Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
Brumado: Defesa Civil monitora casas e pontes afetadas pelas chuvas e descarta riscos Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Nos últimos quatro dias, foi registrado o acúmulo de 97 mm de precipitação pluviométrica na cidade de Brumado. Com as chuvas, a Defesa Civil tem monitorado os locais mais afetados, avaliando os riscos à população. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o agrônomo Djalma da Silva Leite, que faz parte da coordenação do órgão no município, disse que a Defesa Civil está visitando todos os lugares que foram identificados pela Superintendência de Proteção e Defesa Civil como possíveis pontos de risco. No total, o órgão já visitou nove residências com indícios de infiltração. “Estamos fazendo tudo que a Defesa Civil pode fazer através desse monitoramento. Estamos dando total apoio à comunidade para mitigar os problemas causados pelas chuvas”, pontuou. Segundo Leite, até o momento, nenhuma casa precisou ser interditada, ou seja, não foram identificados problemas estruturais que possam levar ao desabamento. A Defesa Civil também acompanha de perto a situação da ponte do Barreiro Branco, que tem acumulado água em razão da não conclusão da obra no local. Leite assegurou que nesta terça-feira (29) técnicos do órgão estarão no local para um diagnóstico preciso de como a ponte se encontra diante das chuvas. “A partir daí, medidas serão tomadas”, adiantou.

Casos de Covid-19 aumentaram mais de 500% em novembro na Bahia Foto: Paula Fróes/GOVBA

A Bahia registrou uma explosão de casos confirmados de Covid-19 em novembro. De acordo com dados da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), no primeiro dia do mês foram registrados 371 resultados positivos para a doença, já na segunda-feira (28) o número de novos casos foi de 2.258, um aumento de 508%. As informações são do Bahia Notícias, parceiro do Achei Sudoeste. Antes de novembro os números seguiam em queda no estado. No início de setembro os casos confirmados foram de 679 para 453 no final dos 30 dias, uma redução de 33%. Em outubro a redução foi ainda maior, indo de 405 para 201, o que representa cerca de 50% a menos. Nesta terça (29), o governador Rui Costa (PT) publicou no Diário Oficial um decreto que reestabeleceu o uso obrigatório de máscaras em alguns ambientes na Bahia, como no transporte público, bares, restaurantes, escolas, cinemas e igrejas (veja aqui). A medida, que já começa a valer hoje, não restringe a realização de eventos de diversas modalidades, mas quem for aproveitar terá que usar a máscara e comprovar que se vacinou nos locais em que haja controle de acesso e venda de ingressos.

Homem é preso em bar na cidade de Aracatu após ameaçar ex-companheira Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

No último domingo (27), um homem foi preso na cidade de Aracatu, a 36 km de Brumado, acusado de ameaçar a ex-companheira. A Polícia Militar foi acionada e, no local, encontrou a vítima, uma mulher de 43 anos, que relatou o que havia ocorrido. O homem de 47 anos foi localizado em um bar ingerindo bebida alcoólica. Ao perceber a presença da guarnição, ele dispensou um objeto no balcão do bar. Tratava-se de uma seringa veterinária, tipo pistola automática, da marca Hoppner. O homem foi detido e conduzido à 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin), em Brumado, onde um boletim de ocorrência foi registrado. O crime de violência doméstica será investigado.

Decreto reestabelece obrigatoriedade do uso de máscaras na Bahia Foto: Fernando Vivas/GOVBA

Foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE), na edição desta terça-feira (29), decreto estadual que determina as circunstâncias nas quais estará reestabelecida a obrigatoriedade do uso de máscaras. A medida, autorizada pelo governador Rui Costa, entra em vigor nesta terça em todo o território baiano e tem objetivo de conter a disseminação do coronavírus após o aumento dos casos de Covid-19. O uso de máscaras voltará a ser obrigatório em transportes públicos, tais como trens, metrô, ônibus, lanchas e ferry boat, e seus respectivos locais de acesso, como estações de embarque; em salões de beleza e centros de estética; em bares, restaurantes, lanchonetes e demais estabelecimentos similares; em templos para atos religiosos litúrgicos; em escolas e universidades; em ambientes fechados, tais como teatros, cinemas, museus, parques de exposições e espaços congêneres. Eventos de diversas modalidades seguem com realização autorizada. No entanto, volta a ser exigido o uso de máscara e comprovação de vacina naqueles em que haja controle de acesso e venda de ingressos. A comprovação de vacinação, em todos os casos em que é solicitada, será feita mediante apresentação do documento fornecido no momento da imunização ou do Certificado Covid, obtido por meio do aplicativo “CONECT SUS”. A necessidade da demonstração de vacinação será obrigatória também para o acesso a quaisquer prédios públicos, nos quais se situem órgãos, entidades e unidades administrativas. Os atendimentos presenciais no Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN) e no Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) ficam condicionados à comprovação da vacinação e à obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção. De acordo com a secretária da Saúde do Estado, Adélia Pinheiro, as medidas contidas no decreto visam reduzir o avanço da Covid-19 no estado. “Essas ações, que poderão ser juntadas a outras a depender da evolução da pandemia, são importantes para que a população esteja melhor protegida e para que possamos deixar todos assistidos”, afirma.

Pastor tem propriedade arrombada na zona rural de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A propriedade de um pastor, localizada às margens da BA-148, na zona rural de Brumado, foi arrombada e bandidos furtaram diversos objetos. O vizinho foi quem avisou o pastor sobre o ocorrido. A casa teve portas e janelas destruídas. Até as placas de energia solar foram danificadas. Segundo informações obtidas pelo site Achei Sudoeste, a residência foi completamente revirada. O autor do furto, possivelmente, se cortou durante o crime, visto que foram encontrados rastros de sangue no local. O corte pode ter sido ocasionado pelo espelho do banheiro, que estava quebrado. Imagens das câmeras de segurança da propriedade podem auxiliar a polícia a identificar o indivíduo.

Quase 3 mil pessoas ficam desalojadas após forte chuva em Prado Foto: Reprodução/TV Santa Cruz

Quase três mil pessoas ficaram desalojadas após a forte chuva que atingiu a cidade de Prado, no extremo sul da Bahia, no final de semana. Ao menos cinco comunidades estão isoladas porque pontes que ligavam a Comuruxatiba, na BA-001, ficaram bloqueadas. De acordo com o G1, muitas ruas registraram alagamentos. Além das pessoas que ficaram desalojadas, outros moradores perderam móveis, roupas e alimentos. A Prefeitura de Prado iniciou a arrecadação de donativos para apoiar as vítimas das fortes chuvas. As doações podem ser feitas na Escola Municipal Algeziro Moura, que fica na Ra da Matriz, Centro de Cumuruxatiba, além da Escola Municipal Jacy Ribeiro Có, que fica na Avenida Elísio Alves de Oliveira, no bairro São Sebastião.

Brumado: Motoristas denunciam buracos e risco de acidente na linha férrea na BR-030 Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

A passagem de nível da linha férrea localizada na BR-030, em Brumado, não está em boas condições de trafegabilidade. O agrônomo Lucas Ataíde, da comunidade Lagoa das Cacimbas, em Malhada de Pedras, trafega pelo local constantemente e, segundo ele, a passagem está oferecendo risco aos condutores. Ao site Achei Sudoeste, Ataíde relatou que, recentemente, a empresa responsável pela ferrovia realizou uma manutenção na passagem desviando o tráfego da via. Na lateral, conforme explicou, foi aberto um grande buraco tapado com brita. No entanto, com as chuvas dos últimos dias, o buraco foi aberto e a passagem está toda esburacada. “Até carreta está tendo dificuldade de passar pelo local. A qualquer momento pode acontecer um acidente”, falou. O agrônomo entrou em contato com a empresa e a mesma disse que tem um período de cinco dias para averiguar a situação. Ele destacou, porém, que o problema é urgente e precisa ser resolvido o quanto antes para evitar um acidente de maior proporção. Vale lembrar que o local já foi palco de diversos acidentes.

SUS: Hospital Geral Roberto Santos realiza procedimento inédito em tratamento de câncer Foto: Divulgação/HGRS

A equipe do serviço de Radiologia Intervencionista do Hospital Geral Roberto Santos (HGRS), em Salvador, realizou um procedimento chamado ablação por micro-ondas, voltado ao tratamento de duas pacientes oncológicas. Essa é a primeira vez que a técnica, considerada minimamente invasiva, é realizada através do Sistema Único de Saúde (SUS) na Bahia. O procedimento aconteceu na sexta-feira (25). A ablação por micro-ondas é indicada para alguns tipos de câncer primários ou secundários. Segundo o Governo da Bahia, a técnica é considerada uma excelente opção para o tratamento de lesões de uma forma menos invasiva e mais rápida, sem a necessidade de incisões ou cortes na pele, com tempo de recuperação curto e preservação da função dos órgãos nos quais o tumor está alojado. De acordo com os coordenadores do serviço, os radiologistas intervencionistas Gustavo Domingues e Humberto Álvaro, a realização do procedimento foi possível por se tratarem de lesões primárias de tamanho reduzido. As pacientes beneficiadas foram duas mulheres idosas, uma delas com neoplasia primária de rim e outra com hepatocarcinoma, um tumor primário no fígado.

SUS: Hospital Geral Roberto Santos realiza procedimento inédito em tratamento de câncer Foto: Divulgação/HGRS

“A ablação por micro-ondas é uma técnica minimamente invasiva que utiliza temperatura para o tratamento de lesões neoplásicas. Nos casos em questão, utilizamos calor para tratar lesões primárias, uma renal e uma hepática. A limitação da técnica se dá pelo tamanho das lesões, com melhores resultados em lesões inferiores a 5 cm, sendo que o tamanho varia de acordo com o órgão e patologia em questão”, explicou Domingues. A ablação por micro-ondas ainda não tem regulamentação no SUS. Realizadas com apoio do Grupo Medicicor, com tecnologia Amica, as cirurgias ocorreram como previsto e as pacientes tiveram alta na manhã de sábado (27). A cirurgia consiste em inserir uma antena – que se assemelha a uma agulha – no órgão afetado, até a ponta encontrar o tumor. Para localizá-lo, são usadas imagens de ultrassom e/ou de tomografia, sem cortes. Dessa forma, uma das vantagens da ablação é a possibilidade de alta no mesmo dia ou no dia seguinte ao procedimento. “Em relação aos outros métodos de ablação, a ablação por micro-ondas confere uma zona de tratamento muito mais previsível do que a realizada com radiofrequência e, ainda, em um tempo muito menor. Em alguns casos, a gente consegue matar um tumor em ciclos de cerca de quatro minutos. E o procedimento pode ser repetido quantas vezes forem necessárias”, ressaltou o radiologista intervencionista Maurício Amoedo, da equipe do HGRS.

Atleta morre após luta em ringue no Ginásio de Barra da Estiva Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

No último sábado (26), um atleta morreu após uma luta de combate denominada Chapada Fighting. A luta aconteceu em um ringue montado no Ginásio de Esportes Leonardo Caíres, em Barra da Estiva, a 123 km de Brumado. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, o atleta Thiago Pereira, natural de Itagi, passou mal depois do combate, sendo atendido ainda no local por um técnico de enfermagem. Após os primeiros atendimentos, ele foi encaminhado ao Hospital Susy Zanfretta, onde a médica de plantão constatou o óbito. Nas redes sociais, a Prefeitura Municipal de Itagi lamentou o falecimento do atleta e disse que o esporte da cidade estava em luto.

Casas voltam a ser invadidas por enxurrada e populares vão acionar MP em Brumado Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Com as chuvas registradas neste final de semana em Brumado, diversas casas voltaram a ser invadidas pela enxurrada na Rua Rui Barbosa. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, a moradora Adriana Alves culpou novamente a prefeitura pela situação, tendo em vista as obras que modificaram o nível da via. “Depois dessa obra feita aqui, colocaram a caída da água pra casa da gente. Por isso, vem a chuva e entra na casa da gente. Antes, nada acontecia”, explicou. Alves adiantou que, diante dos prejuízos causados pelo problema, ela e os vizinhos irão acionar o Ministério Público (MP) contra a prefeitura. “Vamos procurar nossos direitos como cidadãos. Estamos sendo prejudicados. Não podemos ser atingidos e ficarmos quietos. Queremos uma solução. Só Deus pra aliviar os nossos corações”, disse. A moradora espera que o MP resolva a situação, seja com uma indenização ou com o nivelamento da rua.

Ituaçu: Prefeito lamenta tragédia e cobra celeridade de obra na entrada da cidade Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O prefeito de Ituaçu, Phellipe Ramonn Gonçalves Brito (PSD), lamentou a tragédia que vitimou mãe e filha na tarde deste domingo (27), no município, localizado a 98 km de Brumado, na região da Chapada Diamantina. Uma carreta desgovernada invadiu uma residência na Praça Sete de Setembro e Daniela Caíres Barbosa, 24 anos, e Júlia Sophia Barbosa, 8 anos, que estavam no imóvel, morreram na hora (veja aqui). Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Brito disse que esteve no local acompanhando e ajudando no resgate dos corpos. “Eu, juntamente com um morador, que encontrei o corpo da Daniela já sem vida. Ficamos frustrados por não termos encontrado ninguém com vida. É um momento de muita dor para nós ituaçuenses. Foi uma tragédia, uma fatalidade. Ficamos muito sentidos”, contou. Desde que assumiu a gestão, o prefeito destacou que tem tentado junto ao Governo do Estado viabilizar a obra na área de escape onde ocorreu o acidente, na entrada da cidade. “O diretor responsável pela segurança nas rodovias esteve aqui em Ituaçu fazendo um levantamento. No dia 3 ou 4 de novembro, estive na Seinfra em audiência para tratar dessa demanda e me apresentaram que o projeto está em andamento”, relatou. Brito salientou que o projeto só pode ser executado pelo Governo do Estado, visto que se trata de uma rodovia estadual. “Essa tão sonhada área de escape pode salvar vidas em Ituaçu, tanto dos motoristas quanto da população”, completou.

Portugal bate Uruguai por 2 a 0 e vai às oitavas da Copa do Mundo Foto: Lars Baron/Getty Images

Com Bruno Fernandes decisivo, Portugal é a terceira classificada para as oitavas de final da Copa do Mundo do Qatar. Dominante em grande parte da partida, a seleção portuguesa venceu o Uruguai por 2 a 0, hoje (28), no estádio Lusail, e se isolou na ponta do Grupo G. De acordo com o Uol Esporte, Portugal controlou as ações da partida, mas esbarrou em um bem postado sistema defensivo uruguaio e demorou para balançar as redes. E conseguiu em um lance confuso aos nove do segundo tempo. Bruno Fernandes cruzou e Cristiano Ronaldo esboçou um cabeceio. No primeiro momento, o gol foi dado para o português, mas depois foi atribuído a Bruno. O próprio camisa 8, de pênalti, ampliou já nos acréscimos. Com o resultado, Portugal se isola na liderança da chave, com seis pontos, e se junta à França e Brasil como as seleções já classificadas para as oitavas do Mundial do Qatar. Além disso, os portugueses “se vingaram” da eliminação para os uruguaios nas oitavas de final da Copa da Rússia 2018. Já o Uruguai estaciona na lanterna da chave e fará o jogo da vida contra a vice-líder Gana. Além da vitória, os uruguaios precisarão de um tropeço da Coreia do Sul contra os lusos. A definição dos classificados para as oitavas no Grupo H do Mundial do Qatar será nesta sexta-feira (2), às 12h (de Brasília). Portugal encara a lanterna Coreia do Sul, enquanto o Uruguai tem um confronto direto com Gana.

WSouza Desenvolvimento de Sistemas cria e gerencia sites de forma profissional e completa

Referência no desenvolvimento de sistemas, a WSouza, em poucos passos, analisa suas necessidades, podendo criar um site, uma loja virtual, um blog e sua hospedagem. A empresa verifica o material que você já tem disponível, logomarca, imagens, vídeos e textos, e, a partir de novas ideias, conceitos de comunicação e marketing, apresenta para sua aprovação um primeiro layout base, que será o início do seu novo website. A oferta de empresas e pessoas para fazer sites é imensa. A maioria oferece plataformas para que você mesmo construa o seu site. Outros, oferecem modelos prontos. Já a WSouza trabalha sob medida, criando, implantando, desenvolvendo e gerenciando seu website, de forma profissional e completa. Para ser encontrado e realmente acontecer, seu website precisa de gestão profissional e atualizações constantes. Faça um orçamento via WhatsApp: (77) 99941-4144.

Brasil bate a Suíça e garante vaga na próxima fase da Copa do Catar Foto: Divulgação/Fifa

Os jovens não brilharam como o esperado, com gols e dribles que fariam a seleção esquecer a ausência de Neymar, mas foram decisivos para o Brasil se classificar de forma antecipada para as oitavas de final. A jogada de Vini Jr e Rodrygo acabou nos pés do experiente Casemiro e de lá a bola encontrou as redes para dar a vitória ao Brasil por 1 a 0 sobre a Suíça. De acordo com o Uol Esporte, o time de Tite encontrou dificuldades para furar o bloqueio suíço desde o início. No primeiro tempo, a única chance foi a finalização de joelho de Vini Jr após cruzamento de Raphinha. Na segunda etapa, Rodrygo entrou na equipe e a seleção melhorou. Foi o “rayo” do Real Madrid que tabelou com Vini Jr no lance que acabou nos pés de Casemiro: o chute do alívio para o torcedor brasileiro. O chute que quebrou o tabu de nunca ter vencido a Suíça em Copas do Mundo. O chute que classificou a seleção para as oitavas de final com uma rodada de antecedência. Com o resultado, o Brasil foi a seis pontos e já está classificado para a próxima fase. O time de Tite precisa apenas de um empate na última rodada contra Camarões, dia 2, às 16h (de Brasília), para garantir a primeira posição do grupo.

Homem acusado de liderar tráfico de drogas na região é preso no centro de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na sexta-feira (25), a Polícia Militar de Brumado prendeu um homem acusado de ser um dos principais traficantes da região. Ele foi detido na Rua Coronel Tibério Meira por policiais da 34ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM). Estes faziam rondas no local quando perceberam uma moto sem placa e resolveram iniciar uma abordagem. Ao perceber a presença da guarnição, o suspeito tentou fugir em alta velocidade, mas foi interceptado próximo aos Correios. Segundo a polícia, durante a abordagem, o indivíduo tentou quebrar o celular para dificultar a investigação. Com ele, foram encontradas porções de maconha e cerca de R$ 300 em espécie. O homem é apontado como o dono de pontos de drogas nos Bairros Baraúnas e São Felix. Na casa do suspeito, a polícia também apreendeu certa quantidade de maconha, um motor de moto com numeração suprimida e celulares com restrição de furto/roubo. Ele foi apresentado na delegacia local e está à disposição da justiça.

CDL e Sebrae trazem renomado palestrante para encontro com empreendedores em Brumado

Quer descobrir quais os comportamentos que são fundamentais aos empresários de sucesso? A Câmara de Dirigentes Lojistas - CDL de Brumado, em parceria com o Sebrae, traz para a cidade o palestrante Jozelito Ribeiro, educador, empresário, mentor e consultor nas áreas empresarial e educacional, para te contar quais são as características e comportamentos que farão a sua empresa prosperar. O evento será no dia 30 de novembro, no Clube Social. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas aqui. Ribeiro já capacitou mais de 20 mil pessoas na sua caminhada de aproximadamente 30 anos de serviços nas mais diversas áreas. Facilitador do Programa Internacional para Empreendedores, também é desenvolvedor e aplicador de metodologias e palestras, com atuação em todo o território nacional e fora do Brasil.

Macaúbas: Homem é preso na zona rural com diversas armas e munições Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Na cidade de Macaúbas, a 199 km de Brumado, uma guarnição do Pelotão de Emprego Tático Operacional (Peto) da 4ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM)deslocou-se até o Povoado de Lagoa da Pedra com o intuito de cumprir um mandado de prisão. No local, foi encontrada a pessoa que estava com o mandado em aberto. Em sua posse, foram apreendidos: uma espingarda tipo cartucheira de fabricação artesanal, munições de diversos calibres e armas branca de vários tipos. O indivíduo e todo material foram apresentados à Polícia Judiciária para adoção das medidas legais cabíveis.

Em jogo com cinco gols, Gana vence Coreia do Sule segue viva por vaga nas oitavas Foto: Shaun Botterill/Fifa

Gana venceu a Coreia do Sul por 3 a 2 na manhã de hoje (28), no estádio Education City, em jogo válido pela segunda rodada da fase de grupos da Copa do Mundo do Qatar. De acordo om o Uol Esporte, em jogo eletrizante, o placar do confronto foi construído com gols de Salisu e Kudus (duas vezes), para os ganeses, e Cho Gue-Sung (duas vezes), para os coreanos. Com o resultado, os comandados de Otto Addo se tornaram os vice-líderes do Grupo H, com três pontos somados — empatados com Portugal —, e têm suas chances de se classificar para a próxima fase aumentadas. Do outro lado, os asiáticos, que somaram apenas um ponto neste mundial, e veem a vaga para o mata-mata da Copa do Mundo mais distante. Os outros integrantes do Grupo H, Portugal e Uruguai, se enfrentam na tarde de hoje, às 16h (de Brasília). Na última rodada, a Coreia volta a campo para enfrentar os portugueses e o Gana vai jogar contra os uruguaios. Ambas as partidas acontecem na próxima sexta-feira (2), às 12h (de Brasília).

Brumado: Presidente do Conselho Rural critica corte no orçamento da agricultura Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O prefeito de Brumado, Eduardo Lima Vasconcelos (Sem Partido), cortou em mais de R$ 4 milhões os recursos destinados para a Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Recursos Hídricos no orçamento de 2023. Ao site Achei Sudoeste, o presidente do Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável de Brumado, Márcio Aguiar, criticou a decisão do gestor. “O prefeito precisa entender que o desenvolvimento rural tem de acontecer. As famílias e comunidades rurais precisam ser atendidas”, destacou. Questionado se o corte do prefeito no orçamento da agricultura seria uma espécie de vingança eleitoral pelos candidatos do PT terem tido uma votação expressiva na cidade, Aguiar preferiu sair pela tangente afirmando que “na política, busca caminhar para frente”. “Acho que a palavra vingança é muito forte. Acredito que a gestão municipal é inteligente e sabe que as comunidades rurais precisam ser atendidas. A população está de olho nesse corte”, declarou.

Cientista brasileiro é premiado na Alemanha por descoberta da ômicron Foto: Reprodução/GloboNews

O brasileiro Tulio de Oliveira, que mora na África do Sul desde 1997, e o zimbabuano Sikhulile Moyo receberam nesta sexta-feira (26) o Prêmio África da Alemanha 2022, entregue pelo chanceler federal alemão, Olaf Scholz, em cerimônia em Berlim. Os dois cientistas descobriram a variante ômicron da Covid-19, pelo qual foram reconhecidos e também receberam insultos e ameaças. De acordo com o G1, Oliveira é pesquisador em biotecnologia e dirige o Centro para Respostas e Inovação em Epidemias (Ceri) da Universidade Stellenbosch, na África do Sul. Ele já havia sido destacado pela revista científica Nature como uma das dez personalidades que fizeram a diferença em 2021 e entrou na lista dos cem mais influentes da revista americana Time deste ano. Filho de mãe moçambicana, Oliveira mudou-se para a África do Sul quando tinha 21 anos e sempre sentiu-se ligado ao continente africano. Hoje, é um dos principais virologistas do país, especializado em epidemias. Oliveira foi professor e orientador de Moyo, que hoje é um dos mais renomados pesquisadores da aids na África. Com o surgimento da pandemia, Moyo, diretor laboratorial no Instituto HIV/SIDA Harvard-Botsuana, focou-se na Covid-19 e contribuiu para a descoberta de um padrão até então desconhecido do vírus, em novembro de 2021. “O número de mutações era simplesmente inacreditável”, recorda o cientista, em entrevista à DW. Moyo comparou os resultados com análises já existentes e publicou a informação na internet. Apenas algumas horas depois de Moyo, cientistas do Ceri, dirigido por Oliveira, também detectaram a perigosa variante. Ambos trabalharam em estreita colaboração. O alerta para uma nova variante, altamente contagiosa, deu rapidamente a volta ao mundo – quase tão rapidamente como a variante tornou-se dominante. A Organização Mundial de Saúde (OMS) chamou-a depois de ômicron. O prêmio é concedido pela Fundação Alemã para a África desde 1993 a personalidades africanas que, na visão do júri, estão empenhadas pela paz, reconciliação e progresso social. O ex-presidente de Botsuana, Ketumile Masire, a ativista somali dos direitos das mulheres Waris Dirie e a pioneira queniana de informática Juliana Rotich são alguns dos vencedores de edições passadas.

Diocese de Caetité garante que colabora com a justiça na investigação de padre afastado Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Após a notícia de que um padre que atua na cidade de Jacaraci, a 172 km de Brumado, teria sido afastado de suas atividades por suspeita de consentir a prática de abuso sexual contra um adolescente de 14 anos (veja aqui), a Diocese Senhora Santana, de Caetité, emitiu uma nota de esclarecimento. Nela, esclarece a todos os fiéis que seu serviço evangelizador está pautado na promoção da verdade, dos bons costumes e no estabelecimento da justiça. Segundo a diocese, a investigação segue em segredo de justiça, com a qual tem colaborado, tomando todas as medidas eclesiásticas cabíveis para estabelecimento da verdade. “Até que as investigações sejam concluídas não nos cabem quaisquer julgamentos”, afirmou. Com a expedição da medida protetiva de afastamento, o padre está proibido de ter acesso ou frequentar a Igreja Nossa Senhora da Boa Viagem e Almas, em Jacaraci, além de templos religiosos em que haja contato com crianças e adolescentes. Também foi proibido de manter qualquer contato com a vítima ou com os demais coroinhas da igreja.

STF arquiva denúncia da Lava Jato contra Aécio Neves Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

Por unanimidade, o Supremo Tribunal Federal (STF) arquivou uma denúncia contra o deputado Aécio Neves (PSDB-MG) e mais quatro pessoas por suposta participação num esquema de corrupção. O caso, que é um desdobramento da Lava Jato, foi julgado no plenário virtual do Supremo, quando os ministros inserem seus votos no sistema eletrônico. Aécio Neves havia sido denunciado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) por lavagem de dinheiro e corrupção passiva. Em nota, a defesa do deputado disse que ele “foi vítima, durante cinco anos, de ataques e acusações, baseados em afirmações mentirosas agora desmascaradas” e que, apesar da decisão do Supremo, o dano causado à reputação de Aécio é “irrecuperável”.

Idoso de 77 anos morre após ser atropelado na BA-617 em Caculé Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Na noite deste domingo (27), um acidente de trânsito foi registrado na BA-617, na cidade de Caculé, a 100 km de Brumado. A Polícia Militar foi acionada e, no local, constatou que um veículo Fiat Strada havia atropelado um idoso de 77 anos. Segundo informou a 94ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) ao site Achei Sudoeste, João Piedade dos Santos, residente na Fazenda Tamburizinho, chegou a ser socorrido pelo Samu 192, mas não resistiu. A PM isolou a área até a chegada do Departamento de Polícia Técnica (DPT). O corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) em Guanambi. O motorista fugiu, abandonando o veículo na pista. O caso está sendo investigado.

Expectativa de vida dos baianos ao nascer é a 9ª mais baixa do país Foto: Marina Silva/Correio

A expectativa de vida dos baianos aumentou, mas o resultado não é muito animador quando observado o contexto. Em média, os meninos e meninas que vieram ao mundo em 2021 vão viver 2 meses mais que aqueles que nasceram em 2020 e podem alcançar os 74 anos e seis meses de vida. Porém, eles vão viver 2 anos e meio a menos que a média nacional que é de 77 anos. A Bahia tem a 9ª expectativa de vida mais baixa do Brasil. Segundo a pesquisa Tábuas Completas de Mortalidade de 2021, divulgada nessa sexta-feira (25) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os baianos caíram no ranking nacional pelo segundo ano consecutivo. Entre 2014 e 2019, o estado manteve a 11ª posição, mas em 2020, ano da pandemia, foi ultrapassado pelo Tocantins (TO), caindo para o 10º lugar, e em 2021, foi a vez de a Paraíba (PB) passar na frente, empurrando os baianos para o 9º degrau. No documento, o IBGE diz que a pesquisa foi realizada com base no último Censo.  “As Tábuas de Mortalidade são o resultado de uma projeção da mortalidade que tem como pontos de partida dados do Censo Demográfico 2010, informações sobre os registros de óbitos e o conhecimento acerca da transição demográfica e epidemiológica da população brasileira”, diz. O órgão explicou que a pesquisa não incorpora os efeitos da pandemia e que um novo levantamento será feito após a publicação do Censo Demográfico 2022. O texto lembra também que os dados sobre expectativa de vida são usados como parâmetro do fator previdenciário, no cálculo das aposentadorias do Regime Geral de Previdência Social.

Arquivo