Situação de Emergência, são eles: Aiquara, Baixa Grande, Cachoeira, Cardeal da Silva, Cícero Dantas, Dário Meira, Eunápolis, Ibicaraí, Ibicuí, Ilhéus, Inhambupe, Itabuna, Itajuipe, Itambé, Itapé, Itapicuru, Itarantim, Itororó, Jussari, Medeiros Neto, Nova Soure, Nova Viçosa, Olindina, Pau Brasil, Prado, Ribeira do Pombal, Santa Cruz Cabrália, São Félix, Teodoro Sampaio, Vereda e Wenceslau Guimarães. A Defesa Civil da Bahia registrou, ainda, o transbordamento de uma barragem de açude situada no município de Wenceslau Guimarães. De acordo com a Defesa Civil do município, a situação é resultado do entupimento de um dreno. O volume de água ocasionou o alagamento de diversas casas, mas não há vítimas ou feridos. Os municípios afetados são: Aiquara, Baixa Grande, Cachoeira, Cardeal da Silva, Cícero Dantas, Dário Meira, Eunápolis, Ibicaraí, Ibicuí, Ilhéus, Inhambupe, Itabuna, Itajuipe, Itambé, Itapé, Itapicuru, Itarantim, Itororó, Jussari, Medeiros Neto, Nova Soure, Nova Viçosa, Olindina, Pau Brasil, Prado, Ribeira do Pombal, Santa Cruz Cabrália, São Félix, Teodoro Sampaio, Vereda, Wenceslau Guimarães, Caravelas, Catu, Floresta Azul, Ibotirama, Itamaraju, Itanhém, Marcionílio Souza, Ipiaú, Alcobaça, Aurelino Leal, Belo Campo, Cipó, Gandú, Guaratinga, Itapetinga, Jitaúna, Juazeiro, Jucuruçu, Maragojipe, Santo Antônio de Jesus, Sátiro Dias e Teixeira de Freitas. 

SMTT aumenta limite de velocidade em radares nas BA’s-148, 262 e BR-030 em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Os radares que haviam sido instalados nas rodovias BA-262, BA-148 e BR-030, entradas da cidade de Brumado, sofreram mudanças no limite de velocidade. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o coordenador de fiscalização viária da Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), Jansen Ricardo, explicou que, a partir de estudo técnico feito pela empresa contratada para monitorar os radares, deu-se início à mudança. “Muitas coisas estão no escopo dessa mudança. Nas entradas do município, entendeu-se através de uma discussão entre as Secretarias de Infraestrutura, Planejamento e toda a gestão colocar o limite de 50km/h inicialmente. Não significa que vai ficar a vida toda”, destacou.

Feira de Santana: PRF apreende dois milhões de cigarros contrabandeados Foto: Divulgação/PRF

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu, nesta terça-feira (6), 2,2 milhões de maços de cigarros contrabandeados. Dois dos flagrantes aconteceram na BR-101, próximo ao distrito de Humildes, em Feira de Santana, e outras duas na BR-116 sul, na mesma região. Três suspeitos foram presos. De acordo com a PRF, essa foi a maior apreensão feita em 2022, em todo Brasil. A mercadoria seria distribuída para a comercialização em diversos estados do Nordeste. Os maços de cigarro eram transportados por um comboio de quatro caminhões baú. Além dos três motoristas presos, a PRF informou que o quarto suspeito conseguiu fugir. Os presos responderão pelo crime de contrabando. Do início do ano até esta terça-feira, a PRF apreendeu mais de quatro milhões de maços de cigarros contrabandeados nas rodovias federais que cortam a Bahia. Este valor representa mais que o dobro do que foi apreendido em todo o ano passado.

Contas de 2021 da Prefeitura de Mortugaba são rejeitadas Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Na sessão do pleno desta terça-feira (06), os conselheiros do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) recomendaram – à câmara de vereadores – a rejeição das contas, referentes ao exercício financeiro de 2021, da Prefeitura de Mortugaba, município localizado no sudoeste baiano. Segundo informou o TCM ao site Achei Sudoeste, de responsabilidade do prefeito Heráclito Luiz Paixão Matos (PT), as contas tiveram o mérito comprometido em razão do não recolhimento de multas impostas pela Corte de Contas em processos anteriores. Além disso, o conselheiro relator Fernando Vita indicou o cometimento de outras irregularidades, como o atraso na publicação dos decretos de abertura de créditos suplementares em descumprimento a Lei de Responsabilidade Fiscal e inadequada inserção dos dados declarados a título de subsídios de agentes políticos. Após aprovação do voto, foi apresentada Deliberação de Imputação de Débito, propondo multa de R$ 4 mil pelas irregularidades indicadas no relatório técnico. O município de Mortugaba teve, durante o exercício de 2021, uma receita arrecadada de R$ 33.634.467,12 e uma despesa executada de R$ 29.243.374,94, revelando um superávit de R$ 4.391.092,18. A despesa com pessoal da prefeitura alcançou o montante de R$18.211.162,80, o que corresponde a 54,62% da Receita Corrente Líquida de R$ 32.636.267,12, desrespeitando o percentual máximo de 54% previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal. A relatoria, com base no artigo 15 da Lei Complementar nº 178/2021, determinou que o gestor reduza no mínimo em 10% do excedente em cada exercício a partir de 2023, de forma que, ao final de 2032, a prefeitura esteja enquadrada nos limites estabelecidos na LRF. Sobre as obrigações constitucionais, o prefeito investiu nas ações e serviços públicos de saúde 19,10% do produto da arrecadação dos impostos, atendendo ao mínimo previsto de 15% e aplicou na remuneração dos profissionais do magistério 72,31% dos recursos do Fundeb, também superando o mínimo de 70%. Já na manutenção e desenvolvimento do ensino, o investimento foi de 25,61%, cumprindo o mínimo obrigatório de 25%. Cabe recurso da decisão.

Barreiras: Motorista de caminhonete de luxo é preso por porte ilegal de arma de fogo na BR-135 Foto: Divulgação/PRF

O motorista de uma caminhonete de luxo foi preso em flagrante pelo crime de porte ilegal de arma de fogo, na BR-315, no trecho da cidade de Barreiras, oeste da Bahia. O caso aconteceu no sábado (3). Não há detalhes se o homem segue preso neste domingo (4). De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, o homem foi encontrado durante uma fiscalização no km 167. O nome do suspeito não foi divulgado por causa da Lei de Abuso de Autoridade. Com ele, os policiais encontraram uma pistola com a numeração raspada, além de 10 munições intactas. O material estava escondido em um compartimento embaixo do banco do motorista, que confessou ser o dono da arma. Ele, a pistola e as munições foram levados para a delegacia, onde o caso foi registrado.

Brumado: Homem é preso após tentar comprar motocicleta com cartão de crédito clonado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Um homem de 27 anos morador da cidade de Vitória da Conquista, foi preso em flagrante, nesta quarta-feira (07), após tentar comprar uma motocicleta em uma concessionária, na Avenida Coronel Santos, em Brumado. Segundo informou a 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) ao site Achei Sudoeste, a empresa flagrou o golpe durante a venda realizada online para a aquisição de uma motocicleta XRE 300. Após o procedimento de crédito, o proprietário verdadeiro do cartão não reconheceu a compra do produto no valor de R$ 32 mil e solicitou o estorno de imediato. O estelionatário ainda portava uma falsa procuração para a retirada da motocicleta na concessionária. A Polícia Militar foi acionada e o elemento foi preso em flagrante. Para os militares que atenderam a ocorrência, o bandido confessou que ganharia R$ 500 para levar o veículo até Vitória da Conquista. O homem foi conduzido para a Delegacia Territorial de Brumado e está à disposição da justiça. Ele deverá responder pelos crimes de falsidade ideológica e estelionato.

Arquivo