Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
fechar

Eleições 2022: Brasil não pode 'recontratar' alguém que 'roubou o país', diz Bolsonaro sobre Lula Foto: Marcos Corrêa/PR

O presidente Jair Bolsonaro (PL) relembrou as polêmicas e os casos de corrupção em governos petistas, durante encontro com banqueiros na sede da Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), em São Paulo, nesta segunda-feira (8), para alertar que o Brasil não pode “recontratar” alguém que roubou o país, em referência ao ex-presidente Lula (PT), que vem liderando todas as pesquisas eleitorais. Na oportunidade, conforme a coluna Radar, da Veja, o mandatário também criticou a carta pela democracia. Bolsonaro disse que o documento é um movimento político para eleger o principal adversário na corrida ao Planalto presidente. “Vocês têm que olhar na minha cara, olhar as minhas ações e me julgar por aí. Assinar cartinha, não vai assinar cartinha. Até porque é política. A carta tem objetivo sério de voltar o país nas mãos daqueles que fizeram malfeitos conosco. Alguém recontrataria um empregado que roubou sua empresa no passado?”, questionou Jair Bolsonaro. “Por que querer recontratar um cara que roubou a Nação por 14 anos? Com história de achaque inclusive em tudo quanto é setor. Pra tudo tinha propina, pra tudo. Vamos recontratar esse cara pra quê? Ele vai sentir que fez a coisa certa. Vai fazer agora o dobro”, completou o mandatário.

Adolescente que estava desaparecida é encontrada na casa de amiga em Brumado Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Uma adolescente de 14 anos estava desaparecida na cidade de Brumado, na segunda-feira (08). Átila Aiala saiu, por volta de 7h, do Residencial Brisas III, onde mora, com destino à Escola Professora Clarice de Morais, mas precisou retornar para casa devido a um tênis furado. Tia da menor, Abigail relatou que, depois de trocar o sapato, ela voltou para escola, mas não chegou à unidade de ensino. Familiares da menina chegaram a se reunir com a direção da escola, mas ninguém viu Átila no local. “Nossa família tá muito preocupada. Já fomos na delegacia prestar um boletim, mas até agora nada”, declarou a tia, desesperada. No final da tarde, a tia comunicou que havia encontrado a sobrinha no mesmo bairro que mora. “Ela já está em casa, graças a Deus”. Ainda não se sabe o motivo do desaparecimento da adolescente.

Brumado: Fim das saídas temporárias impacta ressocialização, diz advogado criminalista Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O Senado voltará a analisar o projeto de lei que restringe as saídas temporárias de presos. A matéria foi aprovada pela Câmara dos Deputados na última semana. A proposta já havia sido aprovada no Senado, onde teve origem, porém, como sua redação foi alterada na Câmara, o texto terá de retornar para nova análise. O projeto original, de autoria da ex-senadora Ana Amélia, limitava os chamados “saidões” em diversos casos. Já a versão aprovada na Câmara extingue completamente essas saídas (veja aqui). O advogado criminalista João Rafael Amorim comentou o assunto polêmico em conversa com o site Achei Sudoeste. Ele disse que a pessoa que está presa também é detentora de direitos. “Não é porque a pessoa comete um delito que ela perde todos os seus direitos. A saída temporária serve para fazer com a pessoa volte, de forma gradativa, ao convívio social”, argumentou. Pensando no sentido da ressocialização, o advogado defendeu a importância do instrumento para reintegrar esse indivíduo à sociedade. Amorim também explicou que nem todos os presos podem ser beneficiados com a saída temporária, somente àqueles que cumprem pena no regime semiaberto. “Ou seja, são presos que já cumpriram parte da pena. Será uma decisão motivado do juiz, ouvido o Ministério Público e a administração do presídio em que o detento está preso”, justificou.

Homem se engancha em rede de pesca e morre afogado em Tanque Novo Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Na madrugada desta segunda-feira (08), a Polícia Militar foi informada sobre a ocorrência de um afogamento na Barragem dos Pimentas, na zona rural da cidade de Tanque Novo, na região sudoeste da Bahia. André Souza de Araújo, 41 anos, teria se enganchado em uma rede de pesca durante nado na barragem. Ao perceber a demora de André em retornar à superfície, um amigo tentou localizar o corpo com a ajuda de populares. O corpo da vítima foi encontrado e levado ao Instituto Médico Legal (IML) por uma equipe do Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Guanambi.

Brumado: Paciente com suspeita da varíola dos macacos estava em São Paulo a trabalho Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

O paciente com suspeita de “Monkeypox”, doença conhecida como varíola dos macacos (veja aqui), cumpre isolamento domiciliar na Vila de Pedra Preta, zona rural da cidade de Brumado. Após a publicação da matéria no site Achei Sudoeste, o paciente manteve contato com o nosso departamento de jornalismo. Mesmo com a autorização para a divulgação de seu nome, a nossa reportagem preferiu preservar a identidade do mesmo. Motorista de profissão, o caso suspeito disse que apresentou os sintomas da doença e foi buscar atendimento no Hospital Municipal Professor Magalhães Neto (HMPMN), neste domingo (07). Na unidade, após ser atendido, foi encaminhado para o isolamento domiciliar. O paciente está em sua residência cumprindo a determinação, longe da família. “Minha maior tristeza é não poder ficar com o meu filho que está chorando com frequência”, lamentou. Segundo ele, após os sintomas aparecerem, de imediato, procurou atendimento médico. “O que não quero para mim, para minha família, não quero para ninguém”, garantiu. O paciente fez um alerta para que a população brumadense fique atenta quanto às formas de contágio e prevenções da doença. “A prevenção é sempre o melhor remédio”, finalizou.

Guanambi: 17º BPM alerta sobre golpe com ameaças em nome de facção criminosa Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Nos últimos dias, diversas pessoas têm denunciado que estão sendo ameaçadas por supostos traficantes de drogas exigindo valores através de transferência via pix. Eles alegam que uma facção criminosa ligada ao tráfico de drogas está acompanhando os passos da vítima e, caso não seja efetuada a transferência de determinado valor, a mesma sofrerá consequências. O 17º Batalhão da Polícia Militar (BPM), em Guanambi, orienta às pessoas que estão sendo vítimas dessas ameaças que não efetuem transferência de qualquer valor e registrem as ocorrências na delegacia. Na unidade, devem indicar os números dos telefones que estão originando essas ligações para que a Polícia Civil investigue a autoria dos crimes.

PRF recupera dois veículos roubados em ocorrências distintas na cidade de Caetité Foto: Divulgação/PRF

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) recuperou, no último sábado (06), dois veículos roubados. As ocorrências aconteceram em trecho da BR-030, em Caetité, a 100 km de Brumado. A primeira ação ocorreu por volta de 09h30, quando os policiais abordaram um Ford/Fiesta, de cor vermelha. Após fiscalização minuciosa no carro e pesquisa nos sistemas informatizados, os policiais constataram que o veículo estava com as placas clonadas e possuía ocorrência de roubo. O motorista, de 34 anos, relatou não ter conhecimento das irregularidades e disse que comprou o veículo há cerca de 4 anos. Ele foi detido, encaminhado à Polícia Civil e apresentado à autoridade policial. Já por volta das 10h, uma equipe da PRF avistou um Ford/Ka estacionado às margens da mesma rodovia. Ao realizar a fiscalização, a equipe verificou que o carro, emplacado em Campinas (SP), possuía ‘queixa’ de roubo. O responsável pelo veículo foi identificado e localizado. Ele disse aos policiais que trabalha como mecânico e que um cliente deixou o automóvel em sua oficina para fazer um conserto, porém não retornou para buscar o carro. O homem foi detido, encaminhado à Polícia Civil e poderá responder pelo crime de receptação.

Prado: Corpo de chilena é encontrado em estado avançado de decomposição Foto: Reprodução/G1

O corpo de uma idosa de 75 anos chilena foi encontrado em estado avançado de decomposição, na cidade de Prado, no sul da Bahia. O caso aconteceu no sábado (6). De acordo com a Polícia Civil, a vítima foi identificada como Hortênsia Elena Del Carmen Perez. Não há informações sobre se havia sinais de violência no corpo. Segundo o G1, uma mulher sentiu falta da amiga e resolveu chamar um chaveiro para abrir a porta da casa vítima, por volta das 19h. O corpo da vítima estava no sofá da sala. O caso é investigado pela Polícia Civil.

Justiça determina que Município de Botuporã não reduza a carga horária dos professores Foto: Reprodução/Wikipédia

Em Botuporã, a 171 km de Brumado, na região sudoeste da Bahia, os professores da rede municipal de ensino ingressaram com mandado de segurança em face de ato praticado pelo Secretário de Educação do Município, Robson Joaquim da Silva. Isso porque o mesmo reduziu de 40h para 20h a carga horária dos servidores, levando, consequentemente, a uma diminuição na remuneração da categoria. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, através do mandado de segurança, os professores pleiteiam o restabelecimento da carga horária de 40 horas, tendo em vista a necessidade da rede e o princípio da estabilidade financeira. A carga horária havia sido aumentada por meio de acordo judicial celebrado entre a prefeitura e os professores há mais de oito anos. “A gestão atual almeja, sem qualquer justificativa plausível, reduzir suas cargas horárias para 20h, com a consequente redução dos seus salários, em violação a direito líquido e certo, eis que o acordo firmado nas referidas ações já vem sendo cumprido há mais de 8 anos”, destacaram, na ação. Em detrimento da conduta do prefeito Edimilson Antônio Saraiva (PP), que é professor, a juíza de Tanque Novo, Patrícia Maria Mota Pereira, proferiu sentença assegurando a todos os professores municipais a carga horária de 40 horas, determinando, inclusive, o imediato restabelecimento de citada carga horária. No caso de não atender a determinação da justiça, o Município pode ser penalizado com multa diária de R$ 5 mil limitada a R$ 100 mil.

Urandi: Homem de 40 anos é alvejado na região cervical durante tentativa de homicídio Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Na tarde deste domingo (07), uma tentativa de homicídio foi registrada na Fazenda Capa, na zona rural do município de Urandi, a 205 km de Brumado, na região sudoeste da Bahia. A vítima, um homem de 40 anos que reside na localidade, foi alvejada por um disparo de espingarda chumbeira na região cervical. Ele foi socorrido e encaminhado pelo Samu 192 para unidade de saúde mais próxima. Seu quadro é estável. A Polícia Militar foi acionada e a guarnição conseguiu localizar a suposta arma do crime. Esta foi apresentada na delegacia de Guanambi. O autor do crime ainda não foi encontrado.

Câmara de Brumado promulga lei de reserva de vagas de estacionamento na Área Azul Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Câmara de Brumado promulgou a Lei nº 1947, que dispõe sobre a reserva de vagas de estacionamento em órgãos públicos e nos espaços comerciais para gestantes, lactantes e pessoas com crianças de colo no âmbito da cidade. As vagas preferenciais deverão ser equivalentes a 2% do total, assegurado, no mínimo, uma vaga, devidamente sinalizada. O direito ao uso dessas vagas será exercido mediante a utilização de cartão de identificação fornecido pela Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT). Este terá 24 meses de validade, contados do início da gestação, podendo ser renovado até a data em que a criança completar dois anos de idade. A utilização indevida das vagas sujeita os infratores às sanções previstas no Código Brasileiro de Trânsito. 

Campus XX da Uneb celebra 20 anos em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na sexta-feira (05), o Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias, da Universidade do Estado da Bahia, Campus XX, em Brumado, congratulava-se com a presença dos professores, alunos e funcionários para o início de suas atividades acadêmicas. Hoje, a instituição completa 20 anos de história no município. Esta teve início com o curso de licenciatura em Letras. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, a diretora do campus, Luciana Cruz, salientou que são 20 anos construindo conhecimento, uma relação de troca e de muito compromisso com a comunidade de Brumado e da região. “A Uneb chegou aqui em 2022 com o curso de Licenciatura em Letras e podemos falar que, durante todo esse período, tivemos oportunidade de construir uma relação de conhecimento e de afeto com essa cidade. Chegamos aqui também para transformar vidas. Vida longa à nossa universidade”, festejou. Segundo Cruz, localizada dentro do Território do Sertão Produtivo, a Uneb agrega alunos de toda comunidade regional, os quais fazem parte dessa história de construção do saber. Atualmente, além do curso de Letras, a instituição de ensino possui em sua grade as graduações de Direito, Pedagogia e Administração Pública (EAD). Ademais, há ainda diversos projetos na área de ensino, pesquisa e extensão. Para celebrar a data, serão realizadas várias atividades no campus, ao longo dos próximos dias. Hoje, a universidade também celebra 39 anos na Bahia.

Com mobilidade reduzida, idoso caminha 10 km para vender sorvetes Foto: Reprodução/TV TEM

Para quem pratica exercícios físicos, caminhar 10 quilômetros pode ser uma tarefa fácil. Mas para um sorveteiro de Araçatuba (SP), que tem 72 anos e mobilidade reduzida, percorrer essa distância diariamente é um desafio. De acordo com o G1, há oito anos, João Rosa sai da casa onde mora com a esposa e dois filhos para caminhar pelas ruas da cidade com o fiel companheiro: um carrinho de sorvete. Em um bom dia de trabalho, João arrecada cerca de R$ 40. Mas a vida do sorveteiro deu uma reviravolta depois que um policial militar compartilhou a história do sorveteiro nas redes sociais e o post viralizou. O policial André Souza afirmou à TV TEM que o objetivo foi mostrar a realidade dos idosos que se desdobram para trabalhar e ajudar a família no país. “Eu tive a ideia nesse dia de comprar o sorvete e mostrar para as pessoas que existem vários sorveteiros na situação dele, pessoas idosas que buscam algo melhor para suprir as necessidades em casa”, contou. Com a repercussão do vídeo, uma campanha foi realizada para ajudar o sorveteiro a quitar despesas e reformar a casa onde mora com a família. “Deus colocou na nossa vida um anjo, o André. Se não fosse ele, como que a gente ia fazer as coisas? Porque ou a gente comia, ou reformava a casa”, explicou Angélica Rosa, mulher de João. Além de reformar a casa, o objetivo também é criar uma espécie de mercearia para que João evite percorrer a cidade para vender os sorvetes. “O mundo a gente não consegue mudar, mas pelo menos fazer a diferença a gente consegue. E com as coisas que eu faço eu tento mostrar para as pessoas que a gente pode, a qualquer momento, em qualquer situação. Basta você querer”, disse o policial.

Câmara de Brumado autoriza prefeitura a instituir Programa de Incentivo ao Produtor Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Câmara de Brumado promulgou a Lei nº 1948, que autoriza o Poder Executivo a instituir o Programa de Incentivo ao Produtor (PIP) no âmbito do município. Segundo a Lei, a prefeitura fica autorizada a disponibilizar profissionais qualificados para fornecer consultas, assessorar e auxiliar os produtores rurais brumadenses de baixa renda. Estes deverão ter qualificação técnica em: Medicina Veterinária, Técnico em Agricultura, Técnico em Agropecuária e Advogado. Os produtores locais que tiverem interesse em solicitar os serviços dos profissionais indicados pelo programa deverão inscrever-se junto à Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos. As associações e cooperativas rurais também serão beneficiadas com o PIP.

Anvisa recebe pedido de registro para teste de varíola dos macacos Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recebeu o segundo pedido de registro de kit para teste para monkeypox, a varíola dos macacos. O pedido é para o produto Monkeypox Virus Nucleic Acid Detection Kit e foi apresentado pela empresa Comércio e Indústria de Produtos Médico-Hospitalares e Odontológicos Ltda (CPMH). De acordo com a agência reguladora, o pedido foi solicitado no dia 2 de agosto e já está em análise pela equipe técnica. Anteriormente, a Anvisa já havia o pedido de registro da empresa Biomédica. A solicitação foi analisada e a reguladora emitiu exigência, que é um pedido de informações e dados necessários para a conclusão da análise pela equipe técnica. O processo do registro envolve avaliar fabricação, confiabilidade dos resultados e efetividade para o diagnóstico.

Brumado: Mancha Verde fará campanha contra o racismo durante campeonato de veteranos Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A equipe do Mancha Verde é presença garantida no Segundo Campeonato de Futebol de Veteranos na cidade de Brumado. Presidente do clube, Davi Félix adiantou ao site Achei Sudoeste que o time entrará em campo com uma campanha contra o racismo. “Vimos diariamente o racismo no futebol e também na vida social e profissional. É um desrespeito tremendo com os negros. Não podemos ficar calados, temos que lutar e agir, não só através do futebol, mas também de todas as formas”, afirmou. Félix explicou que o objetivo é promover a igualdade e o amor ao próximo. “Somos todos iguais. Não adianta algumas pessoas acharem que são melhores que as outras. Precisamos agir e cobrar nossos direitos”, reivindicou. Segundo o presidente, o campeonato será palco apenas de confraternização e apoio aos mais necessitados, haja vista que serão arrecadados alimentos durante o evento esportivo. O campeonato terá início no dia 13 de agosto.

Idosa é achada morta em fossa na cidade de Itapebi Foto: Reprodução

Uma idosa de 75 anos foi achada morta dentro de uma fossa na sexta-feira (5), no bairro Fénix, em Itapebi, no sul da Bahia. De acordo com a Polícia Civil, a suspeita é de que Lindaura Pereira Castro, caiu no local e não resistiu aos ferimentos. A ocorrência foi registrada na Delegacia Territorial (DT) de Eunápolis. De acordo com a filha da idosa, Lindaura havia dito que iria para casa tomar um banho para à igreja. Ao perceber a demora da mãe, a mulher foi até a residência de Lindaura e não a encontrou. Ao deixar a casa para ir à procura da mãe, a mulher viu que a fossa do imóvel estava com a tampa quebrada e que a mãe tinha caído. Um caminhão limpa fossa foi acionado pela família, bem como os Bombeiros e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que constatou o óbito de Lindaura. As guias periciais foram expedidas e o corpo removido para o IML.

Homem coloca fogo em residência e é peso pela Polícia Militar em Brumado Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Um homem foi preso na quinta-feira (04) após colocar fogo em uma residência no Bairro Olhos D’água em Brumado. A informação foi confirmada ao site Achei Sudoeste pela 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM). Uma guarnição do Pelotão de Emprego Tático Operacional (Peto) foi acionada pelo Centro Integrado de Comunicação (Cicom) e deteve o suspeito no local do crime. Em ação rápida, os policiais militares conseguiram apagar os focos do incêndio. Na residência, não havia nenhum morador. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e prestou atendimento ao autor do incêndio. Ele foi encaminhado para o Hospital Municipal Professor Magalhães Neto (HMPMN) e medicado. Após alta hospitalar, o homem foi apresentado na Delegacia Territorial de Brumado.

Ação da PM recupera carga roubada em Manoel Vitorino Foto: Divulgação/PM

Uma guarnição da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Central prenderam dois homens e recuperaram uma carga roubada de pneus na sexta-feira (5) no município de Manoel Vitorino, na região sudoeste da Bahia. Os policiais realizavam patrulhamento na localidade conhecida como Duas Irmãs, quando receberam denúncias de que dois indivíduos estariam escondendo pneus provenientes de uma carga roubada na BR-116. Os policiais iniciaram as buscas, vindo a localizar os dois homens tentando ocultar cerca de 32 pneus às margens de um riacho. Os suspeitos foram abordados e admitiram aos militares a procedência ilícita do material. Eles foram imediatamente presos e encaminhados para a delegacia da cidade para o registro do flagrante.

Brumado tem primeiro caso suspeito de varíola dos macacos Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A cidade de Brumado registrou o seu primeiro caso suspeito de “Monkeypox”, doença conhecida como varíola dos macacos. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, o paciente veio do estado de São Paulo, quando estava a trabalho. Residente na Vila de Pedra Preta, zona rural de Brumado, o paciente foi atendido neste domingo (07), no Hospital Municipal Professor Magalhães Neto (HMPMN). Após a avaliação, a equipe médica mandou o paciente ficar em isolamento em sua residência. A secretaria de saúde do município ainda não se pronunciou. O caso será investigado pela Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab). A Bahia já confirmou 19 casos da doença, sendo 13 em Salvador, dois em Santo Antônio de Jesus, um em Cairu, um em Conceição do Jacuípe, um em Ilhéus e um em Mutuípe. Ainda de acordo com o órgão de saúde, a Bahia tem 98 casos suspeitos da doença.

Adolescente é apreendida com 2 kg de drogas em Jequié Foto: Divulgação/PM

Uma equipe da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Central apreendeu uma adolescente com 2kg de maconha e crack na sexta-feira (5) em Jequié, na região sudoeste da Bahia. Os militares realizavam rondas, quando surpreenderam um grupo de pessoas que aparentou bastante nervosismo diante da presença policial. Os indivíduos foram abordados e, durante a revista, foram encontrados, na mochila de uma adolescente, cerca de 1,5 kg de maconha e 500 g de crack. A adolescente foi apreendida e encaminhada para a delegacia local para o registro da ocorrência.

Prefeitura de Caetité estabelece medidas após caso suspeito da varíola dos macacos Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em nota divulgada nesta sexta-feira (05), a prefeitura de Caetité e a Secretaria Municipal de Saúde, informam estarem cientes sobre a suspeita do primeiro caso de “Monkeypox”, doença conhecida como varíola dos macacos, após matéria ser publicada no site Achei Sudoeste (veja aqui). De acordo com a nota, todas as medidas epidemiológicas referente ao paciente suspeito e contactantes, já foram estabelecidas quanto ao caso citado. “Entretanto, seguimos aguardando o resultado do Lacen para posterior confirmação ou descarte do caso suspeito e, tranquilizamos a população, pois as medidas preventivas já foram tomadas”, disse a nota. Em caso de confirmação laboratorial, a prefeitura e a secretaria de saúde, prometeu divulgar de forma oficial o caso, em respeito a toda população. Pacientes com suspeita da doença devem ficar em isolamento, em um local com boa ventilação natural. É recomendado que ambientes comuns, como banheiro e cozinha, fiquem com janelas abertas. Caso more com outras pessoas, deve-se usar a máscara cirúrgica bem ajustada, protegendo a boca e o nariz. Além disso, é importante que o paciente lave as mãos várias vezes ao dia, preferencialmente com água e sabonete líquido. Se possível, deve usar toalhas de papel descartável para secá-las. Quem estiver com suspeita também não compartilhar alimentos, objetos de uso pessoal, talheres, pratos, copos, toalhas ou roupas de cama. Os itens só podem ser reutilizados após higienização.

Brumado: Operação Estado Laico encontra jaula de leões furtadas do Alto de Xangô Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Na sexta-feira (05), a Polícia Civil da Bahia, através da Delegacia Territorial de Brumado, com o apoio da Polícia Militar, deflagrou a Operação Estado Laico, cujo objetivo é a recuperação de objetos sagrados furtados no interior do Centro Cultural do Candomblé Alto de Xangô e na Sociedade Floresta Sagrada Alto de Xangô. Nos últimos dias, o Centro Espiritual foi alvo de diversas práticas de crimes de intolerância religiosa, através das quais ocorreram destruição de objetos sagrados, furtos e depreciações de bens (veja aqui). Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o sacerdote de matriz africana Pai Dionata de Xangô informou que, até o momento, apenas a jaula de leões que ficava no Castelo Alto de Xangô foi recuperada durante a ação. “Ainda faltam outros itens que estão em investigação. Esperamos que, com a força de Pai Xangô e de todos os orixás, tanto a Polícia Civil quanto a Polícia Militar estarão tendo direcionamento para poder encontrar os outros objetos furtados na instituição”, destacou, enfatizando que inúmeros objetos foram furtados e o prejuízo foi muito grande. A jaula foi encontrada dentro de um galpão, na BR-030, sentido Brumado a Caetité. O item teria sido vendido como sucata. Pai Dionata voltou a dizer que os ataques tiveram motivação racista, preconceituosa e na intolerância religiosa. “Todos sabem que essa jaula faz parte da história e da cultura do terreiro do candomblé. É um objeto sagrado. São pessoas intolerantes e perseguidoras que fizeram isso”, disparou. A Polícia Civil segue apurando as circunstâncias e as motivações dos crimes em busca de prender os autores.

Motociclista fica gravemente ferido após acidente na BA-612 em Guanambi Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Na noite deste sábado (06), um homem, identificado como Elias Santos, 41 anos, ficou gravemente ferido em um acidente na BA-612 na cidade de Guanambi, a 141 km de Brumado. Segundo informou a Superintendência Municipal de Trânsito (SMTran) ao site Achei Sudoeste, Elias colidiu a motocicleta que pilotava com um veículo de passeio na rodovia. Com o impacto, Santos foi arremessado por cerca de 30 metros. De acordo com o SMTran, no local foram encontrados pedaços de ossos, possivelmente de Elias. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) conduziu a vítima para o Hospital Geral de Guanambi (HGG). A unidade não informou sobre o estado de saúde do paciente. Os dois veículos envolvidos no acidente ficaram parcialmente destruídos e foram removidos para o pátio da SMTran em Guanambi.

Morre Belarmino Pereira Alves, pai de Arnaldo Azevedo, vice-prefeito de Guanambi Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Morreu neste domingo (07), Belarmino Pereira Alves, 75 anos, pai do vice-prefeito da cidade de Guanambi, Arnaldo Pereira de Azevedo (UB), o Nal. Com problemas de saúde, Belarmino estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Geral de Guanambi (HGG), onde foi a óbito . O velório acontece na cidade de Guanambi. A família ainda não divulgou detalhes sobre o sepultamento. Alves deixa esposa e dois filho. A prefeitura de Guanambi decretou luto oficial de três dias.

Arquivo