Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
Salvador: Discussão entre bandas Psirico e Samba Trator termina com briga de músicos em palco Foto: Reprodução/TV Bahia

Uma discussão entre os músicos e as equipes das bandas Psirico, liderada pelo cantor Márcio Victor, e Samba Trator terminou com uma briga generalizada e troca de agressões em cima de um palco, na tarde de domingo (16). O caso aconteceu durante o Samba da Feira, em Salvador. De acordo com o empresário da banda Samba Trator, a discussão começou depois que músicos tentaram cumprimentar o cantor Márcio Victor. Um produtor do artista teria afastado a equipe com rispidez, o que motivou o desentendimento. Ainda segundo o empresário, Márcio Victor não teria se envolvido na briga. O G1 tentou em contato com a assessoria da banda Psirico, mas ainda não obteve retorno. Imagens gravadas pelo público mostram a confusão em cima do palco. Nas gravações, os músicos aparecem discutindo entre si e se empurrando em cima do palco. Em determinado momento, eles trocaram socos e chutes. Dois dos homens carregaram pedestais, que são barras de metal, e agrediram um ao outro. Vários músicos caíram no chão durante a confusão e parte dos equipamentos ficaram destruídos, como um monitor que foi pisoteado. O público vaiou a situação. Não há detalhes sobre quantas pessoas ficaram feridas. Por causa da confusão, a banda Samba Trator não se apresentou. A organização do evento pediu desculpas pelo episódio. O Samba da Feira é um projeto realizado aos finais de semana na Feira de São Joaquim para fortalecer o ritmo e a cultura afrobrasileira.

Bolsonaro tem 51,2% dos votos válidos contra 48,8% de Lula, diz pesquisa Foto: Agência Brasil

O presidente e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), lidera em intenções de voto para o segundo turno, de acordo com a pesquisa do Instituto Veritá divulgada no domingo (16). Segundo o levantamento, Bolsonaro tem 51,2% dos votos válidos contra 48,8% de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Já na pesquisa estimulada, Bolsonaro também está à frente. O atual presidente aparece com 48,7% dos votos, enquanto Lula tem 46,4%. Nesse cenário, 2,6% dos entrevistados disseram que vão votar em branco ou anular o voto. Já 2,3% não responderam. A pesquisa ouviu 5.528 eleitores em 219 municípios brasileiros das 27 unidades da Federação, entre 11 e 15 de outubro. O nível de confiança é de 95% e a margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o n.º BR-04850/2022. O levantamento foi feito por iniciativa do próprio instituto de pesquisas.

Cozinha Industrial atenderá demandas das Escolas em Tempo Integral em Brumado Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

A Prefeitura Municipal de Brumado está construindo uma cozinha industrial para atendimento das demandas das Escolas em Tempo Integral. No local, serão produzidas todas as refeições das unidades de ensino. Segundo a prefeitura, as obras já estão bastante adiantadas. A cozinha funcionará no espaço do antigo Derba, complexo que também abriga o Restaurante Popular, no centro da cidade.

7 pessoas morrem em acidente com 4 carros em Ouro Preto Foto: Reprodução/G1

Duas crianças morreram em uma batida envolvendo quatro carros na BR-356, na altura do quilômetro 88, em Ouro Preto, na Região Central de Minas Gerais. As vítimas tinham 2 e 7 anos. Quatro adultos também morreram no local e uma pessoa, que não teve a idade divulgada, morreu durante atendimento médico. De acordo com o G1, o acidente foi na noite deste domingo (16). Segundo o comandante da 2ª Companhia de Bombeiro Militar, em Ouro Preto, as vítimas estavam presas às ferragens. Mais oito pessoas foram socorridas e encaminhadas para a Santa Casa da cidade. Uma delas morreu. Testemunhas afirmaram aos militares que o acidente poderia ter sido causado por uma ultrapassagem. Por volta das 23h a rodovia foi liberada nos dois sentidos.

Familiares encontram homem de 33 anos morto em Jacaraci Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Na noite do último sábado (15), a Polícia Militar foi acionada para acompanhar uma ocorrência na Fazenda Pau Ferro dos Britos, na zona rural de Jacaraci, a 172 km de Brumado. Segundo informou a 94ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) ao site Achei Sudoeste, um homem de 33 anos, identificado como Edimarcio Tavares Pereira, foi encontrado por familiares pendurado em uma árvore próximo de sua residência com uma corda no pescoço. Ele estava desaparecido desde às 5h. O local foi isolado até a chegada do Departamento de Polícia Técnica (DPT) para remoção do corpo. O copo de Pereira foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) em Guanambi. A Polícia Civil investiga o caso.

Lacen tem 29 diagnósticos positivos de varíola dos macacos após início de testes na Bahia Foto: Divulgação

O Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen/Ba) identificou 29 diagnósticos positivos de varíola dos macacos (monkeypox) a partir de 9 de setembro, quando a unidade estadual iniciou a análise de amostras da doença. Ao todo, o laboratório já recebeu 881 amostras. Antes, as avaliações eram feitas pelo Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo, com intermediação do Lacen. Segundo a diretora do Lacen, Arabela Leal, com diagnóstico feito no próprio estado há maior celeridade na entrega do resultado. Em meses anteriores a setembro, os testes chegaram a demorar um mês para análise final. O Lacen trabalha hoje com diagnóstico das amostras em até cinco dias. Além do tempo, a proximidade regional dá mais segurança ao processo, diminuindo risco de acondicionamento ou extravio da amostra. “O envio de amostra de um lugar para outro era de 48h a 72h, isso quando não tinha nenhum feriado, [depois disso, ao chegar no laboratório de outro estado] houve amostras que levaram mais de 30 dias [para liberar o resultado]. Conosco, começou com prazo de seis dias por causa do volume, mas agora estamos em torno de 5 dias”, afirma. Neste mês, o Lacen recebeu 237 amostras. Destas, apenas sete positivaram. Agosto e setembro tiveram o maior número de amostras: 952 e 1069, respectivamente, com e 54 e 70 positivos. A média de positividade gira em torno de 5,7% a 6,5%. A diretora alerta que, além dos números do Lacen, laboratórios particulares e fora do estado continuam fazendo diagnóstico das amostras para a varíola dos macacos, portanto, o número total é maior do que o divulgado pela unidade. Além disso, o Lacen não coleta o material - isto é de responsabilidade de unidades básicas de toda a Bahia -, o laboratório recebe a amostra e analisa por biologia molecular conforme protocolo indicado pelo Ministério da Saúde (MS). Na Bahia, 116 casos da monkeypox foram confirmados pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab). 1.650 foram descartados, enquanto há 39 suspeitos e 24 prováveis. Dos casos confirmados, 78 (67,24%) são de Salvador, seis (5,17%) de Feira de Santana e quatro (3,45%) de Conceição de Feira. Mais 19 municípios completam a lista com menos de três casos. O estado não registrou mortes pela doença.

PRF prende foragido da justiça no dia do seu aniversário na BR-116 em Planalto Foto: Divulgação/PRF

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu, neste sábado (15), um homem foragido da justiça. A prisão ocorreu após abordagem a um veículo Fiat/Mobi no km 777 da BR-116, em Planalto, na região sudoeste da Bahia. Durante as consultas nos sistemas de segurança pública, constatou-se que havia processo judicial com decisão determinando a sua prisão por descumprimento de medida protetiva da Lei Maria da Penha e ameaça. O documento foi expedido em maio deste ano pela Vara de Jurisdição Plena de Planalto, com validade até maio de 2026. O homem, que fazia aniversário na data, disse que tinha conhecimento do mandado de prisão e que já havia contratado um advogado para resolver a situação. Ele foi conduzido até a Delegacia de Polícia Civil, onde foi apresentado à autoridade policial e dado cumprimento ao mandado de prisão.

PT foi o partido mais votado da Bahia nas eleições deste ano Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O Partido dos Trabalhadores da Bahia foi a legenda mais votada no primeiro turno das eleições na Bahia. No total, foram 5,8 milhões de votos em Lula, mais de 4 milhões em Jerônimo, 1.369.997 para deputados e deputadas federais e 1.219.500 para estaduais, o que faz do PT o partido mais votado no estado. “Dá um orgulho danado ver a força e a vitalidade da militância do PT Bahia e como os baianos e baianas reconhecem com carinho o nosso projeto”, destacou o presidente estadual do PT, Éden Valadares. O líder petista também agradeceu a confiança dos baianos no projeto do PT. “Com gratidão, recebemos não só os 5,8 milhões de votos em Lula e mais de 4 milhões em Jerônimo, como a votação em nossas candidaturas a Federal e Estadual”.

Pindaí: Homem tenta matar esposa com golpes de facão e tira a própria vida com veneno Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Por volta de 19h30 deste domingo (16), um homem de 29 anos, identificado como Eduardo Nunes Carvalho, tentou matar a companheira, Clene Gomes Rodrigues, 39 anos, na cidade de Pindaí, a 174 km de Brumado. Segundo informou o 17º Batalhão de Polícia Militar (BPM) ao site Achei Sudoeste, com um facão, ele teria atingido a vítima com golpes na cabeça, ombro e perna. A Guarnição de Serviço no Pelotão de Pindaí, juntamente com a guarnição da Ronda rural de Candiba, deslocou-se até o Hospital Municipal, para onde a vítima foi levada. A mesma confirmou a tentativa de feminicídio. Em seguida, a polícia foi até a Fazenda Vargem da Colher, onde o crime aconteceu. No local, encontrou o agressor caído ao solo, sem sinais vitais e com um recipiente de veneno próximo ao corpo.

Debate entre Lula e Bolsonaro foca em pandemia e corrupção Foto: AFP

O primeiro debate entre os candidatos à presidência da República que estão no segundo turno aconteceu na noite de domingo (16) em um pool de mídia composto pela Rede Bandeirantes, TV Cultura, UOL e Jornal Folha de S. Paulo. Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) debateram num formato diferente, em que os dois ficavam juntos em pé no palco, com liberdade para se locomover próximos à câmera, por exemplo, e debatiam assuntos propostos por eles mesmos. Cada candidato possuía 15 minutos cronometrados no total, que eram pausados ou continuados assim que cada um parava ou retornava a fala. O formato permitiu troca de acusações, mas também debate de ideias. Houve educação dos candidatos, na medida do possível, e também momentos de vergonha alheia, em que ambos ficaram em silêncio sem saber muito o que falar para outro. O debate também contou com perguntas feitas por jornalistas convidados pelo pool de mídia. O primeiro embate entre Lula e Bolsonaro foi em torno da condução da pandemia pelo governo federal. O petista acusou o candidato à reeleição de atraso na compra de vacinas e citou a CPI, enquanto o chefe do Executivo defendeu sua gestão e voltou a falar em tratamento precoce, comprovadamente ineficaz para o novo coronavírus. “Vergonha é você carregar morte de 400 mil pessoas que poderiam ter sido evitadas se tivesse comprado vacina no tempo correto. A ciência fala isso todo dia. O senhor recebeu proposta de vacina muito cedo e não quis comprar porque não acreditava”, declarou Lula no debate. "O senhor não se dignou a visitar uma família que morreu de covid”, acrescentou.

Caso dos respiradores

Bolsonaro respondeu que se preocupou com cada morte no Brasil. “Todas as vacinas foram compradas pelo governo federal. Nos orgulhamos desse trabalho e salvamos vidas”, declarou o candidato à reeleição. “Quando chegou na CPI a notícia de 50 milhões de reais desviados do Sr. Carlos Gabas, ex-Ministro de Dilma Rousseff, que passeava de bicicleta com ela, a CPI, dos seus amigos Renan Calheiros e Omar Aziz, não quis investigar. 50 milhões torrados em uma casa de maconha, não chegou nenhum respirador, e daí, sim, irmãos nordestinos morreram por falta de ar, por corrupção do Sr. Carlos Gabas, deixar bem claro, e, em especial, o seu governador da Bahia, Rui Costa”, afirmou Bolsonaro. Lula lembrou o episódio em que o adversário imitou pacientes com covid morrendo de falta de ar. "O senhor debochou, riu”, afirmou o petista, que também lembrou a vacinação contra o HIN1 em seu governo. Ao reagir, o chefe do Executivo afirmou que foi contra o “protocolo Mandetta”. "A questão do tratamento precoce, tendo ou não comprovação científica, tirou-se a autonomia do médico. A história mostrará quem está com a razão”, defendeu Bolsonaro.

Tráfico e milícia

Depois, os candidatos trocaram acusações sobre envolvimentos com o tráfico de drogas e a milícia. O embate começou após Bolsonaro questionar o petista sobre a não transferência de Marcola, chefe do Primeiro Comando da Capital (PCC), para um presídio de segurança máxima. O ex-presidente respondeu dizendo que o adversário é "amigo dos milicianos”. "Os bandidos você sabe onde tá. Tinha um vizinho seu que tinha 100 armas em casa. Acha que os grandes bandidos estão na favela. Os grandes bandidos estão em lugar dos ricos. Os pobres são trabalhadores”, disse Lula, ao lembrar da ligação entre a família de Bolsonaro e Adriano da Nóbrega, chefe da milícia Escritório do Crime, morto em uma ação policial na Bahia em fevereiro de 2020. Em resposta à jornalista Vera Magalhães, os candidatos falaram sobre a indicação de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e prometeram não aumentar os números de juízes da corte. No terceiro bloco, o formato de debate direto entre Lula e Bolsonaro foi retomado. O candidato do PL iniciou falando sobre o chamado Petrolão, esquema de corrupção apontado pela Operação Lava Jato na Petrobrás, Lula se defendeu citando a descoberta do pré-sal, e enalteceu os feitos do seu governo com a estatal. "E se houve corrupção na Petrobras, olha, apreendeu-se o ladrão que roubou, acabou. E prendeu porque houve investigação. Porque, no nosso governo, nada era escondido. A gente não tinha sigilo do filho, da filha, do cartão de crédito, das casas, nada”, disse, se referindo aos sigilos de 100 anos decretados por Bolsonaro. No final, intencionalmente ou não, o tempo de Lula acabou e Bolsonaro pôde falar sozinho durante mais de cinco minutos. O petista ainda teve um direito de resposta e depois ambos os candidatos fizeram as considerações finais.

CONTINUE LENDO
Adolescente de 17 anos é encontrado morto com vários tiros em Ibicoara Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Um adolescente de 17 anos foi encontrado morto neste domingo (16) com vários tiros de pistola 9 mm, no Distrito de Cascavel, em Ibicoara, a 177 km de Brumado, na região da Chapada Diamantina. Segundo informou a 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) ao site Achei Sudoeste, o homicídio foi registrado na Praça Renascer, na referida localidade. A guarnição da PM que atendeu a ocorrência encontrou diversas cápsulas de pistola 9 mm ao lado do corpo do adolescente. A polícia suspeita de que a morte tenha ligação com o tráfico de drogas entre facções na região da Chapada Diamantina. O local foi isolado até a chegada do Departamento de Polícia Técnica (DPT). O corpo do adolescente foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) em Brumado para ser necropsiado. A Polícia Civil já instaurou um inquérito e investiga o caso.

Adolescente é morto a tiros em terreiro de candomblé em Gongogi Foto: Reprodução/G1

Um adolescente de 16 anos foi morto a tiros na cidade de Gongogi, no sul da Bahia, no sábado (15). De acordo com o G1, ele foi atingido por disparos de arma de fogo dentro de um terreiro de candomblé, segundo a família. Até o momento, nenhum suspeito foi preso e a polícia não tem detalhes sobre a motivação do crime. A vítima foi identificada como Ueliton dos Santos Dias. Ele foi socorrido por testemunhas para o Hospital Municipal de Gongogi, mas não resistiu aos ferimentos. O corpo foi sepultado na tarde deste domingo (16). Conforme familiares, o jovem não era adepto da religião, mas conhecia algumas pessoas que frequentavam o terreiro, e estava dormindo quando foi alvejado. Os parentes dele, inclusive, conheciam o pai de santo responsável pelo local, mas não têm suspeita de quem possa ter atentado contra a vida de Ueliton. Guias de perícia e remoção foram expedidas para o Departamento de Polícia Técnica (DPT). Não há informações de outros feridos na ação. A delegacia de Polícia Civil de Gongogi, que apura o caso, não tem pistas sobre o autor dos disparos e ainda não definiu uma linha de investigação do caso. Testemunhas e familiares de Ueliton deverão ser ouvidos ainda nesta semana.

Contrato que prevê ampliação e reforma da Câmara de Vereadores de Brumado é assinado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A presidente da Câmara de Vereadores de Brumado, Verimar Dias da Silva Meira (PT), assinou o contrato com a empresa Mascarenhas Empreendimentos Ltda para ampliação e reforma da Casa Legislativa. A empresa foi contratada a partir de uma licitação, do tipo Tomada de Preços. Segundo a presidente, o objetivo das obras é melhorar as condições de funcionamento da sede. “Nosso mandato atua no sentido de ampliar o atendimento da nossa casa legislativa, oferecendo melhores condições de trabalho aos servidores e também melhorando o serviço prestado à população. Assim, com essa reforma, vamos melhorar ainda mais o nosso trabalho”, afirmou. Os trabalhos deverão ser concluídos até o mês de dezembro.

Brumado: PM-BA recebe do Conseg projeto que transforma 34ª CIPM em Batalhão Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O presidente do Conselho Municipal de Segurança (Conseg) de Brumado, Irenaldo Muniz, esteve com o Comandante Geral da Polícia Militar da Bahia, coronel Paulo Coutinho conversando sobre a possibilidade de transformação da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) em Batalhão Regional. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Muniz disse que entregou ao comandante o projeto para referida mudança. “Foi um quadro bom. Termômetro totalmente favorável pela argumentação apresentada. Voltamos muito satisfeitos e alegres de lá”, afirmou. Segundo o presidente do Conseg, além de articulação política, a transformação requer um estudo de viabilidade técnica por parte do Comando Geral da PM para ser, de fato, efetivada. Caso seja aprovado, o processo de mudança dependerá da vontade política do governador, haja vista o impacto financeiro causado pela elevação. “A depender da agilidade do estudo técnico feito pelo Comando Geral, esse aval poderá ser dado ainda pelo governador Rui Costa”, informou. A mudança impactaria não só em Brumado, mas em toda região de abrangência. O projeto é encabeçado pelo Conseg.

Vitória da Conquista: Motociclista fica ferido após batida entre carro e moto na BR-116 Foto: Divulgação/PRF

Um homem de 35 anos ficou ferido na noite de sábado (15) após a moto que ele estava ser atingida por um carro na BR-116, no Anel Viário de Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado. A informação é da Polícia Rodoviária Federal (PRF). A batida aconteceu no km 12 da rodovia. O motorista do carro não teve ferimentos, já o motociclista fraturou a perna. Ele foi socorrido pela equipe da ViaBahia para o Hospital Geral de Vitória da Conquista. Ainda não há detalhes sobre as causas do acidente, mas informações iniciais de testemunhas são de que o motorista do carro teria tentado fazer uma manobra em local proibido. De acordo coma PRF, o motorista foi submetido ao teste de bafômetro e teve o carro recolhido para o pátio por motivo de documentação atrasada.

Quatro pessoas são baleadas durante festa beneficente em clube no sul da Bahia Foto: Divulgação

Um ataque a tiros deixou quatro pessoas feridas durante uma festa beneficente em Ubatã, no sul da Bahia. O caso ocorreu na madrugada deste domingo (16) e até o momento ninguém foi preso. O caso é investigado pela Polícia Civil. Segundo a Polícia Militar (PM), a situação foi registrada por volta das 2h30min, em um evento no Clube dos 50, localizado no bairro Londrina. Informações iniciais apontam que uma confusão generalizada, e motivada por ciúmes, aconteceu após uma briga entre mulheres. Conforme a PM, o autor dos disparos fugiu e testemunhas não quiseram passar informações sobre a autoria do crime, com medo de retaliações. Buscas foram realizadas na região, mas nenhum suspeito foi encontrado. As vítimas são três mulheres de 25 anos e um adolescente de 15 anos. As quatro pessoas foram levadas para o Hospital de Base de Itabuna, sem risco de morte. A PM detalhou que as três mulheres foram atingidas na coxa esquerda e o jovem, na região do ombro. À exceção de uma das mulheres, que foi baleada de raspão na perna, todos os outros estão com balas alojadas e vão precisar passar por cirurgia para retirada, mas o estado de saúde dos três é considerado estável.

Casal de empresários morre em acidente com seis veículos na BR-242 na Chapada Diamantina Foto: Reprodução/G1

Um grave acidente envolvendo seis veículos deixou, ao menos, duas pessoas mortas, na BR-242, no trecho entre Itaberaba e Seabra, na Chapada Diamantina, na Bahia. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o acidente aconteceu neste sábado (15), no km 244 da rodovia. A prefeitura de Itaberaba divulgou nota onde lamenta a morte das vítimas do acidente. Segundo o G1, as vítimas foram os empresários da cidade Rodrigo Matta Pires e Leia Neves. Eles eram casados e proprietários de uma pousada na cidade. Não há informação sobre o sepultamento das vítimas, nem sobre outros feridos. Por conta do acidente, até o começo da noite, o trecho seguia totalmente interditado nos dois sentidos.

Duplo homicídio é investigado pela polícia em Jequié; uma das vítimas tinha apenas 16 anos Foto: Divulgação

Dois homens foram assassinados a tiros em Jequié, no sudoeste da Bahia, na noite de sexta-feira (14). As vítimas foram identificadas como Jadiel Santos Silva, 29 anos, e Roger Silva Barbosa, 16 anos. A polícia informa que ambos eram irmãos de criação. Em nota enviada ao G1, a Polícia Civil afirma que as informações iniciais são de que cinco pessoas armadas efetuaram disparos contra Jadiel Silva. Na tentativa de proteger o irmão de criação, o adolescente Roger Silva se envolveu na ação e também foi atingido. Também por meio de nota, a Polícia Militar diz ter sido acionada por volta das 20h40 para atender um chamando na Rua X, na localidade conhecida como Curral Novo. Os militares isolaram o local e acionaram o Departamento de Polícia Técnica para perícia e remoção dos corpos. A autoria e motivação dos crimes são apuradas na 1ª Delegacia Territorial de Jequié. Testemunhas serão intimadas e imagens de câmeras de segurança analisadas.

Homem é agredido durante abordagem policial em Vitória da Conquista Foto: Reprodução/G1

A Polícia Militar apura uma abordagem policial violenta em Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado. Um vídeo gravado por testemunha mostra o momento em que um PM exaltado agride um homem. Na imagem é possível identificar dois policiais. Um deles grita, xinga e pede para que o homem cale a boca. Em seguida, começam as agressões físicas até que o homem cai no chão. Algumas pessoas socorrem a vítima e o PM se afasta. O vídeo viralizou na última sexta-feira (14), mas a polícia informou que a agressão foi na quarta-feira (12). O caso foi registrado no bairro Sobradinho, na zona oeste da cidade. Em nota enviada ao G1, a Polícia Militar informou que, após tomar conhecimento dos acontecimentos, o comando da corporação instaurou um procedimento para apurar e esclarecer as circunstâncias da ocorrência.

Agentes da PRF envolvidos na morte de Genivaldo são presos em Sergipe Foto: Reprodução

Estão presos os três agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) envolvidos na morte de Genivaldo de Jesus Santos, ocorrida em maio durante abordagem da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município de Umbaúba, no sul do estado de Sergipe. Eles se apresentaram na sexta-feira (14) à Polícia Federal (PF). Os três já se submeteram à audiência de custódia e seguiram para a prisão. Na quinta-feira (13), a Justiça Federal em Sergipe decretou a prisão dos três policiais. O magistrado Rafael Soares Souza proferiu decisão após o Ministério Público Federal em Sergipe (MPF/SE) pedir a prisão, além de denunciá-los pelos crimes de abuso de autoridade, tortura e homicídio qualificado. No mês passado, a PF havia concluído o inquérito sobre o caso e entre ao Ministério Público, indiciando os três por abuso de autoridade e homicídio qualificado. A morte de Genivaldo, ocorrida em maio, ganhou projeção nacional por causa das imagens veiculadas na internet, que mostram a vítima presa dentro de uma viatura esfumaçada. Genivaldo se debate com as pernas para fora enquanto um policial rodoviário mantém a tampa do porta-malas abaixada, impedindo o homem de sair. Segundo o Instituto Médico Legal (IML) do estado, Genivaldo morreu de insuficiência aguda secundária a asfixia. Ele teria sido parado pelos agentes por trafegar de moto sem capacete. Até a decisão de ontem do MPF/SE, os agentes acompanhavam os desdobramentos do caso em liberdade, afastados das suas funções.

Guanambi fecha Pronto Atendimento da Covid-19 Foto: João Roberto/Achei Sudoeste

Com a redução progressiva de novos casos de Covid-19, além da ampla cobertura vacinal com mais de 235 mil doses aplicadas no município, a Secretaria de Saúde de Guanambi, a 141 km de Brumado, anunciou o fechamento do Pronto Atendimento (PA Covid) nesta sexta-feira (14). O fechamento simboliza a superação de uma das maiores crises sanitárias da história no município. A partir de então, os pacientes com síndromes gripais deverão dirigir-se à Unidade de Pronto Atendimento (UPA). À frente da Secretaria de Saúde, o Coronel Lira enfatiza que o enfrentamento à Pandemia de Covid-19 exigiu um esforço enorme das autoridades de saúde e em Guanambi o balanço é extremamente positivo.

Quase 4 mil itens infantis são entregues pela Patrulha Solidária da PM em Conquista Foto: Divulgação/SSP

Com a missão de levar brinquedos e gestos acolhedores em comemoração ao Dia das Crianças, a Patrulha Solidária do Comando de Policiamento da Região Sudoeste (CPRSO) iniciou a entrega de 3.700 itens, entre artigos infantis e kits de lanches, para os pequenos moradores de Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado. Na quinta-feira (13), foram contemplados filhos de recicladores. A ação social lançada no dia 12 deve permanecer até o fim de outubro, como explica a coordenadora da Patrulha Solidária, tenente Maria Alice de Santana. “Levamos brinquedos e realizamos o banho solidário, a fim de contemplar 50 recicladores em situação de rua e suas crianças. Essa tarefa foi realizada em parceria com o conquistense Claudio Lacerda e o Grupo Ação Social Conquista”, explicou a oficial. Já foram entregues brinquedos nos bairros de Henriqueta Prates, Morada Nova, Campinhos, Patagônia, além do povoado do Retiro, com a presença das mascotes da Patrulha, para deixar a ação prazerosa, conforme ressalta a tenente. “A distribuição ocorre tanto na zona urbana, quanto na rural. Já distribuímos mais de 3 mil itens e até o fim do mês, doaremos mais 700”, concluiu.

Eleições 2022: Jerônimo fica 10 pontos à frente de ACM Neto, diz pesquisa AtlasIntel Foto: Divulgação

A mesma diferença proporcional que separou Jerônimo Rodrigues (PT) de ACM Neto (União Brasil) nas urnas no primeiro turno deve permanecer no segundo. Isso é o que aponta a pesquisa AtlasIntel/A TARDE, na primeira rodada nesta nova fase das eleições de 2022, quando ouviu 1.620 eleitores de 282 municípios no estado, no período de 9 a 13 de outubro. Nela, Jerônimo aparece com 55% dos votos válidos, enquanto ACM Neto (União Brasil) figura com 45% das intenções de votos do eleitorado baiano. Nos votos totais, o petista figura com 54%, ao passo que o ex-prefeito de Salvador tem 44,2%. Votos brancos e nulos são 0,9% e “não souberam” totalizam 0,8%. No primeiro turno, quase dez pontos percentuais distanciaram os dois. Jerônimo conquistou a preferência de 49,45% do eleitorado baiano e Neto teve 40,80%. Nessa pesquisa, foi perguntado ainda aos entrevistados em quem eles votaram no primeiro turno e em quem pretendem votar no segundo turno. 93,8% dos eleitores de ACM Neto disseram que seguirão votando nele. Já entre os eleitores de João Roma (PL), 89% disseram que votarão no ex-prefeito de Salvador. Entre os eleitores de Jerônimo, 99% pretendem repetir o voto no segundo turno e o petista ainda “herdou” 84,5% do eleitorado de Kleber Rosa (PSOL). A margem de erro é de 2,5 pontos para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%. A pesquisa foi registrada sob nº TSE: BA-05788/2022.

Serra Geral do Espinhaço, entre Pindaí e Licínio de Almeida, é atingida por incêndio Foto: Reprodução/TV Bahia

A Serra Geral do Espinhaço, no sudoeste da Bahia, é atingida por um incêndio de grandes proporções desde quarta-feira (12). Brigadistas e bombeiros consideram a situação controlada, no entanto, ainda atuam no local nesta sexta-feira (14), para combater focos persistentes que podem voltar a ganhar força, caso não sejam totalmente apagados. Ainda não se sabe o que causou as chamas, que se espalharam rapidamente por causa da vegetação seca, das altas temperaturas e da ventania. Segundo os bombeiros, até a quinta-feira foi possível calcular que o fogo atingiu uma área de, no mínimo, cinco quilômetros quadrados, conforme imagens de satélites. De acordo com o G1, a área afetada está entre os municípios de Pindaí e Licínio de Almeida. A serra abrange, ainda, áreas de muitas cidades da região, como Brumado, Guanambi, Caetité, Riacho de Santana, Caculé, Igaporã, entre outras. As queimadas também alcançaram parte de um território que pertence à Bahia Mineração (Bamin), depósito de minério de ferro de grande porte. A brigada utilizou seis caminhões-pipa, um caminhão de bombeiro e três carregadeiras para apagar as chamas. O trabalho envolveu cerca de 30 colaboradores da Bamin e de empresas terceirizadas.

Projeto Adote um Capoeirista promove ciclo de oficinas de capoeira em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Neste sábado (15), a partir de 9h, como parte da programação do Projeto Adote um Capoeirista, um ciclo de oficinas de capoeira será realizado em Brumado. À frente do evento, o contramestre Zumbi disse que será um dia inteiro de lazer cultural gratuito para a comunidade brumadense. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, ele explicou que o grande objetivo do ciclo de oficinas é trocar informações para o desenvolvimento do aprendizado da arte da capoeira. Contramestres da região estarão no evento compartilhando as suas experiências para contribuir com os alunos e professores participantes. “Dentro da programação também teremos um ciclo de palestras e um momento muito interessantes com Alexandre Xandó, que é professor de Direito da Uneb de Brumado, que falará sobre legislação antirracista”, acrescentou. Diversos grupos de capoeira da cidade e região já confirmaram participação no projeto, que é desenvolvido há quase 20 anos no município. Segundo Zumbi, o evento é aberto para capoeiristas e toda comunidade. “Na verdade, o ensinamento da capoeira é formação de cidadania. Você aprende a jogar, lutar e se portar dentro da sociedade”, finalizou.

Arquivo