Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
fechar

Brumado: Cartório Eleitoral esclarece cancelamentos de títulos na comarca regional Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O processo de recadastramento biométrico foi realizado na 90ª Zona Eleitoral, que engloba os municípios de Brumado, Aracatu e Malhada de Pedras, nos anos de 2017 e 2018. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o Chefe do Cartório Eleitoral de Brumado, Ígor Araújo, explicou que o processo funciona também como revisão do eleitorado. “Como nosso procedimento foi concluído em 2018, naquele momento, todos os eleitores que não compareceram ao recadastramento tiveram o seu título cancelado. Significa que, já naquela eleição de 2018, esses eleitores não puderam votar”, afirmou. Segundo Araújo, esses eleitores deveriam ter buscado a Justiça Eleitoral para regularização do título, haja vista que tiveram todo ano de 2019, parte de 2020, 2021 e 2022 para fazê-lo. Quem não procurou se regularizar até maio deste ano, permanece com o título cancelado. “Aquele eleitor que teve o título cancelado desde 2018 permaneceu cancelado. Quem não procurou a justiça nesse período permanece cancelado. A gente lamenta porque temos interesse que o máximo de pessoas participe da festa da democracia”, completou. Vale salientar que o jovem eleitor que tirou o primeiro título em 2021 e 2022 não tem dados biométricos, porém não está impedido de votar. A biometria poderá ser coletada em 2023, nesse caso, segundo Araújo.

MP faz recomendação a Itapetinga após baixa cobertura vacinal infantil Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O Ministério Público Estadual (MPE) fez recomendações ao Prefeito de Itapetinga, na última segunda-feira (24), a fim de combater a baixa cobertura vacinal infantil registrada no Município. Em 2021, a cidade vacinou apenas 19% das crianças e adolescentes com a BCG e 55,4% contra a poliomielite. A meta estabelecida pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI) é de 90%. Conforme a recomendação, o prefeito deverá, nos próximos 60, determinar que agentes de saúde realizem uma busca ativa de crianças e adolescentes no município, especialmente na zona rural, para conferir se a caderneta de vacinação desse público está em dia. Em caso de falta de algum imunizante, que seja comunicado aos pais, às autoridades sanitárias e ao Conselho Tutelar para a devida regularização. Foi recomendado, também, que a Secretaria de Educação determine às escolas da rede municipal, creches, berçários e centros de educação, que, no momento da matrícula ou de sua renovação, verifiquem a situação da caderneta de vacinação do estudante e informem os responsáveis, as autoridades sanitárias e ao Conselho Tutelar em caso de ausências. No último ano, a cidade também apresentou taxas “muito inferiores ao parâmetro do PNI” das vacinas contra o rotavírus humano (56,4%), febre amarela (47,4%) e Hepatite A (47,9%). Ao Secretário de Saúde, o documento sugere a implantação de grupos de divulgação e conscientização da importância da vacinação, com realização de palestras, cursos, seminários e divulgação domiciliar, por meio dos agentes comunitários de saúde, para atingir o público-alvo das vacinas preconizadas pelo Ministério da Saúde. Segundo o promotor de Justiça Millen Castro, um procedimento administrativo foi instaurado para acompanhar as ações da Prefeitura voltadas a cumprir o PNI. A recomendação levou em consideração o art. 14, parágrafo 1º, do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que considera obrigatória a vacinação das crianças nos casos recomendados pelas autoridades sanitária. Também foi considerada a “queda histórica na cobertura vacinal” da Bahia, a qual, segundo dados do DataSus, chegou a 50,47% no ano passado, em média total, tendo por base os imunizantes indicados no referido sistema.

Carreta de Brumado se envolve em acidente na BR-101 em Santo Antônio de Jesus Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros

O motorista de uma picape ficou preso às ferragens após um acidente entre três veículos, sendo uma carreta da cidade de Brumado, nesta quarta-feira (26), na BR-101, em Santo Antônio de Jesus, no recôncavo baiano. De acordo com o Corpo de Bombeiros, a picape bateu na lateral de uma caminhonete e, em seguida, o condutor perdeu o controle da direção e atingiu a frente de uma carreta que estava estacionada em um posto de combustíveis.

Carreta de Brumado se envolve em acidente na BR-101 em Santo Antônio de Jesus Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros

Ainda de acordo com os bombeiros, o homem sofreu lesões no crânio, além de fraturas no braço e nas pernas. Ele estava inconsciente e foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para um hospital da cidade. O motorista da caminhonete não ficou ferido. Não há detalhes sobre o que teria causado o acidente, nem se tinha alguém dentro da carreta no momento do ocorrido. Também não há informações se o trânsito foi afetado. O impacto da batida foi tão forte que a frente da picape ficou destruída, bem como parte da carreta. Já a lateral da caminhonete ficou amassada.

Bahia gerou 124.770 vagas de trabalho no ano Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em setembro, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), a Bahia gerou 15.645 postos com carteira assinada, decorrente da diferença entre 74.398 admissões e 58.753 desligamentos. Trata-se, portanto, do nono mês seguido com saldo positivo. Com este resultado, o estado passou a contar com 1.922.422 vínculos celetistas ativos, uma variação de 0,82% sobre o quantitativo do mês anterior. A capital do estado, Salvador, registrou um saldo de 4.873 postos de trabalho celetista. De responsabilidade do Ministério do Trabalho e Previdência, os dados do emprego formal foram sistematizados pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia vinculada à Secretaria do Planejamento do Estado da Bahia (Seplan). No mês, o Brasil computou um saldo de 278.085 vagas, enquanto o Nordeste registrou um ganho de 86.658 novos postos – o que representou variações relativas de 0,65% e 1,25% comparativamente ao estoque do mês anterior, respectivamente. Todas as 27 unidades federativas do país apontaram crescimento do emprego celetista em setembro deste ano. Em termos absolutos, com 15.645 novos vínculos formais, a Bahia ocupou a segunda posição na geração de postos entre os estados nordestinos no mês, atrás apenas de Pernambuco (+20.528 postos). Dentre os entes federativos, ficou na quarta colocação. Em termos relativos, com variação percentual de 0,82%, situou-se na nona posição no Nordeste e na décima quinta no país. Na Bahia, em setembro, todos os cinco grandes grupamentos de atividades econômicas registraram saldo positivo de postos de trabalho celetista. O segmento de Serviços (+7.100 vagas) foi o que mais gerou postos dentre os setores. Em seguida, Comércio; reparação de veículos automotores e motocicletas (+3.448 postos), Indústria geral (+2.393 vagas), Construção (+1.780 vagas) e Agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura (+924 postos) também foram responsáveis pela geração.

Guanambi: Caminhoneiro morre após ficar preso às ferragens em acidente na BR-030 Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Um caminhoneiro ainda não identificado morreu nesta quinta-feira (27) após ficar presos às ferragens do veículo que conduzia em um acidente na BR-030, na cidade de Guanambi, a 141 km de Brumado. Segundo informou a Superintendência Municipal de Trânsito (SMTran) ao site Achei Sudoeste, o fato foi registrado no local conhecido como “Curva do Cotovelo”. O caminhão, que estava carregado com mangas e uvas, tombou às margens da rodovia, em uma altura de 3 metros. A causa do acidente ainda é desconhecida. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e confirmou o óbito do motorista no local. O Corpo de Bombeiros atua para retirar o corpo do caminhoneiro das ferragens. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) já foi acionada para registrar a ocorrência. O fluxo de veículos é controlado pela SMTran com o suporte da Polícia Militar. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) faz o levantamento cadavérico. O corpo da vítima fatal será encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) em Guanambi.

Anvisa aprova terceiro produto de terapia avançada para tratar câncer Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o registro sanitário do terceiro produto de terapia gênica para tratamento de câncer. O Yescarta® (axicabtagene ciloleucel), fabricado pela Gilead?Sciences Farmacêutica do Brasil, é destinado ao tratamento de pacientes adultos com linfoma de grandes células B (LDGCB), recidivado ou refratário. A terapia com células geneticamente modificadas, segundo a Anvisa, tem demonstrado perfil de segurança e eficácia no tratamento de pacientes em recidiva e refratariedade para linfomas graves. “O produto aprovado é composto por células T autólogas com receptor de antígeno quimérico (CAR), projetadas para eliminar células tumorais que expressam CD19.”

Advogado brumadense questiona títulos cancelados na Bahia e em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O advogado brumadense Cleio Diniz questionou o alto número de títulos eleitorais cancelados na Bahia em razão da falta da biometria. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, ele colocou em xeque a produtividade do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA) no processo de recadastramento biométrico. “No próprio site do Tribunal Superior Eleitoral mostra que 242 municípios não terminaram a biometria. Se não terminaram como tenho 100% de títulos recadastrados na biometria? Se o TSE fala que pode ser votado sem biometria o porquê do cancelamento?”, argumentou. Na Bahia, foram mais de R$ 1.600.000 títulos cancelados. Em Brumado, foram cancelados 5 mil títulos justamente por conta da ausência da biometria. O advogado ainda questionou se os eleitores que não fizeram a biometria no prazo devido foram notificados pela Justiça Eleitoral para fazê-lo. Diniz ainda foi além afirmando que esses títulos cancelados poderiam alterar o resultado das eleições. “Esses 5 mil títulos cancelados poderiam ter alterado as últimas eleições municipais em 2020. Na esfera estadual, isso poderia ter dado outra definição nas eleições no primeiro turno, tanto para um lado quanto para outro. O cancelamento não é obrigatório, por que ele foi feito de forma unilateral pelo TRE? Por que desse cancelamento se o próprio TSE reconhece que não é necessário ter a biometria para votar? Existe algo que deve ser apurado”, reiterou. O advogado irá provocar o Ministério Público acerca do fato.

Promoção de sofás na Squaresom e Polly Móveis em Brumado

Teve início na segunda-feira (24), na Squaresom e Polly Móveis, uma superpromoção em todo estoque de sofás. São descontos de 15 a 30%, além de condições especiais de pagamento. Compre agora mesmo um sofá novinho para assistir com mais conforto os jogos da Copa do Mundo. A Squaresom fica localizada na Rua Exupério Pinheiro Canguçu, 151. O telefone é (77) 3441-3422. Já a Polly Móveis fica situada na Avenida Dr. Antônio Mourão Guimarães, 590. O telefone é (77) 3441-2093. Não perca tempo porque a promoção vale apenas até o dia 29/10.

Carreta carregada com gesso tomba na BR-030 em Caetité Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Nesta quarta-feira (26) uma carreta carregada com gesso tombou na BR-030, na cidade de Caetité, a 100 km de Brumado. As informações foram divulgadas pela Superintendência de Trânsito (SMTran) de Guanambi. Segundo informou o órgão ao site Achei Sudoeste, o acidente aconteceu no km 280, quando o motorista, ao se aproximar da curva, ouviu um barulho vindo da parte traseira do veículo. Em seguida, a carga começou a ceder e com isso a carreta veio a tombar. O motorista não sofreu ferimentos. Uma viatura da SMTran passou pelo local após o acidente, sinalizou a rodovia para evitar novos sinistros e acionou a Polícia Rodoviária Federal (PRF) para registro da ocorrência.

Deputado João Carlos Bacelar diz que chegará de surpresa em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O deputado João Carlos Bacelar (PL), o Jonga, esteve na cidade de Guanambi, na terça-feira (25), recepcionando o presidente Jair Messias Bolsonaro (PL). Questionado pelo site Achei Sudoeste se ainda pretende voltar a Brumado para fazer denúncias contra o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (Sem Partido), o parlamentar disse que sim, pois a luta continua. Bacelar ainda acusou o gestor de trabalhar contra o crescimento de Brumado. “Brumado precisa voltar a acelerar, precisa organizar as oposições ao prefeito e eu quero me inserir nessas oposições. O prefeito é descompromissado com a cidade e é uma pessoa que muda de quadrante igual biruta muda de posição no aeroporto. Eduardo é um oportunista da política”, disparou. O deputado garantiu que estará no lado oposto do gestor nas próximas eleições municipais. “Vou estar no lado oposto a ele nas eleições municipais mostrando que Brumado quer mudar”, enfatizou. O parlamentar teve o uso da Tribuna Livre na Câmara Municipal de Vereadores negado por três vezes pela presidência da casa. “Peço que a presidente da casa tenha sensibilidade política e conceda ao deputado João Carlos Bacelar o uso da tribuna, senão vou chegar um dia desses lá sem avisar”, completou.

Jerônimo lidera com quase 10 pontos à frente de Neto, diz pesquisa AtlasIntel/A Tarde Foto: Divulgação

O cenário de intenções de voto no segundo turno para o Governo da Bahia segue estável, de acordo com a nova rodada da pesquisa AtlasIntel, contratada pelo Grupo A Tarde e divulgada nesta quarta-feira (26). O candidato do PT, Jerônimo Rodrigues, lidera com 54,5% dos votos válidos, quando não são contabilizados os brancos e nulos, contra 45,5% de ACM Neto (União). Os números são próximos da última pesquisa publicada no domingo (23), quando o petista teve 54,8%, contra 45,2% do ex-prefeito de Salvador. Considerados os votos totais, Jerônimo obteve 53,2%, Neto 44,4%, enquanto votos brancos e nulos somaram 1,2%. Eleitores que não souberam responder representam 1,3%. A pesquisa contou com 2 mil entrevistas feitas em 309 municípios da Bahia entre os dias 21 e 25 de outubro. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.  O levantamento está registrado sob o número TRE-BA -03085/2022.

Caminhoneiro é autuado por falsa comunicação de crime na Delegacia de Brumado Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Na madrugada desta terça-feira (24), a Polícia Militar de Brumado foi acionada para averiguar um suposto roubo que teria acontecido na estrada que dá acesso a uma mineradora localizada na Lagoa Funda. No local, o motorista, aparentemente embriagado, informou à PM que quatro homens a bordo de um veículo branco entraram na cabine do caminhão de transporte de gás e deram voz de assalto. Segundo ele, os criminosos teriam sofrido um acidente com a carreta a 500 metros de distância. Os seguranças da mineradora não confirmaram a informação e, momentos depois, o motorista assumiu que ele próprio havia causado as avarias no veículo. O mesmo foi conduzido pelos policiais ao Hospital Municipal de Brumado, onde o médico constatou que o motorista não sofreu ferimentos. No sistema, a polícia descobriu que o caminhoneiro tinha três passagens policiais por lesão corporal culposa ao conduzir veículo automotor sob influência de álcool em dois estados diferentes. A PM optou por registrar ocorrência de trânsito e encaminhou o homem para a Delegacia Regional de Brumado, onde foi autuado por falsa comunicação de crime.

Foragido da justiça de Goiás por matar uma pessoa a tijoladas é preso no oeste da Bahia Foto: Divulgação/SSP

Um homem de 58 anos, foragido da Justiça de Goiás por homicídio, foi preso nesta terça-feira (25), no município de Riachão das Neves, oeste da Bahia. Ele teria matado a vítima a tijoladas, na cidade de Campos Belos (GO). O ano do crime não foi divulgado. Segundo a Polícia Militar, o homem é natural de Riachão das Neves e tinha mandado de prisão expedido desde março deste ano. Ele estava escondido em uma casa nas proximidades do Parque da Vaquejada. Em ação integrada com a Polícia Civil, os agentes identificaram o foragido e durante a abordagem ele confessou o crime. O homem foi conduzido até a Delegacia Territorial de Riachão do Jacuípe, e será encaminhado para o Complexo Policial de Barreiras, de onde seguirá para um presídio.

Novamente ônibus do transporte escolar se envolve em acidente na zona rural de Brumado Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Na noite da última segunda-feira (24), um ônibus do transporte escolar sofreu um acidente na região de Umburaninhas, próximo ao Distrito de Umburanas, zona rural de Brumado. Segundo informações obtidas pelo site Achei Sudoeste, os estudantes retornavam das aulas quando ouviram um barulho do lado de fora do veículo. Um dos alunos relatou que, a princípio, pensou que a roda havia se soltado. "Estava eu e meus colegas vindo da escola e a gente escutou um barulho que veio do lado de fora do veículo, pensamos até que a roda tinha se soltado. O motorista, para não descer a ribanceira, freou e bateu numa cerca, foi um susto tremendo", disse. Felizmente, ninguém se feriu. Os alunos foram transportados para casa em outro veículo. As causas do acidente ainda estão sendo investigadas. Os estudantes denunciaram que o ônibus não tem condições de trafegar. “Veículos quebrando e a gente não sabe se chega em casa no fim da noite", afirmaram. A situação já foi reportada à Secretaria Municipal de Educação, mas o problema segue sem solução.

Ruralista terá que pagar R$ 150 mil por pressão a filmar voto no oeste da Bahia Foto: Reprodução/G1

O empresário do setor do agronegócio Adelar Eloi Lutz, que mandou funcionárias colocarem “o celular no sutiã” para filmarem o voto na urna eletrônica durante as eleições, assinou um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) com o Ministério Público do Trabalho (MPT-BA), que apura o caso. O objetivo do ruralista, que atua no oeste da Bahia, era que elas comprovassem que votaram conforme imposição dele. O acordo, assinado na terça-feira (25), prevê que o homem faça uma retratação pública, reforçando o direito de liberdade de voto, além do pagamento de indenização por danos morais coletivos no valor de R$ 150 mil. O dinheiro deverá ser depositado em até 30 dias na conta do Fundo de Promoção do Trabalho Decente (Funtrad). Conforme o órgão, os recursos serão destinados para projetos que fortalecem o trabalho digno na própria região onde Adelar Eloi tem diversas propriedades de grande porte. Ele é do município de Formosa do Rio Preto. O empresário recebeu prazo de 48 horas, a contar da assinatura do termo, para publicar nas redes sociais um vídeo em que esclarece que assediar trabalhadores é uma prática ilegal. Além disso, ele deverá orientar todo trabalhador que se sentir constrangido pelo patrão a denunciar o caso ao MPT. No TAC, o ruralista se compromete a atender dez obrigações, entre as quais a de não incitar o assédio eleitoral, não ameaçar empregados que não votem em determinado candidato e não orientar o voto deles. Em caso de descumprimento, ficou estabelecida multa de R$ 50 mil por cada item descumprido. O G1 entrou em contato com o ruralista para pedir um posicionamento, mas ele não quis se manifestar sobre o caso.

Prefeito da cidade de Presidente Jânio Quadros se envolve em acidente com animal na pista Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Por volta de 19h desta terça-feira (25), o prefeito da cidade de Presidente Jânio Quadros, Lélio Alves Brito Júnior (PL), sofreu um acidente de carro na BA-623, trecho entre os municípios de Maetinga e Presidente Jânio Quadros, na região sudoeste da Bahia. O próprio compareceu ao posto da Polícia Militar Rodoviária informando sobre o acidente. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, na altura do km 623, o prefeito foi surpreendido por um animal na pista e acabou atropelando o mesmo. Houve apenas danos materiais.

PF deflagra operação contra ameaças de novos ataques em escolas de Barreiras Foto: Divulgação

A Delegacia da Polícia Federal em Barreiras, no Extremo Oeste, deflagrou na manhã desta quarta-feira (26) uma operação contra suspeitos de planejarem ataques a escolas do município. Intitulada de Apokrypha, a Operação cumpre mandados de busca e apreensão em endereços da cidade, sendo que um dos responsáveis já teria sido identificado. No dia 26 de setembro, uma estudante, de 19 anos, morreu em um ataque a tiros na escola municipal Eurides Santana, que tem gestão compartilhada com a Polícia Militar. Conforme o Bahia Notícias, parceiro do Achei Sudoeste, a ação desta quarta visa repremir atos infracionais análogos ao crime de terrorismo por meio de perfis anônimos nas redes sociais e também proferir ameaças à comunidade escolar local. A PF informou que a ação foi desencadeada após denúncia que apontou que em redes sociais acusados planejavam ataques realizados nesta semana em escolas de Barreiras com objetivo de vitimar diversas pessoas.

Bolsonaro espera votação mais expressiva no Nordeste no segundo turno das eleições 2022 Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O presidente e candidato à reeleição, Jair Messias Bolsonaro (PL), espera ter uma votação mais expressiva no Nordeste durante o 2º turno das eleições 2022. De passagem pelo município de Guanambi, a 141 km de Brumado, nesta terça-feira (25), ele disse que, comparado a 2018, quando quase não teve oportunidade de fazer campanha, obteve uma votação mais expressiva na região. Agora, com o apoio de importantes alianças políticas, o presidente acredita em melhores resultados. Segundo disse Bolsonaro ao Achei Sudoeste, se eleito, o presidente e candidato à reeleição garantiu que terá o caminho asfaltado para aprovar projetos e melhorias para a população, visto que a maior parte dos deputados e senadores eleitos são de direita. Do contrário, segundo Bolsonaro, o seu adversário terá um caminho muito diferente do que ele esperaria ou sonharia ter pela frente.

Primeiro fotógrafo de Brumado morre aos 87 anos Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

No último domingo (23), Manoel Rodrigues Miranda, primeiro fotógrafo do município de Brumado, faleceu aos 87 anos. Ele morreu de causas naturais, sendo enterrado no final da tarde. Entre as fotografias mais famosas de Manoel está a da enchente de 1969 (veja aqui). As lentes do fotógrafo registraram grandes acontecimentos do século passado e, até pouco tempo, Miranda ainda mantinha um estúdio fotográfico na Travessa Castro Alves, localizada nos fundos da Igreja Matriz. 

Casa de Roberto Jefferson tinha mais de 7 mil cartuchos de projétil Foto: Reprodução/O Globo

Após a ação que resultou na prisão do ex-presidente do PTB Roberto Jefferson no domingo, a Polícia Federal apreendeu um verdadeiro arsenal de guerra em sua residência em Comendador Levy Gasparian (RJ): mais de 7 mil cartuchos de munição compatíveis com armas como pistolas e fuzis. As informações são do Jornal O Globo. A documentação foi registrada em um auto de busca e apreensão produzido pela PF, que também identificou a apreensão de um fuzil calibre 556 usado por Jefferson para atirar nos policiais e de uma pistola 9mm. Junto ao fuzil, a PF encontrou dois carregadores com 59 cartuchos. Na ação, também foram apreendidos itens como o passaporte e o aparelho celular de Roberto Jefferson. Dentro da residência, foram encontradas diversas caixas de cartuchos para armas dos mais diversos calibres. A PF também encontrou duas armas de brinquedo, sendo elas uma pistola e um fuzil, e dois coletes à prova de bala. Do lado de fora da residência, a PF ainda apreendeu 24 fragmentos de granada que estavam espalhados na rua em frente à residência dele. O auto de apreensão indica que os fragmentos de granada encontrados na rua são provenientes dos dois artefatos arremessados por Jefferson contra os policiais. Também foram apreendidos fragmentos das munições utilizadas por Jefferson contra os policiais.

Governo Federal reconhece situação de emergência em Guanambi por causa da estiagem Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Defesa Civil Nacional reconheceu situação de emergência em mais 16 cidades do País atingidas por desastres naturais. As portarias com os reconhecimentos federais foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira (25). Dos 16 municípios, oito passam por um período de estiagem. São eles: Capoeiras, Moreilândia, Quixaba e Surubim, em Pernambuco, Guanambi, na Bahia, Boqueirão, na Paraíba, Dirceu Arcoverde, no Piauí, e Alexandria, no Rio Grande do Norte. Já Fartura do Piauí e Vera Mendes enfrentam um período de seca, que é uma ausência de chuvas mais longa do que a estiagem. São João del-Rei e Urucânia, em Minas Gerais, e Charqueadas, no Rio Grande do Sul, registraram queda de granizo. Alfenas, também em Minas Gerais, e Galvão, em Santa Catarina, foram atingidas por chuvas intensas. Por fim, Gravataí, no Rio Grande do Sul, sofreu com vendavais. De acordo com o Brasil 61, cidades em situação de emergência ou estado de calamidade pública reconhecido pela Defesa Civil Nacional estão aptas a solicitar recursos do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) para atendimento à população afetada. As ações envolvem socorro, assistências às vítimas, restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de infraestrutura destruída ou danificada. A solicitação deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Com base nas informações enviadas, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com a valor ser liberado. A Defesa Civil Nacional oferece uma série de cursos à distância para habilitar e qualificar agentes municipais e estaduais para o uso do S2iD. As capacitações têm como foco os agentes de proteção e defesa civil nas três esferas de governo.

Brumado: Apae convoca associados e contribuintes para Assembleia Geral no dia 18 de novembro Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) está convocando todos os associados e contribuintes para Assembleia Geral Ordinária, que será realizada no dia 18 de novembro, às 18h, na sede da Apae. No evento, será eleita a nova diretoria executiva, o Conselho Fiscal e o Conselho de Administração, bem como para apreciação e aprovação do relatório de atividades da gestão 2020/2022 e das contas do referido exercício. As inscrições das chapas concorrentes deverão ocorrer na secretaria da Apae até 20 dias antes das eleições.

PRF socorre macaco prego atropelado na BR-330 em Guanambi Foto: Divulgação/PRF

Nesta terça-feira (25), policiais rodoviários federais resgataram um macaco atropelado na BR-330, em Guanambi, a 141 km de Brumado. Os policiais faziam ronda na altura do quilômetro 248 quando visualizaram o macaco prego ferido às margens da rodovia. O animal estava com um ferimento no fêmur e na cabeça. Ele foi imobilizado e levado na viatura até um Hospital Veterinário, que se dispôs a oferecer tratamento veterinário ao macaco. A ocorrência também contou com o apoio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente. Após os primeiros socorros, o macaco foi encaminhado para o Cetas, onde deverá continuar o tratamento de saúde até sua reabilitação total e devolução ao habitat natural.

Moradores debatem impactos da Bahia Mineração em Licínio de Almeida Foto: Divulgação

Prestes a completar um mês de interdição da BA-156 em Licínio de Almeida, a 148 km de Brumado, moradores das comunidades de Brejo, Barreiro, Louro, Boiada, Riacho Fundo, São Domingos e Taquaril dos Fialhos, junto ao Movimento pela Soberania Popular na Mineração (MAM), realizam, nesta segunda-feira (24), uma manifestação e Assembleia Popular para discutir os impactos da mineração e do escoamento de minério na região. A concentração ocorreu na Praça da Prefeitura, a partir das 7h. De acordo com o Bahia Notícias, parceiro do Achei Sudoeste, os manifestantes, que ocupam a rodovia desde o dia 26 de setembro (veja aqui), denunciam que a utilização da via por parte da mineradora não foi devidamente discutida entre o poder público e a população, de forma que esta não soube dos impactos que o escoamento de minério poderia trazer. Os participantes da ocupação da BA-156 exige o asfaltamento imediato do trecho utilizado para o carregamento de minério, e que seja realizada uma audiência pública para avaliar os impactos causados pela atividade da empresa, contemplando, inclusive, a análise e o acompanhamento da situação da bacia hidrográfica da região que, segundo os moradores e o MAM, tem sofrido enormes consequências, como a redução do nível dos rios e poços e o assoreamento causado pelas modificações que a empresa fez na estrada. O estopim da ação foi a recusa do diálogo da BAMIN com as famílias e a morosidade do poder público em discutir as reivindicações da população, que reivindica ainda um maior investimento na agricultura familiar, atividade que sustenta centenas de famílias da região, além de uma política de empregos que contemple a população do município, para além dos poucos empregos temporários que a empresa gera.

Colégio Getúlio Vargas oferta oficinas empreendedoras para estudantes em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em Brumado, o Colégio Estadual Getúlio Vargas está oferecendo uma série de oficinas para alunos e ex-alunos da rede estadual. Diretor da unidade, Ramon Dutra Lobo disse que as oficinas fazem parte do programa Bahia: Estado Voluntário, que é uma iniciativa do Governo do Estado. Ao site Achei Sudoeste, Dutra explicou que a ideia é capacitar e ensinar um ofício aos alunos. São várias oficinas: xadrez, capoeira, culinária, robótica, violão e percussão. “É uma gama bem bacana, que auxilia na formação não só do aluno, mas também é uma opção até profissional. É uma oportunidade bem bacana pra quem quer aprender algo além da base educacional comum”, afirmou. Os interessados devem comparecer à escola com os documentos pessoais para se inscrever. Serão dois meses de curso. As aulas terão início no começo de novembro. Para o próximo ano, segundo o diretor, as oficinas serão estendidas.

Arquivo