Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
Caculé: Corpo de idosa que morava sozinha é encontrado em estado de decomposição Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

O corpo de uma idosa de 81 anos foi encontrado em avançado estado de decomposição em sua residência no Bairro da Estação, na cidade de Caculé, a 100 km de Brumado. Odete de Jesus foi localizada pela Polícia Militar (PM) no domingo (23). Segundo apurou o site Achei Sudoeste, vizinhos teriam sentido um forte odor e acionado a polícia. Os agentes conseguiram entrar na residência e encontraram o corpo da idosa, que morava sozinha. O local foi isolado até a chegada do Departamento de Polícia Técnica (DPT). O corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) em Guanambi. A causa da morte pode ter sido natural.

Brumado: Menor desaparecida é encontrada e polícia apura suposto estupro de vulnerável Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Após diligências realizadas por investigadores da Delegacia Territorial de Brumado e policiais da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), uma menina de 12 anos, dada como desaparecida, foi encontrada em uma residência localizada no Bairro Brisas, na noite deste domingo (23). A adolescente teria saído de casa no final da manhã com destino à casa da avó, porém, ao final da tarde, ainda não tinha chegado ao local, o que mobilizou familiares, amigos, vizinhos e as forças policiais, além do Conselho Tutelar. O site Achei Sudoeste apurou junto à polícia que a menor esteve a todo o momento na companhia de um homem de 21 anos, com quem mantinha contato através das redes sociais. Ainda de acordo com informações apuradas pela nossa reportagem, na residência também estavam presentes a mãe do acusado e duas crianças. O homem teria fugido assim que percebeu a aproximação das viaturas, só se apresentando perante às autoridades horas mais tarde. Na delegacia, ele foi preso em flagrante pela suspeita de estupro de vulnerável. O Conselho Tutelar acompanhou toda a ação policial e está tomando as medidas cabíveis. Segundo a Polícia Civil, o acusado já teria respondido por outros crimes no Estado de Minas Gerais. A investigação corre em segredo de justiça.

Jequié: PRF apreende celulares de última geração, eletrônicos e dezenas de itens importados Foto: Divulgação/PRF

Em mais uma atividade ostensiva de enfrentamento ao crime, policiais rodoviários federais apreenderam um carregamento ilegal de produtos sem nota fiscal. O flagrante ocorreu na noite deste domingo (23), em Jequié, na região sudoeste da Bahia. Por volta de 21h30, foi dada ordem de parada a um Toyota/Corolla com 03 ocupantes e, durante os procedimentos de fiscalização, foram encontrados no interior do carro centenas de materiais, acessórios e equipamentos, grande parte proveniente do Paraguai. Celulares de última geração, baterias, capas e telas de celular, fones de ouvido, carregadores e perfumes estavam entre os materiais apreendidos. Motorista e passageiros assumiram a propriedade das mercadorias. O motorista, um homem de 27 anos, afirmou que esteve no Paraguai e em São Paulo para comprar as mercadorias com o objetivo de revender em sua loja na cidade de Gandu (BA). Diante das circunstâncias, todo o material apreendido e os envolvidos foram apresentados na Receita Federal para as tratativas administrativas legais.

Defesa Civil Nacional reconhece situação de emergência em Aracatu e Maetinga Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Defesa Civil Nacional reconheceu, na sexta-feira (21), a situação de emergência em mais quatro cidades do País atingidas por desastres naturais. A portaria com os reconhecimentos federais foi publicada no Diário Oficial da União (DOU). Das quatro cidades, três enfrentam os efeitos da estiagem. São elas: Aracatu e Maetinga, na Bahia, e Santana do Matos, no Rio Grande do Norte. Já São Miguel do Iguaçu, no Paraná, foi atingida por um vendaval. Cidades em situação de emergência ou estado de calamidade pública reconhecido pela Defesa Civil Nacional estão aptas a solicitar recursos do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) para atendimento à população afetada. De acordo com o Brasil 61, as ações envolvem socorro, assistências às vítimas, restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de infraestrutura destruída ou danificada. A solicitação deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Com base nas informações enviadas, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com a valor ser liberado. A Defesa Civil Nacional oferece uma série de cursos a distância para habilitar e qualificar agentes municipais e estaduais para o uso do S2iD. As capacitações têm como foco os agentes de proteção e defesa civil nas três esferas de governo. Confira neste link a lista completa dos cursos.

Bahia é o terceiro estado do Nordeste que mais reduziu mortes violentas Foto: Divulgação/SSP-BA

A Bahia é o terceiro estado da região Nordeste com a maior redução das mortes violentas entre os meses de janeiro e junho de 2022. Depois do Rio Grande do Norte (-20,2%) e do Maranhão (-16,9%), a Bahia aparece com diminuição de 11% de homicídio, latrocínio e lesão dolosa seguida de morte. Os dados foram coletados do Centro Integrado de Inteligência de Segurança Pública do Nordeste (CIISPR NE), que fica sediado no Ceará. Os noves estados da região têm representantes na unidade. A Bahia disponibilizou dois servidores. Além do RN, MA e BA, aparecem na sequência o Ceará, Paraíba e Sergipe, com diminuições de 7,4%, 5% e 4,8%, respectivamente. Pernambuco (10,6%), Piauí (5,7%) e Alagoas (3,6%) apresentaram aumento das mortes violentas no mesmo período.

Homem morre após ser vítima de disparo de arma de fogo na cidade de Iuiu Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Na noite do último sábado (22), uma guarnição do 17º Batalhão de Polícia Militar (BPM), em Iuiu, a 237 km de Brumado, foi solicitada por populares informando que um cidadão foi vítima de disparo de arma de fogo no Bar do Duda, que fica localizado na Praça da Prefeitura. Segundo informou o 17º BPM ao site Achei Sudoeste, a guarnição deslocou-se imediatamente ao local e identificou a vítima, Elisson Jesus dos Santos, 28 anos, e o autor do crime, Robério Barbosa dos Santos, 28 anos. No bar, foram encontrados 4 estojos calibre 22. A vítima chegou a ser conduzida por populares ao hospital municipal, porém morreu a caminho do Hospital Regional de Guanambi. O agressor fugiu em uma moto XTZ 125, ano 2004, cor preta, Placa JOS- 4951. A polícia saiu em diligência na tentativa de capturar o autor, porém sem êxito. Segundo populares, já havia uma rixa entre a vítima e o agressor, o que levou ao crime.

Homem morre esfaqueado em Vitória da Conquista Foto: Divulgação/PC

Um homem de 39 anos morreu esfaqueado no sábado (22), na cidade de Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado. O caso aconteceu por volta das 4h15, no bairro Morada das Acácias. Segundo informações da delegada Alexandra Márcia, que investiga o caso, a vítima foi identificada como José Raimundo Barbosa do Santos.  vítima não tinha passagem pela polícia. O caso é investigado pela Delegacia de Homicídios de Vitória da Conquista, que ainda não identificou os suspeitos e nem descobriu a motivação do crime. Uma vizinha de José Raimundo contou a delegada que a vítima chegou a correr, após ser esfaqueado e disse que tinha sido esfaqueado por homens. Logo depois, não resistiu aos ferimentos.

Município de Guanambi adere ao Programa Liderar o Futuro Foto: Divulgação/Sebrae

Guanambi, a 141 km de Brumado, é o quinto município baiano a aderir ao Liderar o Futuro, programa desenvolvido pelo Sebrae. As ações começaram no mês de outubro e, até o momento, já foram realizados dois encontros com alcance de cerca de 30 empreendedores locais. O objetivo das atividades é desenvolver líderes empresariais conscientes e engajados com as causas do desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas em seus territórios. Um desses empresários é Ivanaldo Fernandes, CEO do grupo Micks Telecom. Para ele, os primeiros encontros foram bastante estratégicos. “Foi um momento de criar as bases para dar sustentação ao que vem pela frente e ao próprio trabalho de liderança. Percebi bastante o foco no autoconhecimento e potenciais do líder, pontos de melhorias e como isso impacta nas lideranças e liderados. Tem sido bastante produtivo. Tenho uma expectativa muito boa para os demais módulos e para ter acesso a um modelo de transformação de liderança focada no futuro”, destacou o empresário. Moniza Muniz, analista do Sebrae Bahia, reforça que essa experiência destacada por Ivanaldo é realmente o principal objetivo do programa, contribuir para a melhoria dos ambientes de negócios baianos através do fortalecimento das entidades empresariais e da formação e qualificação das lideranças dessas entidades. “Nós pretendemos explorar a prática da liderança, aumentar a influência dos empresários e fortalecer as entidades de classe empresariais. O foco do projeto é preparar essas pessoas com amadurecimento de competências duráveis e competências transitórias, tornando-os automotivados para iniciativas que beneficiem o desenvolvimento econômico das comunidades nas quais atuam”, ressaltou a analista. O programa é desenvolvido por meio de parceria com a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL). A presidente da CDL de Guanambi, Alvisa Prates, diz estar confiante nas transformações que serão implementadas no município por meio da realização do programa. “Mudanças comportamentais é o que esperamos para melhorar os resultados não só nas empresas como na vida pessoal dos empresários. A turma já fez o segundo encontro e já pudemos constatar isso pelo empenho, alegria e envolvimento de cada participante”, concluiu.

PRF recupera picape de luxo durante Operação Baveic Carro Bom em Bom Jesus da Lapa Foto: Divulgação/PRF

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) recuperou no último sábado (22) uma picape de luxo com ocorrência de apropriação indébita durante a Operação Baveic - Carro Bom. O fato ocorreu no Km 754 da BR-349, no município de Bom Jesus da Lapa, na região oeste da Bahia. Durante abordagem a um Fiat/Toro de cor vermelha, a equipe da PRF constatou que o veículo tinha uma ocorrência de apropriação indébita registrada no município de Ilhéus. Conforme o boletim de ocorrência, o veículo foi alugado no dia 28/08/2021 e deveria ser devolvido à locadora no dia 30/08/2021. Questionado, o condutor alegou que tinha adquirido o carro há cerca de 3 meses em troca de um terreno. Diante dos fatos, a ocorrência foi encaminhada à Delegacia de Polícia Civil local para adoção das medidas cabíveis.

Casal é preso com drogas e munições durante a Operação Distrito na cidade de Ibicoara Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Na tarde deste domingo (23), durante a Operação Distrito, um motorista fugiu ao avistar a presença da viatura durante uma ação de fiscalização no trânsito, na cidade de Ibicoara, a 177 km de Brumado. Segundo informou a 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) ao site Achei Sudoeste, o homem furou o bloqueio policial, dando início a uma perseguição. Na Rua Laudulfo Medrado, no Bairro Renascer, o motorista foi parado. Segundo a polícia, a condutora e o passageiro estavam bastante nervosos. Os policiais logo perceberam um forte odor de substância análoga à maconha no interior do carro. Na busca veicular, foram encontrados: 05 conjuntos camuflados, 01 canivete, 03 balaclavas, 01 máscara de palhaço, 01 balança de precisão, 02 bandoleiras, 01 cachimbo, 52 munições de diversos calibres, sementes de substâncias análogas à maconha, R$ 614, 300 g, aproximadamente, de substância análoga à maconha, 21 cartões diversos e documentos diversos, e 02 celulares. O veículo ficou retido no pátio da PM para ser apresentado na delegacia.

Cinco homens armados são presos na zona rural da cidade de Brumado Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

No Distrito de Samambaia, zona rural de Brumado, a 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) localizou cinco homens armados em dois veículos. Durante a abordagem, um indivíduo entregou um revólver calibre 38 com numeração suprimida, com duas munições deflagradas e três intactas. Segundo informou a 34ª CIPM ao site Achei Sudoeste, aos policiais, ele informou que teria sido vítima de um assalto na zona rural de Rio do Antônio, ocasião em que teria sido levada uma motocicleta e R$ 700. Segundo explicou, ele reuniu amigos e veio até Brumado para reaver o veículo. O homem também contou que a arma teria sido emprestada por um amigo. Todos foram conduzidos para a delegacia para realização do flagrante. 

Modalmais/Futura: Bolsonaro tem 50,5% dos votos válidos e Lula 49,5% Foto: Divulgação

Em nova rodada de pesquisas para as intenções de votos no segundo turno das eleições presidenciais, da Modalmais/Futura, divulgada ontem, o presidente Jair Bolsonaro (PL) e candidato à reeleição aparece na frente com 50,5% dos votos válidos — quando se desconsidera os votos nulos e brancos. Já o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece com 49,5% das intenções. Considerando os indecisos, nulos e brancos, a pesquisa mostra que Bolsonaro teria 46,9% dos votos enquanto Lula teria 45,9%. Os que não sabiam responder ou que estão indecisos representavam 3,3% e os que votariam branco ou nulo 3,8%. Entretanto, nas eleições presidenciais, para que um candidato seja eleito são considerados apenas os votos válidos. A pesquisa foi realizada pela Futura para o Banco Modal S/A. A amostra foi do tipo não probabilística com margem de erro de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos e confiabilidade de 95%. Foram entrevistadas 2 mil pessoas entre os dias 17 e 19 de outubro. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número BR-08523/2022.

Ufba disponibiliza vagas para cursos de Licenciatura e Especialização em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Universidade Federal da Bahia (Ufba) está disponibilizando vagas remanescentes para cursos de Licenciatura e Especialização, na modalidade à distância, para professores da rede pública, por meio de Edital de Chamamento Público para os municípios sede dos polos de apoio presencial em que os cursos serão ofertados. Da mesma forma, para os municípios integrantes destes Territórios de Identidade. Os editais estão disponíveis aqui e aqui. Os cursos são gratuitos e as inscrições devem ser enviadas exclusivamente pelas Secretarias de Educação dos municípios. O prazo para envio da lista dos professores selecionados pelos municípios se encerra no dia 24/10/22.

Ibiassucê: Prefeito tem corpo sepultado e município decreta feriado nesta segunda Foto: Reprodução/Instagram

O prefeito de Ibiassucê, Adauto Rebouças Prates (União Brasil), foi sepultado neste domingo (23). O gestor foi a óbito após sofrer um infarto enquanto fazia uma corrida no estádio do município no sábado (22) (veja aqui). De acordo com o Bahia Notícias, parceiro do Achei Sudoeste, em decreto ainda neste domingo, a prefeitura decretou feriado municipal nesta segunda-feira (24) e luto por sete dias, contados a partir do sábado, quando o gestor faleceu. Adauto Prates teve o corpo velado desde o início da madrugada deste domingo no Ginásio de Esportes “Otavão”, com o sepultamento realizado por volta das 17h. Prates tinha 75 anos e era prefeito reeleito de Ibiassucê, no quinto mandato à frente do município.

Aracatu: Homem é preso depois de atear fogo na casa da companheira para tentar matá-la Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Na noite deste domingo (23), uma guarnição da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), na cidade de Aracatu, a 36 km de Brumado, foi informada que um homem de 41 anos havia colocado fogo na residência da companheira, Carmem Pereira da Silva, 48 anos, com o intuito de matá-la. Segundo informou a 34ª CIPM ao site Achei Sudoeste, Osman Jesus da Silva foi encontrado pela polícia perto da casa em chamas, na Fazenda Riacho Fundo. Ele estava com uma arma branca presa na cintura. Prontamente, a guarnição encaminhou os dois para a delegacia de Brumado para adoção das medidas cabíveis.

Brumado: Começa hoje (24) promoção de sofás na Squaresom e Polly Móveis

Começa nesta segunda-feira (24), na Squaresom e Polly Móveis, uma superpromoção em todo estoque de sofás. São descontos de 15 a 30%, além de condições especiais de pagamento. Compre agora mesmo um sofá novinho para assistir com mais conforto os jogos da Copa do Mundo. A Squaresom fica localizada na Rua Exupério Pinheiro Canguçu, 151. O telefone é (77) 3441-3422. Já a Polly Móveis fica situada na Avenida Dr. Antônio Mourão Guimarães, 590. O telefone é (77) 3441-2093. Não perca tempo porque a promoção vale apenas até o dia 29/10. 

PRF recupera veículo furtado em São Paulo na cidade de Riacho de Santana Foto: Divulgação/PRF

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) recuperou na sexta-feira (21), em Riacho de Santana, a 177 km de Brumado, um veículo furtado em São Paulo (SP). O fato ocorreu durante fiscalização no Km 430 da BR-254. No local, a equipe constatou que o Fiat/Strada de cor branca estava com os seus elementos identificadores adulterados. Ao realizar uma análise mais detalhada, foi possível identificar o carro original, que possuía ocorrência de furto registrada em 11/01/2015. O condutor alegou que havia adquirido o carro por R$ 18 mil há cerca de 3 anos. A ocorrência foi encaminhada à Delegacia de Polícia Civil.

10 cidades baianas assinam acordo com o MDR para encerramento de lixões Foto: Divulgação

Mais 10 cidades baianas deram início ao processo para garantir a destinação adequada de resíduos. Na sexta-feira (21), o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) assinou acordos de cooperação técnica com a prefeitura de Senhor do Bonfim (BA) e com o Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Piemonte Norte do Itapicuru (CDS TIPNI), que abrange outros nove municípios. Com a medida, os entes se comprometem, a partir de agora, a encerrar seus lixões. “Esses dois atos são motivo de orgulho e de contentamento para nós. O fechamento dos lixões respeita todas as normas ambientais. Além disso, vamos ajudar a instituir a coleta seletiva, ecopontos e a cooperativa dos catadores de lixo, que deixarão de ser catadores para trabalhar com reciclagem. Com a cooperação de todos, esperamos concluir o processo como ocorreu em Itacaré, que levou em torno de seis meses”, adiantou o secretário nacional de Saneamento do MDR, Pedro Maranhão. De acordo com o Brasil 61, para o prefeito de Senhor do Bonfim, Laércio Júnior, este é um dia histórico para a cidade. "Hoje é um dia marcante na história desta importante cidade do sertão baiano. Eu, como prefeito, só tenho a agradecer à Secretaria Nacional de Saneamento pelo empenho e dedicação. Tenho certeza de que concluiremos esse projeto de encerramento em pouco tempo", afirmou. O secretário executivo do CDS TIPNI, José Antônio Cerqueira, ressaltou a importância do apoio do Governo Federal. “Só temos a agradecer. Esse projeto é importante tanto para o meio ambiente, quanto para a inclusão socioeconômica dos catadores. Existe uma preocupação clara em dar definitivamente uma solução ambiental e economicamente correta para o encerramento dos lixões”, destacou. Integram o consórcio as cidades de Andorinha, Antônio Gonçalves, Caldeirão Grande, Campo Formoso, Filadélfia, Jaguarari, Pindobaçu, Nordestina e Ponto Novo, além de Senhor do Bonfim, que optou em fazer o processo de encerramento do lixão de forma separada.

Dia do idoso é comemorado com café da manhã, palestras e dinâmicas em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O Dia do Idoso foi celebrado no Clube Social de Brumado através de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania, através do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), e o Conselho Municipal do Idoso. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, a psicóloga Fátima Guines, que palestrou no evento, disse que a terceira idade é uma fase de viver melhor e com mais experiência. “Acho fantástico”, afirmou, defendendo a importância de se movimentar para manter o corpo ativo. Coordenadora do Creas Chico Xavier, Letícia Brida falou que a ação pensada em conjunto por toda a rede visa valorizar o idoso. “Pensamos nessa ação com muito carinho porque nada mais justo do que celebrar o idoso com um dia de muita diversão, amor e trocas”, relatou. O idoso Manoel Santos, 78 anos, participou ativamente da confraternização. Ele fez questão de agradecer a organização do evento pelo momento de alegria e descontração. “Precisamos viver alegres e sem reclamar. Tem que ser animado que nem eu”, aconselhou.

Barra do Choça: Cafeicultores recebem consultoria em certificação de produção orgânica Foto: Divulgação/Sebrae

Cooperativismo, cuidado com o meio ambiente, agricultura familiar, desenvolvimento econômico. Esses são os pilares da Cooperbac, Cooperativa Mista dos Cafeicultores de Barra do Choça e Região. Com 323 associados, a cooperativa tem visto, por meio de ações em parceria com o Sebrae, a qualificação das unidades produtivas ao longo dos últimos meses. A Cooperativa surgiu em 2007 a partir do desejo dos cafeicultores locais de comprar insumos em conjunto e conseguir vender os produtos a um preço justo. Joara Oliveira, presidente da Cooperbac, lembra do início da organização e reconhece que, mesmo após 15 anos, os valores permanecem. “Por meio de diversas ações estamos conseguindo diminuir a presença do atravessador para aumentar a rentabilidade do produtor. Os principais focos tem sido cuidar do meio ambiente, manter o jovem no campo, a tradição familiar e acreditar que a questão econômica é uma consequência desses cuidados”, enfatiza a presidente. Joara reforça que nessa trajetória parcerias como a do Sebrae foram importantes para qualificar as unidades produtivas. “Hoje temos estufas, despolpadores, conhecimento. Tudo feito por meio de um plano de negócios elaborado pelo Sebrae, que é seguido rigorosamente pela cooperativa para alcançarmos as metas descritas. Conseguimos qualificar nossa agroindústria, os produtores aumentaram a rentabilidade. Pessoas que não ganhavam nem um salário mínimo, hoje ganham o valor de quatro, cinco e conseguem colocar os filhos para estudar. Isso é valioso demais pra gente”, destacou a presidente. O próximo passo da parceria é a aplicação da consultoria de certificação de produtos orgânicos e adequação à regulamentação da produção orgânica no Brasil, na qual 13 produtores serão atendidos. O objetivo é apoiar os produtores na melhoria do processo produtivo, agregar competitividade com sustentabilidade e incentivar à qualidade e melhoria contínua de forma responsável. Para Mônica Rizério, analista técnica do Sebrae, as consultorias devem proporcionar melhoria da comercialização da produção e aumento de renda dos cooperados. “A parceria Sebrae – Cooperbac mostra a preocupação dessa cooperativa em melhorar o nível de conhecimento dos produtores rurais acerca do processo de produção orgânica levando a cooperativa e seu cooperados à possibilidade de acessarem novos mercados, promovendo, assim, a competitividade e a sustentabilidade do segmento de orgânicos no estado da Bahia”, ressaltou a analista. Para a presidente da cooperativa, que já tem cafés orgânicos em circulação, qualificar mais produtores fortalece a cafeicultura local. “A qualificação dos produtores é importante porque não adianta termos uma agroindústria de última tecnologia, se os produtores não estão aptos a trazer um produto de qualidade para a praça. Temos visto que os produtores reunidos em cooperativa conseguem melhorar o trato cultural até a comercialização”, concluiu Joara Oliveira.

Caetité: Homem morre após cair de motocicleta na BR-122 Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Um homem de 53 anos, identificado como Janilson de Brito Oliveira, morreu no sábado (22), após cair da motocicleta que pilotava na BR-122, trecho do município de Caetité, a 100 km de Brumado. Segundo informou a 94ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) ao site Achei Sudoeste, Janilson conduzia sua motocicleta, quando sofreu a queda e morreu no local. O óbito foi confirmado por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). O local foi isolado até a chegada do Departamento de Polícia Técnica (DPT). O corpo de Oliveira foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) em Guanambi. Brito era morador da Fazenda Tanque do Governo, zona rural de Caetité.

Mulher acusa marido de cortar seus cabelos com faca e cárcere privado em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Uma mulher de 20 anos procurou a delegacia de Brumado, na última quinta-feira (20), para registrar um boletim de ocorrência (BO), contra seu marido, um homem de 30 anos. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, a mulher declarou para a polícia, que tem um relacionamento de seis anos com seu companheiro, mas conturbado e sofrendo agressões há muito tempo. O casal tem um filho de 5 anos. Durante o registro do BO na 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin), a jovem declarou que ficou trancada dentro de casa por três dias, sendo vítima de maus tratos. De acordo com ela, teve seus cabelos cortados pelo seu companheiro com uma faca. A mulher ainda relatou que seu marido tentou contra a sua vida e a de sua mãe. A vítima ainda relatou que seu companheiro teria pego o seu filho e fugido da residência, sem nenhuma explicação. A mulher pediu proteção, já que teme pela própria vida e a de sua mãe, após o marido ter dito que mataria toda a sua família. O caso está sendo investigado pela Polícia Civil.

Roberto Jefferson troca tiros com Polícia Federal e agente é baleado Foto: Reprodução/Instagram

Um agente da Polícia Federal foi baleado pelo ex-deputado Roberto Jefferson (PTB) durante o cumprimento de mandado de prisão, neste domingo (23/10) na casa do ex-paralamentar, em Levy Gasparian, no Rio de Janeiro. Ainda não se sabe a gravidade dos ferimentos do policial. As informações são do Metrópoles. Jefferson usou câmeras do circuito interno de segurança para monitorar a movimentação da equipe formada por três agentes, que estavam na porta de sua propriedade. Assim que a viatura parou na frente do portão, o ex-presidente nacional do PTB passou a filmar a tela da TV que transmitia as imagens. Irritado, Jefferson afirmava que não iria se entregar e decidiu abrir fogo contra a viatura. O parabrisas foi estilhaçado pelos disparos.

Médicos baianos participam de maratona de cirurgias com robôs Foto: Divulgação

Médicos de todo o Brasil participaram de uma maratona de cirurgias feitas por robôs no tratamento contra o câncer neste sábado, 22/10. O evento de robótica, foi promovido pelo Imaturo Falke, do Paraná. Cirurgiões de dez estados brasileiros foram convidados, além de especialistas do Chile e dos EUA. O coordenador do Instituto Baiano de Cirurgia Robótica (IBCR), Nilo Jorge Leão, lidera equipe de urologia baiana, única representante do estado. Outros dois integrantes do IBCR participam do time: o cirurgião ginecológico, Marcos Travessa, e o coloproctologista, Ramon Mendes. Juntos eles realizaram, na sexta-feira, 21/10, uma cirurgia para o tratamento da endometriose. As cirurgias com a plataforma robótica, foram transmitidas simultaneamente pela internet para mais de oito mil médicos, do Brasil, EUA e Chile. Enquanto os profissionais faziam os procedimentos no hospital, especialistas comentavam cada movimento do robô. A equipe chefiada por Nilo Jorge contou com a participação do urologista Leonardo Calazans e da instrumentadora Daniela Vieira, numa nefrectomia para o tratamento de câncer de rim. O procedimento aconteceu no Hospital Mater Dei, do qual Nilo Jorge é coordenador do serviço de urologia. Para o urologista que coordena o Núcleo de Uro-Oncologia do Hospital Santo Antônio (Obras Sociais Irmã Dulce) participar desse evento foi uma oportunidade única. “Foi a primeira vez que pude realizar uma cirurgia, ao vivo, com transmissão internacional com um potencial de alcance para 8 mil médicos, de todo o mundo, com o canal aberto no YouTube. Foi extremamente gratificante saber que eu posso colocar a Bahia no nível de grandes centros mundiais. Nós realizamos uma cirurgia para tratamento de um câncer renal de altíssima complexidade, dispondo de toda a tecnologia existente no mundo para realizar esse tipo de procedimento, como o uso de Firefly, indocianina verde, ultrassom intra-corpóreo. Aqui na Bahia, nós exercemos uma medicina com o mesmo primor que renomados centros nacionais e internacionais, como o Albert Einstein e hospitais de New York. Sem falar da minha satisfação de poder ajudar a minha paciente com um tratamento diferenciado e curativo, com grandes chances de cura e perspectiva de alta hospitalar em 24 horas para retornar às suas atividades habituais”, ressalta Nilo Jorge. O cirurgião, também chefe do serviço de urologia do Hospital Municipal de Salvador, foi o responsável pela primeira cirurgia pediátrica assistida por robô na Bahia e já acumula mais quase 700 cirurgias robóticas realizadas sendo uma das maiores experiências do país.

Lagoa Real: Família de Maria Laura, de 3 meses, faz apelo a Rui Costa por vaga em UTI Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Cardiopata, a bebê Maria Laura, de 3 meses, moradora da cidade de Lagoa Real, a 80 km de Brumado, está em estado grave aguardando ser transferida para uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) na capital do estado para seguir seu tratamento. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, Maria já ficou internada em Salvador por quase dois meses, após alta médica, teve algumas recaídas e precisou ser hospitalizada novamente. Nos últimos dias, Laura precisou ser encaminhada para o hospital duas vezes. Atualmente a bebê está internada no Hospital Geral de Guanambi (HGG) uma vaga em UTI especializada. De acordo com a sua família, até o momento, a regulação ainda não aceita. Através das redes sociais, diversas pessoas compartilharam um card e marcaram o governador da Bahia, Rui Costa (PT), na expectativa de uma intervenção junto a Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) para salvar a vida da criança. Até o momento, a vaga ainda não foi liberada.

Arquivo