Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
UBS promove dia D da campanha de prevenção ao câncer de mama em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Unidade Básica de Saúde (UBS) Dr. Newton Alves de Castro, no Bairro das Flores, em Brumado, realizou nesta quarta-feira (19) o Dia D da campanha Outubro Rosa, de prevenção ao câncer de mama. Cerca de 130 mulheres compareceram à unidade para realização dos exames preventivos. A enfermeira Adriana Áurea informou ao site Achei Sudoeste que as expectativas de adesão à campanha foram superadas. “É muito gratificante. O público foi acima do esperado, excedeu até o nosso espaço físico. O Outubro Rosa é justamente pra isso: sensibilização, conscientização não só da prevenção, como também do diagnóstico precoce”, afirmou. 

UBS promove dia D da campanha de prevenção ao câncer de mama em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Além das consultas e exames, o Dia D contou com ações voltadas para autoestima, palestras e sorteio de brindes. Áurea ainda reforçou a importância do autoexame para a percepção de qualquer alteração nas mamas. “Pelo menos uma vez por mês a mulher precisa observar as suas mamas. É sempre bom fazer a avalição depois que o ciclo menstrual se encerra. Devemos apalpar mamas, axilas, mamilos. Lembrando que o autoexame não substitui o exame clínico com o médico”, ressaltou. Na unidade, a dona de casa Julizete de Jesus Lima disse que todo ano faz a sua mamografia. “Temos que cuidar”, incentivou. Vale frisar que ao longo do ano o serviço é oferecido nas UBSs do município.

 Filhotes de cachorros são encontrados mortos em Vitória da Conquista Foto: Reprodução/TV Sudoeste

Filhotes de uma cadela foram encontrados mortos no bairro Candeias, em Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia. Os cachorrinhos, que eram cuidados por uma protetora de animais, desapareceram na segunda-feira (17) foram encontrados na terça (18) com ferimentos no pescoço. A estudante Rivanda Bacelar é protetora de animais há quatro anos. Ela já resgatou diversos cachorros nesse período. No início de outubro, a protetora encontrou uma cadela com nove filhotes em um terreno baldio. Rivanda Bacelar levou os animais para uma casinha e cuidou deles. “Eu passei com a minhas duas cachorrinhas passeando no local e escutei esses animais chorando, gritando mesmo. Eu percebi que eram filhotinhos e a mãe estava distante olhando para eles, latindo, porque eu estava me aproximando”, disse a estudante. “Eu pedi para duas pessoas resgatarem esses animais e coloquei em uma casinha que já existia nessa localização, inclusive feita por pessoas que moram aqui”. Rivanda alimentou a mãe dos filhotes durante duas semanas. Três vezes ao dia ela ia ao local, levava comida para que a mãe dos cachorrinhos tivesse condições de amamentar, mas na segunda-feira cinco animais sumiram durante o dia e quatro a noite. O vigia do condomínio encontrou três filhotes com cortes no pescoço, dois deles em uma área de mata e outro na pista. "Os outros eu não sei o paradeiro, mas forte chances de que foram mortos infelizmente também da mesma forma", disse a cuidadora. Segundo Rivanda Bacelar, imagens de câmeras de segurança mostram o momento em que os animais de rua se aproximaram do local onde os filhotes estavam no momento em que eles desapareceram. A suspeita é de que eles tenham sido mortos por outros cachorros. Rivanda Bacelar afirmou que cuidadores fazem um trabalho importante na comunidade, mas sem o suporte do poder público fica impossível solucionar a situação. “Estamos exaustos, cansados estamos adoecidos emocionalmente, fisicamente, financeiramente porque a gente tira do próprio bolso uma fortuna para alimentar diversos animais. Levantamos de manhã pensando neles e dormimos também pensando neles”, desabafou. De acordo com o G1, a prefeitura local ainda não se manifestou.

Brumado: Grade de boca de lobo mal instalada gera transtornos na Rua Ruy Barbosa Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na Rua Ruy Barbosa, no Bairro Novo Brumado, em Brumado, uma boca de lobo mal instalada tem causada prejuízos para quem circula no local. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Marcos dos Santos disse que todo carro que passa na via engancha na boca de lobo, que está mal colocada. Ele pediu que o poder público tomasse providências urgentes para corrigir o problema. “A boca de lobo cede e o carro engancha. A gente sempre ajuda a desenganchar”, relatou. O tráfego de veículos no local é intenso e o problema tem afetado os motoristas.

Setor de serviços cresce pelo quarto mês seguido e opera acima do nível pré-pandemia Foto: Elza Fiúza/Agência Brasil

A demanda no setor de serviços aumentou pelo quarto mês consecutivo, com ganho acumulado de 3,3% nesse período. De acordo com os dados da Pesquisa Mensal de Serviços, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), agosto registrou crescimento de 0,7% no volume da procura, quando comparado ao mês de julho. Na série anterior, o aumento identificado foi de 1,3%. De acordo com o Brasil 61, o responsável do IBGE pela pesquisa, Luiz Almeida, contextualiza essa sequência de resultados positivos. “A última vez que isso havia acontecido foi no ano passado, quando chegamos a cinco meses no campo positivo entre abril e agosto. No mês anterior, o setor estava 1,5% abaixo do pico da série e, em agosto, ele se aproxima ainda mais, ficando no ponto mais próximo desse nível desde novembro de 2014”, explica o analista. Com isso, o setor opera 10,1% acima do nível pré-pandemia, registrado em fevereiro de 2020, e fica apenas 0,9% abaixo do maior patamar da série histórica, alcançado em novembro de 2014. Três das cinco atividades pesquisadas acompanharam o resultado positivo do índice geral. Entre elas, os destaques foram as de outros serviços (6,7%) e de informação e comunicação (0,6%). No mês anterior, o volume do setor de outros serviços havia caído 5,0%. “Esse resultado positivo vem após uma queda, o que não é incomum especialmente no setor de serviços financeiros auxiliares, que teve maior influência sobre esse avanço e também sobre a retração do mês anterior”, destaca Almeida. Os serviços financeiros auxiliares incluem corretoras de títulos, consultoria de investimentos e gestão de bolsas de mercado de balcão organizado. Essa alta na procura pelo setor de serviços também foi sentida no recorte estadual. Na passagem de julho para agosto, o volume de serviços de 18 das 27 unidades da federação se expandiu. Os maiores impactos vieram de São Paulo (1,6%), seguido por Distrito Federal (5,0%), Minas Gerais (1,0%) e Rio de Janeiro (0,5%). A empreendedora Silvia Helena, do setor alimentício e de eventos no DF, já sente as mudanças. "Após essa pandemia, o comércio tá voltando ao normal. Bom, normal assim, dos 3 últimos meses pra cá, os antigos clientes estão procurando eventos, não deixando de ser com o preço mais acessível, né?”, observa. Por outro lado, o Paraná (-7,1%) exerceu a principal influência negativa, seguido por Goiás (-3,4%) e Rio Grande do Sul (-1,1%). Quando comparado a agosto do ano passado, o volume do setor de serviços cresceu 8,0%, 18ª taxa positiva seguida nesse indicador. Entre as cinco atividades, a principal influência veio de transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (13,6%), setor impactado pelo aumento da receita das empresas de transporte rodoviário de cargas, rodoviário coletivo de passageiros, aéreo de passageiros, entre outros.

Tentativa de homicídio é registrada no Bairro Mercado em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Por volta de 19h30 desta quarta-feira (19), a guarnição do Pelotão de Emprego Tático Operacional (Peto) foi solicitada para averiguar uma tentativa de homicídio na Rua 2 de Julho, no Bairro Mercado, em Brumado. Segundo informou a 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) ao site Achei Sudoeste, no local, a polícia constatou que o autor havia fugido. Em seguida, dirigiu-se até o Hospital Municipal, para onde a vítima tinha sido levada. A família então informou aos policiais que o autor estava nas adjacências da unidade de saúde. Com isso, a guarnição retornou ao local e conseguiu localizar o indivíduo, sendo este conduzido para a delegacia para adoção das medidas cabíveis.

Caminhão com ração tomba e destrói carro de diretor de escola em Castro Alves Foto: Reprodução/TV Bahia

O carro do diretor de uma escola ficou totalmente destruído após o veículo ser atingido pela carga de um caminhão, que tombou na frente do colégio na manhã desta quarta-feira (19). O caso aconteceu na cidade de Castro Alves, no recôncavo da Bahia. Ninguém ficou ferido. Segundo informações de testemunhas, o carro do diretor estava estacionado no momento do acidente. O caminhão transportava ração para galinhas. Após ficar danificado, o carro precisou ser removido do local com a ajuda de um trator. Não há detalhes sobre o que motivou o motorista do caminhão a perder o controle da direção do veículo.

Fórum Eleitoral de Brumado realiza cerimônia de preparação das urnas para o 2º turno Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A cerimônia de preparação das urnas eletrônicas para o segundo turno das eleições aconteceu nesta quarta-feira (19), no Fórum Eleitoral de Brumado. Ao site Achei Sudoeste, o Chefe do Cartório Eleitoral de Brumado, Ígor Araújo, explicou que, neste momento, as urnas são transitadas para o segundo turno de modo a reconhecer os candidatos que estão aptos para votação. “É um procedimento que segue a mesma dinâmica do primeiro turno. Ele tem etapas de auditoria e verificação de integridade dos sistemas para garantir que tudo ocorrerá de modo transparente, justo e liso e que nossos eleitores terão as suas vontades respeitadas através das urnas”, destacou. Araújo disse que a expectativa é que, nesse segundo turno, a votação transcorra mais rapidamente, tendo em vista que há apenas os cargos de presidente e governador para escolha do eleitor. No primeiro turno, foram cinco cargos em disputa. “Cada eleitor deve demorar cerca de 1 minuto na cabine de votação”, estimou. Doze técnicos de urna, além da equipe do cartório, participaram da cerimônia, que pode ser acompanhada por qualquer pessoa interessada. 

Eleições 2022: Datafolha aponta empate técnico entre Lula e Bolsonaro no 2º turno Foto: Divulgação

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o atual presidente Jair Bolsonaro (PL) estão empatados tecnicamente no limite da margem de erro no segundo turno da disputa presidencial, de acordo com o novo levantamento do instituto Datafolha, publicado na noite desta quarta-feira (19). Lula aparece com 49% das intenções de novo, mantendo o percentual da pesquisa anterior, enquanto Bolsonaro oscilou positivamente de 44% para 45%. Brancos e nulos somam 4% da preferência, enquanto 1% se diz indeciso diante do cenário. Considerando apenas os votos válidos, quando se exclui os indecisos, nulos e brancos, Lula aparece com 52% da preferência dos brasileiros, contra 48% de Bolsonaro. O Datafolha entrevistou 2.912 pessoas em 181 municípios brasileiros, entre os dias 17 e 19 de outubro. A margem de erro é de 2%, para mais ou para menos, com índice de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-07340/2022.

Mãe não comparece a reuniões e filhos são proibidos de entrar em escola de Dom Basílio Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Uma mãe da cidade de Dom Basílio, a 54 km de Brumado, denunciou nesta quarta-feira (19) que seus três filhos foram proibidos de entrar na escola onde estudam na comunidade de Barra do Bernardo, zona rural do município. Segundo disse ela para a Rádio Portal FM, a proibição ocorreu depois de não comparecer às reuniões realizadas pela unidade. A mesma alegou que não tem comparecido às reuniões de pais e mestres porque tem síndrome do pânico e ansiedade e não se sente bem em ambientes com muitas pessoas. Mesmo com a interferência do Conselho Tutelar, a direção da unidade não teria aberto mão de liberar a entrada dos alunos sem que os pais compareçam à escola. Em comunicado, o órgão disse que esta é a medida que a escola encontrou para que os pais participem da vida escolar dos filhos. Já a Secretaria de Educação do município informou que o que tem acontecido é que muitos pais estão negligenciando a educação dos filhos, sem qualquer participação na vida escolar das crianças e adolescentes. “O que a escola quer é a presença do pai ou mãe”, declarou a pasta, negando que os alunos estejam sendo proibidos de entrar em sala de aula.

Triciclo elétrico da Dona Noélia faz sucesso pelas ruas de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O triciclo elétrico da dona de casa Noélia Guimarães, 72 anos, tem feito muito sucesso nas ruas de Brumado. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Noélia contou que o veículo é totalmente elétrico, recarregado através de uma bateria. O triciclo custa cerca de R$ 6 mil e pode ser encomendado através da internet ou na Shopping Bike. “Tem uns dois meses que estou com ele. Facilita muito meu dia a dia. Inventei comprar e está dando certo”, disse. Noélia recomenda o veículo para idosos, cadeirantes e qualquer pessoa interessada em um meio de transporte leve e prático. “É levinha, prática, tem ré, três velocidades... muito cômodo. Estou amando”, afirmou.

Mulher é detida com Porsche roubado comprado por R$ 40 mil em Alagoinhas Foto: Divulgação/PRF

Uma mulher foi detida nesta terça-feira (18), em Alagoinhas, com um carro importado roubado no estado de São Paulo que foi adquirido por um valor muito abaixo do mercado. Policiais realizavam fiscalização de combate ao crime no Km 101 da BR-101, quando abordaram um Porsche/Cayenne, de cor branca, com placas do Paraná. Na condução do veículo estava uma mulher de 54 anos, residente em Itapecerica da Serra (SP). Inicialmente, foram solicitados os documentos de porte obrigatório para uma consulta detalhada. Em seguida, os PRFs realizaram uma vistoria no Porsche e constataram que alguns sinais de identificação do automóvel estavam adulterados. Em consulta aos sistemas, foi veículo portava placas clonadas e possuía uma ‘queixa’ de roubo, registrada no estado de São Paulo. A condutora afirmou para a equipe da PRF que o carro é de propriedade do irmão dela e foi comprado por R$ 40 mil. De acordo com a tabela fipe, o valor atual do veículo gira em torno de R$ 150 a 200 mil. Dada às circunstâncias, a mulher foi encaminhada à Delegacia de Polícia Civil e poderá responder por receptação de veículo roubado. A PRF alerta que a compra de veículos sem documentação e com o valor muito abaixo do mercado, já demonstram fortes indícios de irregularidades na compra e venda.

Caetité: Jair Bolsonaro anuncia que trecho II da Fiol atinge 58% de execução Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Nas redes sociais, o presidente e candidato à reeleição, Jair Messias Bolsonaro (PL), divulgou que o Trecho II da Ferrovia de Integração Oeste Leste (Fiol), entre as cidades de Caetité e Barreiras, atingiu 58% de execução. São 2,1 mil pessoas trabalhando na obra e 201 km de trilhos implantados. O trecho é construído pelo Governo Federal, através do Ministério de Infraestrutura. “Crescimento para a economia dos municípios por onde a ferrovia passa. Além disso, o empreendimento será um importante corredor de escoamento de grãos do oeste baiano e vetor de desenvolvimento para a região”, escreveu Bolsonaro.

Mais de 110 crianças morreram por Covid na Bahia, diz Sesab

De acordo com os dados divulgados pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), cerca de 1.700.826 casos de Coronavírus já foram registrados no estado desde o início da pandemia. Desse número, 73.736 ocorreram em crianças menores de 9 anos. Até o momento, 114 crianças, nesta mesma faixa etária, já perderam a vida em decorrência da doença. “O Brasil é o segundo país em mortes de crianças por Covid. As crianças adoecem menos e a forma geralmente é menos grave, mas podem fazer quadros respiratórios graves como os adultos. Tem uma forma tardia que ocorre na infância que é a síndrome inflamatória multissistêmica que também é grave e pode levar à morte. Isto justifica a vacinação para crianças”, destaca a infectologista Ceuci Nunes. Apesar de ser incomum, a especialista explica que a síndrome inflamatória multissistêmica costuma ser preocupante. “[A condição] é uma resposta inflamatória sistêmica exagerada que ocorre de duas a quatro semanas após a infecção pelo SARS-CoV-2, rara, mas que pode levar à morte de crianças. Tem um quadro clínico muito variado e a maioria precisa de UTI”, salienta Ceuci. Ainda segundo a Divep-BA, 637 pessoas estão infectadas com a doença na Bahia. Salvador segue liderando como o município que apresenta maior número de ocorrências, com 376 casos ativos, seguido de Itabuna, com 111, e Lauro de Freitas, com 82. Na última sexta-feira (14), dia em que foi divulgado o boletim epidemiológico mais recente, com registros feitos até as 17h, 306 novos casos foram confirmados na capital baiana, o que retrata uma taxa de crescimento de +0,02%. Ainda não se tem um balanço de quantos desse número são crianças. A taxa de ocupação total dos leitos já chega a 13% na Bahia, que tem 85% das Unidades de Terapia Intensiva (UTI) também ocupadas. Em Salvador este cenário não é muito diferente. Dos 195 leitos disponibilizados para adultos, 39 estão em uso e restam apenas 3 vagas na UTI. Para os pequenos, do total de 145 leitos da enfermaria pediátrica disponíveis no estado, 9 estão ocupados, restando apenas 10% dos leitos vagos. Na parte da UTI pediátrica, a média de 6% de ocupação se mantém: 7 dos 125 leitos estão em uso. Já na capital baiana, a taxa de ocupação está em 10% e 8%, respectivamente, para a enfermaria pediátrica e para a UTI pediátrica.

Homem acusado de fazer ameaças de atentado contra escolas de Guajeru é detido Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Nesta terça-feira (18), policiais da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) detiveram um homem de 30 anos acusado de fazer ameaças de atentado contra escolas do município de Guajeru, a 63 km de Brumado. As informações acerca do suposto atentado teriam sido compartilhadas em grupos de WhatsApp. Em contato com as unidades de ensino da cidade, os policiais foram informados de que, temendo pela segurança dos alunos, vários responsáveis retiraram os filhos das escolas. Após a denúncia, o suspeito foi localizado e detido. Segundo a polícia, o homem sofre com transtorno psicológicos e se apresentou bastante violento. Ele negou as acusações, mas foi conduzido à delegacia de Rio do Antônio para adoção das medidas cabíveis. 

Polícia procura homem acusado de espancar companheira em Barreiras Foto: Reprodução/TV Oeste

Um homem acusado de espancar a companheira em Barreiras, no oeste baiano, segue procurado pela polícia nesta quarta-feira (19). Marcelo Geovane Rossi, sem idade informada, é investigado pela Delegacia de Atendimento à Mulher (Deam) do município após agredir a companheira Beatriz Souza Barreto, de 30 anos. Na última segunda-feira (17), o acusado desferiu vários golpes no rosto e na cabeça da mulher. Após as agressões, a vítima foi levada para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e depois encaminhada para o Hospital do Oeste. Ela segue internada na unidade de saúde nesta quarta. Ao Bahia Notícias, parceiro do Achei Sudoeste, a delegada titular da Deam em Barreiras, Marília Matos, informou que já havia uma medida protetiva em favor da mulher, já que o homem era conhecido por ter um temperamento agressivo. “Em junho deste ano, ela relatou o caso e foi autorizada uma medida protetiva em favor dela. No entanto, houve um pedido dele [acusado] de que ela retirasse o pedido, situação que foi até feita por ela, mas não autorizada pela Justiça”, relatou a delegada. Ainda segundo a delegada, o foragido também já teve problemas com um irmão, com registro na polícia por ameaças, o que explicaria o comportamento agressivo. O espancamento cometido na segunda ocorreu na frente de um filho do casal, de oito anos.

Prefeitura controla incêndio em lixão na cidade de Basílio Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em nota enviada ao site Achei Sudoeste, a secretária de meio ambiente de Dom Basílio, Edite Caíres, se pronunciou a respeito do incêndio registrado no local destinado ao descarte de lixo no município (veja aqui). No documento, a prefeitura reiterou o compromisso com a gestão adequada dos resíduos sólidos e destacou que faz parte dos planos da secretaria o investimento em políticas públicas de educação ambiental e ampliação dos espaços de infraestrutura para adequação do aterro sanitário. Sobre o incêndio, a secretária disse que as denúncias da queima irregular de resíduos têm sido recorrentes e que essas ações estão sendo causadas de maneira criminosa. “Mediante as denúncias que chegaram à secretaria cautelosamente respeitando os trâmites legais e exercendo o seu poder de polícia ambiental, tem investigado quem é o agente causador de tal dano. Existem suspeitas, porém, ainda não identificado”, informou. O foco de incêndio foi controlado e uma equipe da prefeitura está realizando adequações no terreno para melhor atender o despejo de lixo urbano que é depositado diariamente no local. Diante do fato, a prefeitura garantiu que os agentes ambientais seguirão com os processos investigativos até que sejam identificados os infratores, contra os quais serão abertos os procedimentos administrativos cabíveis na esfera municipal e criminal, com as devidas sansões penais.

Câmara de Dirigentes Lojistas divulga vagas de emprego e estágio em Brumado

A Câmara de Dirigente Lojistas (CDL) acaba de divulgar uma nova relação de vagas de emprego em Brumado. Desta vez, há vagas para esteticista com salário de R$1.212,00 + plano odontológico + comissão. Os requisitos são estar cursando ou ser formado (a) na área. O período de trabalho é de segunda à sexta, de 8h às 12h e de 14h às 18h. Também há vagas para estágio em vendas e atendimento. É preciso estar cursando nível médio, técnico ou superior. O salário é de R$ 550. As atividades consistem em atendimento e utilização de sistemas informatizados. O período de estágio é de segunda à sexta, de 7h às 12h e de 14h às 18h. Para estágio como repositor/estoquista, é necessário estar cursando nível médio, técnico ou superior. O salário é de R$ 550 e as atividades consistem em controle de estoque, atendimento e reposição de mercadorias. O período de atuação é de segunda à sexta, de 7h às 12h e de 13h às 18h. Por fim, para estágio como auxiliar administrativo, é preciso estar cursando nível médio, técnico ou superior. A bolsa estágio é de R$ 660. As atividades incluem auxiliar de sala, auxiliar de disciplina, aplicação de provas e atendimento geral. O período é de segunda à sexta, de 7h às 12h (flexibilidade de horário). Os interessados devem encaminhar currículo para o e-mail [email protected] com o assunto “nome da vaga”. Maiores informações (77) 99864-5069 - WhatsApp.  

MP recomenda instalação de centros de reabilitação para deficientes em Guanambi Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O Ministério Público Estadual (MPE), por meio da promotora de Justiça Tatyane Miranda Cayres, recomendou ao prefeito Nilo Coelho (UB) e ao secretário de saúde de Guanambi, a 141 km de Brumado, que estabeleçam um cronograma para a implantação de três centros especializados de reabilitação destinados ao atendimento de pessoas com deficiência física e auditiva. A previsão está na Lei Municipal 1.325/2020, que criou o programa de reabilitação da pessoa com deficiência física e auditiva no município. A recomendação deu um prazo de 30 dias para que o Município estabeleça o cronograma e de 20 dias para que notifique o MP acerca das providências adotadas. Foi recomendado ainda que seja cumprida a previsão legal de disponibilizar, em cada centro, as modalidades adequadas ao tratamento de reabilitação. Cada unidade deverá dispor de equipe médica especializada, com médicos especialistas em clínica geral, neurologia e neuropediatria, além de profissionais das áreas de fisioterapia, fonoaudiologia e psicologia.

'Libertar a Bahia': Prefeito diz que é vital a eleição de ACM Neto para Brumado Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Em vídeo publicado nas redes sociais, o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (Sem Partido) defendeu a eleição de ACM Neto (União Brasil) para o Governo da Bahia. Segundo o gestor, consagrar Neto vitorioso no segundo turno das eleições é vital para Brumado. “Povo de Brumado e da Bahia, é muito importante o momento que vivemos para nós sufragarmos o nome do próximo governador do Estado. Lembrando que, para Brumado, é vital que Neto seja eleito”, defendeu. No vídeo, Vasconcelos acusou o atual governador, Rui Costa, de perseguir o município durante os oito anos de seu mandato, sobretudo no saneamento, no abastecimento de água, na educação e na saúde. “Sabemos que toda Bahia vem sofrendo, mas Brumado de forma especial. Precisamos dar continuidade a um governo próspero, capaz de tirar Brumado e a Bahia da situação que nos encontramos. Povo de Brumado, vamos votar em Neto, povo da Bahia, vamos libertar a Bahia”, completou.

Caixa antecipa pagamento dos benefícios Caminhoneiro e Taxista em outubro Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

A Caixa antecipou o crédito da quarta parcela dos benefícios Caminhoneiro e Taxista para esta terça-feira, 18 de outubro. Inicialmente, os valores da quarta parcela seriam disponibilizados no dia 22 de outubro. Segundo a Caixa, ao todo, cerca de 673 mil profissionais serão beneficiados. O crédito é realizado em conta poupança social digital aberta automaticamente em nome do beneficiário.  A utilização do recurso é realizada pelo aplicativo Caixa Tem, como explica a vice-presidente de Governo da Caixa, Tatiana Thomé. “O aplicativo permite a utilização do recurso por meio de serviços digitais, como o pagamento de boleto, movimentação por pix, utilização de cartão de débito virtual, tanto presencial, nas lojas presenciais, como virtualmente. E, também, pagamento com QR Code”. A movimentação dos benefícios também pode ser feita em qualquer agência do banco. O Benefício Caminhoneiro é destinado a mais de 377 mil profissionais cadastrados no Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas até 31 de maio de 2022 ou que fizeram a autodeclaração do Termo de Registro. O Programa prevê um auxílio mensal de mil reais até dezembro de 2022. O Benefício Taxista também prevê pagamento mensal aos beneficiários de mil reais até dezembro de 2022 e atende cerca de 295 mil trabalhadores. Têm direito ao benefício os motoristas de táxi registrados nas prefeituras até 31 de maio de 2022, que sejam titulares de concessão, permissão, licença ou autorização emitida pelo poder público municipal ou distrital. Para mais informações sobre o calendário de pagamento dos benefícios Caminhoneiro e Taxista, basta acessar www.caixa.gov.br.

MP apura denúncias de abuso sexual contra alunos de Colégio Militar em Conquista Foto: Reprodução;/TV Sudoeste

Alunas do Colégio da Polícia Militar (CPM) de Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado, acusam um instrutor de abuso sexual. A denúncia foi divulgada no BATV nesta terça-feira (18). De acordo com a denúncia, um Tenente da Polícia Militar, que atua no colégio como instrutor, teria usado de sua posição de poder para abusar de alunas, todas por volta de 12 anos. Conforme relatado pela mãe de uma das adolescentes, ele teria usado da patente para intimidar as jovens. Os abusos teriam sido praticados contra, pelo menos, 10 adolescentes, há cerca de 3 meses, quando os pais das meninas tomaram conhecimento. Alguns registraram a ocorrência junto à Polícia Civil. Todas as salas do colégio possuem câmeras de segurança, mas a da sala onde os abusos teriam acontecido estava com problema e não registrou a situação. O diretor do Colégio, Coronel Selmo Luiz, afirmou que foi feito um trabalho na tentativa de recuperar as imagens, porém sem êxito. Ele também garantiu que a falta das imagens não invalida as acusações feitas contra o policial militar, que foi afastado do colégio. O Ministério Público Estadual está acompanhando o caso e informou que vai pedir a abertura de um inquérito para averiguar as denúncias.

Eleições 2022: Ministro do STF autoriza transporte público de graça no 2º turno Foto: Jefferson Peixoto

O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou nesta terça-feira (18) que prefeituras e empresas concessionárias possam oferecer, voluntariamente e de forma gratuita, serviço de transporte público no dia 30 de outubro, segundo turno das eleições. Na decisão, o ministro afirma que a prática não pode levar a punição de prefeitos e gestores por crimes eleitorais ou de improbidade administrativa. Isso porque a medida tem o objetivo de viabilizar a garantia constitucional do direito de voto. Barroso deixa expresso ainda que não pode haver qualquer discriminação de posição política no serviço. Com isso, veículos públicos e ônibus escolares podem ser usados para o transporte, e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) poderá, se entender necessário, regulamentar a atuação dos municípios e empresas de transporte para coibir eventuais abusos de poder político.

Sílvia Mello leva bandeira de Brumado para novas condecorações em Portugal Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Professora, compositora e embaixadora da cultura, a brumadense Sílvia Mello viajará novamente a Portugal para, segundo ela, levar a cultura de Brumado, da região sudoeste e da Bahia ao 8º Encontro de Cultura Lusofanos. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Mello disse que o seu conto Laila, que faz parte da antologia Vozes Portuguesas, será premiado no evento como o melhor texto da coletânea. “Também o destaque cultural, que é da Academia de Letras, e o Prêmio José Saramago”, contou. Premiada em diversos segmentos, nacional e internacionalmente, Sílvia levará na bagagem a Bandeira de Brumado, que recebeu das mãos do prefeito Eduardo Lima Vasconcelos e do secretário municipal de educação, João Nolasco. A bandeira será entregue diretamente ao presidente do Núcleo Acadêmico de Letras, Diamantino Bartoli. A premiação acontece no dia 27 deste mês, na cidade de Leiria. “Quanto mais consigo projeção não é pra mim, é pra minha terra e os nossos artistas”, declarou.

Empresário é investigado por pedir que funcionárias filmem voto no oeste da Bahia Foto: Divulgação

O Ministério Público do Trabalho (MPT) informou que apura um novo caso de suposto assédio eleitoral praticado por empresário do setor do agronegócio do oeste da Bahia. Um dos crimes investigados é uma orientação para que funcionárias colocassem “o celular no sutiã” para filmar o voto na urna eletrônica e comprovar, posteriormente, que votaram conforme sua imposição. De acordo com o MPT, o órgão instaurou inquérito na segunda-feira (17) e deu dois dias para manifestação da defesa do ruralista. Foi identificada a circulação de áudios em redes sociais nos quais ele confessa uma série de atos ilegais envolvendo a coerção de trabalhadores a votar em determinado candidato à Presidência. O MPT também expediu recomendação para que ele imediatamente se abstenha de manter ou reiterar as práticas ilegais. Este é o segundo caso materializado por meio de provas que o MPT investiga nas eleições de 2022 no oeste baiano. A região é conhecida pela forte atividade de produção de commodities agrícolas e concentra propriedades rurais com intensa produção de grãos. Outros seis casos também estão sob análise do órgão, que contabiliza somente na Bahia nove denúncias de assédio eleitoral. De acordo com o MPT, no país esse número atingiu, nesta terça-feira (18), a marca de 419 casos, em um volume muito maior do que na última eleição presidencial, que ficou em 212. No novo caso em que o MPT atua, o empresário ainda é apontado como autor de áudio compartilhado largamente em redes sociais no qual conclama empregadores a “pôr para fora” quem não votar em determinado candidato, prática ilegal que ele confessa no áudio ter praticado. A procuradora Carolina Ribeiro, que atua no caso, também encaminhou ofício ao Ministério Público eleitoral com o relato dos fatos para que possa também adotar as medidas cabíveis. Apesar de ter que ser concedido o prazo, o MPT informou que já prepara modelo de termo de ajuste de conduta a ser apresentado ao autor das declarações ilegais para que seja negociado logo na primeira audiência.

Brumado: Psicóloga defende combater suicídio 'com mais abraços, atenção, empatia e família' Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Por ocasião da campanha Setembro Amarelo, de prevenção e combate ao suicídio, que é promovida ao longo de todo ano, a psicóloga Fátima Guenes disse que, com o passar dos anos, a problemática tem se tornado cada vez mais grave. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Guenes convocou as pessoas a fazerem uma reflexão sobre a importância da questão e de se debater o assunto, incentivando a valorização da vida. “A proposta da campanha é justamente despertar nas pessoas ações para valorização da vida. No Brasil, se comete muito suicídio, várias questões levam para essa possibilidade e a campanha busca valorizar a vida”, destacou. Guenes explicou que, em muitos casos, a depressão leva ao suicídio e é preciso agir preventivamente. Há poucos dias, um estudante do Ifba tirou a própria vida e deixou uma carta de despedida que comoveu a comunidade. A psicóloga avaliou que a carta era um pedido de socorro e que, infelizmente, ninguém com maior sensibilidade pode agir para impedir o ato, que exigiu planejamento. “Será que não é hora de nós, enquanto sociedade, termos relacionamentos mais profundos e significativos? Quando alguém está muito feliz ele sinaliza. No caso de uma depressão, as pessoas deveriam prestar mais atenção porque o depressivo também dá sinais. Precisamos abrir nosso coração para estarmos com os adolescentes sem sermão, com uma comunicação genuína, sem preconceitos”, alertou. Por fim, Guenes pediu que o suicídio deve ser combatido com mais abraços, atenção e empatia, desde o seio da família à escola.

Arquivo