Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
fechar

Aneel anuncia bandeira tarifária verde para dezembro Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou hoje (25) a manutenção da bandeira tarifária verde no mês de dezembro para as contas de luz dos consumidores conectados ao Sistema Interligado Nacional (SIN). Com isso, não haverá cobrança extra na conta de luz pelo oitavo mês seguido. A justificativa da agência é que as condições de geração de energia no país estão boas. “Com a chegada do período chuvoso, melhoram os níveis dos reservatórios e as condições de geração das usinas hidrelétricas, as quais possuem um custo mais baixo. Dessa forma, não é necessário acionar empreendimentos com energia mais cara, como é o caso das usinas termelétricas”, afirmou a Aneel, em nota.

Três pessoas foram presas por falso testemunho durante júri popular em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Três pessoas foram presas por falso testemunho durante júri popular realizado no Fórum juíza Leonor da Silva Abreu na última sexta-feira (28) em Brumado. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, na pauta estava um homicídio ocorrido em 21 de março de 2012 no bairro Baraúnas. Durante o julgamento, as testemunhas faltaram com a verdade quando questionadas sobre o que sabiam sobre o homicídio. No final do julgamento, as testemunhas foram interrogadas e foram presas pela Polícia Militar após determinação do juiz Genivaldo Alves Guimarães. Os detidos foram apresentados na Delegacia Territorial de Brumado. O réu, foi condenado a 17 de prisão.

Após decisão judicial, eleição de sindicato de delegados da Bahia é adiada Foto: Divulgação/PC

As eleições para diretoria do Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado da Bahia (ADPEB) foram adiadas, após decisão da Justiça. O pleito ocorreria nesta sexta-feira (25), mas foi suspenso por conta de uma ação da chapa de oposição, que foi impedida de concorrer pela comissão eleitoral da entidade. Segundo o delegado Jesus Pablo Barbosa, candidato de oposição à presidência do sindicato, integrantes da comissão eleitoral apontaram possíveis irregularidades em sua chapa. No entanto, segundo apontou a decisão judicial, os responsáveis por organizar a eleição eram integrantes da outra chapa inscrita no processo. “Eles alegaram que dois integrantes da nossa chapa estariam com problemas associativos e por isso indeferiram a chapa por completo, sendo que o Estatuto fala apenas da inelegibilidade dos candidatos que se encontram nessa situação. Depois do indeferimento a gente descobriu que três integrantes da comissão eleitoral, bem como o atual presidente, que os indicou, integravam a chapa que passaram a divulgar como sendo a única a concorrer”, disse o delegado Jesus Pablo Barbosa, agora candidato à presidência da ADPEB. Por conta disso, a chapa que teve o registro negado entrou com ação que foi acatada pelo juiz substituto George James Costa Vieira, da 1ª Vara Civil e Comercial de Salvador, que ainda fixou uma multa de R$ 10 mil em caso de descumprimento. A entidade, que atualmente é presidida pelo delegado Fábio Lordelo, chegou a recorrer da decisão inicial, publicada no dia 18 deste mês, mas o Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) manteve a suspensão da eleição. O g1 entrou em contato com a ADPEB para comentar a decisão, mas até a publicação desta reportagem não recebeu respostas. Na última quarta-feira (23), foi nomeada uma nova comissão eleitoral. A partir disso, foi definida uma nova data para as eleições, que acontecerão no 19 de dezembro, com locais de votação em Salvador, Barreiras, Seabra, Vitória da Conquista, Juazeiro, Eunápolis e Santo Antônio de Jesus.

Brumado: Corte no orçamento deixará pasta da agricultura engessada em 2023, diz CMDRS Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Para o Orçamento de 2023, a prefeitura de Brumado cortou mais de R$ 4 milhões dos recursos para a Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Recursos Hídricos. O presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS), Márcio Aguiar, vê o corte com muita tristeza. Ao site Achei Sudoeste, ele disse que o valor estabelecido pela administração não atende as necessidades da pasta, que inclui três importantes eixos, de forma satisfatória. “O que gera sustentabilidade, economia e riqueza no município é a agricultura familiar. É quem coloca o alimento na mesa da sociedade. Se o campo não planta, a cidade não janta”, afirmou. Para Aguiar, o Município precisa pensar em uma política estruturante para o meio rural, a qual atenderia a construção de cisternas, açudes, barreiros e barragens, bem como a implantação de um programa municipal de assistência técnica e extensão rural para orientar os pequenos produtores. Diante da redução significativa de recursos para a pasta, Márcio acredita em uma reviravolta na Câmara de Vereadores no que se refere ao projeto.

Brumado: Moradores revoltados com estrutura de ponte que acumula lama das chuvas Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Moradores da comunidade do Barreiro Branco, na zona rural de Brumado, estão muito preocupados com as condições precárias da ponte que liga o local ao Distrito de Umburanas, bem como dá acesso à sede do município. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, a moradora Poliana Silva contou que a única providência da prefeitura foi colocar novamente uma terra vermelha sobre a cabeceira da ponte. “A ponte está deslizando muito. A água desceu e acabou inundando a ponte novamente. Não vemos nem a laje da ponte direito”, afirmou. Segundo ela, a situação está um verdadeiro perigo para quem trafega pelo local diariamente. “A ponte está inundada. A laje está cedendo. Fiz o vídeo, coloquei nas redes sociais, mas, até agora, não apareceu ninguém. Estamos muito revoltados”, disse. Muitos pais sequer deixaram que os filhos fossem para a escola no transporte escolar por conta do medo da ponte cair a qualquer momento.

Mãe e filha morrem após carreta desgovernada invadir residência em Ituaçu Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Uma tragédia foi registrada na tarde deste domingo (27), na cidade de Ituaçu, a 98 km de Brumado, na região da Chapada Diamantina. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, uma carreta desgovernada invadiu uma residência na Praça Sete de Setembro. Mãe e filha que estavam no imóvel foram atingidas e morreram no local. As vítimas fatais foram identificadas como Daniela Caíres Barbosa, 24 anos, e Júlia Sophia Barbosa, 08 anos.

Mãe e filha morrem após carreta desgovernada invadir residência em Ituaçu Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

De acordo com testemunhas, outras duas casas foram atingidas e três pessoas ficaram feridas, sendo encaminhadas para o Hospital Municipal de Ituaçu. A 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) foi acionada e isolou o local. Com a ajuda de populares, os corpos foram retirados dos escombros. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) realizou a perícia. Os corpos serão encaminhados para o Instituto Médico Legal (IML) em Brumado. O caso será investigado pela Polícia Civil de Ituaçu.

Mãe e filha morrem após carreta desgovernada invadir residência em Ituaçu Foto: Reprodução/Facebook

Em 29 de março deste ano, Daniela chegou a postar em suas redes sociais, um pedido ao prefeito de Ituaçu, Phellipe Ramonn Gonçalves Brito (PSD), para que providências fossem tomadas para que novos acidentes não fossem registrados no local. Na postagem, ela cobrou o que havia sido prometido pelo gestor municipal. Barbosa alertou para futuros acidentes no local. “Estamos correndo risco de morte e o senhor prefeito não toma atitude. Tenha mais amor pelo povo de Ituaçu já que faz tantas promessas”.

PM é condenado a seis anos de prisão por matar homem dentro de bar em Feira de Santana Foto: Diego Macedo/TV Subaé

Um policial militar foi condenado a seis anos de prisão em regime semiaberto, na noite de sexta-feira (25), por matar um homem dentro de um bar, em Feira de Santana, a 100 km de Salvador, em 2013. A decisão cabe recurso. De acordo com o G1, o caso aconteceu na Avenida Maria Quitéria, no bairro Brasília, no dia 10 de novembro de 2013. Segundo a denúncia do Ministério Público da Bahia (MP-BA), Conforme a denúncia do Ministério Público, um casal discutia no estabelecimento, quando a mulher se desequilibrou e esbarrou no policial, identificado como Samuel Santos Freitas, 43 anos, que observava a briga. O condenado teria dado um murro em Wendel Santana dos Santos, de 36 anos, que devolveu o soco. Em seguida, o PM atirou no pescoço da vítima, que morreu no local. O júri ocorreu no Fórum Desembargador Filinto Bastos e foi presidido pela juíza Márcia Simões. O PM recebeu o direito de recorrer da decisão, por causa de alguns requisitos, entre eles o de não ter respondido a outro processo criminal.

Primeira PM trans da Bahia quer ser inspiração para pessoas LGBTQAPN+ Foto: Reprodução/G1

Mesmo sem imaginar que faria história ao se tornar a primeira mulher trans da Polícia Militar da Bahia, a soldado Kim Villanelle Lima, 39 anos, não esconde um grande desejo: inspirar, através da sua história, outras pessoas da comunidade LGBTQIAPN+ a seguir os seus sonhos. Natural do bairro da Queimadinha, no município de Feira de Santana, e lotada na 64ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Feira de Santana), Kim Lima detalha, esperançosa, que o exemplo de sua história possa ser responsável para que as pessoas desenvolvam a sua resistência. “Eu resisti e resisto todos os dias e espero que a minha história possa, de alguma forma, ajudar. É fundamental que elas leiam, se informem, porque o conhecimento em nossa vida é extremamente importante”, disse ao G1. A soldado, que ingressou na PM em 2014, após prestar o concurso no ano de 2012, na época no gênero masculino, sexo designado ao nascer, passou pelo processo de transição, ao longo dos anos, já inserida na corporação, e conta, admirada, que o maior acolhimento que recebeu foi dos colegas de farda. “Diante de tanta coisa que passei na minha vida, do bullying e agressões físicas que sofri, eu passei a não ter mais medo de gente e me surpreendi com a recepção acolhedora dos colegas de turma e comandantes. Considero a instituição como sendo a minha segunda casa”, contou. Representação importante na corporação, Kim Lima é estudante de Direito na Universidade Federal de Feira de Santana (Uefs), e lembra que, para seguir os sonhos, basta encarar de frente os medos. “Não tenham medo. Se você ver que isso é o sonho de sua vida e ele é possível para fazer de você uma pessoa melhor, mesmo com medo, nunca desista”, concluiu.

Corpo de homem é encontrado em carro incendiado no norte da Bahia Foto: Blog Geraldo José

O corpo de um homem foi encontrado em um carro incendiado na madrugada deste sábado (26), na cidade de Juazeiro, no norte da Bahia. Segundo a Polícia Civil, o dono do veículo está desaparecido, mas a confirmação da morte dele só será feita após a realização do exame de DNA. Segundo a Polícia Civil, o carro é do motorista por aplicativo Alan de Matos Miranda, de 27 anos. De acordo com o G1, a vítima saiu para trabalhar na sexta-feira (25) e tinha combinado de buscar a esposa no trabalho por volta das 22h, mas não apareceu no local. O caso é investigado pela Polícia Civil. O carro foi encontrado em chamas, por volta das 0h30, no distrito industrial de Juazeiro. Equipes da 74ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) foram acionadas para apoiar bombeiros que controlaram o incêndio. O carro ficou completamente destruído. Não há mais informações sobre a causa do incêndio.

Dono de chácara é morto a tiros após ter propriedade invadida em Barreiras Foto: Ivonaldo Paiva/Blog do Braga

O dono de uma chácara foi morto a tiros dentro da propriedade na sexta-feira (25), na zona rural de Barreiras, no oeste da Bahia. Segundo a Polícia Civil, o caseiro do local foi rendido com as mãos e pernas amarradas. De acordo com o G1, o carro da vítima foi roubado pelos autores do crime. De acordo com a polícia, dois homens, ainda não identificados, abordaram o caseiro, por volta das 6h. A dupla perguntou ao funcionário se tinha alguma chácara para vender na região da comunidade de Mata Verde, onde fica a chácara. Um dos homens pediu água e nesse momento aproveitou para entrar na casa. Em seguida, ele pegou uma arma e com a ajuda do comparsa prendeu o caseiro no quarto. Os suspeitos começaram a vasculhar a casa, procuraram por armas de fogo e aguardaram a chegada do dono da chácara, identificado como Alex Aragão da Silva, que chegou ao local por volta das 10h. Ao perceber a situação, Alex Aragão tentou brigar com a dupla, que conseguiu imobilizá-lo e depois o matou. Após a execução, os fugiram com o carro da vítima.

Mulher é resgatada de cárcere privado no município de Jequié Foto: Divulgação/PM

Uma mulher de 34 anos foi resgatada após ser mantida em cárcere privado em uma casa com grades em Jequié, no sudoeste da Bahia. Segundo a Polícia Militar, ela sofria agressões do marido, que está foragido. O flagrante aconteceu na sexta-feira (25) e foi feito através da Operação Ronda Maria da Penha (ORMP). A operação recebeu a denúncia da Defensoria Pública, parceira da unidade na Rede de Proteção à Mulher Vítima de Violência. De acordo com a polícia, a vítima não denunciou o agressor porque ele seria envolvido com o tráfico de drogas na região. A PM ainda confirmou que o homem tem passagem pela polícia por venda de drogas. A vítima solicitou a expedição de uma medida protetiva de urgência contra o agressor e foi incluída na rede de proteção da PM.

Covid-19: Bahia registra casos da subvariante BQ.1, diz Sesab

A BQ.1, nova subvariante do coronavírus, foi identificada em cidades baianas pelo Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen-BA). A informação foi divulgada pela Secretaria da Saúde (Sesab) neste sábado (26). De acordo com a secretaria, a linhagem BQ.1 foi identificada em 41 das 128 amostras coletadas entre os meses de outubro e novembro. Os materiais que continham a subvariante são provenientes dos municípios de Salvador, Candeias, Conceição do Coité, Dias D’Ávila, Euclides da Cunha, Ilhéus, Lauro de Freitas, Mairi, Porto Seguro, Ruy Barbosa, São Sebastião do Passé e Simões Filho. Ainda segundo o órgão, os casos de Covid-19 aumentaram nestes municípios. Não há informações sobre o estado de saúde dos pacientes. Para escolha das amostras para o sequenciamento e análise, foram adotados como critérios suspeitas e/ou contatos de variantes de preocupação e variantes de interesse informados pela vigilância; surtos, tripulantes de navio, casos que evoluíram para óbitos; casos de Covid-19 que se agravaram rapidamente; amostras com alta carga viral; além de pacientes com diagnóstico positivo para SARS-CoV-2 com histórico de viagem para região de circulação de variantes de atenção.

Argentina vence o México no Lusail e mantém chance de classificação na Copa do Mundo Foto: Ian MacNicol/Getty Images

Com uma certa dose de sufoco, a Argentina venceu o México por 2 a 0 neste sábado (26), no Lusail Stadium, pela segunda rodada da Copa do Mundo do Catar. Os gols foram marcados por Lionel Messi e Enzo Fernández. Com o resultado, a Albiceleste soma os primeiros três pontos e segue com chances de classificação no Grupo C. O México, por sua vez, só tem um ponto. Após um primeiro tempo sem boas chances para os dois lados e um início de segundo tempo truncado, a Argentina conseguiu tomar a frente do placar graças a genialidade do seu camisa 10. Aos 19 minutos, Messi recebeu na entrada da área e finalizou rasteiro, sem dar chances para Guillermo Ochoa. Aos 42, veio o segundo gol. Enzo Fernández fez uma boa jogada individual no lado esquerdo da grande área e finalizou colocado, mais uma vez colocando Ochoa em maus lençóis. As duas equipes voltam a jogar na próxima quarta-feira (30), às 16h. A Argentina enfrenta a Polônia no 974 Stadium, enquanto o México volta ao Lusail para enfrentar a Arábia Saudita.

Com dois de Mbappé, França bate a Dinamarca e garante ida às oitavas da Copa Foto: Reprodução/TV Globo

Atual campeã, a França está garantida no mata-mata da Copa do Catar. Na tarde deste sábado (26), no 974 Stadium, a equipe de Didier Deschamps bateu a Dinamarca por 2 a 1, avançou aos seis pontos no Grupo D e confirmou a sua passagem às oitavas de final. Os azuis foram felizes com dois gols de Mbappé, enquanto Christensen descontou. Os franceses iniciaram o jogo criando oportunidades para marcar. Aos 20 da primeira etapa, Rabiot aproveitou cruzamento de Dembelé para grande defesa de Schmeichel. Com 29, Koundé finalizou e a bola rebateu em cima da defesa. Três minutos depois, o goleiro dinamarquês salvou um chute de Griezmann com o pé. A rede começou a balançar pra valer no segundo tempo. Aos 15 da etapa final, Mbappé trocou passes com Theo Hernández e finalizou com o pé direito para o gol. Só que a Dinamarca não deixou barato. Quando o relógio marcava 22, Andersen desviou cruzamento e Christensen completou para igualar o marcador. Aos 41 da segunda etapa, gol da França. Após um cruzamento açucarado de Griezmann, Mbappé apareceu para completar e garantir os três pontos. A França termina a sua tabela na primeira fase contra a Tunísia na próxima quarta-feira (30), às 18h, no Education City Stadium. No mesmo dia e horário, dentro do Al Janoub, a Dinamarca enfrenta a Austrália.

Polônia vence Arábia Saudita e lidera grupo C Foto: Divulgação/Fifa

A Polônia venceu a Arábia Saudita por 2 a 0 na manhã de hoje (26), no estádio Education City, em jogo válido pela segunda rodada da fase de grupos da Copa do Mundo do Qatar. De acordo com o Uol Esporte, o placar do confronto foi construído com gols de Zielinski e Lewandowski, e com a Arábia desperdiçando um pênalti. Essa foi a primeira vez que o camisa 9 balançou as redes em uma Copa. Com o resultado, os comandados de Czeslaw Michniewicz se tornaram os líderes do Grupo C, com quatro pontos somados, e respiram aliviados após a vitória, que aumentou suas chances de se classificar para a próxima fase. Do outro lado, os sauditas caíram para a vice-liderança da chave, com três pontos, mas ainda seguem com a possibilidade de chegar ao mata-mata. Os outros integrantes do Grupo C, Argentina e México, se enfrentam hoje, às 16h (de Brasília). Na última rodada, a Polônia volta a campo para enfrenta os argentinos e a Arábia Saudita vai jogar contra os mexicanos. Ambas as partidas acontecem na próxima quarta-feira (30), às 16h (de Brasília).

Austrália bate Tunísia com gol de Duke e se mantém viva na Copa do Mundo Foto: Divulgação/Fifa

Após ser goleada pela França na primeira rodada, a Austrália se recuperou e se mantém viva na Copa do Mundo. Com uma vitória por 1 a 0 sobre a Tunísia, neste sábado (26), os “Socceroos” assumiram a vice-liderança do Grupo D da competição, com três pontos. O gol foi marcado por Duke. Ainda há um jogo por fazer nessa segunda rodada da chave, entre França e Dinamarca, às 13h, no Estádio 974, que pode mudar a tabela de classificação. Para a Austrália perder a vice-liderança, os dinamarqueses precisam vencer os atuais campeões mundiais. Com apenas um ponto, a Tunísia se complicou, já que enfrenta a França na última rodada, na próxima quarta-feira (30), às 12h, na Cidade da Educação. A Austrália encara a Dinamarca na última rodada, no mesmo dia e horário, no Al Janoub.

Inglaterra e EUA empatam sem gols e deixam Grupo B da Copa aberto Foto: Elisa/Getty Imges

O encontro entre Inglaterra e Estados Unidos na Copa do Catar acabou zerado na tarde desta sexta-feira (25). Dentro do estádio Al Bayt, em Al Khor, os times até criaram, mas ficaram no 0 a 0 em jogo válido pela segunda rodada do Grupo B. O jogo foi marcado por boas chances para as duas equipes na primeira etapa. A melhor oportunidade dos americanos surgiu aos 32 minutos, quando Pulisic finalizou e acertou o travessão da baliza defendida por Jordan Pickford. Já os ingleses ficaram muito próximos da rede com Sterling, que finalizou de fora da área para grande defesa de Turner no minuto 45 da etapa inicial. No segundo tempo, a partida marcada por jogadas promissoras se tornou um jogo duro, com escassez de chances para os dois times. Com isso, a rede não balançou e cada um somou mais um ponto nessa segunda rodada. A Inglaterra, com 4 pontos, segue liderando o grupo B e volta a jogar na próxima terça-feira (29), às 22h, contra Gales no Ahmed bin Ali Stadium. Já os EUA, no mesmo horário, encaram o Irã no Al Thumama. Todas as equipes possuem chances de classificação.

Jovem cai do segundo andar de um prédio residencial na cidade de Brumado Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Na última terça-feira (22), uma jovem de 20 anos caiu do segundo andar de um prédio residencial em Brumado. O acidente aconteceu na Rua Luiz da Gama, nas proximidades do CEEP, no Bairro Novo Brumado. A jovem caiu de uma altura de 3 metros e teve apenas arranhões pelo corpo. A polícia foi acionada, mas a vítima não quis atendimento médico. O registro foi feito na delegacia de Brumado. Segundo a polícia, o namorado dela, de 19 anos, também sofreu ferimentos ao pular para tentar resgatar a jovem. Aos policiais, amigos do casal disseram que eles consumiam bebida alcoólica quando a jovem resolveu dançar em cima da mesa que ficava na área de serviço. Ela teria se desequilibrado e caído em cima do telhado de um galpão, que fica ao lado do prédio.

CDL de Brumado realizará assembleia geral no dia 15 de dezembro Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Brumado realizará Assembleia Geral Ordinária no dia 15 de dezembro de 2022, no auditório da entidade. O evento terá início a partir de 17h. Na oportunidade, serão deliberadas decisões sobre as eleições para o triênio 2023/2025. Todos os associados, ou procuradores devidamente constituídos, estão convocados para participar da assembleia. O presidente Manoel Messias salientou que os ausentes serão obrigados a aceitar o que for deliberado durante o evento. 

Holanda e Equador empatam e Grupo A da Copa fica aberto Foto: Divulgação/Fifa

Tudo aberto no Grupo A da Copa do Mundo. Nesta sexta-feira (25), Holanda e Equador empataram em 1 a 1, no estádio Internacional Khalifa, e a decisão sobre quem se classifica ficará para a última rodada. O Catar, lembrando, foi eliminado da competição, já que não pontuou e, portanto, não pode mais alcançar os dois. Os gols da partida foram marcados por Gakpo e Enner Valência. O equatoriano é o artilheiro da competição, com três gols. Ambos dividem a liderança do Grupo A, com quatro pontos cada e dois gols de saldo. O Senegal, que venceu o Catar mais cedo, aparece na terceira colocação, com três pontos. Os anfitriões amargam a lanterna, sem pontuar. A última rodada acontece na próxima terça-feira (29), às 12h. Holanda e Catar se enfrentam no Al Bayt, enquanto Equador e Senegal duelam no Internacional Khalifa. Os três primeiros colocados lutam por duas vagas.

Futebol Solidário promove dia de autógrafo com Ronaldo Angelim em Brumado Foto: Reprodução/Coluna do Fla

Em parceira, o Futebol Solidário e a FlaBrumado promoveram um dia de autógrafo com o ex-jogador de futebol Ronaldo Angelim na cidade de Brumado. O evento especial acontecerá neste sábado (26), na Praça Coronel Zeca Leite, a partir de 9h. À frente da FlaBrumado, Cristiano Dias convidou todos os torcedores, desportistas e a população em geral para prestigiar o ex-jogador, que atuou como zagueiro do Flamengo. Ao site Achei Sudoeste, Dias lembrou que o ex-atleta ajudou o clube a conquistar o Campeonato Brasileiro em 2009. “Será uma oportunidade ímpar para nós brumadenses a presença dele aqui nesse Futebol Solidário”, destacou. Após a manhã de autógrafos, todos irão para o Estádio Gilberto Cardoso, onde terá início o Futebol Solidário. Para participar da iniciativa social, basta doar um 1 kg de alimento não perecível. As doações serão entregues, posteriormente, a famílias carentes no município.  “Estamos chegando no mês do natal e tem muita gente passando fome. Precisamos ajudar quem mais precisa”, completou.

Consumidor tem até o dia 30 para negociar dívidas com bancos

Alguns bancos oferecem parcelamento, outros, descontos no valor da dívida ou taxas de juros reduzidas para refinanciamento, conforme sua política de crédito. O compromisso dos bancos no mutirão é ofertar condições especiais para ajudar o consumidor a equilibrar o orçamento e organizar suas finanças. Podem ser negociadas dívidas no cartão de crédito, cheque especial, crédito consignado e demais modalidades de crédito contraídas de bancos e instituições financeiras, que estejam em atraso e não possuam bens dados em garantia. Caso o consumidor tenha interesse em participar, ele deve acessar a página do mutirão criada especialmente para esta ação. Ali, ele encontrar um link para o Registrato, sistema do Banco Central por meio do qual é possível acessar, entre outros, o Relatório de Empréstimos e Financiamentos (SCR), que contém a lista de dívidas em seu nome perante as instituições financeiras. As dívidas podem ser negociadas de duas maneiras: diretamente com o banco e instituição financeira ou por meio do portal ConsumidorGovBr. Pelo portal, o consumidor deve apresentar uma proposta de negociação à instituição credora. O banco tem o prazo de 10 dias para analisar a solicitação e apresentar uma proposta. Na página do mutirão o consumidor também encontra conteúdo exclusivo sobre educação financeira e pode conectar-se gratuitamente com a Plataforma Meu Bolso em Dia FEBRABAN, desenvolvido por especialistas financeiros e da psicologia econômica. O tradicional Mutirão Nacional de Negociação de Dívidas e Orientação Financeira é uma iniciativa conjunta da Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN), Banco Central do Brasil, Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e Procons de todo o país para ajudar o consumidor negociar suas dívidas bancárias e reequilibrar suas finanças.

Corrida e passeio ciclístico marcam Novembro Azul em Brumado neste final de semana

No próximo sábado (26), às 16h, a Pedalada Novembro Azul será realizada em Brumado como parte da campanha de prevenção e combate ao câncer de próstata. Ao Achei Sudoeste, o atleta Marco Aurélio, organizador do evento, disse que o objetivo da mobilização é despertar a sociedade para a importância de cuidar da saúde através da atividade física e dos exames preventivos. Qualquer pessoa, esportista ou não, pode participar da corrida e do passeio ciclístico. A saída é da Igreja Matriz e o destino final é a Praça Coronel Zeca Leite, em um total de 4 km. “Pegue seu tênis, sua bicicleta, vai ser um ritmo muito leve e agradável. Chegando lá, a própria equipe estará promovendo exercícios físicos e diversas atividades. Também haverá entrega de brindes”, destacou. O evento está sendo promovido por um grupo de empresas do segmento esportivo. 

Senegal desencanta na Copa do Mundo e vence Catar por 3 a 1 Foto: Divulgação/Fifa

Senegal venceu o Catar por 3 a 1 na manhã de hoje (25), no estádio Al Thumama, em jogo válido pela segunda rodada da fase de grupos da Copa do Mundo de 2022. De acordo com o Uol Esporte, o placar do confronto foi construído com gols de Boulaye Dia, Diédhiou e Bamba Dieng, para os africanos, e Muntari, para os qataris. Isso reflete o que foi a partida, que teve amplo domínio dos senegaleses durante o confronto, mas a seleção do Oriente Médio também deu trabalho na segunda etapa. Com o resultado, os comandados de Aliou Cissé encostam no segundo colocado do Grupo A, o Equador, e seguem alimentando a esperança de conseguir se classificar para a próxima fase. Do outro lado, os anfitriões, que ainda não pontuaram na competição, praticamente dão adeus à Copa do Mundo, diminuindo consideravelmente suas chances de chegar ao mata-mata. Esta é a primeira vitória de uma seleção africana neste Mundial da Fifa. Na primeira rodada, Camarões, Marrocos, Tunísia, Gana e os senegaleses não conseguiram somar três pontos. Os outros integrantes do Grupo A, Holanda e Equador, se enfrentam hoje, às 13h (de Brasília). Na próxima rodada, o Catar volta a campo para enfrenta os holandeses e o Senagal vai jogar contra os sul-americanos. Ambas as partidas acontecem na próxima terça-feira (29), às 12h (de Brasília).

Caetité: Banco Mundial avalia modelo de abastecimento de água gerido por associações Foto: Divulgação/CAR

Os resultados do modelo de abastecimento de água em comunidades rurais da Bahia, geridos pelas Centrais de Associações Comunitárias para Manutenção de Sistemas de Saneamento, foram apresentados nesta terça-feira (22), em Caetité, a 100 km de Brumado, para um grupo formado por representantes do Banco Internacional de Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD/Banco Mundial) e da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR). Com a gestão das Centrais de Associações Comunitárias de Jacobina, Seabra e Caetité, já foram realizadas 23.361 novas ligações e 165 sistemas novos ou recuperados. A iniciativa é financiada pelo Governo do Estado, por meio do projeto Bahia Produtiva. O grupo visitou um dos sistemas, localizado na comunidade Lagoa do Maciel. O diretor-presidente da CAR, Wilson Dias, destacou a importância da ação. "As famílias aqui atendidas se somam às quase 30 mil famílias de toda a Bahia que passaram a ter água de forma permanente graças a esse sistema", pontuou. O especialista sênior em água e saneamento pelo Banco Mundial, Alfonso Alvestegui, avalia que o projeto não investiu somente na parte de infraestrutura, mas também na gestão dos serviços, na contribuição das atividades sociais e no envolvimento da comunidade. 

Arquivo