Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
Homem é preso com substância análoga à cocaína em Dom Basílio Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Durante o patrulhamento na cidade de Dom Basílio, a 54 km de Brumado, uma guarnição de polícia visualizou um veículo que, ao notar a presença da viatura, realizou uma manobra perigosa na via pública e seguiu em alta velocidade. De imediato, a guarnição acompanhou e conseguiu interceptar o veículo, dando voz de abordagem. Nesse momento, foi possível visualizar um volume na cintura do motorista, sendo necessário realizar a busca pessoal, momento em que foi encontrada uma vasta quantidade de substância análoga à cocaína em sua posse. Segundo informou a 46ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) ao site Achei Sudoeste, ao proceder com a busca veicular, foram encontradas embalagens para acondicionamento da droga, uma balança de precisão, bem como uma maquininha de cartão de crédito. Diante da situação de flagrante delito, o indivíduo foi conduzido à Delegacia Territorial de Livramento para adoção das medidas cabíveis.

'A Bahia está fadigada do PT, precisamos de oxigenação e Neto é a mudança', diz Marcelo Nilo Foto: Lay Amorim/Ache Sudoeste

O deputado federal Marcelo Nilo (Republicanos) acompanhou o pré-candidato ao Governo da Bahia, ACM Neto, em sua visita ao município de Brumado, na noite desta quinta-feira (19). Da última vez que esteve na cidade, Nilo estava no palanque ao lado do governador Rui Costa (PT). Questionado pelo site Achei Sudoeste acerca da mudança de posição, o deputado explicou que o governo de Costa está fadigado. “O governo deu fadiga. A Bahia tem a pior educação do país. Das dez cidades mais violentas do Brasil, 4 são na Bahia. A Bahia é campeã de desemprego. As estradas estão intransitáveis. Muitas coisas estão necessitando, urgentemente, de mudança”, justificou. Diante da necessidade de oxigenação e planejamento, Nilo aposta no nome de ACM Neto para renovar o atual cenário no estado. “Esse nome, sem dúvidas nenhuma, é ACM Neto porque foi considerado o melhor prefeito do Brasil. ACM Neto está sendo aclamado aqui em Brumado. Vai ser uma vitória esmagadora. O povo quer mudança, se cansou do atual sistema”, completou.

Mudança de tempo favorece o aparecimento de infecções virais, como a conjuntivite Foto: Divulgação

A chegada das temperaturas mais frias e as constantes mudanças de tempo decorrentes destes períodos chuvosos, podem favorecer o aumento de infecções virais e doenças respiratórias. Entre elas, são comuns as conjuntivites virais - inflamação da conjuntiva aguda altamente contagiosa, geralmente causada por um adenovírus, e que está frequentemente associada com as contaminações das vias aéreas superiores, como gripe, resfriado, rinite, faringite, o que acaba facilitando o desenvolvendo da síndrome faringoconjuntival. De acordo com o oftalmologista, Breno Leão, apesar de ser mais transmissível, a conjuntivite viral é mais branda e sua sintomatologia costuma ser mais rápida do que a bacteriana. Segundo o médico, a forma de contaminação acontece através do ar ou por meio de objetos infectados. As manifestações clínicas mais comuns incluem olhos vermelhos e lacrimejantes, coceira, sensação de areia ou ciscos, pálpebras inchadas e grudadas ao acordar, secreção esbranquiçada e hipersensibilidade à luz. Para o especialista, a prática de hábitos saudáveis, a exemplo de manter as mãos bem higienizadas, é uma das principais medidas de prevenção para muitas doenças. Além disso, o uso de máscaras, sobretudo neste período, é uma medida efetiva para se evitar as doenças de vias respiratórias. “Com a proximidade do inverno, a mudança climática provoca alteração na imunidade e favorece a proliferação de diversos vírus e bactérias”, esclarece Leão, ressaltando ainda a importância de evitar compartilhar objetos como travesseiro, toalha, lençol e manter a distância de pessoas contaminadas. O diagnóstico da conjuntivite viral deve ser feito idealmente por um especialista da área no consultório oftalmológico, que utiliza um aparelho chamado lâmpada de fenda para detectar alterações conjuntivas que são típicas das infecções virais. "Com este aparelho conseguimos fazer uma análise mais aprofundada nas características da conjuntivite", explica Breno Leão. No entanto, o médico clínico ou pediátrico também é capaz de identificar a doença. Conforme o especialista, o tratamento inicial para alívio dos sintomas deve ser por meio do uso de colírio antiinflamatório e lubrificante, compressas com soro ou água gelada e higiene duas ou três vezes ao dia com sabonete neutro.

Brumado: Diretor defende ressocialização para devolução de cidadãos recuperados à sociedade Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Diretor do Presídio Nilton Gonçalves, em Vitória da Conquista, Alexsandro Oliveira, falou sobre a importância do projeto de ressocialização para devolução de cidadãos recuperados à sociedade. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, ele explicou que, em Conquista, a unidade prisional possui um convênio com o Município, através do qual são empregados 100 internos. “Aqueles que estão terminando a pena vão trabalhar, recebem por esse trabalho e uma parte desse valor fica como pecúlio. Quando ele é colocado em liberdade totalmente recebe esse valor pra iniciar uma vida fora da unidade”, explicou. Segundo o diretor, o índice de reincidência no país gira em torno de 60%, enquanto em Conquista é de 12%. “A cada 100 detentos que trabalharam, apenas 12 retornam. Ou seja, estamos conseguindo quebrar esse ciclo”, defendeu. Para Oliveira, o projeto de ressocialização é o caminho para recuperação desses detentos a fim de que o ciclo do crime seja rompido.

Procura por antigripais aumenta 97% em um ano no Brasil Foto: Romildo de Jesus/Tribuna da Bahia

Levantamento feito pela InterPlayers, o hub de negócios da saúde e bem-estar, mostra que houve aumento médio de 97% na venda de antigripais no período de fevereiro/2021 a janeiro/2022 em comparação com os 12 meses imediatamente anteriores. De acordo com o Tribuna da Bahia, considerando apenas janeiro de 2022 ante janeiro de 2021, o avanço registrado foi de 94%. Todas as regiões tiveram aumento, sendo o estado de Santa Catarina, que na variação móvel (12 meses) foi o que mais contribuiu, com procura 167% maior. A procura por antigripais apresentou crescimento impressionante. Levantamento feito pela InterPlayers, o hub de negócios da saúde e bem-estar, mostra que, de fevereiro/2021 a janeiro/2022 a venda de remédios para combater gripes e resfriados cresceu, em média, 97% na comparação com os 12 meses imediatamente anteriores, ou seja, fevereiro/2020 a janeiro/2021. Considerando apenas janeiro de 2022 ante janeiro de 2021, o avanço registrado foi de 94%. Ainda de acordo com a pesquisa da InterPlayers, baseada em números do próprio banco de dados, a maior contribuição vem do estado de Santa Catarina, que na variação móvel (12 meses) apresentou procura 167% maior. O mesmo aconteceu em Paraná e São Paulo. O primeiro registrou variação anual de 137% e o segundo, 122%. Segundo informações do Instituto Butantan, casos de infecção pelo H3N2, um subtipo do vírus influenza A, espalharam-se pelo Brasil e se tornaram epidêmicos em vários estados, com aumento, inclusive, no número de hospitalizações. A instituição confirma que a baixa cobertura vacinal pode ter sido um dos motivos para o fenômeno fora de época. O objetivo da campanha de vacinação, entre abril e setembro, era atingir 90% do público-alvo. Mas apenas 72,1% procuraram os postos para receber a imunização. A nova campanha de vacinação disponível no sistema único de saúde conta com a Influenza trivalente contra cepas H1N1, H3N2 e tipo 2, produzida pelo Butantan.

'A Bahia tem o pior índice nacional da educação, temos que mudar esse cenário', pontua ACM Neto Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o pré-candidato ao Governo do Estado, ACM Neto (UB), garantiu que, caso seja eleito, pretende fazer por Brumado o que nenhum outro governador fez. “Quero deixar o meu nome na história da cidade como o governador que mais esteve presente, que mais ajudou e investiu em Brumado”, disse. Com relação à Bahia, Neto colocou que o Estado está em último lugar no que se refere à qualidade do ensino. “Há uma inversão completa de valores. Teríamos que ser primeiro lugar em educação e último lugar em violência e desemprego. Não há um estado que possa ser projetado para o futuro se não investe em educação”, avaliou. Nesse aspecto, ele assegurou que a educação será uma prioridade absoluta em seu governo. “O mais importante investimento que iremos fazer é na qualidade da educação. Chegou a hora de dar esse salto. Abriu-se uma janela de oportunidade e nós não podemos perder”, concluiu.

Aumento de casos de Covid-19 faz cidades brasileiras voltarem a recomendar uso de máscara Foto: Divulgação

O aumento no número de casos e mortes de covid-19 e a queda no ritmo de vacinação estão levando municípios a retomarem a atenção com a pandemia. Muitos estão recomendando a volta do uso de máscara em locais fechados, como Londrina (PR), Petrópolis (RJ) e Poços de Caldas (MG), enquanto outros, como Belo Horizonte, cogitam retomar a obrigatoriedade da proteção individual. De acordo com o jornal Tribuna da Bahia, o Brasil registrou 115 novas mortes pela covid na quinta-feira, 19. A média móvel de vítimas, que elimina distorções entre dias úteis e fim de semana, está em 113. O índice permanece acima de 100 pelo sexto dia consecutivo. Em Belo Horizonte, duas escolas particulares anunciaram na quinta-feira a suspensão temporária das aulas presenciais em algumas turmas após confirmação de casos de covid-19. São elas os colégios Santo Agostinho e Sagrado Coração de Jesus, ambos na região centro-Sul da capital mineira. As atividades seguirão em formato online nas duas turmas de cada instituição até que se completem os dias necessários para o retorno seguro de todos os estudantes.

Retorno do Pró-Jovem está recrutando jovens para as salas de aula em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O Projeto Pró-Jovem está de volta ao município de Brumado. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Cida Aguiar, mobilizadora da iniciativa, explicou que o projeto é muito importante para os alunos que desistiram de estudar. “Alunos de 18 a 29 anos que desistiram no ensino fundamental. Para eles, esse projeto visa fazer com que eles avancem no sentido de ir para o segundo grau”, salientou. A busca ativa por esses jovens, segundo frisou, está sendo feita para matriculá-los no turno noturno do CEEP. “Estamos atrás desses alunos não só aqui na cidade, como também na zona rural. É um projeto maravilhoso para recuperar o tempo perdido. É uma oportunidade ímpar”, pontuou. São 24 meses para conclusão do ensino fundamental, com direito a todo material didático, alimentação e fardamento. Serão duas turmas de 20 alunos cada. Para jovens com filhos, haverá suporte para cuidado das crianças no período das aulas. O curso é promovido pelo Governo do Estado em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. Os interessados podem procurar a mobilizadora no CEEP até o próximo dia 30. As aulas serão iniciadas no dia 16 de junho.

Casos de dengue aumentam mais de 150% em um ano no Brasil Foto: Witsawat/Adobe Stock

Levantamento do Ministério da Saúde mostra que até a primeira semana de maio foram registrados quase 758 mil casos prováveis de dengue no Brasil, um aumento de 151,4% na comparação com o mesmo período de 2021. De acordo com o Brasil 61, a região Centro-Oeste foi a que teve a maior taxa de incidência da doença. E Brasília foi a cidade com maior número de adoecimentos: 37.856, uma taxa de incidência de 1.223,4 casos a cada 100 mil habitantes. Engana-se quem pensa que o mosquito da dengue gosta de água suja. As fêmeas preferem recipientes com água limpa que estejam em ambientes escuros. Segundo dados do Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa), realizado pelos municípios e sistematizado pelo Ministério da Saúde, 42% dos criadouros do mosquito Aedes aegypti estão em depósitos de água que servem ao consumo humano. Locais como caixas d’água, piscinas, eletrodomésticos, garrafas, fontes ornamentais e até mesmo objetos religiosos podem ser um depósito de ovos para a fêmea do mosquito da dengue. Muito relacionado a quintais e chácaras, os ovos do mosquito também podem se desenvolver em apartamentos. O último levantamento do Ministério da Saúde apontou também que depósitos móveis, fixos e naturais aparecem como segundo maior foco de procriação dos mosquitos, com 32%, enquanto depósitos de lixo têm incidência de 25%. O mosquito tem um ciclo de vida de mais ou menos 30 dias, desde a forma do ovo até a fase adulta. Uma fêmea tem capacidade de depositar até 1,5 mil ovos, mas não coloca todos de uma vez. Esses ovos podem ficar até um ano vivos à espera das condições de umidade e temperatura ideais para se desenvolver. Com baixa autonomia de voo (cerca de 200 metros), o mosquito tem circulação limitada mas com grande potencial de transmissão de dengue, zika ou chikungunya, caso haja doentes no local.

Malhada de Pedras é finalista do prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A cidade de Malhada de Pedras, a 39 km de Brumado, é um dos 25 municípios baianos finalistas da 11ª edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor. O evento de entrega da premiação aos prefeitos será realizado na próxima terça-feira (24), às 18h, na sede do Sebrae Bahia, em Salvador. O prefeito Carlos Roberto Santos da Silva (PSD), o Beto de Preto Neto, estará presente na cerimônia. Serão premiados gestores que tenham implantado projetos com resultados comprovados de estímulo ao surgimento e ao desenvolvimento de pequenos negócios e à modernização da gestão pública. Os gestores concorrem em sete categorias. O superintendente do Sebrae Bahia, Jorge Khoury, e os diretores técnico e de administração e finanças da instituição, Franklin Santos e José Cabral, respectivamente, secretários de estado, representantes do Ministério Público da Bahia (MPBA), Tribunal de Contas do Município (TCM) E União dos Municípios da Bahia (UPB) participam da solenidade, além de outras autoridades e representantes de instituições.

Rui Costa cancela visita ao município de Brumado nesta segunda-feira (23) Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O governador Rui Costa (PT), anunciou na sexta-feira (20), a sua visita ao município de Brumado, nesta segunda-feira (23). O anúncio pegou a classe política e a população local de surpresa. Costa iria autorizar obras de abastecimento de água, estrada e esportes na capital do minério (veja aqui). A última visita do chefe do executivo estadual na cidade ocorreu em julho de 2021, quando inaugurou a Policlínica Regional de Saúde. Na ocasião, o governador anunciou diversas obras, que ainda não iniciaram, como por exemplo: o esgotamento sanitário, segunda etapa da Barragem de Cristalândia, modernização do Colégio Estadual de Brumado (CEB) com implantação de campo society, vestiário, cobertura da quadra poliesportiva, refeitório e auditório e a reforma da sede da 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin). A assessoria do governador não informou o motivo do cancelamento da agenda.

'Presídio trará impactos positivos para Brumado e região', defende diretor do Nilton Gonçalves Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O diretor do Presídio Nilton Gonçalves, em Vitória da Conquista, Alexsandro Oliveira, também fez parte da visita técnica à unidade prisional de Brumado, ocorrida nesta quinta-feira (19). A previsão é de que o empreendimento seja inaugurado no final do mês de julho. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o diretor tranquilizou a comunidade brumadense ao frisar que a unidade prisional trará impactos muito positivos para a cidade. “Uma unidade prisional gera empregos e renda. Pra segurança pública também é muito boa porque você vai conseguir conter aqueles presos que estão cometendo crimes na cidade e região, coisa que, quando não tem um presídio, prejudica”, defendeu. Além disso, o diretor falou sobre o projeto de ressocialização promovido pelo presídio. “Não podemos pensar apenas em conter e castigar o preso. Temos que pensar que ele vai retornar à sociedade e é, nesse momento, que o Estado tem que atuar. Esse preso tem que sair melhor do que quando entrou no sistema prisional”, avaliou.

'É uma vergonha Brumado não ter esgotamento sanitário', dispara ACM Neto Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Pré-candidato ao Governo do Estado, ACM Neto (UB) foi o centro de uma calorosa recepção ocorrida na cidade de Brumado, na noite de quinta-feira (19). Emocionado, ele fez questão de agradecer ao povo pelo acolhimento e grande adesão. “Foi um carinho e uma espontaneidade das pessoas na rua que me tocaram o coração. O plenário da Câmara de Vereadores sequer comporta tanta gente. Não esperava. Isso tudo enche meu coração de alegria. Faço questão de agradecer ao povo”, afirmou. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Neto garantiu que não há nenhum outro pré-candidato ao Governo do Estado que possa ter um compromisso tão forte com o futuro de Brumado e que compreenda a liderança econômica que o município pode ter na Bahia a partir de investimentos pesados. Em sua visão, Brumado tem tudo pra ser uma das cidades que mais cresce e orgulhe o seu povo em todo Estado. Nesse sentido, o pré-candidato prometeu resolver, em definitivo, a questão do esgotamento sanitário. “É uma vergonha o que está acontecendo. Isso é saúde, é o básico que o cidadão pode ter. Em 16 anos, o Governo do Estado não resolveu o problema”, criticou.

Secretaria nega versão da PM e garante atendimento célere em gestante no Hospital de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A secretaria de saúde (Sesau) negou, em nota enviada ao site Achei Sudoeste, neste domingo (22), as informações da Polícia Militar sobre o ocorrido com uma gestante que estava em trabalho de parto no estacionamento do Hospital Municipal Professor Magalhães Neto (MNPMN), em Brumado, na madrugada deste sábado (21) (veja aqui). De acordo com a pasta, a gestante chegou na unidade de saúde às 00h59 e foi atendida às 01h10, 11 minutos após a admissão no pronto socorro, o que comprova um atendimento célere. Ainda de acordo com a Sesau, a paciente que, segundo relato da mesma, bem como do seu acompanhante, havia cursado com parto vaginal, ocorrido em domicílio por volta das 23h30 do dia 20/05/22. Na nota, a secretaria de saúde, disse que a gestante, contou com a ajuda dos policiais militares no deslocamento de seu veículo particular que estava no estacionamento do hospital até a ala da obstetrícia da unidade, o que ocorreu em poucos minutos. “Tão logo chegaram ao setor obstétrico, foram prontamente recebidos pela equipe de enfermagem obstétrica e então submetidas aos procedimentos de rotina pós-parto”, garantiu. Segundo a secretaria, a mãe e a recém-nascida, foram avaliadas e encontravam-se bem, sem sinais de comorbidades ou complicações decorrentes ao parto em domicílio. “As informações fornecidas para a imprensa foram completamente distorcidas, denegrindo o HMPMN bem como os profissionais de saúde envolvidos na ocorrência. A secretaria de saúde e os brumadenses reconhecem a competência e o compromisso dos colaboradores do HMPMN”. De acordo com a secretaria, de janeiro a abril de 2022 já foram registrados 284 partos na unidade, desses, 65,85% de partos normais e 34,15% de partos cesarianos. “Nosso compromisso é garantir uma saúde pública de qualidade aos brumadenses”, finalizou a nota.

Jequié: Três são presos em esquema de fraude em órgão de trânsito e prejuízo chega a R$ 7 milhões Foto: Divulgação/PC

Três pessoas foram presas na sexta-feira (20) em Jequié, no sudoeste da Bahia, suspeitas de integrarem uma organização criminosa que fraudava documentos públicos e particulares de veículos na cidade. Segundo a polícia local, o prejuízo é de cerca de R$ 7 milhões. O falso reconhecimento de firma era feito por um despachante na 7ª Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) e as investigações apontaram o envolvimento de outros funcionários e trabalhadores terceirizados do órgão. De acordo com o delegado titular da cidade, Moabe Macedo, os policiais começaram a apurar o crime em 2019, quando foi feito um registro de ocorrência que um veículo teria sido transferido para o nome de outra pessoa sem assinatura do legítimo proprietário no Certificado de Registro de Veículo (CRV). Ao todo, a Justiça expediu outros oito mandados de prisão preventiva e 17 mandados de busca e apreensão, sendo 15 em Jequié e outros dois em Salvador e Lauro de Freitas. Os presos podem responder pelos crimes de falsificação de documento público, falsificação de documento particular, corrupção passiva, corrupção ativa, uso de documento falso e organização criminosa.

Hospital de Brumado registra aumento de mais de 100% de crianças com síndromes respiratórias Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O Hospital Regional de Brumado, registrou um aumento de mais de 100% nos casos de crianças com síndromes respiratórias, nos primeiros cinco meses deste ano, em relação ao mesmo período de 2021. “Eu não tenho um número exato, mas com certeza é muito mais que 100% comparado ao ano de 2021. Os sintomas gripais, que chamamos de vias aéreas superiores, que são tosse, coriza, febre e cansaço”, disse o pediatra Tomaz Caíres. O que chama atenção do número de crianças atendidas com quadro de síndrome gripal, é a gravidade desses casos. “As crianças estão chegando com muita gravidade, com muita falta de ar, cansaço, algumas com insuficiência respiratória muito intensa e necessidade de leitos de UTI”, explicou o pediatra. Em outras cidades da região a situação não é diferente. Em Caetité, comparando maio de 2022 com o mesmo período de 2021, o aumento de síndrome respiratória, em crianças de até 12 anos, é de 350%.

Homem que transportava 2 kg de drogas para abastecer tráfico é preso em Caculé Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Nesta sexta-feira (20), a Polícia Militar foi informada, através de denúncia anônima, que um passageiro de um ônibus de viagens intermunicipais estaria em atitude suspeita e bastante nervoso, na cidade de Caculé, a 100 km de Brumado. O homem de 31 anos é um velho conhecido da polícia pela de tráfico de drogas no município. Segundo informou a 94ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) ao site Achei Sudoeste, o ônibus foi interceptado pelos policiais na entrada de Caculé e foi confirmada a presença do indivíduo em seu interior. Após ser revistado, foram encontradas várias porções de maconha, cocaína e crack embaladas. As drogas estavam prontas para comercialização que somadas pesaram 2,015 kg em uma mochila que o acusado transportava. O indivíduo e entorpecentes foram apresentados na delegacia de Caetité para adoção das medidas cabíveis.

Guanambi: 17º BPM recebe mais 30 alunos para início do curso de formação de soldados Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Na última semana, o 17º Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Guanambi, a 141 km de Brumado, recepcionou 30 alunos que irão iniciar o curso de formação de soldados com duração de nove meses. Durante esse período, os alunos terão instruções de tiro policial, policiamento ostensivo geral, policiamento de trânsito, emergências pré-hospitalares, gerenciamento de crises, policiamento em grandes eventos, policiamento de choque, direitos humanos, direito penal e processual penal, inteligência policial, educação física, dentre outras. Além dessas matérias, os alunos irão estagiar nas ruas de Guanambi através do policiamento ostensivo a pé e em rádio patrulhamento e serão submetidos a jornada de instrução policial militar que irá avaliar a capacidade física, técnica e psicológica de cada aluno para o atendimento de ocorrências de alta complexidade. Ao final do curso, os alunos serão designados para atuarem nas unidades operacionais da região sudoeste, fortalecendo ainda mais a segurança da população.

PM faz parto de gestante que aguardava atendimento no estacionamento do Hospital de Brumado Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Uma guarnição do Pelotão de Emprego Tático Operacional (Peto), da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), fez o parto de uma jovem gestante que aguardava atendimento no estacionamento do Hospital Municipal Professor Magalhães Neto (HMPMN), em Brumado, na madrugada deste sábado (21). Segundo apurou o site Achei Sudoeste, a gestante já teria chegado ao local em trabalho de parto. A jovem esteva dentro de um veículo aguardando o atendimento, quando a guarnição da PM percebeu o ocorrido e resolveu realizar o parto de emergência. Após a ação dos militares, a mãe e a bebê foram atendidas pela equipe médica da unidade de saúde. Mãe e filha passam bem. De acordo com a PM, a bebê se chama Maria Vitória. Horas após o ocorrido, a guarnição retornou ao local e fez uma visita para a mãe e sua filha. Emocionada, a jovem agradeceu a ajuda imprescindível dos policiais militares.

Prefeitura de Malhada de Pedras confirma realização do São João 2022 Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Prefeitura de Malhada de Pedras, a 39 km de Brumado, confirmou nesta sexta-feira (20), a realização dos festejos juninos em 2022. Após dois anos de paralisação por causa da Covid-19, o novo coronavírus, o evento será realizado pela administração do prefeito Carlos Roberto Santos da Silva (PSD), o Beto de Preto Neto.  O “Arraiá do Sessentão”, nome idealizado em virtude dos 60 anos de emancipação política da cidade, acontecerá nos dias 24 e 25 de junho. A Prefeitura Municipal já confirmou a presença das bandas Canários do Reino, Edgar Mão Branca, Forró Beijo Apimentado e Mariana Fagundes. A festa promete ser uma das melhores já realizadas pelo município.

'Os combustíveis são caros na Bahia porque Rui Costa sempre atualizou as alíquotas', aponta ACM Neto Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Questionado acerca do alto valor da gasolina praticado no Estado, o pré-candidato ao Governo da Bahia, ACM Neto (UB), respondeu que a questão é uma responsabilidade compartilhada entre os Governos Federal e Estadual. “Sobre a gasolina e os combustíveis incidem impostos e uma tributação, tanto federal quanto estadual. O esforço para controlar essa alta dos preços inaceitável dos combustíveis tem que partir tanto do Governo Federal quanto dos Governos Estaduais”, explicou. Segundo Neto, ao longo dos anos, Rui Costa fez com que o preço de referência sobre o qual incide a alíquota do ICMS do combustível na Bahia fosse um dos mais elevados do Brasil. “Essa é a verdade. O caminho para controlarmos os preços dos combustíveis no país é o diálogo. Tem que sentar o Governo Nacional com os Governos Estaduais para, juntos, vermos o que cada um pode ceder. Cada um precisa fazer sua parte”, afirmou.

17º BPM recebe 8 novos policiais que irão reforçar a segurança em Guanambi Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Sediado em Guanambi, a 141 km de Brumado, o 17º Batalhão de Polícia Militar (BPM) recepcionou oito novos policiais que se apresentaram após a conclusão do curso de formação. Os novos policiais militares, formados no 9° Batalhão de Ensino Instrução e Capacitação (BEIC), em Vitória da Conquista, foram distribuídos para diversas unidades da Região Sudoeste. Com a chegada dos soldados, o 17º BPM irá reforçar o policiamento na cidade através da Companhia de Emprego Tático Operacional e do Rádio Patrulhamento da 1ª Companhia. Para o comandante do 17º Batalhão, o número ainda não é o ideal em virtude da necessidade operacional, mas, mesmo assim, terá um impacto importante para a melhoria no policiamento ostensivo.

Trio tem mandado cumprido por homicídio em Riacho de Santana Foto: Divulgação/PC

Uma operação deflagrada pela Delegacia Territorial (DT) de Riacho de Santana, a 177 km de Brumado, com o apoio de investigadores da 24ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin) prendeu, na quinta-feira (19), os autores do homicídio de Erivelton da Silva Rocha, ocorrido no dia 26 de março. Os envolvidos estavam com a prisão preventiva decretada pela Justiça e tiveram os mandados cumpridos nos bairros Mato Verde e AABB. O corpo de Erivelton foi encontrado dentro de um carro, na Rua Caetité, com marcas de tiros. Em depoimento, o autor dos disparos disse ter praticado o crime após ter seu aparelho de celular furtado pela vítima. O trio foi submetido aos exames de lesões corporais e está à disposição da Justiça. Eles devem ser encaminhados para o sistema prisional.

Rui Costa vai autorizar obras de abastecimento de água, estrada e esportes em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O governador Rui Costa (PT) estará na próxima segunda-feira (23), na cidade de Brumado. Às 9h, vai assinar ordens de serviço para obras nas áreas de abastecimento de água, estrada e esportes. Além disso, vai autorizar a Secretaria de Saúde do Estado a formalizar com a prefeitura local cessão de equipamentos de saúde. Costa também vai inaugurar o Espaço Colaborar (Coworking), cuja implantação contou com a participação da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado (Secti). Uma ordem de serviço será assinada pelo governador para a construção de Sistema Integrado de Abastecimento de Água das localidades de Cristalândia, Tapera, Morrinhos, Barreiro Branco, Roça de Baixo, Várzea do Mocó e Várzea da Areia. O trabalho será realizado pela Companhia de Engenharia Hídrica e Saneamento (Cerb), vinculada à Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (Sihs). Na oportunidade, ainda será assinada ordem serviço para pavimentação da BA-148, no trecho entre o Acesso Norte e Brumado. 

Tratamento inédito no Brasil tenta reduzir chance de volta de câncer cerebral Foto: Divulgação

Uma equipe médica do Paraná reportou a realização inédita no Brasil, em caráter de pesquisa, de uma sessão de Terapia Fotodinâmica Intraoperatória, junto à aplicação do corante 5-ALA, para o tratamento de um câncer cerebral grave. O procedimento promete diminuir os riscos do reaparecimento da doença, prolongando a vida de pacientes. Em resumo, o tratamento utiliza uma forte luz vermelha, por meio de um difusor, para causar uma reação fotoquímica onde o tumor estava, afetando células cancerígenas que permanecem no corpo após a cirurgia. O neurocirurgião Erasmo Barros Júnior foi um dos médicos que participou do primeiro procedimento realizado no Brasil. O tratamento reportado pela equipe dele foi realizado na primeira quinzena de maio, no Instituto de Neurologia (INC), em Curitiba. A aplicação é feita com a cavidade cerebral do paciente aberta, logo após a cirurgia para a remoção do câncer. “O objetivo é neutralizar as células cancerosas residuais que ainda existem. Após essa etapa, que aumenta em uma hora o tempo operatório, a cirurgia é finalizada com o fechamento, conforme a rotina”, explica o médico ao G1. Internacionalmente, esta terapia fotodinâmica é conhecida pela sigla PDT. Segundo Barros Júnior, a efetividade do tratamento se dá a partir do PDT, somado ao corante 5-ALA, abreviação da substância chamada Ácido Aminolevulínico. Segundo o neurocirurgião, atualmente, este tipo de procedimento “casado” é realizado apenas na Alemanha e também na França, onde o PDT foi iniciado, em 2017.  Mundialmente, a comunidade médica estima que 4,7 pessoas a cada 100 mil habitantes são acometidas por câncer cerebral grave. Segundo Barros Júnior, este tipo de tumor costuma atingir mais homens. Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), no Paraná, indicam que em 2020, a taxa estimada para diagnósticos de câncer cerebral em 2020 ficou em 6,12 casos para cada 100 mil homens. Para mulheres, foram 4,92 casos a cada 100 mil.

Arquivo