Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
fechar

Livramento de Nossa Senhora: Dois são presos depois de abastecerem veículo e fugirem sem pagar Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em Livramento de Nossa Senhora, a 68 km de Brumado, o funcionário de um posto de combustíveis acionou a polícia após dois indivíduos a bordo de um veículo Siena, abastecerem e fugirem sem fazer o pagamento. A Polícia Militar colheu informações e constatou que se tratava do mesmo autor de várias denúncias de direção perigosa na cidade. Segundo informou a 46ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) ao site Achei Sudoeste, o veículo foi localizado e os dois ocupantes foram abordados. Eles aparentavam estar sob efeito de bebida alcoólica. Ambos foram detidos e encaminhados à delegacia territorial de Livramento de Nossa Senhora para as providências cabíveis.

Governo Federal reduz IPI de produtos fabricados no Brasil Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Decreto publicado pelo governo federal na última sexta-feira (29) (Decreto nº 11.158) estabelece os itens fabricados no Brasil para os quais será válida a redução de 35% no Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). O decreto também exclui da lista os principais produtos que são fabricados na Zona Franca de Manaus. Segundo o governo, o decreto cumpre decisão judicial (ADI 7153) que determinou a preservação da competitividade dos produtos produzidos na Zona Franca. De acordo com o Ministério da Economia, o decreto dá segurança jurídica para a redução do IPI. “Ao detalhar os produtos que terão suas alíquotas alteradas, a nova edição esclarece a correta aplicação do IPI sobre o faturamento dos produtos industrializados, garantindo segurança jurídica e o avanço das medidas de desoneração tributária”. O texto também apresenta tratamento específico para preservar praticamente toda a produção efetiva da ZFM, levando em consideração os Processos Produtivos Básicos. A medida também traz redução adicional do IPI, de 18% para 24,75%, para automóveis. “A elevação desse percentual equipara a redução do imposto para o setor automotivo à concedida aos demais produtos industrializados”, diz o Ministério da Economia. O ministério explicou ainda que, com o decreto, serão beneficiados produtos nacionais e importados, além de provocar reflexo positivo no Produto Interno Bruto (PIB), com a redução do custo Brasil e maior segurança jurídica. “Espera-se ampliar a competitividade da indústria, com menos impostos e aumento da produção”. O IPI é um imposto federal que incide sobre cerca de 4 mil itens nacionais e importados que passaram por algum processo de industrialização (beneficiamento, transformação, montagem, acondicionamento ou restauração). Com caráter extrafiscal (tributo regulatório), o IPI pode ser usado para fomentar um setor econômico por meio de isenção ou redução das alíquotas para que mais produtos produzidos pelo setor sejam vendidos.

Comércio aponta dificuldades para cadastro de clientes com cepeamento de ruas em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O cepeamento implantado nas ruas de Brumado está causando certa dificuldade para o comércio. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, a atendente Ieda Oliveira disse que muitos produtos estão deixando de ser entregues com o cadastramento do novo Código de Endereçamento Postal (CEP). “A encomenda tá indo lá pra Caetité em alguns casos. Nossa dificuldade está sendo na hora da entrega. A entrega não está conseguindo ser feita aqui em Brumado”, afirmou. Para evitar essas divergências, a lojista contou que os endereços dos clientes estão sendo cadastrados com o CEP antigo da cidade: o 46.100.000. “É um transtorno pra todo mundo. Muitas vezes, o cliente não entende e acaba fazendo o cancelamento da compra. Ou então querem cobrar uma nova entrega”, lamentou. Já a atendente Sandra Lara também reforçou que os lojistas têm encontrado problemas com o novo cepeamento, visto que, em muitos casos, nem os próprios moradores sabem identificar o nome de sua rua. "Estamos usando o CEP antigo", acrescentou.

Governo da Bahia anuncia novo concurso para professor e coordenador Foto: Divulgação

O Governo da Bahia anunciou que vai publicar na terça-feira (2) um edital de concurso público para a Secretaria da Educação (SEC), com a oferta de 2.113 vagas para professores e coordenadores pedagógicos da rede estadual. A publicação poderá ser consultada no Diário Oficial do Estado (DOE), no Portal do Servidor e no site da Fundação Carlos Chagas, organizadora do certame. As inscrições deverão ser realizadas de 3 a 30 de agosto, de acordo com as regras do edital, e a taxa de inscrição é no valor de R$ 140. Poderão concorrer às vagas de professor candidatos com ensino superior, reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), das áreas de Arte, Biologia, Educação Física, Filosofia, Física, Geografia, História, Língua Inglesa, Língua Portuguesa, Matemática, Química e Sociologia. Entre os coordenadores pedagógicos também é exigida formação superior, sendo possível aos candidatos indígenas submeterem inscrições às vagas ofertadas para as Escolas Indígenas. Ao final do certame, os nomeados cumprirão carga horária de 40 horas semanais.

IBGE inicia censo demográfico em Brumado e estima município com 67 mil habitantes Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O IBGE iniciou nesta segunda-feira (01) o Censo Demográfico 2022 na cidade de Brumado. Felipe Lima, coordenador do IBGE, explicou ao site Achei Sudoeste que hoje é o primeiro dia de coleta do censo no município. Os recenseadores já estão em campo. Lima alertou à população que os profissionais contratados estão caracterizados com colete, boné, mochila e crachá devidamente identificado. No site respondendoibge.gov.br é possível consultar os dados de cada profissional, bem como através da agência local no número 3441-1057. Por meio do censo, será feita a contagem da população a fim de atualizar o mais completo e detalhado retrato de quantos somos, onde estamos e como vivemos. Lima salientou que as informações são de suma importância para embasar políticas públicas e melhorias para população. “É importante a população passar a informação correta”, pediu. O censo será finalizado até o dia 31 de outubro. Os resultados serão publicados somente no próximo ano. Neste ano, a estimativa do IBGE é de que a população de Brumado esteja em 67.468 mil habitantes. 

Eleições 2022: PTB oficializa candidatura de Roberto Jefferson à Presidência da República Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

O PTB oficializou nesta segunda-feira (1º) a candidatura do deputado federal Roberto Jefferson à Presidência da República. Jefferson é presidente de honra do partido e teve seu nome aclamado por unanimidade. A convenção, no entanto, não contou com a sua presença, já que ele está em prisão domiciliar por determinação judicial. Ele é acusado de tumultuar o processo eleitoral e proferir discursos de ódio e atacar instituições democráticas. Jefferson afirmou, em vídeo, que sua candidatura não pretende rivalizar com a tentativa de reeleição do presidente Jair Bolsonaro. Segundo ele, o objetivo é ampliar o número de alternativas à direita. “Agora, em 2022, Bolsonaro se candidata à reeleição sozinho, contra tudo e contra todos, enquanto a esquerda se apresenta como um polvo com vários tentáculos na forma de múltiplas candidaturas, preenchendo todos os nichos possíveis desse eleitorado”, disse, em vídeo exibido durante a convenção. “O candidato de direita tem seu eleitorado inibido. Não se reconecta com os descontentes, os famosos isentões, e gera uma gigantesca abstenção que termina por eleger um candidato de esquerda pela minoria do eleitorado. É uma luta injusta”, acrescentou. O PTB não divulgou se o candidato a vice na chapa está definido.

Brumado: Polícia deflagra operação e prende jovem apontado como autor de pichações criminosas Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Nesta segunda-feira (1º), a Polícia Civil, através da 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin), deflagrou a Operação “No Apology” e cumpriu um mandado de prisão preventiva em Brumado. Um jovem de 19 anos, apontado como o autor de pichações criminosas no município, foi preso no Bairro São Felix. Policiais da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) participaram da ação. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, operários de uma empresa prestadora de serviços da prefeitura apagaram as pichações. O suspeito pode ser condenado a pena de até oito anos por fazer apologia ao crime e promover organização criminosa.

Blecaute interrompe sessão na Câmara de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Um blecaute atingiu algumas localidades do município de Brumado na noite desta segunda-feira (01). Segundo apurou o site Achei Sudoeste, o blecaute afetou a sessão na Câmara de Vereadores, que foi interrompida. A presidente da Casa, vereadora Verimar Dias da Silva Meira (PT), teve que suspender as atividades no parlamento. Após 10 minutos, a energia foi normalizada e a sessão retomada. Até o momento, a Coelba não se pronunciou sobre a causa do blecaute no legislativo brumadense. Também na noite desta segunda, um caminhão baú derrubou um poste e deixou os bairros Santa Tereza e São José sem energia elétrica por 1h (veja aqui).

Caminhão derruba poste e deixa dois bairros sem energia por 1 hora em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Um caminhão baú derrubou um poste na cidade de Brumado e deixou dois bairros sem energia elétrica por 1h nesta segunda-feira (01). Segundo apurou o site Achei Sudoeste, o acidente foi registrado nas proximidades da Policlínica Regional de Saúde. Os bairros Santa Tereza e São José ficaram com o fornecimento de energia interrompido. Os moradores acionaram a Coelba, empresa responsável pelo fornecimento de energia, que deu a manutenção para normalizar os serviços nas localidades. Apesar o susto, nenhum ocupante do caminhão baú sofreu ferimentos.

Ministério da Saúde diz que Brasil receberá antiviral contra varíola dos macacos Foto: iStock

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou nesta segunda-feira, dia 1º, em seu perfil no Twitter, que o Brasil receberá o antiviral tecovirimat para combater a varíola dos macacos. Na última sexta-feira, 29, a pasta confirmou a primeira morte pela doença no País, em Belo Horizonte (MG). “O Ministério da Saúde receberá, por intermédio da OPAS (@pahowho), o antiviral tecovirimat para reforçar o enfrentamento ao surto de Monkeypox no Brasil. Serão contemplados casos mais graves em um primeiro momento”, escreveu Queiroga, em referência à Organização Pan-americana de Saúde (Opas). O ministro não informou, contudo, quando o País receberá o antiviral, nem o número de doses.

Veículo que transportava armas capota na BR-430 e motorista é preso em Riacho de Santana Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Um veículo que transportava armas de fogo se envolveu em um acidente na BR-430, no município de Riacho de Santana, a 177 km de Brumado, neste domingo (31). Uma guarnição da 38ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) esteve no local, onde o veículo foi localizado capotado. O condutor sofreu graves lesões, sendo encaminhado pelo Samu 192 para a unidade de saúde. No carro, a polícia encontrou diversas armas: 01 espingarda cartucheira calibre 28, 01 cano para espingarda cartucheira calibre 20 com numeração suprimida; 01 rifle de pressão 5.5 modificado para cal 22, além de munições. Todo material foi encaminhado para a Delegacia Territorial de Riacho de Santana e o motorista está à disposição da Polícia Civil.

Traficante é identificado pelo sistema de reconhecimento facial em Ibotirama Foto: Divulgação/SSP

Um homem com mandado de prisão em aberto pelo crime de tráfico de drogas foi preso na cidade de Ibotirama, na região oeste da Bahia, depois de ser identificado pelo sistema de reconhecimento facial. O caso aconteceu no domingo (31). Segundo informações da Secretaria da Segurança Pública (SSP), ele passou por um dos pontos monitorados por câmeras no município e uma equipe da 28ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) foi acionada. Os agentes abordaram o homem e levaram para a sede da 24ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin), em Bom Jesus da Lapa, cidade vizinha. Na delegacia houve a confirmação sobre a ordem de prisão em aberto. O homem permanece preso na unidade, à disposição da Justiça Criminal.

Audiência pública debaterá preconceito a religiões de matrizes africanas em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

No próximo dia 11 de agosto, às 9h30, uma audiência pública será realizada no Centro Cultural Candomblé Alto de Xangô, em Brumado, para debater o preconceito contra as religiões de matrizes africanas. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o sacerdote de matriz africana Pai Dionata de Xangô informou que a Defensoria Pública Estadual (DPE) e a Ouvidoria do Estado da Bahia, além de demais órgãos e autoridades públicas, farão parte da audiência. “Serão debatidos o racismo religioso, o racismo estrutural e toda essa perseguição que estamos tendo contra os povos de matrizes africanas. A justiça precisa saber o que acontece aqui em Brumado. A intolerância religiosa e perseguição que sofremos vem de anos. O Judiciário precisa tomar as medidas cabíveis para punir os intolerantes”, explicou.

Homem é preso em flagrante com quase 240 quilos de maconha em Feira de Santana Foto: Divulgação/PM

A Polícia Militar apreendeu uma submetralhadora e quase 240 quilos de maconha no sábado (31) em Feira de Santana, no interior da Bahia. Um homem foi preso em flagrante durante a ação. Policiais da Companhia Independente de Policiamento Tático (Rondesp Leste) realizavam rondas no bairro Mangabeira, quando avistaram um homem em atitude suspeita. Durante abordagem, foi descoberto que ele portava uma pequena quantidade de drogas e um radiocomunicador. Os agentes fizeram buscas em um terreno baldio próximo ao local onde o suspeito estava e encontraram uma submetralhadora, munições, duas balanças de precisão, produtos químicos, entorpecentes, entre outros itens escondidos no meio do matagal. A droga encontrada era maconha, dividida em 237 tabletes de um quilo cada, aproximadamente, além de outros dois quilos soltos, sem embalagens. O suspeito não teve nome divulgado. Ele e todo o material apreendido foram apresentados na Central de Flagrantes.

Polícia Militar prende foragido da justiça durante festa na cidade de Ituaçu Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na madrugada deste domingo (31), a polícia militar, na cidade de Ituaçu, a 98 km de Brumado, prendeu um indivíduo foragido da justiça durante a “Ressaca da Várzea”, na zona rural da cidade. Segundo informou a 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) ao site Achei Sudoeste, Nilton Xavier dos Santos estava junto com a esposa no momento da abordagem. A polícia deu voz de prisão em cumprimento ao mandado de prisão em aberto em desfavor do acusado. De acordo com a polícia, a esposa foi conduzida até a residência do casal, onde foi autorizada uma busca policial. No local, não foi encontrada nenhuma arma de fogo. Diante dos fatos, a guarnição deslocou-se até a delegacia de Brumado para apresentação do foragido e registro da ocorrência.

Taxa de desemprego é a menor para um 2º trimestre desde 2015, afirma IBGE Foto: Wilson Dias/Agência Brasil

A queda na taxa de desemprego no segundo trimestre foi marcada por um recorde no total de ocupados. O País registrou entre abril e junho 98,269 milhões de trabalhadores ocupados, entre formais e informais, segundo os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), divulgados nesta sexta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A taxa de desemprego, de 9,3%, é a menor para segundos trimestres desde 2015, quando ficou em 8,4%. De acordo com o Tribuna da Bahia, a população ocupada aumentou em 3,1% em um trimestre, o que indica a abertura de 2,994 milhões de postos de trabalho, entre formais e informais, na comparação com o primeiro trimestre. Em relação a um ano antes, o total de ocupados cresceu 9,9%, indicando a criação de 8,885 milhões de postos de trabalho, entre formais e informais. Com isso, o nível de ocupação ficou em 56,8% no segundo trimestre, ante 52,1% um ano antes. Conforme o IBGE, é o maior nível de ocupação para segundos trimestres desde 2015, quando a taxa ficou em 57,4%. O País tinha 10,080 milhões de desempregados no segundo trimestre, segundo os dados da Pnad Contínua agora divulgados. Com isso, a taxa de desemprego passou de 11,1% no primeiro trimestre para 9,3% no período de abril a junho. O total de desocupados caiu 15,6% em relação ao primeiro trimestre, com 1,869 milhão de pessoas a menos em busca de uma vaga. Em relação ao segundo trimestre de 2021, o número de desempregados tombou 32,0%, com 4,751 milhões de pessoas a menos na fila do desemprego.

Brumado: Sessões legislativas retornam nesta segunda-feira (1°) com três vetos do prefeito Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Após o período de recesso parlamentar, as sessões legislativas serão retomadas na Câmara Municipal de Brumado nesta segunda-feira (01). A sessão será marcada pela votação de três vetos do prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (Sem Partido) a projetos do Legislativo. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o vereador Reinaldo de Almeida Brito (UB), o Rey de Domingão, disse que o gestor não aceita lei feita por vereador. “Estamos voltando aos trabalhos hoje e já vamos votar os três vetos do prefeito. Tenho certeza que todos serão derrubados”, garantiu. O parlamentar frisou que ele e seus colegas estão fazendo perfeitamente o seu papel, que é fiscalizar e sugerir importantes indicações para benefício da comunidade, porém o prefeito tem dificultado o trabalho dos vereadores. “O prefeito é birrento, ele não aceita que a Câmara trabalhe. Ele quer uma Câmara submissa, que faça o que ele quer. Hoje é diferente. Cada um pensa da sua maneira. Estamos fazendo o papel que a população nos confiou. Infelizmente, Eduardo ainda é prefeito”, disparou.

Produção de leite em baixa reduz atendimento ao Fome Zero em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A produção de leite na usina de beneficiamento de leite dos pequenos produtores de leite de Brumado e região está em baixa. Membro da associação, Nelson Oliveira informou ao site Achei Sudoeste que a produção caiu 40% em virtude da praga da cigarrinha e ao período da entressafra. Devido à diminuição na produção, o preço do leite foi reajustado no município. Além disso, segundo Oliveira, o leite disponibilizado ao Programa Fome Zero sofreu uma redução de mais da metade. “Aqui em Brumado entregávamos 5 mil litros de leite por dia, hoje estamos entregando 2 mil”, disse. O produtor destacou que o problema também impactou na fabricação de queijo, que teve de ser interrompida, e de demais derivados do leite. Para os próximos meses, Nelson acredita em uma retomada da produção, a depender de fatores externos.

Eleições 2022: PCB homologa candidatura de Sofia Manzano à Presidência Foto: Reprodução/Agência Brasil

O Partido Comunista Brasileiro (PCB) homologou no sábado (30) como candidata à Presidência da República nas eleições de 2022 a professora e economista Sofia Manzano. As informações são da Agência Brasil. A chapa terá, como vice-presidente, o sindicalista Antônio Alves. Para as eleições majoritárias, o partido optou por não fazer coligações com outras legendas. A cerimônia de homologação foi no bairro do Tatuapé, em São Paulo. As propostas do PCB abrangem revogação de “contrarreformas e de toda a legislação neoliberal contrária aos interesses dos trabalhadores, da juventude e da população pobre”, o que inclui a Lei de Responsabilidade Fiscal e do teto dos gastos e a criação de uma Lei de Responsabilidade Social, que garanta recursos para investimento público no desenvolvimento do país e nas áreas sociais. A reforma tributária defendida pelo partido é “progressiva”, taxando lucros e dividendos, grandes fortunas, heranças e transações financeiras, além de isentar quem ganha até cinco salários mínimos da cobrança do Imposto de Renda. A política defendida pelo PCB é de “recomposição das perdas salariais e valorização do salário mínimo, aliada a uma reforma agrária sob o controle popular e ao combate permanente a todas formas de opressão. Durante o discurso, Sofia Manzano falou sobre os 100 anos de história do “partidão nas ruas, denunciando as mazelas de um capitalismo que não deu certo por destruir seres humanos e meio ambiente”. Ela defendeu a redução da jornada de trabalho para 30 horas semanais sem redução salarial. Abordou também algumas questões polêmicas como a descriminalização das drogas e do aborto. “Somos a única candidatura que defende a descriminalização das drogas porque a política de guerra às drogas é na verdade uma política de matança e encarceramento da população negra e jovem. E somos a única candidatura que defende a legalização do aborto, porque o aborto em nosso país só é ilegal e criminalizado para a população pobre. Para mulheres ricas ele não é criminalizado, porque é tranquilamente praticado nas estruturas do mais alto luxo da saúde privada”.  Antônio Alves reiterou o compromisso de levar a palavra do PCB a favelas, comunidades, locais de trabalho e de estudo, moradias e aldeias indígenas. “Vamos estar onde o povo está”, disse.

Brumado: Mutirão de catarata estima realizar mais de 3000 exames e mais de 1200 cirurgias Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O primeiro dia do Mutirão de Catarata está sendo realizado nesta sexta-feira (29), na cidade de Brumado. A coordenadora do evento, Bárbara Ana, informou ao site Achei Sudoeste que foram distribuídas 450 senhas pela manhã e 450 para o período da tarde. Ela também disse que, até o momento, foram agendadas 237 cirurgias. “Aqui estamos fazendo os atendimentos de oftalmologia, consulta e rastreio para cirurgia de catarata e pterígio, a famosa carne no olho”, explicou. Até o final do mutirão, estima-se atender 3600 pacientes e realizar 1200 cirurgias. Segundo a coordenadora, as cirurgias tiveram início neste domingo (31) e vão até o dia 2 de agosto. No local, o paciente precisa apresentar apenas a comprovação do agendamento. Cerca de 75 profissionais estão fazendo a assistência aos pacientes.

Eleições 2022: Partido Novo oficializa candidatura de Felipe d’Avila à presidência Foto: Reprodução/Agência Brasil

O Partido Novo oficializou neste sábado (30), em convenção nacional na capital paulista, a candidatura do cientista político Felipe d’Avila à presidência da República. É a primeira vez que d’Avila se candidata ao cargo máximo do poder executivo. De acordo com a Agência Brasil, a chapa terá como candidato à vice-presidência o deputado federal Tiago Mitraud (Novo), presidente da Frente Parlamentar da Reforma Administrativa. A convenção nacional do partido Novo ocorreu no prédio da Câmara Americana de Comércio para o Brasil (Amcham), na zona sul da capital paulista. Em seu discurso, d’Avila defendeu a união do país e o respeito às diversidades. “[O] Brasil melhor começa com um Brasil para todos, não só para sua tribo, para seu partido, mas para todos. E isso começa com o respeito à diversidade de ideias, de raças, essa é a potência desse país”, destacou. “País dividido não cresce, não melhora a vida. País dividido vai continuar pobre, desigual e injusto. Não queremos esse Brasil. O Brasil da esperança começa com algo muito importante, a nossa capacidade, união para quebrar várias tribos que estão sabotando a esperança”, acrescentou. Felipe d’ Avila, nascido em São Paulo, é cientista político, mestre em administração pública pela Universidade de Harvard e coordenador do movimento Unidos Pelo Brasil. Fundou, em 2008, o Centro de Liderança Pública, uma organização sem fins lucrativos dedicada à formação de líderes políticos. É escritor e tem 10 títulos publicados. Essa é a primeira vez em que ele se candidata ao cargo de presidente da República.

Macaúbas: Dona de bar é presa com papelotes de cocaína escondidos no estabelecimento Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Durante patrulhamento no último sábado (30), a guarnição do Pelotão de Emprego Tático Operacional (Peto) recebeu denúncia de que na Rua Padre Durval Soares, na cidade de Macaúbas, a 199 km de Brumado, mais precisamente em um bar, estava acontecendo uso e comercialização de drogas ilícitas. Segundo informou a 4ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) ao site Achei Sudoeste, imediatamente a equipe se deslocou até o local e, ao se aproximar da entrada do estabelecimento, foi visto que a proprietária havia dispensado alguns objetos atrás do balcão. Os policiais constataram se tratar de papelotes análogos à cocaína. Durante abordagem no local, foi encontrado dentro de uma caixa e em uma bolsa mais quantidade da mesma substância, balança, celulares, relógios, anéis, brincos, pulseiras, colares, cartões e R$ 3519,00 em espécie. Diante do fato, foi dada voz de prisão à proprietária do bar, que foi conduzida até a delegacia para adoção das medidas cabíveis.

Embasa publica edital de concurso público com 930 vagas e salários de até R$ 8,3 mil Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) lançou no último sábado (30) edital para concurso público com 930 vagas para os níveis médio, técnico e superior. Os salários podem chegar até R$ 8,3 mil. As inscrições foram abertas nesta segunda-feira (1º) e seguem até o dia 30, pelo site da banca organizadora Instituto AOCP. As provas estão previstas para o dia 23 de outubro. Para o nível médio, os cargos ofertados são: agente administrativo, agente operacional e operador de processos de água e esgoto. Para o nível técnico, as vagas são: técnico em automação e controle industrial, técnico em eletromecânica, técnico em eletrotécnica, técnico em edificações/em saneamento, técnico em química e técnico em segurança do trabalho. Já para o nível superior, as oportunidades são: assistente social (Serviço Social), administração, ciências econômicas, ciências contábeis, ciências biológicas ou biomedicina, química ou engenharia química, engenharia civil ou de produção civil, engenharia sanitária ou sanitária ambiental, engenharia elétrica e engenheiro de segurança do trabalho. 

Brumado: Vigep planeja identificar cães e gatos de rua e manter controle de vacinação Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Os cães e gatos errantes são um verdadeiro problema de saúde pública na cidade de Brumado. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Fábio Azevedo, coordenador de endemias na Vigilância Epidemiológica Municipal, informou que há um projeto, ainda em fase embrionária, para identificação desses animais. A ideia, segundo explicou, é capturar o animal, colocar uma coleira de identificação e fazer a imunização e o teste de Leishmaniose. “Iríamos fazer tipo um cadastro desse animal e pediríamos ao cidadão para não tirar. Estamos alinhavando tudo”, adiantou. O trabalho será realizado com o apoio das organizações de proteção animal.

Arquivo